Crónica de Guilherme Figueiredo
Vila Maior (Guilherme Figueiredo)
Edição 804 (29/03/2021)
Falecimentos
Faleceu a Sra. D. Maria da Glória Correia, solteira. Com 86 anos de idade, residente que foi na Rua do Bairro Novo, Drizes, Várzea e natural de Vila Maior. O seu funeral realizou-se segunda-feira dia 19 de Abril, saindo da capela mortuária de Vila Maior pelas 17H30 onde seu corpo esteve em câmara ardente e onde foi lida uma breve oração para a família no cemitério local onde foi sepultada. Era mãe de Maria do Carmo Correia, Benilde Correia (falecida), Maria de Lurdes Pinto Pereira, Fernando Pinto Pereira (falecido), Maria Irene Pinto Almeida e Lucinda Pinto Pereira. A todos os seus familiares sentidas condolências.
Faleceu o Sr. Manuel Fernandes de Almeida de 87 anos de idade, natural e residente que foi em Goja, Vila Maior. Deixa viúva a Sra. D. Maria Violeta de Almeida. Pai de João de Almeida Fernandes (falecido), Sra. D. Profª. Maria Helena de Almeida Fernandes e Fernando de Almeida Fernandes. Sogro de Elisabete Gomes Sardinha e Lucília Fátima. O seu corpo esteve em câmara ardente na capela de Goja de onde saiu sexta-feira pelas 18H00 para o cemitério de Vila Maior onde foi lida uma oração com seus familiares. A todos os seus familiares sentidas condolências.
Faleceu no hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. Jaime Ribeiro de Figueiredo com 67 anos de idade, deixa viúva a Sra. D. Margarida Rodrigues da Rocha Figueiredo, natural de S. Félix e residente que foi na Rua Principal no lugar de Aldeia, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado dia 10 de Abril pelas 16H00 saindo da capela mortuária onde seu corpo esteve em câmara ardente algumas horas, seguindo para o cemitério de Vila Maior, sendo aí celebrada uma breve oração. Era pai de Luis Filipe da Rocha Figueiredo, Sérgio Rafael da Rocha Figueiredo e Cátia Joana da Rocha Figueiredo.
O Senhor Jaime pessoa espetacular, amigo de seu amigo, e antigo sócio gerente da antiga firma “Macovilma” na Cobertinha.
Não se olhou a factos nem argumentos. Teve um funeral que há muito não se via – bem o merecia.
A todos os familiares deste falecido, este correspondente deseja sentidas condolências.
Edição 803 (15/03/2021)
A vacinação continua
A vacinação no nosso concelho continua. Muitas pessoas estão com receio de serem infetadas com a vacina Astrazeneca.
A vacinação não é obrigatória, mas devemos de ser. Só nove em cada dez pessoas aceitam ser vacinadas, e as outras pessoas que não querem, não trará efeitos secundários, e com algumas preocupações, são melhores que ficam sem serem vacinadas e sujeitas a transmissibilidade.
Os jovens que se cuidem, que se deixem de festas ilegais porque também estão em perigo, já há mais variantes do vírus e mais perigosos.
Pede-se a todos, em geral para não terem comportamentos de risco, já fomos dos primeiros em pandemia, hoje felizmente somos dos primeiros em melhoria.
Já há pessoas que andam na rua sem máscara – Pura ignorância -.
Vivência da Quaresma
Mais uma vez não se realizou a via-sacra na nossa freguesia com as meditações de cada uma das 14 estações.
Quaresma diferente, confinados e sem possibilidades de participação nas celebrações.
Nossa Senhora de Fátima nos poderá ajudar a enfrentar s crise que temos entre nós, sanitária, económica e social.
A Quaresma é um tempo de 40 dias, que se inicia com a celebração das cinzas.
Falecimento
Faleceu o Sr. António Pinto Rodrigues Moreira, com 73 anos de idade, casado com a Sra. D. Margarida Pinto Figueiras Moreira, residente que foi no largo do Calvário, lugar da Igreja, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se na segunda-feira, dia 22/03/2021 saindo da casa mortuária de Vila Maior pelas 16H30 onde esteve em câmara ardente. Seguindo para o cemitério local onde foi lida uma breve oração para a família.
Era pai de; António Manuel Pinto Moreira e sogro da Dra. Sofia Isabel Ribeiro Pinto Ferreira Moreira.
A todos os seus familiares este correspondente deseja sentidos pêsames.
29/04/2021
Edição 801 (11/03/2021)
Vacinação contra o Covide 19
A vacinação dos mais idosos do Concelho de São Pedro do Sul, já teve o início no dia 18 do passado mês de Fevereiro, houve algumas pessoas que não puderam ser vacinadas devido a problemas extra saúde, tiveram de ser vacinados em Viseu.
O confinamento tem grande benefício à baixa de doentes infetados, mas depois o desconfinamento não teremos mais problemas, Deus queira que não, mas é bom que os senhores governantes pensem no mês de Janeiro passado o que se passou, e que tanto mal causou que ainda hoje estamos a sofrer.
Temos que continuar com os mesmos cuidados, não podemos pensar que tudo já passou, e que as vacinas vêm resolver tudo, não. As máscaras terão que ser usadas até não se sabe quando?
O centro de vacinação é no antigo edifício do Centro de Saúde da Negrosa.
Mês mais pequeno
O mês de Fevereiro fez a sua despedida com dois dias de calor, não próprios para a época do ano, mas como diz o ditado, “Fevereiro quente trás o diabo no ventre” neste mês veio muito frio e chuva. Iremos ver o que Março nos trás, já não sendo tempo de dias melhores.
«O Março, marçagão, manhã Inverno, à tarde Verão»
Falecimento
Faleceu no Centro Social de Vila Maior a Sra. D. Adelaide de Fátima A. Figueiredo, com 91 anos de idade, viúva do Sr. Gaspar Costa Figueiredo, residente que foi na Rua do Outeiro, Nespereira, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se terça-feira dia 2 de Março saindo em cortejo fúnebre da capela de Nespereira pelas 15H45 onde esteve em câmara ardente com uma breve oração para a família no cemitério de Vila Maior onde foi sepultada. A Sra. D. Adelaide ficou viúva aind há pouco tempo.
Era mãe de Maria Arlete Prates, Maria Helena Elias e de Maria de Lurdes Figueiredo.
A todos seus familiares este correspondente deseja sentidos pêsames.
Edição 799 (11/02/2021)
Covide 19
Confundiram a liberdade com a irresponsabilidade.
Todos nós gostamos de liberdade mas à liberdade que todos nós, seres humanos temos que respeitar a irresponsabilidade de neste momento em que vivemos é dos mais críticos em termos de liberdade.
Os senhores governantes por altura do Natal e Ano Novo, abriu de mais a liberdade, e o resultado está à vista e com muita responsabilidade dos portuguese. Portugal, país pequeno como o nosso está no topo da tabela em mortes e infetados.
O que agora está a ser feito deveria ter sido ao principio, mas agora já foi um pouco tardio, mas como diz o Senhor Presidente da República ainda iremos a tempo?
Depois de tantas mortes de seres humanos, o governo tem que ter mão forte para fazer o que tem de ser feito sem medo nem receio dos seus militantes.
Fique em casa hoje para não morrer amanhã.
Falecimento
Faleceu em França a Sra. D. maria Suzane Ferreira, solteira, com 88 anos de idade, residente foi em Grenade – França e natural de Nespereira. Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quinta-feira, dia 28 de Janeiro com uma breve oração para a família no cemitério de Vila Maior, pelas 16H00 onde foi sepultada.
Era irmã de; Margarida Ferreira e cunhada de João Abreu.
Sentidos pêsames a seus familiares.
Desabafo de um nosso leitor
Minha história do Covide 19
Na noite de 1 para 2 de Janeiro, a madrinha da minha esposa que vive connosco teve uma crise de coração, pois tem insuficiência cardíaca. Chamamos o 112 e foi diretamente para o hospital de Viseu. Duas horas depois da sua entrada o resultado do teste à Covide era positivo. No dia 2 da parte da tarde, ligou a senhora doutora a informar que ela tinha alta e que, por estar com Covide, seria enviada para outro lado pois era perigoso vir para casa.
Perguntei-lhe o que era preciso para ela poder vir para a nossa residência e ela disse-me que era necessário equipamento de proteção individual e isolamento, ao que respondi que quanto a isso não haveria problema, uma vez que tínhamos todo o equipamento necessário. Então teve alta domiciliária. Entretanto, a minha mãe também teve sintomas e após ligar para a linha de saúde 24 fomos os três fazer o teste. O resultado do teste da minha mãe foi positivo, o meu e de minha esposa foi negativo. Como a casa de minha mãe não tinha condições veio também para minha casa.
Com a Graça de Deus e de Nossa Senhora de Fátima já tudo está com alta. Sem necessidade de isolamento e livres de Covide por agora.
Se voltarmos ao tempo de Jesus segundo o que nos diz S. Lucas capitulo 5 versículos 12 e 13, S. Marcos capitulo 1 versículos 40 e 41 e S. Mateus capitulo 8 versículos 2 e 3, com a cura de um leproso; Jesus estendeu a mão, tocou-lhe e disse “Quero: Fica limpo.” E no mesmo instante ficou curado.
Nunca deixamos de participar em cerimónias religiosas exceto quando estivermos em isolamento, pois sempre tive esta questão no meu pensamento.
O que é mais seguro? Ir à igreja ou ir ao supermercado? Só não fui a funerais devido ao numero de pessoas que é permitido.
Por isso quero aqui deixar os meus pêsames a todos os familiares.
Gostaria de também agradecer a todos os que, por telefone, pessoalmente ou mesmo por carta na caixa de correio, se ofereceram para ajudar em alguma coisa que fosse preciso, não esquecendo os bombeiros, todo o pessoal médico e de enfermagem.
Apesar de não poder dizer o mesmo da entidade patronal e da MEO.
Com isto, quero lembrar que não devemos desamparar os nossos idosos. Se não fosse assim, será que estas duas pessoas ainda estariam cá para contar a história?
Dá preocupação? Sim. Dá trabalho? Sim. Dormir pouco? Sim. Mas quanto não vale uma vida humana? Se abandonarmos animais somos criminosos. E se abandonarmos um idoso?
Por isso meus amigos sejamos agradecidos para com aqueles que nos deram avida e ajudaram a crescer.
Henrique Ferreira C.
Edição 797 (12/01/2021)
Movimento demográfico
Desde que me reconheço como correspondente deste jornal e já são décadas, nunca aconteceu tal notícia = onde iremos parar = só com falecimentos pelos dados que me foram facultados.
Jovens, toca a trabalhar para termos um país moderno, os idosos vão morrendo e se não houver mocidade, onde vais parar Portugal?
Aí vai a triste notícia
Óbitos 19
Batizados 0
Casamentos 0
Funerais sem missa
Isto vem ao caso de não se poder celebrar missa de corpo presente. Se à missa aos domingos com os lugares na igreja sinalizados, as pessoas protegidas como manda a lei, onde estará o mal? Sei que estamos a combater uma batalha muito forte e cada vez pior, mas já se encontra entre nós a nova esperança.
A pessoa que falece, ou sai da sua residência ou da casa mortuária, hospital e segue direito ao cemitério, não tendo o direito de repousar meia hora na casa de Deus na hora da despedida e missa de corpo presente.
Louvado sejas Senhor, fazem-se coisas muito piores e fazem-se.
Falecimento
Faleceu no hospital das Caldas da Rainha, o Sr. José dos Santos Cunha, com 90 anos de idade, casado com a Sra. D. Clementina da Cunha Inácio, natural e residente que foi na Rua da Carreira, Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se dia 27/12/2020 pelas 15H00 e saiu da capela de Goja onde esteve umas horas em câmara ardente e seguiu para o cemitério de Vila Maior onde foi lida breve oração para a família. Era pai de; Fernando Pinto dos Santos Cunha, Isabel Pinto dos Santos Cunha, Paula Alexandra Matos dos Santos Cunha, sogro de David António Pinto Madanelo, Nuno Miguel Laboreiro e de Jorge Filipe Ribeiro.
Faleceu na casa de repouso de Cernache, Coimbra a Sra. D. Idalina Pinto de Lima, com 89 anos de idade, viúva do Sr. António Pinto Madanelo, natural e residente que foi na Rua da Carreira em Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se dia 29/12/2020, pelas 16H30 saindo da capela de Goja onde esteve umas horas em câmara ardente para o cemitério de Vila Maior sendo aí celebrada breve oração com os familiares. Era mãe de; Maria da Conceição Pinto Madanelo, Fernando Pinto Madanelo, David A. P. Madanelo e Berilde Pinto Madanelo.
Estas duas famílias ligadas pelo matrimónio de D. Fernanda e David, com menos de 48 horas perderam os, ente queridos, pai da D. Fernanda e mãe de David.
A todos os seus familiares este correspondente deseja sentidos pêsames.
Edição 795 (17/12/2020)
Boas Festas de Natal
Natal, altura de festas para quem tiver disposição ou alegria para isso, infelizmente este ano não haverá muita alegria no nosso país, assim como nos outros devido a esta peste que a toos nós nos preocupa, mas a esperança das milagrosas vacinas tudo irá ficar bem, não se sabe quando.
Mas não poderei de desejar boas festas a todos, em geral que trabalham neste quinzenário que todos trabalhamos para levar aos nossos leitores as notícias de suas terras.
Aos nossos amigos e familiares dentro das possibilidades de cada um passem um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde.
Um desejo de Bom Natal com um grande abraço às senhoras funcionárias/os do Centro Social e respetiva direção.
Não se pode dar beijinhos nem abraços, mas podemos dar um pouco de conforto e amizade de quem dele precisa.
Falecimento
Faleceu em Viry Chatillau, França a Sra. D. Maria de Lurdes de Almeida Maio com 71 anos de idade, casada com o Sr. Manuel Figueiredo Rodrigues, natural e residente que foi na Rua da Escola em Vila Maior.
O seu funeral realizou-se dia 1/12/2020 pelas 15H00, saindo da casa mortuária de Vila Maior, onde seu corpo esteve em câmara ardente, sendo aí celebrada uma breve oração com a família e sepultada no cemitério local.
O seu corpo foi transladado de França para a respetiva casa mortuária de Vila Maior.
Era mãe de Paulo Manuel Almeida Rodrigues, José Carlos Almeida Rodrigues, Filipe de Almeida Rodrigues. Sogra de Emília Rodrigues, Cidália Rodrigues e Bela Rodrigues.
Esta bondosa senhora que Deus a tenha em descanso.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Edição 794 (26/11/2020)
Quando um mal nunca vem só
Há dias quando ia a sair do carro com seu marido, este deixou o carro derrapar, a Sra. D. Carminda Maio moradora no lugar da Igreja em Vila Maior, já com o pé de fora, foi arrastada uns metros partindo uma perna. Tendo sido conduzida ao hospital onde esteve internada uns dias e operada.
Quando um mal nunca vem só, também seu marido teve de ser operado, não do acidente, mas de doença chegando-se a encontrar os dois em Viseu, declaração de um familiar.
Boas melhoras desejamos a esta família.
Dia de todos os santos
No dia 1 de Novembro realizou-se a missa na nossa paróquia e dia 2. Dia de fiéis defuntos, este ano a procissão não foi ao cemitério devido à pandemia que está alastrada por todo o mundo, havendo só a tradicional missa.
Mas o cemitério estava enfeitado como dos outros anos.
Covide 19
Como havemos nós de nos resguardar deste maldito vírus que fura por todos os lados sem ser visto?
No nosso concelho temos tido muita sorte, temos sim, mas, agora pelos vistos já entrou na nossa cidade e aldeias em força, o que havemos de fazer? Cada um refugiar-se do perigo e deixá-lo passar, já perdemos quase tudo de melhor que tínhamos na vida.
Familiares que nos visitam mas sempre com medo, e com razão, os amigos desapareceram, passamos a ser desconhecidos sem nos encontrar, porque o inimigo está à espreita e podendo evitá-lo quanto melhor.
Mas o mundo já está contaminado, agora só o milagre da vacina. Mas para quando?
No nosso país ainda há quem não respeite pela vida dos outros não aceitando quem nos governa, mas todos os dias aparecem mais centenas de infetados e dezenas de mortos todos os dias.
Ultima hora Chegou-me neste momento que uma figura pública de Vila Maior contraiu o maldito vírus. Boas melhoras desejamos.
Deus livre as escolas e os lares e todos em geral.
Edição 792 (29/10/2020)
Com muito trabalho e algumas doenças, tanto minhas como dos meus filhos, ao longo de 68 anos de matrimónio já passados tivemos uma boa enfermeira para tratar de mim e dos meus filhos até serem homens.
Hoje felizmente e Graças a Deus ainda me sinto com minhas faculdades físicas e psicológicas bem, se for preciso agarrar na enxada para arranjar um bocado de terra, faço sem problema, nada como dantes mas vai-se andando.
O tempo está cada vez mais difícil devido à Covide 19. Felizmente até à data que estou a escrever esta notícia ainda pouco se conta de casos confirmados na região.
Deus queira que assim continuemos para bem de todos.
Falecimento
Faleceu em França o Sr. Miguel de Gouveia Gonçalves, de 90 anos de idade, casado com a Sra. D. Prazeres Teixeira Alves Pinto, natural de Sul e residente que foi no lugar d Ribeira de Amarante, Vila Maior.
O seu corpo foi transladado de França para a capela de Nespereira onde esteve algum tempo em câmara ardente, de onde saiu em cortejo automóvel pelas 15H00 para o cemitério de Vila Maior, sendo aí celebrada uma breve oração com a família-
Era pai de Maria Delfina Alves Gouveia da Costa Pereira e de Rosa Gouveia.
A seus familiares sentidas condolências.
Saudade da mocidade quando se chega a idoso
Que bom chegar a idoso
Com espirito ardente.
Olhamos para trás a vida
E na cara fica o sofrimento.
Não somos com dantes
Essa vida perdeu vigor
Mas ainda temos alma
Para dar amizade e calor.
Todo o idoso é diferente
Todos temos uma história.
Lutamos muito na vida
Mas conseguimos a vitória.
Temos lembranças do passado
Que se recordam com saudade
Agora temos filhos, netos e bisnetos
Que é nossa alegria e felicidade.
Nos dias que nos restam
Meses hora ou dias
Mas contamos com Deus
E viveremos o resto com alegria.
Agora aos 92 anos
Que mais posso esperar?
É olha para o céu
Até a hora chegar.
Sim
Os 90 anos felizmente já passaram com momentos bons, outros menos bons, mas tudo foi passado na vida.
Edição 791 (15/10/2020)
Covide 19
Continua a grande velocidade esta peste em nos afligir a todos. Temos que ter muito cuidado com as pessoas mais idosas, não se pode brincar com coisas muito sérias.
Felizmente no nosso concelho lá apareceu uma pessoa, de quando em vez, mas nos concelhos vizinhos já apareceu com grande frequência. Cada um de nós, temos que ter muito cuidado porque podemos ser um ponto de transmissão da doença sem nós próprios sabermos. E que nos veio privar da rotina, do dia a dia,
No concelho se não me engano, temos 10 lares/residência para idosos e felizmente não há noticia que nenhum esteja infetado. Ainda bem que Deus os guarde a todos deste maldito vírus.
O Outono
O Outono entrou mesmo em força com grande descida de temperatura e chuva.
Os lavradores já começaram as suas colheitas, as vindimas e recolha dos milheirais, este ano foi farto em tudo. Não pode ser tudo menos bom.
Também os incêndios, felizmente este ano nos deu tréguas. Continuo a dizer, não pode ser tudo mau.
Acidente
Já há dias viemos a estas páginas dar a notícia que o Sr. José Carlos Moita tinha tido um acidente de trabalho no seu aviário em Vila Maior.
Hoje viemos dizer que teve de fazer duas operações no Hospital de Santa Maria no Porto, e esteve em vésperas de fazer uma terceira operação, mas felizmente não será preciso. As coisas não correram muito bem para o Sr. José Carlos.
Mas agora segundo disse, vão correr melhor. Foi um acidente mais grave do que se pensava.
Já está em sua casa em convalescença que irá ser demorada.
Boas melhoras.
Edição 790 (24/09/2020)
Acidente em aviário
Há dias quando manobrava uma nova máquina no seu aviário em Vila Maior o Sr. José Carlos Moita, não sabe como aconteceu, a luva que trazia na sua mão esquerda enrolou-se na correia da máquina que lhe provocou profundo golpe à volta do braço. Tendo-se de submeter a uma rigorosa operação.
As coisas só acontecem a quem lida com elas
Boas melhoras te desejamos José Carlos.
Falecimentos
Faleceu a Sra. D. Eufrásia Pinto da Rocha, com 85 anos de idade, viúva do Sr. Henrique Rodrigues Moita, residente que foi na Travessa do Rodrigo, em Goja, Vila Maior. Seu funeral realizou-se dia 4 de Setembro, saindo da capela de Goja, onde seu corpo esteve em câmara ardente, saindo em cortejo fúnebre às 18H00 para o cemitério de Vila Maior onde foi lida uma breve oração. Era mãe de Margarida Pinto Rodrigues, Maria Glória Pinto Rodrigues e António Pinto Rodrigues, sogra do nosso amigo João Dimas Casca Moreno e de João Guimarães Pinto (falecido).
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Edição 789 (10/09/2020)
Nossa Senhora da Ribeira
Foi o seu dia a 15 de Agosto, dia que se recorda com saudade da grande festa que se fazia neste dia, agora infelizmente devido à maldita doença “Covide”, e que as causas não estão para melhorar, mas sim para piorar, a festa deste ano ficou só pela santa missa. São imprevistos que não se esperavam e não desejáveis.
Para o ano será melhor.
Também no dia 23 de Agosto fazia-se a festa a Nossa Senhora das Colmeias. Saia do seu nicho em Terras de Santa Maria em procissão para a capela de Goja, Sendas, sendo aí celebrada missa.
Mas este ano segundo informação também não haverá festa mas só missa.
Falecimentos
Faleceu no Centro Social de Vila Maior a Sra. D. Marina Pinto de Sousa, com 100 anos de idade, viúva do Sr. Carlos Rodrigues da Rocha, residente que foi no Centro Social de Vila Maior de onde era natural, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sexta-feira dia 7 de Agosto pelas 11H00, saindo da casa mortuária, onde seu corpo esteve em câmara ardente, sendo aí celebrada uma breve oração com a família e sepultada no cemitério local. Era mão de Eduardo Rodrigues da Rocha e de Maria Luiza Rodrigues da Rocha Ribeiro.
Faleceu o Sr. José Rodrigues, com 93 anos de idade, viúvo da Sra. D. Maria dos Prazeres Mões da Rocha, residente que foi na Rua do Aido, Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se dia 15 de Agosto, saindo em cortejo automóvel da capela Goja pelas 17H40 onde seu corpo esteve em câmara ardente seguindo para o cemitério de Vila Maior onde aí foi lida uma breve oração para a a família. Era pai de Manuel Rodrigues, Margarida Rodrigues, Maria da Conceição Rodrigues, Adélia Rodrigues, Cecília Rodrigues e Rosa Rodrigues.
A todos os familiares destes falecidos este correspondente deseja sentidos pêsames.
Ed. 788 (30/07/2020)
Acidente
Teve um grande acidente no dia 8 de Junho quando se dirigia para Viseu, o Sr. Eduardo Sousa residente em Cobertinha, Vila Maior.
O acidente foi tão grande que as carrinhas envolventes no acidente, tiveram que ir para a sucata, tendo os intervenientes de serem desencarcerados.
Felizmente num acidente desta natureza os participantes pouco sofreram. O Sr. Eduardo ficou entalado entre o volante e o banco.
Depois de serem socorridos no hospital e radiografados tiveram alta porque não tinham nada partido.
Regresso de férias
Já começaram a regressar ao seio familiar os nossos emigrantes de toda a parte, para assim passar as suas merecidas férias depois de um longo ano de trabalho e para eles estes dias passam rapidamente.
Para todos vai um abraço e tenham boa estadia junto de seus familiares e amigos e um bom regresso para mais um longo ano de trabalho nos países de acolhimento.
Falecimento
Faleceu no hospital S. Teotónio em Viseu, o Sr. Delfim de Oliveira Regada, com 86 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria do Carmo Amaral, natura e residente que foi na Rua de Cima, Regada, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se na quarta-feira, dia 15 de Julho pelas 18 horas, saindo da casa mortuária de Vila Maior onde seu corpo esteve em câmara ardente, sendo aí celebrada uma breve oração coma família e sepultado no cemitério local.
O corpo foi transladado do hospital para a casa mortuária de Vila Maior.
Era pai das Senhoras D. Maria da Conceição Amaral Oliveira Regada Moreira e da D. Maria Dorinda Ribeiro Amaral dos Santos. Sogro do Sr. José Augusto Pinto Moreira (falecido) e do Sr. Américo Oliveira Santos.
A todos os familiares este correspondente deseja sentidos pêsames.
Ed. 787 (16/07/2020)
O calor que faz
Temos passado uns dias de muito calor, mas estamos no seu tempo, mas as coisas quando são demais sentimos no corpo o que não é desejável, já estava a começar a queimar algumas folhas de tudo quanto era verde.
Até que no sábado, dia 11 de Junho pela tarde começou de aparecerem umas nuvens do lado norte e trovoada que se ouvia ao longe, mas, para o fim da tarde chegou com força juntamente com muita chuva, que, felizmente foi boa para apagar os focos de incêndio das descargas elétricas, segundo se conta, só para os lados de S. Martinho das Moitas é que foi preciso a comparência dos bombeiros. Tal não aconteceu para outros lados que infelizmente houve vítimas mortal e três feridos graves.
São coisas da natureza que os homens nada podem fazer.
Falecimento
Faleceu no hospital de S. Teotónio em Viseu o Sr. Gaspar Costa Figueiredo, 89 anos de idade, casado com a Sra. D. Adelaide Fátima Almeida Figueiredo, residente que foi na Rua do Outeiro, Nespereira, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quinta-feira dia 9 de Julho, saindo de cortejo automóvel da capela de Nespereira pelas 18H15, com uma breve oração para a família no cemitério de Vila Maior onde foi sepultado.
O seu corpo foi transladado do hospital para a capela de Nespereira, onde seu corpo esteve em câmara ardente até à hora da saída para o cemitério.
Era pai de Maria Arlete Prates, Maria Helena Elias e Maria de Lurdes Figueiredo.
A todos os familiares sentidas condolências.
Mais um amigo que se perdeu.
Ed. 786 (25/06/2020)
Internado
Esteve uns dias internado no hospital de Viseu o Sr. José Figueiredo morador na rua do Telhado em Vila Maior, devido a uma queda no interior da sua residência, encontrando-se já em casa para repor forças de seu mal.
Uns dias antes sua esposa D. Deolinda também deu uma queda e ainda hoje se encontra muito mal de uma perna.
Boas melhoras desejamos a este casal.
Convocatória
Nos termos da alinea b) do nº. 2 do Artº. 28 dos estatutos desta instituição foi convocada uma sessão ordinária desta Assembleia Fiscal, para no dia 29 de Junho de 2020 a realizar no Centro Social de Vila Maior, pelas 10H00 com a seguinte ordem de trabalhos
- Apreciação e votação do Relatório e Contas de 2019, bem como o parecer do Concelho Fiscal.
- Outros assuntos de interesse para a instituição.
Ed. 785 (11/06/2020)
O tempo que faz
No dia 29 de Maio pelas 16H00 forte chuvada acompanhada de trovoada, vinda do lado norte, a nossa aldeia não esperava por uma coisa assim, mas em alguns lugares próximos nada choveu. São coisas da natureza, que, de um momento para outro tudo muda.
Continuando. No dia 31 de Maio pelas 19H00 fortes trovoadas e rajadas de vento que felizmente durou poucos minutos, muita chuva com um pouco de granizo à mistura inundou tudo por onde passou com alguns prejuízos. Mais uma vez a natureza fez das suas. Os tempos estão mudados, o que mais estará para nos acontecer.
Falecimento
Faleceu no hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Inês Pascoal Mateus, com 75 anos de idade, viúva do Sr. Anselmo da Silva, residente que foi na Rua da Sobreira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado, dia 30 de Maio com celebração da palavra na igreja de Vila Maior, pelas 17H00 de onde seguiu para o cemitério local. O seu corpo foi transladado do hospital para a capela mortuária onde esteve em câmara ardente.
Era mãe de Maria Helena da Silva e de António Pascoal da Silva.
Aos seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu na residência da sua filha Lucília, a Sra. D. Alcina de Almeida. Com a linda idade de 97 anos, viúva do Sr. José Ferreira Fernandes, natural de Mões, Castro Daire e residente que foi na rua da escola no lugar de Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sexta-feira dia 5 de Junho pelas 11H00, saindo da casa mortuária de Vila Maior, onde seu corpo esteve em câmara ardente, sendo aí celebrada uma breve oração com seus familiares e sepultada no cemitério local.
Era mãe de Maria da Conceição Almeida Correia e de Lucília de Almeida Ferreira Mões. Sogra de Manuel Figueiredo Correia e de Fradique Bento Mões.
A todos seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 784 (28/05/2020)
Segunda-Feira dia 18 de Maio
Para satisfação de muita gente entramos na 2ª. fase de desconfinamento. Todos ficamos satisfeitos com os testes que se têm realizado, perante esta evolução não há razões para adiar as medidas previstas.
Quase todos os estabelecimentos, escolas, palácios, museus, creches e restauração, vão ter nova vida, mas sim, com algumas regras que se têm que ser adaptadas à nova realidade.
Nesta data a situação do coravirus ou Covid 19 como lhes quiserem chamar era de; registados 29.209 casos infetados, 6.430 recuperados e 1.231 óbitos, de pouco em pouco vamos chegando à normalidade, mas há que continuar as devidas precauções, porque muita confiança pode ser prejudicial e voltarmos ao retrocesso.
Por isso vamos todos cumprir as regras que nos são impostas para bem de toda a humanidade.
O tempo
Este ano o inverno foi mais longo, chegando até aos meados de Maio, com frio e muita chuva, mas agora chegou o calor em força para secar os campos. Estamos num clima que há de ser tudo ou nada.
Os reservatórios de água estão dentro do normal de antigamente.
Ed. 783 (14/05/2020)
Dia das Mães
Foi no dia 3 de Maio o Dia da Mãe, dia triste de muitas mães que não receberam a visita de seus filhos para comemorarem este dia, por muitos estarem, ausentes, outros não ausentes, mas impedidos por causa deste maldito vírus. Não as poderem visitar aquelas que se encontram em Lares, medida esta, muito responsável pelas IPSS. Muitas pessoas pensam que ficam abandonadas nas instituições, mas não, é para a boa proteção do Covid-19.
Deus abençoe todas as mães e para as que já partiram lhes dê o eterno descanso.
Covid-19
Continuamos a lutar pelo bichinho invisível, a evolução da situação epidemiológica continua na mortandade de muitos seres humanos por esse mundo fora.
Não se vislumbra grandes passos positivos para que este fenómeno termine.
No dia 3 de Maio chegamos ao fim do desconfinamento com 1.043 óbitos no nosso país, cremos ver que a seguir nos reserva, com mais pessoas nas ruas e alguns com pouco respeito para com o semelhante, vivendo agora numa situação de calamidade pública.
Deus nos proteja a todos.
Falecimento
Faleceu no dia 28 de Abril no Hospital de Tondela/Viseu a Sra. D. Belmira Pereira de 78 anos de idade, viúva do Sr. Napoleão Barbosa da Rocha, moradora que foi no lugar da Igreja em Vila Maior e ultimamente em São Pedro do Sul.
O seu funeral realizou-se no dia 29 pelas 11H00. Não houve cerimónia religiosa a que qualquer finado deveria ter. Não teve missa de corpo presente na igreja paroquial devido à situação que nos encontramos, devido à epidemia que a todos nos aflige, tendo só a presença de seus familiares, depois de breves orações no cemitério e foi a sepultar no cemitério local.
Era mãe de Manuel da Rocha, Manuela da Rocha, Fernando da Rocha, Maria dos Anjos, António da Rocha, Serafim Rocha, Agostinho Rocha, Ermelinda Rocha, Joaquim Rocha e José Augusto, estes já falecidos.
A todos os familiares sentidos pêsames.
Ed. 780 (26/03/2020)
Regresso a casa
Já teve alta do hospital onde esteve internada mais de um mês a Senhora D.ª Ester Paiva Leal, moradora na rua da escola em Vila Maior.
Veio para casa de seu filho na Várzea de S. Pedro do Sul onde a sua nora a tratará até arranjar forças para regressar à sua residência. Boas melhoras lhe desejamos.
Quaresma sem cerimónias religiosas
Devido ao inimigo desconhecido alastrar por todo o mundo que o tempo de Quaresma está impedido de qualquer vida religiosa por todo o mundo não lembra tal coisa mas é a realidade, todo o ser humano está preocupado.
O Governo está a fazer todos os esforços para matar o inimigo, mas ele está a ser mais forte.
Dizia alguém que tinha lá uma Senhora dos Milagres para os proteger nós temos a divina providência e nossa Senhora da Purificação, para nos valer.
O nosso Concelho também não escapou a esta triste realidade. Hoje a nossa vida é uma incerteza, pensamos hoje no que nos pode acontecer amanhã.
Páscoa Feliz
Para familiares e amigos desejo umas festas felizes dentro da possibilidade de cada um, desejo uma Páscoa Feliz para todos.
É uma época Santa e vamos todos pedir a Deus para afastar o inimigo.
Dia do Pai
Dia 19 de março, dia de todos os pais, este ano um pouco mais triste para os pais que não puderam abraçar e beijar os seus filhos, assim me aconteceu.
Tenho em Lisboa o meu filho Zé que me telefonou duas vezes. Tenho o meu filho Vitor que mora mais perto em S. Pedro do Sul, que me telefonou durante o dia, mas como sempre vem ver os pais, à noite lembrou-se de vir com a sua esposa ver os Pais, chegando ao local de residência em Vila Maior, telefonou-me dizendo para irmos ao portão, estranhei, quando chegámos as suas palavras foram logo, deixem estar o portão fechado, nós não vamos entrar, não há cumprimentos, só viemos ver vos, eles no meio da estrada e nós dentro do portão.
É triste mas aconteceu neste dia tão importante não poder dar um abraço um beijo, a seus filhos, porquê tudo isto meu Deus, por causa de um assassino que continua a matar sem dó nem piedade.
Há pais que também lhes acontecerá o mesmo o que me aconteceu a mim. Por isso protegei vos do inimigo que continua ao ataque.
Ed. 778 (27/02/2020)
Os idosos também se divertem no Carnaval
No dia 20 os idosos do Centro Social de Vila Maior deslocaram-se ao pavilhão desportivo de Santa Cruz da Trapa, em parceria com outras instituições, Lar da Misericórdia, A.R.C.A., Centro Social e Paroquial de Manhouce e Centro Profissional de Carvalhais.
Foi uma tarde de convívio e animação, os grupos desfilaram com seus lindos trajes e improvisados.
No final houve troca de lembranças e lanche.
Hospitalizada
Deu entrada no Hospital de Viseu no dia 18 de Fevereiro pelas 14H00 devido a uma queda na sua residência a Sra. D. Ester Paiva Leal moradora na Rua da Escola em Vila Maior, onde fraturou algumas costelas.
Foi chamado o INEM, com rapidez e eficiência do Sr. Paulo a transportou ao Hospital.
Falecimento
Faleceu no Hospital de Tondela a Sra. D. Maria de Lurdes Ribeiro Gomes, com 83 anos de idade, viúva do Sr. Miguel Almeida Ferreira, residente que foi na Rua Principal, Joazim, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quinta-feira, dia 20-02-2020 saindo em cortejo fúnebre da sua residência pelas 15H00, onde seu corpo esteve em câmara ardente, e com missa de corpo presente na igreja de Vila Maior, de onde seguiu para o cemitério local.
Era mãe de Maria da Conceição Gomes Ferreira, Maria da Graça Vila Nova, António José, Vitor Augusto, Maria Manuela e Adelina de Lurdes Gomes.
A todos os familiares sentidos pêsames.
