Varanda de Ventosa VZL

Ventosa-CarlosFCardoso_Cor

Varanda de Ventosa (Carlos Fernandes Cardoso)

Ed. 656 (17/06)

Visitantes

Vimos na sua Vivenda de Quintela, o Exmo. Sr. José de Almeida, vulgo Zé da Palma e esposa, aos quais desejamos uma boa estadia entre nós. Também vimos por aí, vindo de Igarei o Exmo. Sr. Nuno Neves, emigrante anm África.

Dia Mundial da Criança

No passado domingo dia 1 de Junho, celebrou-se o Dia Mundial da Criança. Ventosa não deixou de o festejar com missa cantada pelas crianças e adultos. Festa simples e bonita.

Feriado obrigatório

No dia 10 de Junho dia de Portugal e à memória do príncipe dos poetas portugueses autor de “Os Lusíadas”

Falta de limpeza

Nota-se a falta de limpeza nas estradas e bermas  bem como nos caminhos rurais da freguesia e a falta de pessoal para o fazer. Principalmente a partir desta altura do ano em que somos mais visitados.

Ganardo (Cruzeiro)

Este local situado em Quintela de onde se disfruta um magnífico panorama de Lafões e onde alguém, já plantou ali muitas árvores de sombra, colocou mesas e bancos em pedra, etc. Está agora abandonado, sem limpeza adequada. Não é possível tratar melhor este local, onde está um monumento que nos recorda a nossa independência em 1640? Obrigado!

Festas e Romarias

Nos passados dias 6, 7 e 8 de Junho realizaram-se em Cambra de baixo as tradicionais festas ao Divino Espírito Santo.

Alô Canadá, Estados Unidos e Brasil

Saudações da Gazeta da Beira para todos os lafonenses assinantes emigrados nestes países.

Horticultura

É altura sobretudo para cultivar pimentos, tomate e pepinos, alé das várias qualidades de couves.

Framboesa

Há por aqui  quem se dedique a cultivar a framboesa. Da nossa parte temos esse pequeno fruto em quantidade. É bom para fazer doce.

Feira de Vouzela

Estivemos no dia 4 de Junho na Feira de Vouzela com muita gente às compras. A próxima feira será np dia 21 de Junho, começo do Verão.

Melhoramentos

Foi construído um depósito de água de grande capacidade, no local onde existe uma nascente, no Alvôro, perto de Quintela e que dá no caso de incêndios florestais para abastecer helicópteros e carros de bombeiros e que consideramos ser um bom trabalho.

———————————————————————————————-

Ed. 655 (29/05)

Missa do 7º dia

No passado dia 17 de Maio às 8:30 horas da manhã houve missa do 7º dia por alma de Celeste das Dores

Férias

Encontra-se de férias em Igarei o nosso amigo Nuno Neves a quem desejamos que passe bem o tempo que estiver em Portugal.

Eira da Bica

Para variar, fomos no Domingo almoçar ao Restaurante “Eira da Bica”, no lugar de Touça, Paços de Vilharigues. Ambiente agradável e pessoal qualificado. Fomos bem servidos e passámos um bom “rato”. Para quem não é escravo do dinheiro e gosta de ser bem servido, simplesmente recomendamos.

Óbito

Foi encontrado já sem vida o Exmo. Sr. Albano de Jesus Morais, no dia 20 de Maio. Natural de Ansara e residente em Quintela, freguesia de Ventosa.

Era casado com a Exma. Sra. Lucília de Jesus Morais.

Deixa dois filhos Isabel e Tiago. Era uma pessoa estimada e homem de bem. Condolências a todos os seus familiares. Que descanse na paz do Senhor. Teve missa de corpo presente. O funeral , dia 21, saiu às 19 horas da Capela de Santo António, na Pantanha, onde esteve em câmara ardente. Foi acompanhado pela Irmandade de Nossa Senhora da Purificação.

——————————————————————————————————————-

15/05/2014

Chuva benéfica
Por aqui a chuva moderada que caiu durante duas noites, veio beneficiar o desenvolvimento dos chamados mimos (alfaces, couves, favas, ervilhas, etc.)

