S. Miguel do Mato VZL

Celebramos São Miguel do Mato… em São Miguel do Mato (local que deu nome à Freguesia)

FranciscoQueiros-Cor_SMiguel-do-Mato

S. Miguel do Mato (Francisco Queirós)

Ed. 804 (29/04/2021)

Sociedade Musical de Moçamedes…

É de todos, a todos pertence; o seu futuro a todos deve incumbir!

Como aqui noticiei a AG da SM de Moçamedes reuniu no passado dia 17 e em dupla Sessão para que se pudesse colocar em dia os aspectos estatutários que se devem resolver em Março e Novembro de cada ano. A pandemia assim o obrigou. Esperemos que no próximo Novembro já possamos reunir de forma regular.

Como é habitual juntaram-se à Direção diversos executantes que tiveram também oportunidade de intervir. O que se saúda. O que não pode acontecer é que se um Director se sente menosprezado não venha expressar o seu descontentamento, antes mande recado pela filha que é executante. Da mesma forma que não se pode permitir que num momento tão difícil para a Banda alguém use o seu tempo de uso da palavra para debitar algumas “palermices” sem sentido. Compreendemos que são jovens e não estamos ali para discutir “Filosofia ou Física Nuclear”, mas há coisas que são absolutamente impróprias/patéticas de abordar numa AG de uma Sociedade Musical.

A Colectividade passa, como todas as actividades artísticas, por momentos muito difíceis! Sem Festas não há receitas, as despesas, ainda que reduzidas ao mínimo indispensável, continuam a consumir recursos que cada vez são mais escassos.

Por isso exorto os São Micaelenses: Ajudem a Banda! Ou a sua extinção pode mesmo acontecer!

E de várias formas o podem fazer:

  • Ser Sócio é uma delas. A Quota anual são 12€, ainda que o dinheiro (por pouco seja escasseia e faz muita falta nestes tempos de crise), mas não nos parece que o valor de 12€ não seja comportável para a bolsa da maioria de nós.
  • Os que vivem fora (no país ou estrangeiro) que solicite aos seus amigos e colegas que também se associem.
  • Quem tiver possibilidades que faça um donativo na medida das suas possibilidades. Se quiser que seja público assim será!
  • Se tiveram conhecimentos a nível empresarial: tentem que as empresas e empresários patrocinem a SM de Moçamedes! Quando voltarmos a ter Festas o retorno do patrocínio é seguro e garantido!
  • Apoiem os nossos Jovens Músicos! No último ano apenas tiveram direito a uma pequena lembrança simbólica… ser músico da SM de Moçamedes exige muitos sacrifícios: ensaios semanais, saídas de manhã muito cedo em dias de Festas fora a Freguesia, suportar calor tórrido ou chuva intensa. É preciso acarinhá-los, apoiá-los, oferecer pequenas gratificações! Merecem e muito!

 

Novo Maestro

Face ao falecimento do nosso muito querido Maestro Rafael Ferreira e tendo em conta que a SM de Moçamedes tem a sua actividade totalmente suspensa, não faria sentido contratar um outro profissional. Assim o Luís Matos vai assumir a Direção Artística. Vai fazer-se acompanhar de 2 “contra Mestres” para o ajudar na missão a começar pelo retorno dos ensaios. Como o próprio deixou claro: é uma situação provisória e temporária visto quer os seus compromissos profissionais e académicos o obrigam a viver maioritariamente num país estrangeiro. De momento está por cá dada a pandemia que nos assola.

  • Agradecer ao Luís Matos a disponibilidade para esta árdua tarefa;
  • Desejar-lhe as maiores felicidades e sucessos que o seu empenho e talento merecem.


Ed. 803 (15/04/2021)

Assembleia Geral da SM de Moçamedes

Como é do conhecimento geral a Assembleia Geral da SM de Moçamedes deve reunir, em sessão Ordinária Estatutária, 2 vezes ao ano: Março e Novembro.

Ora a pandemia não permitiu que a sessão de Novembro de 2020 se tivesse efectuado. Depois disso os meses de Dezembro 2020 e Janeiro, Fevereiro e Março do corrente foram alturas críticas da Pandemia. Somou-se o facto das determinações Presidenciais, Governamentais e da Direção Geral de Saúde não permitirem este tipo de trabalhos.

Agora e já com algum desconfinamento a acontecer, vamos aproveitar para colocar as obrigações estatutárias em dia.

Assim no dia 17 deste mês de Abril 2021 e pelas 19H00 e no edifício sede da Banda vamos reunir a Assembleia Geral da SM de Moçamedes em dupla sessão:

– Num primeiro tempo faremos o que se prevê nas reuniões de Novembro: aprovação do Orçamento e Plano de actividades para o ano vindouro.

– Imediatamente a seguir cumpriremos com o estabelecido para as Sessões de Março de cada ano: aprovação da conta de Gerência do ano transacto.

Naturalmente que haverá o tempo necessário para se debaterem todos os assuntos relevantes para a Colectividade e ainda a aprovação de Actas.

Habitualmente peço sempre que os Sócios compareçam para participarem (no espaço de tempo que lhe é destinado) na Reunião Magna da AG da SM de Moçamedes. Desta vez apelo à participação, mas também à compreensão para que apenas um número muito reduzido possa ter acesso à Sala onde vão decorrer os trabalhos. Assim impõe as determinações superiores (ainda estamos em estado e Emergência!) e o bom senso no sentido de nos protegermos a nós mesmos e aos demais.

 

Vacinas anti Covid

Temos assistido a uma confusão absolutamente execrável acerca do processo de Vacinação. A nível Nacional e Europeu. As dúvidas que se têm levantado sobre a Vacina da AstraZeneca são patéticas e apenas provocadas por questões políticas internas da União Europeia: em vez de salvar vidas vacinando limita-se a espalhar a confusão.

A todos os que forem Vacinado com a AstraZeneca deixo uma mensagem: a Vacina Eficaz e Segura! Não tenham medo da Vacina, mas sim do COVID 19!

Todos os medicamentos têm efeitos adversos e por isso deixo aqui este quadro em que as (eventuais) complicação provocadas pela dita Vacina se comparam aos potenciais problemas provocados por medicamentos que consumimos habitualmente.

 

Censos 2021

Como é habitual a cada 10 anos o Instituto nacional de Estatística procede aos Censos no sentido de recensear a População e a Habitação a nível Nacional e Local.

A resposta é obrigatória, gratuita e confidencial.

Este ano por força da evolução tecnológica, mas sobretudo da Pandemia, os recenseadores irão entregar em cada habitação e a cada família um Envelope com os códigos para que a resposta seja dada e enviada via Internet entre 19 de Abril e 3 de Maio pelo link: censos2021.ine.pt

Todas as Informações estão disponíveis em censos.ine.pt

Coordena o processo na Freguesia: Gilberto Marques do Carmo (presidente da Junta)

O Recenseador será Vítor Marques

Coloco-me ao dispor de todos os meus conterrâneos que me encontro ao dispor para qualquer ajuda que seja necessária



Ed. 801 (11/03/2021)

Uma palavra de Felicitação

Em plena Quaresma, tempo central na vida cristã por preparar a Páscoa da ressurreição, tem a missa paroquial vespertina celebrada na Igreja Matriz de SM do Mato, sido difundida via Facebook para todos os que se queiram associar à Celebração.

Felicita-se o nosso Pároco e todos os que com ele colabora para que este projecto seja viável e que permitam o animar da celebração com a dignidade e elevação que se exigem.

Em tempo de Pandemia e reinvenção, individual e colectiva, aqui fica um bom exemplo do melhor aproveitamento das Tenologias da Informação e Comunicação: a celebração da Fé que nos une!

 

Requalificação de Ruas

Durante as obras de Instalação do saneamento Básico em parte da nossa Freguesia muitas nossas ruas ficaram “esventradas” com o levantamento de calçada e alcatrão que se impunha para que o referido melhoramento fosse instalado. Os troços ficaram em terra batida o que colocou inúmeras dificuldades e constrangimentos a todos os habitantes das zonas onde a intervenção foi realizada. Lama durante o Inverno e Poeira durante o Verão tornavam a circulação de pessoas e viaturas deveras desagradável e suja.

Pouco a pouco o pavimento vai sendo recolocado: inicialmente o alcatrão na estrada principal, depois os cubos nas ruas interiores da povoação. Uma zona particularmente descurada era a Rua da Roda, concretamente entre o Sede da Banda e Rua da Estação. Felizmente os trabalhos já se encontram em execução e em breve os moradores daquela zona terão, de novo, a sua rua devidamente consertada. Ainda bem! E obrigado a todos pela paciência e tolerância com os incómodos causados.



Ed. 799 (11/02/2021)

Com profunda tristeza…

Noticiamos o falecimento de Rafael Ferreira de 37 anos e até aqui Maestro da SM de Moçamedes.

Natural de Casal de Álvaro, Espinhel – Águeda, residia em Nelas.

Dotado de uma formação Musical ampla e robusta, acrescentava um talento musical muito acima da média e ao alcance de poucos.

Mas acima de tudo “choramos” a partida de um Ser Humano excepcional que deixa uma marca profunda na SM de Moçamedes e em todos os que com ele tiveram o privilégio de privar.

O Rafael fazia as pessoas com que se cruzava… melhores Pessoas e Pessoas mais felizes! Chegou à SM de Moçamedes quando a mesma vivia uma crise profunda, mas com a sua paciência, persistência, talento e profissionalismo colocou-a num patamar nunca registado!

Mesmo nos dias em que as dores, o desconforto e o sofrimento mais o debilitavam não baixava os braços nem deixava de lutar até ao limite. Por isso ficará para sempre na Memória do Coração de todos nós que já o tínhamos como um membro emérito da nossa família!

Até sempre amigo Rafael! Descansa em paz… vamos sentir (e de que maneira) a tua falta!

 

Voto de Louvor

À Junta de Freguesia e aos Membros da mesa de Voto desta Freguesia pelo excelente Trabalho realizado no sentido de que as Eleições Presidenciais do passado dia 24 de Janeiro tivessem decorrido com a Normalidade e Segurança Possíveis. Obrigado pelo vosso trabalho e dedicação a uma das maiores manifestações da Democracia: o Voto Popular livre e universal.


Ed. 798 (24/01/2021)

O COVID 19 chegou até nós: saibamos protegermos (sem deixar que o medo domine as nossas vidas)!

Já não é segredo para ninguém que há infectados entre a nossa população, os nossos, os habitantes da nossa Freguesia! Era de esperar: ninguém está imune e muitos de nós (nos quais me incluo) são obrigados a deslocar-se constantemente para outros locais, dentro e fora do Concelho, no sentido de trabalhar, fazer compras ou ir ao médico por exemplo.

Não podemos viver em isolamento total do resto do país e do mundo, por isso temos de nos proteger a todo o custo e seguindo as melhores práticas recomendadas pelos especialistas: uso de Máscara, Distanciamento Social, Desinfecção constante das mãos/roupa/calçado; evitar deslocações desnecessárias e não urgentes, etc. As regras são bem conhecidas de todos e não vale a pena repetir os conselhos até à exaustão.

Mas há algo que quero transmitir a todos os meus concidadãos:

1) Não ser “Negacionista”! Espalham-se boatos de que o COVID 19 é uma invenção fraudulenta, que só ataca pessoas mais velhas e portadores de outras doenças graves, que os números de infectados e mortos são falsos e muito acima da realidade, etc., etc. MENTIRA! O COVID 19 é um Vírus/Ameaça bem real, altamente contagioso e Agressivo: se em muitos casos os infectados passam sem sintomas, muitos desenvolvem a SARS (Síndrome Respiratória Aguda) que é uma forma de Doença Respiratória Gravíssima que causa sintomas graves como Febres Altas, Dores por todo o Corpo, Tosse Convulsiva… até se chegar às Dificuldades Respiratórias agudas (obrigam a internamento), Falha do aparelho Cardio-Respiratório (Internamento em Cuidados Intensivos e Ventilação Mecânica)… em muitos casos: MORTE!

Os números de mortes e infecções não está acima do real, antes MUITO ABAIXO! Porque os assintomáticos e os que não forma testados nem sabem se estão infectados e muitos óbitos devidos ao COVID 19 não são registados como tal por os falecidos não terem teste positivo que o comprove!

2) Procurar e considerar apenas Informação Credível (do Ministério da Saúde, DGS, etc.). Não levar em conta “Palermices” publicadas nas Redes Sociais (sobretudo Facebook).

3) Aceitar a Vacinação como única forma de realmente podermos voltar à Normalidade neste ano de 2021. Mas atenção: tal só será possível lá para o Outono e os Vacinados estão obrigados a manterem as medidas de Segurança pois não é ainda certo que não possam transmitir a Doença aos demais!

4) Não temer as Vacinas! Tanto se suspirou por elas e agora alguns espalham a confusão e geram descrença por as mesmas terem sido desenvolvidas muito mais rapidamente que o habitual! MAL ERA QUE ASSIM NÃO FOSSE! A primeira Vacina surgiu há mais de 230 anos! No século XX (sobretudo na 2.ª Metade) a Tecnologia evoluiu de forma espetacular; actualmente os Cientistas possuem Bases de dados, Sistemas Informáticos / de Análise estatística de dados e de Inteligência Artificial que permitem reduzir de forma drástica o tempo de cada uma das Etapas de Desenvolvimento de Vacinas e Medicamentos! As Vacinas são Seguras e só por IGNORÂNCIA OU ESTUPIDEZ se pregam teorias em sentido contrário!

5) Para esclarecimentos adicionais (mormente acerca da realização de Testes) recomendo a consulta de: https://www.sns24.gov.pt/guia/teste-covid-19/

Não pudendo fazer muito, comprometo-me a usar este espaço para pelo menos informar os São Micaelenses (e demais leitores) sobre como enfrentar o Caos e a Desinformação que colocam ainda mais problemas ao que já é em si tão complicado!

Aproveito para enviar votos de rápidas Melhoras e Boa saúde a todos, mas em particular aos afectados e suas famílias e demais próximos. Os nossos pensamentos e orações a vós se dirigem!

 

Vida Religiosa

Não estando proibidas, pela Lei do Confinamento, Missas nem outras cerimónias religiosas, teve a Conferência Episcopal Portuguesa o saudável bom senso de proibir Casamentos, Baptizados, Crismas e demais cerimónias religiosas que propiciem o ajuntamento de muitas pessoas nas mesmas, mas sobretudo nas festas que costumam seguir-se. Muito Bem!

Por isso, e por muito que nos custe, teremos de praticar a nossa Fé de forma minimalista e no respeito absoluto pelas regras de segurança que as autoridades de saúde nos recomendam. A bem de todos! A Igrejas, através da Conferência Episcopal Portuguesa, deu o sinal e o exemplo; cabe a cada um de nós cumprir e fazer (neste caso evitar fazer) o que estiver ao nosso alcance para evitar males maiores!


Ed. 796 (24/12/2020)

Em nome da SM de Moçamedes…

Um Bom ano de 2021 a todos os Amigos, Sócios, Músicos, Direção Artística e Directores! Depois de um ano em que tudo foi diferente e as Festas têm de ser vividas no recato dos nossos lares e longe da maioria dos nossos entes queridos, que mesmo assim a magia desta época se mantenha na casa de todos e cada um. O Amor e Alegria não vão faltar. As iguarias também não! FELIZ ANO NOVO A TODOS!

Este foi um ano muito, muito difícil para as Actividades Artísticas. A SM de Moçamedes não foi excepção. A queda de receitas foi brutal, as despesas essas mantiveram-se. O equilíbrio foi imensamente difícil. Ainda assim foi possível que todos os Nossos Jovens e Talentosos Músicos recebessem uma pequena compensação monetária: pouco é certo, mas foi o possível. Agradecemos a compreensão e emprenho que sempre dedicam à Banda.

Por isso fica aqui um pedido: que todos os Amigos da SM de Moçamedes possam oferecer uma prenda à Banda! Qualquer pequena contribuição/ajuda é bem vinda e alva da nossa maior gratidão!

Aproveita-se para agradecer toda a ajuda que o Município de Vouzela e a JF de SM do Mato e outras instituições e pessoas singulares nos prestaram neste terrível 2020!

 

Em Nome Pessoal…

A todos os meus Familiares, Amigos e a Toda a Equipa do Notícias de Vouzela envio os mais Votos Sinceros de SAFELIZ ANO NOVO!

Há mais, muito mais, para o Novo Anol do que luz de vela, os presentes e a alegria. É o espírito de doce amor e amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento, e para benevolência dos homens.


Ed. 795 (17/12/2020)

Desporto em SMM…

Não pode parar mesmo em situação de pandemia: há condições para prosseguir em total segurança! E a Escola de Desporto da ASCD de SM do Mato preparou-se para continuar sem riscos para Atletas e Treinadores!

A ESCOLA DE DESPORTO, projecto de grande sucesso promovido pela ASCD de São Miguel do Mato, sempre visou proporcionar atividade física aos nossos jovens. Uma formação que visa o seu Desenvolvimento integral como Atletas/Praticantes e como Cidadãos mais saudáveis/enriquecidos física, mental e socialmente. Tal projecto é tanto mais importante neste momento de dificuldades na nossa sociedade! Urge manter os nossos jovens activos, retirá-los do sedentarismo e suas nefastas consequências, e proporcionar um espaço de convívio entre todos: essencial na sua fase de desenvolvimento enquanto adolescentes a caminho da idade adulta.

Nestes tempos incertos e perigosos em termos de convívio social, aumentar a qualidade dessa prática é fundamental.

Todos se podem (melhor dizendo: DEVEM!) juntar-se a nesta nova formar de vivenciar a prática desportiva na formação global dos praticantes encorajando os atletas  a fazê-lo dentro das mais rigorosas condições de segurança!

Estamos numa fase de falta de “Competições” e por isso o importante trabalho de preparação física serve para preparar o regresso das mesmas e para melhor preparar os Atletas/Praticantes. É o lado menos negativo da Pandemia no desporto: proporcionar aos Praticantes e Treinadores tempo necessário para uma evolução nos capítulos Físicos, Técnicos e Tácticos que são a base do sucesso das Equipas quando voltarem a competir.


Ed. 794 (26/11/2020)

Aniversário da SM de Moçâmedes

Fez este Domingo 8 dias que a Sociedade Musical de Moçâmedes celebrou o seu 145º aniversário com missa Solene na Igreja Paroquial de Moçâmedes, São Miguel do Pato. Para além de fazer a animação na missa, houve tempo para discursos e mensagens de agradecimento a vários Executantes, Direção Artística e Direção da SM de Moçâmedes De realçar a uma homenagem como agradecimento por todo o trabalho e paciência que o maestro Rafael Ferreira tem dedicado à na nossa banda. Bem Haja Maestro Rafael!

A Secretária da Direção Ana Santos (já um elemento proeminente na nossa Sociedade Musical onde, para além de brilhante executante, também já ensina e ensaia; merece destaque pelas belas palavras com que brindou Colegas e Diretores.

Para além ma Missa houve ainda pequeno lanche convívio em estabelecimento situado na Vizinha Freguesia de Queirã.

Obrigado a todos os intervenientes, músicos, direção, sócios e todos que de algum modo contribuíram para celebrar esta data que é tão especial e manterem viva a SM de Moçâmedes: um pilar fundamental na Cultura, Educação e Representação da nossa Freguesia.

 

Da parte do Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia Geral da SM de Moçâmedes:

Como é do conhecimento geral costuma realizar-se Assembleia Geral Ordinária da SM de Moçâmedes no mês de Novembro de cada ano Civil. É altura de a Direção apresentar Orçamento e Plano de Atividades para o ano vindouro. E dos mesmos documentos serem validados em Assembleia Geral.

Face ao momento de agravamento da Pandemia em que vivemos desde Março do corrente, a Reunião Magna da Assembleia Geral da SM de Moçâmedes fica adiada para altura mais oportuna, mas sobretudo segura para todos.

A todos os Sócios e Diretores pedimos a melhor compreensão.


Ed. 793 (12/11/2020)

Missa de Aniversário da SM de Moçamedes!

Em tempos de Pandemia a SM de Moçamedes teve de adaptar a sua mais importante Celebração anual, o seu Aniversário, ao essencial e dentro das normas de Higiene de Segurança colocadas em prática pela DGS e agora reforçadas pelo Estado de Emergência que se inicia amanhã dia 9 de Novembro.

Assim no próximo Domingo dia 15 do corrente será celebrada Missa Solene de Aniversário. Será celebrada na Igreja Paroquial às 9H00 e terá encerramento a condizer pelas 11H00.

Naturalmente que todos os Horários e actividades programadas podem, em função do momento que vivemos, ser alterados.

Vamos então celebrar mais um Aniversário da SM de Moçamedes com alegria e jubilo, mas dentro das mais estritas normas de segurança.

Muitos parabéns à SM de Moçamedes! Vivam a nossa Banda, Sua Direcção, Direcção Artística e Todos os Executantes (presentes e passados!).


Ed. 792 (29/10/2020)

Caros São Micaelenses:

O momento que vivemos é particularmente difícil e perturbador. A Pandemia de COVID 19 está instalada entre nós desde Março deste ano. Medidas severas de confinamento permitiram reduzir de forma drástica o número de infectados, internados e óbitos. Mas a como não se pode parar indefinidamente o país (a Economia entra em colapso; o Desemprego aumenta brutalmente, nada substitui a Escola com aulas presenciais, etc.) foram-se aliviando as medidas que travaram de forma evidente a propagação do Vírus e suas consequências.

Continuamos sem ter Vacina ou tratamento eficaz. Com o levantamento de restrições sem que se tivessem tomado medidas adequadas (fecho de fronteiras, recurso generalizado ao teletrabalho, sem aumento significativo dos transportes públicos, desfasamento generalizado de horários de trabalho, etc.) e mantendo festas familiares, como casamentos, até 50 pessoas (o que no mínimo é criminoso!) e as novas medidas do estado de calamidade, anunciadas recentemente conduzirão ao aumento gradual de Infectados, Internamentos e Óbitos.

Não sendo a nossa Freguesia um território muito fustigado pela calamidade, temos de ter em conta que muitos de nós trabalha e se desloca diariamente para outros concelhos. O Surto em Oliveira de Frades é uma mostra do que Vírus não anda longe e pode abater-se sobre nós muito mais rapidamente do que poderíamos imaginar.

Por isso exorto-vos:

1) observem todas as medidas de proteção e higiene prescritas (uso de máscara; lavagem frequente e desinfecção das mãos e objectos, etc.)

2) este ano temos de evitar algo que para todos nós tem um enorme significado: o dia de Todos os Santos, o dia de Fiéis Defuntos e a romagem aos Cemitérios! Sobretudo nos dias 31 do corrente e 1 de Novembro. As cerimónias religiosas, tradicionais nesta época, serão reduzidas ao mínimo. Façamos a limpeza e arranjo das “campas” de forma antecipada e recordemos os nossos que já partiram de forma recatada nas nossas casas e na forma que entender-mos mais adequada.

Sentiremos a falta de tudo o que não podemos e costumemos fazer em comunidade. Mas move-nos a esperança de que para o ano possamos voltar aos nossos hábitos e tradições.

A todos votos de “Boa Saúde”!


Ed. 791 (15/10/2020)

Em nome da Sociedade Musical de Moçamedes…

Dirijo-me a todos os São Micaelenses

Esperamos que esta imagem não se transforme num Documento de Museu de uma SM de Moçamedes extinta!

Como é por todos sabido a Pandemia Covid 19 alterou por completo o nosso modo de viver. Todos fomos atingidos, todas as actividades o foram. Mas como é por demais sabido as Artes foram dos sectores mais afectados na medida em que tiveram de suspender as actividades/actuações de onde obtinham receitas.

O mesmo sucede com a Sociedade Musical de Moçamedes: desde o início da Pandemia (Março do corrente ano) que deixou de abrilhantar Festas e Missas e apenas se fez presente em 2 ou 3 eventos sem daí tirar receitas.

Mas a despesas mantêm-se:

– Manutenção da Sede,

– Seguros e outras despesas inerentes aos veículos,

– Encargos com Instrumentos e Fardamento,

– Honorários do Maestro…

E todas as despesas normais de uma Agremiação como esta sempre têm. Deixou foi de haver receitas!

A Rigorosa e prudente Gestão que a Direcção tem conduzido permitiu pelo menos manter “ as portas abertas”. Mais medidas de redução de custos serão postas em prática, mas os recursos estão quase esgotados. E não sabemos quando e como (ninguém sabe de resto!) poderemos voltar a actuar e gerar receitas para a subsistência da Banda.

A SOBREVIVÊNCIA DA SOCIEDADE MUSICAL DE MOÇAMEDES ESTÁ EM SÉRIO RISCO! Por isso apelo a todos que ajudem esta Instituição que, nos seus mais de 140 anos de vida, sempre levou bem longe e bem alto o nome da Nossa Terra e soube, através do ensino e prática da musica, contribuir de forma decisiva para o Desenvolvimento e Educação de gerações e gerações de Executantes, Maestros e Directores que por ela passaram, passam e, se todos nos unirmos, continuarão a passar a bem dos mesmos e da nossa Terra!

O que vos pedimos

– Que todos os Sócios paguem a sua quota anual de 12€. Poderão fazê-lo dirigindo-se à Sede sempre que aí se encontre um Director e/ou Maestro. Junto de qualquer Director, visto que os mesmos passarão a ter consigo o selo comprovativo de pagamento a colocar no cartão de Sócio- Ainda por transferência bancária ou depósito bancário na conta da Banda através do seguinte NIB: 0045 3190 4011 5665 9659 6.

– Os que ainda não são Sócios que se possível se associem e tragam mais quem puderem, mesmo de forma da Freguesia.

– A todos os que possam se pede o favor de fazer um Donativo em favor da Sociedade Musical de Moçamedes. Se desejarem o mesmo será publico.

Informações Adicionais

– Este ano não se realizará Festa de Aniversário pois as regras de Saúde Publica não o permitem.

– Pela mesma razão não teremos também Festa e Jantar de Natal.

A SOCIEDADE MUSICAL DE MOÇÂMEDES é de TODOS e não uma coisa de apenas alguns! Ao longo da sua História de mais de 140 anos já passou por diversos momentos dramáticos e que foram superados com a ajuda de Toda a Freguesia que representa. Esta será a pior (ou uma das piores crises) que enfrentou neste quase século e meio de existência! Como no passado só com a União e Ajuda da Freguesia poderá ultrapassá-la! Sem a vossa ajuda poderá terminar esta Brilhante História a breve prazo!


Ed. 788 (30/07/2020)

Incêndios…

No passado dia 17 não se ganhou para o susto!

No passado Sábado, 17 de julho, durante a tarde, não se ganhou para o susto nesta Freguesia! De facto, percebeu-se que nos ronda um incêndio de grandes proporções. Parecia que se encontrava já bem dentro das nossas “fronteiras” ali para os lados da Igreja Velha. Em verdade não estava longe, mas ainda na vizinha Freguesia de Bodiosa. E de facto as proporções eram assustadoras. Como foi amplamente noticiado na Comunicação Social Nacional (inclusive na TV), o mesmo terá deflagrado no lugar de Aval a partir de um caixote do lixo incendiado.

Combateram o sinistro várias corporações de Bombeiros com a presença no terreno inicial de 200 efectivos, mas que chegaram aos 300 na fase aguda. 7 meios aéreos foram mobilizados: 3 helicópteros cisterna, 2 avionetas anfíbias ligeiras e 2 de médio/grande (Canadairs) porte também anfíbias.

O fodo ficou controlado ainda com luz diurna e durante a noite e no Domingo foram feitos os trabalhos de rescaldo, consolidação e prevenção e reacendimentos.

Os meios aéreos colocaram-nos em forte sobressalto: pelo número de equipamentos envolvidos e pelo facto de sobrevoarem partes da nossa Freguesia a muito baixa altitude. O que mais aumentava a sensação de proximidade do incêndio e da sua perigosidade. Felizmente ficou-se pelo susto!

Cabe a agradecer aos Bombeiros, Grandes Heróis nestas situações de tragédia em que a sua vida e segurança são expostas ao máximo para defender os outros e seus pertences. Deus vos pague!

Agradecimento aos pilotos que sempre que levantam voo para este combate desigual contra o fogo colocam em risco a vida e a integridade física. As arriscadas manobras a que assistimos permitiram uma visão apurada dos riscos enormes em que envolvem. Bem-hajam!

Fica ainda uma palavra de solidariedade para com os nossos vizinhos de Freguesia que perderam bens e certamente passaram por momentos de pânico durante dias. Tende coragem nesta hora amarga e, se precisarem, solicitem ajuda às gentes de SM do Mato para reconstruir o perdido: somos terra e povo solidário e poderemos dar algo de nós na medida das nossas, infelizmente escassas, possibilidades.

Como sabemos os catastróficos Incêndios que dizimaram o nosso Concelho em Outubro de 2017 deixaram apenas 15% da mancha verde intacta. Nesses 15% se inclui SM do Mato e por isso exigimos: quem de direito defenda o que o “fogo ladrão” de 2017 não consumiu!

A nossa Freguesia faz jus ao que lhe deu nome: há mesmo muito Mato que, neste tempo de secura e calor extremos, será combustível fácil para as labaredas. Há uns anos atrás a nossa Floresta era por caminhos que permitiam a passagem até de carros ligeiros e motociclos com segurança. A Intervenção dos veículos de Bombeiros poderia ser rápida e eficaz. Anos e anos de incúria deixou que esses trilhos florestais se tenham tornado intransitáveis. Se um cataclismo se abater sobre a nossa terra pergunto: como vão os Bombeiros e seus veículos chegar aos focos de Incêndio? E respondo: não vão conseguir! Quem de direito vai ter de dar contas aos afectados!

Um registo final: de frente da minha residência existe uma antiga Quinta há muito abandonada. Cheia está de mato rasteiro seco e espinhosas. Um incêndio aqui colocaria toda a zona da Roda, Casal e povoações limítrofes em chamas. Muito se tem insistido com a GNR e Município de Vouzela no sentido de, face à ausência de responsáveis directos, tomar em mãos a limpeza da mesmo foco de catástrofe criando, pelo menos uma zona limpa de mato com distância suficiente para que, em caso de incêndio, populações, habitações e propriedades agrícolas, possam estar salvaguardadas.

Fomos informados que o processo estará em fase de adjudicação a empresa especializada. Até agora nada de concreto se viu o que nos deixa muito, muito preocupados e ansiosos. O que se passa aqui tem paralelo em outras zonas da nossa Freguesia em que os nossos próximos sentirão a mesma impotência, a mesma ansiedade e temor pelas suas vidas e haveres. Exigimos: acelerem o processo e livrem-nos da Calamidade que nos ameaça, qual espada de Dâmocles!

 


Ed. 786 (25/06/2020)

Reunião Ordinária da AF de São Miguel do Mato

A AF de São Miguel do Mato reunirá na próxima 6.ª Feira dia 26/06/2020 e pelas 20H30, em Sessão Ordinária Estatutária de Junho. Ocorrerá a Sessão no Edifício Sede da JF São Miguel do Mato.

Para além da aprovação da acta da Sessão de 29 de Maio do corrente, discussão de assuntos de interesse da Freguesia e Intervenção do Público Presente, será apresentada a 2.ª Revisão ao Orçamento de 2020 e do PPI (plano plurianual de actividades) do mesmo período.

 

Urge limpar (e manter limpa) a nossa Freguesia!

Sempre reconhecidos como uma das mais asseadas do nosso Concelho e até do Distrito, temos agora as nossas ruas, praças e demais espaços públicos bastante destratados: as ervas daninhas e algum mato rasteiro são abundantes e não podem ser um bom cartão de visita da nossa Terra. Urge corrigir a situação. Quem de direito deve agir em conformidade. A bem de todos.


Ed. 785 (11/06/2020)

Assembleia Geral Ordinária da SM de Moçamedes

Realizou-se no passado Sábado a Assembleia Geral Ordinária da SM de Moçamedes. Como sabemos os Estatutos da Agremiação mandam que a mesma se realize em Março de cada ano, no entanto o Estado de Pandemia que temos vivido não permitiu que a mesma se realiza-se antes desta data a bem da saúde e segurança de todos os participantes e seus familiares/próximos.

A Reunião foi participada e decorreu num clima de grande normalidade democrática. O que foi anormal foi termos estado todos de Máscara, uma distância considerável uns dos outros e sem a possibilidade dos habituais cumprimentos e conversas informais que marcavam estas Sessões. Assim tem de ser a bem de todos, mas estranha-se…

O Ponto fundamental que se discutiu foi a aprovação da Conta de Gerência de 2019. O Sr. Presidente da Direcção explicou o Documento de forma detalhada, o Conselho Fiscal validou-o e a Assembleia Magna aprovou-a por Unanimidade.

Aproveitou-se para reflectir profundamente sobre o Presente e o Futuro da SM de Moçamedes:

– Em Novembro passado tínhamos saído da Reunião com a imensa satisfação por sabermos que o número de Festas previstas para 2020 era bastante elevado e com potencial para crescer.

– Nesta altura desolados ficamos em concluir que a grande maioria das Festas foi cancelada (devido à Pandemia bem entendido) e que só para finais de Setembro poderá pensar-se em mais actuações, nomeadamente Procissões e Arruadas, que actualmente estão proibidas.

– Como Sinal de Esperança sabemos que a Qualidade da Banda da SM de Moçamedes se mantém Muito Elevada e por isso as Festas agora canceladas, contam com a SM de Moçamedes para 2021! Oxalá as condições gerais permitam a sua realização.

 

Outras Informações de relevo sobre a nossa Sociedade Musical:

– O Coro da SM de Moçamedes vai animar a Festa do corpo de Deus a realizar na próxima 5.ª Feira.

– Com muitas cautelas, os Ensaios e Escola de música irão retomar actividades. Naturalmente com restrições do número de participantes, uso de máscara nas partes teóricas e distanciamento social exigido.

 

Um Apelo!

Como todas as Organizações Artísticas, a Sociedade Musical de Moçamedes está a sofre um violento impacto com a COVID 19: as despesas são certas, as receitas caíram a pique. É importante que todos tenhamos mais envolvimento e espírito de ajuda para com o maior Baluarte Cultural da Freguesia. QUE CADA UM AJUDE NA MEDIDA DAS SUAS POSSIBILIDADES!