Ed. 777 (13/02/2020)
Festa da Nossa Senhora da Purificação
Realizou-se no domingo, dia 2 de Fevereiro a Festa da Nossa Senhora da Purificação nossa padroeira. Ao contrário de outros dias, o domingo estava um lindo dia de Primavera.
O andor com lindas flores veio dar a volta ao Calvário em procissão cantada pelo Grupo Jovem. Muita gente esteve presente nesta festa da nossa padroeira.
As senhoras mordomas para esta no são, D. Estela Rodrigues, D. Suzana Poças, D. Fátima Rocha e D. Lena.
No sábado começou a festa a Nossa Senhora para as crianças e respetivas mães.
Falecimento
Faleceu em Lisboa, a Sra. D. Maria Fernanda de Sousa Ribeiro, com 83 anos de idade, viúva do Sr. Joaquim Ribeiro, residente em Lisboa e natural que foi na Rua dos Alhais, lugar de Cobertinha, Vila Maior.
O seu corpo foi transladado de Lisboa para a casa mortuária de Vila Maior e o seu funeral realizou-se sábado dia 1 de Fevereiro pelas 14H30, saindo da casa mortuária de Vila Maior onde seu corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a igreja da mesma freguesia, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local.
Era mãe de Francisco José de Sousa Ribeiro.
A seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 776 (30/01/2020)
Depressão Glória
No dia 20 de Janeiro a nossa região também foi fustigada por fortes ventanias vindas do lado norte, era completamente gelo que se fazia sentir neste forte vento. Não se consta que tenha feito grandes prejuízos, só umas árvores derrubadas. No dia seguinte continuou mas menos forte.
O frio continua a gelar os corações.
Festa de Santo Antão
Realizou-se no domingo dia 19 de Janeiro em Goja – Sendas a festa de Santo Antão. A festa começou pela manhã com arruada pelas ruas das povoações pela Banda Filarmónica de Pinho. A missa começou pelas 10H30 e procissão com os seus lindos andores muito bem ornamentados com lindas flores. Como já vem sendo tradição. As meninas têm mesmo gosto. O tempo também ajudou com lindo sol.
No final começou o leilão das ofertas ao santo prolongando-se pela parte da tarde. À noite houve atuação de um grupo na sede da Associação de Goja – Sendas.
Falecimento
* Faleceu no hospital de S. Teotónio em Viseu, o Sr. João Batista Oliveira, com 85 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria dos Prazeres Carvalho, natural e residente que foi na Rua do Aido, lugar de Goja, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quarta-feira dia 15 de Janeiro pelas 15H30 saindo da sua residência, onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para o igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultado no cemitério local.
Era pai de Maria de Lurdes Oliveira Ferreira, Maria das Dores Carvalho Oliveira Gomes, Maria de Fátima Carvalho Oliveira, Miquelina Carvalho Oliveira Breschim, Cândida Maria Carvalho Oliveira, Miguel Carvalho Oliveira, Idalina Carvalho Oliveira Alves, Acácio Manuel Carvalho Oliveira, Rogério Carvalho Oliveira e Sandra Cristina Carvalho Oliveira.
A esta numerosa família este correspondente deseja sentidos pêsames.
Ed. 775 (16/01/2020)
Movimento demográfico
No ano de 2019 o movimento demográfico, foi o seguinte:
* Funerais 13
* Batizados 5
* Casamentos 0
Falecimento
* Faleceu no Centro Social de Vila Maior a nossa centenária, a Sra. D. Maria do Céu Rodrigues, com 106 anos de idade, viúva do Sr. Otelo de Almeida, natural e residente que foi na Rua de Santa Eufémia, no lugar da Ponte Nova, São Pedro do Sul.
O seu funeral realizou-se terça-feira dia 7 de Janeiro pelas 14H30 na igreja do Convento em São Pedro do Sul, onde o corpo estava em câmara ardente, sendo aí celebrada missa de corpo presente, seguindo em cortejo fúnebre para o cemitério da cidade.
Era mãe de: Maria Rosa, Joaquim Rodrigues (já falecidos), de José R. Almeida, Maria de Fátima Almeida, Maria de Lurdes, Maria da Conceição, Emília Tarsília Rodrigues e Maria do Carmo.
Quando foi a inauguração do Lar e Centro de Dia do então Presidente da República Senhor Professor. Aníbal Cavaco Silva em 07/DEZ/2013 a Sra. D. Maria do Céu teve o previlégio de oferecer um ramo de flores à esposa do Senhor Presidente. São coisas que recordamos com saudade.
A todos os seus familiares este correspondente e das instituição vão as nossas condolências.
* Faleceu na sua residência a Sra. D. Fernanda Pinto Silva, com 88 anos de idade, viúva do Sr. António Regalo, natural e residente que foi na Rua das Eirinhas no lugar da Cobertinha, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quarta-feira, dia 8 de Janeiro pelas 14 horas, saindo da casa mortuária onde seu corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a igreja da mesma freguesia, sendo celebrada missa de corpo presente, seguindo para jazigo de família no cemitério local.
Era mãe de José Carlos da Silva Regalo, Idalina Pinto da Silva Regalo Teles, Arlindo António da Silva e Maria Estrela da Silva Regalo Coelho.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 774 (12/12/2019)
Festa da Nossa Senhora Imaculada Conceição
Realizou-se no passado domingo, dia 8 de Dezembro Festa de Santa Luzia
a festa da Nossa Senhora da Conceição, na nossa paróquia de Vila Maior. A igreja estava cheia de fiéis e foi solenizada pela Banda Filarmónica de Pinho, que também veio ao calvário em procissão tocando músicas do seu reportório.
Nossa Senhora da Conceição padroeira da nossa Irmandade da freguesia de Vila Maior.
Todos os anos tem a sua festa de congregação.
Festa de Santa Luzia
Realizou-se na sexta-feira dia 13 de Dezembro a festa a Santa Luzia na nossa paróquia de Vila Maior, com procissão ao Cruzeiro.
Sendo o dia 13 de Dezembro o seu próprio dia, as festas do povo são no Domingo de Pascoela com tradições muito antigas, embora que, sendo um dia de trabalho estava muita gente na Santa Missa.
Festa de Natal no Centro Social
Realizou-se dia 16 de Dezembro a festa de Natal como vem sendo tradição, funcionárias e utentes da instituição. Foi uma tarde de convivio entre gerações.
Pelas 16H30 foi o momento de nos dirigirmos ao salão de refeições onde estavam as mesas recheadas de gouzeimas.
Estiveram presentes os membros da Assembleia Geral da instituição, assim como outros convidados.
As senhoras funcionárias da instituição abriram e fecharam o espetáculo.
A Tuna da Misericórdia Sénior de São Pedro do Sul tocaram e cantaram, e encantaram, todos os presentes.
Ed. 773 (28/11/2019)
Eleições no Centro Social de Vila Maior
Foi convocada uma reunião para o dia 28 de Novembro uma assembleia geral para aprovação e votação do orçamento e plano de atividades para 2020 e parecer do órgão de fiscalização e eleições dos corpos gerentes para o quariénio 2020/23.
A mesa foi constituída pelos seguintes elementos,
- Presidente Agostinho Pinto Moura
- Primeiro secretário Benilde Oliveira Caloba
- Segundo secretário Marco Filipe C. Pinto
- Direção Manuel Moura Pinto
- Secretário Victor Jorge P. Leal
- Tesoureira Bruna Raquel de S. H. Figueiredo Pinto
- Suplente Guilherme R. Figueiredo
- Suplente José A. A. Poças
- Suplente Adão C. Claudino
Concelho fiscal
- Presidente Pedro Miguel Mouro L.
- Vogal Henrique R. Figueiredo Fonseca
- Vogal Henrique R. Figueiredo Caloba
- Suplente António M. Pinto Moreira
- Suplente João D. Lasca Mouro
- Suplente Luis F. da Rocha Figueiredo
As duas estações da vida
A vida tornou-se como as duas estações do ano, Primavera e Inverno.
Quando iniciamos a vida na terra, faz-nos desabrochar para o mundo tudo de belo.
Como as sementes lançadas à terra e o semeador a vê-las a crescer. Com o passar dos anos cada um com a sua história de vida vamos amadurecendo como o fruto da árvore de folha caduca, faltando capacidade, forças e saúde.
Depois chega o Inverno da vida tão sombrio e frio, vai dando lugar ao desânimo e tristeza como a saudade do passado.
O amor a Deus à família vai-se tornando cada vez mais tal como as estações do ano, também as estações da vida.
Festa a Santa Bárbara
Realizou-se no dia 1 de Dezembro na nossa paróquia a festa a Santa Bárbara, padroeira das trovoadas. O tempo estava de chuva e frio, mas, mesmo assim esteve muita gente presente na cerimónia religiosa.
A procissão não se realizou devido ao mau tempo.
Ed. 772 (13/11/2019)
Uma quinzena sem notícias
Devido a problemas de saúde não foi possível enviar minhas notícias, da qual peço minhas desculpas aos nossos leitores.
De princípio uma coisa que parecia simples, mas, que teve alguns contornos de complicações.
Felizmente o pior já passou.
No mesmo estabelecimento hospitalar também esteve internado o Sr. Albertinho Ribeiro da Costa, residente em Cobertinha, Vila Maior, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica, mas já se encontrando em convalescença na sua residência junto de sua família. Boas melhoras Sr. Albertinho.
Cerimónia de fiéis defuntos
Realizou-se domingo dia 10 de Novembro o dia de fieis defuntos na nossa paróquia de Vila Maior.
A cerimónia começou pelas 14H00 com confissões seguindo-se a missa com 3 padres. No final a procissão ao cemitério, com muita gente para relembrar seus familiares. É pena que muitos só se lembrem neste dia.
O pároco Sr. Padre Alexandre não pode estar presente devido a uma intervenção cirúrgica, boas melhoras lhe desejamos.
O tempo
No dia 14 de Novembro pelas 13H00 a nossa região foi fustigada por fortes ventanias e uma saraivada que o chão ficou todo coberto. Árvores derrubada, pessoas feridas que tiveram de receber tratamento no Centro de Saúde e corte de luz por algumas horas. Deu muito trabalho aos bombeiros e à proteção civil.
Festas natalícias
Tempo de amor e de esperança, que o novo ano nos traga muita paz, alegria, compreensão entre as famílias. Um beijinho para todos os meus familiares, e um abraço para os nossos leitores e amigos.
Falecimento
Faleceu no hospital de Tondela a Sra. D, Maria de Lima, com 80 anos de idade. Deixa viúvo o Sr. António Alves Quintas, natural de Moledo, Castro Daire e residente que foi na Rua da Escola, Vila Maior. O funeral realizou-se terça-feira, dia 19 de Novembro pelas 16H00, saindo da casa mortuária onde esteve em câmara ardente de onde saiu para igreja onde teve missa de corpo presente e foi a sepultar no cemitério local.
Era mãe de Acácio de Lima, Maria de Lurdes Lima, Isabel Quintas e Cristina Quintas.
Sr.ª Maria te recordamos com muita saudade, nossa vizinha que nos deixaste.
A seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 770 (24/10/2019)
Séniores sem fronteiras
Os séniores sem fronteiras nasceram nas primeiras reuniões da partilha de experiências e boas práticas, que se realizaram entre o Centro Social de Vila Maior, a Casa do Povo de Parada e a Associação Social e Cultural de S. Joaninho. Rapidamente, a iniciativa cresceu e juntou várias IPSS dos dois concelhos. Numa tarde de muita animação onde as equipes ASSOCREL, CPS Carvalhais, CS de Vila Maior, ACSS Joaninho e Casa do Povo de Parada competiram para alcançar o primeiro lugar destes Sénios sem fronteiras de 2019.
Foi com muito orgulho que o Centro Social de Vila Maior integrou a organização do evento e reuniu, ainda, numa fantástica equipa, composta por utentes e colabores, que trouxe para a instituição o prémio do 2º. lugar.
Esperamos voltar a encontrar-nos todos no próximo ano, na segunda edição dos séniores sem fronteiras, pois são estas as iniciativas que trazem dinamismo às práticas com a população sénior da nossa zona e que afastam o sentido pejorativo da palavra “Velho”.
Festa a Nossa Senhora do Rosário
Realizou-se no domingo, dia 13 de Outubro a festa da Nossa Senhora do Rosário na paróquia de Vila Maior. A procissão veio ao Calvário onde no trajetos e cantou e rezou a Nossa Senhora. Muita gente esteve nesta festa religiosa, o andor estava muito bem ornamentado com lindas flores.~
Os mordomos para o ano são, Carlos Alberto Pinto Almeida, António Metelo e Fernando Luís.
Que orgulho termos duas centenárias na nossa instituição
O Centro Social de Vila Maior IPSS, tem o prazer de ter nos seus utentes duas centenárias, que, a Sra. D. Marina de Sousa fez no dia 11 de Outubro os seus 100 aninhos e se Deus quiser daqui a poucos dias a Sra. D. Maria do Céu vai fazer 106 aninhos.
A festa à D. Marina de Sousa foi realizada no seu quarto junto da sua família e das senhoras funcionárias da instituição, que também tiveram o prazer de se associarem a este momento tão importante.
Mais uma vez parabéns à Sra. D. Marina e à sua filha que por acaso também fez anos nesse dia.
Falecimentos
Faleceu no Hospital de Tondela, o Sr. João Pinto Póvoa, com 68 anos de idade. Deixa viúva a Sra. D. Lucinda Poças Rodrigues, natural e residente que foi na Rua do Concelho, no lugar de Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se dia 16 de Outubro pelas 14 horas, saindo da capela de Goja, onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultado no cemitério local. Era pai de Sofia Margarida Rodrigues Póvoa e João Ricardo Rodrigues Póvoa e sogro de Rogério Carvalho Oliveira e de Aldina Lopes Nunes. Sentidos pêsames a todos seus familiares.
Faleceu no IPO de Coimbra, a Sra. D. Natália Martins Ribeiro de Almeida, com 65 anos de idade, deixa viúvo o Sr. Joaquim Pinto de Almeida, natural de Parada de Ester e residente que foi na Rua Principal, no lugar de Casalinho, Vila Maior. O seu funeral realizou-se quarta-feira di 16 de Outubro pelas 16H30 saindo da casa mortuária de Vila Maior, onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a igreja sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local. Era mãe de Maria da Conceição Ribeiro Almeida e de José Manuel Ribeiro Almeida. Sogra de Paulo Alexandre Pinto Lima (Presidente da Junta de. Freguesia de Vila Maior) e de Emília de Almeida.
Senhora muito estimada por todos que a conheciam.
A todos os seus familiares este correspondente, apresenta sentidas condolências.
Estes dois funerais foram um grande sentimento de pesar.
Ed. 769 (10/10/2019)
Festa a S. Miguel
Realizou-se Domingo dia 29 de Setembro na nossa Paroquia a Festa a S. Miguel.
Muita gente esteve presente para agradecer ao Santo as boas colheitas, a procissão veio ao Cruzeiro com o seu lindo andar.
Parabéns aos senhores mordomos.
As vindimas
Os senhores agricultores já andam atarefados na recolha de seus produtos agrícolas em especial as uvas e os milhos, nesta altura esta bom tempo, mas tem medo que o mesmo mude.
E se vira a chuva, para as colheitas não é bom.
Dia Internacional do Idoso 2019
O Dia Internacional do Idoso comemora-se anualmente no dia 1 de Outubro.
Este ano, o centro social de Vila Maior assinalou este dia de uma forma muito especial na companhia de muitos amigos do Centro Social Nossa Senhora das Neves de Gumiei.
Ao longo de uma tarde recheada de música e animação, os seniores das duas instituições provaram uma vez mais, que ser velho não e sinonimo de ser inútil, muito pelo contrario! Conforme a mensagem levada pelos utentes do Centro Social de Vila Maior, a velhice continua a ser período de aprendizagem e, sobretudo, de aproveitar a sabedoria que a experiência traz. E tempo para manter os corpos e mentes ativas e para desfrutar das oportunidades que a velhice proporciona.
O encontro com os utentes do centro social Nossa Senhora das Neves foi mais uma iniciativa que proporcionou uma excelente tarde de lazer e convívio, e que alegrou o espírito de todos os participantes.
Eleições legislativas 2019
Na freguesia de Vila Maior as eleições tiveram os seguintes resultados dos seis partidos mais votados:
Partido Socialista – 215
Partido Social Democrata – 177
Partido SDS PP – 32
Partido BE – 31
Partido PSP – 11
Partido PAN – 8
O Partido Socialista foi o vencedor destas eleições.
Brancos – 21
Nulos – 17
Ed. 768 (26/09/2019)
Falecimento
Faleceu no Hospital de São Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria Madalena Pinto Portela, com 81 anos de idade, viúva de João Armindo Campos Portela, natural e residente que foi na Rua das Eirinhas, no lugar da Cobertinha, Vila Maior
O seu funeral realizou-se no sábado dia 31 de Agosto pelas 17 horas, saindo da capela mortuária de Vila Maior, onde seu corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a igreja, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local.
Era mãe de, Laurinda da Conceição Rodrigues, José Batista de Oliveira Pinto (já falecido) e Hermínia de Jesus Batista Gomes.
A todos seus familiares sentidos pêsames.
Polo escolar do Nordeste – Vila Maior
A passada sexta-feira, dia 13, não foi dia de azar para a zona nordeste do concelho e particularmente, para a freguesia de Vila Maior. Pelo contrário, foi um dia abençoado, pois foi cumprido um dos itens do plano diretor municipal (PDM) inscrito desde a sua aprovação, em meados da década de 90 do século passado.
Com a presença do presidente da câmara municipal, do vice-presidente, da vereadora do pelouro, da responsável da Direção Regional de Educação do Centro, do presidente da junta, dos professores, das assistentes operacionais, dos alunos, dos seus encarregados de educação e de outras pessoas, foi inaugurado o polo escolar.
No ato, todas as entidades realçaram a importância das novas instalações, dos seus espaços, do equipamento e das acessibilidades. Quanto à comunidade escolar, nomeadamente aos corpos docentes e discente, foi feito um apelo à rentabilização das novas condições de que agora dispõem, num incentivo de esforço e de melhoria dos resultados a obter.
E, entretanto, o presidente da câmara valeu-se da oportunidade para um especial agradecimento ao Prof. Manuel Mouro por todo o empenho que teve no sentido da instalação do polo na freguesia.
Ed. 767 (12/09/2019)
Junta adquiriu carrinha
A Junta de Freguesia de Vila Maior adquiriu uma carrinha de caixa aberta “Nissan” que serve para transportar passageiros e remover os resíduos das ruas para que não fiquem até apodrecer.
É de louvar, o trabalho que estão a realizar, são elementos que ainda pertencem à classe da juventude. E para comprovar está a festa “Bio” realizada no campo da Bela Vista na Cobertinha nos dias 19/20 e 21 de Julho que foi um êxito que se deslocaram a Vila Maior centenas de pessoas. Tudo isto dá vida, alegria à nossa aldeia.
Acidente
No dia 21 de Julho qu8ando assistia à festa “Bio” no campo da Bela Vista na Cobertinha, a Sra. D. Deolinda Caseiro, residente na mesma localidade deslocou-se ao sítio onde estava e numa pequena rampa caiu e partiu um pé. Chamado o INEM segui para o hospital de Viseu, já se encontrando em sua residência. Boas melhoras, desejamos à Sra. D. Deolinda.
Batizado
Recebeu o Sacramento do Batismo no domingo dia 14 de Julho na igreja paroquial de Vila Maior a menina Benedita Paiva Rocha com um ano de idade. Filha de Luís Carlos Figueiredo da Rocha e de Cátia Daniela Paiva Carvalho, residentes em Sendas. Vila Maior.
São avós maternos Carlos Alberto Almeida Carvalho e Jacinta da Conceição P. Mões e paternos, José Carlos R. Rocha e Maria Angelina Martins Figueiredo.
Apadrinharam o ato religioso, Luís Miguel F. Paiva e Filipa Raquel F. Rocha.
Depois da cerimónia religiosa, familiares e amigos dirigiram-se para o Hotel Lisboa para convívio e almoço.
Parabéns a seus pais e que a menina Benedita tenha um futuro risonho ao longo de sua vida.
Os nossos emigrantes
Tivemos o prazer de cumprimentar alguns de nossos emigrantes, nossos assinantes que vieram para passar as suas merecidas férias junto de seus familiares e amigos.
Para já lhes desejamos uma boa estadia e que tenham um bom regresso aos seus países de acolhimento para mais um ano de trabalho e que tudo corra pelo melhor.
Festa da família Calôba
No domingo, dia 4 de Agosto a família Calôba de Vila Maior esteve em festa por graças recebidas. A festa realizou-se na igreja paroquial de Vila Maior e foi solenizada por elementos da família, e que bem se saíram a cantar e tocar os seus instrumentos. Saíram em procissão 2 andores, do Sagrado Coração de Jesus e o de Nossa Senhora de Fátima.
Vieram familiares de muito longe para assistir e ajudar a esta linda festa. No final juntou-se toda a família para o almoço na sua residência.
Parabéns à família Calôba.
Arraial de Verão – Valadares
Decorreu no passado dia 30 de Julho, terça-feira, o 1º. Arraial de Verão, no Centro Social de Valadares. Esta iniciativa reuniu algumas IPSS numa tarde animada, cheia de música, dança e muitos sorrisos. Estiveram presentes os utentes do Centro de Dia do Centro de Promoção de Carvalhais, da Misericórdia de Santo António, da Associação de Solidariedade Social – ARCA, do Centro Social de Vila Maior e da instituição que acolheu o evento, o Centro Social de Valares. Cada uma das instituições animou a tarde dos participantes com uma pequena apresentação de cantares ou danças alusivas às tradições e ao verão. No final das apresentações, decorreu um pequeno bailarico que abriu o apetite para um delicioso lanche. Esta foi mais uma agradável iniciativa que permitiu o convívio interinstitucional e promoveu a partilha de sorrisos e alegria entre todos os idosos das instituições participantes.
Falecimento
Faleceu no hospital Amadora Sintra a Sra. D. Alcina Gomes Ferreira, com 99 anos de idade, viúva do Sr. Fernando Ribeiro da Costa, residente que foi na Cobertinha, Vila Maior. O seu funeral realizou-se dia 19 de Julho com missa de corpo presente na igreja de Vila Maior pelas 17H30, de onde seguiu para campa de família no cemitério local. O seu corpo foi transladado do dito hospital para a casa mortuária de Vila Maior. Era mãe de, Alberto Manuel Ferreira R. da Costa e Maria Teresinha do Vale R. Costa Ferreira. Avó de D. Sofia Pinto Ferreira. D. Carla Pinto Ferreira e de Pedro Pinto Ferreira.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Festa em honra da Nossa Senhora da Ribeira
Realizou-se quinta-feira, dia 15 de Agosto a festa em honra da Nossa Senhora da Ribeira em Nespereira, Vila Maior. A santa missa foi celebrada pelas 9 horas no átrio da capela e solenizada pela Banda Filarmónica de Pinho, assim como na procissão com seus lindos andores, que deram uma visão mais colorida à festa. Muita gente se associou a esta festa como já vem sendo tradição.
A festa começou na quarta-feira pelas 22 horas com o Grupo Back in Time. Quinta-feira pelas 16 horas o Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior, 18 horas o Rancho de Serrazes para terminar pelas 22 horas GIShow.
Festa da Senhora das Colmeias
Realizou-se no domingo dia 18 de Agosto a festa da Nossa Senhora das Colmeias em Goja – Sendas, Vila Maior, saindo da sua capelinha no lugar de Terras de Santa Maria.
A procissão saiu da sua capelinha pelas 17 horas para a capela de Santo Antão para aí ser celebrada a santa missa. O trajeto é um pouco longo para quem pouco pode andar. O tempo ao contrário de outros anos estava fresco e com ameaça de chuva.
Falecimento
Faleceu no Hospital de São Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria Celeste Rodrigues Vieira de Sousa, com 74 anos de idade. Deixou viúvo o Sr. Eduardo Sousa, natural de Tourais, Seia e residente que foina Rua da Bela Vista no lugar da Cobertinha, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se na segunda-feira dia 19 de Agosto pelas 17 horas, saindo da capela mortuária de Vila Maior para a igreja da mesma freguesia, sendo celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local.
Era mãe de; Rogério Vieira Sousa e Maria Cristina de Sousa. Senhora muito estimada por todas as pessoas de seu conhecimento.
A família agradece reconhecidamente a todas as pessoas que a acompanharam na sua doença e à sua última morada.
A todos seus familiares sentidas condolências.
Ed. 766 (25/07/2019)
Festa de matrimónio
Aniversário dos 67 anos de matrimónio de Guilherme Figueiredo e Cesaltina Figueiredo
Realizou-se sábado dia 6 de Julho em São Pedro do Sul a festa dos 67 anos de matrimónio de Guilherme Figueiredo e Cesaltina Figueiredo, rodeados de seus familiares e amigos.
Este matrimónio foi realizado em 6 de Julho de 1952 na igreja dos Anjos em Lisboa.
Estes anos todos foram de muito trabalho, alegrias e tristezas, umas com a Graça de Deus e Lhe agradecemos pela longevidade e com alguma qualidade de vida.
Festa do Senhor
Realizou-se no domingo, dia 14 de Julho na nossa paróquia a festa do Corpo de Deus, Cristo Redentor. A missa realizou-se pelas 9H30 cantada pelos elementos da Banda de Pinho, que também abrilhantaram a procissão ao Calvário. A igreja estava cheia de fiéis que se associaram a esta festa com lindas passadeiras. Este ano até o cruzeiro estava enfeitado. Parabéns a todos que e empenharam neste evento.
Internamento
Encontra-se neste momento internada em Viseu a Sra. D. Natália Regada, residente em Casalinho, Vila Maior.
As voltas que a vida dá. Ainda há dias estávamos todos a ver as marchas populares em São Pedro do Sul em bom clima de festa e hoje encontra-se no leito do hospital.
Boas melhoras, desejamos à Sra. D. Natália e que regresse em breve ao seu seio familiar.
Falecimento
Faleceu no hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Gracinda Ferreira Ribeiro, com 80 anos de idade, residente que foi na Calçada do Pereiro, Nespereira, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quinta-feira, dia 4 de Julho, saindo em cortejo fúnebre da capela de Nespereira pelas 17H30, onde esteve em câmara ardente, com missa de corpo presente na igreja da paróquia, onde seguiu para o cemitério local.
Era mãe de, Maria Cidália Ferreira Pinto e avó de Maria Alexandrina Figueiredo.
Aos seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 764 (27/06/2019)
Festa anual no Centro Social
Realizou-se no dia 8 de Junho a festa anual da instituição onde participaram u8tentes do domicilio e do lar, assim como sócios da instituição.
A participação foi gratuita com inscrição prévia para os sócios da instituição. Muita gente se associou à festa, que teve e animação dos grupos “Os Vouguinhas” e o Grupo de Concertinas da Cobertinha, Vila Maior que animaram os utentes até às 18H30-
As senhoras funcionárias da instituição também animaram a festa com as suas danças.
Junta de Vila Maior também aderiu à Natalidade
Em reunião da Assembleia de Freguesia, na sua reunião delegou para incentivar as famílias para terem mais filhos, porque a população de Vila Maior está cada vez mais envelhecida.
O índice populacional entre óbitos e natalidade é muito desproporcional.
Vamos lá rapaziada toca a trabalhar porque €.250,00 é de aproveitar.
Marchas de Santo António na Misericórdia de S. Pedro do Sul
Decorreu na quinta-feira, dia 13 de Junho, mais um encontro das IPSS do concelho de São Pedro do Sul. Desta vez o tema foram as marchas de Santo António e serviram de mote para uma tarde animadíssima.
Juntaram-se na Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social de Vila Maior, o Centro de Dia do Centro de Promoção Social de Carvalhais, o Centro de Dia e Paroquial de Manhouce, a ARCA e a ASSOL, e cada uma destas instituições teve a oportunidade de apresentar a sua marcha.
Foi uma tarde muito animada de partilha, de encontro de caras conhecidas e encontro de caras novas. O Centro Social de Vila Maior marchou ao sopm da marcha de 2018, com uma letra adaptada à nossa instituição e uma coreografia adaptada aos nossos utentes.
É pena que a proteção de dados condicione as fotografias.
Festa a Santo António
Realizou-se no domingo dia 126 de Junho a festa a Santo António na nossa paróquia em conjunto com a festa da catequese dos meninos e meninas. A festa foi cantada pelas crianças juntamente com suas catequistas.
Os pais e padrinhos acompanharam as crianças na Santa Missa.
A igreja estava cheia de fiéis e no final houve procissão em honra de Santo António.
Ed. 763 (13/06/2019)
Festival de Folclore
Realizou-se no dia 2 de Junho o XXII Festival de folclore do grupo de Danças e Cantares de Vila Maior. No recinto do parque desportivo da Cobertinha estava muito bem composto de gente, poderia estar muito mais se fosse mais anunciado, o tempo estava mais fresco também ajudou.
O programa foi o seguinte, pelas 15H15 inicio do cortejo dos ranchos. 15H30 entrega de lembranças aos grupos participantes. 15H45 Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior (anfitrião). 16H15 Rancho Folclórico de Oliveira de Sul, São Pedro do Sul. 16H45 Rancho Folclórico de Carvalhais, São Pedro do Sul. 17H30 Rancho Folclórico da Granja, Castro Daire. Desta vez os ranchos eram todos da zona.
Eleições para o Parlamento Europeu
Realizaram-se na nossa freguesia as eleições para o Parlamento Europeu. O pior resultado de sempre do PSD, deu vitória ao PS.
Os cinco partidos mais votados foram; Socialistas) 127, Sociais Democratas 103, Populares 28, Bloco de Esquerda 23 Animais e Natureza (a grande surpresa) 7, Brancos 24 e Nulos 16.
Maio despediu-se com muito calor. Nos princípios de Maio o tempo estava muito frio para a época. Mas com o mês ia passando, o calor fez-se sentir mais para o fim. O calor veio e de que maneira.
Porque o ditado não engana, “Em Maio comem-se cerejas ao borralho”.
Passeio à Senhora dos Remédios
No passado dia 23 de Maio, quinta-feira, o Centro Social de Vila Maior deu inicio à época de passeios, e com um grupo de utentes das várias valências da instituição, dirigindo-se até Lamego para visitar o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. Depois do almoço, num parque de merendas perto do santuário, os utentes tiveram ainda a oportunidade de visitar a Igreja de São João de Tarouca e ficaram maravilhados com toda a beleza e pormenor da construção.
Após o lanche, num agradável parque, em Várzea da Serra, houve ainda oportunidade para visitar a capela de Nossa Senhora da Ouvida.
Foi um dia rico de convívio e cultura, a marcar o inicio da época dos passeios.
Desfile ecológico – Maio Florido
Decorreu no passado dia 26 de Maio, domingo, o desfile ecológico, inserido no projeto “Maio Florido”, uma iniciativa da Associação Cultural de Santa Cruz da Trapa.
Este desfile ecológico reuniu as IPSS do concelho de São Pedro do Sul, que desfilaram para mostrar os trajes elaborados pelos utentes.
O Centro Social de Vila Maior desfilou com as saias e calças reutilizadas de uma atividade anterior, e ornamentou os participantes com alguns adereços por eles construídos com pap+el de jornal e copos de papel.
Ed. 762 (23/05/2019)
Dia 15 de Maio “Dia Internacional da Família”
No dia 15 de Maio assinalamos o “Dia Internacional da Família” da ERPI e do C.D., sem nos esquecermos de todos os membros que compõem, a ERPI. II e o Sad.
Família não é apenas aquela unida por laços de sangue e, neste dia, fazemos questão de sublinhar esta ideia.
Na nossa instituição insistimos que todos os membros sintam que podem contar com o apoio, carinho, afeto e suporte uns dos outros, tal como deve acontecer no seio familiar.
Neste dia, consideramos importante escutar as opiniões dos nossos utentes acerca da família! Numa dinâmica de grupo intenso, concluímos os principais valores que devem estar associados ao sistema familiar e percebemos, ainda, de que forma podemos comparar a uma árvore. De acordo com um nosso utente a árvore é o suporte que. Quando é cuidada e cultivada dá bons frutos, do mesmo modo, a família deve ser uma base repleta de união, proteção, apoio, carinho. Amor e aconchego, para que também ela dê bons frutos.
Festa anual
O Centro Social de Vila Maior tem a honra de convidar V.Exa., na qualidade de sócio, para participar na festa anual da instituição, que se realizará nas nossas instalações no dia 8 de Junho do corrente ano pelas 16 horas. A participação é gratuita, mediante a inscrição prévia nos serviços administrativos do centro social, nos dias uteis, das 9H00 às 17H30, ou pelo telefone durante o mesmo horário.
A inscrição deverá ser feita até ao dia 27 de Maio de 2019.
Falecimento
Faleceu no Centro de Saúde de São Pedro do Sul a Sra. D. Gracinda Rodrigues Moita, com 92 anos de idade, casada com o Sr. Valentim Francisco da Rocha, residente que foi no Lugar de Sendas, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quarta-feira, dia 8 de Maio com missa de corpo presente na capela de Gôja, pelas 17H30 de onde seguiu em cortejo fúnebre para campa de família no cemitério local.
O funeral de D. Gracinda foi um grande sentimento de pesar, porque era uma senhora muito querida entre familiares e amigos.
Era mãe de Henrique Francisco Rodrigues da Rocha, José Carlos Rodrigues da Rocha, Maria Rodrigues da Rocha Ferreira e Álvaro Rodrigues da Rocha.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 761 (09/05/2019)
Continuam as obras da nossa igreja
Desta vez as obras são a renovação do soalho porque já se verificavam certas ruturas, porque já era muito antigo. Quando as obras estiverem concluídas ficamos com a igreja renovada até algumas gerações, graças aos que se puseram a estas obras e a quem ajudou.
As missas têm sido celebradas na sala contigua à casa mortuária.
Vamos ficar uns dias sem o nosso pároco devido a uma operação inesperada. Para já desejamos as rápidas melhoras e que regresse em breve para junto dos seus paroquianos.
Ed. 760 (25/04/2019)
É bom ver reconhecido o nosso trabalho
No domingo de Ramos no Adro da Igreja, estava a realizar-se a benção dos Ramos, quando algumas pessoas incluindo senhoras, agradeceram a retoma do envio das notícias de Vila Maior, reconhecer que são muito úteis, não só para os leitores do país mas como também os que se encotram no estrageiro.
Tríudo Pascal
Tempo de Quaresma já passou, agora é tempo de oração e preparação para a Páscoa e ressureição do Senhor.
Agora entramos na celebração do Tríudo Pascal, que teve o seu começo na tarde de quinta-feira Santa prolongando-se até domingo, com a vigília Pascal.
Na quinta-feira a cerimónia do lava-pés teve a participação de três utentes do Centro Social.
O tempo
Desde o primeiro dia de abril que o tempo tem andado muito instável, mas o pior foi na tarde de quinta-feira dia 18, pelas 18:00 horas, fortes descargas eléctricas acompanhadas de grosso granizo e muita chuva que fizeram muitos estragos na agricultura. Deus nos valha.
Hospitalizado
Encontra-se neste momento internada no hospital S. Teotónio em Viseu a Sr.ª D.ª Piedade Metelo residente no lugar da Igreja em Vila Maior.
Boas melhoras desejamos à Sr.ª D.ª Piedade.
Ed. 759 (11/04/2019)
Não poderia ficar indiferente às muitas solicitações das pessoas às quais, a recusa não me ficaria bem. Continuo a mandar notícias, porque estas não são lidas só em solo nacional, mas também no mundo onde residem muitos nossos compatriotas. Enquanto puder e as minhas capacidades forem reconhecidas, a nossa freguesia de Vila Maiorenses merece tudo o que possa fazer de bem.
Vila Maior recebeu Programa Aldeia Segura
O sábado dia 30 de Março pelas 10 horas na Junta de Freguesia um exercício da Proteção Civil.
Compareceram as individualidades que apresentaram suas ideias, que, foram os Senhores Comandante Distrital da Proteção Civil, Bombeiros Voluntários da Salvação Pública, GNR e Câmara representada pelo Vice-Presidente o Eng.º Nuno.
Mas a população não se fez representar, mas deveriam, porque estas formações interessam a toda a gente.
