M. Guimarães da Rocha (Ed. 669)

Quem as fez que as pague

O Xarope terapêutico de efeitos duvidosos

Ed669_criseDevo confessar que nunca li tanto sobre economia e finanças como actualmente. É que actualmente não há jornal ou revista ou pasquim, que não fale sobre o assunto e com uma precisão e coerência que me deixa estupefacto! E não julguem que são só os jornais e revistas da especialidade! Não, qualquer jornal ou revista de fofocas tem esparramado um artigo de economia da crise e sua solução em poucas linhas! E eu ignorante em teorias e sistemas económicos, tenho que me informar. Nunca como hoje os jornais lutaram tanto pela difusão da cultura económica, honra lhes seja feita. Confesso que lhes fico muito grato e reconhecido, mas ainda ando aos papéis com tanta complicação.

Onde andavam estes senhores antes de estalar a crise? Não podiam ter falado antes? Isto do conhecimento não é nenhum casamento católico…”denuncie agora ou cale-se para sempre”.

E ainda bem que não se calam; quem é que hoje não ouviu falar e explicar o que é o PIB, o SPREAD, o PEC, um Sawp, um CDS(?), etc. etc. Boa contribuição para o aumento geral dos conhecimentos e difusão da cultura económica, como nunca se viu! É bom, mas aqui para nós, ainda não entendi bem essa coisa dos Sawp…”cabeça dura”!

E a crise tem sido tão sacudida com tanta informação, que actualmente só acreditam na recuperação espontânea os sonhadores, os cegos económicos, os mal-intencionados, porque os crentes bem-intencionados já estão sem cheta! Parece que até o Keynes está fora da jogada! Também há quem afirme, com um ar muito solene, que o mundo de 1929 não é o mundo de hoje! Pasmem com tantos conhecimentos que estes senhores agora têm!

Há uma coisa em que muitos políticos parecem estar de acordo para resolução da situação. Imaginem o que é?! – Aumentar os impostos. Quanto aos grandes investimentos a maioria é a favor da sua suspensão temporária (!).  No caso do T.G.V. Não há dinheiro não há vícios! O que é realmente estranho é a partida ser do Poceirão! Uma linha do Poceirão ao Caia!? Se o T.G.V. não pode sair de Lisboa , mude-se a capital para o Poceirão. Vou encabeçar um movimento político que exija esta mudança e… já!

“NA crise de 1983 havia a expectativa de que economia ia recuperar e, agora a expectativa é muito mais sombria.” Dizem que nos estamos a endividar a cerca de 30 milhões de euros por dia! A grande maioria diz que a culpa é do Euro! Eu entendo que devem ter razão, pois se não tivéssemos Euros, gastávamos só uns escudos e ninguém dava conta de nada!

Vamos então pagar mais impostos, continuar a pedir emprestado aquela maquia diária, suspender as grandes obras e fazer só o que é necessário e indispensável. Parece uma proposta sensata, mas o pior é que daqui a dois três anos, quando tudo começar a melhorar, afirmam os entendidos, que vão aparecer as contas das obras público-privadas que um senhor ministro, informou que não iam custar nada, pois se pagavam a si mesmas! E tudo volta ao princípio!? Agora é que eu já não tenho preparação para entender! Bonito, andaram a fazer obras a crédito, dar subsídios com dinheiro que não tínhamos, esbanjar em auditorias na criação de estradas, que parece que não eram necessárias…e agora como vai ser? Bem dizia o ministro Gaspar:” NÃO HÁ DINHEIRO-Qual destas três palavras é que não entende?”

É que parece que na Europa também está a suceder o mesmo, isto é, muito mais, pois a “Europa é grande e a Sra. Merckel a sua profetisa”. Parece que a Senhora já concluiu que a crise paira em toda a Europa e… quem as fez que as pague!

E isto visto assim até parece fácil, justo e correcto. Mas será? Pensando bem tenho muitas dúvidas. Senão vejamos: – Os fusíveis rebentaram na Grécia. E porquê? Os gregos gastaram à tripa forra? Foram incompetentes e pouco correctos com as estatísticas e ninguém deu por nada? Que andaram a fazer os supervisores Europeus?

Quem é que permitiu que a Grécia comprasse as fragatas, os submarinos, os aviões, sabendo que não tinham dinheiro para pagar?

