ATUALIDADE

Edição 857 (12/10/2023)

Do Vouguinha às bicicletas

Inaugurada uma nova porta de entrada para os territórios de Viseu Dão Lafões

 

• CIM Dão Lafões

A Ecopista do Vouga foi inaugurada no passado dia 6 de outubro, em Viseu, numa cerimónia presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Com uma extensão total de 65 quilómetros, a Ecopista do Vouga interliga-se com a Ecopista do Dão, já existente, o que significa que é possível percorrer, a pé ou de bicicleta, e de forma ininterrupta, 114 quilómetros nos cenários magníficos da região Viseu Dão Lafões. Esta passa a ser, assim, a maior ecopista contínua do país.

A cerimónia de inauguração contou também com a presença de Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Luís Filipe, em representação da CCDR-Centro, e dos autarcas dos restantes municípios por onde passa a Ecopista do Vouga: Rui Ladeira (Vouzela), Vítor Figueiredo (São Pedro do Sul) e João Valério (Oliveira de Frades).

O projeto resultou de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. O investimento total ascende a 4,1 milhões de euros, dos quais 2 milhões resultam de um apoio do Turismo de Portugal e o restante é investimento dos municípios.

O percurso atravessa paisagens de grande beleza arquitetónica e paisagística e inclui várias pontes e túneis ferroviários. A infraestrutura foi construída sobre o antigo ramal ferroviário da Linha do Vouga, desativado em 1980, que fazia a ligação entre o litoral e a cidade de Viseu, acompanhando o vale do Rio Vouga. O troço agora intervencionado requalificou o piso da plataforma da antiga linha de caminho de ferro e dotou-a de equipamentos e infraestruturas que permitem à população local e aos visitantes apreciar esta paisagem com todo o conforto e segurança.

A ligação à Ecopista do Dão – que percorre os municípios de Tondela e Santa Comba Dão – acontece em Viseu. Juntas, a Ecopista do Vouga e a Ecopista do Dão percorrem seis municípios da CIM Viseu Dão Lafões: Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

As Ecopistas do Vouga e do Dão são vias principais, que atravessam todo o território e que têm a capacidade de agregar ou distribuir turistas ou visitantes pela região. Desta forma, constituem eixos fundamentais na estratégia alargada de desenvolvimento do Turismo de Natureza por parte da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente do produto turístico Walking & Cycling, através das ecopistas, de percursos pedestres, de circuitos de trail e de circuitos de BTT. Na atualidade, a CIM dispõe de uma rede de percursos pedestres e cicláveis, que conta com mais de 1700 quilómetros sinalizados e homologados nas respetivas federações.

A encerrar a sessão, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, recordou que “foi neste mesmo local que inaugurámos a Ecopista do Dão. É muito bom que os territórios tenham estratégias que continuem no tempo e que envolvam todos os atores. É isso que faz a diferença”.

“A Ecopista do Vouga está aqui. Foi feita com o esforço de todos e com a visão e liderança da CIM Viseu Dão Lafões. Elogio a forma como os autarcas têm trabalhado em conjunto em projetos intermunicipais. É um exemplo que deram e estão a dar ao país. Mesmo que no imediato não sejam visíveis, os projetos intermunicipais beneficiam todo o território. O Governo ajuda e cria condições para que as coisas se façam, mas se os autarcas não se unirem, não se faz o caminho”, considerou a governante.

“Graças à CIM, a marca Viseu Dão Lafões é hoje uma marca implantada a nível nacional e internacional, evidência de que quando há uma estratégia, alcançam-se resultados. Também aqui deram um exemplo ao país”, concluiu a ministra.


Edição 856 (28/09/2023)

Direcionado a todas as escolas do 3º ciclo secundárias e profissionais

3º Concurso de Curtas-Metragens sobre Espécies Exóticas e Invasoras

Foi alargado até 14 de outubro o prazo para envio das candidaturas ao Concurso de Curtas-Metragens sobre espécies Exóticas e Invasoras. Este concurso surge no âmbito do projeto Life_Invasaqua e é direcionado a todas as escolas do 3º ciclo secundárias e profissionais.

