DESTAQUE

Edição 857 (12/10/2023)

Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Agricultura Biológica

O Vereador António Casais marcou presença na Sessão Pública “Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Agricultura Biológica” que decorreu no passado dia 29 de setembro, em Idanha-a-Nova, Dia Europeu da Agricultura Biológica, onde apresentou a Bio Região de S. Pedro do Sul.

Cláudia Almeida apresentou a sua experiência enquanto produtora Bio de S. Pedro do Sul, neste encontro que reuniu centenas de participantes oriundos de todo o país, incluindo o Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Esta iniciativa, cujo objetivo era de promover a agricultura biológica e discutir estratégias para um futuro sustentável, foi promovida pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a DRAP Centro – Direção-Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

—————————————-

Cerimónia evocativa realizou-se no dia 15 de outubro

Vouzela presta homenagem às vítimas dos incêndios de 15 de outubro de 2017

Seis anos após a tragédia de 2017, a Câmara Municipal de Vouzela prestou homenagem às vítimas dos incêndios de 15 de outubro de 2017.

Numa cerimónia de evocação pelas vidas perdidas e pela grande destruição que o concelho sofreu em 2017, a autarquia preparou um programa que inclui a romagem aos cemitérios de Ventosa e Queirã, com deposição de coroa de flores, e a celebração eucarística em Vouzela, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano.

O programa estendeu-se ao dia 16, segunda feira, com um colóquio alusivo ao tema ”Incêndios de 15 de outubro de 2017 – Passado… Presente e Futuro”.  A iniciativa promovida em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e realizou-se no cineteatro João Ribeiro, em Vouzela.

À passagem do sexto aniversário, Vouzela voltou a relembrar um dos dias mais trágicos da história do concelho e a evocar a vida e a memória daqueles que partiram na sequência do grande incêndio de outubro de 2017.

PROGRAMA:

15 out . domingo

Homenagem às vítimas dos incêndios com deposição de coroa de flores:

09h- cemitério de Ventosa

09h45- cemitério de Queirã

10h30- receção às entidades no Monumento Evocativo, Vouzela (junto ao Instituto Missionário Marista)  À

10h45- deposição de coroa de flores

11h – celebração eucarística presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano (Instituto Missionário Marista)

16 out . segunda-feira

09h15 Colóquio – Incêndios de outubro de 2017 Passado… Presente e Futuro” – Cineteatro João Ribeiro, Vouzela


Edição 856 (28/09/2023)

Voluntários limparam Barragem da Várzea do Calde para alertar para problemas dos oceanos

Campanha aconteceu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira e envolveu a APPACDM e a Brigada de Sapadores da CIM Viseu Dão Lafões.

Um grupo de voluntários ocupou a parte da manhã de hoje, dia 20, a limpar a Barragem de Várzea de Calde, no município de Viseu. Nesta ação, dinamizada pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, que aconteceu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, foram recolhidos 55kg de lixo. A iniciativa é já uma tradição desta altura, uma vez que no ano passado foi a praia fluvial de Alcafache a ser limpa.

Todos os anos, em setembro, por altura do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a União Europeia e as Nações Unidas organizam a #EUBeachCleanup, uma campanha de sensibilização para os problemas dos oceanos, com eventos que decorrem em todo o mundo. A campanha deste ano decorre entre os dias 16 e 24 de setembro, de norte a sul de Portugal Continental, nos Açores e na Madeira.

A Fundação Oceano Azul centraliza as ações a nível nacional, com a limpeza de maior dimensão a acontecer na zona da Costa da Caparica. Aos vários centros EUROPE DIRECT cabe a missão de envolver os parceiros locais, desde Câmaras Municipais a escolas e organizações de juventude ou ambientais. Desde 2019, foram recolhidas em Portugal mais de 250 toneladas de lixo marinho, com o envolvimento de mais de 18.000 voluntários em 625 ações.

“Nunca é de mais lembrar a importância de todos fazermos a nossa parte para vivermos num mundo mais sustentável. Fico, por isso, muito satisfeito ao ver uma adesão tão entusiástica a esta campanha, à semelhança do que já aconteceu no ano passado. Estão de parabéns todos os participantes. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa de grande mérito por parte do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, a que esta CIM se associa com grande orgulho”, sublinha Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

“É um grande prazer para o EUROPE DIRECT ter a oportunidade de participar nesta campanha tão meritória, associando-se a um movimento mundial de defesa do meio ambiente marinho. É sabido que parte da poluição que afeta os oceanos tem origem nos rios que neles desaguam, pelo que é fundamental atuar a montante, nas praias fluviais e nas barragens. Foi o que fizemos desta vez, na Várzea de Calde, novamente com grande sucesso”, declarou, por sua vez, José Carlos Almeida, responsável do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões.

Os participantes na iniciativa foram voluntários da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu, além de elementos da Brigada de Sapadores da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.



Edição 855 (14/09/2023)

Gentle Teaching ou “Pedagogia da Interdependência”

A Gentle Teaching é um movimento fundado pelo Professor John McGee, nos EUA, nas décadas de 1970.

Trata-se no essencial de uma pedagogia que procura reforçar os laços e o diálogo entre as pessoas que cuidam e aquelas que precisam de cuidados.

John McGee, falecido em 2012, viria à ASSOL em 2007, 2008 e 2009, tendo-nos autorizado a traduzir e editar alguns dos seus livros.

Gentle Teaching é um termo que se popularizou internacionalmente, mas em português usamos a designação “Pedagogia da Interdependência”, porque o desenvolvimento da interdependência humana é o grande objetivo desta pedagogia.

Esta pedagogia, em conjunto com o planeamento centrado na pessoa tornaram-se com o tempo as duas grandes ferramentas de trabalho da ASSOL contribuindo para que o trabalho da ASSOL se diferencie das práticas habituais no nosso setor.

Porque responde a muitos dos problemas que as abordagens tradicionais não respondem a Gentle Teaching tem vindo a ganhar expressão em diversos países, sendo as conferências anuais da International Gentle Teaching um momento de encontro entre as organizações e os profissionais que utilizam esta pedagogia.

Realizando-se estas conferência um ano na América do Norte e no outro na Europa, coube à ASSOL organizar a 23ª Conferência.

Quisemos realizar a Conferência em Lafões, porque é aqui que trabalhamos e porque esta é também uma forma de valorizar a região.

A conferência teve uma adesão, muito acima das nossas expetativas, contando-se 263 participantes vindos dos EUA, Canadá, Islândia, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Polónia e Eslovénia, a que se somaram mais 100 portugueses.

Esta adesão criou um grande problema logístico, pois tornou impossível que os trabalhos decorressem todos no Hotel do Parque na Termas, como era o plano inicial, obrigando ao recurso à Quinta da Capela em Campia para realização das sessões plenárias.

Com a excelente colaboração do Hotel do Parque, da Quinta das Capela, com os apoios de diversas entidades nos transportes, do serviço de refeições, da empresa que assegurou as traduções e o suporte técnico e com a colaboração de todos os colaboradores da ASSOL tudo decorreu a contento dos participantes que acreditamos levaram boas memórias da nossa região, até porque tiveram oportunidade de provar os vinhos da nossa região.

Os participantes, nomeadamente alguns com experiência na organização destas conferências deixaram grandes elogios à organização e também à beleza dos locais onde decorreu a conferência da região.

A encerrar o dia 4 tivemos as câmaras municipais de Lafões e de Albergaria.

O presidente da Câmara de Albergaria salientou na sua intervenção o facto de, embora a ASSOL só atue há 4 anos em Albergaria e com uma equipa muito pequena, já é bem visível a natureza diferenciadora do trabalho e do posicionamento na comunidade, por sua vez o presidente da Câmara de Oliveira de Frades salientou o envolvimento de toda a região neste evento e que ele constitui por si um exemplo de como poderemos potenciar as capacidades que temos em Lafões.



Edição 854 (27/07/2023)

Câmara Municipal promove Festas do Castelo,

Vouzela em festa de 2 a 7 de agosto

 

A 106ª edição das Festas do Castelo vai realizar-se na Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela, de 2 a 7 de agosto.

Os D.A.M.A e a fadista Gisela João são os cabeças de cartaz do evento que conta também com as presenças das cantoras Rita Rocha e Bianca Barros.

Promovido pela Câmara Municipal de Vouzela, o certame arranca no dia 2 de agosto, a partir das 9h, com a feira mensal e a 51ª edição do concurso pecuário de gado caprino e bovino. À noite, no parque da Liberdade o concerto da Sociedade Musical Vouzelense com o tema “Cinema em Concerto”.