Ed. 784 (28/05/2020)

Recuperação das Ruas da Roda, 10 de Junho, Casal e São Sebastião

Depois de eventradas para que fosse possível instalar toda a infraestrutura inerente ao Saneamento Básico, e após longa espera, finalmente começaram os trabalhos para o restabelecimento das mesmas e segundo a traça que se adequa a esta zona da Freguesia: assentamento de cubos, vulgo calçada. Agradecemos, mas pedimos celeridade na execução da requalifição destas artérias da nossa Aldeia: estamos a chegar ao Verão e com ele poeira isuportável; em épocas de chuva um lamaçal que impede a circulação de pessoas e veículos sem se ficar enlamedo e sujo.

 

Assembleia Geral Ordinária da SM de Moçamedes

Mandam os estaturos que a mesma se realize durante o mês de Março de cada ano. Este ano mandou o bom senso, a segurança e a saúde de todos nós que a mesma tivesse sido adiada por forma a que só se realizasesse quando as condições de desconfinamento o permitissem.

Assim a mesma vai realizar-se no próximo dia 6 de Junho pelas 19h00 no Edifício Sede da Agremiação. Entre outros tópicos os trabalhos serão marcados pela “Apresentação, discussão e aprovação da Conta de Gerência do ano de 2019”.

 

 

Assembleia Geral Ordinária da AF de São Miguel do Mato

Mais uma reunião Magna que a Pendemia Covid 19 adiou, neste caso desde a Abril conforme o Regimento e os Preceitos Legais.

Estã agendada para a próxima 6.ª feira, dia 29 às 20H30 Edifício Sede da Junta de Freguesia desta localidade.

 

 

 

 

 


Ed. 783 (14/05/2020)

JF de SMM distribui Kit de Protecção à População

Numa iniciativa que louvamos, a JF de São Miguel do Mato distribui Kit de Protecção à População. Kit é composto por desinfectante, máscara de tecifo e um folheto informativo sobre como usar e reutilizar as mesmas.

Naturalmente que agradecemos em nome de toda a população tal gesto. Mais do que o material em si, que é escasso pois não há grandes quantidades disponíveis, mas bem melhor que nada; o simples lembrar a todos e cada um os deveres de higienização para protecção pessoal e grupal saúda-se.

Se outras iniciativas forma realizadas pela Edilidade neste contexto de combate à terrível pandemia, oportunamente noticiaremos.

 

Uma palavra de Saudação, Alerta e Esperança a todos os São Micaelenses

Temos passado por uma provação que nenhum de nós esperaria experienciar no seu tempo de vida, mormente pelos imensos avanços da ciência em geral e da medicina em particular.

Temos resistido da melhor forma possível: suportando o confinamento, suspensão das actividades religiosas (entre elas a Páscoa da Ressurreição) situações de layoff, perca de empregos e queda abrupta de rendimento disponível. Creio que podemos dizer que temos sido exemplares no cumprimento das directivas, salvo raras excepções (haverá sempre incautos em todas as situações!). Não podemos assegurar que não há casos na Freguesia, até porque em muitas situações os infectados passam pela doença assintomáticos, mas não se conhecem situações de internamentos e/ou gravidade de sintomas que tivessem levado algum de nós aos Cuidados Intensivos.

Muitos de nós (nos quais me incluo) temos contacto pessoal e profissional fora das fronteiras da nossa terra. Do que nos é dado perceber o panorama muito positivo na nossa Freguesia é sinal de que o nosso comportamento cívico se mostra acima de suspeitas. Muito Bem!

Como sabem passamos de “Emergência” a “Calamidade”, que alguns sectores da sociedade e da economia vão reabrindo, mas de forma rigorosamente controlada e segundo padrões bem diversos do que verificava anteriormente. Por isso o tempo não é de relaxar, de levantar a guarda ao “inimigo invisível” e que por ser invisível é ainda mais perigoso! O governo foi claro ao anunciar esta transição: se os números de infecções, internamentos e óbitos derem sinais de aumentar para além do controlável o País e todos nós voltaremos atrás, com todas as consequências associadas, nomeadamente perda de vidas e mais dificuldades económicas para todos.

Na consciência de que não haverá normalidade real antes de se encontrar vacina e tratamento para este flagelo a angústia e medo são naturais. Só nos resta cumprir com o determinado pelas Autoridades de Saúde para evitar o desnecessário e contraproducente pânico generalizado.

Devemos saudação e nota de grande gratidão a todos os que nunca pararam para que nada nos faltasse como alimentação, medicamentos, protecção, socorro, desinfecção, ordem publica, etc. E quem sempre teve de trabalhar para que a economia se mantivesse minimamente activa. Correram e correm riscos e saúde e vida. Colocam os seus em risco também. Bombeiros, GNR, Protecção Civil, Padeiros, Comerciantes e Empresas de transporte e distribuição em Geral e seus funcionários, incluem-se neste grupo como muitos outros que possa estar a esquecer. BEM-HAJAM[F1] nossos Heróis!

Um agradecimento final aos Heróis do SNS: médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar e de limpeza, etc. que enfrentam desde o início da Pandemia o inimigo face a face e em condições de extrema dificuldade (falta de materiais de protecção e tratamento, turnos de 12 e mais horas, dias e dias sem verem as famílias…), sempre na 1.ª linha da frente de Batalha para que ninguém ficasse sem assistência médica, seja doente de COVID 19, seja por qualquer outra patologia.

A todos São Micaelenses uma palavra de Esperança: VAI FICAR TUDO BEM, MAS SÓ SE CADA UM FIZER A SUA PARTE!


Ed. 780 (26/03/2020)

SM do Mato e o COVID 19

1.º Exortar todos os São Micaelenses a tomarem as medidas de precaução e evitamento do Contágio amplamente divulgadas e por demais conhecidas,

2.º Manter a serenidade visto que o facto de vivermos numa Aldeia pouco povoada acaba por ser uma excelente profilaxia: os contactos sociais são muito reduzidos. Ao longo da história foi nas localidades rurais que sempre se procurou refúgio para as pandemias,

3.º Por isso, apesar de sermos uma população maioritariamente envelhecida, podemos encarar a situação com maior tranquilidade, mas não nos descuidemos!

4.ª Fazer da nossa Aldeia e lugares uma “comunidade solidária” em que quem possa preste aos mais indefesos e com menos meios, a ajuda necessária. Estamos em tempo Quaresmal, na caminhada para a Páscoa: façamos da preocupação connosco mesmos e com os outros uma oblação agradável a Deus! Ele que deixou o seu filho unigénito seguir até à morte (e morte de cruz!) para expiação dos nossos pecados e para nossa Redenção!

 

A SM de Moçamedes adoptou medidas profiláticas que descrevo para conhecimento geral:

– Suspensão da Escola de Música por tempo indeterminado,

– Cancelamento dos Ensaios também sem data previsional de retoma.

– A Festa agendada para 22 do corrente ficou sem efeito pelo que o Ensaio Geral previsto para o dia 20 também está anulado.

– A Assembleia Geral Ordinária e que, Estatutariamente, se deve realizar em Março de cada ano não se realizará até que as condições de segurança o permitam! Nessa altura serão usados os meios habituais para convocação dos Directores, Executantes e Sócios.

Aproveitamos para desejar a melhor saúde a todos e fazer votos para que nenhum de nós seja apanhado por este perigoso vírus. O isolamento e as restrições aos nossos hábitos de vida (pessoal, profissional, etc.) vão ser custosos, mas é para nosso bem. Quando voltarmos à normalidade e se todos estivermos bem o esforço será dado como bem empregue!


Ed. 778 (28/02/2020)

Carnaval por estas bandas

Recordar histórias de tempos há muito idos…

Hoje por hoje a Festividade Popular que desemboca no Início da Quaresma Cristã pouca ou nenhuma expressão tem na nossa Localidade. É vulgar que saiamos para locais como Nelas e Cabanas e Viriato (ou até destinos mais longínquos) para nos divertirmos um pouco com esta Festividade ancestral e de origem pagã.

Nem sempre foi assim: os mais antigos contam-nos histórias do que os habitantes desta Freguesia faziam em Domingo Gordo e 3.ª Feira de Carnaval. Com muito poucos meios (esta Terra nunca foi rica!) conseguiam organizar um conjunto de actividades que proporcionavam bons momentos de diversão aos Foliões e aos demais São Micaelenses que esperavam nas ruas pelas brincadeiras dos mais afoitos.

 

As Pulhas

Tradição que ainda se mantém em algumas regiões do país, era habitual entre nós. Muitos dos que as realizavam ainda hoje são conhecidos pelo nome próprio seguido da alcunha “Pulha”. Fala-se do “Fulano Pulha” e já toda a gente sabe quem é. As recriações que se fazem atualmente em certos lugares recorrem a tecnologia como “aparelhagens sonoras”. Antigamente usavam-se “cabaços” e “funis” para fazer o som chegar o mais longe possível. Como antigamente os “passajolas” refugiam-se em sítios altos e escondidos. Todos acabam por saber quem são, mas este ritual de provocar usando como materiais aventuras amorosas, infidelidades conjugais, episódios rocambolescos da vida alheia, exigem recato e distância dos visados. O humor costumava ser corrosivo e por vezes até desagradável pelo que havia que fazer as coisas de forma tão discreta quanto possível.

 

 

O Carnaval

Eram gente da Terra com sentido de humor e muita vontade de se divertir e fazer divertir os demais. Não havia Corsos… havia gente (essencialmente rapazes” que se mascaravam de Mulheres, Padres, Entrudo, etc. Percorriam a nossa terra e brincavam a troco de um copo de vinho, um petisco e uns aplausos.

Construíam um boneco de Dimensões e Forma Humanas a que se chamava “Entrudo”. E depois a competição com a vizinha Freguesia de Queirã (especialmente a Povoação de Carregal) era um dos motes maiores da diversão: no final de 3.ª Feira carnavalesca cada “lado da barricada” tudo fazia para o “Entrudo” ficasse na Freguesia alheia! Em SM do Mato ainda hoje se diz que o “Entrudo vem de Carregal” e em Carregal se propaga o inverso.

E tudo terminava com o enterro do Entrudo em 4.ª feira de Cinzas: um habitante desta Terra (ainda vivo) era ainda uma criança muitas vezes colocada numa espécie de “urna” a fazer de morto; um já falecido habitante aqui da Roda fazia de Padre que conduzia o funeral. Lia os ofícios fúnebres a partir… de um Livro de Leitura da Instrução Primária, para rizada geral. Rapazes vestidos de Mulher Viúva e mesmo Senhoras nos mesmos trajes choravam copiosamente a perda do malogrado “Entrudo”! Habitualmente o Boneco chamado “Entrudo” era julgado, condenado e queimado!

E assim “jogavam ao Carnaval” e se divertiam os nossos antepassados e muita gente que, felizmente, ainda está entre nós. Sem maldade, sem meios além de disfarces improvisados e com muita alegria! Sabe-se que se organizavam, muitos bailaricos e muitos namoros, mas tarde casamentos, começavam aí!

Que pena temos de não termos vivido tais tempos…


Ed. 777 (13/02/2020)

Ilhas Ecológicas

É com muito gosto que constatamos que algumas das Ilhas Ecológicas instaladas na nossa Freguesia já estão em funcionamento!

Devemos agradecer ao Município de Vouzela por tal benefício! De facto vai ser muito mais fácil, seguro e higiénico fazer a necessária separação dos Resíduos Sólidos que todos produzimos. Deixa, também, de haver desculpa para não o fazer!

Como podemos verificar as Ilhas Ecológicas são de fácil acesso e utilização. Vão permitir colocar o lixo de forma correcta e segura, evitando os maus cheiros, escorrências, contaminação dos solos / lençóis freáticos e o contacto físico das populações com detritos potencialmente perigosos.

Esperamos que em breve todos os equipamentos instalados estejam em plena funcionalidade e se possível mais de instalem: a nossa população é idosa e tem dificuldades em fazer deslocações aparentemente curtas.

PF: consertem as Ruas da Roda, Casal e São Sebastião!

Como sabemos qualquer melhoramento antes de se tornar efectivo e tornar melhor a vida das populações coloca alguns (poucos ou muitos) incómodos. O saneamento básico é um importante avanço para a nossa Terra. SMM sem foi terra de pioneirismo no que aos avanços civilizacionais diz respeito: das primeiras Freguesias do interior a ter água canalisada e ao domicílio (e desde há alguns anos sem falhas mesmo no mais tórrido Verão!), luz eléctrica, exemplar rede de troços rodoviários, etc. Quem nos precedeu fez um trabalho magnífico. Pena que agora estejamos em pleno marasmo vai para alguns anos…

Acontece que a instalação das condutas de saneamento básico na Rua da Roda, na Rua do Casal e na Rua de São Sebastião está concluída há meses mas as ditas ruas continuam em terra batida… neste Inverno (felizmente longo e chuvoso) temos de suportar a lama e as poças de água e se no próximo Verão as ruas continuarem neste estado lá teremos de levar com a poeira que se infiltra nos nossos corpos e nas nossas casas.

Sabemos que é uma reconstrução longa e cara (sobretudo porque se trata de calçada) mas PF: arranjem as nossas ruas e libertem-nos dessa tão desconfortável situação.


Ed. 775 (16/01/2020)

Em nome Pessoal…

A todos os meus Amigos/Família, aos Leitores da GB, aos seus Diretores, Jornalistas e demais Colaboradores, FELIZ ANO DE 2020!

 

D.ª Maria Alice Almeida – 90 (jovens) Anos!

É com grande gosto que aqui noticiamos o aniversário da D.ª Maria Alice Almeida (Tia Alice da Capela como é carinhosamente conhecida entre nós). Aos 90 anos é uma das pessoas mais velhas da nossa Terra, felizmente ainda bem lucida e com apreciável saúde!

Nasceu a 3 de Janeiro de 1930 na zona de Castro Daire e veio fixar-se entre nós com 11 anos (1941). Aqui se estabeleceu/trabalhou, casou e teve 8 filhos.

No passado Sábado estes, mais os Netos e até Bisnetos juntaram-se a Ela para celebrar. MUITOS PARABÉNS TIA ALICE! Que conte ainda muitos com saúde e alegria de Viver!

 

Aproveitamos para saudar:

Seus Filhos… Clotilde, Américo, Joaquim, João Manuel, António, Fernanda, Virgínia e Helena;

Seus Netos: Mário Rui, Carla, João Paulo, Daniela, Mónica, Miguel, Hélder, Liliana, Carina, Inês e Jonathan;

Seus Bisnetos: Rodrigo, Henrique, Francisca e Alice.

 

SMM Atletismo mais uma vez nos enche de Orgulho!

Realizou-se no passado dia 4 de Janeiro às 19 horas em S. Pedro do Sul, a VII CORRIDA DE S. SILVESTRE “MANUEL DOS SANTOS ALMEIDA”. Esta 7.ª Edição consolidou o prestígio da prova e por isso atraiu a presença do prestigiado Atleta Espanhol Sérgio Sanchez, campeão europeu dos 2000 e 3000 metros em pista coberta. Como se esperava venceu em masculinos. Em femininos venceu a conceituada Atleta Portuguesa Susana Godinho que, entre outros feitos, conta no palmarés com a Vitória na Corrida da Mulher do Porto 2019. Ainda no ano transacto fez parte das equipas do Sporting que ganharam o Campeonato Nacional de Estrada, o Campeonato Nacional de Corta Mato e o Campeonato Nacional de Crosse Curto. Mais recentemente a 7ª edição da Corrida do Sporting.

Nem o frio demoveu os 200 atletas, que efetuaram esta prova de 10 kms num lindo percurso entre a cidade de S. Pedro do Sul e as Termas no mais curto tempo possível.

A S.M.M. ATLETISMO também marcou presença colocando no terreno 3 atletas: nos masculinos estiveram os atletas Rui Correia e José Oliveira com excelentes tempos e nos femininos a atleta Olga Vieira defendeu e muito bem a nossa equipa.

Muitos parabéns pelo V/ desempenho e muito obrigado por mais uma vez levarem bem alto o nome de SM do Mato!


Ed. 773 (12/12/2019)

Assembleia Geral da SM de Moçamedes

Vai realizar-se 30 do corrente Novembro pelas 18h30, na sede da mesma Sociedade Musical, e com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Período antes da Ordem do Dia;

2) Período da Ordem do dia:

2.1) Leitura e Aprovação da Acta da Reunião anterior;

2.2) Aprovação do Plano de Atividades para 2020

2.3) Apresentação, Discussão e Aprovação do Orçamento para 2020

3) Intervenção dos Sócios Presentes.

Todos os associados estão convidados a estarem presentes e a intervirem, se assim o entenderem, no espaço que lhes é reservado e que se denomina “Intervenção dos Sócios Presentes”. Compareçam! O contributo/opinião de cada um é sempre bem-vindo.

 


Ed. 771 (14/11/1019)

144-º Aniversário da SM de Moçamedes…

Que Grande foi a Festa desta nossa Família!

São Pedro foi mais clemente que no ano transato e por isso a Romaria de Saudade ao Cemitério, para que se homenageassem os antigos Executantes e Directores já extintos, foi possível com a Banda a tocar. Ainda bem! Depois uma missa solene muito participada a manhã não poderia ter melhor e mais lustroso final!

Seguiu-se um Almoço magnifico para os Executantes, Direcção e Convidados. Servido numa das salas das antigas escolas primárias pois a chuva não permitiu que se cozinhasse na nossa Sede. Uma refeição deliciosa e carinhosamente confecionada acompanhada de boa bebida e um fantástico convívio. Mais não se poderia pedir! Foram nossos convidados o Sr. Padre Francisco, o Joaquim Fernandes (Presidente da Associação Social, Cultural e Desportiva de SMM) e a Ana Lima em representação da JF. Agradecemos a vossa presença que muito nos honrou.

Depois da distribuição do Bolo de Aniversário seguimos para a Sede onde fomos brindados com um Grande Concerto pela Banda da SM de Moçamedes. Podemos aí apreciar a qualidade e excelência da mesma: muito jovem, mas muitíssimo bem burilada pelo nosso Maestro Rafael Ferreira a quem endereçamos um cumprimento muito especial e amigo.

Começou por tocar uma marcha mais tradicional em Festas Religiosas, mas seguiu com 3 Medleys de grande nível: José Cid, o saudoso Carlos Paião e os ABBA foram vultos homenageados.

Houve naturalmente lugar aos Discursos da praxe: do Sr. Presidente da Direcção Manuel Branco e do Sr. Presidente do Município Eng.º Rui Ladeira que, entre outros, garantiu (respondendo ao repto lançado pelo Sr. Presidente da Direcção Manuel Branco) que metade do valor da aquisição de Novo Fardamento será custeado pelo Município. Desde já muito obrigado Sr. Presidente Rui Ladeira! Foi também com orgulho e gratidão que o Sr. Presidente da Direcção mostrou a todos o Instrumento oferecido pelo Município, algo que já á habitual em cada aniversário que passa.

De referir que o Município de Vouzela esteve representado ao mais alto nível pelo seu Presidente, pela Sr.ª Vereadora e nossa conterrânea Dr.ª Carla Maia e pelo Dr. Carlos Oliveira (também presidente da União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas). Muito obrigado pela vossa presença e apoio. De resto o Município de Vouzela prima por uma atenção exemplar para com a nossa Freguesia, em particular com as suas forças vivas como é a SM de Moçamedes. Importava que outros também o fizessem pois disso têm obrigação…

Terminamos em Festa com um lanche para os Sócios: grelhadas mistas, boa pinga e umas castanhas assadas que não poderiam faltar.

Fica aqui um agradecimento muito especial a quem mais Directamente deu de si para que esta realização fosse possível: Idalina Queirós, Lurdes Paixão, José António Queirós na Cozinha/Serviço às mesas e afins, José Moita e Ricardo Costa na Organização e o Joaquim Paixão nos grelhados. Curvamo-nos perante o vosso trabalho e dedicação. MUITO OBRIGADO! Obrigado a todos os que não nomeei directamente mas que foram essenciais para que tudo tão bem organizado e executado. BEM-HAJAM!

 

O Nosso caríssimo Decano Américo Paixão…

Para todos nós imaginar a Banda da SM de Moçamedes sem o Américo Paixão é impossível! É que nosso amigo Américo festejou 50 anos (sim leram bem 50 ANOS!) como executante ao serviço da SM de Moçamedes. Tem 64 anos de vida, entrou na Banda com apenas 14 e aí se mantém para contentamento de todos. Músico multifacetado e talentoso toca agora Saxofone, mas todos nos recordamos de o ver com o Clarinete ou com a Guitarra.

Obrigado Amigo Américo! Que o teu exemplo inspire toda a juventude que compõe a Banda da SM de Moçamedes à missão de serviço publico inigualável que nos dás em cada ano que passa! O Sr. Presidente da Direcção Manuel Branco conduziu a justa homenagem e entregou-lhe Símbolo do reconhecimento e carinho que nos merece!


Ed. 770 (14/11/2019)

Falecimento

É com profundo pesar que temos de noticiar a morte de André Pinto, de Moçamedes. Contava apenas 35 anos… formado em Enfermagem exercício a sua profissão na Bélgica há já alguns anos. Era reconhecido pela sua humildade, talento/saber e dedicação à causa que abraçou como sua profissão.

O funeral realizou-se no passado dia 16, quinta-feira, na Igreja Matriz do Mato. Numerosa multidão compareceu neste último adeus ao nosso jovem conterrâneo. Destaca-se a homenagem que seus colegas de estudos e profissão lhe renderam: apresentaram-se com traje académico e colocaram as suas capas como passadeira à passagem da urna na Igreja em direção ao Cemitério. Muitas emoções demonstraram na melhor mostra da estima que o André grangeou junto dos seus pares.

A toda a família enlutada enviamos nota de sentidas condolências. Mas nesta hora de dor e amargura os nossos pensamentos e orações dirigem-se a seus Pais Manuel e Idalete Pinto e seu Irmão Pedro.

 

SMM Atletismo: já ninguém os para!

Realizou-se no dia 20 de Outubro a MEIA MARATONA DE COIMBRA, inserida no RUNNING WONDERS, o maior circuito de Meias Maratonas em Portugal.

A S.M.M. ATLETISMO fez a sua terceira participação neste circuito, colocando em prova 4 atletas. Na versão dos 21 kms, participaram os atletas Rui Correia, José Oliveira e Elvira Reis. Nos 10 kms coube a Olga Vieira, representar a nossa equipa. O tempo estava agradável, e o percurso realizou-se num magnifico cenário, começando na Porta Férrea da Universidade de Coimbra, terminou junto à ponte de Santa Clara. No final era visível a felicidade estampada no rosto dos nossos atletas, pois todos eles conseguiram bater os seus recordes pessoais. Fantástico! Muito parabéns a todos e muito obrigado por mais uma vez levarem bem longe e bem alto o nome desta terra!

 

Todos os Santos & Fiéis Defuntos,

O mês de Novembro é sempre marcado por esta Festividade Maior da Igreja e seus Fiéis. Em SMM as celebrações terão o seguinte Calendário:

– Dia 1 começa será marcado pela Solene Missa de todos os Santos às 15H30. Segue-se Jubileu da Irmandade de São Miguel Arcanjo e a habitual Romagem ao Cemitério.

– O dia 2 arranca às 9H30 com Confissões Gerais.

– No Domingo haverá Missa na Igreja Velha e Romagem ao Cemitério Antigo.


Ed. 769 (10/10/2019)

São Miguel Arcanjo

No local de onde vem o nome desta terra se Celebrou o nosso Padroeiro: S. Miguel Arcanjo! Forte adesão da nossa população e o Brilho da Banda e Coro da SM de Moçamedes tornaram o evento festivo e de grande beleza. A procissão percorreu os trilhos que os nossos antepassados nos legaram.

Durante a missa foram apresentados os mais de 50 Catequisandos da Freguesia (crianças e adolescentes).

Esquecida, abandonada e arruinada durante décadas, a “Nossa Igreja Velha, possui já todos os requisitos para celebrações desta importância. Além disso proporciona conforto aos que ali se deslocam para orar e celebrar. Um grande Bem-haja a todos os que tanto têm dado do seu, tempo e trabalho à causa da recuperação da Igreja Velha de SM de Mato. E a todos os que têm contribuído monetariamente para o avanço das obras. Em breve teremos nova intervenção nas paredes e no pavimento.

Fora do contexto religioso:

– Frango de churrasco, febras e boa bebida não podiam faltar;

– No sábado à noite atuou “Tó Grilo e suas bailarinas”;

– Domingo à tarde a animação esteve a cargo da Tuna “Unidos das Donas”, Rancho Folclórico de Vilar e as Marchas de St. º António (??);

– Terminou-se com o Leilão cujas verbas revertem a favor das obras de reabilitação do Templo e áreas adjacentes.

 

O que não faltou foi muita alegria, saudável convívio e muito boa disposição.

 

Legislativas 2019 em SM do Mato

Resultados finais:

 

– 845 Inscritos.

– 480 votantes (56.21%)

– Brancos (21 votos – 4.38%)

– Nulos (9 votos – 1.88%)

 

PS (184 votos – 38.33%)

PSD (175 votos – 36.46%)

BE (29 votos – 6.04%)

CDS (27 votos – 5.63%)

PAN (9 votos – 1.88%)

RIR (6 votos – 1.25%)

Chega (3 votos – 0.63%)

JPP (2 votos – 0.42%)

PDR (1 voto – 0.21%)


Ed. 768 (26/09/2019)

Saneamento básico avança…

É agora a vez dos habitantes da Roda, Casal e Moçamedes sofrerem os incómodos causados pela instalação desta importantíssima estrutura. É um pouco como fazer obras em casa: ficamos aborrecidos porque nada está no lugar, há muita sujidade e muita desordem. Mas no fim desfrutamos das melhorias introduzidas. Vamos ter paciência a bem de todos.

Como sabemos esta obra, orçada em 850.000€ resulta de um empenho muito Significativo do Município de Vouzela na melhoria das condições de vida das gentes desta nossa Terra. Saibamos ser reconhecidos a quem nos faz bem! Ainda não será possível cobrir toda a Freguesia com tal infraestrutura, mas acreditamos que mais cedo que tarde, tal venha a ser possível.

 

Ilhas Ecológicas…

Mais um importante contributo do Município de Vouzela para a melhoria das nossas condições de vida: as Ilhas Ecológicas permitem uma separação muito mais eficiente do lixo; mas também maior facilidade em reciclar e evitar o desconforto do uso de “caixotes do lixo”. Os maus cheiros (sobretudo com tempo quente), o lixo espalhado e demais inconvenientes ficam como uma má recordação do passado.

 

SMM Atletismo em destaque (mais uma vez!)

MEIA MARATONA DO DÃO – TVI RUNNING WONDERS

Realizou-se no dia 22 de Setembro mais uma edição do TVI RUNNING WONDERS – MEIA MARATONA DO DÃO. A S.M.M ATLETISMO esteve representada neste evento, que contou com mais de 8000 participantes.

Na Meia Maratona estiveram presentes os atletas Rui Correia, José Oliveira e Elvira Reis.

Na Minimaratona Marcou presença a Olga Vieira.

O evento decorreu num cenário maravilhoso, o tempo estava agradável, o ideal para este tipo de prova.

Todos os atletas tiveram uma excelente prestação chegando alguns a superar os seus tempos.

Destaque mais uma vez para a Elvira Reis, que foi a mais velha participante no evento e posicionando-se junto dos seus colegas Rui Correia e José Oliveira a meio da tabela na classificação Geral.

Também na Minimaratona, Olga Vieira fez-se acompanhar pelo seu filho Bernardo, que apesar de não estar inscrito, quis acompanhar a sua mãe. No fim acabou por se aventurar nos 21 kms sendo mais um a terminar o evento com a nossa camisola.


Ed. 766 (25/07/2019)

A Mancha Verde que dá nome a esta Terra está em Risco!

O Nemátodo e o Fogo são Inimigos que a Cercam!

NEMÁTODO

Originário da América do Norte o NETÁTODO é uma espécie considerada invasora. Os principais vectores animais são insectos do género Monochamus aquando da sua alimentação nos novos ramos de pinheiros saudáveis e pelas posturas em árvores mais debilitadas.

Uma vez no interior da árvore o NMP conduz à murchidão do pinheiro, sendo que o primeiro sinal surge com o aparecimento de alguns ramos secos do pinheiro. Posteriormente as agulhas amarelecem e murcham, ficando aderentes por um longo período; há uma diminuição da produção de resina, e os ramos ficam mais quebradiços do que o habitual. Em poucos meses o pinheiro seca e morre.

Em Portugal, foi encontrada em 1999 e afecta o pinheiro bravo, tendo sido também detectado em pinheiro-larício

Infelizmente a nossa Floresta está profundamente contaminada por esta praga. Todos em geral vamos sendo afectados, muitos já perderam Matas inteiras. Não é fácil de combater, bem pelo contrário. Recomenda-se que as árvores atingidas sejam abatidas o mais depressa possível, depois disso queimá-las, bem como todos seus sobrantes.

 

FOGO

O mártir concelho de Mação perdeu já cerca de 60% dos 7.000 Hectares que sobraram da catástrofe de 2017!

Ora em 2017 apenas 15% da Floresta do Concelho de Vouzela escapou a voracidade do Fogo assassino. Essencialmente a Zona de São Miguel do Mato, Figueiredo das Donas e pouco mais.

É de elementar bom senso proteger o muito pouco que sobrou. Não basta chorar para as Câmaras de TV e pedir apoios para reflorestar e reconstruir. É muito importante, mas não chega! Urge prevenir, para depois não ter de se remediar o que já não se consegue recuperar!

Há uns anos atrás era possível circular de carro ligeiro pela Floresta de SM do Mato. Os Bombeiros tinham a sua tarefa amplamente facilitada e o grau de eficácia da sua intervenção enormemente potenciado!

Agora nem com máquinas de grande envergadura se consegue circular na nossa Floresta! Essas vias que davam a segurança possível em caso de incêndio, foram deixadas ao bando e estão agora fechadas. Se é possível reabri-las? Claro que é! Mas não há verbas para tal! Nunca deviam era ter sido descuradas: uma ou duas intervenções anuais teriam sido suficientes para que ainda fossem utilizáveis. Quem não o fez e tem essa responsabilidade que ponha a mão na consciência!

W se um grande incêndio eclodir? Não é preciso ser adivinho nem particularmente para saber qual o resultado…

 


Ed. 763 (13/06/2019)

Revista de SMM

Resultados da Eleições Europeias (breve resumo)

Tal como na generalidade do país a Abstenção foi muito elevada. Já não é surpresa nos actos eleitorais em geral, mas com maior enfase na Europeias. Seria bom que uma maior participação de todos… é o que temos.

O PS com 112 votos foi o partido mais votado. Seguiram-se o PSD com 89 votos, BE com 12, CDS com 10, PAN e aliança ficaram-se pelos 3 votos cada. Várias forças partidárias obtiveram 2 votos cada, a saber: PCTP-MRPP, PNR, Partido Trabalhista, Movimento Alternativa Socialista e CDU. Nós-Cidadãos, Iniciativa Liberal e BASTA 1 voto cada.

Festas em Honra de St. º António

Como é tradição de longa data trata-se da Festa de Religiosa e de Arraial Popular mais participada de SMM.

Este ano arrancam no dia 14 com Sardinhada pelas 19H3, seguida da actuação do Teclista Jorge Andrade.

No sábado, dia 15, actua a Banda Tablet às 21H30.

O epicentro das Festividades fica para o Domingo dia 16:

– 9H00 – Missa em Honra de St.º António abrilhantada pela SM de Moçâmedes

– 17H00 – Actua o Rancho Folclórico da ACR de Vouzela

Términus às 21H30 com marchas populares de St.º António.

Desde já agradecemos à mordomia e a todos os que tornam possível 3 dias de Festividades Populares na nossa Terra. Que por intercepção de St.º António, o Senhor vos recompense em graças de bênçãos. Bem hajam!

Caminhada Liga Portuguesa Contra o Cancro – São Miguel do Mato

O evento solidário em prol da adoção de estilos de vida saudáveis, como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro, teve a adesão de um número significativo de pessoas da Freguesia de S. Miguel do Mato, que colaboraram na 12ª edição da Caminhada “O que nos Liga”, no passado dia 2 de junho, em Vouzela. A organização esteve a cargo do Grupo de Voluntariado Comunitário de Vouzela. São Miguel do Mato esteve presente, porque a luta contra o cancro é de todos e a causa é nobre.

A verba angariada com as inscrições reverteu integralmente a favor da LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO.

Um grande Bem-haja ao Jorge Lopes (Coordenador) e toda a sua equipa: Sónia Figueiredo e Dulce Meneses de Vilar; Lúcia Marques de Caria; Teresa Pereira de Vila Pouca; Sónia Moita e Lília Nogueira de Moçâmedes, Ana Almeida, Cátia Pereira de Lourosa.

Sabemos que muitas vezes o vosso esforço voluntário não é bem compreendido, nem valorizado. Mas nunca desistam: angariar meios para ajudar os Doentes de qualquer tipo de Cancro e suas famílias é imensamente nobre!

SMM Atletismo – São Miguel do Mato

A Sociedade Musical avança com este novo projeto que visa complementar a formação Musical com uma atividade desportiva de grande interesse para todos, pois dirige-se a toda a população sem limites de idade.

O ensino e a prática da Música é algo que há mais de 130 anos a Sociedade Musical promove no sentido do bem comum e da formação cultural, moral e cívica de muitas gerações. Mas entende-se que é preciso ir mais além. O desporto é a via escolhida pelos benefícios para a saúde física, psíquica e social d todos.

– Quem gosta de Correr,

– Quem gosta de fazer umas boas caminhadas,

– Quem aprecia uns bons passeios pela nossa belíssima Freguesia e sua paisagem luxuriante…

Inscreva-se contactando o 916 193 856 (Manuel Branco), 937 958 608 (António Gonçalves de Almeida) 912 741 435 (José Moita) e 966 081 496 (Ricardo Costa). Pode ainda dirigir-se à Sede da Sociedade Musical em dias e Ensaio.

