Negrelos (JC Oliveira)
Ed. 702 (15/09/16)
Festa de N. S.ª do Livramento
Decorreu nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Do programa constou folclore, zumba, futebol, grupos musicais e cerimónias religiosas.
Dia 13, sábado – pelas 21 h – XVIII Festival de Folclore. Antes, na tarde do mesmo dia, no Cine Teatro Jaime Gralheiro, teve início a comemoração dos 20 anos de existência do Rancho Folclórico Lavradeiras de Negrelos em sessão solene. Para esse fim, a atual Direção quis homenagear pessoas que se distinguiram entre as quais D. Aldina e ex-presidentes de Direção Fernando Oliveira, João Oliveira e José Matos. Foram também recordados pela sua importância na vida do Rancho o sr. José Azevedo, Custódio A. Rodrigues (falecido) e esposa. Foi ainda entregue lembranças aos Ranchos Folclóricos presentes: Lavradeiras de Negrelos, organizador deste evento, Rancho Folclórico da Borralha de Teixoso – Covilhã, Rancho Folclórico da Casa do Povo de S. Miguel de Rio Torto – Abrantes, Rancho Folclórico “O Arrais” de Ílhavo e ao apresentador Acácio Pinto. Estiveram também presentes e em representação da Câmara Municipal, União das Freguesias de S. P. Sul, Associação C.R. Negrelos e do Rancho anfitrião respetivamente Dr. Francisco Matos, Prof Maria do Céu, Alfredo Teles e Lúcia Maneca. Abriu a sessão solene o apresentador, fazendo uma retrospetiva da existência do Rancho, de seguida usaram da palavra as entidades representativas.
Findo este momento comemorativo, os ranchos folclóricos e convidados dirigiram-se para a sede nesta localidade, onde lhes foi servido jantar/convívio. Seguiu-se o desfile pelas ruas, após o qual, teve lugar em palco a exibição dos mesmos. A encerrar este dia festivo o DJ Charles.
Dia 14 – pela manhã e no estádio municipal da Pedreira realizou-se jogo de futebol Solteiros/Casados com o resultado 2-1. No adro da Capela decorria a dança de Zumba. À noite atuou a Banda FK.
Dia 15 – 10h. saía da Igreja Matriz a Procissão com o andor de N. S.ª do Livramento, tomando parte na mesma a Irmandade do Santíssimo, a Banda Filarmónica S.P. Sul, Pároco Cónego Mário e fiéis, estes em grande número. Chegada da mesma ao adro da Capela, seguiu-se a Missa Campal.
No final da Missa foram anunciado os novos mordomos, sendo a maioria da mordomia anterior: Carlos Oliveira, João Matias, Duke Oliveira, Bruno Oliveira, Cristiana Fernandes, Paula Gonçalves e Conceição Matos.
A atual mordomia fez obras de embelezamento no interior e exterior da capela, bem como no espaço envolvente. A capela e o adro ficou assim mais enriquecida. É de enaltecer o esforço e bom gosto dos mordomos.
À noite, atuação do Grupo ALAFUM com reportório de músicas da região a lembrar o que por cá as gentes da aldeia cantava nas lides agrícolas. Seguiu-se a atuação da banda GPS.
Outras atividades
A União de Freguesias de S. P. Sul efetuou recentemente limpeza de ruas.
O Rancho Folclórico tem vindo a exibir suas danças por outras terras do país.
Muitos foram os conterrâneos que estiveram por cá quer em visita a familiares quer em gozo de férias.
A Associação C.R. Negrelos em parceria com a Câmara Municipal, realizou no passado domingo, dia 28, uma caminhada. No final da mesma e na sede foi servido um almoço.
Falecimento
Faleceu no Hospital de São Teotónio-Viseu, o Sr. José Martins Ribeiro.
Foi residente em Negrelos onde casou e constituiu família. Tinha 75 anos de idade, casado com a sra. D. Idalina de Oliveira. Pai de José de Oliveira Ribeiro e Anabela Oliveira Ribeiro. Esteve em câmara ardente na Capela de N. S.ª do Livramento, nesta localidade.
O seu funeral realizou-se na tarde de sábado 20 de agosto, após missa de corpo presente, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério da cidade onde foi a sepultar.