No dia 3 de agosto, pelas 21h30 tem início o espetáculo “Vouzela (en)canta” alusivo aos anos 80 e que contará com a participação de crianças e jovens do concelho, seguido do concerto do cantor sampedrense Sérgio Lucas. A noite termina com o Dj Miguel Henriques.

Na sexta-feira, dia 4 de agosto, pelas 19h, irá decorrer a abertura da 22ª Feira de Artesanato com uma arruada da Filarmónica Verdi Cambrense. Às 22h sobe ao palco a jovem cantora Bianca Barros e uma hora e meia mais tarde será a vez dos D.A.M.A atuarem e contagiarem o público de Vouzela com os seus grandes êxitos. Ao final da noite espaço para os Djs, primeiro com o Dj da Rádio Comercial, Nuno Luz, seguindo-se o Dj Reazzon.

No sábado, dia 5, o programa das Festas do Castelo tem início pelas 17h, com uma arruada da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues, seguida de concerto no cineteatro. Às 22h atua a jovem cantora Rita Rocha, que passou pelo The Voice Kids e que alcançou a platina com o seu single Mais ou Menos Isto. Segue-se a atuação da fadista Gisela João e às 00h30 é a vez dos Djs animarem a noite, primeiro com o Dj Francisco Cunha, considerado em 2022 o 16ª melhor Dj de Portugal, terminando a noite o Dj Miguel Martins.

E para quem gosta de desporto, o penúltimo dia das festas, 6 de agosto, começa com um passeio de cicloturismo com concentração na Alameda D. Duarte de Almeida, pelas 9h. À tarde, pelas 17h30, decorrerá o desfile dos ranchos folclóricos pelas ruas de Vouzela e que contará com a presença do Rancho Folclórico “As Capuchinhas de São Silvestre de Vasconha”, do Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas, da Escola de Samba Novo Império da Figueira da Foz, do Kud “Zelengora” Gacko da Bósnia e Herzegovina e do Groupe Folklorique Stars Reggada de Marrocos. À noite, pelas 21h30, os mesmos grupos subirão ao palco para o Festival Internacional de Folclore e às 00h um dos momentos mais aguardados das festas o espetáculo piromusical e multimédia “Encantos de Luz”. A noite termina com animação e música dos Djs Francisco Gil, da rádio M80, e do Dj Louizt.

As Festas do Castelo terminaram com baile popular, na segunda-feira, dia 7 de agosto, com a atuação da banda Hi-Fi, pelas 22h.

Durante o evento haverá ainda tasquinhas, bares e insufláveis e todos os concertos têm entrada livre.

 

PROGRAMA

Imagem de Arquivo

 

2 de agosto

9h – feira mensal

51ª edição do concurso pecuário

22h – concerto da Sociedade Musical Vouzelense  “Cinema em Concerto” (Parque da Liberdade)

 

3 de agosto

21h30 – espetáculo “Vouzela (en)canta” alusivo aos anos 80. Com a participação de crianças e jovens do concelho

22h – concerto de Sérgio Lucas “Pés na Terra”

00h – Dj Miguel Henriques

 

4 de agosto

19h – abertura da 22ª Feira de Artesanato

Arruada da Filarmónica Verdi Cambrense

22h – Bianca Barros

23h30 – D.A.M.A

00h30- Dj Nuno Luz (Rádio Comercial)

Dj Reazzon

 

5 de agosto

17h – arruada da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues, seguida de concerto (cineteatro)

22h – Rita Rocha

23h30 – Gisela João

00h30 –  Dj Francisco Cunha

Dj Miguel Martins

 

6 de agosto

9h – passeio de cicloturismo (concentração: Alameda D. Duarte de Almeida)

17h30 – Folclore na Rua (desfile de ranchos folclóricos)

– Rancho Folclórico “As Capuchinhas de São Silvestre de Vasconha”

– Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas

– Escola de Samba Novo Império da Figueira da Foz

– Kud “Zelengora” Gacko – Bósnia e Herzegovina

– Groupe Folklorique Stars Reggada – Marrocos.

21h30 – Festival Internacional de Folclore

00h – espetáculo piromusical e multimédia “Encantos de Luz”

00h30 – Dj Francisco Gil (rádio M80)

Dj Louizt

 

7 de agosto

22h – banda Hi-Fi

 

Tasquinhas, bares,  insufláveis

Feira de Artesanato de 4 a 6 de agosto



Edição 853 (13/07/2023)

Serviço de transporte a pedido “IR e VIR” já ultrapassou os 10 mil passageiros

Em menos de um ano de operação, a segunda fase do serviço revolucionou o paradigma da mobilidade em Viseu Dão Lafões. Passada sexta-feira, dia 07 de julho, foram batidos os recordes de utilização.

A segunda fase do serviço de transporte a pedido “IR e VIR”, um projeto da Comunidade (CIM) Intermunicipal Viseu Dão Lafões, já ultrapassou o marco de 10 mil passageiros, o que aconteceu em menos de um ano. Entre os dias mais movimentados, destaca-se a passada sexta-feira, dia 07 de julho, que registou um recorde de 144 passageiros transportados numa operação que envolveu 38 taxistas. Comprova-se, assim, que este serviço está a contribuir decisivamente para mudar o paradigma da mobilidade na região.

Recorde-se que o serviço de transporte flexível, a pedido, “IR e VIR” possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.

Entre 18 de julho de 2022 e 7 de julho de 2023, São Pedro do Sul foi o município em que mais pessoas usaram o serviço, num total de 2.612 passageiros. Seguem-se de Oliveira de Frades, com 2.239, e Castro Daire, com 1.907 passageiros. Neste período, foram envolvidos 74 taxistas. Os meses de junho e abril de 2023 foram os que receberam mais passageiros, com 989 e 862, respetivamente, prevendo-se que o corrente mês de julho ultrapasse estes valores.

 

Como funciona o serviço “IR e VIR”?  

O serviço “IR e VIR” está disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários: dois de ida e dois de volta.

O serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio. O preço do transporte (pago ao taxista no início da viagem) é igual àquele que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância.

Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o utente que aciona o serviço, bastando realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas. Deste modo, os táxis só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado. No dia e hora marcada, o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR“, e aguardar pelo táxi.

É possível ativar o “IR e VIR” em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12h00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem, através do número gratuito 800 10 20 30. O centro de atendimento garante a reserva da viagem e esclarece qualquer dúvida. Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número, todos os dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

A primeira fase do “IR e VIR” foi lançada a 1 de outubro de 2021, com o “Serviço Municipal”, que ligou às sedes dos concelhos as localidades sem acesso a transporte público, ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários. A segunda fase, mais completa, arrancou a 18 de julho de 2022, com duas novas modalidades de transporte: o “Serviço Intermunicipal”, que liga entre si as sedes dos municípios onde não existam outras ligações públicas; e o “Serviço de Comboio”, que liga todas as localidades às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta. Os serviços “Municipal” e “Intermunicipal” passaram a estar disponíveis em todos os concelhos da CIM, à exceção de Viseu, enquanto o Serviço de Comboio está disponível em todos os municípios, garantindo a cobertura de transporte público de passageiros por via ferroviária em 850 localidades do território.


Edição 852 (29/06/2023)

Festas de S. João regressaram às ruas de Vouzela com grande adesão

Após o período da pandemia em que os arraiais populares foram interrompidos, havia uma certa expectativa sobre a adesão da população ao regresso das festividades sanjoaninas nas ruas de Vouzela. A aposta da Junta da União de Freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues para a véspera e para próprio dia de S. João foi inteiramente ganha.

Por volta das 7 horas da tarde de dia 23, na Capela de São João Batista, junto à Casa das Ameias, foi celebrada eucaristia em honra do Santo e, no exterior, recriada a tradicional cascata sanjoanina assente no granito, com muito musgo e dezenas de pequenas figuras em barro pintado.

No dia seguinte de manhã, melhor dito, logo que o sol começou a levantar às 5 e meia da madrugada, teve lugar um interessante percurso pedestre denominado “Amanhecer de São João – Aguar as Ovelhas”, na freguesia de Ventosa, que reproduziu na aldeia de Adsamo a tradição de “aguar as ovelhas”, ou seja, dar-lhes banho no ribeiro para as proteger dos males.

A partir do final da tarde uma multidão começou a ocupar o centro histórico de Vouzela num animado e descontraído convívio, com os ingredientes típicos do S. João: música, sardinhas, bifanas, broa, bebidas e marchas que, no conjunto compuseram o alegre arraial popular.

Um dos grandes atrativos foi a realização das marchas de Cambra, Carvalhal de Vermilhas, Fornelo do Monte, Queirã, São Miguel do Mato e Ventosa que desfilaram até à Praça da República, envolvendo cerca de 250 participantes das várias freguesias.