Vamos ajudar a por São Miguel do Mato a mexer e a promover a saúde de todos e cada um!


Ed. 762 (23/05/2019)

ASCD de São Miguel do Mato quer ir mais longe…

Centro de Dia será uma realidade a médio prazo!

Segundo se ficou a saber pela boca do próprio Presidente da ASCD SMM, Joaquim Fernandes, o Centro de Dia está aprovado pela Segurança Social faltando apenas o desbloqueamento de verbas para se avançar com o projeto. Embora o “apoio domiciliário” seja uma realidade de evidente qualidade muito dos nossos seniores precisam de um apoio suplementar para suprir diversas necessidades. De momento funciona um centro de convívio que funciona às 2.as, 4.as e 6.as. Além disso há Ginástica de Manutenção Sénior e Hidroginástica 1 vez por semana,

A ideia passa por colocar em marcha um serviço diário e durante todo o dia para o bem dos utentes.

Desporto

Para além de tudo isto não nos esqueçamos do Desporto proporcionado pela Escola de Andebol e pela Cultura bem representada pelo Grupo de Cantares da ASCD de São Miguel do Mato.

Freguesia ativa

Felizmente que a ASCD de São Miguel do Mato, a SM de Moçamedes e o Rancho de Vilar mantêm a Freguesia ativa. Pois de outra forma o marasmo, que mesmo assim é evidente, seria insuportável!

Está na Forja um Associação dos “Amigos de Caria”. Que seja bem sucedida e chegue a bom porto.


Ed. 761 (09/05/2019)

3.ª Feira da Primavera de SM do Mato

Realizou-se no domingo, dia 28 de Abril, a 3ª Feira da Primavera de São Miguel do Mato, organizada pela Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato. Pelo terceiro ano consecutivo a Feira da Primavera foi um sucesso, quer pela adesão da população, quer pelos feirantes que participaram e contribuíram para o sucesso da feira.

Em representação do Município de Vouzela marcaram presença o Sr. Presidente do Município de Vouzela, Eng. Rui Ladeira e da Sra. Vereadora Dra. Carla Maia, e também do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato, Gilberto do Carmo.

De realçar aqui a importância da adesão dos feirantes e expositores desta 3ª edição, que se associaram a este projeto.

A feira fica marcada e abrilhantada pela projeção Cultural proporcionada pela presença e atuação de diversos grupos e agremiações:

–  Sociedade Musical de Moçâmedes pela atuação de abertura da Feira;

– Coro da Universidade Sénior de Vouzela;

– Grupo de Cavaquinhos “Os Resistentes” de Ventosa;

– Grupo de Trajes e Cantares de Loumão;

– Grupo de Cantares da Associação “Os Amigos de Levides”.

Uma tarde cultural magnifica e de grande riqueza sem dúvida.

O Município de Vouzela merece um agradecimento especial por mais uma vez ter sido inexcedível com SM do MaTo e suas iniciativas. A Junta de Freguesia de Queirã e a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas merecem um bem-haja sentido pois foram impecáveis na cedência de equipamentos.

– Não esquecer todos os patrocinadores que apoiaram este certame.

– O Grupo de Jovens da Escola de Andebol, com grande empenho, foram um apoio essencial.

Muito obrigado, em nome da Freguesia e suas gentes, à Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato por mais esta brilhante iniciativa.

Já estamos à espera da 4.ª Edição!


Ed. 760 (25/04/2019)

Páscoa na Aldeia

Como é tradição de há muito tempo a visita Pascal não pode faltar às celebrações da Páscoa em São Miguel do Mato.

Como o nosso Pároco, Francisco Domingos, está entregue de 4 Freguesias e no passado nos obsequiou com a sua presença, este ano entregou-se da Freguesia de Queirã. Esta rotatividade é lógica e saudável.

Assim no Domingo o Diácono Lima Paiva encarregou-se das povoações do Bairro Novo, Caria, Vilar e Vila Pouco. Ainda que tenha cabido ao Padre Francisco terminar este percurso.

Hoje de Manhã o Padre Maia encarregou-se de Lourosa e lugares adjacentes.

Moçâmedes, Burgetas, Capela, Passo, Adsinjo, Casal e Roda foram visitadas pelo Padre Lindo Vale (Pároco de Sul, São Macário e demais povoações próximas).

Como é habitual os Religiosos são acompanhados por leigos que os auxiliam neste anúncio da Ressurreição às habitações e famílias da nossa Terra. Muito obrigado pela vossa disponibilidade, pelo vosso esforço. Que o Senhor vos recompense.


Ed. 759 (11/04/2019)

Reunião Magna da SM De Moçâmedes

No passado dia 30 de Marco pelas 20H00, reuniu, na sede da mesma Assembleia Geral da SM de Moçamedes como aqui havia noticiado.

Estiveram presentes a generalidade dos membros da Direção e da Assembleia Geral. Esteve ainda presente o Sócio José Manuel Arcanjo (cuja presença muito se saúda) e diversos Executantes.

1) Período antes da Ordem do Dia;

No Período da Ordem do dia foi Acta da Reunião anterior foi aprovada por unanimidade.

A Apresentação, Discussão e Aprovação da Conta de Gerência de 2018 mereceu aprovação Geral, depois de devidamente validada pelo Conselho Fiscal.

O Sr. Presidente apresentou o Documento e Dados de forma detalhada. Algumas questões foram (e bem) colocadas e devidamente esclarecidas.

No global podemos dizer que a Gerência de 2018 apresenta um saldo positivo apesar das muitas despesas que o funcionamento da Agremiação Implicam.

Outros assuntos do interesse da coletividade foram devidamente debatidos. Debatidos como o devem ser: de forma serena e com respeito por todos e suas perspetivas


Ed. 758 (28/03/2019)

ASSEMBLEIA GERAL DA SOCIEDADE MUSICAL DE MOÇÂMEDES

Convocam-se todos os Associados para Assembleia Geral Ordinária a realizar no próximo dia 30 de Marco pelas 20H00, na sede da mesma Sociedade Musical, e com a seguinte ordem de trabalhos:

1) Período antes da Ordem do Dia;

2) Período da Ordem do dia:

2.1) Leitura e Aprovação da Acta da Reunião anterior;

2.2) Apresentação, Discussão e Aprovação da Conta de Gerência de 2018.

3) Intervenção dos Sócios Presentes.


Ed. 757 (14/03/2019)

Um agradecimento

Ao nosso conterrâneo e amigo de longa data, Paulo Pereira, que muito tem feito por esta terra, suas gentes e instituições.

Fomos informados que por sua iniciativa a nossa amada Igreja Velha está de “cara lavada” pois promoveu a limpeza geral do velho templo!

Um grande Bem-haja amigo: que as pessoas deste lugar te saibam ser reconhecidas!

Talento e dedicação

Na pretérita edição da nossa GB publiquei bonita foto que tinha por motivo de fundo a Capela do Sr. da Agonia e a Beleza natural luxuriante que dá nome a esta Terra. A foto foi tirada pelo nosso amigo Prof. Horácio Ribeiro. O seu gosto e arte na fotografia brindam-nos com as maravilhas da natureza: sejam paisagens, sejam edifícios, sejam aves (e outros animais em estado selvagem) ou outros alvos de interesse.

Parabéns e muito obrigado Prof. (também por esta bela vista da Freguesia com os montes em fundo que uso para ilustrar este pequeno artigo)

Lamento 1

Ainda não há muitos anos que bons caminhos florestais permitiam que se circulasse pela floresta desta Freguesia mesmo de carro ligeiro. Desde há anos que a falta de cuidado com a manutenção de tal importante infraestrutura tornou tais vias intransitáveis mesmo por Trator de grande porte. É a floresta que fica em risco e à mercê de incêndios florestais; são trilhos turísticos e de acesso às matas/terrenos agrícolas que se perderam. A sua manutenção não teria sido cara; a sua reabertura é agora incomportável pelos poucos recursos disponíveis.

Lamento 2

Ver o Polidesportivo que foi construído a expensas do Campo de Futebol não servir para coisa nenhuma (no muito usado para umas atividades físicas das crianças do Infantário e Escola Primária) não é algo de agradável de todo. Não foi para isto que foi construído. Para além de nunca ter tido uma “Inauguração Oficial” (o que se lamenta) está condenado a um marasmo insustentável.

Havia um projeto sustentado para que, no decurso de um período de tempo razoável, fosse progressivamente coberto, fechado, iluminado, etc. Tal empreitada incluía também a construção de vestiários adequados. Seria uma obra que aproveitaria à Escola de Andebol e à Freguesia em geral; Freguesia que não possui um Salão de Festas e Reuniões coberto, amplo e condigno. Mas preferiram outras coisas, episódicas e de valor escasso ou nulo… e é isso que terão. Uma pena…


Ed. 756 (28/02/2019)

São Miguel do Mato é isto:

– Uma natureza bela e luxuriante;

– Templos antiquíssimos perdidos nos montes;

– Lendas e narrativas de encantar;

– Povo simples e acolhedor.

Por tudo isto e muito mais dirijo um convite a quem não nos conhece: VISITEM-NOS!

Recebemos a todos de braços abertos. Vem aí a Primavera e o Verão: dias longos e quentes. Um passeio pela nossa serrania e um percurso pelos pontos de interesse religioso recomenda-se. Vão gostar!


Ed. 754 (24/01/2019)

Avançam as obras de recuperação do Pavimento em SMM

No seguimento da instalação do saneamento Básico na nossa Freguesia muitas ruas e arruamentos ficaram em muito mau estado. É o preço do progresso e da instalação de uma infraestrutura tão relevante para a higiene e saúde de todos nós.

Apelei na altura a que não nos deixassem para trás no que toca à recuperação das vias rodoviárias de SMM, visto que outras localidades já beneficiavam de tal recuperação.

Felizmente já podemos constatar que tal já decorre a bom ritmo e vários troços já estão devidamente “remendados” de modo a que pessoas e veículos posam circular de forma mais segura e limpa. Vamos aguardar que todos os arruamentos “esventrados” sejam devolvidos às boas condições de circulação pedonal e automóvel.

Agradecemos, em nome pessoal e dos são micaelenses, às entidades publicas que se encarregam de tão vital recuperação, é que ainda se esperam chuvas (e abundantes se possível) que tornam muitos locais em lamaçais autênticos. Bem hajam.

 


Ed. 752 (20/12/2018)

16 de Dezembro 2018, Dia Grande para a SM de Moçâmedes!

Concerto de Natal

Começamos com um magnifico Concerto de Natal na Igreja Matriz. Sob a Direção do novo Maestro Rafael Ferreira, os nossos Jovens e Talentosos Músicos proporcionaram um belíssimo momento de prazer e orgulho para todos os que amam a nossa Terra e a Música!

Foram soberbamente interpretadas Obras Primas da Música de Câmara mais e menos recentes. O muito publico que assistiu saiu rendido à performance da Banda e da Qualidade das obras interpretadas!

Parabéns e muito Obrigado ao Músicos e ao nosso Maestro que tem apenas 1 mês de trabalho à Frente da SM de Moçâmedes!

Vai agora a Banda entrar num pequeno período de Defeso de 21 de Dezembro até a 4 de Janeiro 2019. Logo no dia 6 de Janeiro terá lugar a primeira atuação do ano em localidade onde já é habitual e imprescindível a presença nossa Banda vai para muitos anos.

 

Jantar de Natal da SM de Moçamedes,

Pelas 19H00 do mesmo dia juntamo-nos no Restaurante Palmeira para um superiormente bem conseguido momento de Alegria e Confraternização, centrado no já Habitual Jantar de Natal da SM de Moçamedes.

Músicos, Maestro, Amigos/Convidados e Direção reunimos para em “família” janta, mas sobretudo conviver e nos alegramos em Grupo.

Comeu-se, bebe-se, conversou-se e brincou-se muito. Estamos certos que todos nos sentimos como em família! E que melhor suporte se pode pedir para que o presente e futuro da SM de Moçamedes seja mais e mais Grandioso? Creio que nada podemos pedir de melhor!

Aproveitamos para:

Desejar a todos os Músicos, Direção Artística, Sócios e Amidos & Direção umas boas Festas e um próspero/feliz Ano de 2019.

 

Faleceu…

A Sr.ª D.ª Maria Teolinda de Vila Pouca/Caria. Contava 94 anos: nasceu a 9 de Fevereiro de 1924 e faleceu neste Domingo 16 de Dezembro 2018.

Junta-se na eternidade a seu marido Manuel Marques (falecido há cerca de 15 anos) e seu filho Augusto dos Santos Marques precocemente desaparecido.

Sua alma será sufragada em missa de 7.º dia na próxima 6.ª feira na Capela de Vila Pouca.

Era natural de Vila Pouco e repartiu a sua vida terrena pela sua localidade Natal, Caria e por algumas décadas em França onde viveu e trabalhou com seu marido e filhos.

Teve uma vida longa num tempo de dificuldades a que nunca virou a cara. Que sua Alma, pela Misericórdia de Deus, descanse em paz.

A todo família enlutada endereçamos as nossas condolências neste momento de perca e dor. Permitam-nos que nos dirigimos em especial ao filho Fernando, nora Fernanda e netos Pedro e David, por serem os familiares que conhecemos mais de perto e a que nos unem laços de amizade.

———————————————————————————————————

Ed. 751 (06/12/2018)

Assembleia Geral da Sociedade Musical de Moçamedes,

Decorreu no passado dia 28 de Novembro e pelas 20H00, na Sede da Agremiação a reunião Magna da Plucicentenária.

A generalidade dos membros dos membros da Direção e demais corpos sociais fizeram-se presentes. Bons números de executantes também se fizeram representar.

A ordem de trabalhos foi a seguinte:

1) Período antes da Ordem do Dia;

2) Período da Ordem do dia:

2.1) Leitura e Aprovação da Acta da Reunião anterior;

2.2) Aprovação do Plano de Atividades para 2019

2.3) Apresentação, Discussão e Aprovação do Orçamento para 2019

3) Intervenção dos Sócios Presentes.

 

No ponto 1 pouco ou nada a assinalar.

A Ata da Sessão de 23 de Fevereiro foi lida em voz alta e aprovada por unanimidade.

O Sr. Presidente da Direção apresentou de forma detalhada o Plano de Atividades e Orçamento para 2019. Disponibilizou-se a responder a qualquer questão que tais documentos suscitassem. Foram feitas e respondidas as questões colocadas. O Sr. Presidente da Direção realçou que vivemos tempos de dificuldades: porque as mordomias da Freguesia e de todos os locais onde é habitual atuar têm cada vez mais dificuldade em angariar verbas, mormente porque o número de festas é excessivo (só em SMM são 16 por ano!) e as pessoas não vivem tempos de folga orçamental; com a não vive o Município de Vouzela face às imensas despesas no sentido de recuperar a região da tragédia dos incêndios do Verão passado.

O Plano de Atividades e o Orçamento apresentam-se equilibrados, mas sem demasiadas ambições: é essencial ser prudente e atá algo austero para que não haja desequilíbrios ao longo do ano.

Foram avançadas algumas medidas/ideias que com o esforço de cada um e de todos em geral podem amenizar as dificuldades que nos esperam no próximo ano.

Mas com mais ou menos dificuldades daqui a um ano cá estaremos a celebrar eterna juventude e pujança da Banda da SM de Moçamedes, Escola de Música e tudo o que demais esta agremiação promove!

 

Concerto de e Jantar de Natal pela Banda SM de Moçamedes,

A realizar na Igreja Paroquial no próximo dia 16 pelas 15H00. Vai ser o grande evento cultural na nossa Freguesia neste mês natalício. Como sabemos tem a SM um novo Mestre, Prof. Rafael Ferreira, que pretende brindar a comunidade como um raro momento de elevação artística como será certamente o Concerto de Natal.

Vamos todos desfrutar.

O Habitual jantar de Natal da SM de Moçamedes será no mesmo dia pelas 19H00 no restaurante Palmeira.

 


Ed. 750 (22/11/2018)

O 143.º Aniversário da SM De Moçâmedes foi um enorme sucesso!

No sábado ainda foi possível levar a efeito as atividades programadas visto que o tempo assim o permitiu. Foram sobretudo horas de diversão e convívio para todos, em particular os mais jovens.

No Domingo choveu copiosamente, o passeio de motos clássicas não se pode realizar, mas no Domingo à tarde a festa foi rija e vivida num clima de amizade e confraternização exemplares!

Numa das antigas escolas primárias de Moçamedes (a dos rapazes como é conhecida) foi montada uma cozinha de campanha no átrio de entrada. Na sala de aula foram colocadas as mesas e bancos para que refeição coletiva se pudesse realizar com as melhores condições possíveis face às circunstâncias. A Cozinha da Sede da SM de Moçamedes e o Mobiliário da mesma foi importante suporte para que tudo corresse pelo melhor.

Bem hajam a todos os que deram o seu tempo, trabalho e muito esforço para que tivéssemos tido um almoço e lanche deliciosos. Realçamos a D.ª Idalina Queirós, o José António Queirós e esposa Susana e a Isabel Peres. Fantásticos na sua dedicação e esmero. Sabemos que acabaram o dia exaustos, mas certamente muito satisfeitos pelo muito que deram a todos os que quiseram estar presentes.

Não podemos deixar de realçar a entreajuda entre todos, mormente no que toda à movimentação do mobiliário e no serviço da refeição.

A tarde cultural foi preenchida com animadas conversas de amigos, pela atuação Veteranos de Queirã e suas Harmónicas e pelo Sr. Jorge à voz e Guitarra.

Enaltecer a presença das nossa Conterrânea e Vereadora Dr.ª Carla Maia que além da amabilidade da sua presença em representação do Município, nos deixou palavras de congratulação pelo trabalho desenvolvido e de estímulo para o futuro. Além disso trouxe como oferta dois novos instrumentos para a nossa Banda: um Trompete e um Clarinete.

No seu Discurso quis o Sr. Presidente apresentar os agradecimentos a todos os que fazem a SM de Moçamedes o que é hoje: executantes (a maioria muito jovens e obviamente talentosos/dedicados), Direção e Direção Artística agora a cargo do Professor Rafael Ferreira. Ainda ao Município de Vouzela (sem sempre inexcedível na ajuda à SM de Moçamedes), Sr. Paulo Pereira, Sócios e todos os que anonimamente tanto dão à Banda.

Quis ainda destacar a dedicação do Diretor José Moita em todas as áreas do funcionamento da nossa Sociedade Musical.

 

Assembleia Geral da SM de Moçamedes,

Será realizada no próximo dia 28, pelas 20H00 na Sede da SM de Moçamedes.

Trata-se de uma reunião estatutária que acontece sempre em Novembro (mais tardar início de Dezembro).

Ordem de trabalhos:

1) Período antes da Ordem do Dia;

2) Período da Ordem do dia:

2.1) Leitura e Aprovação da Acta da Reunião anterior;

2.2) Apresentação, Discussão e Aprovação do Orçamento para 2019

3) Intervenção dos Sócios Presentes.

Todos os associados esto convidados e a sua presença é sempre bem-vinda.

 

Paula Oliveira – orgulho da Freguesia

A Paula, “Paulinha” como a tratamos carinhosamente acaba de ser reconhecida como a melhor aluna da Escola Superior de Enfermagem de Viseu no ano da conclusão dos seus estudos2016/20174.

Muitos parabéns e muito sucesso é o que mais lhe desejamos.

Nasceu a 25 de Agosto de 1995 (conta apenas 23 primaveras!). Exerce com brilho a sua profissão em Madrid. De resto teve o primeiro contacto mais aprofundado com Espanha num Erasmus em Burgos.

De parabéns e certamente muito felizes estarão todos os seus familiares e amigos, onde nos incluímos. Mas destacamos em especial seus Pais (Luís e irmã Sofia).

 

Mês as Almas em SMM

Novembro é mês de lembrar, homenagear e velar por todos partiram. Festa de Todos os Santos, Celebração dos Fiéis Defuntos, Jubileu da Irmandade e Romagem ao cemitério marcam de forma mais intensa este mês e reflecção e oração.

Destacamos a celebração d missa na Igreja Velha, agora já coberta, com altar, bancos e luz elétrica. Excelente afluência de povo num dia muito frio e chuvoso.

Não foi possível visitar o cemitério adjacente pela chuva que caía, mas também por impossibilidade do nosso Pároco que tinha de presidir a Jubileu de Irmandade em Queirã.

 


Ed. 749 (08/11/2018)

Festa de Aniversário da Sociedade Musical de Moçamedes

143 anos ao Serviço da Cultura!

As festividades começam no Sábado dia 10 e pelas 17H00 com a seguinte agenda:

17H00 – Música Gravada para começar a animar o pessoal,

20H00 – Atividades diversas do Grupo da SM de Moçamedes,

21H00 – Karaoke.

 

Domingo dia 11,

– Manhã dedicada ao 1.º Passeio de Motos da SM de Moçamedes;

13H00 – Almoço Convívio,

17H00 – Atuação de Grupo de Cantares,

18H00 – Lanche de convívio e confraternização.

Quem deseja associar-se pode inscrever-se na Sede ou pelo contacto 93 811 18 44. Para sócios a inscrição custa 5 notas musicais; para não sócios são 8 notas Musicais.

Desde já um agradecimento ao Município de Vouzela que nunca nos falta com o seu imprescindível apoio.

 

1.º Passeio de Motos da Sociedade Musical de Moçamedes

11 de Novembro 2018

Numa feliz iniciativa a SM de Moçamedes promove pela 1.ª vez um passeio de motos. Muito bem! Como sabemos as máquinas de 2 rodas são uma paixão para muitos e outrora o meio de transporte da grande maioria da população que não conseguia ter carro. Quem não se lembra das nacionais Famel, SIS Sachs, Lambretas, etc.; dos grandes clássicos mundiais como as emblemáticas Triumph, Norton, Harley Davidson, BMW, Cagiva, Aprillia, Ducati, Piaggio, passando pelos populares japoneses como a Honda, Suzuki, Yamaha…? E quem não se lembra da forma como os motociclistas embelezavam as suas máquinas… um autêntico “tuning” artesanal!

Neste dia de São Martinho promove a SM de Moçamedes em que todos os interessados possam celebrar o prazer e paixão pelas duas rodas. O programa é o seguinte:

8H30 – Concentração na Sede da SM de Moçamedes,

9H00 – Início do passeio,

10H30 – Reforço Alimentar,

13H00 – Almoço na Sede da Sociedade Musical de Moçamedes. Há Porco no Espeto!

Quem se quiser inscrever pode fazê-lo pelo e@mail da Banda smmocamedes@gmail.com

Ou pelos seguintes contactos: Manuel Branco (91 203 77 99), José Moita (91 274 14 35), Joaquim Paixão (96 107 47 41), Eduardo Almeida (96 952 96 91), Ricardo Costa (96 608 14 96), Liliana Paixão (96 744 38 37) e Ana Santos (96 533 94 61).

A inscrição custa 15 Motos para o condutor e 10 Motos para o acompanhante. Este preço inclui:

– Pequeno Almoço,

– Reforço Alimentar,

– Almoço,

– Brindes!

Vamos todos associar-nos a esta magnifica iniciativa. Desde já uma nota de gratidão ao Apoio dos Patrocinadores e do Município de Vouzela.

——————————————————————————————–

Ed. 747 (11/10/2018)

Festas em Honra de São Miguel Arcanjo,

Os dias 29 e 30 de Setembro foram marcados na nossa Terra pela Celebração do nosso Padroeiro: São Miguel Arcanjo.

E não podia ter sido festejado em lugar mais próprio que na renovada Igreja de São Miguel, vulgo Igreja Velha. De facto, dali se deu nome à nossa Freguesia, é aquele o local que verdadeiramente se chama de São Miguel do Mato. Ainda hoje uma boa percentagem da população da nossa Freguesia se iniciou e professou a sua Fé naquele Templo. Depois de tombar em ruínas eis que, qual Fénix, renasceu das cinzas e das pedras caídas e readquiriu a dignidade perdida! Hoje possui de novo os elementos centrais de uma Igreja: cobertura, fecho, limpeza, Altar, bancadas, luz elétrica, etc. Falta ainda bastante para uma reabilitação total: uma Sacristia, um Altar e Ambão de maior qualidade, bancadas que preencham todo o espaço, etc. Tal como “Roma e Pavia não se fizeram num dia” assim a Igreja Velha vai renascendo de forma gradual, mas bem sustentada. Deve ser um orgulho para todos nós que amamos aquele espaço e aquele Templo. Orgulho de todos os são micaelenses! E motivo para agradecer a todos os que se têm dedicado há anos pela Reabilitação da Velha Igreja. Bem-hajam!

No dia 29 houve Caminhada/Peddy Paper desde o centro da Freguesia até ao local. Atividade lúdica de interessante e saudável que arrancou às 17H30 e terminou na festa da chegada.

Pelas 21H30, e até ala madrugada, a festa esteve a cargo dos “Conjunto Musical Tó Grilo” – Houve serviço de bar e atrações gastronómicas.

Dia30 foi dia maior nesta ambiência em torno do Padroeiro:

– Missa Solene em Honra do Arcanjo São Miguel, seguida de procissão pelos antigos trilhos percorridos durante centenas de anos. Foram levados os Andores de São Sebastião, Sr.ª dos Milagres (Caria), Sagrado Coração de Maria (Vilar), N. ª Sr.ª de Fátima (Vila Pouca), N. ª Sr.ª de Fátima (Lourosa); e claro que o Andor carregando o Festejado Arcanjo São Miguel. As referidas imagens ficaram expostas no interior da Igreja até ao final do dia. Assistiu à cerimónia um avultado número de fiéis.

– Pelas 14H00 começou uma vídeo projeção de todas a atividades festivas, pastorais e catequéticas realizadas ao longo do ano. Um importante documento para memória futura.

– Seguiu-se a atuação da Tuna “Unidos das Donas”, de Figueiredo da Donas.

– Pelas 16H00 iniciou-se a atuação do Rancho Folclórico de Vilar que rematou, com o habitual brilhantismo, as Festividades em honra de São Miguel Arcanjo 2018.

Muito obrigado a todos os que contribuíram com muito e valioso/árduo trabalho e canseiras para que tudo decorresse da melhor forma possível. A todos os que contribuíram de forma monetária. E ao Município de Vouzela que cedeu as cadeiras, o palco/ outros materiais indispensáveis e pessoal de apoio às festividades.

Nota final: já aqui chamei à atenção sobre o potencial turístico da Igreja Velha, espaços adjacentes e antiga linha da CP. As festividades que noticiamos provam o que sempre defendemos. Esperemos que aquele nobre e sagrado espaço não seja apenas útil uma vez de ano a ano…

 

Assembleia de Freguesia de SMM

Reuniu em sessão ordinária estatutária no passado dia 28 pelas 21H00 no Edifício Sede da JF de São Miguel do Mato. Todos os seus membros se fizeram presentes.

Os dois pontos a votação: Ata da Sessão anterior e Protocolo de Cooperação entre o Município Vouzelense e a Freguesia foram aprovados por unanimidade.

Verifica-se, com agrado, que o Município se propõe manter 2 funcionários dos seus quadros ao serviço da Freguesia e aumentou de forma considerável o valor a transferir anualmente para apoio ao bom funcionamento da Junta.

Aproveitou-se o espaço para o debate de diversos assuntos de interesse da Freguesia. Um debate assente no respeito das diversas posições, franco e aberto. Como deve ser sempre.

Voltaremos a reunir em Dezembro, exceto se alguma reunião extraordinária for necessária.

—————————————————————————————————————-

Ed. 744 (26/07/2018)

Grande Festival de Folclore de Vilar!

Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico de Vilar de S. Miguel do Mato. Que grande festival, estiveram presentes o grupo organizador, o R. F. Paliteiras de Chelo, Penacova, o R. F. de S. Salvador de Monte Córdova, Santo Tirso e o Mirandanças de Miranda do Douro.

Foi o 35º Certame organizado pela Notável Agremiação Cultural da nossa Freguesia. Mais uma vez um enorme sucesso. Parabéns à Organização e muito obrigado aos Grupos Folclóricos que vieram até nós e brilhantemente participaram.

Juntamos algumas fotos que mostram que o folclore é arte rica e diversificada que não se cinge aos habituais “ranchos” como danças e cantares mais frequentemente vistos entre nós.

 

Crisma Arciprestal de Vouzela contou com São Micaelenses

Naquele que foi o último ato Litúrgico do agora Bispo Emérito de Viseu D. Ilídio Leandro, realizou-se o Crisma Arciprestal de Vouzela. Concretamente na Freguesia de Ventosa, no passado Domingo dia 15; tendo-se iniciado as cerimónias pelas 17H00. Dos 60 crismados 31 pertenciam à Comunidade Inter-paroquial de Fataunços/Queirã e São Miguel do Mato. Mais de 50%, portanto. 12 de Fataunços, 10 de Queirã e 9 desta Terra de São Miguel do Mato.

Ilídio exortou os jovens a “não desiludirem os Espírito Santo”. Que no futuro, na família, na escola, na profissão, no namoro, no casamento em todas as atividades humanas em que se insiram sejam Testemunhos ativos do Cristo Redentor que, depois de morrer e ressuscitar por nós e nossa salvação, nos legou a árdua tarefa de pôr em prática a mensagem do Evangelho no Mundo. “ide por todo o Mundo e anunciai o Evangelho (que quer dizer Boa Nova) a toda a criatura” foi um dos seus últimos pedidos aos Apóstolos de que somos continuadores. Assim façam os que agora Confirmaram a sua Fé em Cristo de forma Solene!

Parabéns a todos, mas permita-nos que destaquemos em particular os desta Freguesia. Neste domingo receberam os parabéns e felicitações da nossa Paróquia pelas 9H00 (missa Dominical na Igreja Matriz).

 

Celebrou-se Missa na Igreja Velha de SMM

Um ritual cada vez mais enraizado na nossa Comunidade Cristã: rumar ao Velho Templo e Celebrar por lá como fizeram gerações e gerações (antepassados e muitos ainda entre nós).

De realçar que a Igreja Velha está cada vez mais redignificada e possui agora, entre outros, Luz Elétrica, Altar, Bancos, etc.

Como sabemos sempre que alise celebra as esmolas e dádivas dos fiéis revertem inteiramente para as obras de reabilitação daquele templo… ainda falta revestir e pintar paredes, equipar todo o espaço com bancos, reconstruir a sacristia, construir lavados, etc. Como costuma exortar o Padre Francisco “sejamos generosos”!

 

————————————————————————————————————

Ed. 743 (12/07/2018)

Reunião Ordinária da AF de SMM

No passado dia 30 de junho (pelas 18h00) reuniu a AF de São Miguel do Mato. Reunião Estatutária de Junho. Fizeram-se presentes todos os seus membros. Representou o Executivo o Presidente Gilberto do Carmo e a Tesoureira Ana Lima.

Apenas um ponto a votação: a aprovação da acta da sessão anterior. Que foi naturalmente aprovada.

Assim sendo foi aproveitado o tempo para se debaterem múltiplos assuntos de interesse da Freguesia para que a Assembleia pudesse ficar a saber detalhes sobre (entre outros):

– Limpeza da freguesia,

– A proposta torre da NOS na Serrinha,

– O projeto de Saneamento Básico que o Município de Vouzela se propõe implementar em parte de SMM.

– Como está a preparação da ápoca de incêndios: afinal SMM faz parte dos 15% do concelho que não arderam em 2017 e impõe-se preservar esta importante riqueza.

Em Setembro voltaremos a reunir em nova Sessão Ordinária.

 

Passeio Inter-paroquial 2018

Como já é hábito as 4 paróquias a cargo do Padre Francisco Domingos (SMM, Queirã, Figueiredo das Donas e Fataunços) juntam-se para mais jornada de confraternização tendo como base um passeio Inter-paroquial. Este ano a deslocação foi ao santuário de Nossa Sr.ª do Sameiro em Braga.

Este ano forma 7 os autocarros necessários a que todos os que quiseram participar tivessem o seu lugar assegurado.

Depois de Missa na Basílica do Santuário seguiu-se o Almoço. Para a parte da tarde ficou a visita ao Centro Histórico de Braga, mas sobretudo uma animada tarde convívio abrilhantada pela “Tuna de Figueiredo das Donas”. Na viagem de volta uma passagem por St. ª Maria Adelaide (Arcozelo, VN de Gaia) onde se lanchou em fraternal confraternização.

O regresso fez-se pelas Via Maris (A29/A25).

Mais uma excelente oportunidade para as nossas gentes visitarem locais de grande interesse cultural e religioso. Para bens à Organização.

Festival de Folclore de Vilar SMM

É já a 35.ª edição do importante certame anual que marca a agenda cultural em SMM. O cartaz é de luxo como é hábito:

– O Rancho Folclórico de Vilar;

– “Mirandanças” (danças mistas) de Miranda do Douro,

– RF as Pauliteiras de Chelo (Penacova),

– RF São Salvador de Monte Córdova (santo Tirso),

É o celebrar e preservar de costumes e tradições de outros tempos: seus trajes, utensílios, sua forma de cantar e bailar; a sua vida e a sua cultura em geral.

Todos estão convidados a associar-se e a ajudar o RF de Vilar pois é uma importante Instituição da Freguesia que sobrevive com enorme escassez de meios que façam face às avultadas despesas que a sua atividade implica.

A todos os envolvidos neste enriquecedor Festival de Folclore: Bem-hajam!

————————————————————————————————-

Ed. 740 (24/05/2018)

Festa do Espírito Santo em SMM

Mais uma romagem anual até ao Templo dedicado ao Espírito Divino ali entre Caria e Vilar. Trata-se de uma festividade antiquíssima do Catolicismo que esta Terra celebra com grande fervor desde há séculos.