Festas em honra de Stª. Bárbara
Realizaram-se nos dias 10 e 11 de maio as tradicionais festas em honra de Santa Bárbara, com missa solene, procissão, banda musical de Vouzela, que desfilou pelas ruas de Vila Nova de Ventosa, muita animação e grupos musicais até de madrugada.

Festividades católicas
No próximo dia 29 de Maio a Santa Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora.

Batatas
Está a ultimar-se a sementeira deste tubérculo. Ainda há quem o esteja a fazer, embora já não seja muito cedo.

Milho
Por aquio já há quem comece a semear o milho, esse cereal que antigamente era o principal alimento para ruminantes, cabras e ovelhas.

Férias da Páscoa
Vindo de Angola, Luanda, vimos em Vouzela o Sr. Valentim, filho do Sr. Adriano de Quintela, o qual está no Lar de idosos em Gumiei (Viseu).

Terço rezado no dia da mãe
No Domingo, dia 4 de Maio, celebrou-se na Igreja de Ventosa, o dia da Mãe. Às 11 horas com as crianças da catequese entregaram um raminho de flores às suas mães. À tarde, pelas 17:30 h foi rezado o terço a Nª. Senhora, junto da Imagem de Pantanha, ao ar livre.

24/04/2014

Raly
No passado Domingo às 12,15 horas, passaram à nossa porta um numeroso grupo de “motars”, componentes do raly.

Dia de Ramos
No próximo dia 13, dia de Ramos, haverá a “Via Sacra” que era para ter sido feita em 6 deAbril.

Óbito
Em 9/04/2014 faleceu no hospital de S. Teotónio em Viseu a Exmª. Srª. Glória do Carmo com 79 anos. O seu corpo foi transladado para a sua residência Corujeira, freguesia de Ventosa, realizando-se o funeral no dia 11 pelas 18 horas para o cemitério de Ventosa, com missa de corpo presente. Condolências a todos os seus familiares. Que descanse na Paz do Senhor.

Bom tempo para as culturas
Céu limpo, sol e temperaturas a rondar os 24 / 25º graus isto para a semana de 10 de Abril.

Via Sacra
A Via Sacra, em Ventosa, que anunciámos se ter realizado dia 6 de Abril, por motivos imprevistos não chegou a realizar-se. As nossas desculpas.

Finalmente a Via Sacra
Realizou-se no Domingo de Ramos, a Via Sacra em Ventosa, partindo de Pantanha e junto à imagem de Nª. Srª.  em direção a Sacorelhe e daí pela estrada do Parque de Campismo até ao lugar do Alafão, regressando à Pantanha – imagem da Santa.

Missas em Ventosa
Na quinta feira dia 17 houve missa às 16 horas. No dia 18 sexta feira santa, houve missa às 17 horas.

———————————————————————————–

10/04/2014

Primavera

O 1º dia do mês de Abril foi mais de Inverno do que propriamente de Primavera. Será que vamos ter “Abril águas mil”?

Volta da chuva

Depois de algumas semanas de sol voltou a chuva, embora miudinha, mas é bom para os renovos.

Estrada Municipal (Ventosa)

Pessoal da Câmara Municipal de Vouzela tem andado a limpar as bermas e valetas, principalmente dentro das povoações da Freguesia. Bom trabalho!

Foram devidamente limpas as barreiras e valetas da Estrada Municipal, desde a Pantanha até ao limite de Vouzela

Via-Sacra

Domingo dia 6 de Abril realizou-se a Via-Sacra partindo da Imagem de Nª. Srª. na Pantanha até à Igreja de Ventosa

Dia de Ramos

No próximo dia 13 de Abril, domingo, haverá antes da missa a benção dos Ramos, junto à Igreja, (no Adro).

—————————————————————————————————————

27/03/2014

Óbito

Faleceu no dia 6 de Março no Hospital de S. Teotónio em Viseu a Exmaª Srª. Eulália Vaquinhas de Melo Cardoso, utente do Lar de Idosos de Vouzela e cunhada do signatário. O seu funeral realizou-se no dia 7 de Março às 16 horas saindo da Capela de S. Sebastião onde esteve em câmara ardente, para o cemitério de Viseu. Teve missa de corpo presente. Que descanse na Paz do Senhor.