Era uma pessoa afável e prestável. As muitas pessoas presentes no seu funeral foram testemunho do quanto era estimado.
À família enlutada sentidas condolências.
Nota: Durante alguns anos foram publicadas, com alguma regularidade, notícias de Negrelos. O correspondente termina aqui a sua colaboração.
—————————————————————————————————————
Ed. 659 (31/07/15)
Almoço
Decorreu no dia 14 de Junho, no restaurante “Quinta do Marquês” S. P. Sul, o almoço convívio dos Antónios desta localidade.
Festa de S. Pedro
Como vem sendo tradição, no dia 28, véspera de S. Pedro, festejou-se nesta localidade e na rotunda Sª Livramento este santo popular.
Teve como animação música gravada, não faltando sardinhada, fêveras, caldo verde, broa, o bom vinho e outras iguarias.
Astronomia no verão
Decorreu a partir das 21,30 h. de 19 de julho, tendo como ponto de encontro a ponte do comboio de Negrelos, sessão de observação noturna do céu, com telescópio. Esta atividade foi organizada pela ACRNegrelos em parceria com os Clubes de Ciências de S.P.Sul e EBS de Moimenta da Beira.
Rancho Folclórico
Teve atuações: sábados 7 junho e 12 de julho, respetivamente no Hotel Vouga e Hotel Lisboa nas Termas S. P. Sul e no encontro de folclore nas festas da cidade.
Festas em honra a N. Sª do Livramento
Decorrerão nos dias 14, 15 e 16 de agosto.
Dia 14 – à noite – conjunto “Meia Arte”.
Dia 15 – 8 h. – arruada pela Banda Filarmónica Harmonia S. P. Sul; 10 h. – Procissão com saída da Igreja Matriz para a sua capela nesta localidade, onde no adro da mesma será celebrada missa campal. Estas cerimónias terão a participação da referida Banda. À noite – atuação do conjunto “Eclipse”.
Dia 16 – XVI Festival de Folclore – com organização do Rancho Folclórico L. Negrelos.
Participam neste Festival: o Rancho anfitrião – L. Negrelos; Rancho Folclórico de Fornelo do Monte – Vouzela; Rancho Folclórico e Etnográfico Lavradeiras de Jovim – Gondomar e Rancho Etnográfico Pescadores da Costa da Caparica.
Estará presente uma Exposição sobre o Ciclo do Linho e utensílios usados no tratamento do mesmo.
—————————————————————————————————————-
Ed. 655 (29/05)
Convívios
No sábado, 10 de maio, um grupo de Senhoras desta localidade e, na sede da ACRN, realizou um “Ladies Dinner” – jantar de senhoras.
No domingo, 18 do mesmo mês, como se vem realizando anualmente, o grupo de cavalheiros os “Desemparelhados”, nomes únicos da povoação, estiveram em almoço na “Adega do Ti Joaquim” nas Termas de S. P. Sul.
Rancho Folclórico
Também no domingo, dia 18, o Rancho Folclórico L. Negrelos, atuou a convite da Termalistur/Animação Termal nas Termas de S.P. Sul.
——————————————————————————————————————–
15/05/2014
Prestação de Provas de Agregação
João Carlos de Oliveira Matias, Professor do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior, filho do Sr. Augusto de Oliveira Matias e D. Maria de Fátima de Oliveira, proprietários do Café Central, nesta localidade, prestou provas de Agregação, nos dias 9 e 10 de abril de 2014, na Universidade da Beira Interior, que concluiu com sucesso, no ramo de Engenharia e Gestão Industrial.
O título de agregado é um título académico atribuído pelas universidades e institutos universitários portugueses que atesta a qualidade do currículo académico, profissional, científico e pedagógico, a capacidade de investigação e a aptidão para dirigir e realizar trabalho científico independente.
Felicita-se este nosso conterrâneo, por mais este título académico que lhe confere mais um grau na sua carreira profissional. É também de realçar os seus vários trabalhos publicados com grande sucesso. Presentemente, também é deputado na Assembleia Municipal de S. P. Sul.
Parabéns ao João Carlos extensivos aos seus familiares.