As ruas centrais de Vouzela foram cortadas ao trânsito e preenchidas com mesas, bancos, assadores de sardinhas e bifanas, quermesse e um espaço para dançar ao som das músicas populares que se ouvia pelas ruas. Não faltaram as decorações das ruas e das varandas e até um trono de S. João.

O comércio esteve de portas abertas até tarde, as associações colaboraram, a iniciativa popular fez-se notar o que levou o presidente da Junta, José Lino Tavares, visivelmente satisfeito, a considera que o S. João de Vouzela será provavelmente o melhor da região, mais envolvente e original, “feito das pessoas para as pessoas”.

———————————————————

“Cheira Bem, Cheira a Lafões” expõe fotografias captadas no “descobrir”

“Descobrir São Pedro do Sul”

O Museu Municipal de Vouzela inaugurou a exposição de fotografia “Cheira bem, cheira a Lafões”, de autoria de Aníbal Seraphim e curadoria conjunta com o “Descobrir.org”.

A inauguração oficial foi na passada terça-feira, dia 20 de junho, e têve uma visita guiada pelo autor e algumas surpresas com artistas mistério.

Na inauguração não faltou o Lafões de Honra da Quinta da Moitinha e produtos regionais lafonenses, como o Pastel de Vouzela.

A exposição estará patente até 11 de julho e apresenta várias fotografias captadas na região de Lafões no âmbito dos concursos de fotografia do “Descobrir”, e algumas imagens que o autor captou recentemente para esta mostra.

O autor da exposição, Aníbal Seraphim, participou em todos os eventos do “Descobrir”, tendo vencido algumas edições do concurso de fotografia, sendo co-autor do livro “Descobrir São Pedro do Sul”.

O Museu Municipal de Vouzela situa-se na Praça Moraes de Carvalho, em Vouzela, e está aberta de terça-feira a domingo, sendo as visitas gratuitas.



Edição 851 (15/06/2023)

Na Casa de Lafões em Lisboa

Apresentação do livro “Vinhos de Lafões – um terroir único por descobrir”

A Confraria de Gastrónomos de Lafões e a Casa de Lafões promovem no próximo dia 24, sábado, pelas 15 horas, nas instalações da Casa de Lafões (Rua da Madalena, 199-1º, Lisboa) a apresentação do livro “Vinhos de Lafões – um terroir único por descobrir”. A iniciativa conta igualmente com uma venda de produtos regionais de Lafões que inclui os próprios vinhos, mel, licores, chás, compotas e doçarias várias.

Com assinalável qualidade gráfica e informativa, o livro destaca as características de um vinho que se tem afirmado no competitivo mercado vinícola pelas suas propriedades organoléticas únicas que lhe advém do terroir onde é cultivado e produzido, mas também pelo esforço dos novos produtores que investem na qualidade e apresentação.

Sendo Lafões uma pequena região de transição entre o Dão e o Vinho Verde, atravessada pelo rio Vouga e com solos maioritariamente graníticos, a sua produção ganha valor, não pela escala, mas pelas suas características e castas. As castas de referência branca são o Arinto, Cerceal, Dona Branca, Esgana Cão e Rabo de Ovelha, sendo os tintos dominados pelas castas Amaral e Jaen. Por regra, os vinhos de Lafões mostram um muito característico pendor ligeiramente acídulo, que se articula muito bem com a gastronomia local, desde logo a célebre Vitela de Lafões.

A Confraria de Gastrónomos de Lafões e a Casa de Lafões convidam os leitores da Gazeta da Beira a participar na apresentação do livro.

————————————————————————————-

Castro Daire Abraça Lisboa

A Casa do Concelho de Castro Daire realizou a sua 29ª Edição do Castro Daire Abraça Lisboa, nos passados dias 19, 20 e 21 de maio

Uma sessão de Fados, com uma dezena de fadistas, no sábado, no Parque Urbano Vale Fundão, em Marvila, marcou o arranque da iniciativa. No dia seguinte realizou-se o 24º Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Castro Daire, o Rancho Folclórico de Sta Quitéria, de Cinfães, o rancho Folclórico “Os Minhotos da Ribeira da Lage”, de Oeiras e o Rancho Folclórico de Celavisa, de Arganil. À noite, o bailarico animou a multidão que não arredou pé.

No domingo, o desfile, na Praça do Comércio, a maior e mais emblemática praça de Lisboa, com os grupos da Casa, Rancho Folclórico e Grupo de Concertinas, os grupos convidados: Rancho Folclórico Santa Maria de Moledo, Rancho Folclórico Flores da Aldeia de Mosteirô e a Sociedade Filarmónica de Mões.

Neste Castro Daire Abraça Lisboa, juntou-se ao desfile um rebanho conduzido por uma dezenas de pastores, uma recriação ancestral alusiva “Á Última Rota da Transumância”, um momento inédito que marcou esta edição de forma muito especial e bonita. A manhã terminou com uma breve atuação dos grupos.

Depois do almoço, continuou a Mostra Castrense, com as atuações dos grupos no Parque Urbano Vale Fundão, freguesia onde está sediada a Casa.

Os parceiros da Casa do Concelho de Castro Daire marcaram presença. A Câmara de Castro Daire, através dos vereadores Pedro Pontes, do Turismo e do Associativismo e Armando Lemos, da Educação; a Câmara de Lisboa, o Vereador da Cultura, Diogo Moura e a diretora da Divisão de Cultura, Laurentina Pereira e a Junta de Freguesia de Marvila, o presidente José Videira, assim como muitos Castrenses e Amigos.

A Casa do Concelho de Castro Daire, começa já a trabalhar para o 30º Castro Daire Abraça Lisboa, em 2024!


Edição 850 (25/05/2023)

Festival da Vitela de Lafões e Produtos Regionais adiado para fim de semana 09/06 a 11/06

Atendendo à probabilidade de chuva para o fim de semana, e dado tratar-se de uma iniciativa ao ar livre, a organização do Festival da Vitela de Lafões e Produtos Regionais decidiu adiar o evento para o fim de semana de 9 a 11 de junho.

O passeio ao mundo rural se mantinha neste fim de semana, porém foi igualmente adiado.

Irá realizar-se nos dias 10 e 11 de junho. As inscrições poderão ser feitas até ao dia 9 de junho, no Posto de Turismo de Vouzela ou pelo telefone 232 740 070 (chamada para a rede fixa nacional).

O restante programa será divulgado em breve

25/05/2023



Edição 849 (11/05/2023)

Faleceu Vítor Barros presidente da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul

• Redação

O presidente da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul, engenheiro Vítor Barros, faleceu no passado domingo, dia 27 de abril, com 72 anos, tendo-se realizado o funeral em Oeiras, concelho onde residia habitualmente. O Município de São Pedro do Sul, de onde era natural e com o qual mantinha estreita relação, decretou três dias de luto municipal.

Vítor Barros estava aposentado, era engenheiro agrónomo, Investigador Principal do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Coordenou a Comissão Nacional da Dieta Mediterrânica, tendo sido a sua intervenção decisiva na candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Foi um dos fundadores do Departamento de Estudos de Economia e Sociologia Agrárias do então INIA, atualmente integrado no INIAV, vindo a desenvolver a carreira na área científica da economia e sociologia agrárias.

Entre 1995 e 2002 foi secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, com o ministro Capoula Santos na pasta da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas. Vítor Barros foi o principal impulsionador da Medida Agricultura e Desenvolvimento Rural, abreviadamente designada e conhecida por AGRIS, no âmbito do QCA III, considerada uma das medidas mais adaptadas às realidades da pequena agricultura das regiões do interior e serranas, que teve significativo impacto na modernização das explorações agrícolas de Lafões.

Foi eleito presidente da Assembleia Municipal em 2013, com a vitória autárquica da lista do PS para a Câmara encabeçada por Vítor Figueiredo. Em declarações para a Lusa, o presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul referiu que Vítor Barros “era um homem que se preocupava muito com o concelho de São Pedro do Sul e toda esta região de Lafões, um homem que trabalhou muito junto dos agricultores e das comunidades locais e ajudou muito as populações”.

Em nota de pesar assinada pela ministra Maria do Céu Antunes, o Ministério da Agricultura e Alimentação lamenta a morte de Vítor Barros, e destaca ainda os cargos que Vítor Barros ocupou como “presidente da Companhia das Lezírias e da Fundação Alter Real, de entre outros cargos públicos que desempenhou, por nomeação e eleição”.

“Dedicou grande parte da sua vida ao serviço público, ao setor agrícola e ao desenvolvimento rural”, sublinha o gabinete da ministra, endereçando “um voto de pesar e de solidariedade a toda a família e amigos”.