Tempo

Por aqui vamos tendo céu limpo e sol de Inverno, e já estamos na Primavera.

Feira de Oliveira

No dia 10 de Março houve feira em Oliveira de Frades com a habitual movimentação.

Contagem de electricidade

No dia 11 de Março efectuou-se a contagem de electricidade na freguesia de Ventosa.

Feira do Livro

De 16 a 21 de Março funcionou a Feira do Livro em Arganil

Reparação de caminhos rurais

Temos visto na última semana as máquinas reparando o caminho e as barreiras danificadas pelo rigor do Inverno e excesso de chuva.

Óbito

Faleceu no dia 17 de Março no Hospital de S. Teotónio em Viseu a Exmaª Srª. Elvira da Conceição, de 79 anos. O seu funeral realizou-se pelas 17 horas do dia 18 de Março, saindo de sua residência em Vermilhas, para o cemitério local. Condolências a todos os seus familiares. Que descanse em Paz.

—————————————————————————————————————–

13/03/2014

Visitantes

Vinda de França, encontra-se entre nós a Exmaª. Srª. Irene Torres, que veio passar o Carnaval com sua irmã, Natália Geraldo.

Baixa hospitalar

A cunhada do signatário, Eulália Vaquinhas que está no Lar de idosos de Vouzela, baixou ao hospital de S. Teotónio em Viseu com diagnóstico de diarreia, com tendência a melhorar.

Carnaval molhado

Devido à chuva, este ano tivemos um Carnaval molhado, tendo mesmo sido cancelado em vários pontos do país.

Feira de Vouzela

A feira de Vouzela que era às 1ª(s) quartas-feiras do mês, é agora também ao 3º sábado de cada mês. A próxima será no dia 22 de Março.

Festividades católicas e festas populares

No passado dia 4 de Março, foi dia de Carnaval ou Entrudo. No dia 5, foi Quarta-feira de Cinzas, no próximo dia 19, é o dia de S. José.

Começo da Primavera

A Primavera começa no próximo dia 23 de Março às 16h e 57 minutos.

Mudança de hora

À 1 hora do dia 30 de Março, todos os relógios devem ser adiantados 60 minutos.

 

———————————————————————————————

27/02/2014

Director da Segurança Social de Viseu

O ex-presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Dr. Telmo Antunes, apesar de não ter qualquer curriculo digno de menção nessa área, foi indicado pelo PSD para Director da Segurança Social de Viseu. Pode ser que faça melhor do que o pouco que fez na Câmara Municipal de Vouzela.

Retirada do poste eléctrico

Finalmente a EDP retirou o poste que estava encostado à imagem de Nª. Senhora de Fátima na Pantanha (Ventosa).

Alô, Canadá!

Saudações da Gazeta da Beira e nossas para Adamastor Faia e Isabel, extensivas a todos os emigrantes lafonenses e assinantes do nosso jornal.

Alô França, Alemanha, Suiça e Luxemburgo!

Também para a França, Alemanha, Suiça e Luxemburgo saudações e desejos de bem-estar para todos os emigrantes e assinantes do nosso jornal, nesses países amigos.

Colaboração

O signatário deparou, ao passar no local, com uma barreira derrubada pela chuva, o caminho interrompido por pedregulhos, tendo mesmo caído um pinheiro que ficou atravessado no caminho.

Imediatamente avisámos a Junta de Freguesia, a qual tomou as medidas necessárias para restabelecer o trânsito pelo local.

Pensamos que seria bom que todos assim agissem, pois às vezes quem pode resolver o problema não é oportunamente avisado.

Crise dupla

O tempo não ajuda, devido ao mau tempo.

O desemprego não dá pão aos trabalhadores sobretudo aos mais carenciados.

——————————————————————————————————————

13/02/2014

Óbito

Faleceu no dia 29/01 nos cuidados intensivos de Vouzela a Exmª. Srª. Idalina da Cruz e Castro com 79 anos natural de Cambra. O seu funeral realizou-se no dia 30/01 do local onde esteve em câmara ardente para o Cemitério de Cambra às 17 horas. Condolências a todos os seus falimiares. Que descanse na Paz do Senhor.