Foram nomeados em todas as povoações, oficiais de Segurança Social, para orientar qualquer sinistro que possa acontecer.
No final deslocaram-se para fazer reconhecimento nos locais mais críticos de incêndio.
1º. Torneio de sueca interinstitucional
No passado dia 29 d Março, sexta-feira, o Centro Social de Vila Maior estreou-se no 1º. Torneio de sueca interinstitucional, pensado e desenvolvido pelas técnicas responsáveis peça animação das IPSS do concelho de São Pedro do Sul. O torneio teve início no dia 14 de Março, quando o Centro Social da freguesia Vila Maior recebeu e defrontou a equipa da Santa Casa da Misericórdia de Santo António, São Pedro do Sul, em simultâneo o Centro Social e Paroquial de Manhouce recebeu e defrontou a ARCA de Santa Cruz.
Na segunda volta, no dia 29 de Março, o Centro de Promoção de Carvalhais recebeu o Centro Social da Freguesia de Valadares e o Centro Social de Vila Maior recebeu o grupo do Centro Social e Paroquial de Manhouce. A última volta está marcada para o dia 11 de Abril, quando serão apurados que prevaleceram nesta fase de grupos.
Esta é mais uma iniciativa que permite a comunicação entre os utentes das várias instituições, promovendo a partilha, o convívio e sobretudo a boa disposição, naturalmente, que esta é uma boa estratégia para ultimar as capacidades cognitivas de todos os participantes de uma forma didática e criativa.
Festa de Santa Luzia
Realizou-se no Domingo de Pascoela a festa a Santa Luzia, organizada pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior com o seguinte programa,
Dia 26 “Habillo”,
Dia 27 “Soma e Segue”,
Dia 28 pelas 16 horas será a atuação do Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior.
Às 18 horas missa solene em honra de Santa Luzia e pelas 21H30 atuarão o grupo “H & N”.
Este é o programa para este ano.
Ed. 748 (25/10/2018)
Furacão, a tempestade Leslie
Na noite e madrugada de sábado para domingo dia 14 de Outubro desabou sobre o nosso país uma tempestade, segundo rezam os livros, a mais destruidora em 150 anos com muitos feridos e desalojados.
O nosso soncelho também sentiu a passagem da mesma e não é do conhecimento de quaisqueres feridos, mas sim de chaminés e telhados que voaram, assim como muitas árvores derrubadas e muita chuva.
A tempestade entrou pela zona centro do país onde fez muitos estragos.
Casamento
Receberam o sacramento do matrimónio na igreja paroquial de Vila Maior no dia 13 de Outubro a menina Carolina Moreira de 26 anos de idade natural de Vila Maior e residente na Torre da mesma freguesia. Filha de Maria do Carmo Moreira e de Henrique Pinto Rodrigues Moreira. O noivo Gonçalo Almeida de 30 anos, natural da mesma freguesia, filho de Manuel Rodrigues de Almeida e de Fernanda Oliveira Almeida.
Apadrinham o acto religioso pela noiva José Henrique Figueiral e Laurinda Figueiral. Pelo noivo Marco e Tiago Capela.
Após a cerimónia religiosa, familiares e amigos dirigiram-se para o Restaurante, Quinta do Barreiro, Viseu, onde foi servido um lauto almoço a todos os convidados. Os noivos vão fixar residência em Inglaterra, onde têm os seus postos de trabalho.
Da minha parte sinceros parabéns e que o futuro vos sorria para a vida futura.
Falecimento
Faleceu na Suiça o Sr. António José Almeida Figueiredo, com 46 anos de idade, divorciado, natural que foi em Nespereira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado dia 6/10/2018 pelas 15H30, sainda da capela de Nespereira, onde seu corpo esteve em câmara ardente, seguindo em cortejjo fúnebre para a igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultado no0 cemitério local.
O seu corpo foi transladado da Suiça para a capela de Nespereira.
Era filho de António Figueiredo (falecido) e de Maria da Luz Almeid.
Aos seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu no Hospital de S. Sebastião em Santa Maria da Feira, a Sra. D.Maria da Graça Moreira Almeida, com 96 anos de idade, viúva do Sr. Henrique Pinto, natural e residente que foi na Rua do Chafariz em Aldeia, Vila Maior. O seu funeral realizou-se no domingo dia 7/10/2018 pelas 15H30, saindo da capela mortuária de Vila Maior onde seu corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a igreja da mesma freguesia, sendoaí celebrada missa de corpo presente e sepultada em campa de família no cemitério local.
Era mãe de; Maria Rosa Almeida Pinto e de Maria da Conceição Moreira Pinto.
Aos seus familiares sentidos pêsames.
Retrospectiva do meu aniversário de 80 anos, passado no facebook do Sr. Pároco da Freguesia, estas palavras
Para comemorar os seus 80 anos o Sr. Guilherme Figueiredo convidou os seus familiares e amigos mais próximos para um almoço convívio realizado no Centro Social de Vila Maior.
Esta etapa da vida do Sr. Guilherme foi uma ocasião de dar Graças a Deus pela boa saúde em que se encontra, a prespectiva a continuação de muita actividade e serviços que o homenagiado tem prestado ao Centro Social, como à igreja desempenhando especialmente o de responsável do Grupo Coral como afirmou, o seu sonho ainda não acabou de se realizar. A construção do Lar da 3ª. Idade. Para essa obra ele tem colaborado com a restante direção do Centro sempre disposto a dar o seu melhor.
Estamos todos muito gratos a Sr. Guilherme pelo seu desempenho e que Deus continue a dar-lhe forças para continuar a ajudar os que mais precisam.
… vem a conclusão dos meus noventa anos de idade, os meus sonhos serão realizados.
Agora à que pensar nos noventa, por isso há que passar uma nova etapa da vida.
Piso terras de Vila Maior há 66 anos por laços de matrimónio em 6 de Julho de 1952 na Igreja dos Anjos em Lisboa, mas com residência fixa há 42 anos, mas tenho todo o meu trabalho voluntário sempre dedicado às causas que abracei, e para as quais fui convidado que foram à cultura paróquia, às Causa Social e à Imprensa.
Com todo o sentido de responsabilidade os meus sonhos estão realizados, recebi alguns incentivos principalmente da imprensa pelo meu trabalho realizado cumprindo todas as quinzenas rigorosamente com minha noticias ao longo de décadas.
Tudo isto passa e os anos não perdoam, temos que pensar que tudo tem um fim.
Dou Graças a Deus pelo bem que me deu na vida e mais agradeço ainda é àq minha família maravilhosa que tenho, é também dádiva de Deus.
Não preciso de ser reconhecido pelo trabalho que realizei nesta freguesia, foi tudo por amor às causas que abracei.
Para mim a obra mais importante da freguesia está prepectuada, que se chama, Centro Social de Vila Maior IPSS., onde se dá muito amor e carinho a quem tem a necessidade desta prestação de serviços.
Não deixar de realçar o excelente trabalho dos restantes membros da direção e colaboradoras da Instituição
Nota à redação
Para já peço as minhas desculpas à Sra. Directora deste quinzenário, assim a meus leitores que a partir desta data deixarei de mandar minhas notícias. Já são décadas, já dei o meu contributo para o engrandecimento deste quinzenário.
A idade dos noventa não perdoam.
Um abraço para todos vós deste que se assina,
Guilherme Figueiredo
————————————————————————————————————————–
Ed. 747 (11/10/2018)
Passeio à Frecha da Misarela
Foi no passado di 27 de Setembro, quinta-feira, que os utentes do Centro Social de Vila Maior sairam para mais um passeio, desta vez, à Frecha da Misarela, Arouca.
Ao longo de um dia agradável, os utentes desfrutaram do ar puro da serra, revivendo algumas tradições ao ver as canas do milho a secar na beira das estradas, pelas aldeias por onde passámos até chegar ao nosso destino. A primeira paragem foi o miradouro da Frecha de Mizarela, onde admiramos a queda de água, uma paisagem natural de uma beleza extraordinária.
O almoço foi servido na sombra das árvores na Praia Fluvial da Mizarela, mais um lugar fantástico, rodeado de sons da natureza. As pedras parideiras eram, eram, também uma das paragens programadas, contudo, as condições de acesso mudaram os nossos planos e regressamos ao nosso concelho, onde lanchamos no Bioparque de Carvalhais.
Foi mais um dia bem aproveitado, desfrutando dos sons e o ar da Serra da Freita.
Lanche convívio
No dia internacional do idoso o Centro Social de Vila Maior teve o enorme gosto de visitar a convite do Lar Gestos de Mudança de Souto de Baixo e Torredeita, onde comemorámos da melhor forma a honra de ser idoso.
Num convívio muito agradável, os nossos utentes tiveram a oportunidade de se conhecerem.
Foi um gosto conhecer esta instituição, os nossos agradecimentos.
Festa de S. Miguel
Realizou-se domingo, dia 30 de Setembro na nossa paróquia a festa de S. Miguel. Muitos fiéis estiveram presentes, com a procissão a sair à rua para dar a volta ao Cruzeiro.
O andor estava muito bem ornamentado com lindas flores. Parabéns aos mordomos.
Falecimento
Faleceu no Hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria da Conceição Fernandes, solteira, com 72 anos de idade, residente que foi na Rua Manuel de Almeida, Casalinho, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quinta-feira dia 4 de Outubro, saindo da capela mortuária onde seu corpo esteve em câmara ardente e com a missa de corpo presente na igreja da paróqiuia pelas 10H30 de inde seguiu para o cemitério local.
Era irmã de D. Cidália Martins Fernandes. À D. Cidália e restante família os meus pêsames.
————————————————————————————————————————-
Ed. 746 (27/09/2018)
Passeio ao Bioparque de Carvalhais
No dia 6 de Setembro passado, os utentes do Centro Social de Vila Maior, sairam para mais um passeio. Desta vez, o destino foi o Bioparque de Carvalhais, onde puderam desfrutar de uma agradável tarde entre as árvores e os sons da natureza. Para alguns, foi uma forma de revisitar a terra onde nasceram e de reencontrar algumas caras conhecidas que se alegraram ao ver os velhos amigos em tão boa forma.
Com uma companhia tão agradável e um lanchinho saboroso, os utentes passaram a tarde animada. Chai de boa disposição com a sorte de o São Pedro ter estado ao nosso lado ao proporcionar um tempo agradável.
Tanto prometeu que veio
No final da tarde do dia 6 de Setembro pelas 19 horas o mau tempo fustigou a nossa região com muita chuva e poucas, mas, fortes descargas elétricas, que fez tremer a nossa aldeia de Vila Maior. A chuva prolongou-se por mais uma hora mas tudo passou em bem.
Não há noticias que houvesse qualquer prejuízo. No dia 8 pelas 16H30 voltou a trovoada e chuva mas tudo mais calmo do que o dia anterior.
Viagem ao Santuário de Fátima
No passado dia 11 de Setembro, terça-feira, o Centro Social de Vila Maior foi com seus utentes até ao Santuário de Fátima. Um destino naturalmente apreciado por todos os participantes. Dadas as crenças religiosas comuns ao grupo. Num passeio muito agradável, todos os participantes sentiram o aconchego da Nossa Senhora de Fátima que nos recebeu num belo dia de sol.
Foi uma excelente oportunidade para recarregar a vitamina D e reforçar a fé de todos os participantes, ao longo de um dia de convívio, animação e devoção.
Este género de iniciativas é uma mais valia para todos os idosos, mostrando que, independentemente da idade de cada um, é possível manter um estilo de vida activo, um propósito para cada dia e um espirito jovem, aproveitando o que há de melhor na vida.
Falecimentos
Faleceu no Centro Social de Vila Maior, a Sra. D. Luciana Pereira, com 94 anos de idade, vbiúva do Sr. Manuel Fernandes Pereira “Pedrais” natural de S. Félix e residente que foi no lugar do Castelo. Nespereira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se domingo dia 9 de Setembro pelas 17H30, saindo da capela de Nespereira onde seu corpo esteve em câmara ardente. Saindo em cortejo fúnebre “automóvel” para a igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local.
Era mãe de; Maria Emilia Pereira, Amadeu Joaquim Pereira Fernandes, Manuel Pereira Fernandes e de José Pereira Fernandes.
A seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu o Sr. Horácio Nelson Salgueiro Paiva, ex militar da GNR, com 62 anos de idade. Deixa viúva a Sra. D. Maria Lucia da Rocha Almeida, residente que foi na Rua de S. João em Moldes, Pinho.
O seu funeral realizou-se quarta-feira dia 12 de Setembro pelas 17 horas, saindo da capela mortuária de Pinho onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a igreja local para aí ser celebrada missa de corpo presente, seguindo em cortejo fúnebre para o cemitério de Vila Maior onde aí foi a sepultar.
Seus colegas se fizeram representar para lhe prestar a última homenagem.
Ea pai de; Jorge Almeida Paiva e Ana Cristina Almeida Paiva.
A seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu na residência da sua filha a Sra. D. Maria Adelaide de Sousa Rodrigues, com 81 anos de idade, viúva dos Srs. António Bernardino Gonçalves e de Fernando de Almeida, residente que foi na Rua do Povo, Vila Maior. O seu funeral realizou-se domingo, dia 16 de Setembro, saindo da referida residência onde esteve em câmara ardente pelas 15H30 com missa de corpo presente na igreja de Vila Maior, de onde sguiu para o cemitério local.
Era mãe de; Maria José Sousa Gonçalves, Ilda do Céu Sousa Gonçalves Caloba, Fernando Manuel Rodrigues e Domingos Rodrigues Almeida.
Seus familiares agradecem reconhecidamente a todas as pessoas que se interessaram na sua doença, assim como na participação no seu funeral e missa de 7º. Dia.
A seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 745 (13/09/2018)
Falecimentos
Faleceu no Centro Social de Vila Maior a Sr.ª D.ª Maria do Céu Lima com 97 anos de idade, viúva do Sr. José Pinto Vila Nova, natural de S. Félix e residente que foi na Rua dos Alhais, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se 6ª feira dia 20/07/2018 pelas 17:30, saindo da Capela Mortuária de Vila Maior onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a Igreja local, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local. Era mãe de António de Lima, Fradique Pinto de Lima e José Carlos Vila Nova de Lima. A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu a Sr.ª D.ª Maria da Conceição Pinto Mouro, com 88 anos de idade. Viúva do Sr. Diamantino Augusto Gomes, residente que foi na Rua das Colmeias (Sendas) Vila Maior).
O seu funeral realizou-se 2ª feira dia 23/07/2018, saindo em cortejo fúnebre da capela de Goja, pelas 17:30 h, onde esteve em câmara ardente, com missa de corpo presente na igreja da localidade, de onde seguiu para o cemitério local. Era mãe de Vitor Manuel Mouro Gomes e José Augusto Mouro Gomes. A todos os familiares sentidos pêsames.
Visita ao S. Macário
No passado dia 19 de Julho, os utentes do Centro Social de Vila Maior foram passear até o S. Macário. Carregados de boa disposição fizeram uma viagem muito agradável pela Serra, onde foi possível desfrutar de uma lindíssima paisagem. A primeira paragem foi no restaurante Salva Almas em Macieira do Sul onde foi visitada uma capela construída pelo dono na cave do seu restaurante.
Subindo a Serra até ao seu cume, visitaram a Capela de S. Macário com vista para as povoações em redor.
O almoço foi no cimo da Serra, já que o estado do tempo esteve sempre ao lado dos visitantes.
Durante a tarde, foi visitada ainda a capela que se encontra ao descer da Serra. Foram vencidas todas as dificuldades ao descer a pé até à Capela. Foi um dia maravilhoso repleto de risos e boa disposição.
Vila Maior – Aldeia Bio, passou dois dias de muito movimento
No passado dia 21 de Julho Vila Maior recebeu muitos visitantes para assistir ao Seminário de Agricultura Biológica, o modo de produção do futuro.
A recepção aos participantes foi no Pavilhão do Centro Social de Vila Maior, onde o primeiro orador foi o Vice-Presidente da Câmara Dr. Pedro Mouro, em representação do Sr. Presidente que se encontrava ausente. De seguida foi o Sr. Eng.º Vitor Barros, Presidente da Assembleia Municipal, seguindo-se mais alguns oradores. Falaram da Fileira do Mirtilo, da Produção de Ovos, Comercialização dos Produtos da Agricultura Biológica.
Às 13 horas foi no local da receção o almoço BIO.
Às 14:30 h foi a visita às explorações da Agricultura Biológica em estufas de Vila Maior.
Depois das 17:30 h abertura da Feira com corte de fita na presença do Sr. Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira e pela Sr.ª Diretora Regional da Agricultura Adelina Martins, os quais deram a volta à feira onde cumprimentaram todos os expositores, acompanhados pela Banda Filarmónica de Pinho, segui-se um pequeno discurso pelo Sr. Presidente da Junta e Vice-Presidente da Câmara Municipal e pelo Sr. Secretário de Estado. No final foi servido um lanche ajantarado aos participantes.
Domingo dia 22 pelas 9:00 h Passeio BTT, participaram 35 atletas e Percurso Pedestre Temático, participaram 50 pessoas.
Depois das 17:30 h houve grande animação com REancho, Cavaquinhos, desfile da Marcha de Vila Maior, Concertinas e no final O Alafum. Correu tudo maravilhosamente bem.
Foram dois dias de grande luta mas recompensada pelo bom trabalho realizado.
É pena que se não possa publicar foto grafias para os nossos leitores ficarem com outra visão do acontecimento, devido `proteção de dados.
Acidente com trator
No dia 25 de julho pela manhã quando se deslocava ao lado de seu marido, em cima do tractor, a Sr.ª D.ª Margarida Santos Gomes, residente em Sendas Vila Maior, caiu para o chão onde foi entalada pela roda do mesmo, deixando-a muito mal tratada, com as costelas, a bacia e o maxilar partidos, com perfuração do pulmão. Socorrida com prontidão pelos Bombeiros encontra-se nesta altura nos cuidados intensivos do Hospital de Viseu.
A senhora começou com as respetivas operações e a boa notícia é que já se encontra livre de perigo. Deus proteja esta família porque há alguns tempos a esta parte tem andado com pouca sorte. Boas melhoras desejamos à Sr.ª D.ª Margarida.
Falecimentos
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu a Sr.ª D.ª Lucinda da Rocha de 91 anos de idade, viúva do Sr. Abílio Pinto, residente que foi em Vale de Macieira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se dia 07/08/2018 saindo em cortejo fúnebre da Capela de Nespereira onde esteve em câmara ardente pelas 9 horas e com missa de corpo presente na Igreja de Vila Maior de onde seguiu para o cemitério local. Era mãe de Henrique Rocha Pinto, Joaquim, Armando, Maria Umbelina, António, Maria Conceição, Arlindo, Ermelinda, Maria Dália e Maria de Lurdes. A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu a Sr.ª D.ª Maria da Conceição de Almeida, com 95 anos de idade, viúva do Sr. Eduardo Pinto Páscoa, residente que foi na Rua Principal, Barreiros, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado dia 11-08-2018, saindo em cortejo fúnebre da sua residência nos Barreiros onde esteve em câmara ardente pelas 17:30 h, com missa de corpo presente na Igreja Paroquial de onde seguiu para o cemitério local. Era mãe de Fernando Henrique Almeida e Henrique Pinto. A todos os seus familiares sentidas condolências.
Festa de N.ª Sr.ª da Ribeira
Realizou-se com grande brilho a festa de Nossa Senhora da Ribeira, no dia das 7 senhoras, em Nespereira, Vila Maior.
A festa começou terça-feira dia 14 com o Grupo HBN, na quarta, dia 15 pelas 9 horas missa em honra da Nossa Senhora da Ribeira cantada pela Banda Filarmónica de Pinho, no final foi a procissão com os seus 6 andores dando mais colorido à festa. No final desta seguiu-se o tradicional leilão.
Pelas 15 horas atuação do rancho de Sul, pelas 22 horas atuação da Banda G.P.S., continuando a festa no fim de semana. Sábado dia 18 às 22 horas atuação do Grupo Paulo Dias e Domingo 19 às 17 horas atuação do Grupo de Cantares e Concertinas de Penalva do Castelo. Parabéns a todos quantos trabalharam nesta festa pelo trabalho magnífico que fizeram
Festa em honra de N.ª Sr.ª das Colmeias
Realizou-se no Domingo dia 19 de Agosto em Goja, Sendas, Vila Maior a procissão saindo de sua capelinha no lugar de Terras de Santa Maria pelas 18 horas. A essa hora o calor ainda se fazia sentir e o trajeto a subir e um pouco comprido, mas mesmo assim muita gente se associou na procissão de regresso à capela de Santo Antão para aí ser celebrada a Santa Missa.
Os nossos emigrantes
Tivemos o prazer de cumprimentar alguns dos nossos emigrantes que vieram para gozar as suas merecidas férias junto dos seus familiares e amigos. Falando com alguns, mostraram o seu reconhecimento pelas notícias recebidas. Para já lhes desejamos resto de boa estadia junto dos seus familiares e que tenham um bom regresso aos seus países de acolhimento para mais um ano de trabalho.
Passeio aos Lenteiro do Rio
Foi no passado dia 9 de Agosto que os utentes do Centro Social de Vila Maior se deslocaram até aos Lenteiro do Rio, em S. Pedro do Sul, para mais um passeio pelo fantástico espaço do nosso concelho. Tudo fazia prever uma tarde agradável que tornou ainda melhor na explana do Quiosque, onde sepôde saborear uns deliciosos caracóis. Foi uma tarde passada na melhor companhia onde os utentes puderam desfrutar do ar puro e da sombrinha ao som do rio Vouga.
Passeio à Feira de S. Mateus
No dia 16 de Agosto 5ª feira foi dia de “feirar” para os utentes do Centro Social. Durante um passeio organizado pela instituição, os utentes foram passear até à cidade de Viriato, onde puderam desfrutar do ar do Parque do Fontelo durante um agradável almoço no parque de merendas. Durante a tarde foi a visita à Feira de S. Mateus onde lanchámos as tradicionais farturas. Mais um dia em cheio que permitiu a todos os utentes aproveitar o Sol para recarregar a vitamina D, assim como aproveitar a diversão de uma cidade em festa e uma feira com séculos de existência.
Faleceu
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu, o senhor Adelino Pinto Loureiro, com 69 anos de idade, solteiro, residente que foi na Rua do Souto em Vila Maior. O seu funeral realizou-se 2ª feira, dia 20/08/2018, saindo da Capela mortuária onde esteve em câmara ardente seguindo para a Igreja onde teve missa de corpo presente pelas 18 horas de onde seguiu para campa de família no cemitério local. Era irmão de José Pinto Loureiro, Joaquim Almeida Loureiro e Deolinda Maria Almeida Loureiro. A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Batizado
Batizado de Mariana Oliveira Ferreira, filha de António Sérgio Ferreira e de Márcia Oliveira
Realizou-se no dia 11 de Agosto o Sacramento do Batismo, na Igreja Paroquial de Vila Maior, da menina Mariana Oliveira Ferreira de 11 meses de idade, filha de António Sérgio Ferreira e de Márcia Oliveira, residentes em Goja. Seus avós paternos, Sérgio Ferreira e Maria Ferreira. Maternos, Miguel Oliveira e Celina Monteiro. Apadrinharam o ato religioso Rogério Monteiro e Lúcia Ferreira. No final da cerimónia religiosa familiares e amigos dirigiram-se para o restaurante Laranjeira em Santa Cruz da Trapa para um lauto almoço convívio entre familiares e amigos. Para seus pais foi uma bênção de Deus. E para a menina Mariana Deus lhe dê um futuro risonho ao longo de sua vida.
Ed. 744 (26/07/2018)
Casamento
Matrimónio de Joana Margarida Alves Poças Rodrigues com Ricardo da Rocha Pinto celebrado a 20 de Junho de 2018
Recebeu o Sacramento do Matrimónio na igreja paroquial de Vila Maior no dia 20 de Junho a menina Joana Margarida Alves Poças Rodrigues de 27 anos de idade, natural de Goja, Vila Maior, filha do Sr. Manuel Poças Rodrigues e da D. Maria de Lurdes Rodrigues Alves. Apadrinharam o ato religioso o Sr. Henrique Rodrigues Alves e a D. Idalina da Conceição Carvalho Oliveira.
O noivo, Ricardo da Rocha Pinto de 29 anos de idade, natural de Nespereira Alta, seus pais Sr. Vasco Rocha Pinto e D. Maria da Glória da Rocha Pinto. Apadrinharam D. Margarida da Rocha Martins Pinto e o Sr. José Teixeira de Figueiredo.
Depois da cerimónia religiosa, familiares e amigos dirigiram-se para a Quinta da Arroteia, Viseu onde foi servido um lauto copo de água.
Os noivos vão fixar residência em São Pedro do Sul.
No final da festa os noivos partiram em Lua de Mel para o México.
Da minha parte muitas felicidades aos noivos.
Festa do Senhor
Realizou-se domingo dia 8 de Julho na nossa paróquia a festa do Senhor Cristo Redentor.
A missa foi celebrada pelas 10 horas, cantada pelos elementos da Banda Aliança Pinho Vila Maior, que também abrilhantaram a vinda da procissão ao Calvário.
A igreja tornou-se pequena para tantos fiéis que se associaram a esta linda festa, com as passadeiras com lindas flores. Parabéns a quem fez este lindo trabalho.
Operado
Esteve uns dias internado no Hospital Distrital de Viseu para ser intervencionado a uma rigorosa operação à coluna o nosso amigo Sr. Luís Gonzaga Almeida Moreira, residente em Igreja, Vila Maior.
A operação foi na quinta-feira dia 12. A operação correu bem mas com muitas horas na sala de operações.
Boas melhoras te desejamos Luís e que regresses bem ao teu lar.
Falecimento
Faleceu em 29 de Maio no Hospital de S. José em Lisboa a Sra. Dra. Maria Hortência Furtado Moreira de Matos de 74 anos de idade, natural de Vila Franca do Campo (Açores) e residente que foi em Cascais. Deixou viúvo o Sr. Major General José Martinho Moreira de Matos natural de Vila Maior.
Era mãe de Dra. Maria Raquel do Couto Moreira de Matos e Dr. José Nuno Furtado Moreira de Matos.
O seu funeral realizou-se dia 31 de Maio para o cemitério de Alcabideche após missa de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora da Ressurreição em Cascais.
A toda a sua família e um abraço especial para o Senhor General, sentidos pêsames.
—————————————————————————————————–
Ed. 743 (12/07/2018)
Trovoada, granizo, chuva destruição
Na tarde do dia 20 de Junho vindo lado norte, uma forte trovoada juntamente com granizo e muita chuva, a nossa região também não escapou a este temporal que durou quase uma hora. Ao granizo que caiu mesmo assim os prejuízos não são de lamentar.
Nos dois dias seguintes ao anoitecer veio a trovoada novamente mas sem consequências. Não se consta casos graves a lamentar.
Encontro
Realizou-se na passada quinta-feira, dia 28 de Junho, mais um encontro das IPSS do concelho de S. Pedro do Sul, desta vez para celebrar as festividades dos Santos Populares, mais concretamente o S. Pedro. Durante uma tarde de muita animação, foi com muito gosto e dedicação que o Centro Social de Vila Maior apresentou a sua marcha com o tema “O jardim de Vila Maior”. A convite da Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul e do Centro de Promoção Social de Carvalhais, partilhámos uma tarde muito animada com estas instituições, assim como com a Associação de Solidariedade Social – ARCA e o Centro Social de Manhouce, que apresentaram também as suas belíssimas marchas.
Uma vez mais, foi um encontro cheio de risos e sorrisos, onde orgulhosamente todos os utentes mostraram os seus talentos e virtudes.
Falecimento
Faleceu no Hospital Distrital de Viseu a Sra. D. Maria de Lurdes Batista de Almeida, com 87 anos de idade, viúva do Sr. José Fernandes Simões Poças, residente que foi na Rua de Santa Luzia, Joazim, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se sexta-feira dia 29 de Junho, saindo o cortejo fúnebre da referida residência, onde esteve em câmara ardente pelas 16H30 com missa de corpo presente na igreja da paróquia de onde seguiu para jazigo de família no cemitério local. Era mãe de José Abel Almeida Poças e Manuel Fernandes Almeida Poças.
A toda a família Poças os nosso pêsames.
—————————————————————————————————
Ed. 742 (28/06/2018)
Festas da paróquia
Realizou-se domingo, dia 10 de Junho a festa do Sagrado Coração de Jesus. Não houve procissão devido ao tempo.
Festa a Santo António
Realizou-se domingo, dia 17 de Junho a festa a Santo António em Vila Maior. A festa da palavra e entrega de Bíblias aos meninos(as) da catequese.
Estavam os pais a acompanhar seus filhos nesta cerimónia religiosa.
Os jovens foram ao ambão fazer as suas leituras e salmos que se saíram muito bem. No final houve procissão ao Cruzeiro.
——————————————————————————————-
Ed. 741 (14/06/2018)
XXI Festival de Folclore
Realizou-se no dia 27 de Maio o XXI Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior. Este evento teve lugar no Campo da Bela Vista em Cobertinha de Vila Maior, onde se realizam também as feiras mensais.
A tarde esteve boa com bom tempo que ajudou à festa, o último rancho fez sua actuação pelas 18 horas. Esta festa foi pouco publicitada mas mesmo assim estava muito publico.
Os ranchos fizeram as suas atuações pela ordem seguinte:
- Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior (anfitrião),
- Grupo Regional da Pampilhosa do Botão (Mealhada),
- Grupo Folclórico de Cantares e Cramois de Pias (Cinfães),
- Grupo Folclórico Nossa Senhora dos Altos-Céus (Espinho) e
- Grupo Folclórico Nossa Senhora da Nazaré (Aveiro).
Parabéns à organização, mas para o ano é começar mais cedo e mais divulgação.
—————————————————————————————————————————–
Ed. 740 (24/05/2018)
Dia da Europa e Instituições de solidariedade
Celebrou-se no dia 9 de Maio o dia da Europa e as instituições de solidariedade social do concelho de S. Pedro do Sul juntaram-se no pavilhão da Lameira para uma tarde muito animada. Foi com enorme gosto que o Centro Social de Vila Maior aceitou o convite da Misericórdia de S. Pedro do Sul para participar nesta iniciativa que tantos sorrisos proporcionou.
Os nossos seniores tiveram a oportunidade de desfrutar de uma tarde de convívio interinstitucional e intergeracional, onde reinou a boa disposição. Podermos contar com a partilha da Misericórdia, Centro de Dia, ASSOL, Centro de Promoção Social de Carvalhais, Centro Social de Manhouce, Centro Social de Valadares, ARCA, com representação, respetivamente de Espanha, Inglaterra, França, Irlanda, Itália, Grécia, Portugal e não esquecendo a Escócia, representada pelo Centro Social de Vila Maior.
Foi uma tarde muito enriquecedora e repleta de boas emoções.
Procissão das velas
Realizou-se a procissão das velas na nossa paróquia de Vila Maior. A procissão saiu da igreja paroquial pelas 20:30 no sábado dia 12 de Maio, com cortejo para a capela de Goja onde aí foi celebrada missa, cantada pelo Grupo Jovem, a noite estava muito fria. Muitos fieis se associaram a esta cerimónia religiosa a Nossa Senhora de Fátima.
Falecimentos
Faleceu no Lar de Couto de Baixo, a Sra. D. Maria Alice da Silva, com 78 anos de idade, viúva do Sr. Delfim Ferreira de Oliveira, natural e residente que foi na Rua da Calçada em Ribeira de Amarante, Vila Maior. O seu funeral realizou-se quinta-feira dia 17 de Maio pelas 10 horas, saindo da capela de Nespereira, onde o corpo esteve em câmara ardente seguindo o cortejo fúnebre para a igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local. Era mãe de; Maria Fernanda da Silva Ferreira, Maria de Fátima, Vitor Manuel, Maria de Lurdes, José Carlos, Laurinda Maria, Adelaide Maria e Carla Sofia.
A todos seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu no hospital Beatriz Ângelo em Loures o Sr. José Augusto Pinto Moreira, com 61 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria da Conceição A. O. R. Moreira, residente que foi na Rua Fernão Mendes Pinto em Santo António dos Cavaleiros e natural de Vila Maior.
O seu funeral realizou-se sábado, dia 19 de Maio com missa de corpo presente na igreja de Vila Maior pelas 15 horas onde seguiu para o cemitério local. O corpo foi transladado de Loures para a casa mortuária de Vila Maior onde esteve em câmara ardente.
Era pai de Nuno Miguel O. Moreira e Rute de O. M. Mesquita. No final da missa, sua sobrinha leu uma mensagem em homenagem ao seu tio que mereceu uma salva de palmas.
A todos seus familiares desejamos sentidos pêsames.
————————————————————————————————————————
Ed. 739 (10/05/2018)
Percurso pedestre Rota Nossa Senhora das Colmeias
Realizou-se no dia 22 de Abril, domingo, o percurso “Rota Nossa Senhora das Colmeias” em Vila Maior.
A partida foi no Parque Desportivo da Cobertinha, o percurso era um pouco duro, por trilhos e caminhos, mas não se consta que houvesse desistências.
Setenta participantes fizeram aproximadamente em três horas os 14 quilómetros do percurso. A manhã ameaçou chuva, mas desfrutou-se de linda manhã de desporto ao ar livre.
Doente
Li no último jornal do “Vila Maior 3660” a notícia que o Senhor Carlos Luís Rôlo, director deste jornal se encontrava doente, por isso me dirijo ao amigo Rôlo as suas melhoras e que tudo corra pelo melhor.
Operado
Foi operado na CUF em Coimbra onde esteve internado uns dias MEU FILHO Presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Vitor Figueiredo, no qual já se encontra em convalescença na sua residência junto de sua família.
Para já o sucesso da operação passa pelo tempo de recuperação, se ele tiver juízo para isso.
Boas melhoras te desejo meu filho que bem és merecedor.
Aqui fica um agradecimento para as pessoas que me telefonaram a saber de suas melhoras.
Dia 6 Domingo Dia da Mãe
O dia 6 de Maio é o dia dedicado a todas as mães.
Que todas as mães sejam abençoadas por Deus, para ajudar a criar e darem educação a seus filhos.
O amor de Mãe é o amor maior do mundo, é o santo amor de Mãe, tão grande e profundo. Pobre daqueles que a não têm.
Ed. 738 (26/04/2018)
O tempo
Depois de muita chuva e frio, regressou o sol com muito calor, passou-se dos 8 aos 80.
O sol já era muito desejado para começar as sementeiras, os trabalhos no campo já começaram em força. Valos ver se este calor é para ficar ou volta o frio.
Falecimentos
Faleceu no IPO do Porto o Sr. Alexandre Pinto Moita, com 73 anos de idade, casado com a D. Maria Laura Barros Silva Moita, residente que foi em Vila Nova de Gaia, mas atualmente na sua residência na Rua da Escola em Vila Maior. O seu funeral realizou-se domingo, dia 8 de Abril com missa de corpo presente na Igreja de Vila Maior pelas 11 horas de onde seguiu para o cemitério local
O corpo foi transladado do Porto para a capela mortuária de Vila Maior onde seus amigos lhe prestaram a última homenagem.
No final da missa seu filho fez a última homenagem a seu pai, lindas palavras e, que bem as mereceu, fez molhar os olhos de muitos presentes, homem simples, amigo do seu amigo. Era pai de; António Carlos da Silva Moita, Luis da Silva Moita e Armando José da Silva Moita.
Da nossa parte um abraço de despedida.
Faleceu no Hospital das Necessidades em Coimbra a D. Irene Maria Gonçalves de Oliveira Matos, com 60 anos de idade. Viúva do Sr. Fernando Manuel Pinto Matos, residente que foi em Goja, Vila Maior e atualmente no Satão com o Sr. Alberto Sousa Rebelo. O seu funeral realizou-se terça-feira dia 17 de Abril, saindo da casa mortuária onde seu corpo esteve em câmara ardente e com missa de corpo presente na igreja da paróquia pelas 10 horas de onde seguiu para o cemitério local.