Rancho Folclórico
No dia 17 de abril, em virtude da demissão dos corpos sociais, dada a necessidade de um maior número de elementos jovens na Direção, o Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Negrelos”, reuniu em Assembleia Geral extraordinária, na sede da ACRN desta localidade, para eleger novos Corpos Sociais. Ficaram os mesmos constituídos:
Assembleia Geral: Presidente – José Matos; Secretários – Maria Isabel Rodrigues, Rosés Abreu Rodrigues. Direção: Presidente – Lúcia Maneca; Vice-Presidente – Diogo Neves; Tesoureiro – João Neves; Secretários – Luís Silva, Cátia Neves, Sara Nunes; Vogal – Daniel Paiva. Conselho Fiscal: Presidente – João Maneca; Relator – Carla Correia; Vogais – Fernanda Matos, Maria Isabel Almeida, Victor Matos.
Visita Pascal
Como é tradição, no domingo de Páscoa, 20 de abril, realizou-se, a visita Pascal nesta localidade. O Compasso, à semelhança de outros anos, era composto por pessoas naturais da povoação ou a esta ligadas que levaram às casas, a imagem do Cristo Ressuscitado.
Nesta quadra festiva, alguns conterrâneos estiveram por cá em visita a familiares e amigos.
Sessão Ordinária
No dia 24 de abril, nesta localidade e na sede da ACRN, teve lugar uma Sessão Ordinária, da União de Freguesias de S. Pedro do Sul/Várzea/Baiões.
——————————————————————————-
10/04/2014
Almoço
No domingo, 23 de março, como anualmente vem acontecendo, os “Zés” desta localidade reuniram em almoço no Restaurante “O Camponês”, na cidade de S. P. Sul.
Rancho Folclórico
No dia 28 de março, o Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Negrelos”, na sede da ACRN, reuniu em Assembleia Geral, para aprovação de Contas e eleger novos Corpos Sociais. Os mesmos, ficaram constituídos:
Assembleia Geral: Presidente – Diogo Neves; Secretários – Maria Isabel Rodrigues, Rosés Abreu Rodrigues.
Direção: Presidente – Lúcia Maneca; Vice-Presidente – José Matos; Tesoureiro – Daniel Oliveira; Secretários: Ana Isabel Oliveira, Victor Matos, António Oliveira Correia; Vogal – Fernando Oliveira.
Conselho Fiscal: Presidente – João Maneca; Relator- Carla Correia; Vogais – Fernanda Matos, Maria Isabel Almeida, Cátia Neves.
——————————————————————————————————
13/03/2014
Carnaval
Manteve-se a tradição. O Carnaval de Negrelos, já enraizado na tradição sampedrense, realizou-se, como previsto, na 3ª feira, 4 de março dia de Carnaval. Teve a organização da coletividade local Associação Cultural e Recreativa.
Apesar da chuva, esta, persistente em toda a tarde, dado que S. Pedro fez questão de ter as torneiras abertas, não atendendo às preces feitas, talvez pelo muito cansaço de ver cá por baixo tanta injustiça e malvadez. O corso saía para a rua na hora prevista.
Rumava para a cidade para percorrer as principais artérias, com passagem por: Bairro da Ponte, praça da República, ruas Camões, Sá Carneiro e Bairro da Negrosa, onde terminaria.
Ao longo do percurso, num espetáculo de folia “tristezas não pagam dívidas” (estas tão grandes que continuamente nos vão obrigando a pagar), os diversos grupos, figurantes e mascarados (alguns com dísticos nas variadas críticas aos governantes, não faltando os “irmãos falidos”), numa participação espontânea, traziam animação, cor em mensagem de juventude e alegria contagiante às milhares de pessoas que se iam concentrando ao longo percurso, alheias à chuva que não os fazia demover.
Participavam também gigantones, grupos de bombos e tarolas, nomeadamente Bombos “Os Pochas” de Vila Real, Bombos e Tarolas de Armamar, Zés Pereiras de Teivas – Viseu e Bombos e Tarolas da ACRNegrelos, “Bicicletas rolantes” e outros tocadores e cantadores de S. P. Sul.