O local onde esteve em câmara ardente até à hora do funeral foi a Casa Mortuária de Cambra.

Feriado Católico

A igreja católica celebrou no dia 2 de Fevereiro a Apresentação do Senhor

Inverno

Continua o frio, embora a chuva não seja contínua o vento forte e a queda de neve, afectam o país sobretudo na zona da Serra da Estrela.

Dias de chuva e vento com céu nebulado, Sol a espaços e por vezes nevoeiro, enfim é o “Senhor Inverno”

Recenseamento (Compartes)

Foi afixada uma convocatória dos compartes de Quintela, Ventosa e Joana Martins, sobre os baldios no dia 1 de Fevereiro no Largo da Paragem do autocarro em Ventosa às 16 horas.

Nossa Senhora sa Purificação

No passado domingo dia 2 de Fevereiro, a missa da 11horas foi em honra da Nossa Senhora da Purificação de Ventosa, com procissão e Irmandade local.

No mesmo dia 2 celebrou-se a festividade católica da Apresentação do Senhor

——————————————————————————————-

16/01/2014

Tradição

Na Missa das 11 horas do passado Domingo 29 de Dezembro, vimos o Presépio e o tradicional “ beijar do menino” não foi feito.

Caminho intrasitável

Lamentavelmente o caminho de Quintela até à Junta de Freguesia de Ventosa, de Inverno é mais um rio que um camiho, só de botas à pescador ou de barco.

Desvio da água do caminho

Ao que nos foi dito cremos que o referido caminho vai em fim ver a água que o torna intransitável, ser desviada a partir do desvio que dá acesso ao campo de futebol. Por enquanto só de botas altas e com cuidado.

Feriado católico

Na Quarta-feira dia um de Janeiro, houve missa em Ventosa, às 11 horas com o tradicional “beijar do menino”.

Falta de luz

No dia 4 de Janeiro, devido ao mau tempo estivemos sem luz das 9 horas até à tarde, devido ao mau tempo. Esta avaria só foi reparada às 19 horas.

Óbito

Faleceu com 60 anos no Hospital de Viseu a Exmª. Srª. Maria dos Anjos Correia Marques, natural de Covas, Fornelo do Monte. O seu corpo esteve em câmara ardente na capela de Nª. Srª. das Neves em Covas, de onde saiu pelas 14 horas para o cemitério de Fornelo do Monte, no dia 4 de Janeiro. Paz à sua alma.

Luto no Benfica e no país inteiro às 3 horas e 30 da madrugada do dia 5 de Janeiro, faleceu em Lisboa o ex jogador do Benfica e da Selecção Nacional de Futebol, Eusébio Ferreira da Silva, considerado o melhor jogador português de todos os tempos e um dos melhores jogadores do mundo.

Como pessoa era um “coração de ouro”.

Nasceu em Lourenço Marques no dia 26 de Janeiro de 1942. Tinha consequentemente 71 anos.

Partida

Depois de terem passado o Natal e o Ano Novo com seus familiares embarcaram em Pedras Rubras rumo à Suíça, os familiares dos proprietários do Bar Santo António, com desejos nossos de ótima viagem até Zurich.

Câmara ardente

O corpo de Eusébio esteve em Câmara ardente na porta nº1 do Estádio da Luz, de onde partirá pra o cemitério do Lumiar.

Luto nacional

O governo português decretou 3 dias de luto nacional em memória de Eusébio.

Despedida de Eusébio

O corpo de Eusébio Ferreira da Silva, como última homenagem do Benfica e de Portugal, deu ??? voltas ao Estádio da Luz. às 13,30 do dia 6 de Janeiro Portugal chorou por ele e o mundo do Futebol também.

Óbito

Faleceu no passado dia 7 de Janeiro, o Sr. Lourenço, cremos que morava no Largo da Feira, em Vouzela e que cortava cabelos e fazia barba aos aldeões. Paz à sua alma.