Era mãe de Jorge Manuel de Oliveira Matos, Helder Niguel de Oliveira Matos e de Isabel Margarida Gaiola de Matos.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Ed. 737 (12/04/2018)
Dia do Pai
Realizou-se no dia 19 de Março a festa de S. José e dia do Pai. A nossa paróquia de Vila Maior teve a festa com procissão ao Cruzeiro com seu andor e muitos fiéis. Parabéns a todos os Pais, que tudo fizeram pelos seus filhos e que os preparam para a vida.
Festa de Santa Luzia
Realizar-se-á nos dias 6, 7 e 8 de Abril a festa de Santa Luzia em Vila Maior.
A festa é organizada pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior. Para este ano o programa é o seguinte:
Dia 6 (sexta-feira) às 22 horas o grupo “Habillô”,
Dia 7 (sábado) às 21H30 o grupo “Soma e Segue”,
Dia 8 (domingo) desfile dos Ranchos participantes.
15H30 actuação do Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior,
16H30 actuação do Grupo Folclórico de Pindelo dos Milagres,
18H00 Missa solene em honra de Santa Luzia,
21H30 O Grupo “Meiarte” encerra as festas de 2018.
Que tudo corra pelo melhor e que o tempo esteja bom.
————————————————————————————————————————–
Ed. 736 (22/03/2018)
Imprevisto aconteceu
O Sr. António Fonseca residente no lugar de Peso, Vila Maior, proprietário de uma vaca que estava próxima a parir, mas não imaginando o que estaria a acontecer, qual foi o seu espanto com pouco intervalo nasceram três crias, na qual a última já sem vida.
São fenómenos da natureza que nestes animais de grande porte não se imaginaria de acontecer.
Continua o inverno
Já há algumas semanas que tem chovido muito e com ventos muito fortes, já faz lembrar tempos antigos que chovia semanas e meses seguidos. Toda a chuva que vem é bem vinda porque tudo se encontrava em seca, mas mesmo assim as nascentes ainda não rebentaram, se continuamos assim, rios e albufeiras encham é o que todos nós esperamos.
Falecimento
- Faleceu no hospital em Aveiro, a Sra. D. Maria Adelaide de Almeida Ferreira com 73 anos de idade, casada com o Sr. Amadeu Pereira Pinto, natural e residente que foi no lugar do Outeiro de Nespereira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se terça-feira de 6 de Março pelas 16 horas, saindo da capela de Nespereira, onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local. Era mãe de; Conceição Maria Almeida Pinto, António Augusto, Armando Jorge, José Alberto, Cristina Maria, Lídia Maria, Carlos Manuel e de Eduardo Manuel (já falecido). A seus familiares sentidos pêsames.
- Faleceu no hospital em Coimbra, o Sr. António Henriques de Oliveira com 59 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria Dulce Figueiredo Oliveira, natural de Figueiredo de Alva e residente que foi na Rua Vale do Cavalo em Nespereira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sexta-feira dia 9 de Março pelas 16 horas, saindo da sua residência, onde seu corpo esteve em Câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a igreja de Vila Maior sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultado no cemitério local. Era pai de Helena Catarina Figueiredo Oliveira Lima e de Mário António Figueiredo Oliveira. A todos os seus familiares desejo sentidas condolências.
—————————————————————————————————————————————
Ed. 735 (08/03/2018)
Tempo de Quaresma – Via Sácra
No tempo da Quaresma na nossa paróquia de Vila Maior é costume de se realizar a Via Sácra.
Todos os domingos pelas 9H30 sai da igreja uma procissão acompanhada pelos irmãos da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, vem até ao calvário lendo-se e rezando as 14 estações em que Jesus foi sacrificado.
Estas cerimónias religiosas segundo me consta já não se vê noutras paróquias.
Hospitalizado em Coimbra
Foi internado no Hospital em Coimbra para se submeter a uma intervenção cirúrgica a uma anca, o Sr. António Francisco do Aido residente no lugar de Casalinho, Vila Maior. A operação correu bem e espera durante alguns dias regressar ao seio familiar.
Já há tempos foi operado no mesmo sitio, em Viseu, mas esta não correu bem.
Boas melhoras desejo ao amigo António.
———————————————————————————————————————-
Ed. 734 (22/02/2018)
Gesto simbólico mas justo
Há uns dias precisei de marcar uma consulta para uma familiar na médica de família, tive de me deslocar a este centro pelas 5 horas da manhã para a adquirir. Como de costume parei o meu carro à frente da porta de entrada para me livrar do frio e ali aguardar a minha vez.
Qual foi o meu reparo que da parte de dentro da entrada já estava gente. Fiquei admirado! Porque há tempos já tinha sugerido neste mesmo jornal, o que agora foi feito.
O local é pequeno, mas muito aconchegante e com um pequeno radiador, muito bom.
Em nome dos utentes do Centro de Saúde e de quem precisa de ir para lá de madrugada, vão os nossos agradecimentos. Não pode ser tudo mau, escrevemos quando achamos mal mas não podia deixar de escrever quando está bem.
Movimento demográfico
Tendo realizado a estatística relativamente ao ano de 2017, os resultados são os seguintes;
casamentos 2, batizados 2 e óbitos 17.
De ano para ano está a verificar-se a disparidade entre óbitos e nascimentos.
Festa em honra de Nossa Senhora da Purificação
Realizou-se domingo dia 4 de Fevereiro na nossa paróquia de Vila Maior a festa em honra de Nossa Senhora da Purificação nossa padroeira e Virgem Mãe.
Nem o frio que se fazia sentir, afastou os paroquianos que se fizeram representar em grande número. A missa foi, como de costume pelas 9H30, cantada pelo grupo jovem que também cantou na procissão ao calvário.
O frio que por nós tem passado
A primeira semana e dias seguintes do mês de Fevereiro as baixas temperaturas na nossa região também se fizeram sentir, baixando aos 4,5ºC negativos, no período noturno. O frio ultrapassa toda a roupa que se possa trazer. Quando a chuva regressar, é natural que as temperaturas subam.
Carnaval festejou-se no Centro Social
A festa do carnaval no Centro Social de Vila Maior teve inicio no dia 9 de Fevereiro com a receção das crianças do Jardim Infantil e da Primária de Vila Maior, que se apresentaram com lindos trajes.
Na segunda-feira dia 12 foi o ponto alto com a participação dos grupos das IPSS, do Centro de Pro,moção Social de Carvalhais. ARCA de Santa Cruz da Trapa e Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul. Estes convívios são sempre agradáveis para enriquecer e recordar outros tempos entre convidados.
A tarde foi muito agradável onde todos reinaram e brincaram à sua maneira.
Aproveitamos para agradecer a presença destas IPSS aqui representadas e que participaram nesta tarde/convívio entre instituições.
No final houve lanche para utentes e convidados.
Falecimento
Faleceu no Lar Boa Esperança no Caramulo, o Sr. João Inácio Bôto Casaca, com 81 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria do Rosário Rodrigues de Figueiredo Casaca, residente que foi na Rua das Calçadinhas, Nespereira, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se Domingo, dia 4 de Fevereiro, saindo em cortejo fúnebre da capela de Nespereira onde esteve em Câmara ardente pelas 16 horas, com missa de corpo presente na igreja de Vila Maior, de onde seguiu para o cemitério local.
Sentidos pêsames a seus familiares.
—————————————————————————————————————————
Ed. 733 (08/02/2018)
Festa em honra de Santo Antão
Realizou-se no dia 21 de Janeiro a festa em honra de Santo Antão na localidade de Goja – Sendas em Vila Maior.
A missa foi celebrada pelas 11 horas na capela do Santo.
Pelas 9 horas a Banda Aliança Pinho Vila Maior percorreu algumas ruas da localidade em arruada. A procissão foi muito participada, o tempo também ajudou. Com os seus andores com lindas flores, assim como a capela estava muito bem enfeitada.
Parabéns a quem fez este lindo trabalho. Também houve o respectivo leilão das oferendas.
Pelas 17,30 horas começou a actuação do Grupo H & N, interrompido para o jantar, continuando até às tantas.
———————————————————————————————————-
Ed. 732 (25/01/2018)
Tarde de convívio entre instituições
11 de Janeiro de 2018 foi um dia especial para os idosos do nosso concelho. O Centro de Promoção Social de Carvalhais recebeu o II encontro de janeiras com alguns idosos de várias instituições da região. O Centro Social de Vila Maior recebeu o convite e para já vai o nosso agradecimento, e neste dia, juntou-se em Carvalhais à Tuna da Universidade Sénior de São Pedro do Sul, à ASSOL, Misericórdia de São Pedro do Sul, ARCA, Centro Social de Manhouce e a anfitriã Centro de Promoção Social de Carvalhais, para uma tarde de muita alegria, muita música e muito convívio. Quem esteve presente foram os mais pequenos da Creche da Bugalhinha, que abriram esta maravilhosa tarde com uma atuação ternurenta em referência aos reis magos.
Começámos por ouvir a Tuna da Universidade Sénior, a seguir a ASSOL, depois a vez do grupo da casa, depois a Misericórdia, seguiu-se a ARCA e Centro Social de Vila Maior e para terminar o Centro Social de Manhouce. Todos estes levaram ao palco as suas canções e músicas das suas regiões.
No final ainda se teve tempo de provar as especialidades dos alunos da restauração da Escola Profissional de Carvalhais num lanche delicioso e muito bem recheado.
A todos os nossos agradecimentos.
Queda na sua residência
Quando descia a sua escadaria exterior com muito declive da sua residência, o Sr. António Pinto Moreira, residente no Largo do Calvário em Vila Maior, deu uma grande queda ao descer, ficando muito mal tratado na face do rosto, nariz e cabeça.
Veio a ambulância que o transportou para o Hospital de Viseu. Já regressou a sua casa continuando os tratamentos.
Boas melhoras lhe desejamos.
Falecimento
Faleceu no Hospital S. Teotónio de Viseu a Sra. D. Maria do Carmo Lopes Rolo, com 87 anos de idade, viúva do Sr. João dos Santos Macário, residente que foi na Rua Senhora das Colmeias em Sendas, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado, dia 6 de Janeiro, saindo em cortejo fúnebre da capela de Goja pelas 15H30, onde esteve me câmara ardente e com missa de corpo presente na igreja paroquial de Vila Maior, de onde seguiu para o cemitério local.
Era mãe de Margarida Lopes dos Santos, Maria da Conceição Lopes dos Santos, José Lopes dos Santos e de Fernando Maria Lopes dos Santos.
A todos os familiares sentidos pêsames.
—————————————————————————————
Ed. 731 (11/01/2018)
Aos emigrantes
Tivemos o prazer de cumprimentar alguns emigrantes que nesta quadra natalícia vieram visitar seus familiares e amigos.
Para os que nos procuraram vai um abraço e que tenham um bom regresso aos seus países de acolhimento e até ao próximo verão se Deus quiser, e que tudo vos corra pelo melhor.
Comemoração das suas 104 lindas primaveras
Realizou-se a festa de aniversário no dia 24 de Dezembro (domingo) no Centro Social de Vila Maior, da nossa utente Sra. D. Maria do Céu, das suas lindas e longas 104 primaveras.
Seus familiares orgulhosos pela longevidade de seu familiar também se fizeram representar no lanche de convívio no salão de refeições da instituição. Continuamos a pedir mais um aninho para a nossa centenária Sra. D. Maria do Céu, porque todos nós estamos de parabéns, por esta graça de Deus, porque temos na nossa instituição esta jovem senhora centenária.
Que Deus lhe dê muita, muita saúde e boa disposição como ela sempre tem, que para o ano possamos festejar este dia.
Grupo de amigos e cantares de Figueiredo de Alva
O grupo de amigos e cantares de Figueiredo de Alva deslocou-se no dia 28 de Dezembro ao Centro Social de Vila Maior, para cantarem lindas canções do seu vasto reportório, animaram todos os presentes que se encontravam no Salão da Instituição. E que bem tocaram. As meninas com seus acordeões, até deu para dar um pé de dança. Foi uma tarde de alegria e convívio para todos os idosos, e não só.
Um agradecimento à D. Gina, funcionária da instituição, onde quase todos os elementos do grupo são seus familiares.
————————————————————————————————
Ed. 730 (21/12/2017)
Festas religiosas
Realizou-se no dia 8, feriado de sexta-feira a festa de Nossa Senhora da Conceição. A missa foi solenizada pela Banda Aliança Pinho Vila Maior que abrilhantou a procissão que veio ao Calvário.
Muitos fiéis se juntaram a esta festa religiosa, assim como a irmandade da qual é padroeira.
O Sr. Pároco fez a sua homilia alusiva ao passado e presente da nossa igreja.
Festa de Santa Bárbara
No dia 10 domingo de Dezembro realizou-se na nossa paróquia a festa a Santa Bárbara, padroeira das trovoadas e agora também dos jovens. A procissão não pôde sair ao Cruzeiro devido à chuva que se fazia sentir na altura.
Festa a Santa Luzia
Realizou-se na quarta-feira dia 13, a festa a Santa Luzia na igreja da nossa paróquia, no seu próprio dia, com missa cantada pelo Grupo Coral da Paróquia. Não saiu a procissão com a imagem porque o tempo estava de chuva.
Embora que, o dia 13 de Dezembro é o seu próprio dia, mas a festa do povo é no domingo de pascoela com tradições muito antigas.
Santa Luzia padroeira da vista, e agora também dos jovens, embora, sendo dia de trabalho estava muita gente na celebração da missa.
Grupo de amigos animaram tarde de sexta-feira no Centro Social
No dia 8 de Dezembro um grupo de amigos de Vila Maior lembraram-se – e muito bem – com seus instrumentos, resolveram fazer uma visita aos utentes do Centro Social, nesta quadra natalícia. Tocaram e cantaram muito bem, que alegraram a utentes como a visitas que se encontravam no salão da instituição.
Gesto simbólico, que para já vão os agradecimentos da instituição, e quando possível as portas estarão sempre abertas para os receber.
Tempestade “Ana” deixou rasto
Na noite de domingo para segunda, dia 11 a tempestade “Ana” também passou pela nossa região. Não havendo grandes prejuízos a lamentar, árvores derrubadas e algumas telhas dos telhados e pouco mais a registar, a falta de luz por um grande período de tempo fez grande transtorno, mas o vento foi muitíssimo forte desde o anoitecer até meio da noite.
Festa de Natal no Centro Social
Realizou-se no dia 13 de Dezembro a festa de Natal com os utentes da instituição. Foi uma tarde de convívio entre gerações. Pelas 14H30 chegaram o(a)s menino(a)s da escola da localidade onde cantaram e dançaram as suas canções e os mesmos jovens também se fizeram representar com seus cânticos de Natal.
Pelas 16H30 foi o momento de nos dirigirmos ao salão de refeições onde estavam as mesas recheadas de guloseimas.
Estiveram presentes os senhores Presidentes da Câmara e da Termalistur, membros da Assembleia Geral e Direção da instituição, assim como elementos da Junta.
No final, utentes e convidados, todos estavam satisfeitos.
No final discursaram os Senhores Presidentes da Câmara e da Instituição.
Um agradecimento para as senhoras funcionárias da instituição que se fizeram representar.
Feliz Natal
Este correspondente deseja a todos quanto trabalham neste jornal, Diretores, correspondentes, assinantes, leitores. Assim como a seus familiares e amigos, desejo muita saúde, paz e amor e que o novo ano nos traga tudo de bom. E pedimos ao Deus Menino que nos traga a paz a todo o mundo para bem da humanidade.
Não esquecendo todos os orgãos diretivos do Centro Social, assim como todos os funcionários(as), um feliz e bom Natal e bom Ano Novo.
——————————————————————————————————
Ed. 729 (07/12/2017)
Falecimento
Faleceu no Hospital S. Teotónio em Viseu, o Sr. Diamantino Augusto Gomes, com 92 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria da Conceição Pinto Mouro, residente que foi na Rua das Colmeias em Sendas, Vila Maior. O seu funeral realizou-se domingo, dia 3 de Dezembro, saindo o cortejo fúnebre da capela de Goja onde esteve em câmara ardente, pelas 15H30 com missa de corpo presente na igreja paroquial, de onde seguiu para campa de família no cemitério local.
Era pai de Victor Manuel Mouro Gomes e de José Augusto Mouro Gomes.
A todos os familiares desejamos sentidos pêsames.
——————————————————————————————————
Ed. 728 (23/11/2017)
Vespa asiática continua em força
Há dias quando o Sr. Rui da Rocha residente em Sendas, quando procedia ao corte de pinheiros no lugar de Ribeira de Amarante, ao cortar um reparou que algo se passava, qual foi o seu espanto se encontrava no topo da árvore um grande ninho destes destruidores insectos.
A árvore veio abaixo e ao outro dia de madrugada convidou o irmão Jorge e vestidos a rigor lá foram apanhar levando-o muito bem acondicionado para casa a fim de lhes tratarem da saúde. Outro já apareceu na mesma localidade.
Missa de fiéis defuntos
Realizou-se no domingo, dia 12 de Novembro a missa de fiéis defuntos na nossa paróquia de Vila Maior pelas 15H30. Esta missa foi cantada pelo grupo coral e os jovens. Foram celebrantes quatro párocos.
No final da missa todos os participantes, e eram muitos, dirigiram-se aos locais das suas campas onde se encontravam os restos mortais de seus familiares.
O nosso pároco no cemitério fez a cerimónia alusiva ao acto.
Pessoas de muitos lados também se fizeram representar a esta cerimónia religiosa.
As campas estavam todas muito bem ornamentadas com linda flores, é pena que, muitos familiares só se lembrem nestes dias.
Magusto no Centro Social
Realizou-se no dia 14 de Novembro o tradicional magusto no Centro Social de Vila Maior, com a presença dos utentes de todas as valências, assim como meninos(as) da escola de Vila Maior.
A festa teve inicio da parte da tarde com magusto e lanche enriquecidos. Breve troca de lembranças entre os meninos e idosos. Leram-se quadras populares alusivas a São Martinho.
Também estiveram presentes os bombeiros devido a não se poder fazer fogueiras.
O imprevisto aconteceu
Faleceu
Faleceu no Hospital pediátrico de Coimbra a menina Érica Peixeiro Figueiral, com apenas 14 anos de idade, residente que foi na Rua do Passal em Vila Maior.
O seu funeral realizou-se quinta-feira dia 16 de Novembro, saindo da capela mortuária onde esteve em câmara ardente, pelas 15H30, para a igreja onde teve missa de corpo presente, de onde seguiu para o cemitério local.
Era filha de José Henriques de Almeida Figueiral e D. Laurinda Rodrigues Almeida Peixeiro.
Érica, partiste para o mundo dos anjinhos, te recordamos com muita saudade.
O teu sorriso ficará para sempre nas nossas memórias. A tua despedida foi um grande sentimento de pesar. A seus familiares que dizer? Deitar os olhos para o céu e pedir aos anjinhos que a guarde junto deles.
————————————————————————————————————
Ed. 727 (07/11/2017)
1 de Novembro Dia de Todos os Santos
Realizou- se a cerimónia alusiva ao Dia de Todos os Santos na nossa Paróquia de Vila Maior.
Nestes dias as pessoas tratam de limpar e enfeitar as campas dos seus entes queridos, é pena que muitos só se lembres estes dias, de resto muitas delas ficam ao abandono todo o ano.
No dia 2, dia de fiéis defuntos, pelas 17 horas a procissão foi ao cemitério para a benção das campas, de seguida foi celebrada missa pelas alunas daqueles que já partiram.
Hospitalizada
Foi hospitalizada para ser submetida a uma operação no hospital S.Teotónio em Viseu a Senhora D. Ilda do Céu Gonçalves Caloba residente em Vila Maior.
A Senhora D. Ilda já foi operada e encontra- se hospitalizada em recuperação.
Boas melhoras desejamos a esta Senhora e que regresse em breve ao convívio familiar.
Missa em Acção de Graças a Nossa Senhora de Fátima
Realizou- se no Domingo dia 5 de Novembro uma missa em Acção de Graças a Nossa Senhora de Fátima, com procissão, por intenção pelas melhoras da menina Érica que está no hospital de Coimbra a lutar pela sua saúde.
Vamos todos pedir a Nossa Senhora para que devolva a esta linda menina o seu lindo sorriso para que brilhe junto de seus familiares.
Vamos todos ter esperança que tudo corra pelo melhor.
——————————————————————————————————-
Ed. 726 (26/10/2017)
Rescaldo do incêndio em Vila Maior
Ainda o incêndio na tarde de Domingo, dia 8 de Outubro. O rescaldo deste incêndio durou até ao dia 11 (quarta-feira) ao meio dia, sendo destacados 50 soldados vindos de diversos lados e alguns bombeiros de S. Pedro do Sul.
O Centro Social serviu de quartel general para servir todas as refeições necessárias, no total de 423 almoços e outros tantos jantares e alguns pequenos almoços, prolongando-se a refeição da primeira noite até às 3 da madrugada de segunda-feira.
Aqui fica um agradecimento para as funcionárias da fundação que algumas tudo deram trabalhando e de dia voluntariamente, até duas superioras arregaçaram as mangas e avental à frente ajudaram nas refeições, porque se assim não fosse não se poderia fazer este serviço. E, não prejudicando o horário das refeições do Lar e do domicilio.
Na quarta-feira houve reacendimento na zona da Barra em Sendas, onde foi prontamente dominado pelos bombeiros.
Povo de Vila Maior solidário
Todos os Vilamaiorenses estiveram solidários para com as vitimas do incêndio de domingo dia 15 de Outubro. Um casal de Vila Maior por intermédio da sua filha moradora em Viseu, resolveram organizar um conjunto de medidas para arranjarem haveres para estas vitimas do incêndio. Em boa hora o fizeram porque foi bem recebido pela população.
No meio da semana passada já saíram três carradas de fenos e outras coisas para os animais e mais estão para sair, estes para Oliveira de Frades.
No domingo já saíram carrinhas com géneros alimentares e de limpeza, como rações para animais. Foram entregues no armazém da Câmara Municipal de Vouzela e muitas caixas de roupas estão para serem entregues.
O que estão a pedir mais são, bens alimentares bem como rações para animais e alfaias agrícolas.
Qualquer entrega pode ser feita ao Sr. Henrique Caloba em Vila Maior.
Parabéns ao bom povo da nossa freguesia. Estamos todos solidários com esta tragédia, porque nós também vivemos este momento de aflição, felizmente, não tão grave.
—————————————————————————————————
Ed. 725 (12/10/2017)
Eleições dos órgãos das autarquias
Assembleia de Freguesia de Vila Maior
Assembleia Municipal
Inscritos 932 – votantes 644
PS 434
PSD 157
CDU 17
Câmara Municipal
Inscritos 932 – votantes 644
PS 462
PSD 146
CDU 17
Assembleia de Freguesia
Inscritos 932 – votantes 644
PS 430
PSD 177
CDU 16
Resultados históricos para o Partido Socialista. Mais uma vez está comprovado que os canudos nada valem, mas sim, a competência das pessoas. O povo elegeu o homem pela sua honestidade, trabalho, para com todos os municipes.
Por isso continua com o teu trabalho e humildade e com tua equipa coesa vão conseguir mais uma batalha.
Festa de S. Miguel
Realizou-se no primeiro domingo de Outubro na nossa freguesia de Vila Maior a festa a S. Miguel. Muita gente se associou a esta festa, com a procissão a dar a volta ao cruzeiro. O andor estava muito bem ornamentado com lindas flores. Parabéns aos jovens mordomos.
Regresso à sua residência
Já se encontra na sua residência em Sendas, Vila Maior a Sra. D. Maria Angelina Pinto Lima depois de ter feito uma operação no Hospital de Viseu, encontrando-se em convalescença. Continuação de boas melhoras lhe desejamos.
Incêndio em Vila Maior
Algumas viaturas de bombeiros de combate ao incêndio, a almoçar no Centro Social
No domingo dia 8 de Outubro pelas 16H10 começou um grande incêndio. Quando eu ao sair do Centro Social pelas 16H10 vi uma pequena mancha de fumo para os lados da Cobertinha, uma funcionária do Centro vinha a sair do seu turno de trabalho e chamei-a para o que se estava a passar, qual foi o nosso espanto ao fim de 2 minutos já estava tudo a arder, e, a mais de 150m nova área ardia também.
Estiveram em perigo 2 habitações e carpintaria Rocha em Sendas.
Vieram os bombeiros da região, também comparecendo de Vinhais, Bragança, Freixo de Espada à Cinta e outros. Dando por terminado o incêndio pelas 4 da manhã, mas houve reacendimentos.
Estas corporações tinham seus carros parados no Centro Social, onde foram alimentados até às 3 da manhã.
Houve grandes prejuízos, não só nos pinheiros como em colmeias de abelhas.
————————————————————————————
Ed. 724 (28/09/2017)
Festa das Vindimas
Realizou-se a Festa das Vindimas na Quinta da Moitinha em Vila Maior.
Este ano assim como no ano passadoteve a colaboração do Município de S. Pedro do Sul e Junta de Freguesia.
Esta festa foi organizada pelo seu proprietário Sr. António Costa no dia 16 de Setembroonde se juntou o Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior, a tarde estava soalheira.
O grupo de aquistas chegou pelas 15 horas, mais de metade da vindima já estava feita, alguns deles nunca tinham assistido a uma vindima.
Tudo não passou de uma brincadeiraque dá nome ao vinho verde branco e tinto da região de Lafões e às Termas de S. Pedro do Sul. No final houve lugar ao respectivo lanche para todos os presentes acompanhado acompanhado pelo delicioso vinho de Lafões.
O Grupo de Danças e Cantares animou a festa.
Queda na sua residência
Foi internada no Hospital S. Teotónio em Viseu, devido a uma queda na sua residência a senhora D.ª Maria AngelinaPinto Lima, residentena Rua dos Carvalhos em Sendas Vila Maior. Deu entrada no referido hospital no dia 10 e só foi operada no dia 20 deste ano.
Felizmente tudo correu bem, boas melhoras para a Sr.ª D.ª Angelina
—————————————————————————————-
Notícias de Vila Maior fim de Julho e mês de Agosto
31 de Julho
Vespa asiática ataca em força
A vespa asiátia está instalada em força na nossa região, já se formaram grupos de pessoas para dar caça aos ninhos destes indesejáveis insetos mas em vão.
As colmeias já estão em perigo, quando dão com elas atacam em força matando centenas de abelhas por dia.
Estas vespas são do tamanho de abigoiros escuros e amarelos.
Senão se tratar rápido deste caso não se sabe o destino das colmeias para o futuro. Já se andam a preparar as armadilhas, iremos ver o resultado.
O calor continua a fazer- se sentir
O calor continua em força mas graças a Deus que até esta data a nossa região tem estado em graça, devido aos incêndios, só no dia 28 em Figueiredo de Alva houve um princípio de incêndio mas a proutidão dos populares e dos Bombeiros o fogo foi extinto à nascença.
Um exemplo a seguir.
————–
14 de Agosto
Faleceu
Faleceu no Hospital S.Teotónio em Viseu o senhor José Augusto Luís Pinto, solteiro, 73 anos de idade, residente que foi na Rua Cimo do Povo, Sendas Vila Maior.
O seu funeral realizou- se Domingo, dia 13-08-2017, saindo em cortejo fúnebre da Capela de Goja onde esteve em câmara ardente pelas 18 horas com missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Vila Maior, de onde seguiu para cemitério local.
Era irmão de: José Carlos Pinto Luís, Álvaro Pinto Luís e João Pinto Luís.
Aos familiares em luto sentidos pêsames
Festa em honra da Nossa Senhora das Colmeias
Realizou- se no domingo dia 20 de agosto a festa de Nossa Senhora das Colmeias em Goja, Sendas, Vila Maior, saindo da sua Capelinha, no lugar de terras de Santa Maria, pelas 18 horas.
Nesta hora já tardia ainda estava muito calor e o trajeto era comprido, mas mesmo assim, muita gente de associou à procissão que regressou à capela de Santo Antão para aí ser celebrada a santa missa.
Festa em honra da Nossa Senhora da Ribeira
Realizou- se na terça-feira dia 15 de agosto a festa de Nossa Senhora da Ribeira, em Nespereira Vila Maior. A santa missa foi celebrada no átrio da capela como de costume e cantada pela Banda Aliança Pinho Vila Maior assim como na procissão.
Com seus lindos andores, que deram uma visão mais colorida à festa.
Parabéns às senhoras mordomas.
Faleceu
Faleceu no Hospital de Tondela a Senhora D. Idalina de Jesus Almeida, com 91 anos de idade, viúva do Senhor Arlindo Rodrigues, residente que foi no lugar do cruzeiro n.10 Vila Maior.
O seu funeral realizou- se terça-feira, dia 22/08/2017, saindo da Casa Mortuária de Vila Maior onde esteve em câmara ardente saindo pelas 9h30 para a Igreja local onde teve missa de corpo presente, seguindo para o cemitério local.
Era mãe de Maria Manuela Almeida Rodrigues.
A todos os familiares snentidos pêsames.
11 de Setembro
Idosos do Centro Social em convívio
No passado dia 29 de Agosto um grupo de utentes, do Centro Social de Vila Maior, deslocou-se até ao lenteiro do rio em S. Pedro do Sul, com o intuito de participar em conjunto com os utentes do Centro de Promoção Social de Carvalhais num agradável lanche convívio.
Deste encontro resultou uma tarde de actividades, cantando e dançando, animando todos os que estavam presentes.
Uma tarde diferente onde a diversão não faltou. Ficámos com a esperança que este tipo de encontros se voltem a repetir.
Faleceu
Faleceu na sua residência o Senhor Fernando Manuel da Rocha Fonseca, solteiro, de 44 anos de idade. Residente que foi na Rua Principal, nº16, no Lugar do Peso Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado, dia 09/09/2017, saindo em cortejo fúnebre da Capela de Goja, onde o corpo esteve em câmara ardente, pelas 11 horas, celebrou-se missa de corpo presente na Igreja de Vila Maior de onde seguiu para o cemitério local. Para os filhos de António Fonsecae de Celeste A. Fonseca e todos os seus familiares, sentidos pêsames.
——————————————————————————————————
Ed. 722 (27/07/2017)
Goja e Sendas de Vila Maior – Alfobre de Padres, Médicos e Enfermeiros
Carlos Fonseca, natural de Sendas, Vila Maior, terminou o seu curso de medicina na Universidade da Beira Interior
Desta vez calhou ao jovem Carlos Fonseca, natural de Sendas, Vila Maior, que terminou o seu curso de medicina na Universidade da Beira Interior.
Este ainda jovem médico concluiu seus estudos sempre com notas altas. Parabéns ao jovem médico extensivos a seus pais orgulhosos por verem os seus esforços realizados. Senhor Manuel Fonseca e sua esposa D. Maria da Conceição e da nossa parte um abraço de parabéns deste vosso amigo.
Festa do Senhor
Realizou-se domingo dia 9 de Julho a festa do Senhor na nossa paróquia, festa esta, a mais importante em termos religiosos na nossa freguesia. O adro estava muito bem enfeitado como sempre.
A Banda Aliança Pinho Vila Maior abrilhantou a missa e na procissão que veio dar a volta ao Calvário. A procissão por alguns minutos neste mesmo local para benzer o novo pedestal de Nossa Senhora de Fátima no jardim da Junta de Freguesia.
Falecimento
Faleceu no Centro Social de Vila Maior a Sra. D. Floripes de Almeida, com 92 anos de idade, viúva do Sr. Fernando Monteiro, residente que foi na Rua Nova em Nespereira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se domingo dia 16 de Julho, saindo da capela de Nespereira pelas 17H30 onde esteve em câmara ardente seguindo em cortejo fúnebre até à Igreja de Vila Maior onde foi celebrada missa de corpo presente, de onde saiu para o cemitério local.
Era mãe de ; Maria Elisabete da Conceição Monteiro Caldeira, Miguel de Almeida Monteiro, João Almeida Monteiro, Maria de Lurdes Almeida Monteiro e de Maria Helena Almeida Monteiro.
A todos os seus familiares este correspondente deseja sentidos pêsames.
——————————————————————————————————————–
Ed. 721 (13/07/2017)
Trovoada também se fez sentir na nossa região
Ao meio da manhã do dia 19 de junho uma forte trovoada apareceu nos céus da nossa região. Temeu- se a tragédia que se abateu no centro do nosso país, mas, graças à divina providência, veio acompanhada com chuva que minimizou o perigo de incêndios, devido às descargas elétricas. Aqui fica expressa a nossa solidariedade para com as famílias da tragédia dos incêndios que fez dezenas de vítimas.
Hospitalizada
Esteve uns dias hospitalizada no hospital S. Teotónio, em Viseu, onde foi operada a senhora D. Madalena da Rocha Pinto residente no Largo do Calvário em Via Maior, estrando já na sua residência em Convalescença. Boas melhoras lhe desejamos.
Memórias de tempos passados- 07/02/2003
Cénico veio a Vila Maior
A convite da Associação Cultural de Vila Maior, o cénico veio à nossa freguesia apresentar a peça: “Auto da Compadecida”, dois atos foram muito bem representados e nem o frio que se fazia sentir afastou as pessoas que encheram o Pavilhão.
Nota: grandes tempos em que se fazia lindas coisas naquele palco. Tudo o vento levou, e não volta mais.
——————————————————————-
Ed. 720 (22/06/2017)
Agradecimento
Eu, Guilherme Figueiredo, agradeço reconhecidamente a todas as pessoas que se interessaram enquanto estive mais frágil de saúde, com sua presença no hospital ou como com telefonemas que não tinham fim. Por tudo isto vai minha gratidão e de meus familiares. Assim como todo o serviço de enfermagem de Cirurgia C, incluindo as meninas estagiárias.
Casamento
Recebeu o sacramento do matrimónio na igreja paroquial de Vila Maior no dia 27 de Maio a menina Telma Alexandra da Rocha Pinto de 26 anos de idade, natural e residente em Vila Maior, filha de Madalena da Rocha Ferreira Pinto e de Arlindo Almeida Pinto, com José Manuel Poças Rodrigues de 28 anos, natural de Coja, Vila Maior. Filho de Fernanda da Conceição Pinto de Poças e de Manuel da Rocha Rodrigues. Apadrinharam o acto religioso pela noiva, Natércia Isabel Poças e Sérgio Ferreira e pelo noivo, Maria dos Prazeres Oliveira e João de Oliveira.
Depois da cerimónia religiosa, familiares e amigos dirigiram-se para o Hotel do Parque, nas Termas de S. Pedro do Sul onde foi servido o copo de água.
Os noivos conhecidos e amigos desde pequenos, este correspondente lhes deseja muitas felicidades para sua vida futura.
Falecimento
Faleceu no hospital distrital de Viseu a Sra. D. Maria Aurora de Jesus Costa Pinto, residente que foi na Travessa do Outeiro, 42, Nespereira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se domingo dia 4 de Junho, saindo da capela de Nespereira pelas 18 horas, onde o corpo esteve em câmara ardente, de onde seguiu em cortejo fúnebre até à igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente, seguindo para o cemitério local. Era mãe de Rui Manuel Costa Pinto e de Isabel Maria da Costa Pinto (já falecida). Aos seus familiares sentidos pêsames.
Festa dos Santos Populares (Santo António)
No passado dia 13 de Junho a Santa Casa da Misericórdia de São Pedro do Sul comemorou a festa dos Santos Populares (Santo António).
Foi realizado um convívio na Estância com os idosos de variadas IPSS locais, entre eles: O Centro Social de Vila maior, Centro Promocional de Carvalhais entre outros, juntamente com a colaboração da equipa técnica, funcionários e voluntários.
Foi um agradável momento de partilha e convívio que contou com a actuação de várias marchas populares realizadas por utentes e funcionárias.
Seguiu-se um lanche – convívio entre todos os presentes.
Todos os que participaram mostraram-se muito alegres e motivados com o convívio e o espírito envolvente entre todos.
“Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,
do sonho uma ponte, da procura um encontro!”
—————————————————————————————————-
Ed. 718 (25/05/2017)
Nossa Senhora de Fátima – Sede de Freguesia
Em 1998, um grupo de jovens liderado pelo saudoso “Manelzito” teve a ideia de erigir no jardim da Sede de Freguesia um pedestal com a Nossa Senhora de Fátima.
Passados estes 19 anos, e também devido à deficiente manutenção, a estrutura apresentava danos irreversíveis, nomeadamente a cúpula em madeira.