Edição 848 (27/04/2023)

Festival de Imagem de Natureza regressa a Vouzela de 5 a 7 de maio

Vouzela vai voltar a receber o Insitu – Festival de Imagem de Natureza

O evento, que conta já com doze edições, tem como principal objetivo divulgar o património natural e a biodiversidade, potenciando ao mesmo tempo a reflexão sobre a importância da conservação da natureza e do ambiente. Tendo como palco o Parque Natural Local Vouga Caramulo – Vouzela, o festival é também um evento que promove turisticamente o concelho, aliando a divulgação da sua riqueza patrimonial e natural à dinamização da economia local.

Daniel Santos, Miguel Serra, Rui Duarte, Pepe Brix, Tiago Magalhães, Luísa Pereira e João Rodrigues são os fotógrafos portugueses convidados, aos quais se juntam o espanhol Javier Murcia e o sueco Magnus Lundborg.

Para além das palestras destes fotógrafos, o programa deste ano conta ainda com duas exposições de interior: a exposição “GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano”, uma mostra que reúne as melhores imagens enviadas ao concurso, patente no Museu Municipal e a exposição “Ameaças do Mediterrâneo: a conservação do mar nas mãos de todos” de Javier Murcia na Sala Binaural. No exterior estarão as exposições “Vouzela em close-up”, de Rui Silva, patente na rua Comendador Correia de Oliveira e a exposição coletiva “Endémico: Mar Português” patente na Praça Morais de Carvalho.

O festival será uma vez mais apresentado por Bárbara Pais, comunicadora de natureza com trabalho desenvolvido em áreas protegidas europeias.

Numa organização da Câmara Municipal de Vouzela, o Insitu-Festival de Imagem de Natureza é financiado pelo PROVERE iNature e conta com o apoio do grupo Generg.

PROGRAMA:

5 SEXTA

21H30 Cineteatro João Ribeiro

Entrega de prémios “GENERG Fotógrafo de Natureza do Ano” e Concurso Juvenil Insitu’

22H45 Rua Comendador Correia de Oliveira

Inauguração da exposição “Vouzela em close-up” de Rui Silva

23H00 Museu Municipal de Vouzela

Inauguração da exposição “GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano 2023′

 

6 SÁBADO

10H00 Praça Conselheiro Morais de Carvalho

Inauguração da exposição coletiva “Endémico: Mar Português”

11H00 Sala Binaural

Inauguração da exposição “Ameaças do Mediterrâneo: a conservação do mar nas mãos de todos” de Javier Murcia

12H00 Auditório 25 de Abril

Apresentação do livro “A Costa dos Falcões” de Eduardo Barrento

12H30 ALMOÇO

14H30 Cineteatro João Ribeiro

Abertura do Festival pelo Presidente do Município de Vouzela, Eng. Rui Ladeira

15H00 Daniel Santos “Salamandra-lusitânica – conhecer para conservar” 15H25 Miguel Serra “A intimidade dos lugares” 15H50 Rui Duarte “Uma odisseia à boleia da baleia”

16H15 INTERVALO FUJIFILM

16H45 Magnus Lundborg “Big animals in cold water” 17H15 Javier Murcia “El Mar Menor – la laguna mágico”

17H45 INTERVALO Canon

18H30 Mesa Redonda “Mar Português: águas de desafios e oportunidades”

20H30 JANTAR-CONVÍVIO

 

7 DOMINGO

08H00 Workshops e Passeios Fotográficos

11H00 Cineteatro João Ribeiro

Projeção da série documental “Tuna Tales” e conversa com o autor Pepe Brix

12H30 ALMOÇO

14H45 Cineteatro João Ribeiro Painel Histórias por Detrás dasImagens

15H25 Tiago Magalhães “Metamorfose”

15H50 Luísa Ferreira “A imagem e a conexão dos espaços naturais”

16H15 INTERVALO comercialfoto

17H00 Pepe Brix “Tuna Tales – a pesca artesanal na coesão territorial” 17H30 João Rodrigues “A Casa de Neptuno

18H00 ENCERRAMENTO



Edição 847 (12/04/2023)

“Termas Andebol Cup” teve a participação de mais de um milhar de atletas

A 11.ª edição do “Termas Andebol Cup”, que decorreu de 6 a 8 de abril, trouxe noventa e três equipas de seis escalões a S. Pedro do Sul, juntando cerca de 1200 jovens atletas da modalidade de todo o país.

Esta prova, sendo uma referência no andebol, engloba a realização de cerca de 300 jogos distribuídos por vários pavilhões nos concelhos de S. Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e Viseu.

Este é um importante evento desportivo no concelho, com a organização da Associação Academia de Andebol de S. Pedro do Sul em parceria com a Câmara Municipal, que traz um grande contributo para a dinamização da economia local.

O Coordenador da Academia de Andebol, Carlos Pires, afirmou que: “O Termas Andebol Cup” é, hoje em dia, um torneio de referência a nível nacional, não só pela sua dimensão, mas também pela sua qualidade. Ao longo das edições anteriores, fomos capazes de proporcionar a quem nos visita condições favoráveis de alojamento, alimentação e competição, levando a que cada vez seja maior o número de interessados em participar no nosso torneio. Desde o início que a autarquia foi o nosso principal parceiro, sendo fundamental o apoio que nos tem prestado. O desafio passa por elevar o nível do torneio, tornando-o cada vez mais internacional, bem como cada vez mais visível.”

O Vice-presidente do Município, Pedro Mouro, congratulou a Associação Academia de Andebol de S. Pedro do Sul, os seus dirigentes e todos os envolvidos no evento, atletas e famílias, pela organização de mais uma edição do “Termas Andebol Cup”, pelo seu sucesso desportivo e referiu os benefícios do evento para o concelho: “O retorno para a economia local tem sido evidente, com taxas de ocupação hoteleira e restauração elevadas e com o regresso de vários dos participantes para visitas ou férias no nosso território.

O evento foi um sucesso com os momentos de convívio como nas últimas edições.

Os três dias de competição trouxeram muito público aos jogos e todos os participantes tiveram oportunidade de descobrir o que S. Pedro do Sul tem para oferecer.”


Termas de S. Pedro do Sul, Aldeia da Pena e Vitela À Lafões são Cinco Estrelas Regiões

S. Pedro do Sul está em destaque, uma vez mais, na atribuição dos prémios “Cinco Estrelas Regiões”.

No distrito de Viseu, a “Vitela à Lafões” foi distinguida na categoria de “Cozinha Tradicional Portuguesa”, a Aldeia da Pena, pela quinta vez consecutiva, na categoria “Aldeias e Vilas” e as Termas de S. Pedro do Sul, na categoria “Termas”.

O “Prémio Cinco Estrelas Regiões”, que resulta de uma votação nacional, tem como objetivo identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas, entre outros ícones de referência e interesse nacional.

Quem visitar S. Pedro do Sul pode descobrir a Aldeia da Pena, nas Montanhas Mágicas, a gastronomia regional de Lafões e a magia das águas Termais do Concelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Edição 846 (30/03/2023)

Termas Motorfest reforça sucesso em edição 2023

Carlos Matos e Beatriz Pinto (Skoda Fabia R5) vencem o Rali Cidade Termal

  • Paula Jorge

No fim de semana de 17, 18 e 19 de março de 2023, a segunda edição do Termas Motorfest voltou a trazer milhares de pessoas à maior estância termal do país, as Termas de São Pedro do Sul. Com um programa variado chamou adeptos, de várias gerações, num fim de semana de bem-estar, lazer, gastronomia e competição.

Carlos Matos e Beatriz Pinto (Skoda Fabia R5) venceram o Rali Cidade Termal e subiram ao pódio em São Pedro do Sul, acompanhados pelos irmãos António e Ana Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16) e pelos espanhóis Jorge Perez e Unai Conde (Porsche 991 GT3 Cup). Carlos Matos e Beatriz Pinto confirmaram a vitória na prova, a segunda consecutiva do ex-campeão nacional de 2 Rodas Motrizes, que se estreava ao volante de um Skoda Fabia R5 acabado de chegar a São Pedro do Sul. António Cruz Monteiro e a irmã, Ana Cruz Monteiro, também estiveram em excelente nível com o Peugeot 208 T16, ganhando uma classificativa e terminando no 2.º posto, na frente do rápido piloto espanhol Jorge Perez, que se estreava ao volante de um mais recente Porsche 991 GT3 Cup, navegado pelo compatriota Unai Conde.