—————————————————————————————————–
26/12/2013

Reparação de valetas em Quintela

A Junta de Freguesia de Ventosa tem estado a compor, desentupir e colocar grades junto das residências para que as águas se esgotem com normalidade. Bom trabalho!

 

Geada

Devido às baixas temperaturas a geada já vai aparecendo no campo e nos caminhos, o que faz com que quem ande a pé se obrigue a ter cuidado.

Sobretudo nas madrugadas devido às baixas temperaturas a geada vai pintando os campos e caminhos de branco.

 

Liberdade, Igualdade e Fraternidade (1918 – 2013)

Em 6 de Dezembro de 2013, com 95 anos de idade faleceu na África do Sul, Nelson Mandela, que após 27 anos na prisão chegou a presidente e acabou com o “apartheid”.

 

Alô Canadá

Joyeux Nöel

Para os assinantes Adamastor Faia e Isabel, familiares e todos os assinantes e lafonenses.

 

Alô Brasil

Saudações nossas e da Gazeta da Beira para os nossos assinantes naquele país irmão.

 

Feliz Natal e Ano Novo

Alô França Bélgica, Itália, Holanda Luxemburgo e Suíça. A Gazeta da Beira deseja a todos os lafonenses e assinantes emigrados nestes países e pelo resto do mundo, um Feliz Natal e que o ano de 2014 lhes seja favorável.

 

Feira de Oliveira de Frades

Com bastante movimento realizou-se no passado dia 9 de Dezembro a tradicional e quinzenal feira de Oliveira de Frades.

 

Começo do Inverno

O Inverno começa de 20 para 21 de Dezembro, No entanto embora com escassez de chuva até agora o frio tem se feito sentir com baixas temperaturas, obrigando a alerta amarelo.

 

Natal em família

O signatário passou o Natal com os familiares em Lisboa, regressando no dia 26 de Dezembro.

 

Natal (Ceia dos sem abrigo)

Os trabalhadores da Carris e do Metro de Lisboa, ofereceram a ceia de Natal a mais de 300 pessoas sem abrigo.

 

Campanha de Cesta de Natal

Por todo o país sobretudo na capital estão a ser angariados alimentos para distribuir pelas famílias mais carenciadas.

 

Ministério da Educação

Com a avaliação dos professores e os protestos dos docentes as escolas portuguesas não estão no bom caminho.

 

Carreira Ventosa – Vouzela

A chegada da carreira diária Ventosa – Vouzela à estação de camionagem, não condiz com a chegada da dos Expresso Lisboa e Porto.

——————————————————————————————————

12/12/2013

Falecimento

Faleceu José da Ascensão Correia, com 57 anos, vítima de um cancro, na sua residência em Lisboa, no dia 24 de Novembro, irmão mais novo do Sr. Celestino, proprietário do Bar Santo António, na Gândara de Ventosa. O seu funeral realizou- se no dia 26 para o cemitério da Ericeira.

Festa religiosa

No dia 24 de Novembro foi a festa do Cristo Rei. Hove missa Dominical mas não notámos que houvesse mais cerimónias religiosas.

Missa do 7º dia

Realizou-se no passado dia 29 de Novembro, pelas 17:30 na Igreja de Ventosa a missa de 7º dia de Fernando da Ascenção Correia.

Visitantes

Vimos por aí no seu carro, no passado dia 30 de Novembro o jovem José Faia, vindo de França, ao qual desejamos uma boa estadia entre nós.

Outono frio

Continuamos a ter baixas temperaturas com frio e vento, mas sem chuva.

Conforme anunciado pela radiodifusão as temperatura estão em baixa, na ordem dos 8/10º (graus). Sobretudo os idosos têm de ter cuidado agasalhando-se bem. Cuidado também com as crianças.

Missa Dominical

Por motivos do Pároco ter mais trabalho religiosos a fazer, o horário habitual das 11 horas, foi alterado no dia 09 de Dezembro, tendo sido antecipado para as 10h30 da manhã.

Festa das crianças da Catequese

No passado Domingo dia 1 de Dezembro, a missa foi celebrada comulativamentecom uma festinha das crianças como profissão de fé.