Há algum tempo que a Junta de Freguesia andava a ponderar a substituição total da estrutura. Imbuída no espírito das comemorações do centenário das aparições, a Junta de Freguesia procedeu à substituição do pedestal.
De um modo geral, verifica-se que a população ficou agradada com este gesto.
Festa das crianças da paróquia
Realizou-se no domingo, dia 21 de Maio a festa do 1º. Ano e profissão de fé na nossa paróquia de Vila Maior. A igreja estava completamente cheia.
Parabéns às senhoras catequistas pelo trabalho e dedicação que tiveram em ensaiar estas crianças nos cânticos da celebração da missa, como nas leituras, e o salmo, mais uma vez a paróquia vos fica reconhecida.
Casamento
Recebeu o Sacramento do Matrimónio na Igreja Paroquial de Vila Maior, no dia 6 de Maio a menina Fátima Caloba de 30 anos de idade, natural de Vila Maior e residente em Viseu. Filha de Ilda do Céu Gonçalves Caloba e Henrique Fonseca Caloba, com Fábio Pinto de 29 anos, natural de Oliveira de Azeméis, filho de Maria Filomena Pinto e de Fernando Nunes Pinto.
Depois da cerimónia religiosa, familiares e amigos dirigiram-se para a Casa do Ferreiro, onde foi servido um lauto almoço.
Para os noivos desejos muitas felicidades para sua vida futura.
Falecimento
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu o Sr. Vítor Manuel Gonçalves Mouta, com 61 anos de idade. Deixa viúva a Sra. D. Eufrásia Pinto Silva Mouta, natural de Moçambique, residente que foi na Rua da Escola n.º35, lugar de Goja, freguesia de Vila Maior, concelho de S. Pedro do Sul.
O funeral realizou-se quinta-feira, dia 11/05/2017 pelas 17.30 horas, saindo da Capela de Goja, onde o Corpo esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de Corpo Presente e sepultado no cemitério local.
Era Pai de Sónia Filipa da Silva Mouta, Marco Silva Mouta e Artur Silva Mouta.
A seus familiares sentidos pêsames.
Memórias de tempos passados
10 de Outubro de 2002
Centro de apoio domiciliário de Vila Maior, instituição de carácter social abriu as suas portas para ajudar a melhorar a vida dos idosos. No dia 6 de Outubro (domingo) foi inaugurado o Centro de Apoio Domiciliário de Vila Maior com toda a pompa e circunstância.
Algumas entidades que estiveram presentes na inauguração desta infraestrutura, nomeadamente o deputado da Assembleia da República Miguel Ginestal, José Figueiredo, Presidente da autarquia Dr. António Carlos, Dra. Marta da Segurança Social, presidente da junta de freguesia Manuel Poças e pelo centro o Sr. Victor Figueiredo.
Bodas de Ouro
17 de Janeiro de 2002
No dia 23 de Dezembro o Sr. Manuel Maria Metelo e sua esposa D. Aida de Oliveira Lima residentes em Doide – Vila Maior, celebraram na nossa igreja paroquial as suas bodas de ouro matrimoniais. A festa foi abrilhantada pelo grupo coral que satisfez todos os presentes, pois nem todos podem ter este louvor de Deus chegando a esta data com saúde, força e alegria de viver.
A este casal e a toda a família compartilhemos na alegria deste dia.
—————————————————————–
Ed. 717 (11/05/2017)
Intoxicação alimentar
No dia 24 de Abril no final da tarde na residência do Sr. Américo Manuel Pinto da Rocha (emigrante) onde esteve a passar férias com seus familiares. E sogros, vindos da Suíça, tiveram intoxicação alimentar devido à compra de um bolo, que provocou muita diarreia e vómitos.
Chamados os respectivos socorros, de pronto vieram três ambulâncias e uma patrulha da GNR. Foram todos transportados para o Centro de Saúde de S. Pedro do Sul onde foram tratados, permanecendo ali algumas horas. Mas o aparato foi muito grande devido ao movimento das ambulâncias e da GNR, porque a respectiva vivenda fica ao lado do Centro Social de Vila Maior e gerou-se uma onda solidária com telefonemas de todos os lados a procurarem o que se estava a passar no Lar do Centro Social.
Felizmente não se passou nada de grave e tudo está bem quando acaba bem. Os doentes estão bem e regressaram aos seus postos de trabalho no país de acolhimento.
Olimpíadas seniores
Organizado pelo Centro Promocional de Carvalhais no dia 4 de Maio as Olimpíadas Seniores do Concelho de S. Pedro do Sul, de modo a percorrer o envelhecimento activo e convívio entre instituições.
As actividades decorreram no Pavilhão da Lameira de S. Pedro do Sul, tendo sido iniciadas à 14h. Do centro Social de Vila Maior participaram 16 utentes de valências e Lar, Centro de Dia e Sad. Os jogos foram disputados entre várias instituições; Arca (Santa Cruz da Trapa), Carvalhais (Centro Social), Manhouce, Misericórdia de S. Pedro do Sul e Centro Social de Vila Maior.
Os jogos foram variados (Enrola a corda, Bola no cesto, Bowling adaptado, Estafeta, Jogos das argolas e pesca adaptada). Para além de proporcionar o convívio entre instituições, promoveram também o bem estar físico e psicológico dos utentes, oferecendo uma tarde de boa disposição.
Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente.
Memórias passadas
Bodas de Ouro 17 de Janeiro de 2002
No dia 23 de Dezembro o Sr. Manuel Maria Metelo e sua esposa Dª. Aida de Oliveira Lima residentes em Doide – Vila Maior, celebraram na nossa igreja paroquial as suas bodas de ouro matrimoniais. A festa foi abrilhantada pelo grupo coral que satisfez todos os presentes, pois nem todos podem ter este louvor de Deus chegando a esta data com saúde, força e alegria de viver.
A este casal e a toda a família compartilhemos na alegria deste dia.
Falecimento
Faleceu na sua residência o Sr. Henrique Alves da Rocha com 87 anos de idade, natural e residente na Rua da Escola em Goja, Vila Maior. Deixa viúva a Sra. D. Maria da Luz Almeida. O seu funeral realizou-se sexta-feira dia 28 de Abril pelas 17H30, saindo da referida residência em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior onde teve missa de corpo presente, tendo sido sepultado no cemitério local. Era pai de Maria Emília, Agostinho Manuel, Margarida Maria, António Manuel e José Henrique Almeida Rocha. A todos os familiares sentidos pêsames.
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Graciosa de Oliveira, com 86 anos de idade. Deixa viúvo o Sr. Manuel Francisco Henrique, residente que foi na Rua da Escola, 19 em Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado dia 29 de Abril saindo da capela mortuária onde seu corpo esteve em câmara ardente e com missa de corpo presente na Igreja da Freguesia pelas 11H00 de onde seguiu para o cemitério local. Era mãe de Idalina de Fátima Oliveira Henriques e sogra do Sr. Prof. Manuel Mouro Pinto e avó da Doutora Joana Henriques Mouro. A todos os familiares desejo sentidos pêsames.
Faleceu na sua residência a Sra. D. Isolina da Purificação Correia, com 96 anos de idade, viúva do Sr. José Almeida Regada, residente que foi na Travessa do Talho em Vila Maior. O seu funeral realizou-se segunda-feira, dia 8 de Maio, saindo da sua residência pelas 17H00 onde esteve em câmara ardente para a Igreja da localidade, onde foi celebrada missa de corpo presente. Seguindo para o cemitério local. Era mãe de Emerenciana Correia Almeida Regada Moreira, Natividade Correia Almeida Moreira e Maria de Lurdes Correia Almeida Gil.
Senhora de muita estima e de bondade, sorridente para todos, era o seu dia a dia.
Aos seus familiares este correspondente deseja a todos condolências.
Festival
Realizar-se-á no dia 28 de Maio no campo da Bela Vista na Cobertinha o “XX FESTIVAL DE FOLCLORE” organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior, como sempre tem sido.
Os grupos participantes são;
- Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior (anfitrião),
- Rancho Folclórico de Pesos de Sul,
- Rancho Folclórico de Pindelo dos Milagres,
- Rancho Folclórico de Etnográfico as Capuchinhas de S. Silvestre (Vasconha – Vouzela),
O programa é bom, Deus queira que o tempo também ajude, porque isso é muito importante.
Os ranchos irão subir ao palco pelas 16 horas.
——————————————————————————————————-
Ed. 716 (27/04/2017)
Rectificação
Na nossa última edição na correspondência de Vila Maior onde nos referíamos à festa na Santa Luzia, que era no recinto desportivo da Cobertinha, mas sim no lugar do Costume da Igreja, pelo lapso involuntário pedimos aos nossos leitores sinceras desculpas.
O tempo tudo dá e tudo leva
No final da tarde de quarta-feira dia 19 de Abril, forte trovoada se fez sentir na nossa região, acompanhada de fortes rajadas de vento, e o pior foi a queda de grandes pedras de granizo que originaram a destruição de tudo quanto era verde, como batatas, videiras, tomateiros. Tudo ficou destruído, assim como as árvores de fruto, como há muito não se via.
Que pena, mas como se diz o tempo tudo dá, mas às vezes tudo leva.
Memórias de tempos passados
30-09-2001
Qual não foi o meu espanto quando há dias vi um ilustre funcionário da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, com o seu carro muito devagar na Rua da Escola em Vila Maior, e me dirigi a ele e lhe perguntei, se o carro estava avariado e se precisava de ajuda, ele sorrindo, respondeu, que não, que estava a medir a rua para alcatroar. Fiquei surpreso, visto que há uns dois anos andaram a abrir valas para repor novos canos de água.
Nessa altura dirigi-me a um elemento da Junta de Freguesia, para não deixar fazer aquele serviço, porque é urgente meter saneamento.
Tenho em meu poder elementos de análises de água de poços nesta zona em que nem para higiene pessoal é própria. O mesmo elemento da junta respondeu-me que deveria deixar andar.
Caros munícipes não estamos em tempos de deixar andar, as coisas devem ser feitas como deve ser, primeiro saneamento depois alcatrão. Se não for já, esperaremos o tempo que for preciso. Temos um bom exemplo que foi a Rua das Eirinhas, se não lá estamos a cair no mesmo erro.
———————————————————————————————————————-
Errata
- Na Edição nº 713 de 9 de Março onde se lê “…faleceu a Sra. D. Maria da Conceição Santos Cunha com 852 anos de idade…” deve ler-se “…82 anos de idade…”
- Na mesma edição onde se lê “…dos seus directores Senhores António Bica e Odete Oliveira…” deve ler-se “… Odil Oliveira…”
Pelo facto o secretariado pede imensas desculpas
Dia de S. José
Realizou-se no domingo dia 19 de Março o Dia do Pai e de S. José na nossa paróquia.
A igreja estava cheia de fiéis, onde alguns meninos do grupo que cantavam à missa. Vieram à assembleia oferecer uma lembrança a todos os pais, gesto muito simbólico e original, parabéns.
A procissão veio ao cruzeiro com o andor transportado pelos mordomos, que são para o ano, José Alexandre Pinto Oliveira, José Miguel Rodrigues da Rocha e Augusto Luís Pinto.
Idosos do Centro Social de Vila Maior foram ao teatro
No dia 21 de Março um grupo de idosos desta instituição foram ao Cineteatro em S. Pedro do Sul a convite da Câmara Municipal para verem uma peça de teatro interpretada por senhores e senhoras da Universidade Sénior. Muitas outras instituições do concelho estiveram presentes neste evento.
No final todos ficaram satisfeitos por esta oportunidade.
Falecimentos
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria Lucília Pinto, com 89 anos de idade, viúva do Sr. António Pinto Moreira, residente que foi na Rua da Quinta, nº. 6 em Vila Maior.
O seu funeral realizou-se sábado, dia 18 de Março, saindo de sua residência onde esteve em câmara ardente, pelas 17 horas e com missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Vila Maior de onde seguiu para o cemitério local.
Era mãe de Maria Cândida P. M. Sebastião, Agostinho Pinto Moreira e de José Augusto Pinto Moreira.
Aos seus familiares sentidos pêsames.
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu o Sr. Dr. Fernando Marques Mouro, com 85 anos de idade, deixa viúva a Sra. D. Maria Celina de Oliveira Lourenço Marques Mouro, residente que foi na Rua Principal nas Termas de S. Pedro do Sul.
O seu funeral realizou-se domingo, dia 26 de Março, saindo da Igreja do Convento onde esteve em câmara ardente pelas 15H30, até ao lugar da Cobertinha em Vila Maior, seguindo em cortejo fúnebre para a igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente, de onde seguiu para o jazigo de família no cemitério local.
Era pai de Eng. João Pedro Oliveira Marques Mouro e sogro da Sra. Eng. Maria José Ferreira S. M. Mouro. Além do tempo estar adverso muita gente se associou a este sentimento de pesar.
Este correspondente deseja a todos os seus familiares sentidos pêsames.
MEMÓRIAS DE TEMPOS PASSADOS
15/OUT/2000
Novo licenciado
Terminou, recentemente, a sua licenciatura em economia na Universidade Lusíada do Porto, o jovem Dr. Pedro Miguel Mouro Lourenço de 22 anos, natural de Sendas, Vila Maior.
Muito brevemente irá exercer a sua actividade na cidade de Lisboa, pelo que, só nos resta desejar-lhe as maiores felicidades e boa sorte no início da sua carreira profissional.
Parabéns Dr. Pedro
15/MAI/2001
Esclarecimento
Um nosso leitor dirigiu-se-me aborrecido porque tinha estado internado em Coimbra e que tinha muitos amigos em Lisboa e que só saberiam pelo nosso jornal.
Ora, isto é um serviço gratuito que se presta aos leitores, que se faz com muito prazer para bem servir os leitores, mas não podemos andar com uma candeia pelas povoações à procura de notícias.
Temos o direito de informar os mesmos mas quando sabemos das notícias, ou nos procuram para nos informar.
Apelo aos nossos leitores, e não só, que quando souberem de qualquer informação que seja de utilidade pública o façam chegar até mim porque sou o correspondente de Vila Maior.
——————————————————————————————–
Ed. 714 (23/03/2017)
Quarta-Feira de Cinzas
Realizou-se no dia 1 de Março as cinzas na nossa paróquia. Com missa celebrada pelas 18 horas.
Estamos na Quaresma, todos os domingos pelas 9H30 é feita a Via Sacra vindo Calvário, lendo e rezando as 14 estações.
Se chover será realizada dentro da Igreja.
Falecimento
Faleceu no Lar da Misericórdia de S. António o Sr. José Pinto Rolo, com 93 anos de idade, viúvo da Sra. D. Margarida dos Santos, residente que foi no lugar de Sendas, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se terça-feira, dia 28 de Fevereiro, saindo da capela de Goja, onde esteve em câmara ardente, saindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior onde aí foi celebrada missa de corpo presente seguindo para o cemitério local.
Era pai de António Luís Rolo, Maria da Conceição, José dos Santos Rolo e o do Eng. Álvaro S. Rolo.
A todos seus familiares sentidos pêsames.
Memórias de tempos passados
Bodas de Ouro
Celebrou as suas bodas de ouro no dia 6 de Julho o Sr. Guilherme Figueiredo e D. Cesaltina Figueiredo, casados na Igreja dos Anjos em Lisboa no dia 6 de Julho de 1952. A festa foi conjunta com seu filho José Luis e sua esposa Ana Paula que celebraram as bodas de prata.
Foi uma linda festa comemorada com familiares e amigos.
Carnaval festejou-se no Centro Social
No dia 27 de Fevereiro o Centro teve uma tarde alegre devido à iniciativa de uma senhora funcionária que pertence ao grupo de concertinas “Os amigos de concertinas de Figueiredo de Alva”. Foi uma tarde para recordar onde se tocou, cantou e dançou.
Todos os presentes ficaram muito satisfeitos, pois não contavam com esta prenda de Carnaval.
Agradecemos aos elementos do grupo e em especial à D. Gina, funcionária da instituição que alegrou a tarde.
Centro Social em Assembleia Geral
Convocatória
Nos termos da alinea b) do nº. 2 do Artº. 28º. dos Estatutos desta Instituição, convoco uma sessão ordinária desta Assembleia Geral, para no dia 27 de Março de 2017 (segunda-feira) a realizar no Centro Social de Vila Maior, pelas 20 horas, com a seguinte,
Ordem de Trabalhos
- Apreciação e votação do relatório e contas de 2016, bem como o parecer do concelho fiscal.
- Alteração dos seguintes artigos dos Estatutos, 20º., 38º. e 44º.
- Autorização para alienação dos seguintes imóveis na freguesia de S. Félix:
Art. Rústico 663
Art. Urbano 313
4. Outros assuntos de interesse para a Instituição.
——————————————————————————————
Ed. 713 (09/03/2017)
Festa das comadres
Realizou-se no dia 25 de Fevereiro a festa das comadres na Associação de Goja- Sendas, Vila Maior. A festa foi muito animada colaborando muitos compares para se divetirem e saborearem os bons petiscos. É sempre bom não esquecer as tradições e bons costumes, parabéns a quem teve esta iniciativa.
Memórias de tempos passados
29-12-2000
Recebi da Gazeta da Beira nesta data uma carta dos seus directores, Senhores António Bica e Odete Oliveira, de agradecimento da boa colaboração que dei durante o ano de 2000 para levarmos a informação local a todos os assiantes, em especial aos que vivem e trabalham longe da região. Estamos empenhados em manter a Gazeta ao sertviço da região.
Recordo com saudade estes tempos.
Com votos de feliz ano novo (António Bica e Odete Oliveira).
5-8-2001
Museu das aldeias visto no futuro. Vila Maior, já há muito vem pensando no seu Museu das Asldeias, nossa terra hoje, polo turistico do nosso concelho, que o futuro museu mais irá valorizar.
Há pessoas de boa vontade para que possam realizar este sonho em Vila Maior.
Sonhar é fácil.
Falecimento
Faleceu no Hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria da Conceição dos Santos Cunha, com 852 anos de idade, viúva do Sr. Manuel Fernandes Pinto, natural e residente que foi na Rua da Travessa, 7 em Goja, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se Segunda-Feira, dia 13 de Fevereiro pelas 10H30, saindo da capela de Goja, onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a igreja de Vila Maior, onde fopi celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local.
Era mãe de António Fernandes C. Pinto (já falecido) e sogra de Erminda Almeida Varanda.
A todos seus familiares sentidos pêsames.
————————————————————————————————-
Ed. 712 (23/02/2017)
Memória de tempos passados
23 de Julho de 2000
Foi no ano de 23 de Julho de 2000, o dia de Vila Maior levado a cabo pela ERCA (Entidade Representante do Conjunto de Associaçõies). Durante a semana realizaram-se torneios de sueca, damas e ping-pong.
Na manhã de domningo várias equipas disputaram um torneio de futebol de 5 e os atiradores fizeram o gosto ao dedo num torneio de tiro aos pratos.
Da parte da tarde houve divertimento com o grupo de Danças e Cantares e o Conjunto Jorge Manuel. Foram assadas 100 kg de sardinha, 60 kg de broa e 250 pães, tudo gratuito.
20 de Dezembro de 2000
O nosso pároco Sr. Padre Jorge Carvalhal. No dia 4-7, fez uma visita aos doentes das aldeias da nossa freguesia, pessoas já com dificuldades de se deslocarem à Igreja, levando-lhes conforto e união nesta quadra natalicia que se aproxima. Que as forças não faltem a este jovem pároco, para continuar muitos anos a servir os seus paroquianos
Festa da Nossa Senhora da Purificação
Realizou-se no domingo, dia 5 de Fevereiro a festa a Nossa Senhora da Purificação, nossa Padroeira da Paróquia de Vila Maior. O tempo não esteve bom, mas muita gente esteve presente na eucaristia celebrada pelo nosso pároco Sr. Padre Alexandre e cantada pelos dois grupos da paróquia, em conjunto numa boa união e fraternidade. A procissão foi dar a volta ao Cruzeiro.
As mordomas para o ano são: Maria Adelaide Paiva Oliveira, Maria Angelina Martins Figueiredo, Aldina Ferreira Mões e Maria Natália P. Pinto.
Falecimento
Faleceu no Hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. António Fernandes Simões Poças com 86 anos de idade. Deixa viúva a Sra. D. Maria de Fátima Almeida Pinto Poças, natura e residente que foi na Rua Central, Estercada, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se sábado, dia 12 de Fevereiro pelas 14H30, saindo da capela mortuária de Vila Maior onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo para a Igreja, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultado no cemitério local.
Era pai de; Ana Arminda Almeida Poças e de António Fernando Pinto Poças. A toda a familia em luto, sentidos pêsames.
—————————————————————————————–
Ed. 711 (09/02/2017
Memórias de tempos passados – 12 de Janeiro de 2000
Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior na TV
No passado dia 12 de Janeiro de 2000 o Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior deslocou-se às instalações da RTP no Monte da Virgem, Gaia, a fim de participar no programa “Praça da Alegria” apresentado por Manuel Luis Goucha.
Aí o Grupo teve oportunidade de mostrar o seu valor, cantando e dançando músicas tradicionais da nossa terra. De realçar ainda que a ocasião serviu para os emigrantes Vilamaiorenses contactarem via telefónica que viram em directo o referido programa com intuito de felicitar o Grupo e seus elementos; Bons tempos.
20 de Julho de 2000
Associação Cultural de Vila Maior e a sua escola de música.
No final do ano lectivo realizou-se a festa dos alunos da escola de música, como não podia deixar de ser este ano realizou-se no dia 2 de Julho pelas 16 horas. O encerramento foi feito pelos próprios alunos e o Professor. E que bem que estes se sairam, fizeram maravilhar o público. Para eles os nossos parabéns.
Festa em honra de Santo Antão
Realizou-se no Domingo, dia 22 de Janeiro a festa a Santo Antão em Goja – Sendas. O dia estava de sol por isso juntou-se muita gente.
A missa foi celebrada pelas 10H30 em honra de Santo Antão cantada pelo Grupo Horizonte e a procissão foi abrilhantada pela Banda Aliança Pinho e Vila Maior. Como sempre os andores estavam muito bem ornamentados, parabéns às senhoras e meninas que fizeram este lindo trabalho.
O leilão das oferendas começou da parte da manhã recmeçando da parte da tarde.
No começo da noite começou a animação com o grupo, havendo interregno para o jantar.
Hospitalizado
Foi internado no Hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. Henrique R. da Rocha residente em Sendas, Vila Maior para se submeter a uma operação. No principio a coisa não correu muito bem, mas agora felizmente as coisas agora estão a correr pelo melhor.
Deus esteja com o nosso amigo Henrique e que tudo continue pelo melhor.
Montaria ao javali (c/ foto)
Realizou-se domingo dia 29 de Janeiro uma montaria ao javali no lugar de Ribeira Cimeira, Vila Maior.
O dia não esteve bom porque chovia muito e os matilheiros e seus cães não podiam entrar nos matagais. Foi abatido um animal e vistos muitos corços.
No final 55 pessoas partilharam o almoço na Associação Goja – Sendas.
Para o ano há mais.
—————————————————————————————-
Ed. 710 (26/01/2017)
Centro de Saúde de São Pedro do Sul
Exma. Senhora Coordenadora do Centro de Saúde.
Em nome de muitos utentes que diariamente passam a madrugada nesse Centro de Saúde para apanharem vez para uma consulta, se não mal pior se fica, devido ao frio que se passa aí à porta.
Senhora coordenadora, tenha compaixão de nós porque somos seres humanos, pode resolver o assunto sem nenhum dispêndio monetário, se houver vontade para isso.
Era só dar ordens ao segurança para que abrisse o espaçozinho da entrada para que possamos estar ali aconchegados hora e meia ou duas horas até à abertura dos serviços administrativos.
Pense no assunto para bem dos utentes do Centro de Saúde.
Obras de saneamento em Vila Maior
Estão a seguir as obras de saneamento em Vila Maior, nas povoações da Cobertinha, Peso, Coja e Sendas. Nesta primeira fase, estas obras estão a seguir em bom ritmo e a sua conclusão estão previstas para daqui a 2 ou 3 meses.
Ficam à espera pela 2ª. Fase, que será contemplada a parte das povoações da Igreja.
Falecimento
Faleceu no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul a Senhora D.ª Conceição Almeida Regada, com 87 anos de idade, viúva do Sr. José Augusto Figueiral, residente que foi na rua das Regadas, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se terça-feira dia 17 de Janeiro, saindo da casa mortuária onde esteve em câmara ardente pelas 15 horas com missa de corpo presente na Igreja Paroquial, seguindo para o cemitério local. Era mãe de Maria do Carmo Almeida Pinto Moura e de José Henrique Almeida Figueiral.
A todos seus familiares este correspondente deseja sentidos pêsames.
————————————————————————————————————–
Ed. 709 (12/01/2017)
Comemoração dos seus 103 anos
Realizou-se a festa de aniversário no dia 21 de Dezembro no Centro Social de Vila Maior, da nossa utente Senhora D. Maria do Céu as suas lindas 103 Primaveras.
Neste dia celebrou com seus companheiros e seus familiares no salão de refeições da instituição. A Senhora D. Céu está com as suas faculdades mentais muito lúcidas e sempre bem disposta.
Estamos todos de parabéns e pedimos a Deus para que para o ano estejamos novamente a festejar este dia.
Internamento
Esteve internado no Hospital de Viseuo Sr. Henrique Fonseca Caloba residente em Vila Maior, para ser submetido a uma cirurgia de implante de um pacemaker.
Felizmente correu tudo pelo melhor, encontrando-se já junto de seus familiares passando o Natal.
Agradece por este meio a todos pela solidariedade que lhe prestaram, e da nossa parte boa recuperação e que regresse ao seu trabalho em boas condições físicas.
Falecimento
Faleceu, na sua residência, o Sr. António da Silva Fernandes, natural de Monção e residente que foi na Rua Principal, lugar de Casalinho, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se dia 26-12-2016 pelas 10:30 horas, saindo da sua residência onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a igreja de Vila Maior onde teve missa de corpo presente, sendo sepultado no cemitério local.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
———————————————————————————————————
Ed. 708 (22/12/2016)
Nasceu mais uma feira
No domingo dia 11 de Dezembro nasceu mais uma feira, desta vez realizada em Vila Maior no campo da Bela Vista que está prevista para o quarto domingo de cada mês.
Tive uma conversa com alguns feirantes que pelo primeiro dia não estavam desiludidos, porque foi pouco publicitada, mas daqui para a frente esperam que seja melhor.
Ali tudo se vende desde as confecções ao calçado e produtos agricolas. É bom que tenha seguimento, porque é uma mais valia para a nossa região.
Festa em honra da Santa Lúzia
Realizou-se na nossa paróquia de Vila Maior no dia 13 de Dezembro pelas 10 horas a festa a Santa Lúzia no seu verdadeiro dia. No dia de Pascoela como vem sendo tradição será realizada a festa do povo, onde será venerada a mártir Santa Lúzia.
Com os olhos no meu rosto, e os da alma já sem véu, desta vida ao meu sol-posto, possam ir ver-te no céu.
Festa a Nossa Senhora Imaculada da Conceição
No dia 8, dia santo realizou-se a festa de Nossa Senhora da Conceição, nossa mãe e nossa Padroeira, patrona da Irmandade. A santa missa foi abrilhantada pela Banda Aliança Pinho Vila Maior. Em procissão veio dar a volta ao largo do Calvário. Muita gente se associou a esta eucaristia em honra da Imaculada Nossa Senhora.
Os mordomos para o ano são, Manuel R. Rodrigues, António R, Paiva, António P. Rodrigues e Manuel P. Rocha.
Quer terminar seu curso? Então contacte-nos
O Centro Social para a qualificação e ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, em parceria com o Centro Social de Vila Maior, promoverá o Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (R.V.C.C.) para os adultos que desejem concluir o 4º, 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade. Os adultos interessados devem dirigir-se às instalações do Centro Social de Vila Maior para efectuar a sua inscrição e obter mais esclarecimentos.
Festa do Natal no Centro Social
Na quarta-feira, dia 14 de Dezembro realizou-se a festa de Natal do Centro Social de Vila Maior.
Estas comemorações tiveram inicio pelas 14:30 horas com a chegada das crianças do Jardim de Infância e da Esciola Primária de Vila Maior.
As crianças cantaram canções de Natal “a todos um bom natal”. Temos que agradecer a presença das crianças, bem como, às senhoras professoras, educadoras de infância e auxiliares, tendo havido troca de lembranças, para dar por terminado este maravilhoso convivio entre gerações, com um lanchinho. Para continuar o dia seguiu-se um lanche convivio entre colaboradores, utentes, direcção e orgãos sociais do Centro Social. Houve alguns convidados especiais como o senhor Padre Alexandre, senhor Presidente da Câmara Sr. Victor Figueiredo e a senhora Vereadora da Cultura Dra. Teresa Sobrinho.
Assim decorreu a comemoração desta data festiva, onde reinou a alegria, boa disposição e bem estar geral. Um muito obrigado a todos os que colaboraram para esta realização.
No final discursaram o senhor Presidente da Instituição, o senhor Padre Alexandre e por fim o senhor Presidente da Câmara.
BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO
Para todos que trabalham para este jornal, correspondentes, dirigentes e nossos leitores, este correspondente deseja-lhes um feliz natal e um próspero ano de 2017, assim como os dirigentes do Centro Social e as senhoras funcionárias.
Mensagem, a melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio dos nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham na nossa caminhada pela vida.
———————————————————————————————
Ed. 707 (08/12/2016)
Festa a nossa Santa Bárbara
Realizou-se no dia 4 de Dezembro a festa a Santa Bárbara na paróquia de Vila Maior. A igreja estava cheia de fiéis que se associaram a esta festa que foi solenizada pelo grupo jovem, e com procissão ao cruzeiro com seu andor muito bem ornamentado e com lindas flores.
Pedido a Santa Bárabara
Oh Santa Bárbara que sois mais forte que as torres da fortaleza e a violência do furacão, fazei com que os raios não me atinjam e que os trovões não me assustem.
Hospitalizada por queda
Caiu na sua residência a Sra. D. Maria da Luz Almeida residente na Rua da Escola em Goja, Vila Maior. A senhora ia sentar-se num banco na sua cozinha caindo para o lado partindo o osso do fémur ficando muito maltratada. Tendo sido socorrida e transportada para o hospital, estando precista sua operação para o dia 29 de Novembro devido à greve de funcionários hospitalartes. Que corra tudo pelo melhor à Sra. D. Luz.
Falecimento
Faleceu no Hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. José Pinto de Matos, com 98 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria da Glória Lopes, residente que foi na rua da Leira Longa, Goja, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se sexta feira, dia 25 de Novembro, saindo da capela de Goja pelas 15 horas onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre até à igreja de Vila Maior sendo celebrada missa de corpo presente, de onde seguiu para o cemitério local.
Era pai de, António Lopes de Matos, Agostinho da Assunção Lopes de Matos, Margarida Lopes de Matos, Maria de Lurdes Pinto Lopes de Matos, Maria da Conceição Pinto Lopes de Matos e de Maria dos Prazeres Pinto Lopes de Matos.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
————————————————–
Faleceu, na sua residência, a Sra. D. Maria Palmira Rodrigues, de 96 anos de idade, viúva do Sr. Adelino Baptista de Oliveira, natural de Pinho e residente que foi na Rua Principal em Casalinho, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se sexta feira, dia 2 de Dezembro pelas 10 horas, de sua residência onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada em campa de família no cemitério local.
Era mãe da D. Alda da Conceição Oliveira Aido. Teve acompanhamento da Irmandade de Pinho da qual era irmã e da de Vila Maior.
Aos seus familiares sentidos pêsames.
—————————————————————————————————————–
Ed. 706 (24/11/2016)
Dia de S. Martinho
No passado dia 11 de Novembro, sexta-feira, como não podia deixar de ser, comemorou-se o dia de S. Martinho na Instituição do Centro Social de Vila Maior.
A festa da parte da tarde no parque da instituição com ameaça de chuva, mas felizmente não veio. Para terminar este dia realizou-se um grande magusto e lanche convivio onde participaram utentes de todas as valências do Centro Social de Vila Maior, e contou com animação musical, e o mais importante foi o convivio muito enriquecedor e com o desejo de que este tipo de eventos se repita muito mais vezes.
Javalis quase nos entram em casa
Há dias alguns javalis passearam em terras de Vila Maior, num terreno bem perto de casas e de um colmeal onde poderiam ter deixado muita destruição, mas felizmente não aconteceu. A poucos metros entraram no quintal de uma residência sem que seus proprietários dessem por nada e deixaram o terreno todo virado do avesso.
Para o colmeal poderia ter sido um prejuízo grande, porque deixaram vestígios numa árvore ao lado de se terem coçado.
A Gazeta da Beira está em falta, por não ter incluído nos números anteriores, os textos enviados pelo nosso colaborador Sr. Guilherme Figueiredo., por essa razão pedimos desculpa e publicamos os ditos textos neste número Edição 706
Piloto de Vila Maior da Linha Aérea Bragança Portimão
Simão Pedro Rodrigues dos Santos, natural de Sendas, Vila Maior, é desde Janeiro, com 25 anos de idade, o pilotomais novo da empresa AeroVip, do grupo Seven Air, a actual concessionária da linha aérea regional que liga Bragança a Portimão, com paragens intermédias em Vila Real, Viseu e Cascais.
Depois de ter feito a escola primária na sua terra natal, frequentou em S. Pedro do Sul o ensino preparatório e secundário. Fez provas de acesso às tropas paraquedistas, onde foi aprovado, mas optou por continuar a estudar e acabou por se licenciar em turismo, no Instituto Politécnico de Viseu. Ainda no âmbito deste curso fez o Erasmus em Varsóvia na Polónia. Nunca exerceu profissão ligada à sua licenciatura universitária porque a aviação foi sempre a área que o apaixonou.
Para concretizar esse sonho, começou por ir para a Flórida, Estados Unidos, onde tirou a liceça para pilotar aviões particulares e de recreio com a proficiência no inglês nivel seis. O curso de piloto de linha aérea era o seu principal objectivo.
Então regressa a Portugal e matricula-se na escola Leávia em Tires, Cascais, tendo sido o primeiro da turma a concluir o curso, em Agosto de 2015 com média teórica de 90 por cento na Autoridade de Aviação Civil.
Como já referimos, actualmente é co-piloto do avião Dornier 228, na linha Bragança Portimão, tendo também já feito alguns voos na linha regional Porto Santo e Funchal na Madeira.
Para os seus pais orgulhosos na carreira do seu filho e da nossa parte vão também os parabéns para estes pais, D. Margarida de Fátima Poças Rodrigues dos Santos e o SenhorFernando Luis Fernandes dos Santos.
Para ti este correspondente deseja-te o melhor futuro para a tua vida profissional.
Percurso pedestre
Foi inaugurado no dia 11 de Setembro de 2016, o percurso pedestre P.R.10, rota Nossa Senhora das Colmeias em Vila Maior.
O tipo de percurso por trilhos e caminhos rurais, onde teve a participação de quase 100 pessoas. A concentração foi pelas 8H40 no Parque Desportivo da Cobertinha.
O percurso tem dificuldade média e é de 14,5 km e a duração estava prevista de 3H30.
Esta participação estava incluida na agenda cultural da Câmara Municip+al de São Pedro do Sul. Seguiu-se o almoço para os que estavam inscritos, na Associação Cultural de Gôja, Sendas.
Falecimento
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu, o Senhor Pedro da Silva Leal, de 92 anos de idade e residente que foi na Rua da Escola em Vila Maior.
Deixa viúva a Senhora D. Ester de Almeida Paiva Leal. O seu funeral realizou-se terça-feira dia 20 de Setembro de 2016 pelas 17 horas, saindo da caperla mortuária de Vila Maior, onde o corpo esteve em câmara ardente para a Igreja Paroquial, tendo missa de corpo presente e seguido para o cemitério local.
Era pai de Ana Paula Leal Cabral, de Pedro Filipe Paiva Leal e do Dr. Vitor Jorge Paiva Leal.
A família agradece a todos quanto reconhecidamente demonstraram a sua solidariedade pela perda do seu ente querido.
A todos os nossos agradecimentos.