A tudo isto, se juntava os criativos carros alegóricos que chegavam à dúzia e meia, predominando neles a sátira quer política, económica e social de âmbito local, nacional e internacional. Nestes e, entre outros, era visível “o Centro de Saúde” a pedir botins para os utentes se deslocarem do parque de estacionamento que se encontra(va) com lama, “Saneamento” a pedir a conclusão do mesmo na povoação, “Caracol”- O caracol anda devagar/ imita o nosso governo/obriga-nos a apertar/ todos os anos sem termo, “Cegonha” a apelar à criação de infra estruturas para aumentar a natalidade, “A casa do porquedo” alusão à baixa qualidade de alguns programas televisivos, “Jogadores de futebol/Ronaldo”, “Os Smurfs” onde os mais novos se divertiam, “Locomotiva” a recordar os 100 anos da inauguração da primeira passagem do comboio por S. P. Sul, “Assembleia da República” a denunciar o elevado nº de deputados, “ Alemanha /CE” o domínio político e económico deste país – Merkel a sambar/o povo a pagar/ se isto continua assim/ onde é que isto vai parar…
Teve ainda, a participação de 3 carros de S.ta Cruz da Trapa referindo o “Pavilhão Multiusos, Quinta da Sobrosa/Agricultura – dificuldade dos agricultores em escoar os produtos, Padaria, Reis… “ e mais um carro, este de Sul, os quais vieram enriquecer o corso. Esta participação de freguesias, poderá num futuro, tornar o Carnaval em S. P. do Sul ainda mais forte.
Após o Desfile, continuou o convívio na sede da ACRN com lanche aos grupos participantes seguindo-se baile animado pelo grupo musical “Meia Arte”.
Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal de S. P. Sul, comércio e industria local.
Mais uma vez é de enaltecer o esforço e carolice das pessoas envolvidas na realização do referido evento.
———————————————————————————————————————
27/02/2014
Limpezas
A Junta de Freguesia, tem vindo através da equipa de Sapadores, a proceder a limpezas e remoção de detritos em algumas ruas desta localidade.
Anteriormente, esta equipa, já havia cortado as espinhosas junto à ponte do comboio, dando a este espaço maior visibilidade.
Arranjos
A Câmara Municipal, recentemente, fez levantamento através de técnicos, com vista ao alargamento da estrada que liga à povoação a partir da Pedreira.
De momento, está a ser colocado alcatrão nos buracos na rua Principal e noutras, para minimizar os estragos causados pelo inverno. Ainda nesta rua, na proximidade do “Café Central”, e em virtude de acumulação da muita água nesta via e sem escoamento da mesma, o que originava um lençol de água, dificultando a circulação, principalmente dos peões, tendo provocado em alguns, indesejados banhos. Está a ser efetuada a substituição das condutas. Esta é uma situação que se arrastava há uns anos. A população à muito que esperava a sua resolução.
Carnaval
O Carnaval de Negrelos, com organização da ACRN – Associação Cultural e Recreativa de Negrelos e dando continuidade à tradição, vai sair à rua, 3ª feira de Carnaval, 4 de março.
Saída prevista pelas 15 h. desta localidade para a cidade, tendo o seguinte percurso: Bairro da Ponte, Praça da República, as ruas Serpa Pinto, Camões, 25 de Abril, Sá Carneiro e Bairro da Negrosa, onde terminará.
Participam neste desfile carnavalesco, carros alegóricos, fanfarras, grupos de bombos, gigantones, cabeçudos, mascarados…
Não faltará animação, fantasia, sátiras (próprias de ocasião), ao poder político, económico e social.
No final do corso, pelas 20 h. haverá Baile na sede da ACRN, animado pelo grupo musical “Meia Arte”.
No dia 1 de março (sábado) e no mesmo local, realizar-se-á Baile de Máscaras, com animação pelo mesmo grupo. Haverá ainda, prémios para os 2 melhores mascarados.
Esperamos que o S. Pedro colabore e brilhe corso.
—————————————————————————————————————————
13/02/2014
Rancho Folclórico
Últimas atuações:
Participou no programa natalício /animação de rua promovido pelo município sampedrense. Nos dias 5 e 19 esteve presente em Encontros de Janeiras, respetivamente em Vila Maior e Carregal do Sal.
Reunião
No passado dia 22 de janeiro a ACRN convidou a população desta localidade a estar presente numa reunião na sede desta coletividade, com o propósito de preparar o Carnaval de Negrelos – “mais um ano mantendo a tradição”.
Falecimento
Faleceu, no dia 2 de fevereiro, na Unidade de Cuidados Continuados de Vouzela, o Sr. João Manuel de Sousa Oliveira Neves.