Já em 2022, o Termas Motorfest tinha estreado um novo conceito ao coligar a cultura em torno do automóvel, a um programa de termalismo, gastronomia, experiência e descoberta do território. Este fim de semana, o evento organizado pelo Município de São Pedro do Sul e pela Promolafões fortaleceu esse registo, levando milhares de apreciadores à região de Lafões e às afamadas Termas, cujas potencialidades são desde a hotelaria de qualidade – com cerca de 2.000 camas num raio de um quilómetro – até às emblemáticas Montanhas Mágicas, que receberam um passeio de automóveis emblemáticos.

José Correia, mentor do Termas MotorFest

Retirado do Facebook do Termas MotorFest: “O programa abriu oficialmente na sexta-feira, no histórico Balneário Rainha D. Amélia, com a presença de representantes do Município, do Turismo Centro de Portugal e da C.I.M. Viseu Dão Lafões. Na cerimónia, foram entregues Prémios de Reconhecimento de Carreira a seis figuras do desporto automóvel em Portugal: Pedro Matos Chaves (piloto), Sérgio Paiva (navegador), António Catarino (jornalista), Artur Bastos (preparador), Armindo Cerqueira (fotógrafo) e a Revista Topos e Clássicos, representada pelo seu diretor, Hugo Reis. Na ocasião, José Correia, o mentor do Termas Motorfest, também entregou uma obra de arte personalizada a Inês Ponte, embaixadora do evento e única mulher a sagrar-se campeã nacional de ralis, ao lado de José Pedro Fontes.”

Na noite de sexta-feira, no emblemático Grande Hotel das Termas, realizou-se um jantar-tertúlia, onde os convidados puderam compartilharam histórias e experiências da sua vivência no automobilismo, com participação também do ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa, que desfrutou do Termas Motorfest acompanhado pela namorada, Bruna Gomes. O jantar-tertúlia foi um dos momentos altos dos Termas Motorfest.

No sábado e no domingo, 18 e 19 de março, sucederam-se várias experiências artísticas, culturais, gastronómicas e de descoberta do território, como o Passeio Montanhas Mágicas, que incluiu modelos de diferentes eras da indústria automóvel, desde um Nash de 1945, até um moderno Porsche 911 GT3 RS, passando pelo Renault 5 Turbo, Toyota GR Supra, BMW M3, Ford Escort, Renault Clio Williams, Ford Mustang, MINI JCW GP, Fiat Panda, entre vários outros ícones da cultura automóvel.

Houve tempo também para se assinalar o Dia do Pai no Termas Motorfest com alguns testemunhos: Bruno e João Domingos, filhos de Ricardo Domingos, dono da equipa Domingos Sport, deixaram uma mensagem para o pai em São Pedro do Sul; Ruben Lopes, piloto, deixou uma mensagem para o pai, José Cruz, que também participou no Termas Motorfest; Rodrigo Correia, ex-campeão nacional de Ralicross, falou sobre o pai, José Correia, mentor do Termas Motorfest e ainda uma mensagem do piloto João Marcelino para o pai, Carlos Matos.

Alunos da Escola Profissional de Carvalhais

Os alunos da Escola Profissional de Carvalhais também fizeram parte do sucesso do Termas Motorfest, uma experiência formativa para dezenas de jovens de diferentes áreas de formação (Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Multimédia, Técnico de Restauração e Programador de Informática). No domingo, incluído no passeio de carros clássicos pelas Montanhas Mágicas, a Escola Profissional de Carvalhais, no seu Restaurante Pedagógico, foi ponto de paragem para degustarem do melhor que o curso de Restauração sabe fazer.

Felicitamos toda a equipa que trabalhou para que o Termas MotorFest tivesse sido um sucesso, destacando o mentor deste evento, José Correia.

30/03/2023



Edição 845 (16/03/2023)

16 ª edição do Concurso Nacional de Leitura | Fase Municipal

Já foram apurados no passado dia 10 de março os vencedores da fase municipal da 16 ª Edição do Concurso Nacional de Leitura no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades.

Esta iniciativa, destinada aos alunos do 1º, 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário, contou com a presença da Vereadora Elisa Ferraz de Oliveira que reconheceu a importância da leitura, elogiando os alunos por participarem neste desafio literário e incentivando-os a ler, da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Paixão Pinto e dos professores acompanhantes.

Sagraram-se vencedores no 1º ciclo: Duarte Silva (1º lugar), Inês Silva (2º lugar), Maria Inês Morgado (3º lugar), Gabriela Oracz e Lourenço Ferreira (4º lugar); no 2º Ciclo: Mariana Simões (1º lugar), Rita Martinho (2º lugar), Gonçalo Figueiredo (3º lugar), Sabrina Rodrigues e Carolina Amorim (4º lugar); no 3º Ciclo: Matilde Silva (1º lugar), Madalena Almeida (2º lugar), Beatriz Almeida (3º lugar), Ângelo Pires e Inês Gonçalves (4º lugar) e no Secundário: Carolina Silva (1º lugar), Rodrigo Dias (2º lugar), José António Rodrigues (3º lugar) e Marta Silva e Mara Martins (4º lugar).

O Júri deste concurso foi constituído por Manuel Tojal (Bibliotecário Municipal), Marcelo Moreira e Etelvina Miragaia (ambos professores de português do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades).

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as Autarquias e os Agrupamentos de Escolas. O objetivo é estimular o gosto e os hábitos de leitura e colocar à prova competências de expressão escrita e oral.

Os melhores classificados terão agora a oportunidade de participar na fase intermunicipal no dia 18 de abril em Penalva do Castelo.


BUPI de S. Pedro do Sul efetuou mais de 17 mil registos

Os técnicos do BUPI continuam a trabalhar junto da população, com o apoio das juntas de freguesia, a efetuar o cadastro das propriedades.

O BUPI de S. Pedro do Sul já efetuou mais de 17.500 identificações de matrizes rústicas no concelho.

Neste serviço os proprietários podem identificar os seus prédios rústicos, um procedimento totalmente gratuito e obrigatório para o registo na Conservatória de qualquer ato de doação, compra e venda, permuta e partilha.

O agendamento do atendimento é obrigatório e deve ser efetuado na Junta de Freguesia, indicando o nome, morada (povoação), contacto telefónico e quantidade de terrenos a identificar.

 

Próximas datas

Manhouce: 20 a 25 de março

Pinho: 27 de março a 1 de abril

Covas do Rio: 3 e 4 de abril

Sá e São Martinho das Moitas: 5 e 6 de abril

Sequeiro e Sete Fontes: 7 e 8 de abril



Edição 844 (23/02/2023)

“Valorizar e Des(a)fiar a Escola” trouxe os melhores especialistas nacionais de educação a Viseu.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu no passado dia 8 de fevereiro, um grande evento dedicado à Educação, que contou com a participação de diversos especialistas no assunto.

O Seminário “Valorizar e Des(a)fiar a Escola”, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), foi um palco privilegiado para a partilha das melhores práticas, locais e nacionais, de projetos e iniciativas socioeducativas inovadoras e promotoras de novas metodologias e abordagens do processo ensino-aprendizagem.

A sessão de abertura desta iniciativa, entre outros, esteve a cargo de João Paulo Gouveia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Bexiga, Diretor da Visprof, Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, e Cristina Oliveira, Diretora Regional de Educação do Centro.

O evento teve início em torno do conceito de escola feliz e inspiradora, preocupada no bem-estar da comunidade e alunos. Depois de uma primeira pausa, seguiram-se sessões centradas na inclusão, com destaque para o projeto MyMachine. Este é um programa educativo que surgiu na Bélgica, com o objetivo de trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar problemas ou necessidades e, depois, dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse desafio.

Seguiu-se um momento de debate, cujo tema central versou o sucesso educativo em Viseu Dão Lafões, tendo contando com a participação de Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, e Pedro Ribeiro, Vereador da Educação do Município de Viseu, entre outros oradores. Para finalizar, teve, ainda, lugar uma conferência final de Rui Correia, vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019.

“Este importante Seminário surgiu no seguimento do trabalho continuado que a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desenvolver na promoção do sucesso educativo na região. A Educação está na base de todas as competências e valorizar as escolas é uma prioridade máxima numa estratégia intermunicipal que vê o Ensino como um pilar estrutural para o desenvolvimento do território”, destaca Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “Com esta iniciativa trouxemos a Viseu alguns dos melhores especialistas nacionais no assunto e partilhamos também as nossas experiências. Foi, seguramente, um debate enriquecedor para todos os participantes”, acrescentou.


Planalto Beirão oferece árvores autóctones

No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Florestas, que acontece a 21 de março, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão vai disponibilizar, gratuitamente, árvores autóctones aos cidadãos e proprietários rurais que desejem fazer a plantação nas suas propriedades.