———————————————————————————————————-
Ed. 705 (10/11/2016)
Faleceu
Faleceu junto dos seus familiares no Porto a Senhora D.ª Maria Vitória Mouro Metelo de 96 anos de idade, natural de Vila Maior, viúva do Senhor Manuel Ribeiro e residente que foi em Pouves, São Pedro do Sul. O seu funeral realizou-se sábado dia 5 de Novembro, vindo do Porto pelas 2 horas para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente pelas 3 horas, seguindo para campa de família no cemitério local.
Era mãe de Drª. Maria Modesta Mouro Metelo Ribeiro e do Dr. José Henrique Mouro Metelo Ribeiro. Aos seus familiares sentidos pêsames.
Falecimento
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu o Senhor Anacleto Sebastião Pinto, com 81 anos de idade, viuvo da Senhora D. Maria Olivia de Almeida, residente que foi na Travessa do Bairro Novo na Cobertinha em Vila Maior.
O seu funeral realizou-se domingo dia 30.10.2016, saindo em cortejo fúnebre da residência de seu filho na mesma localidade, onde esteve em câmara ardente pelas 11 horas, com celebração da palavra na Igreja Paroquial de Vila Maior de onde seguiu para o cemitério local.
Era pai de; Manuel Sebastião Almeida Pinto e de António Sebastião Almeida Pinto.
A todos os familiares sentidos pêsames.
Convocatória
Nos termos da alinea b) do nº. 2 do Artº. 28º. Dos Estatutos desta Instituição, convoco uma sessão ordinária desta Assembleia Geral, para no dia 28 de Novembro de 2016 (Segunda Feira) a realizar no Centro Social de Vila Maior pelas 21 horas com a seguinte
Ordem de trabalhos
1. Discussão e votação das contas de exploração previsional (orçamento) e plano de actividades para o ano de 2017,
2. Autorização para a alienação dos seguintes imóveis,
* Artigo rústico nº. 4048 da Freguesia de Sul,
* Artigo rústico nº. 3018 da Freguesia de Pinho,
* Artigo rústico nº. 4561, 4385, 3619, e 3217 da Freguesia de Figueiredo de Alva.
3. Outros assuntos de interesse para a Instituição.
Se à hora marcada não estiver presente mais de metade dos associados com direito a voto, a sessão da A.G. iniciar-se-á meia hora depois com o número de sócios presentes, nos termos do nº. 1 do Artº. 30ª. dos Estatutos.
——————————————————————————————
Ed. 704 (20/10/2016)
Dia Internacional do idoso
Realizou-se no dia 1 de Outubro o dia do idoso. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não com uma perd de habilidades mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
Actualmente mais de dois milhões de idosos representam 20% da população nacional.
Na institutição do Centro Social de Vila Maior também não foi esquecida esta data para dar os parabéns a um aniversariante e aos idosos, com um grande bolo.
Festa de S. Miguel Arcanjo
Realizou-se no domingo dia 2 de Outubro a festa de S. Miguel Arcanjo na nossa freguesia de Vila Maior.
A santa missa foi pelas 10 horas e cantada pelo grupo jovem. Estavam muitos fiéis que acompanharam a procissão ao Cruzeiro.
Os mordomos para o ano são, Fernando Miguel Pereira da Rocha, Manuel Pinto e Rodrigo Miguel.
Falecimento
Faleceu na sua residência o Sr. José Pinto com 84 nos de idade, viúvo da Sra. D. Guiomar Pinto Mouro e residente que foi na Rua Principal, 25 em Souto da Ufa, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se domingo dia 2 de Outubro, saindo o cortejo funebre da capela de Goja onde esteve em câmara ardente pelas 17H30 e com missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Vila Maior de onde seguiu para o cemitério local. Era pai de Margarida Mouro Pinto dos Santos. A seus familiares os sentidos pêsames.
Festa de Nossa Senhora do Rosário
Realizou-se no domingo, dia 9 de Outubro a festa a Nossa Senhora do Rosário na nossa paróquia de Vila Maior. No final da missa o andor com a Nossa Senhora saiu à rua para dar a volta ao Cruzeiro com os fiéis, estes em grande número.
Nossa Senhora do Rosário rogai por todos nós.
Os mordomos para o ano são: Mário José dos Santos, António Ribeiro Paiva e Augusto Pinto da Rocha.
————————————————————————————————————-
Ed. 703 (29/09/2016)
Falecimento
Faleceu, no Centro Social de Vila Maior a Senhora D. Maria de Lurdes Pinto, com 92 anos de idade, viúva de Àlvaro Rodrigues da Silva, natural que foi do lugar de Goja, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se Segunda-Feira, dia 26 de Setembro pelas 11horas, saindo da capela de Goja onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local.
Era mãe de Maria do Carmo Pinto Silva, Fernanda Pinto Silva, Eufrásia Pinto Silva Mouta, Emília Pinto Silva, Henrique Pinto Silva e Carlos Pinto Silva.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Passeio de idosos do Centro Social
Realizou-se no dia 7 de Setembro um passeio convívio com os idosos do Centro Social, com utentes das 4 valências SAD,CN.ERPI e CD.
A saída foi pelas 9h30. Para dar início a este passeio, a primeira visita foi ao Senhor dos Quatro Caminhos, de seguida foi à Senhora da Lapa, onde foi servido o almoço no parque das merendas.
Para terminar seria à Nossa Senhora das Necessidades em Vila da Ponte, mas esta não foi possível devido ao autocarro ser muito grande e foi-nos aconselhado não tentarmos lá ir porque os acessos eram estreitos.
No final os nossos utentes mostraram-se satisfeitos por este dia de passeio.
——————————————————————————————————————-
Ed. 702 (15/09/2016)
Vila Maior 05/09
Festa em honra da Nossa Senhora da Ribeira
Realizou-se na segunda-feira, feriado, dia 15 de Agosto a festa de Nossa Senhora da Ribeira em Nespereira, Vila Maior. A Santa Missa foi celebrada pelas 9 horas no átrio da Capela e cantada pelos elementos da Banda Aliança Pinho Vila Maior, assim como na procissão. Este ano muito mais gente, do que no ano passado, se encontrava nesta festa, talvez porque a missa foi celebrada mais cedo para se fugir ao calor. Como sempre os andores estavam muito bem engalanados, deram uma visão mais colorida à festa.
Festa da Nossa Senhora das Colmeias
Realizou-se dia 21 de Agosto a festa da Nossa Senhora das Colmeias em Goja-Sendas saindo da sua capelinha no lugar de Terras de Santa Maria pelas 17,30 horas. À hora estava muito calor e o trajecto era comprido, mas mesmo assim muita gente se associou à procissão que veio para a capela de Santo Antão para aí ser celebrada missa.
A capela foi pequena para tanta gente. O Sr. Padre Alexandre fez uma retrospectiva sobre o mel e das abelhas que o fazem.
Falecimento
Faleceu no Centro de Saúde São Pedro do Sul o Sr. Abilio Gomes Martins, com 84 anos de idade, casado com a Senhora D. Eva de Figueiredo Ribeiro, natural de Cernache de Bomjardim e residente em Lisboa e com residência na Rua dos Pinheirinhos lugar de Nespereira, Vila Maior. O seu funeral realizou-se terça-feira dia 16 de Agosto pelas 17 horas, saindo da capela mortuária de Vila Maior onde esteve em camara ardente, seguindo para a Igreja, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultado no cemitério local.
Era pai de Nuno Ribeiro Martins Pereira e Aldina Farinha Martins. Aos seus familiares sentidos pêsames.
Vila Maior 31/08
Falecimentos
Faleceu no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul a Senhora D. Idalina da Silva, com 88 anos de idade, e deixa viúvo o Senhor Camilo Correia Moreira, residente que foi na Rua da Escola nº 13 em Vila Maior. O seu funeral realizou-se Terça-Feira, dia 2 de Agosto, sainda da capela mortuária de Vila Maior onde esteve em câmara ardente e com missa de corpo presente na Igreja local pelas 11 horas, de onde seguiu para o cemitério local, onde foi sepultada. Era mãe de, Maria do Carmo da Silva Moreira, Georgina da Silva Moreira e Alfredo Alexandre da Silva Moreira. A todos os familiares este correspondente deseja as mais profundas condolências.
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu o Senhor José Pinto Pereira, com 84 anos de idade, viúvo da Senhora D. Helena dos Anjos Quintas Pereira, residente que foi na Rua Principal, nº 243, Quinta da Lomba, Vila Maior. O seu funeral realizou-se Terça-Feira dia 9 de Agosto, saindo da capela de Nespereira onde esteve em câmara ardentepelas 18 horas seguindo em cortejo funebre automóvel até à Junta de Freguesia, de onde seguiu para a Igreja com celebração de missa de corpo presente. De seguida foi a sepultar no cemitério local. Era pai de Lizete Maria Quintas P. S. Pio, Soraya Maria Quinta Leonardo e Maria Manuela P. Baraldi. A todos os familiares, sentidos pêsames.
Prejuizos que o tempo nos deixou
As oscilações do tempo nos meados de Maio e Junho pôs em risco as vinhas e hortaliças, com ataques do mildio derivado do tempo muito chuvoso, também muito prejuizo para os apicultores que a colheita do mel ficará pela metade dos outros anos, quando as árvores estavam em plena floração a chuva durante semanas não deu tréguas. Por isso este ano será para esquecer.
A partir do mês de Julho o calor veio com grandes subidas de temperatura.
Incêndio
Na madrugada do dia 26 de Julho deflagrou um incêndio na Cobertinha, Vila Maior. O incêndio começou no restolho num pomar próximo de habitações, não teve grandes consequências devido à prontidão das corporações dos bombeiros da cidade de S. Pedro do Sul e de Santa Cruz da Trapa, que o não deixaram alastrar. Mesmo assim devido à hora da noite os bombeiros tiveram uma acção importante e rápida. Àquela hora ainda andava gente na rua, se fosse mais tarde tudo poderia ser muito pior. Não se sabe a origem do fogo mas muito estranho é.
Casamento
Recebeu o Sacramento do Matrimónio na Igreja Paroquial de Vila Maior no dia 31 de Julho de 2016 o Senhor Bruno Manuel Rocha Oliveira, natural de Goja, Vila Maior e Severine Nicole da Rocha Oliveira, natural de Luzern, residente em Zurique, Suiça.
Noivo filho de José Moita Oliveira e Adilia Rodrigues da Rocha Oliveira, noiva filha de Nikolaus Emil Vargas e Arieu Varga Bulloni. Apadrinharam o acto religioso, Antonela Vaglio Rossi e Luis Filipe Rocha Figueiredo.
Depois da cerimónia religiosa familiares e amigos dirigiram-se para a Quinta do Paço – Bordonhos onde foi servido um lauto almoço.
Parabéns a este casal que veio quebrar um interregno de quase três anos de casamentos na nossa paróquia de vilva Maior.
——————————————————————————————————————
Ed. 701 (28/07/2016)
Passeio dos utentes do Centro Social de Vila Maior
Na tarde de terça-feira, 12 de Julho, um grupo de utentes do Centro Social de Vila Maior, realizou um passeio até Carvalhais.
Para dar inicio a este passeio, fizeram uma paragem na Igreja Matriz e no Museu Rural de Carvalhais. Nestes espaços, realizaram uma visita guiada, conhecendo um pouco da história destes belos monumentos. O que despertou mais interesse nos nossos utentes foi sem dúvida, a sala 1 do Museu, pois aí puderam reviver um pouco dos seus passados, ao terem constatado com tradições e usos das “gentes” da terra; nesta sala puderam, assim, ver alfaias agricolas, peças de carpintaria, conjuntos do ciclo do linho e do ciclo do pão, além de outros.
Posteriormente, seguiram até ao Bioparque, Parque Florestal do Pisão, onde foi o lanche, numa bela sombra e desfrutando do que a natureza e o nosso concelho tem de melhor. Este foi um lanche especial, pois uma das nossas utentes celebrou o seu aniversário e desta feita, de uma forma diferente do habitual.
No final, os nossos utentes mostraram-se satisfeitos, referindo terem gostado muito desta bela e diferente tarde de verão.
—————————————————————————————————————————————
Ed. 700 (14/07/2016)
Junho, mês das marchas
Como o mês de Junho é o mês dos Santos Populares, das marchas e da folia, mais uma vez os idosos do Centro Social de Vila Maior sairam para comemorar. Desta feita, ma tarde do dia 23 de Junho, deslocámo-nos até à Misericórdia de Oliveira de Frades.
Para dar inicio a esta bela tarde, um grupo de utentes do Lar da Misericórdia de Oliveira de Frades presentearam-nos com uma animada marcha, à qual, os nossos utentes retribuiram apresentando duas marchas. E para encerrar este fantástico desfile, as crianças do Jardim Infantil desta instituição dançaram muito animados para todos os presentes.
Esta foi assim uma bela tarde de convivio institucional e integracional, muito enriquecedora para todos, onde a animação e a boa disposição foram as “rainhas” destas marchas.
Desde já aqui fica, o nosso agradecimento a todos os intervenientes que contribuiram para a concretização deste maravilhoso convivio.
Imprensa e Rádio da nossa Região estão mais ricos
Depois de uma longa ausência, voltou com força às lides de imprensa e rádio o nosso amigo Senhor Fernando Morgado, que desempenha com grande brilho profissional, por isso a nossa Comunicação Social está de parabéns pelo regresso deste bom comunicador.
Falando com ele na festa das marchas das festas de São Pedro do Sul, estava satisfeito em regressar novamente à Comunicação Social.
Parabéns Senhor Morgado para nos agradar com os seus textos jornalisticos.
Festas do Senhor
A festa mais importante da nossa paróquia, ou seja a Festa do Senhor, realizou-se na nossa freguesia no dia 10 de Julho.
A Santa Missa foi celebrada pelas 10H00 pelo nosso pároco Sr. Padre Alexandre e abroilhentado pela Banda Aliança Pinho Vila Maior.
A procissão veio dar a volta ao Calvário como de costume acompanhada pela Banda e muito público.
Lindas passadeiras com flores com que o adro estava enfeitado, parabéns a todos quanto estiveram envolvidos neste magnifico trabalho.
Os mordomos para o ano são
Jorge Eduardo R. Pinto, Fradique Bento Mões, Adão Correia Claudino e Fernando Alves Eirinhos.
————————————————————————————————————-
Ed. 699 (30/06/2016)
Idosos do Centro Social participaram nas festas de Santo António
No dia 13 de Junho a convite dos senhores responsáveis da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de S. Pedro do Sul, o centro social de Vila Maior teve a honra de participar nas festas do seu padroeiro Santo António. Nessa tarde de sol além da nossa instituição outras do concelho abrilhentaram o convívio apresentando as suas marchas.
No final foi servido um lanche convívio com animação musical.
Não podemos de deixar de agradecer aos senhores responsáveis da Santa Casa da Misericórdia pelo convite e às restantes instituições que contribuíram para a realização deste magnifico evento.
Convivio de Motards
Realizou-se em Vila Maior no dia 19 de Junho um Convívio de Motards, realizado pela Associação Cultural, para o circuito ao Douro Vinhateiro.
A saída foi pelas 9H30 da referida associação com a passagem por; Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Sernancelhe (paragem para abastecimento), Penedono, S. João da Pesqueira e paragem para almoço no Pinhão. De volta, Lamego, Castro Daire e regresso a Vila Maior.
Muitos motards fizeram este convívio, correndo tudo na maior normalidade.
Festa a Santo António
Realizou-se na nossa paróquia a festa a Santo António, associada a festa da catequese representada por todas as classes, desde a primeira à Profissão de Fé.
Foi uma festa linda e com grande assembleia, cantada pelas crianças e que bem se organizaram para esta celebração.
Parabéns aos senhores catequistas que muito bem prepararam todos este meninos.
A procissão deu a volta ao Cruzeiro com o andor do Santo António.
Os mordomos para o ano ainda não foram comunicados, mas em breve esperamos anunciá-los.
—————————————————————————————————————
Ed. 698 (09/06/2016)
Doentes
No hospital de São Teotónio, esteve a senhora D. Idalina Jesus Correia dos Santos, residente na Cobertinha.
No mesmo hospital, onde esteve internado foi transferido para os cuidados continuados em Castro Daire, o senhor Manuel Pinto da Rocha, residente na Cobertinha.
A todos os doentes boas melhoras lhes desejamos.
Festival
O festival do Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior realizou-se no domingo dia 29 de Maio a comemorar o XIX festival desta Instituição.
O festival teve lugar no recinto da Bela Vista na Cobertinha. Da parte da manhã esteve de chuva e previa-se o mesmo para a tarde, mas, para bem de todos, isso não aconteceu e apareceram uns raios de sol, por isso esteve muito quente. O recinto abriu às 8 horas para os feirantes que apareceram em bom número.
Pelas 15H30 subiram ao palco representantes da Câmara Municipal, Junta da Freguesia, do Centro Social e da União Desportiva Vilamaiorense, para dar aos grupos as respectivas lembranças e colocação das faixas, dando-se de seguida ao início do festival.
Os grupos foram os seguintes;
* Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior (anfitrião),
* Rancho Folclórico Rosas de Tourigo,
* Centro Socio Cultural R.F. da Charneca Pontal e
* Associação Cultural de Arcozelo (Moimenta da Beira).
* Tudo correu dentro da normalidade e que para o ano seja mais divulgado para bem de todos.
Falecimento
Faleceu, no Hospital S. Teotónio em Viseu, o senhor Rui Jorge de Figueiredo, com 69 anos de idade. Deixa viúva a senhor D. Maria Fernanda de Oliveira Santos Figueiredo, natural e residente que foi na Rua da Escola, 45 em Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado dia 4 de Junho pelas 10H30, saindo da capela de Goja onde seu corpo esteve em camara ardente, seguindo o cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultado no cemitério local.
Era pai de António Henrique dos Santos Figueiredo e Ana Maria dos Santos Figueiredo Paiva.
A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Festa ao Sagrado Coração de Jesus
Realizou-se domingo dia 5 a Festa ao Sagrado Coração de Jesus e Apostolado da Oração na nossa paróquia de Vila Maior. A Igreja estava cheia de fiéis e o andor em procissão deu a volta ao Cruzeiro.
——————————————————————————————————–
Ed. 697 (26/05/2016)
Obras na Capela da Senhora da Ribeira
Já terminaram as obras da Capela da Nossa Senhora da Ribeira em Nespereira, Vila Maior, sendo o altar todo remodelado e o coro e outras coisas, ficando estas obras orçadas em €.7.200 euros, as senhoras mordomas fazem um agradecimento por nosso intermédio a todos quantos deram o seu contributo para a realização destes melhoramentos.
No final destas obras foi celebrada missa e foi dado um lanche convivio para todos os presentes. Parabéns a todos quanto se dedicaram a esta obra.
Procissão das velas
Realizou-se no dia 12 a procissão na nossa paróquia de Vila Maior. A procissão saiu pelas 20:30, fim da tarde para a Capela de Santo Antão em Goja onde foi celebrada missa. A chuva deu tréguas para bem de todos, a qual foi muito participada.
3º. Aniversário da Estrutura Residencial para pessoas idosas (E.R.P.I.)
No passado dia 13 de Maio comemorou-se o 3º. Aniversário do ERPI do Centro Social de Vila Maior. Sendo este dia especial e de dupla celebração. Dia da aparição da Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, como tal, não podia passar em branco. Por isso realizou-se uma tarde de festa onde cantamos com um grupinho de idosos do Centro. Cantaram canções subejamente conhecidas de todos, de seguida, então sim, com muito profissionalismo actuou a Túnica da Unuiversidade Sénior de S. Pedro do Sul que agradou a todos os presentes.
Também foram convidados os familiares dos nossos utentes que no fim ficaram todos satisfeitos pelo convite. No final foi servido um lanche convívio, sendo assim uma tarde muito animada, onde reinou a boa disposição e um bem estar geral.
—————————————————————————————————-
Ed. 696 (12/05/2016
1º de Maio – Dia da Mãe
Primeiro de Maio, dia de todas as Mãe, incluindo as que já partiram para o Reino dos Céus. No domingo, 1º. De Maio a omilia da Santa Missa foi dedicada a todas as mães, vivas e falecidas. No final uma menina leu um poema dedicado a todas as mães, assim como outras duas meninas, com um cestinho, ofereceram uma flor branca com dedicatórias a todas as mães que se encontravam a assistir à eucaristia. Parabéns a quem teve esta ideia, singela homenagem, original e que agradou a todas as mães-
O tempo que faz
Depois de uns dias de escaldante calor com temperaturas altas, aí está, nvemante o inverno, com fortes chuvas, ventos e baixas temperaturas.
Este ano não está a correr nada bem para a agricultura, mas pode ser que venha a melhorar.
A apicultura também está a passar época má porque na altura da floração esteve tempo chuvoso e as abelhas não poderam sair e a floração passou-se.
——————————————————————————————
Ed. 695 (28/04/2016)
Primavera, por onde andas?
Já estamos no meado do tempo de Primavera, e ainda não tivemos um dia digno desse nome. Chuvas, ventos e frio ainda não nos deixaram, deixando o rasto de prejuizos nas florações das árvores de fruto e em algumas hortaliças e atrasos nas sementeiras da agricultura.
Embora que, as temperaturas já tenham subido um pouco e o sol lá vai raiando envergonhado.
Utentes do Centro Social fazem Termas
Nesta segunda quinzena de Abril utentes mais autónomos do Centro Social de Vilas Maior estão a fazer termas, ao abrigo de um projecto da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul. Este projecto leva a efeito três turmas de utentes da nossa instituição e de outras.
Doente
Encontra-se doente em sua casa devido a uma queda perto da sua residência, a Senhora D. Maria do Carmo Cardão Dantas, residente em Coja, Vila Maior, funcionária do Centro Social.
Boas melhoras desejamos à D. Maria do Carmo e que regresse rápido ao seu posto de trabalho.
Tarde de convivio
Na tarde do dia 22 de Abril recebemos na nossa instituição, Centro Social de Vila Maior a visita de um grupo de utentes do Lar da Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres de Oliveira de Frades. Este convivio institucional foi levado a cabo com o principal objectivo de promover o encontro entre os utentes das duas instituições.
Sendo assim, foi um momento especial e enriquecedor para todos, trazendo consigo um organista e um coral muito bem afinadinho que fizeram as delicias de todos nós.
Assim mais uma vez se comprovou que os convivios sociais são importantes em todas as idades.
Para já vão os agradecimentos para a Misericórdia de Oliveira de Frades e seus colaboradores e estaremos sempre de braços abertos para vos receber no Centro Social de Vila Maior.
———————————————-
Ed. 686 (26/11/2015)
Festa de Nossa Sra do Rosário
Realizou- se no Domingo, dia 18 de Outubro, a festa a Nossa Srª do Rosário, na nossa Paróquia de Vila Maior. No final da Eucaristia, a procissão haveria de sair à rua, para dar a volta ao Calvário. O tempo estava mais ou menos bom, e o povo ficou revoltado de a procissão não ter saído. A Eucaristia foi abrilhantada pela Banda Aliança Pinho/Vila Maior, que no final, no adro, tocou música do seu reportório. O peditório deste Domingo, sendo Dia Mundial das Missões, reverteu para esta comunidade.
Os mordomos para o ano são: Horácio Manuel Poças Rodrigues, Manuel da Rocha Rodrigues e António Pinto Metelo. De Nespereira continua a não haver nada para ninguém.
Faleceu
Faleceu na sua residência a Srª Dª Virgínia Maria Fernandes Costa, com 38 anos de idade. Deixa viúvo o Sr. Augusto Luís Pinto, residente que foi na Rua do Povo em Vila Maior. O seu funeral realizou- se Quarta-feira, dia 28/10/15, saindo da sua residência pelas 15 horas, onde esteve em câmara ardente com missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Vila Maior, de onde seguiu para o cemitério local. O seu corpo foi transladado do Hospital S. Teotónio – Viseu para a referida morada. Era mãe de duas meninas de tenra idade, Ana Manuela Fernandes Costa e Marta Maria Costa Pinto. Ninguém pensaria num ato destes, todos se interrogam porque isto aconteceu. O seu funeral foi um grande sentimento de pesar, devido à simpatia desta jovem Srª. Aos familiares sentidos pêsames.
Deu uma queda
Quando se encontrava no cimo de uma oliveira, na apanha da azeitona, o Sr. Júlio Sebastião residente em Aldeia Vila Maior, deu uma queda da oliveira, ficando muito mal tratado num pé. Foi socorrido pelos bombeiros que o transportaram para o hospital, onde foi tratado. Rápidas melhoras é o que desejamos ao nosso amigo Júlio.
Convocatória
Nos termos das alíneas a) e c) do nº 2 dos estatutos desta Assembleia Geral, para o dia 30 de Novembro (Segunda-feira) a realizar no Centro Social de Vila Maior, pelas 20 horas com a seguinte
Ordem de trabalhos
1º Discussão e votação das contas da exploração previsional (orçamento) e plano de atividade
2º Eleição dos corpos gerentes para o quadriénio 2016/2019
Outros assuntos de interesse para a instituição
Só poderão participar nas sessões, os sócios com quotas pagas, pelo menos, até 2012 e os que tenham sido admitidos há mais de um ano.
As listas candidatas à eleição deverão dar entrada nos serviços administrativos até ao dia 25/11/15. Toda a documentação relativa ao ponto um desta ordem de trabalhos poderá ser consultada nos serviços administrativos, de 23 a 27 do corrente mês.
Dia de S. Martinho
Na passada Terça-feira dia 11 de Novembro, como não poderia deixar de ser, comemorou-se o Dia de S. Martinho na nossa instituição. Para dar início a este belo dia, recebemos a visita de meninos e meninas do Jardim de Infância da Mutkids de São Pedro do Sul. Estas crianças abrilhantaram a nossa manhã através de uma dramatização musical da lenda de S. Martinho e cantando algumas canções alusivas à data. No final desta visita, realizou-se uma troca de prendas, das crianças para os utentes e dos utentes para as crianças. A festa continuou de tarde, com a visita das nossas crianças do Jardim de Infância de Vila Maior, para as quais os nossos utentes realizaram uma pequena dramatização da lenda de S. Martinho. De seguida, as crianças retribuíram cantando algumas canções de S. Martinho e convidando os nossos utentes a cantarem todos juntos algumas canções por todos conhecidas. Tal como decorreu a manhã, este convívio terminou com uma troca de prendas entre todos. Para terminar este fantástico dia, realizou-se um magusto/lanche convívio onde participaram utentes de todas as valências do Centro Social de Vila Maior e que contou com a animação musical da nossa colaboradora e o reco-reco do nosso utente.
Desde já, aproveitamos para deixar um muito obrigado a todos os que contribuíram para a concretização desta maravilhosa festa, onde o mais importante foi o convívio, muito enriquecedor e com o desejo de que este tipo de eventos se repita muitas vezes.
——————————————————————————————————————————————-
Ed. 685 (05/11/2015)
Dia Internacional do Idoso
Na passada quinta-feira, dia 1 de Outubro celebrou-se o Dia Internacional do Idoso, e como tal essa data não poderia passar despercebida na nossa Instituição de Vila Maior, assim sendo, logo pela manha, os nossos utentes receberam um chocolate acompanhado de um cartão onde constava o seguinte texto:
“Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
O idoso merece-nos todo o carinho e respeito.”
Já de tarde contámos com a participação de alguns utentes do Centro Social de Nossa Senhora das Neves de Gumiei, trazendo boa disposição e animação, a este belo convívio.
Deste modo, todos reunidos, teve início uma aula de dança adaptada, levada a cabo pela instrutora voluntária Lisa, ao som de músicas tradicionais, por todos conhecidas. Seguiu-se um lanche convívio, onde não se puderam deixar de cantar os parabéns ao Sr. António Sousa, pelos 85 anos e a todos os idosos, pela comemoração desta data tão importante.
No final foram entregues umas lembranças elaboradas pelos nossos utentes à Lisa e às colaboradoras do Centro Social Senhora das Neves de Gumiei, às quais aproveitámos para agradecer a sua participação neste dia, que ficará sem dúvida na memória de todos os que neles participaram.
Festa a S. Miguel
Realizou-se Domingo dia 4 de Outubro a festa a S. Miguel. Domingo chuvoso, a procissão não pôde sair à rua com a imagem do Santo, devido ao mau tempo. Mesmo assim, estava muita gente na Eucaristia.
Os mordomos para o ano 2016
Miguel Metelo Paiva (Torre), Carlos Miguel F. Rolo (Goja), Vitor Manuel Santos Oliveira (Joazim).
Ficamos à espera que apareça o do ramo de Nespereira.
As eleições em Vila Maior
Os resultados das eleições na Freguesia de Vila Maior, partidos mais votados e com assento na Assembleia da República, foram os seguintes:
Coligação PSD/CDS – 264
PS – 159
Bloco – 28
CDU – 33
Brancos – 18
Nulos – 18
Batizado
Recebeu o sacramento do Batismo na Igreja Paroquial de Vila Maior, no dia 11 de Outubro de 2015, a menina Maria Clara Carvalho Regada, de 12 meses de idade. Filha de Óscar Alexandre Fonseca Regada e de Maria Fátima Ferreira Carvalho, residentes em Aldeia Vila Maior.
Seus avós paternos são: Graciosa Fátima Fonseca e José Coelho Pinto Regada. Avós maternos: João Carvalho Peixeiro e Cândida de Jesus Ferreirinha Rocha.
Apadrinharam o acto religioso José Miguel Fonseca Regada e Rita Colaço Carvalho.
Depois da cerimónia religiosa, familiares e amigos, dirigiram-se para o hotel do parque para um lauto almoço.
Parabéns para seus pais e avós e para a menina Maria Clara muitos anos de vida e felicidades para a sua vida futura.
Falecimento
Faleceu no Lar da Misericórdia de Stº. António, a Srª. Dª. Elisa Fernandes Pinto, com 99 anos de idade, viúva do Sr. Cipriano de Almeida, natural e residente que foi no lugar de Vale Pedro, Vila Maior. O seu funeral realizou-se Sábado, dia 24/10/2015 pelas 14h30, saindo da Capela de Nespereira, onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo um cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local. Era mãe de Silvina, António, Lucinda, Ilda, Conceição, Manuel, Cidália, José e Fernando Pinto de Almeida, este dois últimos já falecidos.
Este correspondente deseja a seus familiares sentidos pêsames.
————————————————————————————————————————————–
Ed. 684 (15/10/2015)
Passeio a Fátima
Na passada sexta-feira, dia 11 de Setembro, um grupo de 38 utentes de todas as valência, do Centro Social de Vila Maior, realizaram um passeio até Fátima.
A saída da Instituição decorreu pelas 8h 30 e a primeira paragem foi em Tomar.
Chegada a Fátima, os utentes desfrutaram de um almoço, piquenique num dos parques de merendas junto ao Santuário.
Após o almoço dirigiram-se até à Capela das Aparições, onde os nossos utentes assistiram à missa ou rezaram o terço.Acabada a visita a Fátima regressaram, tendo sido a chegada à Instituição pelas 18 horas.
No final os utentes mostraram-se muito satisfeitos e bem dispostos, pois o Santuário de Fátima é um local que, segundo os mesmos, lhes transmite muita paz e tranquilidade.
Sardinhada e Desfolhada no Centro Social
Realizou-se quarta-feira dia 23 de Setembro no Centro Social de Vila Maior, uma sardinhada e da parte da tarde, uma desfolhada para reviver e não deixar cair em desuso as tradições da agricultura.
A desfolhada foi no atrio do Centro, muito divertida com cânticos ao som do acordeão e Reco-reco.
O almoço contou também com os utentes autónomos do apoio domiciliário.
Foi uma felicidade ver a alegria dos nossos utentes, em alguns se via uma lágrimazinha ao canto do olho, talvez recordando as desfolhadas dos seus tempos.
No final foi servido um gostoso lanche, para terminar este dia de convício.
Acidente
No Sábado dia 19 deu-se um acidente da estrada 225 na localidade da Cobertinha, Vila Maior, com o Sr. João Fonseca Caloba residente no Peso.
O Sr. João ficou mal tratado recebendo tratamento nas urgências do Hospital de Viseu.
Deu uma queda quando se encontrava no cimo de um escadote à vindima, a Srª. Dª. Adelaide Guimarães, residente no lugar do Tapado em Vila Maior, o escadote enterrou-se para um dos lados, não evitando a queda, partiu um pulso e o osso do braço.
Senhora só, não podendo agora fazer os seus trabalhos agrícolas, que nesta altura são muitos.
Boa melhoras desejamos a este dois acidentados
Festa das Vindimas em Vila Maior
Uma nova aposta da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul para não deixar cair no esquecimento muitas das práticas de trabalhos agrícolas.
Neste caso recaiu no dia 26 de Setembro a Vila Maior o dia das Vindimas realizadas na Quinta das Moitinhas na vinha do Sr. António Costa que nos oferece o famoso vinho verde branco da região de Lafões.
Assim como outras freguesias vão ter ou já tiveram o seu dia. Desfolhada, apanha da castanha, do pão de ló, do magusto…
Falando com o Sr. Costa que estava na parte do esmagamento das uvas que passando por uma arca frigorífica para arrefecimento, depois seguindo para as cubas.
Um pouco mais tarde chegou a camioneta da Câmara com os vindimadores/deiras, para acabarem o resto da vindima daquelas lindas uvas douradas.
————————————————————————————————————————————————
Ed. 683 (24/09/2015)
Faleceu
Falecimento em Setembro de 2015 – Hermínia de Matos
Faleceu, na residência de sua filha Ília Matos Almeida Macedo no Porto, a senhora D. Hermínia de Matos com 91 anos de idade, viúva do senhor Arlindo Moreira de Almeida, natural e residente que foi no Lugar da Cobertinha Vila Maior.
O seu funeral realizou- se Sábado dia 5-09-2015 pelas 17 horas saindo da Capela Mortuária de Vila Maior onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada no cemitério local.
Era mãe de Ília Matos Almeida Macedo, Manuel Matos Almeida (já falecido) José Matos Almeida, Maria da Conceição Matos Almeida, Avelino Matos Almeida e Maria Celisa Matos Almeida (já falecida).
A toda a família sentidos pêsames.
Passeio a Viseu
Na passada Quarta feira, dia 2 de Setembro, um grupo de 20 utentes do Centro Social de Vila Maior, realizou um passeio até Viseu.
Da parte da manhã, visitámos o Parque Desportivo do Fontelo, onde os nossos utentes aproveitaram para realizar uma caminhada, disfrutando do que a nossa natureza tem de melhor para oferecer e vivendo assim um momento muito relaxante e de descontração.
Após a caminhada, seguiu- se o almoço/piquenique, que teve lugar no parque de merendas do Fontelo.
Já de tarde, o local elegido a visitar foi a Feira de S. Mateus, que foi percorrida de lés-a-lés pelos nossos utentes, visitando assim todas as bancas presentes neste espaço, para terminar este passeio, nada melhor que umas apetitosas farturas nas “Farturas de Lisboa Brunato”, onde lanchámos e aos quais aproveitámos para agradecer pela simpatia e gentileza para com os nossos utentes da Intituição.
Batizado
João Afonso Gonçalves Gouveia – recebeu o Sacramento do Batismo a 22/08/2015
Recebeu o Sacramento do Batismo na Igreja Matriz em São Pedro do Sul no dia 22 de agosto 2015, o menino João Afonso Gonçalves Gouveia de 16 meses de idade.
Filho de Sónia Maria Ferreira Gonçalves e João Pedro Costa Gouveia, naturais de Vila Maior e residentes em Vilela – Coimbra. Seus avós paternos, José Manuel Ferreira Gouveia e Ana Paula Garcia. Seus avós maternos Angelina Augusta Metelo Gonçalves e António Manuel Costa Gouveia.
Apadrinharam o ato religioso José Tiago Ferreira Gonçalves e Cristina Maria Costa Gouveia.
Depois do ato religioso familiares e amigos dirigiram- se para o restaurante “Albergaria” Nossa Senhora da Saúde onde foi festejado com grande manjar.
Para seus pais, avós muitas felicidades e para o menino João, que Deus lhe dê tudo de bom para sua vida futura.