Visitantes

Encontra-se entre nós desde dia 3 de Dezembro a fim de passar o Natal com sua irmã Natália, a Exmª. Srª. Irene Torres vinda de carro desde Paris, com seu afilhado José Faia. Que passem um bom Natal entre nós.

Também cumprimentámos em Quintela alguns familiares do Sr. Justino e da Dª. Amélia em viagem para Lisboa.

Feriado religioso

No passado Domingo dia 8 de Dezembro foi o dia da Imaculada Conceição. Também é feriado obrigatório, mas este ano feriado por natureza, visto ser a um Domingo.

Baile

No passado Domingo dia 8 de Dezembro, às 20h00 houve baile em Sacorelhe, com o conjunto de Tó Grilo e suas bailarinas.

Feira mensal

No passado dia 4 de Dezembro, realizou-se em Vouzela a tradicional feira mensal com muitos feirantes e poucos compradores.

——————————————————————————-
28/11/2013

Óbito

Com 54 anos faleceu no passado dia 03/11/2013, no hospital de S. Teotónio em Viseuo Exmo. Sr. Manuel Ribeiro Lourenço do Amaral, sendo transladado para a  Capela de Vila Nova de Ventosa, onde esteve em câmara ardente. O funeral realizou-se dia 04/11/2013 às 15 horas e 30, saindo da referida Capela acompanhado pela Irmandade de Nª. Srª. da Purificação e com missa de corpo presente. Condolências a todos os seus familiares e Paz à sua Alma.

 

Dia de Todos os Santos

Por não ser feriado oficial, portanto não obrigatório, a visita ao cemitério bem como a comemoração,  realizou-se no fim da missa de Domingo dia 3 de Novembro

 

Emigrantes

Vindos de França vimos na Gândara o Exmo. Sr. Agostinho Figueira de Ventosa. Que passe umas boas férias junto dos seus familiares

Alô Espanha, França, Alemanha e Luxemburgo saudações nossas para todos os lafonenses emigrados nestes países

 

Óbito

Faleceu vítima de acidente de viação no lugar de Monte Cavalo – Vouzela, a jovem Andreia Filipa Marques dos Santos, com 24 anos de idade, residente que foi na Rua Principal de Ansara, freguesia de Ventosa, concelho de Vouzela. O funeral realizou-se no dia seguinte terça-feira dia 05/11/2013, saindo da Capela de Sto. António da Pantanha – Ventosa, pelas 15 horas e 30, com missa de corpo presente na Igreja de Ventosa, de onde seguiu para o Cemitério local. O corpo foi transladado do hospital S. Teotónio de Viseu para a referida Capela de Sto. António, no dia 04/11/2013. Era mãe de Luna dos Santos Soares. Filha de Manuel Marques dos Santos e Alcinda de Almeida Marques dos Santos, Irmã de Ana Maria Marques dos Santos e Nuno André Marques dos Santos. Teve a presença da Irmandade de Nossa Srª. da Purificação de Ventosa. Condolências a todos os seus familiares. Paz à sua alma.

 

Acidente mortal

No Domingo dia 10 de Novembro quando andava à caça, foi vítima de um acidente com arma que portava, o Sr. José de Almeida, conhecido por “Zé Mineiro”, proprietário da Churrasqueira Almeida na Gândara de Ventosa.

 

Óbito

Com 57 anos faleceu no dia 10 de Novembro vítima de acidente de caça o Exmo. Sr. José Ribeiro de Almeida, vulgo “Zé Mineiro”. O seu corpo foi transladado no dia 11 do hospital de S. Teotónio para a sua residência no Moitedo – Ventosa. O funeral realizou-se às 15 horas e 30 do dia 12 , saindo da referida residência no Moitedo, teve acompanhamento da Irmandade de Nª. Srª. da Purificação, para o cemitério de Ventosa. Teve missa de corpo presente. Condolência a todos os seus familiares. Que descanse em Paz do Senhor.

 

Magusto Sénior

No dia 10 de Novembro às 15h e 30 houve um magusto no Pavilhão  Multiusos da C. M. de Vouzela, em Monte Cavalo.