A inscrição para a recolha das árvores é obrigatória e deve ser realizada através do contacto telefónico 232 870 020 ou por email para geral@planaltobeirao.pt

No momento da inscrição é necessário indicar o nome do requerente, freguesia/localidade de residência, o dia da recolha (nos dias úteis até 31 de março de 2023) e se a recolha das árvores será realizada no período da manhã (9h00-12h00) ou da tarde (13h00-17h00).

O levantamento das árvores (em torrão) é feito na sede da AMRPB, Vale da Margunda, Borralhal, Tondela, até ao dia 31 de março de 2023.

As espécies disponíveis para recolha são: pinheiro manso, castanheiro, carvalho alvarinho, carvalho português e freixo. Cada cidadão ou entidade privada pode recolher um máximo de 5 árvores a uma palete de exemplares.

Consulte o regulamento aqui:

https://drive.google.com/…/1LcJo2lEoDqXE_X9…/view…


Edição 843 (09/02/2023)

Obras na Rua Serpa Pinto em São Pedro do Sul

Comerciantes já contabilizaram prejuízos superiores a 70 mil euros

Foram entregues pelos comerciantes da Rua Serpa Pinto nos serviços da Câmara Municipal de São Pedro do Sul (CMSPS) documentos comprovativos dos prejuízos contabilizados até dezembro último, num valor que ascende a 70 557,58 euros, resultante dos vários condicionamentos provocados pelas obras naquele eixo viário central da cidade.

Anteriormente, já tinha sido entregue à CMSPS uma Carta Aberta, subscrita por mais de meia centena de pessoas afetadas, que reclamava dos transtornos causados pelo início das obras sem a “devida e atempada preparação” e com propostas de minimização dos danos. Até ao momento não terá havido respostas concretas por parte do Município.

No entanto, a GB sabe que, à hora de fecho desta edição (tarde de quarta-feira), estaria a decorrer uma reunião nos Paços do Concelho entre a CMSPS e representantes dos subscritores da referida Carta Aberta para tentarem chegar a um entendimento sobre esta matéria.

Placard deve ser informativo, mas não tem referência aos prazos de execução da obra

GB foi ouvir pessoas afetadas pelas obras

Depois de ter ouvido a Câmara, através da entrevista ao vereador Nuno Almeida com o pelouro das obras municipais, publicada na anterior edição deste jornal, a GB procurou auscultar opiniões de empresários e moradores da Rua Serpa Pinto e ruas adjacentes.

“Até a data de hoje não fizeram rigorosamente nada”, referia-se assim um dos entrevistados face à ausência de medidas para melhorar a acessibilidade da população aos estabelecimentos, conforme a Carta Aberta dos comerciantes sugere à CMSPS.

Um outro transeunte dizia que “na Rua Baronesa de Palma para se sair de carro, tem de ser por via da antiga papelaria do Sr. Jacinto, um enorme perigo, uma curva super apertada! Só quando algo de dramático acontecer é que vão tomar medidas? A inversão do sentido da rua já devia ter sido feita há muito tempo! Custo disso? Nenhum!”

Um comerciante com estabelecimento na rua falou das perdas de faturação em novembro e dezembro, período crítico de Natal e Ano Novo. Adiantou que “janeiro foi muito pior, e iremos continuar a entregar na Câmara documentação a comprovar os enormes prejuízos”, disse indignado.

De salientar que na entrevista publicada na edição passada da GB, o vereador Nuno Almeida tinha assumido a disponibilidade da CMSPS para compensar os “prejuízos causados aos comerciantes comprovados por causa direta das obras”, demonstrando interesse no diálogo com os afetados.

Outro empresário daquela rua referiu-se às medidas que deviam ter sido previamente tomadas e não foram, como por exemplo “a criação de lugares de estacionamento provisórios nas imediações e percursos alternativos de trânsito com acessos mais fáceis para quem quer vir à Rua Serpa Pinto”.

“A intervenção foi tão mal programada que nem os lugares de estacionamento para

idosos e pessoas com mobilidade reduzida foram pensados”, referiu um morador daquela rua.

Não estão definidos prazos de execução da obra nem plano de ação em caso de emergência

O Executivo municipal visitou alguns estabelecimentos da Rua Serpa Pinto poucos dias antes do início da obra, informando sobre a inevitabilidade do início dos trabalhos naquele momento, tendo em conta que o financiamento por fundos comunitários impunha prazos de início e de conclusão. Contudo, a placa informativa sobre a obra não tem qualquer referência aos prazos previstos, como é habitual em casos semelhantes.

Esta preocupação está patente na Carta Aberta dos comerciantes e empresários quando é referido “não disporem de qualquer garantia ou prazos de execução da obra ou sequer que a mesma decorra no menor tempo possível, dada a existência de outras obras (já em atraso face ao expectável e igualmente paradas há meses, de que é exemplo a estrada São Pedro do Sul – Termas) igualmente a cargo da construtora Irmãos Almeida Cabral, Lda.”

Igualmente alvo de fundada preocupação é a alegada inexistência de um plano de contingência para eventuais situações de emergência nas atuais condições de intransitabilidade da Rua Serpa Pinto, nomeadamente para acesso rápido de Bombeiros, Proteção Civil e autoridades policiais.



Edição 842 (26/01/2023)

Autarca pede intervenção urgente das estradas,

Presidente da Câmara de Vouzela vai convidar Ministro das Infraestruturas a deslocar-se ao concelho para se inteirar do estado das vias ER 228 e IP5

Em face do atual estado de conservação do IP5 e das recentes derrocadas na ER 228, o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, vai convidar o novo Ministro das Infraestruturas, João Galamba, para se deslocar ao concelho no sentido de se inteirar do estado destas vias tuteladas pelo ministério.

“Queremos que o Sr. Ministro João Galamba tenha conhecimento objetivo e no terreno do que está a acontecer com estas estradas, para ver se não se repete o que aconteceu com o seu antecessor, que em mais de dois meses de insistência para uma audiência em Lisboa nunca respondeu”, refere o autarca.

Recorde-se que o IP5 é uma estrada que se encontra muito degradada e perigosa e que, desde a abertura da A25, praticamente não tem sido alvo de obras de beneficiação. Apesar disso, é uma via que continua a ser muito utilizada pelos condutores que querem evitar os pórticos da autoestrada. Em 2019, Rui ladeira levou o caso à Infraestruturas de Portugal, IP, tendo na altura recebido a informação de que estariam previstas, para 2022, obras de requalificação do piso e nova sinalização, o que não aconteceu.

Cerca de três anos após as tempestades Elsa e Fabien terem provocado vários danos na Estrada Nacional (ER) 228 em Vouzela, a via continua sem sofrer obras de fundo. A estrada chegou a estar encerrada ao trânsito durante cerca de um ano, depois de várias derrocadas terem arrastado parte do piso.

Nos últimos meses, devido ao mau tempo, voltaram a registar-se deslizamentos de terras e pedras e a perigosidade aumentou drasticamente. A Infraestruturas de Portugal (IP), entidade gestora daquela via, reconhece o problema, tendo um relatório técnico de março de 2021 identificado 21 pontos críticos, cuja intervenção urgente deverá ser feita em duas fases.

A primeira fase do projeto já foi adjudicada, está orçamentada em 2,8 milhões de euros, porém ainda não foi executada porque não tem o visto do Tribunal de Contas. Tal não acontece porque só agora, recentemente, foi iniciado o processo de expropriações, critério essencial para a autorização do TC. De acordo com o plano de trabalhos da IP para a primeira fase, a obra está em incumprimento significativo, superior a um ano, já que deveria estar concluída em outubro de 2022.

Também o empreiteiro aguarda autorização, desde julho de 2022, para arrancar com a obra.


Edição 841 (12/01/2023)

Desafio “Janeiro sem Álcool”

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) promove, de novo, uma ação nacional de consciencialização para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.

A iniciativa sob o mote “31 Dias Sem Álcool” surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, e decorrerá no primeiro mês de 2023 com o objetivo de alertar a população para os danos relacionados com o álcool.

Os excessos das festividades requerem que o Ano Novo comece com novos hábitos. Pretende-se apelar às pessoas para que adotem um estilo de vida mais saudável durante todo o ano. O consumo de bebidas alcoólicas por parte dos jovens, sobretudo relacionado com a vida noturna e social, é preocupante e, por isso, deveria motivar uma intervenção por parte das autoridades reguladoras. É primordial que a população adulta pense também nos seus comportamentos a nível social e nas consequências que os mesmos trazem para a sua saúde; e que alertem os jovens para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas.

O elevado consumo de álcool traz consequências graves em termos de saúde, nomeadamente para o fígado, como: fígado gordo, hepatite alcoólica e cirrose hepática; ou consequências indiretas como as resultantes dos acidentes de viação, por exemplo. Estas situações, quando não tratadas ou prevenidas, lesam gravemente a saúde e podem, até, levar à morte. É possível viver sem álcool, não invalidando que as pessoas não se possam divertir, relaxar ou socializar.