Convocatória
Nos termos do Nº3 do Art. 29º dos Estatutos desta Instituição convoco uma sessão extraordinária desta Assembleia Geral, para o dia 30 de Setembro de 2015 a realizar no centro Social de Vila Maior pelas 20 horas e 30 com a seguinte ordem de trabalhos.
Ponto único,
Por força do decreto. Lei N:172- A/2014, discução e votação das Alterações aos Estatutos da Instituição.
—————————————————————————————————————————
Ed. 682 (10/09/2015)
Forte trovoada
Na noite do dia 30 de Julho pelas 23h e 15 passou sobre a nossa zona uma forte trovoada que fez estremecer a quem já estava a dormir. A chuva é que foi pouca para a necessidade que as terras têm. A trovoada deu avultados prejuízos na cobertinha, em algumas casas ficaram com os aparelhos domésticos danificados. Os raios que cairam nos pinhais não provocaram incêncios, devido à chuva que caíu. São fenómenos da natureza que nos merecem todo o respeito.
Estrada inaugurada
Inauguração no passado dia 2 de Agosto da estrada que liga Goja7Sendas à estrada municipal de Pindelo dos Milagres
No dia 2 de Agosto foi inaugurada a estrada que liga Goja/Sendas à estrada municipal a Pindelo dos Milagres. A obra consistiu no alargamento da estrada de ligação, colocação de valetas em cimento, troços rodoviários, reparação da ponte. Obra muito importante para estas povoações desta freguesia, que há decadas ambicionavam esta obra. Contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Vitor Figueiredo, Vice-Presidente Dr. Pedro Mouro e Presidente da Junta de Freguesia de Vila Maior Manuel Cordeiro.
Os muitos populares presentes, no final ofereceram às entidades um lanche, tendo o convívio decorrido na própria estrada.
Batizado
Tiago Jorge Amaral Fonseca, recebeu o sacramento do Batismo na Igreja Paroquial de Vila Maior no dia 2 de Agosto
Recebeu o sacramento do Batismo na Igreja Paroquial de Vila Maior no dia 2 de Agosto, o menino Tiago Jorge Amaral Fonseca de 7 meses de idade, filho de Jorge Manuel Pinto Fob«nseca e de Dulce Maria dos Santos Amaral Fonseca.
Seus avós paternos são: Domingos Fonseca e Maria dos Prazeres Pinto.
Maternos: João Augusto Amaral e Margarida dos Santos.
Apadrinharam o ato religioso Helder Amaral Pinto Santos e Marlene Alexandra Amaral Fonseca.
Depois do ato religioso convidados e amigos dirigiram-se para Vale de Macieira onde se realizou o copo de água.
Para seus pais e avós vão os nossos sinceros parabéns e para o menino Tiago que Deus lhe dê um futuro cheio de felicidade.
Falecimento
Faleceu no Hospital S. Teotónio em Viseu, o Sr. José Batista de Oliveira Pinto, com 78 anos de idade, casado com a Srª. Dª. Balcemina Capela Fonseca, residente que foi na rua do Povo, nº80 Vila Maior. O seu funeral realizou-se Domingo, dia 16/08/15, saindo da referida residência onde esteve em câmara ardente em cortejo fúnebre pelas 17h com missa de corpo presente na Igreja Paroquial de Vila Maior de onde seguiu para o cemitério local. Era pai de Arlindo Fonseca Batista, Maria de Fátima e Anabela Fonseca Pinto. A toda esta numerosa família Fonseca as nossas sentidas condolências.
Festa em honra de Nª. Srª. da Ribeira
Festa em honra da Nª. Srª. da Ribeira em Nespereira
Realizou-se sábado dia 15 de agosto a festa de Nª. Srª. da Ribeira em Nespereira Vila Maior.
Às 9h30 realizou-se a missa como de costume no atrio da Capela, acompanhada pela Banda União Musical e Juventude e Amizade – Sobreira – Oliveira de Frades. Como sempre muita gente se associou na procissão com os seus lindos andores.
Mordomos para o ano são:
Senhores: Paulo Manuel G. Abreu, Manuel Pinto FélixCarlos A. Almeida e Paulo Teixeira.
Senhoras: Cátia Almeida, Natália Pinto, Maria do Carmo Pinto e Adelaide Fernandes.
Dia de Vila Maior
Realizou-se no dia 22 de Agosto o Dia de Vila Maior.Pelas 11 horas foi a romagem ao cemitério para homenagear os Vilamaiorenses já falecidos. Pelas 11h 30 Missa, pelas 13 horas almoço, onde estiveram presentes sete dezenas de Vilamaiorenses, no final do almoço, usaram da palavra os senhores Presidente da Junta e da Câmara Municipal. Para o ano continua comemoração deste dia que ficará para sempre se houver continuadores.
DIA DE VILA MAIOR
Terra Nostra
Apesar da nossa freguesia não ser vila, nem muito menos maior, possui um passado que não deve ser esquecido.As terras, por mais pequenas e insignificantes que sejam, têm história História essa construída, laboriosamente, pelas sucessivas gerações que contribuíram para a sedimentação de toda uma cultura que urge preservar e divulgar junt1as gerações mais novas dando-lhes a conhecer a evolução das instituições da nossa terra e as suas gentes. A memória de um povo terá de ser feita de marcos de referência, cultura, valores, etapas importantes do passado. Já que a memória estrutura uma identidade, é necessários que olhemos o passado para que possamos proteger a nossa herança histórica e patrimonial.
Jamais devemos olvidar os exemplos dos nossos antepassados. É nosso dever prosseguir o caminho por eles traçado, servindo e amando a nossa terra e, assim, veremos então que se torna possível criar uma sociedade mais culta, mais humana, mais justa, quiçá mais fraterna.
A grandeza da freguesia não advém de raízes de nobreza ou de benesses do poder, mas do esforço e do mérito das suas gentes nas mais diversas profissões e actividades, sendo que a sua identidade também foi moldada pela cultura, pelo associativismo, pelo desporto, pela solidariedade e pelos artífices. Vila Maior foi, antes da explosão escolar, das freguesias do concelho que mais pessoas teve com cursos médios e superiores: professores, médicos, engenheiros, sacerdotes, enfermeiros, juristas, economistas, oficiais das forças armadas, etc.
Alguns vieram a ocupar cargos de destaque, a nível regional e nacional, de entre os quais de reitor de liceu, administrador da RTP, deputado, director escolar, director de instituto, dirigente da Polícia Judiciária, dirigente regional de saúde e chefes de repartição de finanças.
A nível local, não podemos deixar de destacar o Prof. Manuel Metelo que, em S. Pedro do Sul, se tornou figura como que lendária. Na altura, deslocava-se de bicicleta, por ele denominada “sarilho” e, cada vez que passava junto ao café Edgar, os jovens teciam comentários que não lhe agradavam. Então, um dia parou e exclamou “Porque é que quando aqui passo os cães ladram?”. Remédio santo. Nunca mais o incomodaram. Também não poderá ser esquecido o Prof. Manuel de Matos (vilamaiorense por matrimónio), que ficou na história com o lema «morra homem, fique fama».
Presentemente, a nível autárquico, Vila Maior está representada ao mais alto nível, pois quer o Presidente, quer o Vice-Presidente da Câmara Municipal são filhos da terra.
Vila Maior também já é um marco de referência ao nível da solidariedade. A sua IPSS é reconhecida pelas várias respostas sociais que desenvolve. Por estas razões é que teve a presença do Ministro do Emprego e da Solidariedade a inaugurar o CN e o senhor PR a inaugurar a ERPI.
Os Vilamaiorenses honram os pergaminhos da sua terra e a memória dos seus antepassados e esperam que as novas gerações se revejam nas tradições de um povo que nunca virou a cara ao trabalho, nas terras e montes, nas artes e oficinas e nas salas e gabinetes. Um povo que respondia à chamada quando , para as malhas do centeio, imediatamente acorria ao grito de “à eira que o bode já cheira!”, e a que os tamancos não pesavam, comparecendo nas “ajuntadas” muito cedo, para o “mata-bicho”, pois quem não serve para comer, não serve para trabalhar…, ou como dizia o falecido João Mões, de Goja, “tarde, nem p’ró caldo.” Assim devemos continuar a ser, pois, parafraseando o Pres. Kennedy, não devemos exigir o que a nossa freguesia pode fazer por nós mas, sim, o que nós poderemos fazer por Vila Maior. E todos somos poucos para engrandecer a nossa terra…
———————————————————————————————————————————-
Ed661 (25/09/2014)
Fez 105 anos
Todos os anos pedimos mais um, para a Senhora Dª. Luz, pois mais um nos foi concedido por Deus. A Senhora Dª. Maria da Luz fez no dia 24 do corrente mês a linda idade de 105 anos. A senhora Dª. Maria da Luz vive no lugar de Regada em Vila Maior com sua filha e genro e ainda com algumas faculdades mentais, por isso merece certo carinho dos seus familiares.
Nós, Vilamaiorenses, orgulhosos por termos a senhora mais idosa na freguesia e gostaria de saber se até do Concelho. Por isso continuamos a pedir mais um, que Deus oiça as nossas preces, parabéns à Srª. Dª. Luz e seus familiares, para o ano cá estaremos se Deus quiser.
Um beijinho de parabéns deste seu amigo.
Transferido do Hospital de Coimbra para Viseu
A Srª. Dª. Angelina Lima residente em Sendas, Vila Maior, foi transferida do Hospital de Coimbra para o Hospital de S. Teotónio em Viseu. A Srª. Dª Angelina já se encontra um pouco melhor da sua doença. Deus lhe dê boas melhoras.
Abertura do ano escolar
Já começou o reboliço das crianças na escola de Vila Maior, assim a rua tem mais movimento e alegria.
Felizmente esta não teve a pouca sorte de seu encerramento, como muitas outras do nosso concelho.
Esta nossa escola para já, tem 30 alunos da primária e 10 da infantil, mas, está para receber mais inscrições. É bom ouvir as crianças logo pela manhã a correr e a saltar e sorrisos de alegria.
Aniversário de matrimónio
Festejou no Domingo dia 7 de Setembro o seu vigésimo nono aniversário do seu matrimónio o Sr. Henrique Fonseca Caloba e Dª. Maria do Céu Caloba residentes em Vila Maior. A festa começou por missa cantada pelo Grupo Coral e Grupo Jovem na Igreja Paroquial e procissão com o andor de nossa Senhora de Fátima.
No final da missa uma das suas filhas leu uma mensagem dedicada a seus pais, gesto simbólico mas merecedor de uma salva de palmas.
A festa continuou em sua casa com um belo almoço para familiares e amigos. Parabéns à família Caloba e que Deus os abençoe para contar muitos mais, são os desejos deste vosso amigo
Idosos do Centro Social passearam em Lamego
No passado dia 05/09/2014 um grupo de 20 idosos do Centro Social de Vila Maior foram a Lamego, num passeio organizado pela Câmara Municipal de S. Pedro do Sul juntamente com um grupo de utentes da ARCA de Santa Cruz da Trapa. Da parte da manhã o Grupo visitou as Caves da Raposeira e almoçou como vem sendo tradição na casa de S. José, na qual foram muito bem recebidos. Da parte da tarde deslocaram-se ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios para fazerem as suas orações e apreciarem as belas vistas da cidade de lamego.
Os idosos foram acompanhados pela Drª. Angela Santos do Centro Social , Drª Regina, parabéns a estas duas meninas que fizeram um trabalho excelente na assistência aos idosos.
Baptizado
Recebeu o sacramento do Baptismo na Igreja Paroquial de Vila Maior no Sábado dia 13 de Setembro pelas 15 horas o menino Manuel Luís Lopes dos Santos de 4 meses de idade. Filho de Luís Manuel Rodrigues dos Santos e de Raquel Fernandes Lopes, moradores em S. Pedro do Sul.
Os avós maternos são Vitor Manuel Lopes e maria de Fátima Fernandes Lopes. Avós paternos Margarida de Fátima Poças R. Santos e Prof. Fernando Luís Fernandes dos Santos.
Apadrinharam o ato religioso Cristina Fernandes, Rui Rocha e Simão Santos.
Depois das cerimónias religiosas, familiares e amigos dirigiram-se para a Casa do Paço – Bordonhos – onde o jantar se prolongou pela noite dentro.
Parabéns a seus pais e avós e que o bébé tenha um futuro risonho para sua vida futura.
———————————————————————————————————————-
Ed. 659 (31/07)
Festa do Senhor
Realizou-se Domingo dia 13 a festa do Senhor na nossa Paróquia de Vila Maior.
O adro da Igreja estava muito bem enfeitado, estando muita gente na missa que foi cantada e tocada pela Banda Aliança Pinho Vila Maior.
A procissão deu a volta ao Largo do Calvário e ao cruzeiro, como vem sendo tradição desta festa, a mais importante da Paróquia.
Parabéns à Banda pelo jovem organista que deveria servir de exemplo para outros jovens
Mordomos para o ano são:
Adelino de Jesus Brito, Vítor Pereira Almeida, Vítor Manuel Ferreira e Manuel Fernandes Almeida Santos.
Internado
Esteve uns dias internado no Hospital S. Teotónio em Viseu o Senhor Valentim Francisco da Rocha, já se encontrando na sua residência em Sendas Vila Maior, em convalescença.
Boas melhoras desejamos ao nosso amigo Valentim.
Batizados
Recebeu o sacramento do batismo no dia 20 de julho na nossa Paróquia de Vila Maior, o menino Martim Paiva Rocha de 6 meses de idade, filho de Luís Carlos Figueiredo da Rocha e de Cátia Daniela Paiva Carvalho, residentes em Sendas Vila Maior.
São seus avós maternos, Carlos Alberto Almeida Carvalho e Jacinta Conceição Paiva Mões.
Paternos, José Carlos Rodrigues da Rocha e Maria Angelina Martins Figueiredo.
Apadrinharam o ato religioso os Senhores, Paulo Rocha e Patrícia Carvalho.
Depois da cerimónia religiosa familiares e amigos dirigiram-se para um Hotel das Termas de S. Pedro do Sul, onde foi servido um lauto almoço.
Parabéns a seus pais e avós, e ao bebé muitas felicidades para a sua vida futura.
Recebeu o sacramento do batismo no dia 20 de julho na nossa Paróquia de Vila Maior a menina Íris de Paiva Sousa de 1 ano de idade.
Filha de: Susana Patrícia Figueiredo Paiva e de Tiago Filipe Sousa, residentes na Suíça.
São seus avós paternos Ana Paula Figueiredo Sousa e António Domingos Vilar de Sousa.
Maternos: Maria Aurora Figueiredo Paiva e Manuel José Mouro Paiva.
Apadrinharam o ato religioso, Dário José de Almeida Figueiredo e Carla Alexandra Almeida.
Depois da cerimónia religiosa familiares e amigos dirigiram-se para um restaurante em Viseu.
Para os seus pais e avós muitos parabéns, e para a menina Íris muitas felicidades para o futuro da sua vida.
Conjunto Jorge Manuel
Atuou na tarde de Domingo dia 20 de julho, o conjunto da escola de concertinas, tivemos o prazer e a honra de passar uma tarde de convívio no Centro Social de Vila Maior.
Foi uma alegria para os idosos e suas visitas a dançarem ao som das concertinas.
Já há tempos que o amigo da Instituição Jorge Manuel nos brindou com o seu conjunto.
Esta escola tem alunos dos 10 aos 73 anos mas já com grande experiência em música, porque não parecem alunos, mas sim, profissionais.
Em nome da Instituição vão os nossos agradecimento ao Jorge Manuel, e que nunca se esqueça da rua do Centro Social.
—————————————————————
Ed. 658 (17/07)
Idosos brincaram nos Santos Populares
Idosos do Centro Social de Vila Maior, também tiveram os seus momentos de alegria ao brincarem e dançarem ao som de marchas populares.
Os que puderam brincar, os que não puderam aplaudiram sentados nos seus sofás.
No dia 24 um grupinho deslocou-se a convite da Misericórdia, para passarem uma tarde de convívio junto de mais instituições, onde cada um fez a sua representação. No final saborearam um rico lanche como de costume.
O tempo continua instável
Nem parece que estamos no Verão, temperaturas mínimas muito baixas, tivemos duas tardes com trovoadas e fortes chuvadas, felizmente que o granizo só apareceu numa amostra.
Faleceu
Faleceu no Lar do Centro Social de Vila Maior, a Srª. Dª. Maria da Glória Mendes de 93 anos de idade, viúva de Domingos Fernandes de Almeida. Era mãe de António Mendes de Almeida, casado com Anália de Fátima Mendes e de Fernanda Mendes Almeida Paiva Correia, casada com josé Augusto Paiva, residentes em Lisboa. O seu funeral realizou-se Domingo dia 29 de Junho pelas 15 horas, saindo da casa mortuária de S. Félix onde esteve em câmara ardente, seguindo para a Igreja da paróquia, onde teve missa de corpo presente seguindo para o cemitério local. A Dª. Glória senhora muito paciente e sem queixumes já há tempos que estava a lutar pela sobrevivência, mas a sua horinha chegou na madrugada do dia 28. Não poderei de deixar aqui uma modesta homenagem a seus filhos, estando longe, mas sempre presentes no desenvolvimento da doença de sua mãe.
A seus familiares este correspondente deseja sentidos pêsames.
Nota: peço desculpa ao Sr. Correspondente de S. Félix que só a ele era reservado o direito de a publicar, mas, sendo eu muito amigo da Dª. Glória e seus filhos, a isso me levou “esta publicação”.
———————————————————————————————————
Ed. 657 (26/06)
Festa a Santo António
Realizou-se no domingo, dia 15 a festa a Santo António na nossa Paróquia de Vila Maior, festa de solenidade do Espírito Santo, Santo António venerado à séculos, dedicado às letras e ao ensino, e assim se dedicou à ordem dos franciscanos. Teve a sua festa com missa cantada pelo Coral da Paróquia e procissão ao cruzeiro com seu andar muito bem enfeitado com lindas flores, parabéns aos que nele participaram. Os mordomos para o ano são Carlos Miguel Fernandes Rolo e Carlos Daniel Fonseca Rocha.
Internados
Esteve uns dias internada e operada no Hospital de Viseu a senhora Dª. Maria Olívia Almeida residente em Cobertinha Vila Maior, devido à má circulação de sangue da perna direita teve que se submeter a uma operação onde ela foi amputada a sua perna. A senhora Dª. Olívia, senhora alegre e bem- disposta em ajudar seja quem fosse, agora encontra-se numa cadeira de rodas para o resto da sua vida, como é o destino da vida de cada um. Boas melhoras desejam à Dª. Olívia, e que Deus lhe dê coragem e alívio ao seu sofrimento.
Internada
Encontra-se internada em Coimbra a senhora D. Angelina Lima, residente em Sendas Vila Maior. A D. Angelina encontra-se em estado pouco satisfatório segundo nos confidenciou um seu familiar. Boas melhoras lhe desejamos e que regresse ao seu lar com boas melhoras.
12/06/2014
Festa a Nossa Senhora da Assunção
Realizou-se a festa da Nossa Senhora da Assunção no dia 1 de Junho na nossa Paróquia de Vila maior.
A santa missa foi celebrada pelas 15 horas e cantada por todas as classes da catequese, que assim terminaram o ano. Todas as catequistas chamaram ao altar o seus educandos para lhes dar uma lembrança.
Eram muitos(as) meninos(as) que tiveram os seus pais ou familiares a acompanhá-los.
As leituras foram feitas pelos(as) meninos(as) e que boa figura fizeram as crianças no “Ambão”, a ler os textos que lhes foram confiados.
Aproveitaram para festejar também o dia Internacional da Criança.
Parabéns às senhoras catequistas porque fizeram um belíssimo trabalho religioso, porque educaram meia centena de crianças ao longo do ano, tudo é preciso na vida.
————————————————————————————
15/05/2014
Eleições para o Parlamento Europeu
As próxima eleições para o Parlamento, que se vão realizar no próximo dia 25 do corrente mês, assim como todas as outras que se seguirão no futuro, vão realizar-se no edifício da Junta de Freguesia de Vila Maior e não no edifício da Associação Cultural, como de costume.
Faleceu
Faleceu, na sua residência, o Sr. Manuel Abílio Jesus São José, com 45 anos de idade, casado com a Srª. Dª. Helena Maria Pereira de Matos São José, natural da freguesia de Carvalho – Penacova e residente temporariamente que foi na Rua do Bairro Novo n.º35, Cobertinha, Vila Maior, concelho de S. Pedro do Sul. O funeral realizou-se terça-feira, dia 22/04/2014, pelas 10 horas, saindo da sua residência, onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de Corpo Presente e sepultado no cemitério local. Era Pai de Stefan Almeida São José. O seu funeral foi um grande sentimento de pesar devido à flor da sua idade que a morte ceifou. O Sr. Manuel veio da Suiça passar as férias da Páscoa com os seus familiares e fazer uma festa ap seu filho que esteva a viver com os seus avós maternos na Cobertinha. A todos os familiares este correspondente apresenta sentidos pêsames.
Incêncio em Vila Maior
Na manhã de 24 de Abril quando o seu proprietário José Carlos A. Moita andava a preparar os pavilhões para receberem os pintos, em conjunto com o seu empregado,reparou que de um dos pavilhões saía muito fumo. Logo se apressou a comunicar ao patrão que já nada pôde fazer, a não ser chamar os bombeiros, que compareceream e apagaram o incêndio que já tinha destruído metade do equipamento, electricidade, comedouros, bebedouros que eram de plástico. Os prejuízos foram aproximadamentecinco mil euros, que estão cobertos pelo seguro. A origem do fogo foi o fogão de aquecimento.
Dia Mundial da dança no Centro Social de Vila Maior
Na passada quarta-feira, dia 30 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Dança no Centro Social, com a realização uma aula de dança adaptada. Esta aula de dança foi dinamizada de forma voluntária por Elisabete Maria Rafael Pereira Gomes. Numa fase inicial os utentes assistiram a duas coreografias desenvolvidas por Elisabete Gomes e Andreia Regalo, técnica Superior de Educação Social, ensaiadas nas aulas de Zumba, dinamizadas pela Srª. Dª. Elisabete.
De seguida, os utentes mais autónomos realizaram alguns exercícios de dança simples e adaptados ao ritmo de algumas músicas tradicionais portuguesas. Foi uma tarde muito animada, como se pôde ver na boa disposição e alegria demonstrada pelos nossos utentes, que agradeceram e pediram que se repetisse mais vezes esta iniciativa, a qual já nos foi prometida pela Srª. Dª. Elisabete.
Grupo de idosos do Centro Social convidados para a Feira da Laranja
No dia 2 de Maio de 2014, um grupo de idosos do centro social de Vila Maior, participou num encontro intergeracional organizado pela Junta de Freguesia de Valadares, no âmbito da edição deste ano da Festa da Laranja.
Num ambiente de alegria e boa disposição, cada Instituição realizou uma breve actuação para os restantes participantes de diversas instituições.
De seguida, realizou-se – um lanche convívio.
Para a Junta de Freguesia de Carvalhais vão os agradecimentos desta Instituição.
Dia da Mãe
Realizou-se no Domingo, dia 4 de Maio, na nossa Paróquia, o dia da Mãe, em conjunto com a Comunhão do 3º ano da Catequese e do 6º ano da Profissão de Fé, crianças vieram acompanhadas de seus pais. Foi uma festa linda, a Igreja estava cheia de fiéis
Uma Mãe nunca morre, ficará para sempre junto dos que lhe são mais queridos, Mãe não tem limite e a luzque nunca se apaga, mas sim veludo escondido na pele enrrugada.
Para todas as mães um fraterno abraço e as que já partiram que Deu. As acolha no seu seio da eternidade.
————————————————————————————————-
24/04/2014
Falecimentos
Faleceu na sua residência o Sr. António Pinto Moreira, com 88 anos de idade, casado com a Senhora Dª. Lucília Pinto, residente que foi na Rua da Quinta Nº16 – Cobertinha em Vila Maior. O funeral realizou-se dia 06/04/2014, saindo da referida residência, onde esteve em câmara ardente, pelas 9 horas seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior onde foi celebrada missa de corpo presente, seguindo para o cemitério local. Era pai de Maria Cândida Pinto Moreira Sebastião, Agostinho Pinto Moreira e José Augusto Pinto Moreira, este residente em Lisboa.
Faleceu no Hospital S. Teotónio – Viseu, o Sr. Miguel de Almeida Paiva, com 80 anos de idade, casado com a Srª. Dª. Adelaide Luís Martins Guimarães, residente que foi na Calçada do Tapado Nº17, Vila Maior. O funeral realizou-se, dia 06/04/2014, saindo da casa mortuária onde esteve em câmara ardente, seguindo para a Igreja pelas 16h e 30 onde teve missa de corpo presente de onde seguiu para o cemitério local. Era pai de António Martins de Paiva, José Manuel Martins de Paiva e Fernando Martins de Paiva (já falecido).
Faleceu, na residência do seu filho, a Srª. Dª. Fernanda Madalena Pinto, com 86 anos de idade, viúva, natural e residente que foi na Rua do Concelho nº28, lugar de Goja, freguesia de Vila Maior, concelho de S. Pedro do Sul. O funeral realizou-se, dia 08/04/2014, saindo da Capela de Goja, onde o corpo esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de Corpo Presente e sepultada no cemitério local. Era Mãe de Celso Pinto Rôlo. A todas estas famílias em luto este correspondente deseja um grande sentimento de pesar.
Quadra Pascal
Domingo de Ramos é o início do tríduo Pascal, tempo de Paz e amor para todos.
No Domingo, realizou-se a festa dos ramos na nossa Igreja e cantada em conjunto pelo Grupo Coral e jovens. Continuando na Quinta-feira Santa e sábado, acabou o tríduo Pascal no Domingo.
Este correspondente deseja a todos quantos trabalham em prol de dar boas notícias, amigos, familiares que tenham passado uma Santa Páscoa; aos que estão em sofrimento, que Deus lhes dê alívio para os seus males.
Festa a Santa Luzia
Domingo de Pascoela realizar-se-á em Vila Maior a festa a Santa Luzia, como é da tradição, o Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior é o organizador destas festas.
O programa não nos foi facultado pela Direção, devido à má organização deste Grupo. Não foi por falta de pedidos de esclarecimento. Soubemos por um elemento do Grupo que só sabia o que vamos transmitir:
Sábado, às 9h30, o conjunto Jorge Manuel. Domingo, pelas 15h, o Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior fará a sua actuação.
Pedimos à Direção deste Grupo que no futuro nos faculte com antecedência os programas de qualquer actividade para bem do Grupo e dos nossos leitores, porque nós também temos limite de tempo para a entrega do nosso trabalho.
A Santa Missa é às 18 horas.
—————————————————————————————————————
10/04/2014
Faleceu
Faleceu no hospital S. Teotónio em Viseu o senhor Fernando Pinto Capela, com 87 anos de idade, marido da senhora D Maria da Conceição Figueiredo, residente na Rua da Relva N.66- Nespereira, Vila Maior.
O seu funeral realizou-se na segunda-feira dia 24/03/2014, saindo da Capela de Nespereira onde esteve em Câmara Ardente pelas 17 horas, vindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila maior onde teve Missa de corpo presente e de onde seguiu para o cemitério local. Era pai de José Figueiredo Pinto. À sua família em luto sentidos pêsames.
Cuidados continuados
Encontra-se nos Cuidados Continuados em Vouzela, depois de estar uns dias internada no hospital de S. Teotónio a Srª. Dª. Graciosa Oliveira.
Nos mesmos cuidados também se encontra a sua vizinha e familiar a Srª. Dª. Idalina Moreira residentes na Rua da Escola Vila Maior. Que Deus lhes dê boas melhoras para estas duas Senhoras.
Auto caravanismo
No dia 29 de Março realizado pelo Autocaravanismo e Montanhismo, Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e Juntas de Freguesia de Vila Maior, Pinho, Sul, Pindelo dos Milagres, Casa Recreativa Macieirense, equipa de Sapadores e Centro Social de Vila Maior.
O Centro Social colocou todo o equipamento necessário para o jantar que foi servido pelo Grupo de Cantares de Vila Maior, que se realizou na sede do Vilamaiorense. Os caravanistas pernoitaram nas suas caravanas no Campo da Bela Vista.
O Grupo de Danças e Cantares animaram a noite com as suas danças, assim como o conjunto de Jorge Manuel.
Universidade Sénior de S. Pedro do Sul
No dia 2 de Abril a Universidade Sénior de S. Pedro do Sul veio da parte da tarde dar um espectáculo aos utentes do Lar. Deram um real espectáculo, onde agradaram a todos os presentes, não pareciam sénior mas sim, uma grande juventude, a Drª. Regina também se fez acompanhar de toda esta juventude. A Drª. Ângela abriu o espectáculo e deu as boas vindas , no final um elemento da direcção fez os agradecimentos.
Jovens, quando quiserem estamos sempre de braços abertos para vos receber.
—————————————————————————————————————————————
27/03/20104
Internado e operado
Esteve uns dias internado e foi operado no Hospital em Coimbra devido a uma queda que o deixou mal tratado, o Senhor Fernando Henrique Pinto residente nos Barreiros Vila Maior.
O Senhor Fernando veio passar uns dias a casa, mas segundo de consta tem que regressar ao mesmo hospital por o que sei vai ser novamente internado.
Boas melhoras desejamos ao amigo Fernando e que regresse de uma boa forma ao seu lar.
Festa a S. José
Realizou-se no Domingo dia 23 de março a festa a S. José na Pororuia de Vila Maior.
A festa foi integrada no Domingo de quaresma, a procissão foi dar a volta ao cruzeiro com cânticos do grupo jovem.
Os mordomos para o ano são:
José Carlos Pinto Regada, Manuel Fernando dos Santos e Francisco José da Rocha Oliveira.
Via Sacra
Como vem sendo de costume dos nossos antepassados continua-se a fazer a Via Sacra durante os Domingos de Quaresma, a Irmandade também participa todos os Domingos.
Reza do terço
No sábado dia 22 um grupo de jovens do 9ºano de catequese, tiveram a gentileza de ir ao lar rezar o terço aos idosos, os quais ficaram muito satisfeitos. Estas iniciativas são de louvar e os nossos agradecimentos à promotora desta iniciativa.
———————————————————————————————————-
13/03/2014
No Lar também se brincou ao Carnaval
Na segunda-feira de carnaval ,da parte da tarde, brincou-se ao Carnaval no Centro Social. Uma só pessoa fez as honras da festa, não faltando animação e fantasia, fazendo rir todas as pessoas presentes.
O acordeão da Dª. Lurdes animou o resto da tarde.
Também esteve presente um grupinho de idosos da Instituição ARCA de Santa Cruz da Trapa, a qual muito nos honrou.
Convocatória
Nos termos das alíneas b), do nº2 do artº. 29º dos Estatutos desta Instituição, convoco uma sessão ordinária desta Assembleia Geral para o dia 31 de Março de 2014 (Segunda-feira) a realizar no Centro Social de Vila maior, pelas 20:30h com a seguinteordem de trabalhos:
I – Ordem do dia
1) – Discussão e votação do relatório de contas da Gerência de 2013, bem como do parecer do Conselho Fiscal.
I2)- Outros assuntos de interesse para a Instituição.
Toda a documentação relativa às contas da Gerência de 2013, poderá ser consultada nos serviços administrativos, em horário de expediente, de 24 a 28 de Março.
Faleceu
Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu, o Sr. Paulino Pinto Gaspar, com 87 anos de idade, reisdente que foi na Rua da Cerca, nº10, Nespereira, Vila maior.
O seu funeral realizou-se dia 28/02/2014, saindo da Capela de Nespereira, pelas 16:30 onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre paraa Igreja de Vila Maior, onde foi celebrada missa de corpo presente e de seguida a sepultar no cemitério local.
Era pai de Modesta Pinto Gaspar, Ilídio Pinto Gaspar, Manuel da R. Pinto, Graciano R. Pinto, Rosa R. Pinto, António da R. Pinto e Ana Gaspar.
A todos os seus familiares, sentidos pêsames.
Internada
Foi internada no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, em estado pouco satisfatório, a Srª. Dª. Graciosa Oliveira, residente na Rua da Escola, Vila Maior.
Boas melhoras desejamos à Srª. Dª. Graciosa.
Internado
Foi internado e operado no Hospital de S. Teotónio em Viseu, devido a uma queda que deu, o Sr. José Pinto de Matos, residente em Goja, Vila Maior.
Continuação de boas melhoras lhe desejamos.
——————————————————————————————————–
27/02/2014
Festa da Nª. Srª. da Purificação
Realizou-se no Domingo dia 2 de Fevereiro a festa a Nossa Senhora da Purificação.
Antigamente era uma das maiores festas da nossa paróquia, porque a Senhora da Rurificação é a nossa Padroeira, mãe de Deus e nossa mãe.
Por isso merecia uma festinha com mais brilho. O Grupo Horizonte abrilhantou a santa missa. Senhora abençoai as nossas crianças, os adolescentes e jovens, casais e idosos, os nossos emigrantes e ainda todas as famílias da nossa comunidade paroquial. Os mordomos para o ano são:
Maria da Conceição R. Pinto, Natália, Georgina e Emília Páscoa.
Tempo de Inverno
Também não podemos fugir a este rigoroso Inverno que se tem vindo a sentir no nosso país. Por todo o nosso Concelho também tivemos o dissabor das fortes ventanias e muita chuva, na parte da tarde de Domingo o vento foi muito forte não se podendo andar na rua, felizmente não houve prejuízos de grande monta, a não ser árvores derrubadas, muros caídos, não havendo vítimas a lamentar, na segunda feira seguinte a neve apareceu em grande força nas Serras de Montemuro, Caramulo e S. Macário.
Faleceu
Maria do Carmo Rodrigues Paiva “Carminho”
Faleceu no Hospital da Universidade de Coimbra a Sr.ª Dª. Maria do Carmo Rodrigues Paiva “Carminho”, com 76 anos de idade, casada com Miguel Met6elo de Paiva, natural de S. Pedro do Sul e residente que foi na rua da Estrada, nº 13 – Torre, Vila maior.
O seu funeral realizou-se sexta feira dia 21 de Fevereiro pelas 15h e 30 minutos, saindo da Capela Mortuária de V ila Maior onde esteve em câmara ardente, seguindo para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de corpo presente e sepultada em campa de família no cemitério local.
Era mãe de Teresa da Conceição Paiva e Carlos Alberto Paiva.
A toda a família e em especial a seu marido, filhos e irmão Sr. Padre João, sentidos pêsames.
————————————————————————————————————————
13/02/2014
Inverno rigoroso prejudica a apicultura
O inverno que se tem vindo a prolongar durante semanas e até meses, com muito frio, chuva e fortes ventos tem prejudicado o trabalho das abelhas. Por isso senhor apicultor tome em atenção as suas colmeias, porque a fome na nossa região já matou algumas colmeias, verifique e se necessário alimente o seu colmeal.
Campanha de angariação de novos sócios
A União Desportiva Vila Maiorense está a levar a cabo uma campanha de actualização e angariação de novos sócios. Para que mantenha a capacidade de continuar a promover o desporto (em particular o futebol) na nossa região e continuar a ombrear de igual para igual com uma série de equipas com outras condições e recursos, é fundamental alargar a nossa base de associados a todos aqueles que se interessam e acompanham o clube com especial dedicação. Como tal poderá regularizar a sua situação (caso seja sócio) ou efectuar a sua inscrição junto dos elementos da direcção através da página do Facebook – www.facebook.com/vilamaiorense.udv
Assalto aos balneários da União Desportiva Vilamaiorense
na madrugada do passado dia 24, os balneários da União Desportiva Vilamaiorense, foram assaltados, vandalizados, onde ficou patente um rasto de destruição.
Trata-se de uma titude cometida por delinquentes sem o mínimo carácter, nem escrúpulos, dado o estado de desmantelamento de toda a canalização de água e gás, acrescido do roubo dos esquentadores, chuveiros, torneiras, etc. Estima-se que o montante do furto possa ascender a mais de dois mil euros. Uma enorme despesa adicional que vem em muito comprometer todo o esforço que é levado a cabo no sentido de manter a sustentabilidade do clube. Por isso este clube apela *as entidades competentes, com competência para o efeito, no sentido de se solidarizarem e ajudarem a ultrapassar esta inqualificável situação. Para fazer face a este problema a direcção da U.D.V. decidiu que todos aqueles que quiserem ser solidários com o clube, abrir uma conta com o Nib: 003507410003509263062, para onde poderão enviar o seu contributo. Podem enviar posteriormente o comprovativo para u.d.vilamaiorense@sapo.pt. Sensibilizados os dirigentes agradecem desde já o vosso apoio. A GNR tomou conta da ocorrência.