Toda a gente com 40 ou mais anos se recorda por certo de quando a Procissão saída da Igreja Matriz pelas 8h00 da manhã e rumava até ao Templo do Divino Espírito Santo. No início eram apenas uma quantas pessoas que seguiam o Sacerdote e Mordomos que transportavam os símbolos religiosos. Depois, ao longo do longo percurso, forma-se um autêntico “Rio de água Viva” e chegava ao destino uma numerosa Multidão. A Banda da SM de Moçamedes abrilhantava a Procissão e Festa Religiosa… era enorme o esforço e sacrifício dos Músicos: por caminhos ingremes e sob calor intenso tocavam quase sem paragens até ao fim do percurso. Tempos idos…

Hoje a Procissão sai um ano da Capela da Imaculado Coração de Maria em Vilar, e no ano seguinte (como foi o caso do corrente) da Capela da Sr.ª dos Milagres em Caria. Percursos mais curtos e adequados a uma população muito envelhecida. Bem-haja a todos os que tornaram esta Festividade Possível lhe deram a nobreza e brilhantismo que a mesma justifica. Que sejam compensados pelos seus trabalhos, canseiras e dedicação.

 

Origem e Significado Religioso da Festa

A Festa do Divino Espírito Santo é uma festa cristã. A sua origem é tão antiga quanto o próprio cristianismo! O seu nome litúrgico é “Festa de Pentecostes”. Outros países católicos como França e Bélgica concedem Feriado amanhã 2.ª feira de Pentecostes para enfatizar a importância da Festividade. Não, não se trata de uma festa em Honra de um Santo, trata-se da Festa do próprio Deus única fonte de Santidade para os Crentes!

A palavra “Pentecostes” é de origem grega e significa “cinquenta dias”. No tempo de Jesus, a comunidade judaica celebrava uma festa típica, em agradecimento pelas colheitas, cinquenta dias após a Páscoa, da qual participavam judeus de todas as partes do mundo. Nesse dia, Jesus enviou sobre os Apóstolos o Espírito Santo (Atos 2). Repletos e animados pelo Espírito Santo, os Apóstolos começaram a pregar corajosamente a Boa Nova de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

O texto do Livro dos Atos dos Apóstolos sublinha a efusão do Espírito Santo e dos seus Dons sobre os Apóstolos e a realização da Nova Aliança, selada por Deus em Cristo.

O apelido “Divino” está a indicar a divindade do Espírito Santo: verdadeiro Deus, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, do Deus Uno e Único na Trindade das Pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo).

A vinda do Espírito Santo foi anunciada aos Apóstolos por Jesus como “Advogado” e “Consolador”. De fato, é o Espírito Santo quem guia e conduz a Igreja pelos caminhos do mundo e da história. Jesus continua a sua obra salvadora, em prol de todos os homens, pela ação da Igreja, a qual, para cumprir sua missão, conta constantemente com a presença do Espírito Santo.

A Igreja celebra a festa de Pentecostes com os paramentos vermelhos, símbolo e sinal do amor Deus para com a humanidade, do Sangue dos Mártires e das “Línguas de Fogo” que caíram sobre os Apóstolos no Cenáculo como símbolo da vinda do Espírito.

A Água, que simboliza a pureza e a vida também é símbolo do O Espírito Santo enquanto “água viva” descida do céu para nos lavar e purificar do pecado.

O Espírito Santo é representado no símbolo de pomba. Já nas páginas do Novo Testamento encontramos este símbolo, transmitindo o sentido de amor, pureza, paz, mansidão, bondade, vida nova.

A plenitude da ação do Espírito Santo nos corações dos fiéis é representada em forma de Sete Dons: Entendimento, Ciência, Sabedoria, Conselho, Piedade, Fortaleza, Temor de Deus.

———————————————————————————————————–

Ed. 739 (10/05/2018)

Feira da Primavera de SM do Mato

Realizou-se no domingo, dia 29 de Abril, a 2ª Feira da Primavera de São Miguel do Mato, organizada pela Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato. Pelo segundo ano consecutivo a Feira da Primavera foi um sucesso, quer pela adesão em grande número da população, pelos feirantes que participaram e contribuíram para o sucesso da feira, realçando sempre o apoio e participação dos vários grupos que atuaram durante a manhã e tarde cultural e acrescentaram um brilho especial à feira.

Destacam-se as presenças do Sr. Presidente do Município de Vouzela, Eng. Rui Ladeira e da Sra. Vereadora Dra. Carla Maia, e também do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato, Gilberto do Carmo.

Importa realçar a pronta e fundamental adesão dos feirantes e expositores a esta 2ª edição, o que demonstra a sua satisfação como o projeto e o que dele ponderam retirar.

A Sociedade Musical de Moçâmedes proporcionou uma magnifica arruada e atuação de abertura da Feira. Presentes ainda, e como notável brilhantismo: Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, ao Grupo de Trajes e Cantares de Cambra, ao Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas e à Tuna de Figueiredo das Donas que proporcionaram excelente entretenimento e tarde cultural de relevo.

O Município de Vouzela mais uma vez prestou indispensável apoio. Uma vez mais mostrando que é inexcedível com SMM saibam as Organizações e Pessoas captar a sua pronta colaboração

Os patrocinadores e particulares que apoiaram este certame merecem particular agradecimento.

O Grupo de Jovens da Escola de Andebol teve um papel decisivo para que o evento tivesse a dimensão e brilho alcançados.

Como São Micaelense mais uma vez endereço os parabéns e agradecimento à Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato por mais uma realização de grande alcance que a todos orgulha. E muitos parabéns!


Ed. 738 (26/04/2018)

Reunião Ordinária da AF de São Miguel do Mato

– Sábado, dia 28 pelas 16 horas no Edifício Sede da JF da nossa terra;

Período antes da Ordem do Dia:

* Apreciação e votação da Ata da Sessão Ordinária de 30 de Dezembro 2017;

* Outros assuntos de interesse da Freguesia;

Período da ordem do Dia:

* Aprovação da Conta de Gerência de 2017:

* Aprovação do Plano Plurianual de Investimento de 2017;

* Revisão do Orçamento 2018;

* Revisão do Plano Plurianual de Investimento de 2018;

* Aprovação do Regimento da Assembleia de Freguesia;

* Apresentação e Apreciação do Inventário da Junta de Freguesia;

* Aprovação do Regime de Taxas;

* Missa Anual de Homenagem aos Combatentes.

Período de Intervenção do Publico (que se convida a estar presente e a participar nos moldes legalmente determinados: 5 minutos por pessoas e 30 minutos no total)

 

Uma observação: o horário da Reunião não é o mais conveniente! De facto, muitos têm atividades diversas ao sábado à tarde. No caso pessoal para estar presente terei de perder meio dia de trabalho o que não é correto


Ed. 737 (12/04/2018)

Páscoa 2018 em SM do Mato

No cumprimento das tradições e costumes antigos se celebrou a Ressurreição de Cristo!

Visita Pascal é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita casa a casa de uma paróquia (daqueles que a queiram receber) do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição.

Antigamente sempre o Pároco mas hoje devido à falta de Sacerdotes (e mesmo Seminaristas) disponíveis também se usa a forma com um pequeno grupo de paroquianos ou mordomos por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, percorre várias casas de outros paroquianos que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus Ressuscitado no dia de Páscoa. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.

A esta tradição associaram-se diferentes formas de receber essa visita. Ela é vista como uma forma de confraternização dos membros da comunidade paroquial com a oferta de alimentos da quadra ou apenas uns minutos de repouso para o grupo itinerante. É também comum ser aproveitada para oferta de donativos pecuniários à paróquia (para pagamento de eventuais direitos paroquiais).

Na nossa Freguesia é tradição antiquíssima que sejam visitados os lares de Vilar, Caria, Vila Pouca, Rabaçal e Bairro Novo no Domingo e os de Lourosa, Moçamedes e povoados adjacentes recebam a visita dos símbolos do Ressuscitado na 2.ª Feira. Assim foi mais uma vez. Este ano sob a condução do nosso Pároco Padre Francisco.

Depois da Quaresma marcada pela reflexão, oração, penitência, renuncias e jejuns/abstinências (não comer carne à 6.ª feira por exemplo), surge a explosão de alegria pela Ressurreição e é habitual comer e beber com abundância em dia de tanta alegria. No final da Quaresma é habitual limpar cuidadosamente as casas e espaços exteriores como símbolo de purificação interior que nos prepara para o receber da Cruz do Ressuscitado! Assim foi mais uma vez.

Fica aqui um agradecimento especial aos “mordomos” que acompanharam o Pároco e a Cruz no longo percurso pelos povoados de São Miguel do Mato: a Freguesia não é enorme, mas bastante dispersa. Que o Senhor vos recompense pelo vosso muito esforço.

————————————————————————————————————————

Ed. 736 (22/03/2018)

A Sociedade Musical de Moçamedes reuniu em Assembleia Geral

Tendo aqui noticiado a realização da reunião magna da SM de Moçamedes volto ao tema para destacar 2 pontos essenciais da ordem de trabalhos que merecem o maior relevo.

1) A Conta de Gerência de 2017 foi aprovada por unanimidade de pois de devidamente validada pelo Conselho Fiscal. Sem entrar em detalhes assinalamos o excelente equilíbrio de contas e uma saúde financeira assinalável: não se “nada em dinheiro”, mas os recursos (que são escassos) são alvo de uma gestão rigorosa. Parabéns à Direção.

2) A Direção foi reconduzida por um período de 3 anos como previsto no artigo 13.º dos estatutos. O Sr. Presidente da Direção e seus pares quiseram assinalar que pensam neste período de tempo poder terminar a total remodelação das instalações, a frota e demais obras e desenvolvimentos essenciais a um futuro de progresso sustentado da SM de Moçamedes. Desejamos-lhe as maiores felicidades e sucessos. Agradecemos a sua disponibilidade para o serviço publico e gracioso à Instituição, o muito tempo que vão tirar das suas vidas pessoais e familiares e as enormes canseiras que os esperam. Que a realização da obra que ambicionam seja a vossa maior recompensa. E que a Freguesia vos saiba ser reconhecida. Da nossa parte: Bem-hajam!

 

Para informação geral aqui fica a Lista de Diretores para o triénio 2018 a 2021

DIRECÇÃO
Presidente Manuel Branco Sócio n.º 24
Vice-presidente António Gonçalves Sócio n.º 38
1.º Secretário Ricardo Costa Sócio n.º 104
2.º Secretário Ana Santos Sócia n.º 126
Tesoureiro Fernando Silva Pereira Sócio n.º 58
Diretora Artística (Coros) Liliana Paixão Sócia n.º 113
Vogal António Sá Sócio n.º 112
Vogal Paulo Pereira Sócio n.º 4
Vogal José António Queirós Sócio n.º 170
Vogal Vítor Cabral Sócio n.º 160

 

CONSELHO FISCAL
Presidente Joaquim Paixão Sócio n.º 45
Vice-presidente José Moita Sócio n.º 66
1.º Secretário Liliana Paixão Sócio n.º 113
Suplente Isabel Ferreira Sócia n.º 137

 

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente Arlindo Brazeta Sócio n.º 47
Vice-presidente Eduardo Almeida Sócio n.º 10
Secretário Francisco Queirós Sócio n.º 75
Suplente Catarina Moita Sócia n.º 125

 


 

Ed. 734 (22/02/2018)

SMM – Sociedade Musical de Moçamedes reúne Assembleia Geral

Vai decorrer no próximo dia 23 (sexta-feira) pelas 19H30 e no edifício Sede da agremiação a reunião magna da SMM – Sociedade Musical de Moçamedes. Trata-se da Assembleia Geral Ordinária que estatutariamente acontece no primeiro trimestre de cada ano. Este ano vai ser mais cedo que o habitual pois costumamos reunir em Março, mas por motivos de força maior assim terá de ser.

A ordem de trabalhos é a seguinte:

1) Período antes da Ordem do Dia;

2) Período da Ordem do dia:

2.1) Leitura e Aprovação da Acta da Reunião anterior;

2.2) Apresentação, Discussão e Aprovação da Conta de Gerência de 2017.

3) Recondução da atual Direção e demais corpos sociais para o triénio 2018 – 2021 (ao abrigo do artigo 13.º dos Estatutos da Sociedade Musical de Moçâmedes).

4) Intervenção dos Sócios Presentes.

Todos os Sócios estão convidados a participar desde que reúnam condições para tal (ter as quotas em dia por exemplo). E participar deve ser mais do que assistir: deve ser dar um contributo positivo para a vida da Banda e não contribuir para qualquer distúrbio e perturbação do caminho de progresso, desenvolvimento e crescimento sustentado que esta Pluricentenária agremiação vem trilhando desde há vários anos.

Cabe ao Sr. Presidente da Assembleia Geral a Condução dos trabalhos, dar e retirar a palavra a qualquer um dos presentes (Membros da Direção, da Assembleia Geral e Sócios presentes). A reunião é publica, mas a participação reservada aos Sócios, e estes só podem intervir se, como já referi, estiveram habilitados a tal. O tempo dedicado à intervenção dos Sócios deve cingir-se a 30 minutos no total e 5 minutos por pessoa.

A convocatória foi feita por meio de Editais colocados nos locais de estilo habituais, esta notícia de jornal e via SMS a todos os Membros dos Corpos Sociais, direção Artística e Executantes. De resto vai decorrer Ensaio geral a começar pelas 21H00 o que melhora a possibilidade de participação de Mestre e Músicos na AG da Sociedade Musical de Moçamedes e nos obriga a sermos rigorosos e céleres no decurso dos trabalhos.

Contamos com a vossa presença e entusiasmo!

———————————————————————————————————————-

Ed. 732 (25/01/2018)

Porque “Feirar é preciso” …

Apoiemos e dinamizemos a Feira mensal!

SMM, concretamente Moçamedes, dispõe desde há décadas de uma Feira Mensal. Que já conheceu melhores dias, mas também já passou por crises bem mais evidentes. Numa terra tão envelhecida como a nossa e tão mal servida por uma miserável rede de Transportes públicos, a Feira é mais importante que nunca! De facto, é lá que muitos dos São Micaelenses fazem as suas compras mensais “por grosso”: são as mercearias e todo o tipo de bens alimentares, mas também roupas ou calçado. Nem todos têm condições de deslocar aos centros urbanos e mesmo que o possam fazer não é nada fácil transportar as compras mais alargadas até suas casas. Por outro lado, bem sabemos que os preços praticados em Feira são bem mais de acordo com as parcas posses da maioria dos nossos conterrâneos que vivem de escassos rendimentos do trabalho, do pouco que a agricultura vai dando e, cada vez mais em maioria, de parcas reformas.

Por isso importa preservar este Mercado, mas sobretudo cuidar do mesmo para que não se extinga, antes se rejuvenesça e alargue.

Os Feirantes são pessoas por quem nutro particular estima: são gente que ganha a sua vida de forma dura e árdua! Seja em dias de sol abrasador ou de inclemente tempestade não deixam de se levantar bem cedo, pegar nos seus haveres e armarem a “barraca de venda” nos mais variados lugares. As condições que vão encontrando são quase sempre das mais básicas que se possa imaginar: falta quase tudo desde Casas de Banho a um Local onde possam cozinhar/comprar a sua alimentação, ou um terreno arranjado onde possam montar os seus locais e venda sem ser em cima de pó ou lama.

Se queremos uma Feira Mensal em SMM viva e cada vez mais forte precisamos de dar aos feirantes e a quem compra condições dignas pois só dessa forma se manterão os atuais clientes/frequentadores como muito mais habitantes usarão a Feira como local habitual de compras. Assim se manterá o Interesse de quem vende em se deslocar cada mês a Moçamedes e até aumentará o numero de vendedores e artigos disponíveis. Parece-me claro e óbvio o que é imperativo fazer-se e que tal nem sequer requer um investimento assim tão avultado. Faça-se, e rapidamente, a bem de todos! SMM não se pode dar ao luxo de perder mais um Serviço que tanta importância tem para a nossa população, sobretudo a mais idosa e carenciada! Tratem-se bem Feirantes e Clientes que a Feira não só se manterá como irá crescer exponencialmente.

Por outro lado, ainda me lembro bem de haver na Feira espaço para que cada um pudesse aí levar os seus produtos e vende-los ou trocá-los com outros. Sabemos que as regras de comércio cada vez mais apertadas/reguladas e muito escrutinadas por uma fiscalização tributária e de higiene e segurança implacáveis limitam (ou impedem mesmo) essa forma de “Feirar” mais tradicional e genuína. Urge, portanto, fazer um levantamento exaustivo e rigoroso das leis a esse propósito e esclarecer bem a população do que seja possível fazer-se de acordo com a lei. Todos poderiam ganhar…

 

Entretanto somos cada vez mais “visitados” por vendedores ambulantes, sobretudo de peixe e pão, mas também de mercearia e alimentares diversos. Apoiemos também estes “visitantes” que nos fazem chegar em cada dia bens essenciais. São mais caros que nas Hipermercados? Claro! Mas não esqueçamos que nos chegam diretamente a casa e nos poupam tempo e despesa! Se calhar e afinal não são afinal nada mais caros…

————————————————————————————————————————–

Ed. 732 (25/01/2018)

Festa em Honra do Mártir São Sebastião iniciou festividades Religiosas de 2018 em SMM

Com a Festa em Honra do Mártir São Sebastião (Moçâmedes) começou-se o Ciclo de Festividades Religiosas 2018 em SMM. Realizou-se no passado Domingo e mereceu a grandeza que se impõe. Parabéns à Mordomia e todos os que demais colaboraram em tão importante celebração.

Ao longo do ano as diversas povoações desta Freguesia, em especial os Reitores e Mordomos das Festas, vão dar o seu melhor de si para a realização de estupendas Festas Religiosas e Arrais Populares. Ninguém gosta de ficar atrás do seu vizinho e todos procuram ser brilhantes naquilo que ofereceram à nossa Terra! Teremos cerimónias religiosas de rara beleza com as Capelas e espaços adjacentes sempre impecavelmente arranjados e alindados! Teremos Festas Rijas com musica, alegria e petiscos do melhor!

A quem muito tirará de si mesmo e suas famílias e trabalhará arduamente para que estas festas fossem possíveis desde já e antecipadamente MUITO OBRIGADO! Que Deus vos recompense, que todos nós saibamos ser Gratos pelos vossos trabalhos e canseiras!

Um novo ciclo se inicia e que terá diversos pontos muitos Altos em especial com a Festa Maior em honra do nosso Padroeiro São Miguel lá para o final de Setembro. Festa grande como sempre e que cada vez mais ocupa um lugar central no nosso calendário de Festividades em especial porque a Igreja Velha é hoje um Templo novamente preparado para que se celebre em grande. Quem cá está e quem nos visitará serão os suficientes para que o nosso Padroeiro seja celebrado com a grandeza e o brilho que se justifica!

Não podemos deixar ainda de anunciar desde já que as sempre emocionantes celebrações que terão lugar na nossa amada Igreja Velha.

Obras de melhoramento na Capela de St. ª Eulália

Ainda aproveitamos para noticiar que a Capela de St. ª Eulália em Moçâmedes (Burgetas) foi alvo de importantes obras de remodelação e beneficiação: novas portas, janelas e bancos entre outros melhoramentos. Muito obrigado a quem se empenham em tal causa: capelania importante (como todas as outras que existem na Freguesia bem entendido) tendo já servido como Igreja no passado a quando de indisponibilidade dos Templos maiores. Aí se realizam festas maiores desta terra como a do Mártir São Sebastião, St.º António e Sr.ª das Dores entre outras.

—————————————————————————————————————–

Ed. 730 (21/12/2017)

Faleceu

O Sr. Orlando Fernandes dos Santos de Moçamedes, contava 71 anos e é com profunda tristeza que damos esta notícia. Como certamente muitos dos que a vão ler, e não saibam do sucedido, irão também juntar-se aos que sentem de luto com a sua partida precoce. E dizemos precoce porque nos dias que correm 71 anos é ainda uma idade em que se podem esperar viver uns bons anos mais. Não foi o caso infelizmente…

Deixa viúva a Sr.ª D.ª Olinda Nogueira dos Santos e 4 filhos nossos amigos: o Vasco, o António, a Teresa e a Susana. A Todos vós os mais sentidos pêsames e que a fé em Deus vos ajude a superar este momento de amargura pela perda do Companheiro de uma vida e do Pai amigo de sempre.

Homem bom, amigo do seu amigo, homem cheio de vida e energia construiu uma sólida reputação empresário/talhante. Todos nos lembramos que o seu talho em São Pedro do Sul era o mais prestigiado daquela Vila/Cidade.

Para mim e para muitos partiu um grande amigo que recordaremos com saudade.

Que descanse em paz para a eternidade na companhia de todos os eleitos, mas sobretudo de seus irmãos António, Vasco, Ermelinda e Alice. Resta vivente a irmão Júlia.

 

A todos um Bom Natal!

A todos os amigos e familiares que nos são queridos;

A toda a Direção e Colaboradores do Notícias de Vouzela…

Desejo um Santo Natal recheado de alegria e boa disposição. Que no sapatinho encontrem o que desejaram receber. Um grande abraço!

 

A todas as Vitimas dos trágicos Incêndios que consumiram o nosso Concelho uma palavra de grande amizade e solidariedade! Que encontrem no Nascimento do Redentor a força necessária para recomeçar uma nova vida.

Que possam ter ainda assim uma Ceia de Natal digna desse nome. Que não lhe faltem alimento, agasalho e o conforto possível! Se assim não o Estado que foi incapaz de vos proteger terá ainda se sentir mais envergonhado e em dívida para convosco.

Da nossa parte terão sempre a maior solidariedade e empenho para os ajudar. Como sentido piético enfatizarmos um sentimento de responsabilidade para com o mundo, do qual desdobraram-se atividades de missão e caridade. Procuramos fazer o Bem, sem olhar a quem e sem disso nos vangloriarmos perante os demais!

Um Bem-haja especial a todos os heróis que defenderam São Miguel do Mato e suas gentes do “fogo inimigo”. Para sempre nossos Heróis!

E a todos os que contribuíram para que desta terra saíssem camiões de bens e haveres básicos para o auxílio aos nossos irmãos vitimas de tão trágicos acontecimentos e que depois de horas de horror se viram privados os seus bens mais preciosos (casa, carros, terrenos, empresas, etc.) fruto de vidas de trabalho e sacrifício!

————————————————————————————————————–

Ed. 725 (12/10/2017)

Autárquicas 2017 em SMM,

Visão Global:

– Para a JF ganhou o PS novamente. Por uma margem de 22 votos.

– Para a Presidência do Município e Assembleia Municipal venceu o PSD por considerável margem. Para a Presidência do Município por mais de 80 votos!

Portanto Parabéns aos Vencedores, Honra aos Vencidos. Que quem vai continuar a conduzir os destinos da nossa Freguesia seja capaz de fazer um mandato digno.

Apreciação ao Ato Eleitoral:

– Massiva participação: 631 votantes no total. É certo que há mais de 980 inscritos nos cadernos eleitorais, mas temos de ter em conta que mais de 300 são pessoas que vivem fora, seja em Portugal, seja no estrangeiro, mas ainda mantêm domicilio eleitoral na nossa terra.

– O Mesmo vencedor, mas com apenas 1/3 da margem de há 4 anos: então de 65 votos.

– Há que ter em conta que ter em conta que a Campanha Eleitoral terminou à meia noite de sexta feira dia 29 de setembro. E qualquer ato que possa influenciar a votação acabada nessa data e hora. Ora acontece que a JF promoveu um rastreio de saúde por toda a Freguesia no Sábado dia 30 e tal não é de modo algum correto! Só por ingenuidade ou pouco discernimento mental se pode dizer que não teve influência nos resultados finais. Não vamos dizer que o PS não ganharia, mas tendo em conta que a diferença foi curta nunca se saberá o que poderia acontecer sem que tal rastreio tivesse acontecido… Além disso houve no mesmo dia ensaio do Coro Infantil “São Miguelinhos” que também pode muito bem ter ajudado a que algumas pessoas tivessem mudado a intenção de voto. Não temos certezas, mas manda a razão que possamos pensar dessa forma… sobretudo porque a Freguesia mantém a sua matriz PSD como ficou evidente na votação para a Câmara Municipal.

 

SM de Moçamedes em festa de Aniversário,

No próximo Domingo à tarde, no edifício Sede, teremos a festa de Aniversário da nossa Filarmónica. Como habitualmente será sobretudo espaço de convívio e confraternização dos Sócios/Amigos com os Músicos e Diretores.

Haverá a habitual animação que tem com ponto alto a atuação da Banda da SM de Moçamedes. Os habituais “comes e bebes”.

Relembramos os Sócios que será a altura ideal para pagar quotas e trazer mais alguns para a categoria de Sócio da SM de Moçamedes. Instituição multicentenária que leva bem alto e bem longe o nome de São Miguel do Mato. Associem-se e ajudem: o magnifico trabalho de desenvolvimento desta Instituição tem sido grandioso e bem apreciado por toda a gente de bem.

 

Faleceu

A Nossa boa amiga Delmira Rodrigues Monteiro Alexandre, de 75 anos (completaria 76 no próximo dia 3 de Dezembro). Estava já há algum tempo com problemas de saúde e chegou agora a sua hora de partir. Vai deixar muitas saudades entre todos os seus amigos e familiares e todos que com ela privaram: alegre, bem-disposta e amiga do seu amigo!

Viúva de Bernardino Alexandre e mãe de António José Rodrigues Alexandre. À família enlutada enviamos as mais sinceras condolências. Destacamos em especial seu filho, seu Neto e seus irmãos.

 

 

 

Festejou-se São Miguel

Festa rija em honra do nosso Padroeiro durante este fim de semana. Parabéns e obrigado todos os que contribuíram para o brilhantismo das Festas. Como não podemos estar presentes estamos ainda a recolher informação para um artigo digno de tal Festividade que será publicado na próxima edição deste Jornal.

 

 

 

 

 

 

—————————————————————————————————————————–

Ed. 721 (13/07/2017)

Reuniões (Ordinária e Extraordinária) da Assembleia de Freguesia de SMM,

Assembleia de Freguesia

Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de SMM,

Realizou-se no passado 28 de junho pelas 21 horas e no Edifício Sede da JF a Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de SMM; reunião estatutária de Junho. Penúltima Reunião Ordinária da atual legislatura. Em Setembro teremos a sessão ordinária final. Após a Eleições Autárquicas de 1 de Outubro será marcada uma Sessão com a especifica missão de dar posse aos Eleitos no ato eleitoral referido.

Como aqui referi em anterior Edição do NV tratou-se de uma Sessão de conteúdo muito aberto dado que apenas havia a colocar a votação a Ata da reunião de Março. Os membros da AF participaram ativamente na mesma como vem sendo hábito e trouxeram a debate temas, ideias e soluções pertinentes para resolver o que mais preocupa a população da nossa Freguesia. O Executivo esteve sempre solicito a responder às questões colocadas e no prestar dos esclarecimentos pretendidos. Um bom exemplo de como deve funcionar uma Reunião de AF que muitos outros locais (de bem maior dimensão) deveriam ter como exemplo. Orgulhemo-nos do que tem sido o exercício da AF nesta legislatura. Assim continue no futuro seja qual for o quadro politico saído das eleições de 1 de Outubro próximo.

No período de intervenção do Publico o concidadão Sr. Paulo Cabral de Caria quis expor os seus problemas no que concerne ao acesso a propriedade na Rua da Belguinha (Caria). A exposição foi longa e por vezes fastidiosa mas não é fácil que seja feita de outra maneira visto que os membros da Assembleia e do Executivo não conhecem em profundidade o local e a problemática. Apresentou documentos diversos (entre eles mapas e cartas militares) e propôs que a JF e a Assembleia de Freguesia chamassem a

(se possível em Reunião Extraordinária da AF) o Srs. Fernando Serpa e Horário Rua (que possuem propriedades que confrontam com a sua) para que se chegasse a um acordo de como resolver disputas sobre terreno e caminhos públicos.

Ficou assente que a Sessão Extraordinária para tais efeitos se realizaria na seguinte 4.ª feira 5 de julhos pela 21H00 no local habitual. E que os demais concidadãos para a mesma seriam convocados.

 

Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia de SMM,

Pelas 21H00 do passado 5 reuniu no Edifício Sede da JF a Assembleia de Freguesia de SMM. Ponto único dos trabalhos: a apreciação dos problemas expostos pelo Sr. Paulo Cabral na sessão ordinária de 28 de junho.

Os Srs. Fernando Serpa e Horácio Rua fizeram-se presentes respondendo afirmativamente à convocatória que lhes foi dirigida.

Por motivos de força maior não podemos estar presentes, mas sabemos que durantes mais de uma hora as questões foram discutidas de forma ordeira (com um ou outro momento de maior tensão totalmente aceitável).

Não se tendo chegado a consenso sobre como resolver as disputas ficou agendada uma visita de representantes do Executivo e da AF ao local acompanhados pelos nossos 3 concidadãos. Visita agendada para a tarde de sábado passado. Mas que foi inviabilizada por impossibilidade do Sr. Horácio Rua. Esperemos que se realize com toda a brevidade e finalmente se chegue a acordo justo sobre o que está em disputa. Acreditamos, sem duvida, que será possível. Assim seja a bem de todos e da população em geral!

—————————————————————————————————————

Ed. 720 (22/06/2017)

Fernando Santos Marques é o candidato do PSD à JF,

Nada de inesperado nem surpresa de nenhuma espécie: Fernando Santos Marques volta para arrebatar a autarquia de SMM que presidiu por 20 anos (entre 1993 e 2013).

A sua recandidatura era já expectável desde há bastante tempo: A Comissão política do PSD Vouzela há mais de 1 ano e meio que tinha assente a sua Recandidatura. De resto só não se recandidatou em 2013 por via da Lei de Limitação de Mandatos. De outro modo ainda seria certamente Presidente da JF desta terra. Como já aqui muito escrevi o progresso que trouxe à nossa terra nos seus 5 mandatos foi de tal ordem que só por cegueira ou fanatismo politico alguém poderá negar…

Quem o conhece sabe que é uma pessoa com invulgares qualidades humanas e políticas:

– Homem Frontal e que expressa de forma direta as suas opiniões e a sua visão da realidade. Não esconde o que sente e pensa… coisa rara na nossa classe política!

– Pessoa leal e amigo do seu amigo: não trai jamais a confiança de quem quer que seja.

– Um Bom Ser Humano: sempre atento às dificuldades dos outros e pronto a ajudar no que for preciso e esteja ao seu alcance.

– Um Homem de trabalho que ninguém pode negar e é fácil de constatar pelo seu passado enquanto empresário e autarca.

– Um Homem de causas: empenha-se até ao limite das suas forças ao serviço dos demais; da sua Freguesia/Gentes que sabemos amar profundamente!

E só assim a sua obra de 20 anos ao serviço de SMM tem a grandeza que todos podemos constatar!

 

Já que falamos da Candidatura de Fernando Santos Marques,

A inauguração da Luz elétrica na Igreja Velha se fará no próximo Domingo!

Pois: nossa amada Igreja Velha vai beneficiar de mais um melhoramento no longo percurso da sua total reabilitação enquanto templo maior nesta terra que daquele local recebe o seu nome: vai ter Luz Elétrica! E não será só o velho templo que beneficiará de tão importante melhoramento: de facto a Ecopista que aproveitará o antigo troço da linha férrea do Vale do Vouga e as explorações Agrícolas das imediações beneficiarão desta importante marca de progresso e desenvolvimento.

A Inauguração será marcada por Celebração de Missa no Velho Templo durante a tarde de Domingo. Depois haverá espaço para animação habitual sempre que rumamos aquele lugar.

A obra é patrocinada pelo Município de Vouzela que mais uma vez se mostra inexcedível para com a nossa Terra: sem olhar a cores politicas e a uma evidente falta boa cooperação com a atual JF não confunde as coisas e mostra que está sempre ao lado do nosso Povo. Bem-hajam!

Mas se a obra se deve ao Município de Vouzela que seja claro que a mesma em muito se deve ao esforço de persuasão exercido por Fernando Santos Marques junto na CM de Vouzela, em especial junto do seu Presidente Eng.ª Rui Ladeira. Ainda que fora de funções institucionais, o agora Candidato Oficial pelo PSD à JF de SM do Mato, não deixa de mostrar serviço e capacidade para servir bem a nossa Terra e suas gentes! Muito Obrigado Sr. Fernando!

——————————————————————————————–

Ed. 719 (08/06/2017)

Festa do Espírito Santo 2017

Mais uma vez se celebrou o Espirito de Deus na nossa Terra, como sempre na Capela que lhe é dedicada e que se situa entre Caria e Vilar. Como tem sido hábito nos últimos anos a procissão que antecede a cerimónia religiosa deixou de se fazer a partir da Igreja Matriz em Moçamedes até à Capela, para se a realizar de forma mais racional e equilibrada um ano a partir da Capela da Sr.ª dos Milagres em Caria e no ano seguinte parte da Capela do imaculado Coração de Maria em Vilar. Sempre com término no Templo dedicado ao Divino Espirito Santo. Templo que um dia esperamos que passe ao Estatuto de Igreja como o nosso Pároco anunciou como objetivo. Este ano as cerimónias religiosas começaram com a procissão a sair da Capela do imaculado Coração de Maria em Vilar. Para o ano voltará a sair de Caria.

Abrilhantou a cerimónia a Banda da Sociedade Musical de Moçamedes.

Felicitamos os Mordomos e Reitor pelo magnifico trabalho desenvolvido.

A Festa do Divino Espirito Santo é das mais importantes para qualquer Cristão: trata-se de celebrar o Próprio Deus (nosso Pai e Criador) numa das pessoas da Santíssima Trindade: de facto o Espirito é Deus com o Pai e o Filho. Trata-se de uma Verdade essencial na Fé de qualquer Cristão. Quem assim não o entende (ou sequer tiver duvidas) deve estudar e aprofundar os seus conhecimentos doutrinais para que perceba se é de facto um Crente Cristão Católico ou nem por isso!

Vem isto a propósito de uma curiosa estória contada pelo saudoso Padre Aristides (que mesmo pessoas mais novas lembraram como o “Pregador” habitualmente requisitado pelo também já finado Sr. Padre Oliveira e Silva, o Sr. Abade como era mais conhecido entre nós). Numa das muitas homilias que proferiu na Festa do Divino Espirito Santo o Padre Aristides lembrou uma senhora já idosa que um dia lhe dissera “Sr. Padre – gosto muito de ir à Festa daquele santinho”! Aproveitou o saudoso Pregador para, de forma bem enfática como era seu timbre, proclamar que o Divino Espirito Santo não é “um Santinho” que nos serve de modelo e que veneramos; antes é o Próprio Deus que temos obrigação de Adorar. E só a ele Adorar e prestar Culto!

