M. Guimarães da Rocha (Ed. 707)

CANDAL – UM PEDAÇO DE LAFÕES PERDIDO NA SERRA

Outono, tempo fresco de preparação para o Inverno que aí vem. Será que vem? O frio não acompanhou a transição e o calor é de Estio. É um calor estranho, por tardio.

É um Verão prolongado, só determinado por leis meteorológicas, “sem autorização oficial”, “sem licenças em dia”…ainda se arrisca a ser multado! Pelas Finanças, pois claro:- Por quem mais havia de ser? Já não há PIDE, e os policias nem o senhor Pedro Dias conseguem encontrar entre os rochedos da Beira e de Trás-os-Montes! Isto está tudo a mudar, e com uma rapidez tal, que estou desconfiado que dentro em breve já nem polícia vai haver. Não por razões tecnológicas, mas por razões “político-evolutivas”, pingadas por uma legislação financeira, que vai acabar com tudo que possa ser entendível como dispensável.

As forças da Ordem andam desorientadas e talvez tenham razão para tal, pois parece que os Tribunais estão a aplicar penas pesadas, com castigos difíceis de entender pelos leigos, em acções que resultaram da tentativa de manutenção da ordem estabelecida a que estão obrigados!

Mas isso é futurologia e neste momento, o ” Sr. Pedro Dias “ ainda é preocupação para todos os habitantes locais. Tenho acompanhado à distância, através da Comunicação social, o processo de caça ao homem feito pelas longínquas paragens da Beira e Trás-os-Montes. Tem sido uma telenovela bem explorada em todos os meios de comunicação e o fim parece enigmático, a avaliar pelas notícias!

Querem lá ver que o “Senhor Dias” vai repetir a proeza do Senhor “Palito”, ou lá como era a alcunha do homem, e vai entregar-se às Senhoras Donas Autoridades após andar quase um mês a fugir das mesmas! Pensando bem admira-me como já não se entregou, pois deve estar perdido no mato, sem comida, sem local para pernoitar, e sem água, sem nada, coitado! Até mete dó! Haverá mesmo quem admire a sua resistência e resiliência, como se diz agora.

O que eu gostei foi da comunicação feita na Televisão, quando os factos estavam a decorrer no Candal, aconselhando as pessoas a permanecer no seu domicílio, onde estariam bem seguras! Como ainda este ano no dia 28 de Junho, passei pelo Candal em visita Turística, pude constatar, com espanto, a evolução local e mentalmente dar os parabéns aos “Serviços Camarários”, pelos bons trabalhos executados localmente, bem como todos os proprietários que fizeram casas novas, naquele paradisíaco local.

As casas novas são seguras e airosas, mas ainda há “bucólicas fechaduras de segurança”, que revelam a confiança entre as pessoas que vivem no local, e que todos devem ter reparado!

Eu fiquei encantado com o que vi e vou partilhar convosco nesta imagem o que é o espirito da terra, que se sente estar a ultrapassar esta bucólica maneira de viver, para caminhar em direcção ao Progresso, que espero lhes traga mais comodidade, e felicidade.

706_drgrocha_candal_p62805222

Simultaneamente tenho sido, como todo o mundo Livre, intoxicado pelas informações que vêem dos USA e das suas eleições para a Presidência Americana. Para mim e para todos os habitantes do planeta, estas eleições são muito importantes, pois vai continuar a ser nesse Pais que tudo se define, muitas vezes com pouco senso, revelador de alguma democrática ignorância.

Tenho portanto acompanhado os debates dos “concorrentes“ às eleições, e o meu coração bate acelerado com a vaga hipótese de vitória “TRUMPISTA”.

Por que está em causa o futuro da Europa e do resto do Mundo civilizado, assisti aos debates e fiquei horrorizado. É que na Europa, de um modo geral, debate quer dizer troca de opiniões sobe a forma futura de governar um País, e não somente o ”lavar de roupa suja”. Claro que na Europa também se lava a roupa e se impingem teorias filosóficas, que oferecem Felicidade a metro, a todos os que votarem no “MEU PARTDO” e, com os bolsos cheios!!