A ASPEA está a promover o 3º Concurso de Curtas-Metragens sobre Espécies Exóticas Invasoras (EEI), no âmbito do projeto Life Invasaqua, direcionado para escolas de 3º ciclo, secundárias e profissionais.

O objetivo do concurso é promover a temática das EEI educando para a sua identificação e consequências na sociedade e no ambiente, através de obras audiovisuais interessantes e criativas realizadas por alunos e professores. Este concurso visa ainda “promover a divulgação e recopilação de documentação audiovisual sobre a presença de espécies exóticas invasoras nos ambientes de água doce na Península Ibérica e as suas consequências na sociedade e no ambiente. As espécies exóticas invasoras são um problema grave para a conservação e equilíbrio dos nossos ecossistemas, especialmente os sistemas aquáticos: lagos, rios, barragens, canais, estuários, etc. Além disso, é preciso mais consciencialização sobre as diversas implicações das EEI na sociedade, na economia, na saúde humana e no ambiente. Por consequência, o concurso abre os seus braços a todas as perspetivas de enfoque desta situação, desde os problemas que as EEI podem causar na nossa vida quotidiana até às consequências a nível socioeconómico em toda a península”, explica Joana Dinis, responsável pelo projeto.

Os prémios contemplam vales-oferta para material escolar/didático com valor de 150 euros; 100 euros; e 50 euros consoante o projeto fique em 1º, 2º ou 3º lugar.

O prazo é prolongado até dia 14 de outubro, com o convite às escola dos concelhos a participar.

Serão aceites todas as curtas-metragens de acordo com o regulamento do presente concurso.

ASPEA

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de ação educativa formal, não-formal e informal.



Edição 855 (14/09/2023)

Binaural Nodar leva concertos flutuantes a Viseu e Oliveira de Frades

O Rio Pavia, junto à Casa da Ribeira, e a Barragem de Várzea de Calde, ambos no concelho de Viseu, e a Praia Fluvial de Destriz, em Oliveira de Frades, vão ser palco do espetáculo flutuante “VoloSwing”, que conjuga as paisagens naturais da região com música jazz. Pelo segundo ano consecutivo, a digressão da companhia Le Piano du Lac em território português tem a chancela da associação cultural Binaural Nodar.

O espetáculo, que é desenvolvido numa plataforma aquática, mistura propostas divertidas, dança e um estilo contemporâneo, convidando o público a alinhar nesta fusão de estilos.

Os concertos vão ter lugar no dia 19 (terça-feira), às 18h00, no Rio Pavia; no dia 22 (sexta-feira), pelas 18h00, na Barragem de Várzea de Calde; e no dia 24 (domingo), às 17h00, na Praia Fluvial de Destriz.

“A temática da água faz parte da nossa estratégia para este biénio, em que a associação procura aprofundar a sua relação com as comunidades, o seu aproveitamento ao longo dos séculos e as questões da sustentabilidade ambiental. Acreditamos que, através da música e da arte, e convidando o público até espaços aquáticos, vamos contribuir para que haja uma maior consciência para a importância deste recurso”, explica o presidente da Binaural Nodar, Luís Costa.

Os espetáculos são abertos a todo o público, tendo associado um bilhete voluntário de 5 euros, de forma a apoiar a digressão.

Ficha técnica

Voël Martin (piano, trombone e trompete), Laurent Labejof (voz e percussão), Mónica Cofiño (dança e capitã) são os protagonistas do espetáculo “VoloSwing”, a que se junta Nely Ferreira, da equipa da Binaural, no som.

Voël Martin, fundador da associação “La volière” e codiretor de Le piano du lac, é pianista, trompetista, saxofonista, diretor artístico e criador. É também artesão especializado na construção de múltiplos pianos nómadas e dos correspondentes espetáculos que têm este instrumento como ponto comum.

Laurent Labejof é um personagem atípico e um talentoso percussionista. Também é cantor e dançarino. As suas origens distantes permanecem um mistério, mas podemos imaginá-lo como cozinheiro numa taberna na orla do Amazonas, como percussionista num navio a vapor na costa do Caribe ou como cantor num coral gospel.