“Isto de Economia e Finanças tem muito de POLÍTICA”, não vos parece? E o melhor é escondermo-nos da Sra. Merkel: -” Quem as fez que as pague”! É perigoso! Ainda vão julgar muita gente que fez o que não era preciso, com dinheiro que não tinha!

Agora é que vai aquecer, pois com a crise as pessoas têm que pensar supra- partidário e de tal forma supra, que ainda “partem” os Partidos e o “Rei fica Nu!”

Caiu, o Sócrates e, em procissão solene veio o Passos que leu de novo o contrato de salvação de falência e, zás ai vai:- austeridade como remédio único. Foi um xarope receitado pela Alemanha- (BAYER?) – com condimentos dos restantes países europeus e dum sabor horrorosamente amargo. Sem explicarem bem a causa deste receituário caro, e amargo e de efeitos duvidosos, obrigaram todos a ir compra-lo à farmácia do Dr. GASPAR, sem direito aos receituários e aos descontos oficiais. Quase todos tomaram a bebida, com vigilância de doutores estrangeiros, catedráticos neste tipo de receituário. A páginas tantas, estes superespecialistas determinaram que era só continuar a vigilância terapêutica, porque os resultados eram seguros… e foram-se embora, garantindo a cura com somente consultas trimestrais!

Mas aviar as receitas é tão caro, e desastroso, que quando os catedráticos abalaram estávamos ainda piores! Aí felizmente, já os senhores amigos do Sócrates protestaram. Não tinham sido eles a espalhar o vírus e, este era perigoso! Quem lhe havia aumentado  a agressividade tinha sido o P.M. e  os doutores estrangeiros e nacionais que o acolitaram! Apesar da supervisão dos bons e bem fornecidos laboratórios experimentais. Ninguém entendeu porque tinham escolhido Portugal para experimentar a nova terapêutica de cura daquele tipo de vírus! Eu também não sei! Parece que só um tal Dr. Alexandre  sabe muitas coisas acerca desta xaropada… já pôs vários saudáveis de quarentena e, parece que vai pôr mais!

O que eu sei é que este “xarope universal” deu resultados desastrosos e ficou tudo de pantanas. Sei também que os Gregos, que já tomam medicação similar há mais tempo,  recusam-se agora a tomar mais xarope. Reagiram quase em uníssono e vão mesmo mudar a terapêutica e, provavelmente com toda a razão! Se é para bem da sua saúde, Deus queira!

Nós queixamo-nos do Sócrates, mas eles parece que se apoiam no Platão.

É preciso alterar urgentemente a terapêutica, antes que a Europa comece a sentir e a cheirar os desagradáveis efeitos gastro intestinais da xaropada!

Há mesmo quem diga que, têm medo que a xaropada diária os mande desta para PIOR!

——————————————————————————————————————

Mais artigos

Moda é Moda
A guerra no K3
O Volfrâmio
O quarto particular
Um conto de vez em quando (2) – A ida às sortes
Um conto de vez em quando (1) – PIOR NÃO ESTOU SR. DOUTOR..!
COMO SE DIVERTIA O POVO NOS ANOS QUARENTA E CINQUENTA DO SÉCULO XX (1) – E(Ed. 655)
COMO SE DIVERTIA O POVO NOS ANOS QUARENTA E CINQUENTA DO SÉCULO XX (1) – E(Ed. 654)
São Bartolomeu da Ponte (Ed.653)
A FILARMÓNICA HARMONIA (Ed. 652)
•  A RAMPA DA CAPELA DE S. ANTÓNIO (Ed. 650)
NO CAMINHO PARA A PONTE (Ed. 651)
DA FONTE DA CERCA À FARMÁCIA DIAS (Ed. 649)
Vivências dentro das repartições no edifício da Camara Municipal (continuação) – Ed. 648
Vivências dentro do edifício da Câmara Municipal – Ed. 647
A CÂMARA MUNICIPAL – Ed. 646
“O JARDIM DA VILA” (continuação) – Ed. 645
“O JARDIM” (São Pedro do Sul nos anos cinquenta do século xx) – Ed. 644
A RUA SERPA PINTO (Continuação) – Ed. 643
A RUA SERPA PINTO (anos 50) – Ed. 642
O CLUBE DE S. PEDRO DO SUL – Ed. 641
A PRAÇA DA REPÚBLICA – Ed. 640
A ESPONTÂNEA REVOLUÇÃO FEMININA – Ed. 639

Redação Gazeta da Beira