Assisti ao debate e fiquei siderado, pelo que ouvi até a minha potencial candidata me deu uma desilusão superior á esperada! Um é muito mau e a outra não vai além de medíocre! Senti-me decepcionado e não resisti á força da imaginação poética de revolta pela desilusão sentida… e escrevi:

ELEIÇÕEIS AMERICANAS

Esta noite NÃO “ouvi  política”.

Discussão estudada, insana.

Da América que não fala, Grita.

Debate estéril, que engana.

Interlocutores, “braço arregaçado”

Em excelsa, limpa e mui bela figura.

Ela, elegante, de cabelo dourado,

Ele vigoroso, é outra “loura criatura”

Ela clássica, bem linda, e tradicional.

Ele forte, destemido, e quase feroz

Extrovertido, e vertendo forte voz.

Em espuma, de contida raiva animal.

Não apontaram para o futuro, “Nada”!

Línguas viperinas, cortando como espada!

——————————————————————————————————————

Mais artigos:

Os fogos em S. Pedro do Sul – 2016
Legalengas dum fim-de-semana
Viagem de férias
António Homem Cardoso
Isabel Silvestre
Prometo que não vou falar sobre a situação na Grécia
AQUI D”EL REI! QUEM ME ACODE?
Saltos Altos
PODIA SER UM CONTO DE NATAL
APELO MUITO URGENTE A TODA A POPULAÇÃO

DIETA COM EMAGRECIMENTO ASSEGURADO

Ela aí está, plena de força, em flor, mostrando toda a sua plenitude…A DEMOCRACIA
O cheiro da côr
Homenagens da Câmara S. Pedro do Sul
O “DRAMA” OFICIAL DA LÌNGUA PORTUGUESA
Amigos velhos e novos (2ª parte)
AMIGOS VELHOS E NOVOS (1ª parte)
UMA INSÓNIA ANGUSTIANTE
A ADEGA COOPERATIVA DE LAFÕES
…de como uma fortuna pode arrefecer o amor!!
• BUTAR PULHAS EM SÃO PEDRO DO SUL
A comer é que a gente se entende
O Xarope terapêutico de efeitos duvidosos
Moda é Moda
A guerra no K3
O Volfrâmio
O quarto particular
Um conto de vez em quando (2) – A ida às sortes
Um conto de vez em quando (1) – PIOR NÃO ESTOU SR. DOUTOR..!
COMO SE DIVERTIA O POVO NOS ANOS QUARENTA E CINQUENTA DO SÉCULO XX (1) – E(Ed. 655)
COMO SE DIVERTIA O POVO NOS ANOS QUARENTA E CINQUENTA DO SÉCULO XX (1) – E(Ed. 654)
São Bartolomeu da Ponte (Ed.653)
A FILARMÓNICA HARMONIA (Ed. 652)
•  A RAMPA DA CAPELA DE S. ANTÓNIO (Ed. 650)
NO CAMINHO PARA A PONTE (Ed. 651)
DA FONTE DA CERCA À FARMÁCIA DIAS (Ed. 649)
Vivências dentro das repartições no edifício da Camara Municipal (continuação) – Ed. 648
Vivências dentro do edifício da Câmara Municipal – Ed. 647
A CÂMARA MUNICIPAL – Ed. 646
“O JARDIM DA VILA” (continuação) – Ed. 645
“O JARDIM” (São Pedro do Sul nos anos cinquenta do século xx) – Ed. 644
A RUA SERPA PINTO (Continuação) – Ed. 643
A RUA SERPA PINTO (anos 50) – Ed. 642
O CLUBE DE S. PEDRO DO SUL – Ed. 641
A PRAÇA DA REPÚBLICA – Ed. 640
A ESPONTÂNEA REVOLUÇÃO FEMININA – Ed. 639