Infelizmente andamos nós Católicos tantas vezes arredados das Verdades essenciais da sua Fé e perdidos em coisas de menor importância… enfim: tenhamos presente o essencial que o acessório que é o que nos aproxima verdadeiramente de Deus nosso Pai.

 

Dia da Criança em SMM,

Ainda no espirito do Dia Mundial da Criança a JF organizou a habitual Festa das Crianças junto à sede da Autarquia. Muita animação que cativa sempre miúdos e graúdos. É correto que assim se faça, pois, as crianças (e infelizmente entre nós nem são muitas…) são o garante que o futuro existe para esta terra e toda o mundo em geral.

——————————————————————————————————

Ed. 718 (25/05/2017)

O Rancho Folclórico de Vilar precisa e merece a ajuda todos nós…

Trata-se de uma coletividade de história e tradição que sempre se distinguiu por levar bem longe e com inegável brilhantismo o nome da nossa Terra a paragens diversas do país e mesmo do estrangeiro.

É um dos grandes Embaixadores da Freguesia e, goste-se mais ou menos de folclore, merece um apreço mais evidente por parte de todos nós.

Não nos esqueçamos que organiza desde há muitos anos importante Festival Anual de Folclore que trás a até nós Coletividades e Pessoas dos mais variados lugares. O que é excelente montra para a divulgação da nossa Freguesia, suas Gentes, usos, costumes e tradições, bem como Produtos / Atividades Económicas e Culturais.

A sua participação em Festivais a Nível Nacional e até no estrangeiro levam SMM às mais diversas paragens. E nunca ficamos mal representados pelo Rancho Folclórico de Vilar, muito pelo Contrário! A Imagem que deixam da nossa Terra em qualquer local é um postal de visita notável de extraordinária mais valia para todos nós!

Atualmente são cerca de 49 os executantes da coletividade. As despesas são imensas: instrumentos, viagens, manutenção da sede, mas sobretudo os Trajes são muito caros. Ora basta um elemento sair para que o seu traje seja inutilizado visto ser difícil que sirva a outro membro ou novo executante.

Em conversa recente com o Diretor Fernando Marques dos Santos ficamos a saber que as receitas são muito escassas em face das necessidades. Nomeadamente os valores recebidos elas atuações são verdadeiramente muito, muito baixos. Impressionam mesmo pelo escasso valor em face de um grupo de 49 pessoas que se desloca, que ensaia e se traja para cada atuação. Não esquecendo as despesas ordinárias com a sede e compra/arranjo de instrumentos, vestimentas e outros.

Acreditamos que esta realidade é desconhecida pela maioria dos são micaelenses que talvez acreditem que as receitas, sobretudo das atuações, sejam bem mais importantes. Fazemos eco desta situação de forma a que cada um, na medida das suas possibilidades possa dar o seu contributo a tão valorosa instituição.

Um “Clube de Amigos”, um esquema de “Associativismo” talvez sejam respostas para minorar as dificuldades de gestão da coletividade. Pensemos nisso a sério e promovamos estas e outras formas de angariação de fundos indispensáveis a um bom futuro do Rancho de Vilar de SMM.

Nota-se também que existe um afastamento das pessoas da terra em relação ao Rancho Folclórico de Vilar: o campo de recrutamento de novos executantes é cada vez mais reduzido e alguns que o foram durante muitos anos abandonara a prática ativa. Vem gente de fora é certo mais é pena que os locais não cheguem para mais perto da coletividade.

Terminamos com um agradecimento a todos os que fazem do Rancho de Vilar de SMM uma coletividade viva e pujante: Direção, Direção Artística, Executantes e todos os amigos que com a mesma colabora voluntariamente. BEM HAJAM!

————————————————————————————————–

Ed. 717 (11/05/2017)

1.ª Feira da Primavera foi um Sucesso Estrondoso!

No passado Domingo realizou-se a 1ª Feira da Primavera desta Freguesia, organizada pela Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato. E não se podia pedir maior sucesso e brilhantismo do Evento! Isto apesar do frio da chuva e do vento, condições climatéricas tão adversas, mas que foram superadas por uma superior Organização/Dedicação, por Feirantes e Expositores que não cederam às dificuldades e um Povo que aderiu em massa! E claro: pelos diversos Grupos que abrilhantaram o evento sem medo das tropelias de S. Pedro!

Há que agradecer:

– À excelente e competente (como sempre de resto) organização promovida pela Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato. Mais uma bela iniciativa: Muitos Parabéns a todos, mas em particular na pessoa do seu Presidente Joaquim Fernandes.

 

A presença das Entidades Oficiais:

– Sr. Presidente do Município de Vouzela, Eng. Rui Ladeira,

– Do Dr. Carlos Lobo, Vice-presidente do Município,

– Da Vereadora Dra. Carla Maia.

– Sr. Diretor do Centro Distrital do Instituto de Segurança Social de Viseu Dr. Telmo Antunes,

– Do Dr. Gonçalo Ginestal, Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, por nos ter dado também a honra de estar presente.

– Do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato, Gilberto do Carmo.

Os vários Grupos que abrilhantaram a Festa:

– Grupos de Cantares da ASCD de SMM,

– Banda da Sociedade Musical de Moçâmedes,

– Rancho Folclórico de Vilar

– Grupo de Vozes Femininas de SMM,

– Coro Infantil de SMM.

 

Aos Feirantes e Expositores:

– Os Feirantes presentes saíram imensamente satisfeitos pois venderam mais (muito mais até!) que o habitual em Feiras Semanais!

– O Expositores que visavam divulgar mais do que vender no imediato, congratularam-se pela excelente montra que foi esta 1.ª Feia de Primavera Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato. E foram muito diversas as atividades representadas: produção de Cogumelos & Mirtilos, Artesanato, Roupa em 2.ª Mão, Publicidade e Eventos, Sociedade e Musical / escola de Musica, Escola e Andebol etc.

– Os “feirantes locais” não tiveram mãos a medir na venda de Doçaria, Bebidas, Porco no Espeto e outros “comes e bebes” … mais houvesse e mais se teria vendido!

Por ordem de exposição aqui fica a nomeação de todos os expositores e feirantes:

– Pinturas Artesanais;

– Boutique da Cati;

– O Nosso Hobby;

– Coração de Vidro;

– Cantinho das Artes;

– Cogumelos da Beira;

– Bela;

– Cabaz de Sabores;

– Crepes E Bolachas de Canela;

– Beb’aki;

– Cookies da Rita;

– Barraca dos Bons Amigos;

– Humberto Sapatos;

– Costa Bar;

– Doçaria Maria Graciete;

– Isabel Brito;

– Gold Events/Queiraki.

Ainda esteve presente um stand com rastreios de saúde.

Não esquecer o stand de massagens que só não teve a adesão merecida por causa do tempo pouco convidativo.

A Sociedade Musical de Moçâmedes esteve presente com um stand.

ASCD SMM contou com dois stands, um com os trabalhos dos Seniores das Atividades de Convívio e outro com quermesse e vendas da Escola de Andebol.

 

Aos Patrocinadores & Município de Vouzela

Que foram inexcedíveis no apoio material e logístico à organização desta 1.ª feira de Primavera. Como é habitual o Município Vouzelense foi inexcedível no apoio a mais uma iniciativa de grande importância em SMM. É o Habitual! Bem-haja mais uma vez! E além do mais se fizeram representar ao mais alto nível: Presidente, Vice-Presidente, Vereadora & Presidente da Assembleia Municipal!

E, MAIS IMPORTANTE, aos numeroso público que se fez presente a despeito da Chuva, Frio e Vento! Afinal foi para todo o Povo que este notável Evento se fez!

Para o ano haverá mais e melhor! Este foi uma espécie de ano “0”: a organização com a chancela da Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato foi estupenda e não fora o tempo frio o chuvoso mais expositores e feirantes se teriam feito representar.

 

Missa Mensal na Igreja Velha

Celebrou-se mais uma vez no velho e amado Templo a que chamamos Igreja Velha. Foi neste Domingo e no seguimento da proposta do nosso Pároco Padre Francisco de celebrar pelo menos uma vez por mês naquele espaço uma solene missa Dominical. Louva-se e aplaude-se a iniciativa. E a luz elétrica está quase a ser instalada! Adivinham-se, portanto, tempos de festa e jubilo para breve!

——————————————————————————————–

Ed. 716 (27/04/2017)

Páscoa na Aldeia

E nada faltou para que se se cumprisse a tradição: a cruz viajou pelas casas da Freguesia e foi recebida pelos crentes; os lares foram benzidos; os que estão fora (e são tantos) não faltaram à chamada da terra, da família e dos amigos. Comeu e bebeu-se do melhor que a terra dá; confraternizou-se e mataram-se saudades! Para o ano há mais com certeza, mas antes ainda temos o Verão e suas festividades, as comemorações das coletividades, etc. Vamos continuar a celebrar em conjunto ao longo de mais um ano! E a sermos mais felizes, realizados e bem vividos em conjunto.

O progresso não deve desconstruir antes ampliar a obra existente…

Parque Infantil de SMM deve avançar, mas não deve ser construído no espaço atrás da Sede da JF… É a nossa “Sala de Visitas” e tem de ser mantido e preservado!

Não tiramos mérito à ideia e ao projeto em si, pelo contrário! É importante que se faça alguma coisa para as crianças da terra (que infelizmente são poucas!) No espaço atrás da Sede da JF é que não!

Tem quem de direito de encontrar uma solução aceitável para instalação do Parque Infantil. Em parte do que resta do Campo de Futebol? Creio que seria uma boa ideia. Se for viável seria a solução ideal.

Por outro lado, o município de Vouzela está disponível para abrir ao público o espaço de recreio das Escolas e JI de SMM. E de í instalar mais divertimentos bem do agrado das crianças. Seria uma boa forma de se ter o essencial sem se gastarem recursos que são bem escassos como sabemos.

Antena da NOS na Serrinha.

Já aqui referi das vantagens evidentes da colocação de uma antena NOS na Serrinha, Caria.

No entanto não esqueçamos que existe um terreno naquela zona que pode, quem sabe um dia, ser usado pera um Campo de Futebol e por isso é essencial que a antena seja colocada de forma a que não obstrua a ampliação do terreno existente e possibilite o desenvolvimento de diversas outras infraestruturas no futuro.

O Maninho é suficientemente amplo para que se possa instalar a Antena NOS sem que se barre o caminho a projetos futuros.

————————————————————————————————————–

Ed. 715 (13/04/2017)

Parque Infantil em SMM: realidade ou sonho sempre adiado?

Tofos sabemos a falta que faz. Todos gostaríamos que fosse uma realidade. Na Revisão ao Plano Anual de Atividades o Executivo da JF propõe-se implementá-lo assim haja condições económicas para tal. Onde? Provavelmente no espaço atrás da Sede da Autarquia. Compreendemos as razões de tal escolha em função da indisponibilidade de outros locais adequados, mas acreditamos que seja necessária uma boa reflexão sobre o assunto: seria uma pena fazer desaparecer um espaço tão bonito (bem calcetado e arborizado) e que é um pouco uma sala de visitas da nossa terra por muito que o Parque Infantil seja algo de bem precioso para a nossa Terra.

 

Antena de Telecomunicações da NOS será instalada na Zona da Serrinha

A empresa de Telecomunicações e Conteúdos NOS pretende instalar uma Antena de difusão de Sinal Móvel a cerca de 30 metros do Campo da Serrinha. Para isso propôs ao Executivo o pagamento de 2.700€/ano a troco da cedência a titulo de arrendamento de espaço publico na ordem dos 40m quadrados.

A Assembleia de Freguesia autorizou o Executivo a levar a bom porto as negociações que possibilitem a instalação de tal infraestrutura. Trata-se de algo que vai beneficiar os atuais e futuros clientes da operadora sobretudo em Vila Pouca, Vilar e até mesmo Caria.

Há alguns anos a Vodafone instalou uma torre semelhante próxima da Quinta do Paço de Moçamedes tendo daí resultado inegáveis benefícios para todos os seus clientes nos quais me incluo: a boa parte da nossa Freguesia tem agora acesso a rede Vodafone 4G e talvez mais de 90% tem eficiente cobertura 2/3G o que torna as comunicações dos clientes da operadora de muito boa qualidade. Além de permitir o acesso a uma NET móvel de qualidade acima da média neste esquecido interior rural português.

Esperemos que a estrutura agora a implementar traga idênticos proveitos aos clientes NOS. Talvez já em Junho próximo possam vir a ter um serviço de muito melhor qualidade.

Além disso um rendimento extra de 225€/mensais para a JF são algo de muito precioso face aos parcos recursos disponíveis.

——————————————————————————————————————-

Ed. 714 (23/03/2017)

Sociedade Musical de Moçâmedes

Assembleia Geral

Convocam-se todos os Associados para Assembleia Geral Ordinária a realizar no próximo dia 25 de Março pelas 19H30, na sede da mesma Sociedade Musical.

Ordem de trabalhos disponível nos Editais colocados nos locais Habituais.

Esperemos que desta vez a participação dos amigos e associados da agremiação seja visível ao contrário do que habitualmente acontece. E como se trata de hora que se se segue ao habitual Ensaio de Sábado… os executantes também estão convidados e fazerem-se presentes, embora só possam participar na parte final quando é dada a palavra ao público presente.

 

Importa felicitar….

O Daniel Picanço que encontrou um novo rumo para a sua vida profissional na EMBEIRAL. Para o nosso amigo Joaquim Paixão é uma perda de peso pois era um excelente funcionário. Mas certamente que o Quim também está feliz pelo Daniel! Parabéns e votos de muito sucesso.

A Susana Queirós que levou a bom porto a Formação dos seus 3 meninos da 2.ª classe da catequese que este Domingo tiveram a sua festa especial: a Festa do “Pai Nosso”. Que por feliz coincidência calhou no dia do Pai. De resto contou com a presença dos Pais dos meninos. Uma bonita forma de homenagear todos os Pais do mundo que se inspiram no modelo de São José.

—————————————————————————————————

Ed. 713 (09/03/2017)

Grande obra se presta a concluir em SMM

A Luz elétrica está a chegar à Igreja Velha!

Trata-se de um avanço deveras importante não só para a total reabilitação do Velho Templo, seu cemitério e áreas adjacentes, mas também para o desenvolvimento de algumas atividades turísticas na nossa terra e a que tenho aludido com insistência. Além do mais vai facilitar o desenvolvimento das explorações agrícolas existentes e que se venham a instalar nas proximidades.

Podemos desde já informar que até ao antigo túnel de linha de CF serão usados poste de madeira em ordem a que se coadunem com as exigências da futura ciclovia. A partir daí serão usados poste de cimento como bem conhecemos.

O percurso em causa devidamente iluminado convida a bons passeios noturnos nas épocas de bom tempo. Com convida muitos praticantes de cicloturismo a passarem/visitarem mais SMM. Todos sairemos beneficiados. Esperemos que o potencial económico que esta obra nos trás seja devidamente explorado. Para tal é fulcral e decisivo que o percurso seja mantido limpo, transitável e seguro. Tal compete ao poder autárquico atual e futuro.

Como sabemos a ciclovia é um projeto intermunicipal que terá de aguardar a concretização do juntar de vontades de diversos municípios. A seu tempo será uma realidade.

Mas uma obra desta envergadura é muita cara: só 28.000€ foram pagos à EDP; todo o demais deve levar o total dos trabalhos até aos 50.000E ou próximo. Como foi possível? Como o total suporte do Município de Vouzela! Que apesar das diferenças de cor política nunca esquece esta nossa Freguesia e tem sido sempre inexcedível no apoio aos projetos e instituições da nossa Terra. Naturalmente que para isso muito tem contribuído a ação de Grandes e Ilustres São Micaelenses que mantêm com as autoridades municipais estreita proximidade e colaboração profícua. Mesmo fora dos cargos oficiais continuam a “fazer política” a bem de SMM s suas gentes. São este que nos devem guiar num futuro próximo e a médio/longo prazo para que o desenvolvimento regresse a este canto do interior de Portugal.

Se mesmo na sombra tanto conseguem, o que não serão capazes de fazer no ativo! Os projetos que irão desenvolver deixam-nos com “saudades do Futuro”! Bem-hajam!

————————————————————————————–

Ed. 712 (23/02/2017)

SMM vai perdendo mais alguns dos seus…

Como é natural nesta nossa terra tão envelhecida o natural é tocar do Sino que nos anuncia a partida de mais um dos nossos (um vizinho, um amigo, um familiar ou simplesmente alguém que mal conhecíamos) … é sempre com tristeza que ouvimos o triste e melancólico canto do Sino da nossa igreja paroquial.

Partiram mais 3 ultimamente. Deus lhe conceda o eterno descanso no resplendor da sua eterna Luz. Para os familiares, parentes e amigos as nossas condolências e os mais amigos votos de conforto.

Gratidão (ou falta dela …),

Ser grato a quem nos fez bem ou nos ajudou em algum momento da nossa vida fica bem a qualquer um. Faz-nos ser maiores e mais dignos de sermos chamados Seres Humanos. Para algumas pessoas infelizmente a palavra “Gratidão” não deve ter qualquer significado e ficam refugiados num egoísmo absolutamente abjeto! Os outros só lhes interessam enquanto lhes são úteis porque depois, qual pastilha elástica, são para cuspir fora! Que miséria moral… e aqui na terra não faltam exemplos! Tenham decoro e ao menos não deixem de dirigir a palavra quem de forma graciosa vos cedeu bens e pessoal para que os vossos trabalhos fossem por diante… pois agora parece que esses mesmo só têm defeitos e “rabos de palha” que se devem fazer públicos… a memória é traiçoeira sobretudo quando é curta! Dizer OBRIGADO não custa assim tanto! Se não querem falar ao menos mostrem um “Coração” agradecido! Sei bem do sofrimento de quem sente a dor da Ingratidão… Redimam-se Sff!

—————————————————————————————-

Ed. 711 (09/02/2017)

Incumbe-me o Sr. Presidente da Direção da Sociedade Musical de Moçamedes Manuel Branco de fazer chegar a todos os Sócios da agremiação o seguinte comunicado:

 

Caros Sócios:

 

Neste ano de 2017 iremos proceder a uma retificação da Lista de Associados. Da mesma forma iremos proceder à emissão de novo

s Cartões de Sócio.

Quem não tem a quotas em dia é favor passar pela Sede de forma a regularizar a sua situação. Os estatutos são claros no seu capitulo II, artigo 11.º: “são suspensos dos bens e direitos de sócio quem tenha mais de 18 meses de quotas em atraso sem que haja justificação para tal”.

Neste caso a Direção mandará retirar da qualidade de Sócio efetivo da Sociedade Musical de Moçamedes quem tenha mais de 3 anos de quotas em atraso.

Como Sócios devemos ter orgulho na Banda; todos fazem falta, mas quem não cumpre com os seus deveres de Sócio é melhor retirar-se. O apoio moral é sempre bem-vindo mais o financeiro é indispensável pois só dessa forma poderemos continuar o nosso trabalho.

Aproveitamos para informar e agradecer o apoio dado a estas Instituição pelo nosso amigo e sócio n.º 4 Sr. Paulo Pereira: obrigado pelo apoio amigo Paulo! Sabemos que tal como nós queres levar sempre mais alto e mais longe o nome da nossa terra através da Banda da Sociedade Musical de Moçamedes.

 

Com os melhores cumprimentos,

Manuel Branco, Presidente da Direção.

 

A igreja Velha de SMM I (enquadramento histórico)

 

Não se encontra muita informação sobre a Igreja Velha da freguesia. Lenda e testemunho oral passado de geração em geração, falam de piedosas senhoras de Vila Pouca, por não terem herdeiros, doaram os terrenos de S. Miguel do Mato com a condição de lá ser construído um local de culto. A memória histórica de um Povo é mesmo um recurso aceite cientificamente na investigação histórica. Costuma dizer-se que o Povo quase sempre tem razão… não será bem assim…, mas se a não tem sempre, nem toda quase sempre tem alguma. Por isso mesmo, acreditamos que haja algo de verdade nesta história.

No Blog do Rancho Folclórico de Vilar o Prof. Horácio Ribeiro levanta algumas pistas muito importantes sobre as origens do Velho Templo. Refere que primeira referência escrita sobre o mesmo consta das Inquirições de 1258, séc. XIII portanto,

A Igreja, como é natural, sofreu várias obras de reparação e de ampliação que vieram a alterar a sua traça original. Entre outras, chama-se à atenção para a que consta na escritura de obrigação entre o reverendo Agostinho Nunes de Sousa Valente, cónego da Sé, e o pedreiro Manuel Pereira de Sousa, natural de Orgens, datada de 6 de Outubro de 1791. Nela, o referido pedreiro comprometia-se a compor a capela-mor da Igreja pela quantia de oitenta e cinco mil réis. Se observarmos bem o pouco que ainda resta da velha Igreja, verificamos alguns sinais da construção primitiva. Na parte exterior da que foi a zona do altar-mor existem vários cachorros muito parecidos com os existentes na Igreja Matriz de Vouzela. Será que eles nos querem dizer que a Igreja primitiva de S. Miguel do Mato é contemporânea da joia arquitetónica de Vouzela?! Potencialmente sim! É até bem provável. Os Investigadores Ana Beatriz, Daniel e Melo apresentaram trabalho de investigação sobre a História da Igreja Velha de SMM. Infelizmente a reconstituição total da história é impossível pois a documentação pertinente perdeu-se na poeira do tempo e na incúria dos responsáveis! De qualquer forma ficamos a saber que a sua localização terá sido objeto de um ajuste muito equitativo de distâncias entre as Povoações de Moçamedes, Vila Pouca e Lourosa em relação ao local onde está edificada.

Depois de décadas de abandono os trabalhos de reabilitação do templo e de conservação do que resta do Cemitério enobrecem a nossa Freguesia e suas gentes. Já aqui referi que em breve estará já dotada de luz elétrica. Também fui noticiando que os trilhos por onde outrora as procissões tinham lugar estão de novo a descoberto e desde que bem limpos transitáveis.

No próximo artigo concretizarei de forma mais concreta o potencial de aproveitamento ao nível do Turismo Religioso e Rural que o local, o Templo e circundantes encerram.

 

——————————————————————————————————————–

Ed. 710 (26/01/2017)

Esclarecimento precisa-se…

Já com certeza a grande maioria de nós viu este Edital afixado pela Freguesia.

Trata-se de um assunto bastante sério e que a todos deve preocupar visto que se trata da designação dos arruamentos e números de polícias de prédios urbanos e rústicos da nossa Freguesia. Como sabemos Moçamedes e Lourosa já têm tal assunto assente vai para alguns anos. Será que vamos ter que alterar alguma coisa? Não sabemos, mas isso mexe muito com a vida de cada um: a nossa morada está comunicada às mais diversas entidades e qualquer alteração é morosa e custosa.

Além disso muita gente não possui os documentos Matriciais; em muitos casos as pessoas nem vivem em SMM e estão completamente alheias ao assunto. Muitos Herdeiros não têm ainda os bens que lhe foram legados pelos antepassados devidamente registados em seu nome. Outros compraram bens mais ainda estão em nome de pessoas inclusive já falecidas. E quantos não são proprietários de Casas ou Terrenos indivisos?

Tal como se fez com a questão do Polidesportivo que tal convocar uma Assembleia Popular e tornar mais claro este assunto? Penso que é urgente e inevitável até porque a população carece de saber em que pressupostos legais assenta esta exigência. Depois cada um colocaria as suas questões de individual e personalizada aos serviços da JF. Até porque alguns podem, por questões de confidencialidade e reserva, nem querer/poder apresentar tais Certidões. Direito legitimo que assiste a cada qual.

 

Nasceu…

O João Pedro Lopes Ferreira! Mais um São micaelense que se junta a todos Nós! Oxalá a sua vida seja repleta de sucessos e felicidades. Muitos parabéns aos Pais (babados como sempre!). e obrigado por nos darem mais um sinal de futuro para a nossa terra!

———————————————————————————————————

Ed. 709 (12/01/2017)

Assembleia de Freguesia de SMM

Realizou-se no passado dia 28 de Dezembro a ultima Reunião Ordinária da AF de SMM. Trata-se uma reunião que acontece estatutariamente no ultimo mês de cada ano civil.

Numa visão salientamos que todos os pontos em análise e postos a votação foram aprovados: ata da reunião anterior, alterações ao orçamento para 2016; o Orçamento e Plano de atividades para 2017, bem como o PPI (plano plurianual de investimentos) e respetivas alterações. E foram aprovados com a abstenção minha e dos elementos eleitos pela Lista do PSD em 2013 e votos favoráveis dos demais elementos eleitos pela Lista do PS nas mesmas autárquicas. Dispõe assim o Executivo de todos os meios para exercer o mandato para o qual foi eleito.

Foi uma reunião particularmente rica em termos de intervenção de todos os seus membros. O que se saúda e de resto o Presidente Gilberto do Carmo salientou, e bem, a qualidade evidente das Reuniões de AF. A AF é o órgão deliberativo a quem compete analisar, acompanhar e fiscalizar a ação do Executivo. E colaborar com o mesmo no sentido de se fazer sempre mais e melhor em prol de todos.

Para além de um debate rigoroso de todos os pontos em análise entes da sua votação; saliente o salientamos o período antes da Ordem do Dia em que se debateu com entusiasmo, mas de forma absolutamente respeitosa preocupações de que nestas páginas do NV tenho feito eco:

– O mau estado do Terreno onde se realiza a Feira Mensal e o que fazer com urgência para revitalizar a mesma;

– A necessidade urgente de se colocar um passeio para peões na Av. ª S. Miguel entre o Cruzeiro e o Bairro Novo;

– A imperiosa repavimentação do troço da Av. ª Cónego Nunes entre o Cruzeiro e o Cemitério;

– A necessidade de ao menos colocar gravilha no estradão entre o Sede da JF e Roda.

– A falta de transportes públicos essenciais à nossa população;

– Outras preocupações locais e próprias de cada povoação foram chamadas a debate: escoamento de águas, o talude que se pretende para a antiga linha da CP, etc.

O Executivo, pela pessoa do Presidente Gilberto do Carmo, sublinhou que a autarquia não possui meios para tais empreendimentos. Aceite a justificação logo se vincou que urge envolver o Município de Vouzela na resolução dos problemas da Freguesia, que se dispensam lutas estéreis e se incumbe o Executivo de uma cooperação estratégica e frutuosa como o Município!

 

Uma Intervenção devo salientar –

O Manuel Correia de Lourosa esteve particularmente ativo e acutilante na sua forma de intervir e disse, entre muitas outras coisas importantes, o que passo a citar: “gostava de poder felicitar o Executivo pelas suas realizações, mas tenho de dizer que passados estes 3 anos o que fizeram, tudo espremido, é muito, muito pouco; para não dizer nada!”.

Concorde-se ou não temos de “tirar o chapéu” ao desassombro e sinceridade de opinião da intervenção do Manuel Correia.

 

Relembrar 2015

Há 1 ano atrás em SMM se travou uma luta pela Ordem Democrática evitando que, por meios absolutamente ilícitos, se tivesse promovido a minha exclusão do cargo para que fui democraticamente eleito em 2013. Pretendia-se subverter o que o Povo sufragou e constituir uma Ordem na AF que, não fosse a minha oposição e o irrepreensível comportamento dos eleitos pela Lista do PSD, teria chegado a vias de facto! De facto, uma decisão ilícita tomada pela AF, se não for contestada tem “força de lei”. Felizmente tudo sanado e ordem e legalidade restabelecida. Que não se repita!

Temia o Executivo que me visse a constituir como “força de bloqueio” à sua ação. Que tolice! O meu interesse e as minhas preocupações são as mesmas do Executivo: o progresso e o desenvolvimento de SMM e o bem-estar das suas gentes. Por não me rever na sua forma de levar à prática o programa Eleitoral apresentado e sufragado pelo Povo de SMM em 2013 decidi colocar-me em posição de independência critica e atenta. Mas nunca me passou pela cabeça bloquear a ação do Executivo Autárquico. Seria uma atitude absolutamente irresponsável e ilegítima. E contrária aos interesses do Povo. Não sou, nunca fui e nunca serei “inimigo” do Executivo da JF de SMM: apenas uma voz critica da sua ação. Quanto ao mais: têm o dever de levar o seu mandato até ao fim e fazer o melhor por SMM no tempo que resta e pode ser que no final o Manuel Correia, eu os demais tenhamos razões para os Felicitar.

————————————————————————————————–

Ed. 708 (22/12/2016)

Almoço de Natal da SM de Moçamedes

Já aqui havia noticiado: como “família largada” que somos sentamo-nos à mesa para celebrar o Natal, festa da família por excelência. E foi muito bom. E foi muito agradável. E o que nos dado a comer foi excelente! Depois continuamos pela tarde em animadas conversas entre todos. Que para o ano nos encontremos mais uma vez, com saúde e alegria de viver!

Porque tudo foi maravilhoso temos de agradecer a todos os que nos proporcionaram tão bom almoço de Natal…

– À D.ª Idalina Queirós (minha tia) que aplicou o seu saber de mais de 35 anos como cozinheira no Escola preparatória de Vouzela;

– Ao José António Queirós que também se revela um ótimo cozinheiro e que contou com a colaboração da esposa Susana que se juntou à festa dando sempre a sua ajuda;

– Ao José Moita e esposa Sónia Queirós Moita: sempre inexcedíveis e que tudo fizeram para preparar o banquete e nos serviram os convivas sempre com disponibilidade e mestria.

– À Isabel Peres que nunca deixa o seu trabalho para mãos alheias e não poderia deixar de estar presente neste evento;

– … e a todos os demais que ajudaram com trabalho, oferta de bolos e outros (Fernanda Menezes, Padaria do Cruzeiro, etc.)

 

E em Nome da Direção da SM de Moçamedes,

Aproveitamos para enviar a todos o Diretores, Direção Artística, Músicos, Associados e Amigos os melhores Votos de Festas Felizes! E um próspero, feliz e bem vivido 2017!

 

Nova Carrinha da SM de Moçamedes,

Como já aqui noticiei a SM de Moçamedes acaba de adquirir uma nova carrinha de 9 lugares. Foi comprada à União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas. Veículo usado de boa qualidade vai ser uma enorme mais valia para esta agremiação e ajudar imenso no transporte de Músicos e Instrumentos para as Festas que a Banda abrilhanta nas mais variadas localidades. Um bom investimento de futuro.

Mas a nova Carrinha estará sempre ao serviço de algo mais amplo: a Nossa Freguesia e suas Gentes! Como de resto sempre estiveram e estão as demais. Pena que haja quem prefira alocar transporte fora da nossa terra para não ter de pedir emprestado aos locais… Com esta falta de espirito de cooperação e entreajuda SMM não avança e o marasmo acentua-se! Felizmente que possuímos coletividades sãs e bem geridas que oferecem à população motivos de orgulho e serviços exemplares!

————————————————————————————————

Ed. 707 (08/12/2016)

Assembleia Geral Ordinária da SM de Moçamedes,

Realizou-se no passado Domingo, dia 27, pelas 14H00 a Assembleia Geral da SM de Moçamedes

Todos os pontos da Ordem de Trabalhos foram aprovados por unanimidade com destaque para o Orçamento e Plano de Atividades para 2017. Temos de salientar alguns pontos de maior relevo para a vida da Coletividade:

1) Exige-se uma maior participação dos membros dos Corpos Sociais pois faltaram diversos elementos a esta Reunião Magna. Sabemos que a vida e afazeres de cada um determinam muitas vezes a impossibilidade de se fazerem presentes, mas é muito importante que compareçam sempre que possível por forma a que as decisões tomadas tenham sido objeto de maior discussão e mais ampla aprovação.

2) O Orçamento para 2017 mostra uma SM de Moçamedes que não “nada em dinheiro”, mas com que com uma Gestão eficiente e criteriosa encara o futuro com o maior otimismo! De Facto, tal como no ano corrente se prevê um resultado de Contas Positivo, apesar do muito que se tem gasto em obras na Sede. Com rigor de Gestão e muito Trabalho tudo se consegue. Só não o alcança quem ou é Incompetente ou tem “Vistas Curtas”, ou as 2 coisas…

3) O Parque automóvel da SM de Moçamedes conhece também amplas melhorias: depois de muitos anos de leiais serviços as velhas “IZUZU” começam a preparar-se para a merecida reforma (apenas uma deverá continuar ao serviço) e para além da Toyota, há já mais 2 carrinhas que se vão juntar e formar um parque automóvel adequado às necessidades da Agremiação.

4) 2017 deverá trazer mais pontos altos de convivência entre a SM de Moçamedes e seus Associados. Dentro das possibilidades bem entendido.

 

Mais duas Belas Iniciativas da Associação Social, Cultural e Desportiva de SMM!

Workshop de Culinária

707_vzl_smm-workshopculinaria

No passado dia 12 de Novembro, realizou-se no Salão da ASCD de São Miguel do Mato, o 1º Workshop de Culinária organizado pelo Grupo de Jovens-Escola de Andebol. Com a colaboração da Escola Profissional de Vouzela, representada pela professora Maria Cunha e das suas alunas, e de “Cogumelos da Beira”, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e saborear alguns dos pratos confecionados que estão relacionados com esta estação do ano. Um obrigado a todos os intervenientes!

(O meu agradecimento especial ao Joaquim Fernandes que gentilmente me cedeu o texto e fotos desta notícia. Quim: muito obrigado e recebe um Abraço amigo)

Cinema para os mais Novos (mas toda a família está convidada!)

707_vzl_smm-cinema

A Associação social Cultural e Desportiva de SMM sempre nos tem mostrado uma capacidade de promoção e desenvolvimento de iniciativas e Serviços de elevado valor/interesse para a nossa População e não nos causa grande surpresa que mais uma vez ponha em prática algo de diferente e estimulante para todos: uma Sessão de Cinema a ser exibida na sua Sede em Moçamedes. Realizou-se ontem e à hora que escrevemos ainda nãos temos detalhes sobre como decorreu a iniciativa e qual a adesão da população. Esperemos que, como é hábito, tudo o que a Associação social Cultural e Desportiva de SMM redunde em sucesso. Condimentos não faltam:

– A habitual mestria da Associação na organização de eventos e prestação de serviços;

– O caracter familiar e apelativo do filme exibido;

– A quadra festiva que atravessamos.