 

Caminhos rurais

Se existem na freguesia de Ventosa caminhos que necessitam ser reparados, é o caminho rural por onde passam os utentes das terras de cultivo e que saindo do lugar denominado Cruz circundam o atalho para a estação de esgotos bem como o desvio para o campo de futebol e que vai até à Junta de Freguesia de Ventosa, merece especial atenção pois, além do trajecto ter troços intransitáveis, tem ainda o “handicap” de estar inundado que é por alguém a ter deitado para lá. Falámos com pessoa idónea ligada à junta que esparamos vá tomar medidas que temos como urgentes.

 

Portugal sai da recessão

No dia 14 de Novembro a televisão portuguesa, anunciou por intermédio de Paulo Portas, ter opaís saído da recessão. António José Seguro está a ver a vida andar para trás.

 

Recessão

O anúncio da saída da recessão vem dar esperança aos portugueses e contrariar o pessimismo, não do PS, mas só de Seguro, que só lhe interessa o poder a qualquer custo.

 

Óbito

Faleceu no dia 16 de Novembro, com 90 anos de idade o Exmº. Sr. Emílio Fernandes de Carvalho, em Vila Nova. O seu corpo esteve em câmara ardentena Capela de Santa Bárbara de onde saiu no Domingo dia 17 pelas 15h e 30 para o Cemitério de Ventosa, acompanhado pela Irmandade de Nossa Senhora da Purificação. Teve missa de corpo presente. Condolências a todos os seus familiares. Paz à sua alma.

 

Missa do 7º dia

No dia 18 de Novembro às 8 horas da manhã, houve missa em Ventosa por José Ribeiro de Almeida.

—————————————————–
14/11/2013

Óbito (aviso da Irmandade)

Faleceu em Lisboa a Exmª. Srª. Piedade Maria Fernandes. O seu corpo esteve em câmara ardente na Capela de Vila Nova de onde saiu no dia seguinte, 18/10/2013, para o cemitério de Ventosa. Foi acompanhada pela Irmandade. Que descanse em Paz.

 

Partida para França

No passado dia 26 de Outubro, partiu para França no carro do Exmo. Sr. Augusto Torres, o Sr. José Faia filho de Isabel Faia. Desejamos-lhe boa viagem e que tenha sorte como emigrante.

 

Fiscalização (é para todos?)

Há por aí quem tenha posto grandes pedras à porta de casa, mas ocupando já a estrada municipal. Ouvimos pessoas a dizer que se está a tornar perigoso para os carros que circulam à noite. Por acaso não pode a Junta pedir à Câmara o envio de um fiscal? Se fossem vasos com flores talvez já tivessem aparecido!

 

Alô Canadá

Saudações nossas e da Gazeta da Beira para Adamastor Faia e Isabel, assinantes, assim como para todos os assinantes e lafonenses.

 

Alô França

Saudações para Augusto Torres e Irene Torres, assinantes, bem como para José Faia e também extensivo a todos os lafonenses.

 

Estragos causados pela chuva

Fortes chuvadas e vento forte foram os causadores do derrube de uma ponte, bem como o arranque de pedras de uma calçada no passado dia 22 de Outubro em Barcelos.

 

Roubo de cobre

Em Quintela, na mesma noite levaram três máquinas de sulfatar em 3 lugares diferentes. É que as m+aquinas são das antigas, em Cobre!

————————————————————————————

10/10/2013

A nossa intenção

Através dos tempos, não foram as intrigas, os subterfúgios ,os fingimentos, tam pouco as promessas incumpridas que beneficiaram os povos do Globo. Todavia, até à morte andamos sempre a aprender e isto por mais eruditos que sejamos. Neste sentido, deveremos sempre que haja eleições, votar em gente verdadeiramente culta.

 

Ofertas aos eleitores

Chapéus, sacos, canetas etc. etc. são oferecidos a fim de, quem sabe, atrair o eleitor só que o eleitorado já está “ maduro” nestas ofertas… generosas.