A iniciativa “Janeiro Sem Álcool” ocorre em simultâneo em vários países, desde 2013. Em Portugal é a segunda vez que a campanha é promovida.

Segundo os dados do relatório do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), de 2020, o consumo de álcool é mais elevado por parte dos homens, com 19,5 litros de puro álcool per capita por ano, do que das mulheres, que consomem 5,6 litros.

O estudo demonstra também que em 2020 foram registados 36.799 internamentos hospitalares, com diagnóstico principal e/ou secundário atribuíveis ao consumo de álcool, envolvendo 27.238 indivíduos em Portugal. Os dados referem ainda que, em 2019, morreram 2.507 pessoas por doenças atribuíveis ao álcool, 27% das quais por doenças atribuíveis a doença alcoólica do fígado.

Para mais informações sobre a APEF: https://apef.com.pt/ https://www.facebook.com/AssociacaoPortuguesaparaoEstudodoFigado



Edição 840 (29/12/2022)

Escola Profissional de Carvalhais festeja o Natal

• Paula Jorge

Na passada quinta-feira, dia 15 de dezembro, a Escola Profissional de Carvalhais realizou o seu jantar de Natal, juntando cerca de 180 pessoas, entre alunos, professores, funcionários, famílias e também a Direção do Centro de Promoção Social, na pessoa do Dr. José Miguel Antunes. O jantar foi confecionado e servido na cantina da escola.

Seguiu-se a festa de Natal, no salão da escola, onde cada turma mostrou os seus talentos artísticos, com danças, peças de teatro, poesia e teatro de sombras. À festa juntaram-se alguns ex-alunos que também quiseram subir ao palco com duas canções, tal como os funcionários que premiaram os presentes com uma dança e coreografia alusivas ao Natal.

De salientar ainda que a Campanha Solidária de Natal, levada a cabo pela Escola Profissional de Carvalhais, para ajudar as famílias dos alunos mais carenciados, conseguiu o total de 12 cabazes.

Parabéns a todos quantos se envolveram nesta ação de solidariedade!


Edição 839 (15/12/2022)

Corrida S. Silvestre Manuel dos Santos Almeida decorre a 7 de Janeiro

Corrida do ano de 2021

A Câmara Municipal, em coorganização com a Termalistur, a União de Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões, e o GTT – Grupo Todo Terreno, vai levar a cabo a 9.ª edição da Corrida S. Silvestre Manuel dos Santos Almeida.

A prova decorrerá no sábado, dia 7 de janeiro, com início às 19:00 horas, num percurso com 10.000 metros, entre S. Pedro do Sul e as Termas.

Pelas 18h15, realiza-se uma caminhada pela cidade num percurso de 5 km.

Podem participar atletas federados e atletas representantes do INATEL, de Estabelecimentos de Ensino, de Núcleos de Atletismo, de Associações Culturais e Recreativas, devidamente legalizados, bem como atletas individuais, nos escalões de Absolutos Femininos e Masculinos e de Veteranos Femininos e Masculinos.

As inscrições têm o custo de 10,00€ e devem ser efetuadas em https://registerandgo.net/?evento=937 até 11 de dezembro.

Após essa data as inscrições terão o custo de 15,00€. A inscrição só é válida após pagamento.

As inscrições para a caminhada têm o custo de 5,00€ e devem ser efetuadas em https://registerandgo.net/?evento=937.

Todos os participantes terão direito a t’shirt alusiva à prova (inscrições até 23 de dezembro) e a medalha de participação.

Mais informações |



Edição 838 (24/11/2022)

Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa

“À Bola com Elas” comentam Mundial no Qatar

A Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa, sediada em Marvila há 31 anos, vai voltar com a iniciativa “À Bola com Elas”, a propósito do Mundial no Qatar, com 3 comentadoras de Castro Daire que dominam o futebol, não só nacional como internacional.

Comentadoras que foram jogadoras federadas, uma 13 e outra 25 anos, campeã distrital por Viseu, campeã nacional de escolas, e uma que integrou a seleção nacional de futsal feminino e a seleção nacional de futebol.

O À Bola com Elas iniciou o ano passado com o Europeu 2020, e regressou agora para comentar o Mundial e analisar os jogos da nossa seleção.

O antigo selecionador António Oliveira, o Dani, o Licá, a Carla Couto – considerada pela FPF a jogadora mais internacional de sempre, foram alguns dos convidados da primeira edição.

Agora, para o Mundial, mantêm o mesmo formato.

A primeira conversa foi no dia 17, e teve como convidado o antigo jogador da seleção nacional, Costinha. Com moderação de Paula Caeiro Varela, jornalista na CNN/TVI, sempre em formato online, através do  Facebook da Casa do Concelho de Castro Daire, às 21h00.

Comentadoras:

  • Cláudia Lopes, tem 47 anos e é empresária na área da restauração, proprietária do Restaurante Celso, em Castro Daire.

“Com Fernando Santos ainda no comando, a nossa seleção fará uma excursão turística ao Qatar. Estão todos muito entusiasmados por ficarem em hotéis 6 estrelas.” – diz ela.

  • Jacqueline Fernandes, comentadora do À Bola com Elas no Europeu regressa para analisar os jogos da nossa seleção neste Mundial Qatar 2022 que está a chegar.

Tem 37 anos e é gestora de um hotel em Aveiro.

Foi jogadora federada de futsal durante 25 anos e campeã nacional de escolas pela Escola Secundária de Castro Daire.

  • Bruna Morais, 30 anos, natural de Castro Daire. Trabalha em Lisboa há 8 anos como chef de cozinha num hotel.

A sua grande paixão é o futsal, foi federada durante 13 anos, campeã distrital, por Viseu mais de 6 vezes.

Foi chamada à selecção nacional, onde disputou um torneio na Rússia, em 2012.

Integrou também a seleção nacional de futebol A e sub.19. Jogou contra o País de Gales, Hungria, Arménia, Áustria entre outros.

A sua primeira internacionalização foi na época 2008/2009. São mais de 20.

Atualmente joga por diversão.

Uma conversa informal, onde se comprova que as mulheres também percebem de bola e cada vez mais.

As próximas conversas estão marcadas para o dia a seguir aos jogos da nossa seleção. Fica o convite.

———————————————————————————————————————————————-

Desobedoc 2022

Viseu volta a receber cinema insubmisso esta semana

O Desobedoc – Mostra de Cinema Insubmisso está de regresso a Viseu, depois de dois anos de ausência, devido à pandemia, para três dias e cinema insubmisso, de concertos, conversas e convívio, em vários espaços da cidade. O Desobedoc Viseu 2022 realiza-se de 25 a 27 de novembro, no espaço CAOS, no Em Direita e na Cervejaria Santo Graal (em parceria com a Associação Fora de Rebanho).

A mostra de cinema militante e ativista regressa assim a Viseu depois de duas edições em formato extensão em 2016 e em 2017 e de em 2018 ter assumido o formato oficial, com a reabertura da sala de cinema Ícaro, a única do seu tempo que se encontrava ao abandono.

O programa propõe três dias com a exibição de cinco filmes, sendo um deles musicado ao vivo, e de quatro momentos musicais, entre conversas, uma feira insubmissa e convívio.

A sessão de abertura realiza-se a 25 de novembro, no dia internacional para a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, pelas 22h, com a exibição do documentário “White Riot”, de Rubika Shah, um filme que retrata o surgimento do movimento anti-racista Rock Against Racism como resposta às posições xenófobas de extrema direita defendidas pela Frente Nacional Britânica. Seguem-se, em parceria com a Fora de Rebanho, os concertos de Dimmer Future e de Dokuga e um momento musical com os Remember & Shuffle.

No sábado serão exibidos os filmes “O Teu Nome É”, de Paulo Patrício, sobre a trágica morte de Gisberta, e a estreia de “Novíssimas Cartas Portuguesas”, um documentário que celebra a obra, a coragem e as mulheres. À noite, será musicado ao vivo pelo músico viseense Ricardo Carvalho, o clássico “O Imigrante”, de Charles Chaplin.

A mostra termina no domingo com a exibição de “JOSEP” (2020), de Aurel, a primeira longa-metragem do cartoonista Aurel, que “mistura com habilidade a pequena e a grande história numa narrativa poderosa, composta de ilustrações magníficas e engenhosamente animadas”.