Natural de Negrelos, onde tinha residência, contava 48 anos de idade. Casado com D. Maria Clara Sousa Santos Neves e pai de Sara Mafalda Sousa Santos Oliveira Neves Almeida.
O seu funeral realizou-se na tarde de 3ª feira dia 4, para o cemitério da Pedreira em S. P. Sul, após missa de corpo presente na capela de N. Sª do Livramento desta localidade, onde esteve câmara ardente.
Em virtude da sua idade e graças à sua maneira de ser, afável e disponível, foi com sentimento de consternação que se viu partir o João Neves. Era uma pessoa estimada por amigos e conterrâneos.
A toda família enlutada sentidas condolências.
—————————————————————————————–
16/01/2014
Bodas de Ouro
No passado dia 22 de dezembro, domingo, o casal D. Maria de Fátima Oliveira e Sr. Augusto Oliveira Matias, pais do Dr. João Carlos Oliveira Matias, casado com a Dra. Maria José Cardoso, avós de João Tomás, proprietários do “ café Central” desta localidade, comemoraram com familiares as Bodas de Ouro.
O Jantar realizou-se no restaurante S. José em S. P. Sul.
Parabéns ao casal extensivo a familiares.
Inverno
A chuva intensa que desde dos meados de dezembro, principalmente do dia 24 até 7 de janeiro do corrente ano, se fez sentir na povoação, provocou aluimentos de muros e a queda de uma ou outra árvore. Foram visíveis também cheias no rio Trouce e no Vouga, saindo do seu leito, entrando terrenos dentro.
Passagem d’Ano
Na sede da ACRN, decorreu a Passagem de Ano.
————————————————————————————————–
28/11/2013
Cargos na autarquia
Nestas últimas eleições para a autarquia sampedrense, à semelhança do que aconteceu em anteriores eleições, houve nesta localidade, quem fizesse parte de listas candidatas, tal como nas anteriores foram eleitas.
Ocupam atualmente cargos, nomeadamente na Assembleia de Freguesia e na Assembleia da Câmara Municipal.
Em consequência dos resultados das últimas eleições, ocupam também cargos na Câmara Municipal bem como na gestão do Balneário – Termalistur.
Espera-se o melhor empenho e desempenho nas suas funções em prol do desenvolvimento da terra.
Rancho Folclórico
O Rancho Folclórico L. Negrelos, teve últimas atuações: – domingo, 20 de outubro no Auditório do Balneário Rainha D.ª Amélia, em 10 de novembro também nas termas de S. P. Sul no Hotel Lisboa.
Magusto
No domingo, 17 de novembro, na sede, as coletividades desta localidade, Rancho Folclórico e Associação R. Cultural, realizaram em parceria o tradicional magusto.
Obras na ponte do comboio
A Câmara Municipal e no seguimento das obras de reparação na ponte do comboio de Negrelos e em virtude do seu mau estado nomeadamente a “passarela”, tem vindo a edilidade a proceder á colocação de novas grades de segurança. As mesmas, restauradas, tendo sido previamente retiradas, aquando da construção de novo muro em cimento.
Foi também arrancada por retroescavadora a “passarela”. Ficou assim a ponte mais estreita. Provavelmente, com pouco mais de custos, preservariam a mesma. Assim, não só mantinha a originalidade, como daria outro embelezamento e acima de tudo mais segurança a quem por ali passa, nomeadamente os peões.
Da forma como está agora a ponte, no mesmo espaço, circularem peões e veículos automóveis é colocar os peões em risco. Espera-se que esta situação não traga danos.
Perante isto, resta saber o que a Câmara Municipal pretende fazer.
———————————————————
Falecimento
Faleceu, no Lar do Sátão, a Sra. Alda Correia.
Natural de Negrelos, tinha 91 anos de idade. Era viúva de Diamantino da Silva Pinto e mãe de D. Gracinda Correia Cabral, dos Srs. Augusto da Silva Pinto, António da Silva Pinto e Maria Adelaide Correia da Silva Pinto Gomes (já falecida).
Esteve em câmara ardente na capela de N. Sª do Livramento. Após missa de corpo presente, o seu funeral realizou-se na 2.ª feira, 2 de Setembro, para o cemitério da cidade.
Endereçamos sentidas condolências à família enlutada.
Comentários recentes