 

Óbito

Sabemos ter falecido em Joana Martins a mãe do “Mudo” no dia 26 de Setembro sendo o funeral no dia 27, para o cemitério de Ventosa com o acompanhamento da Irmandade. Condolências aos seus familiares que descanse na paz do senhor

 

Óbito

No dia 26 de Setembro ouve um funeral, vindo de Lisboa, pelas 17 horas para o cemitério de Ventosa só ouvimos os “sinais”. Oportunamente soubemos de quem se tratava, pois não vimos qualquer aviso nos locais habituais.

 

Ironia eleitoral

O destino final dos panfletos e cartazes é no caixote ou contentor do lixo. Com respeito às promessas feitas à caça de votos até ao dia 29, essas levou-as o vento, logo no dia seguinte.

 

Óbito

Com 90 anos faleceu nos cuidados intensivos de Vouzela a Exmª. Srª. Albertina Martins, casada com o Exmo. Sr. Vasco Emílio. Faleceu no dia 26/09, sendo transladada para a Capela de Stº. António onde esteve em câmara ardente, saindo no dia 27 às 16,30 horas para o cemitério de Ventosa acompanhada pela Irmandade e com missa de corpo presente. A todos os familiares as nossas condolências. Paz à sua alma.

 

Festas e romarias

Nos dias 5, 6 e 7 de Outubro realizaram-se em Valadares as tradicionais festas a Nª. Srª, dos Remédios.

 

Óbito

Com 81 anos faleceu o Sr. Celestino Rodrigues Lopes, no dia 27 de Outubro. O seu funeral realizou-se no dia 28, saindo da Capela de S. Frei Gil para o cemitério de Ventosa, antes teve missa de corpo presente na Igreja Matriz contígua ao cemitério. Condolências a todos os familiares. Que descanse em Paz.

 

Missa Dominical

A missa do dia 6 de Outubro foi às 11,15 da manhã e foi em honra de Nª. Drª. do Rosário e teve a comparência da Irmandade. Antes da missa foi rezado o terço.

 

Chuva

O Outono começou com chuva e consequente baixa de temperaturas.

 

Óbito

Apareceu morta, na sua propriedade do Alvoro, a Srª. Aida, Filha de Alice Faia, que está no Lar.

Como nestes casos vai haver averiguações e autópsia, oportunamente saberemos o dia, local e hora do funeral.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

26/09/2013

Óbito

Com 89 anos de idade, faleceu no passado dia 11 de Setembro, na sua residência de sacorelhe, o Exmo. Sr. Manuel Gonçalves Pereira. O seu funeral realizou-se no dia 12, saindo da referida residência onde esteve em câmara ardente, para o cemitério de Ventosa, às 17 horas acompanhado pela Irmandade de Nª. Srª. da Purificação. Teve missa de corpo presente. As nossas sentidas condolências a todos os seus familiares, que descanse em paz do Senhor!

 

Visitantes

Vindos do Porto vimos por aí na Gândara a filha da Exmª. Srª. Isabel Faria, a quem desejamos boa estadia entre nós.

 

Época escolar (começo)

A nova época escolar começou a 17 de Setembro com a reabertura das escolas em todo o país.

 

Oposição irrealista

Parece que o líder do PS está mais interessado em ganhar o poder, do que colaborar com o governo para a defesa do país e levar a bom termo o acordo com a Troika. Piadas, piadinhas, ataques, maldizer, é o símbolo característico deste líder do PS. Ferro Rodrigues, António Guterres e José Sócrates eram políticos mais consciencializados.

 

A25 cortada ao tráfico

Devidos aos incêndios a A25 tem estdo largas horas cortada à circulação de veículos.

 

Limpeza de bermas e valetas

Temos visto por aí 2 homense uma máquina a limpar um pouco as bermas e valetas.

 

Banda de paços

A banda de Paços de Vilharigues actuou no passado Domingo dia 8 de Setembro em Talhadas

 

Baixa de temperaturas

Já se começa a notar a descida das temperaturas, consequentemente menos calor e menos perigo de incêndios.

 

Vacinação de ruminantes

Entre 15 e 18 de Setembro, foram vacinados nas várias povoações da Freguesia de Ventosa.