Afinal é possível fazer algo em SMM e por SMM: haja competência e capacidade para o realizar! Pode ser que isto estimule outros a fazer alguma coisa visível e útil… Entretanto fica o convite: Apareçam e tragam os vossos amigos!

———————————————————————————————————————————

Ed. 704 (20/10/2016)

Dia Grande em SMM

Celebrou-se São Miguel Arcanjo!

Desde há algum tempo a esta parte “descobriu-se” nesta Terra que afinal o nosso Padroeiro é o Arcanjo São Miguel (“chefe das milícias celestes” como bem diz o Padre Francisco) e que, portanto, como é habito em cada localidade, em sua honra se celebram grandiosas festas que conciliam o lado Religioso e o lado Mundano (Festa, Diversão, etc.).

Para além de nosso Padroeiro (Oráculo) é origem do Nome da nossa Freguesia. Por isso as honrarias de que foi alvo são inteiramente merecidas e mobilizaram toda uma população. Não rezamos a São Miguel, antes e como é correto, Rezamos a Deus com São Miguel Arcanjo!

Este ano a Festa teve um âmbito muito especial: angariar fundos para as obras eclesiais, em especial a conclusão do processo de reabilitação da Igreja Velha. Há décadas realizaram-se muitos “Cortejos” para se angariar os capitais necessários à construção da atual Igreja Matriz, hoje Igreja Jubilar. Agora inverteram-se os movimentos: da Nova Igreja se parte para a reabilitação do Velho Templo. Enfim: o eterno retorno às origens da Fé nesta Terra. Nunca é tarde para voltar ao local da Fundação da Freguesia, que lhe dá Nome e onde os nossos antepassados, os nossos Pais e Avós viveram e celebraram a sua Fé. Os mais antigos repouso eterno aí encontraram.

No dia 1 tivemos Tarde Desportiva no Polidesportivo, Aula aberta de Zumba e animado Baile no Adro da igreja Matriz.

Grandioso dia 2 de Outubro de 2016:

09H00 – Missa Solene na Igreja Vela de SMM, abrilhantada pela Banda da Sociedade Musical de Moçamedes. Na proscrição que se seguiu pelos trilhos e caminhos antigos, a imagem de São Miguel Arcanjo foi acompanhada pelas Imagens de São Sebastião e diversas Invocações Marianas: Imaculado Coração de Maria (Vilar), Sr.ª dos Milagres (Caria), N. ª S.ª de Fátima (Lourosa) e N. ª S.ª de Fátima (Vila Pouca).

A todos estes rituais sagrados assistiu numerosa multidão.

Muito Obrigado ao Sérgio, ao Fernando e ao José Coelho (de Vilar), ao Sr. Fernando Barros e seu cunhado Joaquim Paixão (Lourosa), ao António Gonçalves e ao João Moita (Moçamedes) que se ergueram, pegaram nas suas alfaias e deram do seu tempo e trabalho para que a Igreja Velha e espaços adjacentes estivessem limpos e arranjados para a nobre celebração.

14h30 – Cortejo de Oferendas com início no Cruzeiro. A todos os que contribuíram com as suas ofertas muito se agradece, mas em Especial à D.ª Maria Malta e ao Sr. Fernando Guimarães que tão bem engalanaram os seus respetivos tratores para um pequeno desfile a lembrar tempos há muitos idos.

Durante a Tarde: foram feitos vários leilões das muitas e belas oferendas que muitos Fregueses de SMM ofertaram. Correu tudo muito bem e a avaliar pelos valores porque foram licitados os bens, bom dinheiro se terá juntado. BEM-HAJAM!

15h30: Atuação do Rancho Folclórico de Vilar que nos brindou com a mestria habitual e nos levou a viajar no tempo pelos trajes e canções de há muito anos.

16h30: Concerto pela Banda da SM de Moçamedes. Brilhante como sempre. Cada vês mais nos podemos e devemos orgulhar deste Prestigiada Instituição: renovada nos executantes e no reportório, Brilha com uma naturalidade que faz com que o difícil pareça fácil.

17h30: as “meninas” da Tuna e SMM encerraram em beleza o certame. Bom projeto, boa iniciativa: continuem! Gostei muito de ouvir algumas das mais célebres canções da musica ligeira portuguesa por vós tão bem interpretadas.

Pelo meio muita amizade, camaradagem e confraternização & comes e bebes que não podiam faltar.

Para o ano haverá mais com certeza! Obrigado a todos, em especial aos Mordomos e a todos os que, voluntariamente, se entregaram para que esta festa fosse possível e logo com o todo brilho que observamos!

Mais uma vez obrigado ao Município de Vouzela pelo fornecimento das estruturas (entre elas o palco) e mão de obra, à SM de Moçamedes, Rancho Folclórico de Vilar e Associação Social, Cultural e Desportiva e de SMM.

—————————————————————————————————–

Ed. 703 (29/09/2016)

Novos Universitários de SMM

É como muita alegria que noticiamos a entrada no Ensino Superior Público de mais 4 jovens desta nossa Freguesia:

703_vzl_smm-catarina

Catarina Moita da Roda, Moçamedes

A Catarina Moita da Roda, Moçamedes: vai cursar Comunicação Social no Politécnico em Viseu;

703_vzl_smm-claudia

Cláudia Teixeira de Vila Pouca

A Cláudia Teixeira de Vila Pouca, vai acompanhar a Catarina Moita em Comunicação Social no Politécnico em Viseu;

703_vzl_smm-igor

Igor Nogueira do Bairro Novo, Moçamedes

O Igor Nogueira do Bairro Novo, Moçamedes acompanha as colegas e vai ingressar no Politécnico em Viseu, mas para se formar em Contabilidade.

703_vzl_smm-alexandraferreirinha

Alexandra Ferreirinha de Vilar

A Alexandra Ferreirinha de Vilar vai formar-se na área da Saúde em Aveiro.

Felicito-vos a todos. Recebam os meus mais entusiasmados Parabéns! A todos envio os melhores votos de muito sucesso e das maiores Felicidades.

Meus jovens amigos e conterrâneos: a Universidade é um mundo completamente diferente do Liceu! Um Mundo de cheio de oportunidades e desafios aliciantes, mas com os seus perigos! Tenham cuidado, estejam atentos e apliquem-se bem pois têm um potencial imenso para serem bem-sucedidos!

Às Famílias: Muitos Parabéns pelo sucesso dos V/ filhos! Agora é hora de os ajudar a conseguir ter sucesso no meio Universitário. A Universidade não é um continuar do Liceu! Bem longe disso… é um meio muito mais competitivo e solitário. Os V/ filhos vão ser sujeitos a tarefas bem mais desafiantes: o suporte e acompanhamento familiar são mais importantes que antes! Auxiliem-nos a ser cada vez mais autónomos e responsáveis, mas ao mesmo tempo estão atentos a qualquer sinal de dificuldade. E não lhe exijam em demasia!

————————————————————————————————–

Ed. 702 (07/09/2016)

Passeio Sénior 2016

Decorreu no passado sábado (3 de setembro) o Passeio Sénior 2016 coorganizado pelo Município Vouzelense e suas JF. Foram 17 os autocarros que transportaram os nossos Seniores numa agradável visita a Trás os Montes, concretamente Chaves e Vila Real.

Tudo correu pelo melhor: sem incidentes de maior a registar. Saúda-se! Para o ano há mais e esperemos que todos os que este ano participaram possam renovar este já regular convívio anual.

Outros factos importantes: o cumprimento rigoroso dos horários previstos, a Missa, Almoço e Animação em Chaves; o lanche já em Vila Real e a forma excelente como tudo foi organizado e preparado atempadamente. E pelos vistos muitos se deliciaram com a gastronomia local… em bem que avisei: é do melhor que se encontra no nosso país!

De SMM seguiram 2 autocarros bem compostos e animados.

A celebração religiosa esteve a cargo do Padre Marcelino que vai em breve deixar as Paróquias de Vouzela e arredores que serviu por 9 anos. Foi uma despedida em beleza, mas muito emotiva, de muitos dos que paroquiou. O Sr. Bispo de Viseu confiou-lhe uma nova missão noutras Paróquias do nosso Distrito: é hora de partir para nova Missão no seu serviço à Igreja e aos Cristãos!

Aniversário da Sociedade Musical de Moçamedes

Vem aí mais um momento alto em SMM: o aniversário da nossa Banda! São 141 Primaveras: tudo começou ainda no sec. XIX, passou com distinção e brilho pelo sec. XX e neste sec. XXI mostra-se cada vez mais vigorosa, jovem e renovada!

Obrigado a todos os que muito deram e continuam a dar de si a esta inigualável Instituição: Músicos, Mestres, Diretores, Amigos e Associados… relembramos em especial os que já partiram de entre nós. Aos atuais lanço o repto: Sejamos Dignos da Obra legada pelos que nos Precederam!

Este ano as Festa decorrerão num clima de particular Jubilo: a renovação da Sede e Espaço adjacente está concretizada. E aqui fica o nosso Agradecimento pelo precioso e indispensável auxílio do Município de Vouzela na pessoa do seu Presidente e nosso amigo: Rui Ladeira. Obrigado ainda aos demais membros da Edilidade em especial a nossa conterrânea e Vereadora Carla Maia!

Aos São Micaelenses e amigos de outras localidades renovo o pedido: Associem-se! A Banda precisa de todos nós! E custa quase nada!

Todos estão convidados.

Nos dias de Festa serão pagas as quotas dos Sócios.

—————————————————————————————————————–

Ed. 701 (28/07/2016)

Reunião de Direção da Sociedade Musical de Moçamedes

Reunimos este sábado a Direção da Sociedade Musical de Moçamedes. Todos presentes, exceto o Carlos Martelo, ausente por afazeres pessoais e profissionais.

Principais assumptos em debate:

Festa de Aniversário 2016:

1 – Começamos por definir a data de Festa de Aniversário: 10 e 11 de Setembro próximo;

2 – Ficou estabelecido o programa das festividades: dia 10 sábado (durante a tarde) teremos o habitual e indispensável Concerto da Banda da Sociedade Musical de Moçamedes seguido de animação a cargo de DJ e Musica Gravada; no Domingo dia 11 teremos (também à tarde) o Grupo de Cavaquinhos de Loumão e o Lanche convívio dos associados e amigos.

3 – Convidam-se os Associados a procederem ao pagamento das quotas nesses dias. O brinde a atribuir a cada um já ficou determinado, mas por enquanto é segredo!

 

Obras na Sede:

A – O telhado foi substituído e colocado isolamento,

701_FQueiros-SMM-Sede02

B – O interior foi objeto de ampla remodelação: novo teto falso, novas portas, nova pintura, nova instalação elétrica (aguardamos a vinda dos técnicos da EDP para que o contador seja colocado na parte exterior do edifício) e Landim nas paredes à altura de 80cm. Renovação de WC.

C – Seguir-se-á a pavimentação do exterior da Sede e sua cobertura. Deste modo teremos espaço para estacionar as carrinhas e para o convívio dos executantes na época de Verão. D – No inverno os Ensaios, Escola de Musica e demais atividades terão suporte nas antigas escolas primárias.

 

701_FQueiros-SMM-Sede

D – Para o ano fica substituição das vetustas janelas e portas exteriores por similares em alumínio.

Por fim:

Realçar e Enaltecer todo o trabalho da Direção, a começar pela pessoa do Sr. Presidente Manuel Branco, a cujo empenho e dedicação devemos um grande BEM-HAJAM!

O apoio Inexcedível do Município de Vouzela sem o qual estas obras não seriam possíveis.

 

Crisma Arciprestal (Campia 2016)

De São Miguel do Mato foram Confirmados na Fé:

– Ana Cristina Gonçalves,

– Francisca Tavares,

– Gonçalo dos Santos,

– Rui Cabral,

– Sérgio Pereira,

– Susana Aleixo,

– Sara Marques.

Aos Crismados, Pais, Padrinhos e quem demais os auxiliou neste caninho de Fé os nossos Parabéns e Muito Obrigado.

Que a Luz de Cristo (que ilumina a Terra Inteira) seja sempre o vosso guia. Que o Auxilio que nos vem do Senhor Nosso Deus vos ampare hoje e sempre na medida das Vossa Necessidades.

Não tenhais medo: Deus está convosco! E o Cristão tem de manifestar a sua Fé com Alegria em todas as ocasiões da sua Vida!

——————————————————————————————————————————————–

Ed. 700 (14/07/2016)

Entronização da Imagem do Sagrado Coração de Jesus na Capela do Espirito Santo,

700_FQueirosSMM01

Já passou algum tempo, mas fica aqui a nota da Entronização da Imagem do Sagrado Coração de Jesus na Capela do Espirito Santo. O mesmo já havia sido feiro com Imagem do Sagrado Coração de Maria. A Mãe Celeste, o Divino Filho junto da Unidade do Espirito Santo!

700_FQueirosSMM02

O nosso Pároco, Padre Francisco, tem vindo, e bem, a promover uma dinamização da vida Religiosa na nossa terra. O ressurgimento da prática religiosa mais profunda e regular associada a cada templo (Igreja Matriz, Igreja Velha e Capelas) é disso exemplo. Felicito o nosso Pároco por tal: para qualquer Cristão rezar é uma forma de “respiração da alma”; a Todos nos faz bem!

 

Reunião Ordinária da AF

Nesta sessão ordinária estatuária realizada em 25 de Junho 2016 pelas 18H00 no edifício Sede da JF local dois pontos a debate e votação:

1)      Ata da sessão ordinária de Abril passado;

2)      Regulamento do Cemitério da Freguesia.

Amos os pontos foram aprovados por unanimidade.

No entanto o Regulamento do Cemitério da Freguesia ficou aprovado apenas na Generalidade pois só a revisão de Taxas e Emolumentos da JF prevista para Setembro permitirá a sua aprovação definitiva e completa, bem como a sua entrada em vigor.

Sobre o documento importa salientar que o mesmo é um texto extenso e complexo. Por isso a AF salientou mais uma vez a necessidade de se colocarem títulos em todos os artigos e um índice remissivo. Dessa forma a sua consulta e uso para esclarecimentos resultará mais fácil, rápida e clara.

 

Outros assuntos de relevo:

I)     Lamentavelmente a Ana Isabel Teixeira de Almeida renunciou ao Estatuto de Membro da AF para que fora eleita e onde ocupava o Cargo de 1.ª Secretária. Lamento deveras o facto! É pessoa pela qual tenho elevada estima e consideração. E a Ana deve saber disso: enquanto Presidente da AF redigi eu mesmo as Atas quando não pode estar presente; pedi várias vezes ao nosso pares e ao Executivo para que as sessões se realizassem ao Domingo de manhã para que pudesse estar presente. Desde a Sessão Extraordinária de Fevereiro, em que o Executivo finalmente cedeu na sua Ilegal Demanda para me colocar fora da AF, que a Ana Isabel nunca mais voltou a fazer-se presente nas Sessões da AF. Agora renunciou… lamento: acho que deveria continuar, ainda que já não como 1.ª Secretária. Esteve bem ao Renunciar perante a Presidente da AF; esteve mal por o ter feito em cima da hora e sem que houvesse possibilidade de chamar, para tomada de posse, um substituto ao lugar assim deixado vago. Não é “fim do mundo”: em Setembro (se não houver sessão extraordinária antes) tudo se resolve.

II)   Sobe a questão do MB recebemos esclarecimentos Importantes: a máquina MB de SMM esteve, de facto, suspensa de atividade por cerca de 3 semanas e não foi por estar avariada como alguns “mais crentes” sugeriram! Nesse período não houve manutenção nem abastecimento da mesma. Tal Suspensão deveu-se a entendimento de falta de condições de segurança por parte de PROSSEGUR Crédito Agrícola de Vouzela. Isto apesar de a mesma dispor (haverá uns 6 meses) de Alarme de ultima geração que impede o Disparo de Sinal na Central de Segurança da PROSSEGUR em Lisboa à mais pequena vibração que aconteça nas Proximidades.

Para o levantamento da Suspensão a JF teve de concordar em não utilizar o Espaço da Gare para qualquer atividade. O que é pena, pois um espaço que pode ser muito útil, em especial no Verão. Além disso houve que abrir Conta no Crédito Agrícola de Vouzela: afinal se mantêm aqui um MB é justo que a JF seja Cliente. Provavelmente a JF desistirá da Conta de Décadas na Caixa Geral de Depósitos.

Mais haverá a fazer para manter o Serviço: é possível que seja obrigatório construir uma Vedação de Proteção à volta do interior da máquina MB, pois temos de considerar quem dia de Eleições a mesma fica exposta. Ora todos entendemos que o Edifício Sede da JF tem as condições ideais para a Realização de Eleitorais: localização central e próxima da Igreja Matriz, fácil acesso de pessoas com Mobilidade Reduzida e Cadeiras de Rodas e com o Serviço de apoio da JF a funcionar no mesmo Edifico.

Finalmente: considera o Crédito Agrícola de Vouzela que o MB em SMM é uma operação Onerosa e sem Retorno: de facto dá prejuízo! Novidade nenhuma para quem anda atento e informado. Por isso aqui deixei em tempos o meu grito de Alerta: Não Deixem Sair o MB de SMM pois não é nada provável que outro seja instalado!

Infelizmente houve quem apenas visse nesse alerta Crítica Política… lamento ter assim ter sido interpretado.

………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Ed. 699 (30/06/2016)

Direito de Defesa do meu Bom Nome e da Minha Dignidade

Eu não tenho vistas largas,

nem grande sabedoria,

mas dão-me as horas amargas

lições de filosofia.

(António Aleixo)

Caros São Micaelenses,

Fui vitima de Cobarde e Baixo ataque por artigo publicado no Notícias de Vouzela e assinado pelo Executivo da Junta de Freguesia de SMM. Alguém escreveu o que assinaram… texto onde mostraram um inusitado desprezo pela Condição Humana e pela Dignidade com que qualquer ser Humano deve ser tratado!

Quem escreveu aquele Texto e quem o Assina “Não sabe o que Diz e Diz o que não sabe!E Não, Não vou negar que fui condenado no Processo a que se Refere o Texto! Mas fui Condenado por crimes que nunca cometi! Fui Vitima de uma Cilada bem Orquestrada e de uma Denuncia Caluniosa da qual não consegui defender-me. Mas pergunto:

Quantos não estão nas nossas Cadeias sem nada terem feito?

Quantos não são Condenados à Morte nos Estados Unidos e anos e anos mais tarde se descobre serem afinal Inocentes?

Aquilo a que chamamos “Justiça” é obra de Seres Humanos, por isso Falha e Comete erros, por vezes grosseiros, cujas consequências recaem sobre de quem deles é vítima.

Quem escreveu e quem assina aquele Texto Inqualificável NÃO ME CONHECE E NÃO SABE DE QUEM FALA! Devia ter mais cuidado com o que faz afinal todos estamos Obrigados a não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem a Nós!

PARA ESCLARECIMENTO DE TODOS AQUI FICA A VERDADE DOS FACTOS:

Há MAIS DE 10 anos Tralhava numa Empresa de Formação Profissional na Região do Porto. Era pago pelo meu trabalho a Recibos Verdes. A Empresa precisava de aceder a Fundos Públicos para continuar a sua atividade. Por isso pediu, a mim e aos demais Formadores, para passarmos Recibos Verdes ainda antes de termos recebido o que nos era Devido… ingenuamente eu os demais fizemo-lo! Eu e os demais colegas nunca chegamos a Receber o que nos era devido (e eram Dezenas de Milhares de Euros!), mas as Contribuições para a SS e para o IRS tiveram de ser pagas; como até Dívidas da Própria Empresa (pois se a mesma se fosse declarada Insolvente, como acabou por acontecer, então é que nada receberíamos!).

As poupanças de anos de Trabalho Árduo desapareceram… arruinaram a minha vida e a de mais de uma dezena de Profissionais!

Confrontei diversas vezes os Responsáveis para exigir o que me pertencia! Mas era gente com muita Influência e Poder (nomeadamente financeiro) que me afrontava e por isso apareceram “assinaturas falsificadas”, coisas que desapareceram dos Escritórios da Empresa, etc. Para tudo Houve um Só Culpado: Eu! Em Tribunal percebi que não teria hipóteses de provar a minha Inocência: a Armadilha estava muito bem Montada! Demasiado bem montada para que pudesse sair sem ser Formalmente Condenado o que veio a acontecer em 2008.

O que se passou comigo era do conhecimento das gentes da Lista do PSD e muitas outras nesta Terra: nunca nada foi contra mim usado! NUNCA! Gente digna e que me respeita enquanto pessoa nunca usaram factos da vida minha privada de cada um para Fins Políticos!

Tantas me fizeram que Adoeci gravemente. Deixei de ter meios para me tratar convenientemente e já nem conseguia trabalhar. Não sei como sobrevivi a tal situação: Arruinado, Condenado pelo que não fiz e Incapacitado para o trabalho… cada um de vós experimente colocar-se na situação com que me deparei e pense onde arranjaria forças para sobreviver!

Para pagar a Multa a que fora condenado pelo Tribunal alguém amigo me propôs o Trabalho Comunitário na Junta de Freguesia de SMM. Aceitei até porque dessa forma regressaria a casa de meus Pais e me poderia finalmente tratar.

Sim Caros São Micaelenses: entrei ao serviço da Junta um Homem Doente, mas dela saí Totalmente Reabilitado e no gozo da Estima e Amizade da maioria de vós! E fui à procura de Trabalho digno e honrado; não me agarrei às minhas qualificações Académicas e entrei para uma Fábrica para cortar Couro numa Prensa quase manual! Trabalho muito duro, sobretudo para quem não possui grande compleição física: cada Euro ali ganho foi produto de muito suor, sacrifício e esforço…, mas aguentei, consegui agradar às minhas Chefias; por isso saí por vontade própria entendendo ter encontrado melhor oportunidade.

Finalmente: ao expor factos da minha Vida Privada em Público e colocando a Minha Honra, Bom Nome e Dignidade em causa surgem indícios de poderem ter cometido diversos Crimes previstos na Lei, pois a mesma é Clara: Cada pessoa pode dispor livremente da informação sobre a sua vida privada, revelando e ocultando o que bem entender! Tenho já um dos melhores Escritórios de Advogados da nossa região para tratar do Caso.

A DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais) será devidamente informada do sucedido e das ilegalidades cometidas para me afastar da AF e agirá em conformidade!

O meu REGISTO CRIMINAL e a CERTIDÃO DE NÃO DIVIDA ÀS FINANÇAS estão à disposição de quem queira certificar-se da minha Honorabilidade!

 

Ed. 698 (09/06/2016)

Neste Domingo celebramos São Miguel do Mato… em São Miguel do Mato (local que deu nome à Freguesia)

A visita pastoral do Nosso Bispo Sr. D. Ilídio Leandro serviu de mote a que numerosa gente da nossa terra se tenha dirigido até à nossa amada “Igreja Velha” para uma Celebração Religiosa Solene seguida de Tarde Cultural.

698-SMM_D-Ilidio-e-P-Francisco

O 10.º Domingo do tempo comum foi, nesta Terra, altura de celebrar a Festa do Sagrado Coração de Jesus, celebrado canonicamente na passada 6.ª feira, mas que entre nós (por razões óbvias) foi transferido para este Domingo.

Rumamos então para assistir pelas 15H00 a Missa Solene na Igreja Velha de SMM presidida por D. Ilídio Leandro, devidamente coadjuvado pelo nosso Pároco Francisco Domingos, pelo Padre Marco e pelo Diácono Lima Paiva (que de resto proclamou o Evangelho).

698-SMM_Cruzada-eucaristica

A abrilhantar toda a celebração o Coro e a Banda da Sociedade Musical de Moçamedes com a mestria habitual.

Na sua sóbria e pastoral preleção D. Ilídio Leandro começou por congratular todos os que tornaram possível a restituição da Dignidade de Templo do Senhor ao que restava (ruínas e pouco mais) da Igreja Velha de SMM. Todos enalteceu, em especial a perseverança do Padre Francisco Domingos. Sabia da existência desta Igreja, do seu estado decadente e muito o alegrou vê-la assim tão bem arranjada. Espera que em futura visita possa contemplar o Templo em toda a sua Grandeza.

698-SMM_Multidão-enche-Velho-Templo

Convidou-nos de seguida a refletir sobre a riqueza e beleza da Liturgia, em especial o Evangelho de S. Lucas que nos narra um dos Milagres Maiores realizados por Jesus na sua vida terrena: a ressurreição (segundo a carne) do filho da mulher Viúva de Naim. Estamos em ano Jubilar na Diocese e também na nossa Paróquia. Estamos a viver o Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco e por toda a Igreja. Este dia foi consagrado por S. João Paulo II à santificação das missões sacerdotais; dentro em breve teremos a comemoração dos 500 da consagração da Sé de Viseu. Em face de todos estes “sinais” nos exortou D. Ilídio Leandro a por em prática o Amor de Deus na relação de uns com os outros. E que a atenção e cuidado que devemos ter para com os irmãos não é algo “fora de moda”. Nunca o estará de facto por ser um elemento central na Revelação de Deus aos Homens. Na Relação de Deus com os Homens e no convite que Deus nos faz de O Vermos sempre na pessoa do nosso Próximo. Um apelo importante do nosso Bispo: olhem para os refugiados como alguém que também é filho do mesmo Deus (embora o possa adorar de forma diferente) e não se deixem dormir descansados enquanto tanto martírio e sofrimento atinge milhões de irmãos!

698-SMM_Andor

Seguiu-se a procissão (já sem D. Ilídio Leandro que se retirou devido aos seus afazeres pastorais) pelos caminhos que os nossos Pais e antepassados percorreram por séculos.

698-SMM_Ladeira

Destacamos a presença na Cerimónia do Presidente do Município Vouzelense, Rui Ladeira, da Vereadora da Cultura Carla Maia (uma orgulhosa São Micaelense!) e do Presidente da JF Gilberto do Carmo.

Nas suas palavras aos presentes Rui Ladeira enalteceu todos os que pelo seu empenho e contribuição generosa tornaram possível recuperar o Templo e destacou alguém muito em particular: Sr. Horácio Ruas! Faço minhas as palavras de Rui Ladeira: muito obrigado Sr. Horácio! Sem o seu querer e a sua generosidade esta obra magnifica não seria possível!

698-SMM_HoracioRuas

Sr. Horácio Rua

Conclui relembrando que é certo que a Luz Elétrica chegará aquele local mais cedo que tarde!

A Igreja Velha de SMM possui hoje telhado, portas e está exemplarmente limpa e asseada.

Mas acrescenta-se ainda altar/sacrário condignos e mesmo bancos para os que assistem às celebrações. Bens doados pelo saudoso Padre Camilo e pela Família Barros. Bem-hajam!

Ao Município de Vouzela, na pessoa do seu Presidente, cumpre agradecer os meios colocados ao dispor para que a Celebração e a Festa atingissem a dimensão vista: cadeiras, palco, gerador de corrente e pessoal assistente. Obrigado: mais uma vez trataram SMM com grande generosidade e nobreza!

Os Investigadores Ana Beatriz, Daniel e Melo apresentaram trabalho de investigação sobre a História da Igreja Velha de SMM. Infelizmente a reconstituição total da história é impossível pois a documentação pertinente perdeu-se na poeira do tempo e na incúria dos responsáveis! O seu colega Tiago Santos deu-nos a ver um pequeno filme sobre a visão das pessoas da nossa Terra que viveram a transição do centro de culto para a Igreja Matriz de SMM.

Seguiu-se uma tarde Cultural animada pela Sociedade Musical de Moçamedes e pelo Rancho de Vilar a que muita gente se associou.

698-SMM_Rancho-de-Vilar-II

Rancho de Vilar

Tal como noutros tempos (mormente a quando de momentos religiosos como batizados 1.ª Comunhão, Profissão de Fé, Casamentos, etc.) muitos aproveitaram a romaria para aí tomarem os seus farnéis em animada, alegre e fraternal convívio.

A todos o que doaram esforço e tempo para que esta Festividade tivesse lugar: Muito Obrigado; Deus vos retribua!

————————————————————————————————————-

Ed. 695 (28/04/2016)

Revista de S. Miguel do Mato

Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia a realizar no próximo 30 do corrente pelas 18H00 no Edifício Sede da JF e com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Período Antes da ordem do Dia:

1.º Apreciação e Votação das Atas da Sessão Ordinária de 18 de Fevereiro e da Sessão Extraordinária de 19 de Março 2016.

2.º Outros Assuntos do Interesse da Freguesia.

Período da ordem do Dia:

1.º Aprovação da Conta de Gerência de 2015.

2.º Revisão ao Orçamento de 2016.

3.º Revisão ao Plano Plurianual de Investimentos do Ano de 2015.

4.º Apresentação e Apreciação do Inventário da Junta de Freguesia.

5.º Análise e Aprovação do regulamento do Cemitério de São Miguel do Mato.

Período da Intervenção do Público:

Intervenção do Público Presente.

 

Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Musical de Moçamedes

Decorreu no passado Sábado, 9 do corrente, a reunião magna da Sociedade Musical de Moçamedes. Pelas 15H00 e como habitualmente na Sede da Agremiação.

Trata-se da Reunião Estatutária em que a Direção submete ao demais Órgãos representados na Assembleia Geral a Conta de Gerência do ano transato.

Primeira nota: estiveram presentes todos os membros dos Órgãos Sociais da Sociedade Musical de Moçamedes, exceto o Carlos Martelo por motivos pessoais atendíveis. Muito Bem! A ideia de convocar a todos por SMS resultou em pleno!

Segunda nota: o Joaquim Fernandes, Presidente da Associação Social, Cultural e Recreativa de SMM e o Gilberto do Carmo, presidente da JF, assistiram aos trabalhos. Na qualidade de Sócios, mas como é natural, mas saliente-se o facto de terem dado acompanhamento à Reunião da Banda. Pena que não mais nenhum associado tenha comparecido: são sempre bem-vindos; a Banda é Assunto de Todos já aqui o disse!

Sinopse dos trabalhos:

1) Primeiro leu-se a Ata da Reunião de Novembro 2015. Colocada a votação mereceu aprovação unanime dos presentes.

2) Depois de uma explicação detalhada por parte do Sr. Presidente da Direção e de um parecer favorável do Conselho Fiscal, a Conta de Gerência foi aprovada por unanimidade. De resto apresenta um saldo positivo de 1.380,51€.

3) Os trabalhos de Remodelação da Sede mereceram de todos o acordo para que avancem e com a maior rapidez! Falamos essencialmente da recuperação do Telhado, do Forro e da Instalação Elétrica. Sanitários e espaços adjacentes também podem ser intervencionados.

O Sr. Presidente da Direção explicou em detalhe como as obras deverão ser financiadas. Não há grandes recursos. O apoio do Município de Vouzela será Fundamental, mas não chega! Terão de se redistribuir verbas, repensar despesas e pedir, inclusive, cedências de pequenas parcelas do prémio anual aos executantes. Ainda assim o que se arranja é muito curto face aos custos estimados. POR ISSO EXORTO OS SÃO MICAELENSES: A BANDA PRECISA DE TODOS NÓS NESTA HORA; ESTEJAMOS PRONTOS A AJUDAR NA MEDIDA DAS POSSIBILIDADES DE CADA UM!

Todos gostamos que quando se desloca a outras Terras, visita outras Gentes, a Nossa Banda seja uma Embaixatriz do que Somos, de quem Somos e do que Fazemos de Melhor. Para isso os Executantes devem ir bem Fardados, com Bons Instrumentos, Motivados, Bem Ensinados e Bem Ensaiados, etc. Tudo isso muito Dinheiro e as receitas são muito Escassas! Todos (a começar pela Direção bem entendido) estamos obrigados a fazer Mais e Melhor para o Bem da Sociedade Musical de Moçamedes! A presente colaboração da Freguesia com a Banda NÃO CHEGA PARA AS NECESSIDADES!

Nota Final (Muito) Positiva: o número de Festas já ajustadas é de boa monta. De tal forma que a Festa de Aniversário fica ainda sem data marcada. Muito bom!

Nota Final Negativa: os “grupinhos” que se sabem existir dentro do Grupo de Executantes têm ganho eco público por trocas de Posts no Facebook. Intolerável Irresponsabilidade! Sabemos que são gente muito jovem, mas já crescida o suficiente para conhecer os limites dos seus atos! Que não se REPITA!

E quem quiser criticar/confrontar alguém que o faça com frontalidade/lealdade, nunca de forma “cobarde”! Não para estimular comportamentos desses que a Educação Parental e a que se pretende proporcionar pelo Ensino da Musica se faz!

 

Ed. 684 (15/10/2015)

Reunião da Assembleia de Freguesia de SMM

Reuniu no passado dia 26 de Setembro, em Sessão Ordinária e Estatutária, a Assembleia de Freguesia de SMM. Todos os membros se fizeram presentes.

No período “Antes da Ordem do Dia” os diversos membros quiseram (e bem) falar de assuntos de interesse da Freguesia e suas gentes. Sendo que a Assembleia de Freguesia de SMM é constituída por membros que representam os diversos povoados da mesma estes contributos são de elevada importância para o próprio desempenho do Elenco da Junta de Freguesia. Além disso mostram a atenção que cada um dá aos assuntos da sua localidade o que mostra um empenho no zelo pelo bem comum que se saúda.

Todos os pontos colocados a votação – Acta da Sessão anterior e Alteração (qualitativa e apenas ao nível da despesa) ao Orçamento para 2015 – foram aprovados por unanimidade.

Mais uma vez se lamenta a falta de Público! As sessões são públicas e abertas a todos e há um espaço de intervenção dos Cidadãos inscrito no Plano de Trabalhos… todos ouvimos inúmeras queixas do povo sobre as mais variadas matérias, mas quando lhes é dada a possibilidade de expor problemas e propor soluções omitem-se! Lamentável! A Democracia não se esgota no voto, mas antes propõe a participação activa de todos na gestão daquilo que nos é comum! Para refletir e agir no futuro!

Legislativas em SMM

O acto Eleitoral decorreu nesta terra de forma elevada e serena como á de resto habitual.