Operado
Foi operado no hospital de S. Teotónio em Viseu, o Sr. Arlindo Moreira de Almeida, residente no Casalinho, Vila Maior. Já se encontra na sua residênciaem convalescência. Boas melhoras e que tudo corra pelo melhor.
Conjunto Jorge Manuel e suas concertinas
No dia 26 de Janeiro (Domingo) Jorge Manuel deu mais um espectáculo para os idosos do Centro Social. Sem dúvida nenhuma Jorge Manuel com o seu órgão e Grupo de Alunos(as) de concertinas de idade entre os 8 aninhos aos 70. Foi uma tarde de grande espectáculo que das 15 às 17h30 animaram, não só os idosos, mas também uma grande plateia que no momento estavam de visita a seus familiares, muitas palmas e baile.
Foi uma tarde que ficou na memória de todos os presentes. Mais uma vez os agradecimentos da Instituição a Jorge Manuel.
Faleceu
Maria Olímpia da Rocha Lima
Faleceu no Lar associação de Solidariedade Social do Carmo em Aveiro, a Srª. Dª. Maria Olímpia da Rocha Lima, residente que foi em goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se Terça-feira dia 28/01/2014, saindo da Capela de Goja pelas 10:30 horas onde esteve em Câmara ardente, vindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, onde teve missa de corpo presente, seguindo para campa de família no cemitério local. Era mãe de Maria de Lurdes da Rocha Lima. Para toda a família sentidos pêsames.
Faleceu
Maria de Fátima Mouro Pinto
Faleceu no Hospital da Universidade de Coimbra a Srª Dª. Maria de Fátima Mouro Pinto, com 61 anos de idade casada com o Sr. Américo Oliveira Lourenço, residente que foi na Rua Nossa Senhora das Colmeias, nº37, Sendas, Vila Maior. O seu funeral realizou-se sábado dia 01/02/2014, saindo da Capela de Goja onde esteve em câmara ardente, pelas 10h 30 com missa de corpo presente na Igreja de Vila Maior, de onde seguiu para campa de família no cemitério local. Era mãe de Dr. Pedro Miguel Mouro Lourenço. Foi um cortejo fúnebre com grande sentimento de pesar, devido à pessoa que era pela sua simpatiae nos deixou ainda muito nova, a seu marido, filho, irmãos e restante família este vosso correspondente vos deixa um abraço de profundo pesar.
—————————————————————————————————
30/01/2014
Grupo de Vila Maior Canta Janeiras no Lar
O Grupo de danças e Cantares de Vila Maior deslocou-se ao Lar para cantar as Janeiras
O grupo de Danças e Cantares de Vila Maior deslocou-se ao lar cantar as Janeiras para os idosos. Foi um pouco da tarde em que os idosos ficaram satisfeitos um assistir aos lindos cânticos tradicionais da quadra, ao ponto de pedirem mais, mas como tinham de seguir para sul para fazerem uma a actuação, não poderam cantar mais. Para já ficam os nossos agradecimentos. Também nesta quadra Natalícia os meninos das escolas de Vila Maior, vieram vestidos de Reis com suas professoras, visitar as avozinhas(os) ficando admirados com tantos idosos, na parte da tarde alguns dos nossos idosos retribuíram a visita à escola.
Hospitalizada em Coimbra
Encontra-se internada no hospital em Coimbra em estado pouco satisfatório a senhora Dª. Maria de Fátima Mouro Pinto, residente em Sendas Vila Maior, mãe do senhor Dr. Pedro Mouro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul. Deus recompense esta senhora com boas melhoras para a família Mouro fiquem descansados.
Festa de Santo Antão
Realizou-se no Domingo dia 19 a festa a Santo Antão em Gôja.
A festa teve a presença da Banda Aliança Pinho Vila Maior, que antes da missa deu a volta às ruas de Gôja e Sendas. A Banda acompanhou a procissão com 5 andores que se encontravam muito bem enfeitados, as meninas capricharam nos seus enfeites. A missa foi cantada pelo Grupo Horizonte. A manhã estava de sol que pelo sinal, já não brilhava há muito tempo, da parte da tarde foi o leilão das ofertas ao Santo.
Internado
Esteve uns dias internado no hospital em Viseu o senhor Horácio Martins Simões residente em Sendas Vila Maior, já se encontra em sua residência.
Continuação de boas melhoras lhe desejamos.
—————————————————————————————————————————-
16/01/2014
Centenária no Lar do Centro Social de Vila Maior
Ter cem anos ou mais é logo à partida um feito que poucos alcançam, por isso aqui fica um exemplo de verdadeira resistência mas com alegria olhando a vida.
No lar do Centro Social a senhora Dª. Maria do Céu Rodrigues, na véspera de Natal fez esta linda idade, natural do Bairro da Ponte em S. Pedro do Sul, onde moram alguns dos seus familiares e outros e outros vindo de outras partes do País, renderam-lhe uma festa homenagem num restaurante a caminho de Viseu.
Senhora de pouco físico mas de uma simpatia extrema, sempre com um sorriso nos lábios para com todos quantos a contactam. Seus familiares mostraram o desejo que ela comemorasse com suas companheiras (os) do lar, o que veio a acontecer dois dias depois. Parabéns à nossa aniversariante e para o ano se Deus nos permitir cá nos encontraremos para festejar mais um e a seus familiares parabéns por terem no seu seio uma senhora além da idade é uma simpatia que a nós nos inveja. Por isso foi a escolhida no lar para fazer a entrega de um ramo de flores à primeira Dama, quando da inauguração do lar à Senhora Drª. Maria Cavaco Silva.
Internados
Esteve uns dias internado no Hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. António Luís Martins Guimarães residente no Telhado em Vila Maior, devido a uma queda partindo algumas costelas. Já se encontra em convalescença.
No Hospital de Lamego foi operada a menina Maria de Lurdes Fonseca Caloba, residente na Cobertinha Vila Maior, já se encontra em convalescença em casa de seus pais.
No mesmo hospital foi internada e operada a Srª. Dª. Arminda Regada Guimarães, residente em Casalinho, devido a uma queda ao sair de sua residencia, operação está um pouco difícil porque tem de estar de repouso alguns tempos. Com carinho e amizade desejo a estes doentes boas melhoras e que Deus os recupere o mais rápido possível.
Movimento demográfico
Tendo realizado a estatistica relativamente ao ano 2013, verificou-se novamente que os óbitos de ano após ano são mais superiores do que os nascimentos.
Ano de 2012
Baptizados 7
Casamentos 1
Óbitos 15
Ano 2013
Baptizados 13
Casamentos 1
Óbitos 26
Vilamaiorense em mais um encontro de Natal
No passado dia 22 de Dezembro num restaurante da vizinha freguesia de Pinho, a União Desportiva Vila Maiorense levou a efeito mais uma ceia de Natal, para os seus atletas, dirigentes, sócios e população em geral.
A sala estava cheia e a Câmara Municipal fez-se representar pelo Presidente Vitor Figueiredo e pelo Vice Presidente Dr. Pedro Mouro, este autarca é membro dos corpos sociais do clube e foi também aqui praticante na modalidade de futebol.
Na hora de usar da palavra, o Presidente da Direcção Engº. Lima Correia saudou e agradeceu a presença de todos desejando Boas Festas aos atletas, colegas, dirigentes e respectivas famílias. Depois o Sr. Presidente da Câmara repetiu a saudação e incentivou os atletas para que tenham o maior empenho na prática desportiva, elevando o nome do clube da terra. Por parte do plantel principal de futebol, foi o capitão Miguel Vargas que agradeceu o carinho com que todos os futebolistas ali são recebidos do que resulta que o Vilamaiorense continue a ser uma família onde não há distinção entre os atletas da terra e os de fora. Pela amizade que aqui se vive, quem passa pelo Vilamaiorense nunca mais esquece. E foi em espírito natalício que Miguel Vargas quis distinguir dois colegas.
Nem o anterior mau resultado da equipa de futebol tirou brilho às luzes de Natal do Vilamaiorense. No futebol como na vida melhor que saber ganhar é saber empatar ou mesmo perder.
Iª ceia de Natal da Associação de Goja-Sendas
No dia 21 de Dezembro a Associação Goja-Sendas levou a efeito uma ceia de Natal para sócios e amigos, nas instalações da antiga escola primária daquela localidade e agoratransformada em sede daquela instituição.
Foram muitas as pessoas que quiseram estar presentes nesta iniciativa que tenta chamar e envolver todas as pessoas da terra, familiares e amigos.
A confecção do prato principal e das sobremesas esteve a cargo das senhoras e meninas da terra.
Quando as nossas aldeias do interior têm cada vez menos habitantes, quando outros interesses empurram as famílias para o individualismo, são de louvar todas as iniciativas que levem a salutares convívios entre população o que acontecia anteriormente nos serões e nas tabernas. Por isso estão de parabéns os dirigentes da Associação. É necessário continuar a lutar para que a antiga escola seja lugar de encontro e fortalecimento de amizades. O fruto deste esforço só se verá no futuro.
Conjunto musical Jorge Manuel
Este conjunto musical teve a gentileza de vir ao Lar animar uma tarde onde se tocou e dançou, os idosos ficaram muito satisfeitos, para já os seus dirigentes da instituição ficaram muito agradecidos pela lembrança de Natal do Jorge Manuel.
Ceia de Natal
Realizou-se no Centro Social a Ceia de Natal com todas as Srª(s) funcionárias(os) foi um pouco da noite em convívio com os órgãos directivos, idosos também partilharam o convívio. Estas iniciativas são de louvar porque é saudável haver estes encontros entre funcionários, órgãos directivos e idosos.
Feliz Ano Novo
Feliz Ano Novo para os nossos assinantes, correspondentes, órgãos directivos deste quinzenário.
Para os órgãos sociais do centro social e suas colaboradoras um beijinho para seus familiares que o novo ano nos traga para todos, dias de felicidade, paz e amor.
A nossa região não escapou ao temporal
Na véspera de Natal, assim como na madrugada de sábado dia 4 de Janeiro fortes rajadas de vento muita chuva e granizo. Não há conhecimento que tenha havido grandes prejuízos, além de árvores caídas e muitos ramos de árvores nas estradas e falta de energia eléctrica. Ribeiros e rios já não têm capacidade para tanta água.
———————————————————————————————————————————————
26/12/2013
Festa a Santa Luzia
Realizou-se na sexta-feira dia 13 de Dezembro a festa à Virgem Imaculada Santa Luzia.
O verdadeiro dia da consagração a nossa senhora teve missa cantada com procissão ao cruzeiro, o andor foi levado aos ombros de senhoras e estava muito bem ornamentado.
Mas a festa do povo é realizada no dia de Pascoela onde se juntam muitos forasteiros para cumprirem as suas promessas.
Era dia de semana mas muita gente se associou a esta festa.
À Santa Luzia
O mártir Santa Luzia
És muito evocada
Por causa da Tua fé
Foste martirizada.
Dia 13 de Dezembro
É o seu próprio dia
Em que recebeu a coroa
A mártir Santa Luzia.
Ó Virgem Santa Luzia
Linda e pura como o Sol
Dai-nos a Vossa Graça
Venerada em Vila Maior.
Domingo de Pascoela
Já vem de tradição
Rezar a Santa Luzia
Com muita devoção.
Gentes de muito longe
Aqui reza neste dia
Das muitas graças obtidas
Da Virgem Santa Luzia.
Centro Social em Assembleia Geral
Nos termos das alíneas c) do nº2 do Artº. 29 dos Estatutos desta Instituição, foi convocada uma reunião ordinária desta Assembleia Geral que se realizou no dia 13 de Dezembro de 2013, pelas 20 horas na sede da Instituição com a seguinte
Ordem de Trabalhos
I – Ordem do dia
1 – Discussão e Votação das contas de Exploração Previsionamento (orçamento) e plano de actividades para o ano 2014
2 – Outros assuntos de interesse para a Instituição.
Três sócios usaram da palavra para pedirem esclarecimentos.
Todos os pontos foram votados e analisados por unanimidade excepto um com uma abstenção.
Cantares de Janeiras
Realizar-se-á no dia 5 de Janeiro pelas 15 horas e 30, na nossa Igreja Paroquial de Vila Maior, organizada pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior, os cantares de Janeiras.
Os grupos que vão actuar são os seguintes, Rancho Folclórico Juvenil Oliveira do Sul, Rancho Folclórico Lavradeiras de Negrelos, Associação Cultural Recreativa Social das Termas de Carvalhal e o Grupo anfitrião (Vila Maior).
12/12/2013
Um reparo
Li há dias um número do Notícias de Vouzela, cedido por um amigo, onde constatei que todas as 12 freguesias têm correspondentes. Sendo eu natural de uma dessas freguesias, fiquei satisfeito em ler os artigos de certos correspondentes interessados em divulgar as notícias de suas terras. Sendo eu correspondente há muitos anos de dois quinzenários, Gazeta da Beira e Notícias de Lafões da minha freguesia que é Vila Maior, fiquei triste, por um Concelho como S. Pedro do Sul, que já teve 18 freguesias e agora só tem 14, não ter correspondentes nem para um terço do Concelho. Tendo eu já falado em tempos com responsáveis destes quinzenários, a resposta foi que já tinham contactado algumas pessoas de certas freguesias, mas ninguém quer ter trabalho nem responsabilidades. Por vezes sabemos que temos de andar à procura de notícias, dá trabalho, claro que sim?! Dá despesa, por vezes sim, mas é útil e saudável divulgar o que se passa em nossas terras! Demais temos emigrantes que quando vêm de férias e nos procuram para nos agradecer as notícias que divulgamos. É o nosso trabalho! Aqui fica uma sugestão, não poderia haver um intercâmbio cultural de notícias entre o Notícias de Vouzela e um quinzenário de S. Pedro do Sul? Aqui fica para quem tiver a palavra.
Doente
Encontra-se internada no Hospital de S. Teotónio, Viseu, a Srª. Dª. Maria Fernanda de Sousa, residente em Igreja Vila Maior, o seu estado de saúde é considerado grave. Boas melhoras lhe desejamos.
Festa a Santa Bárbara
Realizou-se Domingo dia 1 de Dezembro, na nossa Igreja Paroquial de Vila Maior a festa em louvor a Santa Bárbara. A missa foi cantada, apesar de estar muito frio, a Igreja estava cheia de fiéis . No final a procissão veio dar a volta ao Cruzeiro. Os Mordomos para o ano são: Daniel Poças e Helder Gomes.
Dia 7 de Dezembro visita histórica a Vila Maior
Sua Excelência o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, veio inaugurar o Lar e Centro de Dia do Centro Social de Vila Maior. Foi um dia histórico para a nossa freguesia, e porque não do Concelho de S. Pedro do Sul. Ver notícia em nota de redacção.
Festa a Nª. Srª. da Conceição
Realizou-se no Domingo dia 8 de Dezembro a festa de Nª. Srª. da Conceição, padroeira da nossa Irmandade, donde compareceram os irmãos com suas capas. A Banda Aliança de Pinho Vila Maior abrilhantou a festa na missa e procissão que veio dar a volta ao Largo do Calvário. A Igreja estava cheia de fiéis. Mesa da Irmandade para 2014: Reitor – Graciano Almeida Coelho; Secretário – Custódio Paiva Rodrigues; Tesoureiro – Álvaro Rocha Ferreira e Bandeira – Joaquim Pereira Rocha.
————————————————————————————————————————————
28/11/2013
Idosos do Lar do Centro Social tiveram Festa de S. Martinho
No dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho os idosos do Lar tiveram uma festinha, para lembrar o dia da castanha, tendo também uma boa jeropiga com que alguns bem se deliciaram.
A festa continuou ao som do acordeão da Dª. Lurdes e alguns cânticos alusivos ao S. Martinho.
Foi uma tarde fora do ritmo do dia a dia que todos gostaram muito.
Obras exteriores no Centro Social
Estão a porseguir a bom ritmo as obras do exterior do Lar do Centro Social de Vila Maior, de jardinagem e parques de estacionamento para funcionários e visitantes, e frota da Instituição, ficando um passeio de dois metros para que os utentes de cadeira de rodas e não só, possam usufruir de um bom ar das árvores que rodeiam este parque e com mesas e bancos para um pouco de repouso ou divertimento.
Deus queira que o tempo ajude para que estas obras terminem mais rápido.
Doentes
Esteve uns dias internado no hospital de Viseu o Senhor Henrique Alves da Rocha, residente em Goja, Vila Maior. Já regressou a sua residência, mas, segundo informaçõesparece que terá de regressar ao mesmo establecimento hospitalar. Boas melhoras lhe desejamos ao Senhor Henrique.
No hospital em Coimbra também se encontra em estado pouco satisfatório a Senhora Dª. Maria do Carmo R. Paiva “Carmita” residente na Torre – Vila Maior.
Um bom e rápido regresso a sua casa são os nossos desejos.
Faleceu
Faleceu no Hospital Sousa Martins na Guarda, o Senhor Manuel Ribeiro de Almeida de 95 anos de idade e deixa viúva a Senhora Dª. Maria Vitória Mouro Metelo, natural de Vila Maior.
O seu corpo veio transladado do respectivo hospital para a Igreja do Convento em S. Pedro do Sul, onde esteve em câmara ardente, vindo em coetejo fúnebre no dia 22 de Novembro pelas 15 horas e 30 para a Igreja de Vila Maior, onde teve missa de corpo presente, seguindo para campa de família no cemitério local.
Era pai de José Henriques Mouro Metelo e da Senhora Dª. Maria Modesto Mouro Metelo.
A todos os familiares em luto, sentidos pêsames.
——————————————————————
14/11/2013
Futura médica
Andreia Pinto Lásca
No início de mais um ano lectivo, não nos poderíamos esquecer de formular votos para que todos os alunos dos diversos graus de ensino, consigam obter bons resultados, lembrando~lhes que só com trabalho e aplicação os poderão atingir.
De entre os que iniciaram a carreira universitária, destacamos, sem desprimor para os restantes, a jovem Andreia Pinto Lásca, de Sendas, Vila Maior, filha de João Dimas Lásca Moreno e da Srª. Dª. Maria da Glória Pinto Rodrigues, que iniciou na faculdade de Medicina, na Covilhã, o seu curso.
Á futura médica e seus familiares, os nossos sinceros para béns.
Faleceu
Sr. João Guimarães Pinto
Faleceu, no Hospital de Colmar – França, o Sr. João Guimarães Pinto, com 65 anos de idade, casado com a Srª. Dª. Margarida Pinto Rodrigues, natural e residente que foi no lugar de Goja, Vila Maior. O funeral realizou-se, Quarta-feira, dia 30/10/2013, pelas 14h e 30, saindo do cruzamento da Cobertinha onde formou a Irmandade, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo aí celebrada missa de Corpo Presente e sepultado no cemitério local. Era Pai de Jean Pinto Guimarães e Silvina Pinto Guimarães A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Desporto sem idade
Como vem sendo, a necessidade de conjugar a saúde / Desporto / Ginástica, estão abertas as inscrições para nova temporada da secção de Ginática no Centro Social de Vila Maior. Se gosta ou precisa de ter melhor mobilidade, inscreva-se porque este desporto não tem idade.
Benção do Lar e Centro de Dia
Benção do Lar e Centro de Dia do Centro Social de Vila Maior, a cerimónia realizou-se no dia 27 de Outubro do corrente ano, por sua Excelência Reverendíssima D. Ilídio Pinto Leandro, Bispo da Diocese de Viseu e o Sr. Pároco da Freguesia Padre Alexandre
Realizou-se a cerimónia da Benção do Lar e Centro de Dia do Centro Social de Vila Maior que já se encontra em funcionamento, desde Maio do corrente ano.
A cerimónia realizou-se no dia 27 de Outubro do corrente ano, por sua Excelência Reverendíssima D. Ilídio Pinto Leandro, Bispo da Diocese de Viseu e o Sr. Pároco da Freguesia Padre Alexandre.
Na cerimónia estiveram presentes muitas individualidades do Concelho, nomeadamente o Sr. Presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Sr. Vitor Figueiredo, no seu primeiro acto oficial, bem como o Vice Presidente, Dr. Pedro Mouro e Vereadora Drª. Tereza Sobrinho e demais elementos da Assembleia Municipal. Trata-se de uma obra de raiz, situada junto ao centro de noite.
Muito público veio a esta benção, para verem por dentro, pela primeira vez, esta magnífica obra digna de se ver.
No final da cerimónia houve jantar para os convidados. Nesse mesmo dia foi a benção da casa Paroquial, Cultura e Acção Social de Vila Maior. Aproveitando a presença do Reverendíssimo D. Ilídio realizou-se esta cerimónia com muito público.
Esta obra muito útil, o primeiro piso é para reuniões, ensaios, catequese ou Grupo Coral, o piso inferior vai servir para casa Mortuária, com outra divisão que serve para ensaios de qualquer colectividade.
——————————————————————
24/10/2013
Festa da Nª. Srª. do Rosário
Celebrou-se no Domingo dia 6, a festa em honra a Nª. Srª. do Rosário em Vila Maior.
A festa muito concorrida, foi abrilhantada pela Banda Aliança de Pinho Vila Maior, que veio dar a volta ao Largo do Calvário, tocando suas músicas. O dia estava maravilhoso para a procissão sair à rua. Os mordomos para o ano são, Rogério Henriques R. Pinto, António Pinto R. Moita, António Fonseca e José Figueiredo Pinto.
Festa da catequese
Realizou-se no dia 13, Domingo na nossa Igreja Paroquial de Vila Maior, a festa de início da catequese, muitos meninos e meninas se associaram a esta festa, que a eles era dedicada.
A missa foi cantada por elementos do Grupo Coral em conjunto com as crianças e Grupo Jovem e senhoras catequistas.
Faleceu
Sr. Álvaro Luís Correia
Faleceu na residência de seu filho Henrique Lima Correia, o Sr. Álvaro Luís Correia, com 90 anos de idade, viúvo da Srª. Dª. Maria Emília Lima, residente que foi na Rua 1º de Maio, Nº2 em Vila Maior. O seu funeral realizou-se segunda feira, dia 14/10/2013, saindo da referida residência, onde esteve em câmara ardente, pelas 17 horas, o seu corpo saiu em mãos de familiares, para Igreja onde teve missa de corpo presente, seguindo para campa de família no cemitério local. Era pai de Henrique Lima Correia e António Luís Lima Correia. A todos os seus familiares sentidos pêsames.
O seu funeral realizou-se com grande sentimento de pesar devido à sua conduta no passado, homem amigo do seu amigo e bondoso para os que mais precisavam, foi assim reconhecido pelo grande número de pessoas que o acompanharam à sua última morada. Deus o tenha no reino dos Céus.
Batizado
Recebeu o sacramento do batismo no nossa igreja paroquial de Vila Maior no dia 13 a menina Joana Capela Fonseca de 4 meses de idade, filha de José Paulo Rocha Fonseca e de Carla Maria Pinto Capela, residentes em Sendas, Vila Maior.
São seus avós maternos José Pinto Capela e Maria dos Prazeres Pinto Capela, paternos, António Fonseca e Senhora Celeste de Almeida Rocha Fonseca.
Apadrinharam o ato religioso o Senhor Marco André Pinto Almeida e Sr.ª Daniela Pinto Capela.
Depois da cerimónia religiosa familiares e amigos dirigiram-se para um hotel das termas para um almoço.
A seus pais e menina Joana muitas felicidades para sua vida futura.
——————————————————————————————————————————————————————–
10/10/2013
Faleceu
Faleceu no lar da Misericórdia de Sto. António em S. Pedro do Sul, o Sr. António Francisco Lameiro, com 94 anos de idade, natural da Torre Vila Maior, e há muito tempo a residir no Lar onde faleceu. O seu funeral realizou-se Terça-feira dia 24/09/2013, saindo da Capela da Misericórdia, onde esteve em câmara ardente, vindo até ao lugar habitual na Cobertinha onde se formou a Irmandade pelas 10 horas, seguindo para a Igreja de Vila Maior onde teve missa de corpo presente, sendo sepultada no cemitério local. Aos seus familiares sentidos pêsames.
Desfolhada
Realizou-se no Centro Social uma desfolhada, alguns utentes mais autónomos ficaram muito satisfeitos por se lembrarem dos seus tempos antigos, onde apareceram espigas encarnadas, onde houve beijinhos e abraços, foi um pouco da tarde animada e com algumas recordações, como alguns recordaram.
Faleceu
Faleceu no Hospital de Tondela o Sr. Manuel Fernandes Pinto, com 79 anos de idade, casado com a Srª. Dª. Maria da Conceição dos Santos Cunha, natural e residente que foi na Rua da Travessa em Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se Sábado dia 28/09/2013, pelas 17 horas saindo da Capela de Goja, onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, sendo celebrada missa de corpo presente e sepultado no cemitério local. Era pai de António Fernandes Cunha Pinto (já falecido). A todos os familiares sentidos pêsames.
Festa de S. Miguel
Realizou-se no Domingo dia 30 a festa a S. Miguel Arcanjo, a missa foi cantada e realizou-se pelas 10 horas.
A procissão não saiu à rua devido ao mau tempo. Os mordomos para o ano são: Fernando Miguel Pereira Rocha, Jorge Fernando dos Santos Rocha e Manuel Sebastião Al. Pinto.
Benção do Lar de Vila Maior
Vai realizar-se no dia 27 de Outubro a cerimónia da benção do Lar do Centro Social pelo Sr. Bispo de Viseu e o Sr. Padre Alexandre, pároco da nossa freguesia.
Nesse mesmo dia a missa será às 16 horas e depois de celebrada missa seguir-se-á a benção da Casa Paroquial e Cultural, em seguida virá para o Centro Social para dar início à benção, no final da cerimónia haverá um lanche.
Aqui fica uma rezanha do movimento e valência que o Centro pode oferecer aos seus utentes e não só:
Uma vasta equipa profissional ao serviço dos utentes, equipa de saúde, uma médica, três enfermeiras, seis técnicas superiores da área social. Trinta funcionários de apoio. Centro de dia, centro de noite, serviço de apoio domiciliário, Lar de idosos.
O Centro Social de Vila Maior foi constituído em 24 de Abril de 1991, é uma Instituição particular de solidariedade social desde 13 de Novembro de 1992. Foi a primeira IPSS do Concelho de S. Pedro do Sul a desenvolver o serviço de Apoio Domiciliário em 01/07/95, tendo sido alargado às Freguesia de S. Félix, Pinho, Figueiredo de Alva, Sul e S. Pedro do Sul.
Em 02/01/2007 entrou em funcionamento o centro de noite, o primeiro no distrito de Viseu. Em 2012 concluído o novo edifício, neste encontra-se em funcionamento desde 13/05/2013 a estrutura residencial para pessoas idosas Lar e Centro de Dia e ainda tem serviços abertos à comunidade, seviço de análises clínicas de Segunda a Sexta-feira, serviço de cabeleireira a partir das 14 horas, por marcação. São estes os serviços que o Centro vos poderá oferecer. Inscreva-se.
Dia Internacional do Idoso
O Centro Social não poderia deixar de se associar a este dia, porque os idosos merecem a tarde de festa que lhes foi proporcionada.
A parte da tarde foi de festa com a acordionista e danças. Também foi lido um poema pelo seu autor, subordinado ao tema, “Que saudades da mocidade quando se chega a idoso”. No final houve um lanche melhorado para todos os presentes.
Eleições Autárquicas “Um homem humilde”
Não é condição necessária ter um “canudo”, ser professor, engenheiro, médico, etc. para se ganharem eleições e, por via destas, ser-se Presidente da Câmara Municipal. As últimas eleições autárquicas no nosso concelho demonstraram que um funcionário das finanças, “homem do povo”, também pode alcançar esse objetivo. É que o Povo não tem memória curta e consegue sempre distinguir e dar valor a quem sempre se relacionou e conviveu com ele. O Povo elegeu um homem que provém de uma família simples e que sabe a humildade e a honestidade são valores a preservar.
No discurso de encerramento da campanha eleitoral, as primeiras palavras que proferis-te foram dirigidas aos teus Pais, esposa e filhos, lá presentes, pedindo-lhes desculpa por, durante estes últimos meses, não lhes poder ter dado o carinho e a atenção devida. Foi um ato nobre e simbólico que, certamente, toda a família compreendeu e desculpou.
O numeroso público presente, em gesto solidário, brindou-te com uma grande salva de palmas.
É certo que a cruz que irás sobrecarregar a teus ombros nos prómixos quatro anos será pesada. Mas, tal como cristo, um homem do povo não fraquejará perante tal responsabilidade e, com uma equipa coesa, bastante trabalho e coragem, conseguirás vencer mais esta nova batalha. não são os “canudos” que apenas formam e dão competências às pessoas. Pois, alguns, apesar de vociferarem que os possuíam, primaram pela afronta, arrogância e prepotência e a consequência está à vista. Mais do que isso, são os valores- solidariedade, generosidade, honestidade, respeito, mas, acima de tudo, a humildade- que prevalecem na memória das pessoas.
O teu Pai orgulhoso, Guilherme Figueiredo.
26/09/2013
Faleceram
Faleceu no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, o senhor Clemente da Rocha Souto de 85 anos de idade, natural e residente que foi em Goja, Vila Maior. Viúvo da senhora Dª. Maria de Lurdes Silva. O seu funeral realizou-se no dia 25/07/2013, pelas 10:30 horas, saindo da Capela de Goja onde esteve em câmara ardente, seguindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, onde teve missa de corpo presente, seguindo para o cemitério local. Era pai dos senhores João da Silva Rocha, José Carlos da Silva Rocha, Manuel da Silva Rocha Souto e da senhora Dª. Idalina da Silva Rocha Souto.
Faleceu na sua residência o senhor Fernando de Figueiredo, com 77 anos de idade, casado com a senhora Dª. Adelaide Figueiredo, residente que foi no lugar de Pereiro, Nespereira, Vila maior. O seu funeral realizou-se Sexta-feira dia 26/07/2013, saindo da Capela de Nespereira onde esteve em câmara ardente pelas 17 horas, vindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, para ser celebrada missa de corpo presente de onde seguiu para o cemitério local. Era pai da senhora Dª. Maria Dulce Figueiredo Oliveira e dos senhores Sérgio Dinis Figueiredo e Rogério Fernando Figueiredo.
Faleceu no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul, o senhor João de Almeida, de 89 anos de idade, natural de Nespereira e residente que foi na Rua das Eiras da mesma localidade de Vila Maior, deixa viúva a senhora Dª. Maria de Lorêto Figueiredo Almeida. O seu funeral realizou-se Terça-feira dia 13/08/2013 pelas 9:30 horas saindo da Capela de Nespereira, onde esteve em câmara ardente, saindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila Maior, onde teve missa de corpo presente, seguindo para o cemitério local.
A toda a sua família e em especial a sua esposa, sentidos pêsames.
“Por lapso a Gazeta da Beira no número anterior (ed. 638 de 12/09/2013) não colocou a foto do Exmo. Sr. João de Almeida e trocou a localização da mesma com a notícia de falecimento do Exmo. Sr. Fernando Figueiredo, ambos de Vila Maior, por essa razão pedimos as nossas desculpas aos familiares e a todos os nossos leitores.”
Faleceu
Faleceu no hospital de S. Teotónio em Viseu o Sr. Henrique Alves Pindelo, com 95 anos de idade, viúvo da Srª. Dª. Maria Almeida, residente que foi na Rua do Aido, 27, Goja, Vila Maior. O seu funeral realizou-se Quinta feira dia 05/09/2013, saindo da Capela de Goja onde esteve em câmara ardente, pelas 18h e 30, vindo em cortejo fúnebre para a Igreja de Vila maior onde teve missa de corpo presente, seguindo para cemitério local. Era Pai de António Alves Almeida Pindelo, Maria Alves do Carmo Pindelo, Maria da Conceição Alves e José Alves Almeida Pindelo. A todos os seus familiares sentidos pêsames.
Fez 104 Primaveras
Todos os anos vimos a estas colunas pedir mais um. Para bem da Dª. Luz e seus familiares, Deus concedeu-nos essa graça. No dia 24 de Setembro a Srª. Dª. Maria da Luz Almeida fez 104 anos, que linda idade! Dª. Luz vive no lugar da Regada, Vila Maior, junto de sua filha e genro, senhora ainda bem falante e com boas faculdades mentais, por isso todos os seus familiares lhe prestaram uma merecida homenagem para comemorar a sua longevidade. Da nossa parte, desejamos do fundo do coração a continuação de boa saúde. Continuando com orgulho, ter na nossa freguesia a mais idosa de todos os tempos. Por isso continuamos a pedir mais e que Deus nos oiça nas nossas preces. Parabéns Srª. Dª. Luz e para o ano cá estaremos se Deus quiser. Um beijinho de parabéns deste seu amigo.
Baptizado
Recebeu o Sacramento de Baptismo no dia 1 de Setembro, na Igreja Paroquial de Vila Maior, a menina Vitória Pinto Almeida, de 4 meses de idade. Filha de Susana Gorete Poças Rodrigues Pinto e de João Carlos Ferreira de Almeida, residentes em Goja, Vila Maior, são avós maternos, Maria Alice Poças Rodrigues e António Sebastião Pinto. Paternos, Maria Adelaide Martins Ferreira Almeida e João da Costa Almeida. Apadrinharam o acto religioso, Emília Almeida Costa e Simão Pedro Rodrigues dos Santos. Depois da cerimónia religiosa familiares e amigos dirigiram-se para a Quinta do Paço para um lauto almoço. Parabéns a seus pais e avós e à menina Vitória que as vitórias lhe sorriam para a sua vida futura
Baptizado
Recebeu o Sacramento do Baptismo, no dia 14/09/2013, na Igreja Matriz de S. Pedro do Sul, o menino Diego Gomes Moreira de 4 meses de idade, filho de Ana Rita Figueiredo Gomes e José Manuel Almeida Moreira, natural de Vila Maior e residente em S. Pedro do Sul. São avós maternos, Diogo José Martins Gomes e Dulce Maria Simões Figueiredo. Paternos, Emerenciana Correia Almeida Moreira e Agostinho Pinto Rodrigues Moreira, residentes em Vila Maior. Apadrinharam o acto Diogo Figueiredo Gomes e Elisabete Lucrécia Mendes Fonseca. depois da cerimónia religiosa familiares e amigos dirigiram-se para Casa dos Pais onde foi servido o copo de água. Parabéns para seus pais e avós e um futuro cheio de felicidade para o menino Diego.
Idosos do Lar passeiam no Lenteiro do Rio
No dia 6 de Setembro um grupinho de idosos do Lar do Centro Social de Vila Maior, foram passear da parte da manhã ao fresco do lenteiro do Rio em S. Pedro do Sul. Fizeram alguns exercícios na relva. Acompanhou este grupo a sua técnica de educação social, Drª. Andreia Regalo e Drª. ângela Maria Santos (Gerontóloga). Foi uma manhã cheia de felicidade para aqueles que puderam deslocar-se a este passeio.
Começou o ano escolar
Começaram as aulas nas escolas primárias e infantil em Vila Maior. É um gosto ver as crianças acompanhadas de seus familiares, a correr e a brincar. É outra vida que dá à rua, a nossa freguesia ainda tem muitas crianças.
Passeio anual da Junta
A Junta, realizou no Sábado 31 de Agosto, o seu passeio anual. A saída foi pelas 7 horas da manhã,. Este ano foi para os seguintes lugares, Castelo de Bode (barragem), Convento de Cristo em Tomar, onde se almoçou, e a tarde foi passada em Fátima. No final todos regressaram satisfeitos e os elementos da Junta também, por mais um dever cumprido.
Operado
Foi operado a um joelho, no Hospital de Coimbra, o professor de ginástica do Centro Social, Sr. Paulo Lima, estando já em sua casa em convalescença. Volta depressa Lima!!! que nos estás a fazer muita falta. Boas melhoras te desejam teus amigos.
Comentários recentes