O Desobedoc surgiu no Porto em 2014, tendo já reaberto salas como o Cinema Trindade, o Cinema Batalha e, em Viseu, o Cinema Ícaro (em 2018). A iniciativa é organizada pelo Bloco de Esquerda, pela Transform e pela Cultra. Este ano a mostra de cinema realizou-se em abril no Porto, no Cinema Trindade. A organização da Sementeira (evento cultural anual do Bloco de Esquerda Viseu) associa-se também à organização desta edição do Desobedoc.

 

Programa Desobedoc Viseu 2022

25 de novembro (sexta)

CERVEJARIA SANTO GRAAL

22:00 – Parceria com a Associação Fora de Rebanho

White Riot, de Rubika Shah | 2019 | Reino Unido | 80 minutos

DIMMER FUTURE (Concerto)

DOKUGA (Concerto)

REMEMBER & SHUFFLE (Seleção Musical)

 

26 de novembro (sábado)

CAOS

15:00 – O Teu Nome É, de Paulo Patrício | 2020 | Portugal | 25 minutos

16:00 – Novíssimas Cartas Portuguesas, de Coletivo | 2022 | Portugal | 45 minutos

(Conversa com Alda Sousa – professora universitária- e Irina Pampim -produtora-)
15:00 -19:00 – FEIRINHA INSUBMISSA

 

SEDE BE

20:00 – Jantar Convívio Vegan

 

EMDIREITA

22H – O Imigrante, de Charlie Chaplin | 1917 | EUA | 30 minutos

(Filme Musicado ao vivo por Ricardo Carvalho)

Bártolo DJ SET (Ska e Balkan)

 

27 de novembro (domingo)

CAOS

16:00 – Josep, de Aurel | 2020 | França | 80 minutos

(Conversa com José Manuel Pureza – sociologo-)

15:00 – 18:00 – FEIRINHA INSUBMISSA

24/11/2022



Edição 837 (10/11/2022)

by.Vouzela transforma resíduos têxteis em produtos de eco-design

Projeto de economia circular vai ser apresentado no dia 10 de novembro

A Vouzelar – Associação de Promoção de Vouzela e a Câmara Municipal de Vouzela apresentam hoje dia 10 de novembro na sede da Associação Cultural e Recreativa de Cambra, o projeto by.Vouzela.

Seguindo o conceito de economia circular, o projeto envolve a criação de uma oficina de costura na comunidade que permita a produção de novos produtos, através de matéria prima resgatada da indústria local e que de outra forma seria incinerada ou colocada em aterro. As peças de eco-design daí resultantes serão posteriormente colocadas à venda gerando receita para quem as criou.

Trata-se de um projeto alinhado com aquele que tem sido o compromisso de Vouzela em tornar-se cada vez mais sustentável e que tem envolvido a comunidade em vários quadrantes.

São parceiros do projeto a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons (que fornecem a matéria-prima), a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

A iniciativa conta com uma verba de 15 mil euros, fruto da vitória dos Prémios Caixa Social 2022, da Caixa Geral de Depósitos.

—————————————————————————————————————————————————

Edição 836 (27/10/2022)

20º Aniversário da Associação Académica Footlafões

O Presidente do Município, Vitor Figueiredo, marcou presença na comemoração do 20.º aniversário da Footlafões Associação Académica, no passado sábado, dia 22 de outubro.

Esta associação, que conta com cerca de 200 crianças e jovens a praticar as modalidades de futebol e de natação, aproveitou a comemoração para apresentar publicamente o novo logótipo

————————————————————————————————————-

Alunos da Universidade Sénior participam em aula Intergeracional de Informática

No âmbito do projeto EUSOUDIGITAL, um programa de Capacitação Digital que pretende ajudar adultos que não sabem utilizar a Internet, os alunos de informática da Universidade Sénior de Vouzela participaram numa aula intergeracional, na passada sexta-feira, dia 21 de outubro.

Os mentores, também eles alunos de informática na Escola Secundária de Vouzela, ensinaram aos idosos vários conteúdos digitais, tais como a criação de email e facebook, pesquisa/navegação na Internet e cuidados de segurança na utilização da Internet.

No final os seniores receberam um certificado e partilharam um lanche convívio com a turma de informática.

Foi um espaço de convívio intergeracional e de aprendizagem mútua.

—————————————————————————————————————————————————————————-

Edição 835 (13/10/2022)

Secretária de Estado do Turismo em S. Pedro do Sul

A Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, procedeu à inauguração das “Acessibilidades Turísticas ao Convento de São José” ontem, dia 29 de setembro.

O projeto “Acessibilidades Turísticas ao Convento de São José”, realizadas no âmbito do Programa Valorizar do Turismo de Portugal, permitiu o rampeamento do passeio, a colocação de um ‘tratorino’, a instalação de um elevador, desde o piso de entrada até ao sótão, a adaptação de dois WC para deficientes, a conservação da imagem estética dos claustros, a criação da sala multiusos e a colocação de sinalética com leitura em braile.

Incluiu, ainda, a criação do Núcleo Museológico do Castro de Nossa Senhora da Guia, onde se encontra em exposição o espólio arqueológico, recuperado pelo Município, datado do período do Bronze Final, entre os séculos XIII e VII A.C., formado por uma grande diversidade de materiais, entre os quais se encontram mós, pontas de setas, argolas, machados, objetos em bronze e cerâmica vária.

Esta intervenção de reabilitação criou melhores condições nas acessibilidades aos diversos serviços camarários, eliminando os constrangimentos existentes e, simultaneamente, valorizando o património histórico e cultural.

 

———————————————————————————————————————————————–

Comemoração do Dia Mundial do Turismo

No passado dia 27 de setembro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Turismo, realizaram-se visitas guiadas às Termas e a S. Pedro do Sul, nomeadamente ao Núcleo Museológico do Castro da Nossa Senhora da Guia, ao Centro Histórico e ao Parque Urbano das Nogueiras.



Mais artigos:

DESTAQUE (Ed 835 a 853)
DESTAQUE (Ed. 833)
DESTAQUE (Ed. 832)
DESTAQUE (Ed. 831)
DESTAQUE (Ed. 830)
DESTAQUE (Ed. 829)
DESTAQUE (Ed. 828)
DESTAQUE (Ed. 827)
DESTAQUE (Ed. 826)
DESTAQUE (Ed.825)
DESTAQUE (Ed. 824)
DESTAQUE (Ed. 823)
DESTAQUE (Ed. 822)
DESTAQUE (Ed. 819)
DESTAQUE (Ed. 818)
DESTAQUE (Ed. 817)
DESTAQUE (Ed. 816)
• DESTAQUE (Ed. 815)
Destaque (Ed. 814)
Destaque (Edição 721 à 813)
Destaque (Edição 715 à 720)
7.º aniversário do Agrupamento das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul
Carnaval em Negrelos (S. Pedro do Sul) e outros artigos
Ex-Autarcas acusados de recebimentos indevidos de verbas
Territórios do interior querem regionalização e investimento público
Destaque  (Edição 707)
Aprovado Orçamento e grandes opções do Plano para 2017
Abertura de loja com produtos de Lafões em Alfama
Lafões.Cult.Lab é o novo espaço cultural de Vouzela
Marchas Populares desfilaram na cidade de S. Pedro do Sul
Internacionalizar as Montanhas Mágicas®
Baldios foram tema de debate
HABILITAR OS APLICADORES DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS
Vítor Figueiredo será recandidato às próxima autárquicas
• Ekaterina, a poeta russa que escreve em língua portuguesa
• EDP Barragens Solidárias apoia dois projetos em Lafões
• ARS Nova
Vouzela e S. Pedro do Sul já candidataram a nova ETAR a fundos comunitários
VougaPark faz balanço do primeiro ano
Todos os anos, o município de Vouzela aposta um milhão no ambiente
Do sonho a um negócio de sucesso, 19 anos de lutas
Ataques na Serra do Montemuro reabrem o debate
•“Produzir vinho certificado de Lafões é um serviço público”
Nasce a Rota do Pastel de Vouzella
• Nasce um novo projeto de Teatro em Lafões
CLDS+ apresenta principais linhas de intervenção
Advogado faleceu no passado dia 20, com 83 anos
Vinho Chão do Vale conta com 24 mil litros e quer aumentar a produção
A gastronomia: história, autenticidade e progresso
A Rainha de Valadares
Projeto universitário aproximou a arte dos reclusos
• O homem atrás da câmara
Vitela certificada, uma aposta na qualidade
Pastel de Vouzela – Vouzelenses querem salvaguardar as origens dos seus produtos
Cantigas com alma
Bolsa de terras um exemplo de sucesso
Um retrato de Sever do Vouga
Centro de Emprego Dão Lafões têm novo director adjunto
Concerto de Natal memorável, muito aplaudido pela população
Portal Visit Lafões – Novo meio de comunicação, informação e publicitação

publicidade

Media Gallery Entries