Os resultados também não destoaram do tradicional e expectável. De facto esta é uma terra de forte tradição PSD e um pouco CDS. O resultado das ultimas Autárquicas resultou de uma conjuntura que circunstancial e em cuja criação e dinamização fui elemento decisivo. De outro modo os resultados serão sempre dentro do que se descreve de seguida.

Coligação PàF – 270 votos (53,68%)

PS – 157 votos (31,21%)

BE – 23 votos (4,57%)

CDU – 14 votos (2.78%)

Destaque ainda para os 7 votos no PDR (1,39%) e nos 6 do PCTP/MRPP (1,19%) dos votos. As demais forças concorrentes tiveram entre 0 a 3 votos.

7 votos (1.39%) em branco e 11 (2,19%) foram considerados nulos.

A Abstenção cifrou-se nos 46,2% (432 não votantes). Dos 935 inscritos com direito a voto foram às urnas 503. O que se pode considerar uma boa afluência. Porquê? Todos sabemos que esta é uma terra de muitos emigrantes, não falo dos recentes que nem são assim tantos, mas essencialmente quem está fora há dezenas de anos mas mantêm o seu domicílio Eleitoral em SMM. Natural se torna concluir que os residentes efectivos na Freguesia participaram de forma assinalável nestas eleições.

Festa em Honra de São Miguel Arcanjo

Celebrou-se no seu local: a nossa querida Igreja Velha de SMM. Na presença de muita gente que, apesar do mau tempo, não quis deixar de celebrar o nosso padroeiro e peregrinar ao local que dá nome á nossa Freguesia.

Missa Solene com procissão local pois mais não era possível face às condições climatéricas.

A Igreja Velha de SMM continua a recuperar a sua dignidade: foram restaurados bancos antigos da actual Igreja Matriz e aí colocados possibilitando que muitos já tivessem assistido às Cerimónias sentados. Mas maior notícia: a Família Barros ofereceu o Altar da sua Capela privada para os fins que a Igreja entendesse adequados. Vai, claro, ser colocado no Velho Templo depois de devidamente restaurado e criadas as condições adequadas no local. Acreditamos que muito em breve o Templo tanto tempo ostracizado recuperará todo o seu esplendor e centralidade da vivencia desta Terra! Bem-haja a todos os que se ergueram para que o mesmo não caísse!

——————————————————————————————————————————————–

Ed. 683 (24/09/2015)

Parque de Merendas

Boa iniciativa da Junta de Freguesia: no largo onde se corta para Adsinjo costumavam-se formar “lixeiras” de lenhas, terra e areias; agora ergue-se um pequeno parque de merendas. Evita-se o mau aspecto e proporciona-se um bom local de lazer para todos. Agora é esperar que as árvores cresçam e fornem a sombra que tanto jeito vai dar em dias de Verão. Muito bem!

Sede da Sociedade Musical de Moçâmedes

A nova entrada e as necessárias vedações já estão colocadas no Terreno. A funcionalidade e a agradabilidade do espaço toma forma. Devemos estar orgulhosos do progresso da nossa Sociedade Filarmónica. Falta agora dotar o Edifício Sede das condições adequadas às múltiplas atividades da Agremiação. A seu tempo tudo se concretizará! Parabéns!

Passeio Sénior 2015

Decorreu no passado dia 5 o Passeio Sénior do Concelho de Vouzela. Este ano foram os nossos “menos novos” levados a Amarante e Espinho. Momentos de salutar convívio e confraternização que agradaram à generalidade dos participantes. Município e Juntas de Freguesia muito bem em mas esta organização já tradicional. Para o Ano há mais!

——————————————————————————————————————-

Ed. 682 (10/09/2015)

Aniversários

A Sociedade Musical de Moçâmedes festejou os seus 139 anos no passado 30 de Agosto! Um Idade respeitável da mais antiga agremiação desta terra em atividade contínua. Fixemos que foi fundada no séc. XIX, atravessou todo o séc. XX e agora neste séc. XXI segue pujante e projetada para o futuro, que se espera risonho e grandioso!

Tem sido a Grande Bandeira de SMM em todos os locais por onde passou, passa e passará. Um Orgulho para todos nós filhos desta localidade!

Através da Escola de Musica forma continuamento novos executantes na nobre Arte da Música; descobre talentos e apresenta um Grupo de Músicos que, pela excelência das suas performances, nos envaidece!

As festividades iniciaram-se com Missa Solene na Igreja Paroquial de SMM. Seguiu-se romagem de saudade ao Cemitério local. Relembraram-se os que a esta Coletividade estiveram ligados e já partiram. Pelos presentes e pelos idos se rezou e invocou a ajuda divina.

Durante a tarde foi tempo de um magnifico Concerto proporcionado pela Banda e o habitual convívio entre Direção, Músicos, Sócios e demais que se quiseram juntar à festa bem servida de grelhadas mistas e boa bebida. Foi também uma boa altura para revermos alguns dos nossos Imigrantes que nesta altura nos visitam.

O Município de Vouzela fez-se representar entre outros pela Sr.ª Vereadora Carla Maia, nossa conterrânea.

A esta coletividade, de cujos Corpos Sociais me orgulho de pertencer, só posso dizer Bem-Haja por tudo quanto tem dado a esta Terra e suas Gentes & pela Escola de Virtudes e Talentos que sempre soube/sabe ser! Obrigado a todos quantos se dedicaram e dedicam generosamente à sua causa, em especial ao Presidente Manuel Branco pelo reconhecido total e sempre disponível empenho com que labuta diariamente pelo bem da Sociedade Musical de Moçâmedes.

Entretanto decorrem a com ritmo as obras de beneficiação da Sede e espaços limítrofes: novos acessos, espaço para estacionamento das carrinhas, espaço para festividades e outros, mas sobretudo a dotação do Edifício Sede de condições condignas á prossecução das atividades da Banda e Escola de Música.

A Associação Social, Cultural e Desportiva de SMM comemorou os seus 15 anos nos passados dias 18 e 19 de Julho. No sábado de manhã com jogos desportivos, para crianças e jovens, no polidesportivo de S. Miguel do Mato, com os jogos desportivos de Andebol, Futebol, Basquetebol, Ténis de Mesa e Atletismo para as crianças e jovens. À tarde realizou-se um jogo de andebol sénior entre a equipa do ACOF e a equipa anfitriã, de S. Miguel do Mato tendo participado 22 praticantes. De seguida realizou-se uma edição especial da futebolada/encontro intergeracional, desta vez com um torneio de futsal. No final não podia faltar o Jantar Convívio antes do “Baile Solidário” que encerrou a época Desportiva da Escola de Andebol. De salientar a presença da representação ao mais alto nível do Município de Vouzela, principal entidade apoiante escola de Andebol: Senhores vereadores, Eng.º Pedro Ribeiro, Dra. Carla Maia e o Presidente Eng. Rui Ladeira.

Terminada a cerimónia seguiu-se a atuação do grupo musical ‘’Bora Lá’’ que animou a noite de todos quantos estiveram presentes.

As comemorações prolongaram-se pelo dia 19, com uma tarde cultural que contou com a participação da Sociedade Musical de Moçâmedes, do Grupo de Veteranos da Freguesia de Queirã e suas Harmónicas, do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Alcofra e do Grupo de Cantares da ASCD de S. Miguel do Mato.

Pelo meritório trabalho desenvolvido nestes 15 anos ao serviço da Freguesia e suas gentes mormente Seniores, Crianças e Jovens os meus Parabéns e uma palavra final: Obrigado por Tudo; Continuem e vão mais além se possível!

—————————————————————————————————–

Ed. 659 (31/07)

Passeio Interparoquial 2014 (SMM, Queirã, Figueiredo das Donas e Fataunços)

O Passado Domingo foi “Dia Grande” para São Miguel do Mato, mas também Queirã, Figueiredo das Donas e Fataunços: mais uma vez se peregrinou em conjunto a um dos muitos Santuários e Locais de Culto do nosso País. Desta vez fomos até ao Santuário do “Menino Jesus de Praga” em Avessadas, Marco de Canavezes. Trata-se de um Santuário particularmente Belo, Agradável e “Amigo do Peregrino”. Foram 7 Autocarros Cheios e em Romaria até ao Local. A viagem de ida foi feita sob Chuva Intensa, mas a partir da hora de Almoço eis que um Sol radioso nos acompanhou na demais Jornada.

Assistimos a uma Missa Eloquentemente Celebrada por Padre ligado ao Santuário. Cremos que todos os Presentes se sentiram tocados no mais íntimo dos seus Corações com o Sermão proferido! Partiu do mote dado pelo Evangelho do Dia: Jesus convida todos os que “Andam Cansados e Oprimidos” a encontrarem Refugio, Consolo e Descanso no Amor de Deus pela Humanidade e foi deveras Belo o que foi dito e a todos terá maravilhado.

Seguiu-se Procissão Solene, com a Imagem do Menino Jesus de Praga em andor, a percorrer os Claustros do Santuário. Nesta etapa rezou-se a “Coroinha”, uma novena em 12 capítulos que reflectem a Infância de Jesus até aos seus 12 anos. Acresce dizer que a Eucaristia foi animada por Coro constituído por elementos das 4 Paróquias envolvidas.

Almoçou-se em instalações muito bem preparadas para receber quem ali peregrina: cobertas e com mesas & cadeiras, bem como fogões, lava-loiças, lavados muito bem apetrechados e tudo o que mais é necessário para responder a todas as necessidades dos Peregrinos. Um exemplo para todos os Santuários e locais de Culto deste País: o bem receber os Peregrinos e lhes dar as Melhores Condições de Estadia tem de ser preocupação Fundamental e Primeira de quem rege estes lugares Santos!

Seguiu-se alegre Convívio até que pelas 15H30 se rumou para Lamego com passagem por Régua, Mesão Frio e Amarante. Sem paragens porque não havia tempo para tal. Mas podemos contemplar a Magnânima Paisagem do Douro Vinhateiro de uma Beleza Brutal: o Engenho Humano é capaz há séculos de Produzir o Precioso “Néctar” chamado de “Vinho do Porto” numa Natureza Tão Ingreme e Despojada. Maravilha Extraordinária!

Chegou-se ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego para Lanche e posterior Oração na Igreja com o mesmo nome. Finda a mesma: hora de regressar. Felizmente em boas estradas e confortáveis Autocarros. Para ao ano há mais… fazemos votos que possa ser tão ou mais entusiasmante que o que ainda agora realizamos.

Um reparo: dizem que e Romaria da Sr.ª dos Remédios é a maior de Portugal. Se não for a maior é das maiores por certo. A sua confraria deve ser Riquíssima (bem que Papa Francisco prega uma Igreja Pobre e para os Pobres, mas isso deve ser mais complicado de concretizar que tornar o Inferno num lugar aprazível!) e no entanto as condições sanitárias para receber os Peregrinos junto à Igreja estão a um nível terceiro-mundista! Francamente… não têm vergonha?

————————————-——————————————————————————–

Ed. 658 (17/07)

Junho: mês Intensamente Religioso em São Miguel do Mato

O mês de Junho deste ano foi palco de três momentos altos em termos Religiosos (e não só) na nossa Terra…

– Começamos por Celebrar o Espírito Santo na sua Capela, monumento antiquíssimo situado entre as Povoações de Caria e Vilar. Em tempos não há muito idos a cerimónia iniciava-se na Igreja Paroquial, segui em Procissão até ao Templo onde se culminava a Eucaristia Solene e Festiva. Tratava-se de uma “viagem” de alguns KM, a maioria em percursos acidentados e sempre a subir. Exigia um esforço enorme sobretudo a crianças, idosos, pessoas doentes, músicos e a quem levava os estandartes/guiões (em dias de ventania era uma “tortura” e obrigava a que se revezassem várias vezes para suportar o esforço). Entretanto decidiu-se que não mais seria desta forma, antes que se começaria em anos alternados na Capela da Sr.ª dos Milagres em Caria & Imaculado Coração de Maria em Vilar. Este ano foi a vez de Caria ser lugar de início de Cerimónias. Ao Deus adorado pelos Cristãos nunca agradaram Sacrifícios e Holocaustos, antes Amor, Paz e bem entre todos os seus Filhos. Ora esta nova forma de organização da Festa do Espírito Santo é vem mais Humana e Sensata. O nosso Pároco Padre Francisco patrocinou, e muito bem, esta ideia.

– Celebrou-se a 15 a Festa em Honra de St.º António. Como de costume fez-se Procissão a começar e acabar na Capela das Burgetas (onde se celebrou missa Festiva); passando pela Rua do Paço, Adsinjo, Cruzeiro, Igreja Paroquial, Roda, Rua de S. Sebastião e Moçamedes. Festa de Arraial por excelência da nossa Terra houve animação nos dias 14 e 15: Folclore e Musica Moderna. Trata-se de uma Festividade cuja organização implica grande esforço dos Mordomos. Os custos são muito elevados, tal como o trabalho de todos. Muito obrigado por a manterem viva e pujante! Muitos Parabéns: que o Senhor, por intercessão de St.º António, vos recompense. E as Gentes desta Terra sempre tão lestas a criticar e tão cerimoniosas para reconhecer o mérito e o esforço, vos saibam ser Gratas!

– Finalmente tivemos o “Corpo de Deus” (Corpus Christi) no passado Domingo. Trata-se de uma “Festa de Guarda” para os Cristãos desde que instituída no séc. XIII pelo Papa Urbano IV e por isso “obriga” a todos os Fiéis a fazerem-se presentes na Eucaristia nesse dia. O objectivo é o de celebrar com maior amplitude e solenidade a Presença do “Corpo de Cristo” no Pão Consagrado e Adoração da Eucaristia, especialmente no Mistério do Corpo e Sangue de Cristo instituídos na Última Ceia. A Procissão pelas ruas é uma recomendação do Direito Canónico. O Bispo não deve ausentar-se da Diocese senão por motivos de força maior também por imposição de tal direito. Um Ostensório com Hóstia Consagrada nas mãos do Sacerdote simboliza “O Cristo Vivo” que visita o seu Povo.

Frutos da Terra e do Trabalho Humano apresentados como Tributo e Agradecimento ao Deus Vivo!

A festividade segue-se ao Pentecostes e à Festa da Santíssima Trindade que este ano ficou “abafada” pelas Festas em Honra de St.º António visto que também se comemorou no dia 15. Um repto e uma crítica à Igreja de Portugal: como permitiram que este dia Santíssimo deixa-se de ser feriado? Francamente! É mais importante, a título de exemplo, o 15 de Agosto que celebra a Ascenção de Nossa Sr.ª ao Céu, que a Celebração do Próprio Deus único adorado pelos Cristãos? Não me parece… O Povo é devotamente Mariano? É! Mas educa-lo numa Fé Esclarecida é vosso dever. Dever de que se esquecem em demasia!

————————————————————————————————————-

12/06/2014

Dias Intensos em São Miguel do Mato…

Rastreio de Saúde à População:

No dia 31 de Maio a Junta de Freguesia promoveu um Rastreio de Saúde gratuito e aberto a toda a População. Uma Equipa de Enfermagem devidamente apoiada percorreu as localidades da Freguesia avaliando parâmetros como a Glicémia, Colesterol e Triglicerídeos & fornecendo conselhos diversos: quer sobre o significado dos valores, quer sobre o seguimento médico aconselhado, mudanças de regime alimentar, etc. Numa população idosa e com dificuldades em se deslocar aos centros para tais Rastreios tal iniciativa louva-se pela oportunidade e importância: de facto muitas vezes nos julgamos saudáveis até que um Exame prova o contrário. O diagnóstico precoce e um bom Aconselhamento são fundamentais para atacar os problemas de saúde.  Há largos anos um Rastreio em Vouzela detectou vários casos de Glaucoma em membros da nossa Freguesia. Graças a essa sinalização estão a ser seguidos em Oftalmologia/Viseu e não só não perderam Visão como a mantêm amplamente saudável!

Bem-haja a todos os envolvidos: Enfermeiras e Pessoal de Suporte.

Dia Mundial da Criança:

Feliz iniciativa da Junta de Freguesia de trazer até nós uma Empresa de Diversões para Crianças: com os seus Insufláveis construíram um autêntico Parque de Diversões para os mais novos. Juntaram música e Palhaços e a diversão foi mais que muita!

Até nós Adultos não resistimos a uns Saltos e umas Brincadeiras bem divertidas com os meninos e meninas desta terra! Foi uma “Manhã em Cheio” para todos.

Dia da Ascenção do Senhor, Fim do Ano Catequético e Entronização da Imagem da Sr.ª de Fátima na Igreja Paroquial.

Celebrou-se Missa Solene do dia da Ascenção do Senhor no passado Domingo pela 15H00.

Bem aproveitada tal solenidade para a Festa dos Catequisandos do 9.º & 10.º anos de Catequese. Festa do Compromisso e do Envio Respectivamente. Deu-se por encerrado o Ano Catequético de 2013/14.

Foi Entronizada a Imagem da Sr.ª de Fátima na nossa Igreja Matriz contando para tal com a presença de representantes do Movimento “Mensagem de Fátima” e com a exposição de todas as Imagens Evocativas de Maria Santíssima nesta Freguesia: Sagrado Coração de Maria (Vilar), Sr.ª dos Milagres (Caria), Sr.ª de Fátima (Lourosa), Sr.ª de Fátima (Vila Pouca) e Sr.ª das Dores (Burgetas). Na igreja Matriz já estão imagens evocativas da Sr.ª do Rosário e Sr.ª da Conceição. Completa-se agora com a imagem da Sr.ª de Fátima.

As representantes do Movimento “Mensagem de Fátima” lembraram a todos o que tal mensagem significa, o que a Senhora em Fátima pediu aos “Pastorinhos” e responsabilidade dos Portugueses que receberam e devem difundir tal mensagem de Amor, Compreensão, Oração e Paz pelo Mundo.

Foram 2 Horas de intensa e frutuosa vivência Religiosa. Assim o Senhor aceite o nosso Sacrifício e nos Conceda o seu auxílio em cada dia das nossas Vidas!

————————————————————————————————————-

15/05/2014

Os lugares de Expressão da Fé Cristão em São Miguel do Mato

Esta é uma Terra de forte vivência Religiosa de tipo Cristão Católico Romano. A sua matriz é característica do Sul da Europa e portanto de forte Devoção Mariana. Para além da Igreja Matriz e da nossa amada “Igreja Velha” há que considerar outros lugares de Oração e Vivência Religiosa a saber:

Capela do Sagrado Coração de Maria, Vilar

Ed654_SMM01

 

 

 

 

 

 

 

 

Capela do Divino Espirito Santo entre Caria e Vilar.

Ed654_SMM02– Em Vilar temos a Capela do Sagrado Coração de Maria;

– Entre Caria e Vilar Celebra-se o Divino Espirito Santo em Capela de Origens antiquíssimas; um Verdadeiro Monumento de inegável interesse Histórico e Religioso!

– Também em Caria temos a Capelinha de Nossa senhora dos Milagres;

– Passando por Vila Pouca encontramos a mais recente construção religiosa desta Freguesia: Capela de Nossa Senhora de Fátima. A povoação não tinha qualquer Templo e o seu Povo levantou-se para o erigir. Muito trabalharam, muito deram do seu esforço e dos seus bens, mas com a ajuda de todos eis a Obra que os deve orgulhar, como deve ser motivo de orgulho para toda a Freguesia.

Capela de NS de Fátima, Vila Pouca

Ed654_SMM03– Em Lourosa há um Nicho com a Imagem de Maria. Também muito recente na sua implantação. Em Maio, a dia 13 ou no Domingo próximo, há Festa Solene em honra da Senhora de Fátima como aconteceu neste Domingo 11 de Maio 2014.

– A Ermida do Sr. da Agonia fica próxima da “Igreja Velha” e é cuidada pelos nossos Irmãos de Lourosa. Aí se ruma em Agosto (em data próxima do dia 12) para se relembrar e meditar na Agonia e Sofrimento de Cristo desde a Ultima Ceia até à Morte na Cruz. Os fiéis vivem essa Jornada como uma forma de unir as suas próprias Dores, Sofrimentos, Agonias e Problemas aos de Cristo na sua “Via Dolorosa”. Rogam-lhe que Ele que tão bem conhece a Condição Humana os Alivie.

Ermida do Sr. da Agonia

Ed654_SMM04– Umbilicalmente ligada a esta Ermida, temos a Capela de St.ª Eulália nas Burgetas-Moçamedes. Curiosamente não há Festa alguma em honra de St.ª Eulália e a Capela (que serviu de Igreja Matriz quando os demais espaços se encontravam inoperacionais) é mais conhecida pela Capela da Sr.ª das Dores. Aí se celebra a sua festa uma semana antes de 6.ª Feira Santa. Associasse todo o Sofrimento de Maria ao ver seu Filho Condenado e morto na Cruz… vós Mães que tanto sofreis por vossos Filhos como acham que sofreu Maria vendo o Filho a Morrer na Cruz? Talvez seja demasiado atroz para que possamos compreender e perceber tal Dor Maior!

No mesmo Local Celebra-se em Honra de St.º António (Junho) e São Sebastião (Janeiro). Muitas Procissões de Velas e Vias Sacras têm ali a sua Iniciação.

Capela de St.ª Eulália

Ed654_SMM05A Fé Religiosa dos Homens e Mulheres deste Povo vive, assim, de forma Intensa e Alargada a toda a Freguesia desde tempos que remontam ainda ao anterior da fundação da Nação portuguesa!

 

 

 

 

 

———————————————————————————————–

24/04/2014

Páscoa na Aldeia…

A Vivência do Tempo Pascal na Aldeia é de facto algo de especial: por isso muito dos que estão fora fazem imensos sacrifícios para passar este tempo com a família e amigos que por aqui habitam. A sua vinda e a sua presença (ainda tantas vezes tão curta…) é um motivo Grandioso de Celebração e Alegria para todos: para quem aqui habita e para quem nos visita, fazendo desta sua “peregrinação” anual um rito de inolvidável valor social, religioso e sobretudo Afectivo! Que bom é ver os nossos que vivem longe junto nem que seja por um breve espaço de tempo… rever familiares e amigos e saudá-los na “festa de um abraço caloroso”; saber como estão, recordar o que vivemos juntos há mais ou menos tempo… vive-se uma Profusão de Afectos difíceis de descrever em palavras: Sentem-se e Vivem-se e isso é o Bastante para que uma nova etapa das vidas de cada um avance de forma mais reconfortada e fortalecida. Depois inevitavelmente se vive um sentimento de perda com a partida de quem nos visita; levanta-se e adensa-se uma “Saudade” tão nossa, mas fica a certeza de que continuam a fazer parte das nossas vidas e nós das deles!

São Miguel do Mato viveu intensamente este Tempo que se constitui como a Pedra Base da Fé Cristã… de facto o que seria da vivência religiosa dos Cristãos se Cristo não tivesse Ressuscitado? A Fé Cristã seria absolutamente vazia e despida de sentido conforme recorda São Paulo a este propósito.

Tivemos Solene Via-sacra na 6.ª Feira a percorrer parte da Freguesia: concretamente entre a Capela das Burgetas e a Igreja Matriz passando, este ano, pelo povoado da Roda. O Mistério Pascal foi vivido de mais Directa e Intensa foi uma excelente forma demarcar 6.ª feira Santa.

As cerimónias da Ressurreição aconteceram no Sábado à noite: duas horas “Cheias” vividas em Clima de grande Fé e Jubilo na Igreja Matriz desta Freguesia: Bênção do Fogo, da Cera e Água; a Imposição do novo Círio Pascal (Cera e Fogo) que há-de iluminar a vida dos Cristãos desta Terra em mais um ano e Água que servirá para Baptizar os novos desta Terra.

Foram lidos textos dos Génesis (a Criação do Mundo por parte de Deus), do Livro do Êxodo (libertação dos filhos de Israel da escravidão do Egipto com a passagem do povo a pé enxuto pelo Mar Vermelho); O Evangelho de S. Mateus relata a forma como Cristo Ressuscitado se manifesta a Maria Madalena e a outra Maria; Sim: as primeiras testemunhas da Ressurreição foram Mulheres! Rezou-se muito, reflectiu-se sobre as Bases da Fé Cristã na Homilia, cantaram-se Salmos e Ladainhas e terminou-se com o “Triunfal Aleluia” comemorativo da Ressurreição, da Boa Nova que se pede aos Cristãos para espalharem por toda a parte, mas sobretudo para que a vivam, que a ponham em prática e norteiem as suas vivas segundo os ensinamentos de Cristo contidos nos Evangelhos.

Domingo de Páscoa começou com Procissão do Ressuscitado e Missa de Páscoa. Seguiu-se a habitual “Visita Pascal” (o Compasso como lhe chamam mais a norte) liderada pelo Padre Jaime: angolano que foi de Pároco de Namibe, localidade do sul de Angola que outrora se chamava Moçamedes (no período Colonial naturalmente)! Feliz Coincidência sem dúvida! E África se mostra mais uma vez alfobre de Sacerdotes e Missionários que vão faltando na Europa. Durante séculos os Europeus espalharam a Fé Cristã naquele continente, hoje recebemos os frutos dessa evangelização sob a forma de auxílio religioso vindo daquelas paragens! Devemos estar gratos ao Bom Povo Africano!

——————————————————————————————————-

10/04/2014

Domingo de Lázaro, as Bem-Aventuranças e a Festa do 7.º ano da Catequese…

Ed652_VilaMaior_DSC_0418Mais uma vez os São Micaelenses rumaram de volta à Nossa Amada”Igreja Velha” para uma celebração Dominical Intensa, cheia de Significado e já em Clima Pascal. Era “Domingo de Lázaro”: celebra-se o mais espantoso milagre operado por Cristo na sua passagem pela Terra ao Ressuscitar o amigo Lázaro 4 dias após a sua morte! Começou-se com uma Via-sacra nos trilhos percorridos pelos antepassados na Fé junto à Igreja e ao Cemitério Antigo. Segui-mos para a Igreja (agora bem mais dignificada porque devidamente limpa e recoberta) para a Eucaristia. A leitura do Evangelista João, a inspirada Homilia proferida pelo nosso Pároco Francisco Domingos e o Recordar da Mensagem das Bem-aventuranças em contraponto com a Sociedade Consumista e Egoísta que nos Rodeia, pelos Catequizandos do 7.º ano foram os momentos altos por nos permitirem uma reflexão aprofundada sobre a Obra Criadora e Redentora de Deus no Mundo e o seu Projecto de Salvação para toda a Humanidade. De facto não se pode conceber a Salvação e a própria Vivência Religiosa sem a certeza da Vida Eterna. A Ressurreição de Lázaro antecipa a própria Ressurreição de Cristo na Páscoa, mas não é a Verdadeira “Ressurreição” esperada pelos Cristãos: Lázaro foi Ressuscitado para a vida terrena; um dia mais tarde morreu como qualquer ser humano. A sua Ressuscitação terrena foi uma manifestação da Omnipotência Divina sobre a qual nem a morte tem poder algum. Cristo ao ressuscitar abandonou a condição humana para gozar da plenitude do Reino de Deus numa forma de vida que já não conhece a corrosão do tempo, já não sofre, já não está condicionada às limitações humanas… vê a Deus face a face e o seu Corpo passou a “Corpo Glorioso” que entre outras coisas goza do Dom da Ubiquidade (estar em vários lugares ao mesmo tempo e deslocar-se de imediato entre as mais diferentes paragens são algumas das características de tal condição superior da existência). Quem não acreditar em tudo isto pela Fé (que se pode definir como a Firme Certeza daquilo que não se vê, mas se espera convictamente) é melhor que reconsidere bem a sua posição perante a Religião!

Ed652_SMM-Foto-2O Padre Francisco alegrou-nos com as melhores notícias: há intenção firme de recuperar totalmente aquele lugar e cometimento da Diocese em o fazer Lugar Especial de Oração para toda comunidade Diocesana e Cristã em geral. Assim seja! Nem sempre estou de acordo com o Padre Francisco (discordo de facto em muitas coisas): tenho uma postura religiosa mais próxima do Centro & Norte da Europa e de alguma forma das Américas que não é a dele mas Saúdo-o neste momento: veio de fora, sabe que a sua estadia entre nós será limitada, mas pretende que todos se congreguem e unam a bem de um Renascimento de São Miguel do Mato assente num projecto de Recuperação Religiosa: Templos, Hábitos de Oração, Organização das Estruturas Evangelizadoras (a Catequese é um exemplo). Sr. Padre Francisco: se Homem sonhar, Deus assim quiser a Obra há-de ser uma realidade! Quem ama esta Terra estará consigo, pelo menos em Espírito e Verdade!

Tivemos a alegria da participação Plena dos Jovens do 7.º ano da Catequese na Eucaristia: leram, cantaram e fizeram pequenas encenações alusivas às Bem-aventuranças que inspiram o seu Catecismo chamado “Projecto Mais”. Muito bem estiveram. Parabéns também aos Catequistas que os prepararam.

Preparando a Páscoa teremos na próxima semana:

3.ª Feira – Missa em Vila Pouca às 18H00

5.ª Feira – Missa em Vilar pelas 18H00 e em Caria às 19H30

6.ª Feira – Festa da Sr.ª das Dores em Moçamedes às 18H30

Sábado – Confissões gerais na Igreja Matriz com início previsto para as 8H30

Domingo – Solenidade do “Domingo de Ramos” que começa junto à sede da Junta de Freguesia com a Bênção dos Ramos; segue-se Procissão pelo Cruzeiro e entrada “Triunfal” pela escadaria principal na Igreja Matriz. À tarde haverá Via-sacra junto à Capela do Sr. da Agonia

—————————————————————————————————–

27/03/2014

São Miguel do Mato Hoje e Amanhã…

Será possível inverter o Rápido Declínio desta Terra?

Já aqui me referi sobre as minhas preocupações sobre o Futuro da minha Terra. Continuo pessimista com respeito ao Futuro e não vejo razões para inverter a minha perspectiva:

1) Os Jovens emigram em grande número fazendo desta uma terra de pessoas com avançada idade que mais dia, menos dia partirão. Emigram e não pensam voltar (quem o fez geralmente arrependeu-se!). Com eles levam a sua juventude, a sua vitalidade, a sua capacidade de inovação e empreendedorismo… mas levam também a próxima mais uma Geração: os seus filhos que vão crescer bem longe deste pedaço de terra e deste país; um dia vão sentir-se Forasteiros & Estrangeiros onde deviam sentir-se em casa… a sua casa, a sua pátria vão ser construídas bem longe daqui! E finalmente parte, para não mais voltar, “o Futuro desta Terra” que dessa forma não existirá senão na memória dos mais velhos. E o Futuro não pode ser gente envelhecida, a gastar os seus últimos dias recordando o que a memória lhes permita e esperando uma visita esporádica dos que há muito já cá não moram, nem aqui pertencem!

2) O último Censos mostrou e prenunciou o que as últimas Autárquicas confirmaram: perda massiva de população residente (os Ressenciados são menos de 1000, a Assembleia de Freguesia passou de 9 para 7 representantes e nas próximas Eleições haverá apenas uma Mesa de Voto a funcionar! Impensável há uns meros 15 a 20 anos…); contrastando com o aumento do número de fogos existentes… habitação secundária (de Verão essencialmente) dos Emigrante, apenas isso: habitações despidas de vida!

3) Investimento não há; como tal não se criam postos de trabalho e se perdem alguns que existiram: seja por quebra nas poucas empresas locais, seja por encerramento de empregadores nas áreas adjacentes.

Aqui já houve onde comprar (hoje não temos uma Mercearia sequer! Mas as freguesias vizinhas possuem, como têm restaurantes, etc.), Posto de Correios, bons transportes públicos, uma Equipa de Futebol federada, Banda de Musica, e Rancho Folclórico; havia gente, muita gente: mais e menos nova – sobretudo Juventude em abundância e Escolas Primárias cheias em Moçamedes, Caria e Lourosa e hoje restam menos de 40 alunos no Jardim-de-infância e Primária em Moçamedes e alguns são de Figueiredo das Donas! Escolas de Caria e Lourosa fecharam para sempre. No outro lado do tempo havia Vitalidade e Futuro… agora quase nada resta! Salva-se a Banda, o Rancho Folclórico e entretanto surgiu a Associação Social, Cultural e Desportiva de SMM com valências de apoio Domiciliário a Idosos (Alimentação, Higiene e Limpeza), Escolinha de Andebol e mais recentemente com o embrião de Centro de Dia.

O novo Elenco da Junta de Freguesia foi eleito assente num Programa Social dedicado ao apoio aos Cidadãos. Procura cumprir, mas o dinheiro é escasso, muito escasso…

A nossa gente precisa de muita coisa e é tempo de lhes fornecer entre outros:

– Uma Loja Social onde possam comprar o essencial a preços controlados sem terem de se deslocar aos grandes centros: não têm transportes nem meios para tal;

– Quem lhe faça chegar medicamentos e lhe preste apoio na sua toma e na escolha dos mais baratos: há muita gente que tem de escolher entre comer e medicar-se! Todo o auxílio é bem-vindo nesta matéria.

– Serviço de Correios e de Pagamento de todo o tipo de contas na Freguesia. Etc., Etc.

Forças vivas de São Miguel do Mato: Unam-se e Cooperem que os vossos concidadãos não querem disputas sem sentido; quer quem os Auxilie no seu dia-a-dia!

——————————————————————————————————————

13/03/2014

Breve Revista de São Miguel do Mato

E vamos Andando porque o Caminho faz-se Caminhando…

Importa Noticiar:

1) A alteração do Horário de Atendimento da Junta de Freguesia:

A) Todos os dias das 10H00 às 12H30

B) Quintas-feiras das 19H30 às 20H30

C) Ao Domingo das 10H00 às 11H00

Para melhor servir a População os Horários são Flexíveis e ninguém fica por atender mesmo que chegue um pouco além dos horários estabelecidos

2) Actividade a decorrer/projectadas para a Freguesia:

A) Foi feito Pedido de Licenciamento de Cisterna de Recolha de Fossas ao Município de Vouzela de que se aguarda resposta. Sabemos bem que há uma concentração muito elevada de fossas na nossa Freguesia. Não havendo Saneamento Básico (nem tal obra se achar viável nos próximos anos) a recolha e limpeza das mesmas é essencial para evitar que se continuem a contaminar Solos e Águas com todos os custos para a Saúde Pública que se conhecem!

B) O Projecto de “Promoção da Saúde na População de São Miguel do Mato” está em marcha e em breve estará no Terreno sob a Forma de Rastreios e Aconselhamento regulares aos Concidadãos. Ao contrário o que Certos Pouco Esclarecidos teimam em criticar ferozmente – Não Sabem o Que Dizem e Dizem o que Não Sabem e passam a Vida a Criticar, mas nada Fazem até porque Nada Sabem Fazer, algum atraso na implementação deste serviço não se deve a Inércia da Junta de Freguesia, mas sim a um conjunto de situações que têm de se preparar antes de avançar. E em Portugal a Burocracia Reina… é Preciso ter a Devida Autorização da Administração Regional de Saúde, Contratar, seguindo os devidos parâmetros (avenças, seguros, etc.) Enfermeiros, procurar os Melhores Fornecedores de aparelhos e consumíveis, etc.

C) Têm-se 2 “Brigadas” no terreno ao serviço da Freguesia: uma chefiada pelo Cantoneiro Sr. Alino virada para Limpeza e Conservação de Espaços Públicos; a outra conta com 2 Elementos a realizar CEI Património e está vocacionada para a realização de Obras como o cimentar dos locais onde se encontram os Caixotes do Lixo e Ecopontos, Colocação e Reparação de Grelhas e Tampas em Aquedutos, reparação de Fontenários e outros equipamentos Públicos, Limpezas de Velhas Fontes e outros trabalhos necessários a uma Freguesia de “Boa Aparência” e Funcional. Trataram de cortar e proporcionar venda de lenha dos Maninhos; pouca, é certo porque não há grande coisa. O elenco anterior promoveu, e bem, a Limpeza destes espaços; agora é esperar o tempo suficiente para que Pinheiros e outras árvores se desenvolvam e produzam a bem de todos.

D) Têm-se comprado e reparado Equipamentos de Trabalho para uma maior qualidade e variedade do trabalho prestado aos Cidadãos e maior Comodidade dos Trabalhadores.

Dentro dos constrangimentos Orçamentais que a todos tocam, mas que atingem de modo particular pequenas Autarquias, vai-se produzindo o possível para o bem comum.

—————————————————————————————————-

27/02/2014

Polidesportivo em Moçamedes, São Miguel do Mato

O projectado Polidesportivo em Moçamedes, São Miguel do Mato começa a tomar forma como algo de fazível num espaço de tempo já não muito distante.

O anterior Elenco da Junta de Freguesia apresentou em 2013 Candidatura à ADDLAP (Associação para do Desenvolvimento da Região de Lafões e Alto Paiva) no sentido de se obter financiamento para a execução de tal projecto. A candidatura mereceu parecer favorável da referenciada Instituição, mas sem dotação Orçamental dada a escassez de fundos na 2.ªmetade no ano transacto. Felizmente a situação evoluiu favoravelmente e recentemente a ADDLAP dotou o projecto, orçado em valor próximo dos 57.000€, de financiamento de montante igual a 75% do custo global da obra (um pouco mais de 40.0000€). O restante valor teria de ser Financiado pela Freguesia ou pelo Município de Vouzela. Não tendo a Freguesia condições para tal, será o Município de Vouzela a completar o valor não suportado pelo Financiamento da ADDLAP.

A localização da infra-estrutura previa-se que ocupasse parte do terreno da Feira Mensal e de alguns (poucos) metros do Campo de Futebol. Seria uma boa solução dado que poderia permitir o asfaltamento do terreno da Feira mensal proporcionando muito melhores condições (quer a Feirantes quer a Compradores) para a realização da mesma sobretudo em períodos de Inverno. Entende o Município de Vouzela que não, que deve ser o Polidesportivo edificado numa das metades do actual Campo de Futebol (do lado da Baliza Norte mais concretamente). O elenco da Junta tomou as medidas necessárias entes de se avançar para protocolos de utilização:

1) Solicitar uma Reunião Extraordinária da Assembleia de Freguesia para alteração do Plano de Actividades para 2014 que contemplasse este projecto e alteração do Orçamento para o corrente ano em face dos capitais envolvidos nesta Construção. Reuniu a Assembleia de Freguesia no passado sábado e aprovou-se por unanimidade os pontos em análise.

2) Sabendo-se que no passado a resistência à inutilização do campo de Futebol para jogos de Futebol de 11 foi tema Fracturante na comunidade decidiu-se pela realização de uma Assembleia Popular no passado Domingo onde os habitantes pudessem expressar livremente a sua postura perante as duas possibilidades de localização do projectado Polidesportivo, sabendo-se de antemão a posição do Município de Vouzela. Em caso de consenso alargado sobre a localização da infra-estrutura nada mais há a fazer senão avançar; em caso de se verificarem fracturas graves e posições visivelmente irreconciliáveis e conflituosas a figura do Referendo Local poder-se-ia colocar de forma clara.

Tendo sido total o consenso sobre o “Construa-se” e respectiva Localização esperamos agora pela realização da obra que aguardamos traga amplos benefícios para esta Freguesia.

POST SRIPTUM

Confesso sem vergonha que vou sentir saudades do Campo de Futebol de Moçamedes e de que com aquele espaço tenho uma relação afectiva. Sim, porque foi ali que, levado pela mão do meu querido e saudoso avô Francisco, vi os primeiros jogos de futebol e me apaixonei pelo “Beautiful Game” (belo jogo)! Mas “Todo o Mundo é composto de mudança; Tomando sempre novas qualidade” (Luís de Camões)

———————————————————————————————————————

13/02/2014

Estabelecido Protocolo entre a Freguesia de S. Miguel do Mato e o CLDS+ Vouzela

Foi estabelecido um Protocolo entre a Freguesia de S. Miguel do Mato e o CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) +de Vouzela e que tem como prioridade o Combate e Erradicação de Situações Críticas de Pobreza, particularmente Infantil.

Nesse Sentido vão-se trabalhar 3 Eixos essenciais na Comunidade:

I) Emprego, Formação e Qualificação. Em cooperação estreita com o IEFP, I.P. e Envolvendo a Comunidade Empresarial Local, procurar a integração profissional, social e pessoal dos habitantes:

a) Procurar e Divulgar Ofertas de Emprego; Desenvolver atitudes de Procura Activa de Emprego;

b) Informar sobre as Medidas de apoio à Empregabilidade no Território & Apoiar o Empreendedorismo e Auto-emprego;

c) Orientar os alunos que abandonem / concluam o Ensino Secundário estimulando as suas capacidades Empreendedoras, de Iniciativa, de Risco e de Abordagem a uma perspectiva Empresarial. Manter esta População devidamente Informada e Encaminhada para as Oportunidades de Qualificação. Proporcionar a sua integração em meio Laboral pela realização de Trabalho Socialmente Útil.

 

II) Intervenção Familiar e Parental: preventiva das situações que mais podem afectar Crianças e Adolescentes, identificando os factores de maior risco e actuando em 2 grandes domínios:

1) Qualificação e Informação das Famílias sobretudo no que concerne aos seus Direitos, desenvolvimento das Competências dos seus Membros e aconselhando em situações de Crise.

2) Intervenção junto das Crianças e Adolescentes com os Meios e Recursos Comunitários e Institucionais já existentes e devidamente Optimizados. Sempre que necessário serão colocados no terreno apoios complementares ao nível da Saúde, Formação, Desporto e Educação para a Cidadania.

 

III) Capacitação da Comunidade e das Instituições. Apoio Técnico e Logístico à Auto-organização dos Habitantes e Criação/Revitalização de Associações de Moradores, Temáticas ou Juvenis.

 

Num meio empobrecido, afectado pela Crise geral do País, pelo Desemprego, por baixos níveis de Qualificação, pela Emigração… este Protocolo reveste-se de particular importância no sentido de um desenvolvimento Harmonioso das Famílias / Comunidades mais preparadas, organizadas e apoiadas num suporte técnico multidisciplinar colocado ao seu dispor.

Todas as 3.as Segundas-Feiras de cada mês e entre as 16H00 e as 19H00 Técnicos ligados ao Projecto estarão na Sede da Junta de Freguesia a prestar Serviços de Atendimento, Sinalização Diagnóstico/Avaliação, Encaminhamento e Solucionamento dos Problemas dos Habitantes da Freguesia.

Em qualquer momento qualquer Pessoa / Família pode dirigir-se à Junta para expor os seus problemas. Assim sinalizados mais facilmente serão encaminhados para as Respostas que o Projecto possa oferecer. Além do apoio à Sinalização/encaminhamento de Problemas a Junta prestará serviços de logística a acções de Formação a realizar quer na nossa terra, quer em Fataunços onde funcionará a Sede do CLDS + Vouzela.

———————————————————————————————————————-

16/01/2014

Vão-se Aqueles que nos Viram Nascer, Ensinaram e Fizeram Crescer…

Numa População tão tremendamente envelhecida vemos partir, como enorme sentimento de perda e profunda dor Familiares e Amigos de idade mais avançadas. Não, não se tratam apenas de pessoas directamente ligadas a cada um de nós por relações de parentesco que mais nos pesam na hora da partida: de facto muitas das pessoas que eram as referências desta Terra quando eramos mais pequenos/jovens… referências da política, da cidadania, das actividades económicas, do pensamento, etc. deixam um rasto de Vazio e Enorme Saudade… Falo por mim: perante uma juventude com a qual não tenho grandes pontos de ligação porque naturalmente não vivemos a mesma história (costumo brincar e dizer que estes Jovens não viram a “Abelha Maia” a “Heidi”, “O Franjinhas”, “Os Cinco” e por aí além) … infelizmente reparo que o seu grau de Literacia e Cultura Geral é pobre… a Falta de uma Quadro de Referência de Bons Valores Morais e Comportamentais evidente e os Comportamentos Indesejáveis (o abuso do álcool, do tabaco e até das drogas, bem como o Abandono precoce dos Estudos são por demais conhecidos). Fazem-nos/Fazem-lhe falta os que nos permitiam conhecer melhor e a história da Terra e do País, os que nos permitiam saborear Bons Serões onde se discutiam e dissecavam os momentos e as decisões Políticas, com quem se prognosticavam Eleições; que nos permitiam viver e sentir, apesar das décadas de distância, os Tempos em que o Futebol Português tinha 4 Grandes: Benfica, Sporting, Porto e Belenenses (que era mesmo um Grande na quele tempo!) … ainda quem se lembra-se dos tumultuosos tempos da 1.ª Republica e das Grandes Guerras, que desfiavam fantásticas estórias do “Tempo do Minério”, dos Mitos e Superstições que assustavam e condicionavam a vida do nosso Povo (e de como alguns se aproveitavam para daí tirar vantagens!). Faltam-nos Referência e Fontes de Inspiração porque os “Mestres Ensinam, (mesmo, ou fundamentalmente!) quando se Discorda Deles!” Parece que uma Geração foi incapaz de pegar nos Valores passados pelos antepassados, adapta-los às novas realidades Fazer Crescer/desenvolver uma Juventude bem Digna E Sóbria. Continuo a Perguntar-me: que Futuro haverá para São Miguel do Mato? E em resposta recebo um Eco de Pessimismo!

————————————————————————————————————————–

 

26/12/2013

Os Nossos “Reis Magos”

Nesta quadra São Miguel do Mato como que Volta á de novo à Vida por receber os que aqui pertencendo partiram em busca de uma Vida Condigna que a sua Terra e/ou o seu País lhe teimam em negar…chegam dos mais variados pontos onde a Diáspora os levou. Mais ou menos realizados, mais ou menos bem-sucedidos, todos mostram a face de alguém que partiu não esquecendo a Terra e os Seus que por cá ficaram.

Sabemos que é dura a vida que levam nos Países e locais deste Portugal que os acolheram e lhes deram os preciosos bens do Trabalho e da Realização/Dignificação Humana. E verificamos com imensa satisfação que aqueles Bens Básicos e Instrumentais lhe proporcionam a possibilidade de ter a Habitação, o Automóvel, o Acesso à Saúde, a Vida Confortável, a Educação Adequada para os filhos e tudo o que demais sempre almejaram e o miserável estado desta Terra e do País teimavam em negar-lhe apesar da sua imensa abnegação e devoção ao trabalho e à família. A grande maioria fazia parte daquelas “Crianças que Nunca foram Meninos”: sentiram na pele a miséria, as dificuldades e até a fome apesar de desde muito, muito cedo serem chamados ao trabalho! Hoje é bom velos Homens e Mulheres realizados seja em que parte do Mundo for! São o Nosso Orgulho e continuarão a sê-lo!

Agora voltam, por pouco tempo é certo, mas trazem-nos os Presentes mais importantes de todos: é tão bom rever amigos e familiares; que bem melhor que nos sabe o Natal e demais festividades quando na nossa mesa e junto da nossa Lareira estão aqueles com quem crescemos e brincamos… que nos acompanharam na escola, com quem vivemos as nossas aventuras de adolescência e juventude… com quem algumas vezes nos desentendemos (pois é:o futebol, as raparigas, Eh! Eh !Eh!) … mas tudo passou e para nós ficou uma amizade séria e verdadeira para toda a nossa vida! Bem-vindos Amigos e recebam a nossas melhores Ofertas: o Nosso Abraço, a Nossa Amizade, o Nosso Carinho! Por tudo o que sempre nos deram e continuam a oferecer só vos posso apelidar de “Nossos Reis Magos”!

A todos os S. Micaelenses em qualquer parte do País ou do Estrangeiro onde se encontrem: Um Santo e Feliz Natal e um Ano de 2014 que vos traga a Prosperidade, Saúde e Realização que ambicionam e merecem!

—————————————————————————————————————————
12/12/2013

S. Miguel do Mato Terá Futuro?

Se sim: qual será esse Futuro?

E a quem pertencerá?

Igreja_smm-IMG_0035

Igreja Velha de S. Miguel do Mato, simboliza o abandono e a desertificação de locais antes pujantes de vida cá na terra

Já aqui referi que a Freguesia perdeu, entre 2001 e 2011, cerca de 200 Residentes, apesar de um aumento importante no número de Habitações. Registou-se um recuo na População cifrou-se na ordem dos 20%! Brutal numa Freguesia como a nossa: habitavam em permanência a nossa terra 1128 pessoas em 2001 e em 2011 restavam 924! Causas? O aumento de óbitos dado o envelhecimento da população e renovada vaga de emigração. O parque Habitacional cresceu por volta dos 10%.

Ora tais causa continuam vincadamente activas e seguem a sua marcha arrasadora: cada vez mais velhos, mais gente a falecer e mais (sobretudo jovens) pessoas a procurar trabalho e uma vida fora desta nossa Freguesia; seja no estrangeiro, seja noutras paragens do país. E é um novo tipo de emigração: pelas qualificações elevadas em boa parte dos casos ao contrário do que passava nos anos 60 e além disso é uma emigração que não visa amealhar para voltar, antes estabelecer-se noutros locais e países e aí construir a sua família e as suas vidas.-

Que esperar então para o futuro de S. Miguel do Mato, outrora terra pujante e cimeira entre as Freguesias de Lafões e mesmo do nosso Portugal… sim fomos das primeiras Aldeias a Ter Luz, Água Pública e Ruas Calcetadas! E uma Igreja Paroquial como a nossa não se encontra na grande maioria dos locais: é de uma dimensão e de uma qualidade de Construção de fazer inveja a muitos povoados de maior dimensão e até numerosas Vilas não têm um Templo desta magnitude! Que futuro nos aguarda afinal? Creio que estamos longe de estar condenados à desertificação que vemos em muitas aldeias de interior. Muito menos ao desaparecimento enquanto lugar habitado! Mas nas últimas Eleições o número de Eleitores já baixou dos 1000 (985 para sermos mais precisos); em futuros actos Eleitorais (se as coisas não se inverterem a sério, o que não se prevê de todo, muito pelo contrário!) já só teremos uma Mesa de Voto e a Assembleia de Freguesia perdeu 2 elementos: de 9 está reduzida a 7! Dizia um dos idosos do povoado de Caria que podíamos esperar a perca de 30 pessoas só entre os pouco mais de 150 que vivem naquele lugar! E enumerou os que espera que a breve trecho venham a falecer, já nem contou com quem vai emigrar! A sua análise prima pela lucidez e correcção e estende-se aos demais lugares da Freguesia. Dramático Panorama! O nosso futuro, que como disse não está condenado de todo, está antes entregue a uma população progressivamente mais Idosa, mais Doente, Diminuta e cheia de necessidades de apoio à sua mera existência. Saibam os políticos e as forças vivas da Freguesia, preparar-se para, dentro do Possível (e muito pouco ou nada se pode fazer) estancar esta” hemorragia” de perca de população e, aí si pode e deve fazer-se muito, apoiar os mais velhos e carenciados que vão ficando…

Para terminar uma boa Notícia a este Propósito: há Mais 6 Alunos no Jardim e Escolas Primárias…

——————————————————————————————————————-
28/11/2013

Magusto Convívio da Sociedade Musical de Moçamedes

Num magnífico espírito de confraternização e informalidade realizou-se na tarde de Domingo o Magusto/Convívio da SMM. Presentes muitos Associados, Antigos Dirigentes e Executantes e amigos desta Filarmónica.

Para além da Confraternização Comunitária à volta da mesa, onde as Castanhas Assadas, as Fêveras e os Vinho (Novo ou Velho!) forem centrais; a Musica, concretamente a actuação da Banda concentraram a generalidade do tempo e das atenções. E neste aspecto temos a salientar de forma muito vincada a actuação dos mais novos Elementos da Banda: como documentam as fotos são ainda muito jovens em idade, mas também em tempo de aprendizagem música: a generalidade tem menos de um ano de trabalho; de facto rondam os 7 a 8 meses de aprendizagem! Mas quem os ouve tocar não dá por isso tal a qualidade da sua performance: Muito, Muito Bom o que deles ouvimos!

Ed643_SMMato01

Jovens Músicos (muitos deles com menos de 1 anos de aprendizagem) Brilharam a Grande Altura!

A Escola de Música da SMM é dirigida pelo Maestro José Meneses e frequentada por cerca de 18 alunos. Para que em tão pouco tempo consigam apresentar-se com a qualidade que presenciamos muitas das tarefas de ensino do Maestro são complementadas pelo Excelente e Meritório trabalho desenvolvido, em regime de pura Carolice, dos seus filhos Maria e André, pois só desta forma cada Aluno tem o acompanhamento necessário para uma evolução técnica e artística tão rápida e de tanta qualidade. Por conduzirem tão bem e nos bons caminhos da vida as nossas Crianças e Jovens o nosso Muito Obrigado!

 

Ed643_SMMato03

Finalmente gostaríamos de salientar as duas Peças Interpretadas por toda a Banda: uma de Homenagem ao saudoso Grande Compositor Carlos Paião e outra centrada nas Marchas Canções Populares de Lisboa: Momentos de Arrepiante Brilhantismo que encantaram!

 

 

 

 

 

——————————————————————————
14/11/2013
O Mês das Almas Começou de forma Grande em S. Miguel do Mato!

“Depois disto, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas”, Apocalipse de S. João

 

 

 

Sexta, 1 de Novembro, tivemos Hora Santa e Missa de sufrágio pelos Fieis Defuntos e demais Intenções. Mesmo sem Feriado não deixou de se solenizar o Dia de Todos os Santos!

 

 

 

 

No Sábado, 2 de Novembro, houve Missa na Igreja Velha de S. Miguel do Mato e Romagem ao Cemitério antigo desta Freguesia. Rezou-se por todos, mas em especial pelos que ali Viveram a sua Fé e se encontram lá sepultados.

Pároco Francisco, Padre Maia e Decano Padre Eugénio Celebram Missa na Igreja Velha

 

Pároco Francisco prepara a Romagem dos Fieis ao Cemitério antigo.

No Domingo, 3 de Novembro, celebrou-se Missa Solene na Igreja Matriz lembrando todos os irmãos falecidos. Seguiu-se romagem ao Cemitério da Freguesia.

 

 

 

 

ed642-SMM-foto_03

Grande Multidão encheu a Igreja Matriz

 

 

 

 

 

 

Irmandade de S. Miguel Ruma ao Cemitério

 

 

 

 

 

 

Sábado, 9 de Novembro: JUBILEU da Irmandade de S. Miguel Arcanjo. Após as habituais Confissões Gerais tivemos Missa Solene marcada pelos Cânticos e Orações pelos que já partiram. Seguiu-se a Romagem de Oração e Sufrágio pelos Irmãos Defuntos ao Cemitério Paroquial.

Padre Eugénio Proclama o Evangelho, concelebrando com o Padre Fernando, Nosso Pároco Francisco, Padre José e Padre Maia, que acompanhou musicalmente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ed642-SMM-foto_06

Razoável número de Fiéis assistiu às Cerimónias

 

 

 

 

 

 

————————————————————————————-

24/10/2013

Mudam-se os Tempos, Mudam-se os Políticos, Muda-se a Realidade….

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança:

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.

Luís Vaz de Camões

 

Depois de uma Profunda mudança política em S. Miguel do Mato os Novos Eleitos Locais tomaram Posse no passado dia 16 numa Cerimónia simples, mas solene e rigorosa realizada na sede da Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato.

Sob a supervisão do Sr. Paulo César, em representação do Município de Vouzela, e na presença de todos os membros do anterior Elenco e dos Membros da Nova Assembleia de Freguesia foi dada posse aquele Órgão Autárquico para o quadriénio 2013-2017.

 

– Gilberto Marques do Carmo Preside;

– Eleutério da Conceição Cabral é o Secretário;

– Ana Margarida Almeida Lima será a Tesoureira.

Seguiu-se a estatutária 1.ª Reunião da Assembleia da recém-investida Assembleia de Freguesia ainda sob a Presidência do cidadão mais bem colocado na Lista mais votada, neste caso Gilberto Marques do Carmo. Foram então eleitos e investidos os membros da Mesa da Assembleia de Freguesia de S. Miguel do Mato:

– Francisco Manuel D. R. Queirós será o Presidente; (Aqui pode colocar a minha foto!)

– Ana Isabel Teixeira de Almeida exercerá como 1.ª Secretária;

– Arlindo Rijo de Almeida Marques ocupa lugar de 2.º Secretário.

Informa-se a População que a Reunião de Junta Aberta mantar-se-á à 5.ª Feira entre as 19H00 e as 21H00.

 

Ainda que tenra em tempo de Funções a Nova Junta de Freguesia tomou já algumas medidas:

1) Estabeleceu Protocolo com Clínica Dentária em Bodiosa onde os Cidadãos de S. Miguel do Mato podem tratar da sua saúde oral com descontos de 15% nos tratamentos e 10% nas próteses a que se somam mais algumas facilidades e vantagens.

2) Preparou os serviços da Junta para informarem e auxiliarem os Cidadãos em tudo o que concerne a cartas de Condução: obtenção, renovação, averbamentos, mudanças de residência, etc.

3) Apoio aos Cidadãos no preenchimento de papelada e na relação com a Administração Pública e Local passa a ser feita na Junta.

Vai acontecer expansão de serviços muito abrangente a ocorrer num período de tempo relativamente curto que atempadamente aqui será noticiado.

 

OS MALDITOS (2.ª Parte)

Parem e Pensem e não Continuem a Fingir que Está Tudo Bem: ou Arrepiamos Caminho ou o Abismo estará Próximo!

• Detroit, símbolo da Industria Empregadora que alimentava milhões Faliu!

• Wall Street onde uns quantos fazem Fortunas Colossais Condenando Muitos à Miséria Floresce!

 

A Lenda da Tia Miséria e o Capitalismo Selvagem…

Havia no princípio do mundo uma velhinha muito pobre e muito infeliz: era conhecida pela Tia Miséria. Só possuía uma casinha arruinada e uma pereira defronte da porta. Tudo sofria com paciência e resignação, mas só uma coisa não desculpava, nem perdoava: que os garotos subissem à pereira e lhe comessem as pêras. Era capaz de dá-las todas sem provar uma, mas indignava-se contra os que lhas roubavam.

Uma noite bateu-lhe à porta um pobrezinho; correu a abri-la e deu ao pobrezinho a migalha de pão que reservava para si. No dia seguinte despediu-se o pobre e disse-lhe que pedisse o que quisesse.

Só peço que as pessoas que subirem à minha pereira não possam descer sem o meu consentimento – respondeu a velhinha.

– Assim será – respondeu o mendigo.

No outro dia, quando saiu à rua, encontrou três garotos em cima da pereira.

– Ó Tia Miséria, perdoe-nos pelo amor de Deus! Tire-nos daqui, não podemos descer.

– Ah! Pois vocês diziam que não eram os ladrões das minhas pêras! Por esta vez, vá; Se lá voltarem hão-de ficar aí muitos anos.

E os garotos desceram e não mais voltaram à pereira.

Um dia de manhã, entrou-lhe em casa uma mulher de horrendo aspecto, vestida de negro e armada de foice, com as asas negras nos ombros e nos pés.

– O que me quer? – Perguntou a Miséria a tremer.

– Sou a Morte: venho buscar-te.

– Já? Pois nem ao menos me dá um ano de espera?

– Não pode ser – respondeu a Morte.

– Faça-me ao menos um favor: suba à minha pereira e colha-me a última pêra que me resta. Quero comê-la, visto que é a última.

A Morte subiu à pereira, colheu a pêra, mas não pôde descer. Pôs-se a chamar a velhinha. Esta respondeu: “Tem paciência, aí ficarás para todos os séculos. És má, tens feito muitas desgraças, roubando muitos pais aos seus filhos pequeninos…”

E a Morte ficou em cima da pereira.

Passados dias tinha a velhinha em frente da sua porta um exército, composto de padres que se queixavam de que não havia enterros, de escrivães que se lastimavam de não ter inventários, de delegados que se doíam de não fazer promoções orfanológicas, de juízes que se queixavam de não receber emolumentos das reuniões dos conselhos de família, das presidências nos actos de licitações e das sentenças em demarcações, enfim, de todos aqueles indivíduos que vivem da morte do próximo. Todos pediam à velhinha que autorizasse a Morte a descer da pereira, mas a velhinha respondia: “ Não quero, não quero e não quero”.

Falou então a Morte do alto da pereira e fez com a velhinha um contrato: poupar-lhe a vida enquanto o mundo fosse mundo. A velhinha consentiu e a Morte desceu. Por isso enquanto o mundo for mundo a Miséria existirá sobre a Terra!

Desgraçado Mundo, desgraçada Humanidade que tantos condena ao prescrito nesta Lenda. Levantem-se, levantem-se! Ousem Lutar contra que o Destino da Humanidade não há-de ser assim como um Fado Desgraçado!

 

Quantas sedas que aí vão,

Quantos brancos colarinhos,

São pedacinhos de pão

Roubados aos pobrezinhos!

Sei que pareço um ladrão…

Mas há muitos que eu conheço

Que, sem parecer o que são,

São aquilo que eu pareço.

António Aleixo

————————————————————————————————————————————————————————
10/10/2013

Festa em honra de S. Miguel Arcanjo

S. Micaelenses Rumaram de novo até ao lugar que deu Nome à Sua Terra.

Realizou-se neste Domingo a Festa em Honra de S. Miguel Arcanjo – Padroeiro / Oráculo da nossa Freguesia. E celebrou-se na nossa emblemática “Igreja Velha”, situada justamente no lugar de “São Miguel do Mato” de onde provém o nome desta Terra. Como já aqui noticiei a mesma encontra-se em muito bom ritmo de restauro: esmeradamente limpa, com as paredes, torre e demais elementos da sua traça original impecavelmente conservados e agora com um Cobertura digna do local de Culto e Símbolo de Fé com muitos Séculos de que se trata. Agradecemos a todos os que tornaram este autêntico sonho realidade!

O Senhor brindou-nos com um magnífico dia de Sol e uma Temperatura bem agradável para os que se fizeram presentes se sentissem confortáveis. E foi enorme a Multidão dos Fiéis presentes!

A Missa Solene foi presidida pelo nosso Pároco Padre Francisco Domingos que teve como coadjutor o Sr. Diácono João Francisco Morais. A Procissão, como habitual em Festa de São Miguel Arcanjo, contou com muitos andores onde se homenageiam os Santos mais venerados na nossa Terra. Com o auxílio de um Gerador de Corrente foi possível instalar sistema de som adequado à Celebração, abrilhantada pela Sociedade Musical de Moçamedes que Cantou a Missa e Tocou a Procissão. Procissão realizada pelos caminhos pisados pelos nossos antepassados e há muito, Lamentavelmente, abandonados.

Sentimos a grande emoção da parte daqueles que naquele Templo foram baptizados, iniciaram e deram continuidade à sua vivência religiosa Cristã. Regressaram à fonte a sua Fé! Os mais novos e forasteiros que se lhes juntaram não puderam deixar de sentir a Mística do Lugar e a Força da Fé ali celebrada.

Parabéns e obrigado a quem tudo isto tornou possível: Beneméritos, Junta de Freguesia, Mordomos e demais que deram trabalho e tempo na preparação de tão grandiosa Celebração!

 

Autárquicas 2013 em S. Miguel do Mato

 

Partido Socialista Consegue Vitória Robusta! Gilberto do Carmo é o novo Presidente da Freguesia.
Pela primeira vez na história o Partido Socialista venceu as Eleições para a Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato. Embora no passado grupos de Independentes tivessem tido o apoio do PS e vencido as Eleições, esta foi a Primeira Lista Totalmente conectada ao Partido Socialista a vencer a Junta de Freguesia desta Terra. E de forma clara e robusta: 65 votos e 10,5% de vantagem.

Agradecemos ao actual Elenco por todo o trabalho realizado ao longo de cerca de 2 décadas e formulamos votos que quem agora venceu cumpra integralmente o seu programa e traga progresso e desenvolvimento a uma Freguesia que tanto necessita… como de resto as do interior em geral.

Uma palavra final aos Vencidos: em Democracia perdem-se e ganham-se Eleições; faz parte do “jogo” democrático. As vossas convicções e ideias são respeitáveis e têm a sua validade. Não foram sufragadas pelos Eleitores e por isso estão convidados a servir a nossa Freguesia na oposição da Assembleia de Freguesia e em todo o tipo de Agremiações e Iniciativas que se venham a desenrolar nos próximos anos. Saber perder com dignidade é enobrecedor!

 

26/09/2013

SÃO MIGUEL DO MATO – HOJE – ECONOMIA (2.ª parte)

Tal como o prometido na edição anterior volto para terminar a descrição e caracterização da Economia da minha terra.

5) EMIGRAÇÃO pois é terra de diáspora, primeiro para o Brasil, seguido de África e desde os anos 60 para a Europa Central; mais recentemente de novo para África e Europa Central e do Norte, os nossos Emigrantes são uma fonte de Mobilização da ECONOMIA local mormente pelo impulso que dão em particular à Construção Civil e tudo o que lhe está associado.

Contínua a haver uma Emigração virada para trabalhos de Construção, Transportes e Industria, mas nota-se cada vez mais (à semelhança do resto do País) a saída de Jovens Altamente Qualificados, cuja Formação o Estado e as Famílias Portuguesas custearem, mas cujos frutos vão ser a base do desenvolvimento de outros Países e Sociedades… infelizmente esta nova vaga de Emigrantes tende a fixar-se e radicar-se nos países de acolhimento e a contribuir menos para o progresso local! Há excepções, mas são isso mesmo: excepções!

6) EMPREGO INDUSTRIAL/COMERCIAL & TRANSPORTES: muitas das nossas Concidadãos laboram em Fábricas e Espaços Comerciais do nosso Concelho/Distrito e são fonte de entrada de fundos na economia local.

7) EMPREGO DOMÉSTICO: muitas S. Micaelenses trabalham regularmente em Casas Particulares e Condomínios ao nível da realizam de tarefas domésticas serviços de limpeza e arrumos sendo, também, contribuintes importantes para a economia da nossa Freguesia.

8) Numa população extraordinariamente envelhecida o PESO DOS REFORMADOS é grande na Economia local: as suas magras reformas colocam dinheiro em circulação na depauperada economia local e contribuem decisivamente para o sustento de muitas famílias… estamos no tempo em que cada vez se casa mais tarde, que mais tarde se abandona o Lar familiar e onde cada vez volta com mais frequência para poder sobreviver!

9) O DESEMPREGO é um flagelo como em todo lado deste País, ainda que atenuado pela agricultura de subsistência e pelo apoio familiar referido no ponto anterior. Mesmo com os seus devastadores efeitos mitigados com referido, nem por isso causa menos Sofrimento, Angústia e Desespero em quem é colhido por este “Assassino Tsunami”!

Termino, assim, breve caracterização de S. Miguel do Mato, Segue no Próximo número deste nosso Jornal uma “fotografia” demográfica desta nossa Terra. Tal trabalho será suportado nos dados dos Censos 2011, que coordenei nesta terra, mas cuja abrangência exige um estudo aturado e uma escrita sintética para que os Dados Centrais se tornem claros sem o texto se tornar demasiado maçador. Até lá.

 

Ao meu Querido Prof. Mendes…

Faltam Palavras,  Abundam as Lágrimas e as Emoções são ainda demasiado intensas…

Recordo o Sempre Leal e Grande Amigo;

O Magnifico Professor;

O Mestre Inspirador…

Alguém que teve e terá Grande Importância para mim, não só ao ensinar-me a Ler, Escrever e Contar, mas também na formação da minha Personalidade!

Como Sempre estava na Linha da Frente,  a Combater pelos Outros e pela Coisa Pública; lá na Frente e num Patamar mais acima… onde só estão os que se Elevam mais Alto do Promete a Frágil Natureza Humana… Lá na Frente mesmo que o Inimigo seja o Traiçoeiro Fogo…

– Que a sua Força nos dê Força;

– Que a sua Coragem nos dê Coragem;

– Que a sua Valentia nos dê Valentia;

– Que a sua Fé nos dê Fé;

– Que a sua Esperança nos dê Esperança

– Que o seu Afecto nos continue a Confortar, Envolver e Fortalecer…

Até Sempre Amigo, Professor e Mestre! Agora que Habita na Glória de Deus peço-lhe: Continue a Olhar por Nós que aqui na Terra o Recordamos com Afecto e Saudade!