Mónica Cofino vive da sua paixão, a dança e das manifestações artísticas que ela cria e produz. Muito envolvida no seu território asturiano, não hesita em inventar e criar formas que abalem o espectador, façam perguntas e desafiem.

A Binaural é uma entidade cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes



Edição 854 (27/07/2023)

Programa “Bairros Comerciais Digitais” vai dinamizar o comércio local

Foi aprovada a candidatura que o Município submeteu ao Projeto “Bairros Comerciais Digitais”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que representa um investimento global de 765 mil euros. A candidatura de S. Pedro do Sul foi a que obteve a melhor classificação elegível do distrito e ficou posicionada em 4.º lugar a nível nacional.

Este programa tem como objetivo qualificar e revitalizar o comércio tradicional em S. Pedro do Sul com introdução de tecnologia nas empresas e no espaço público permitindo uma aproximação aos cidadãos e potenciais clientes.

Esta intervenção vai englobar a criação de quiosques digitais, renovação do mobiliário urbano, criação de uma identidade visual comum, criação de suportes de marketing e publicidade e a criação de um website e de uma aplicação móvel, com o objetivo de realizar a transição do comércio “tradicional” para o mundo digital, reforçando a competitividade económica dos comerciantes locais.

O programa “Bairros Comerciais Digitais” vai abranger os estabelecimentos comerciais das artérias principais da cidade de S. Pedro do Sul, num total de 69 estabelecimentos comerciais e de restauração, contribuindo para o crescimento do comércio local.

Nos próximos meses serão feitas reuniões de coordenação com os comerciantes abrangidos pelo programa, para dar início à implementação destas medidas.

——————————————————————————————————————-

Estratégia Local de Habitação vai abranger 75 famílias

Foi aprovada em reunião de Câmara Municipal e na Assembleia Municipal a primeira atualização à Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), após a realização de um diagnóstico à situação habitacional concelhia.

Esta atualização contempla a intervenção nas habitações de 75 famílias (abrangendo 186 pessoas) e a aquisição e reabilitação de 26 fogos pelo município para posterior arrendamento.

Trata-se de um investimento total de 13.397.985 €, que se reflete em 5.304.082 € para as intervenções nas habitações dos beneficiários diretos (famílias) e em 7.236.389 € para a autarquia proceder à aquisição e reabilitação de fogos.

Este programa, que irá dar resposta a famílias do concelho com carência habitacional, é financiado a 100% pelo IHRU e PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

A Estratégia Local de Habitação visa apoiar a promoção de soluções para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.



Atualidade (Ed. 835 a 853)
Atualidade (Ed. 834)
Atualidade (Ed. 832)
Atualidade (Ed. 831)
Atualidade (Ed. 830)
Atualidade (Ed. 829)
Atualidade (Ed. 828)
Atualidade (Ed. 827)
Atualidade (Ed. 826)
Atualidade (Ed. 825)
Atualidade (Ed. 824)
Atualidade (Ed. 823)
Atualidade (Ed. 822)
Atualidade (Ed. 821)
Atualidade (Ed. 820)
Atualidade (Ed. 819)
Atualidade (Ed. 818)
Atualidade (Ed. 817)
Atualidade (Ed. 816)
Atualidade (Ed. 815)
Atualidade (Ed. 814)
Atualidade (Ed. 718 a Ed. 813)
Dois jovens do concelho distinguidos com o Prémio “Jovens Expressões de Lafões” / Concerto de Primavera em Viseu no teatro Mirita Casimiro / FESTIVAL IBÉRICO de Acção e Arte em 2017
Guia turístico do Parque Natural Vouga Caramulo – Vouzela foi apresentado a 15 de abril / Cem anos da primeira escavação na Anta da Lapa da Meruje
Inauguração de Polidesportivo e Parque Infantil em Pinho; Secretário de Estado das Autarquias Locais visitou a A.D.A.F.A; “Ementar as Almas” em Fermontelos, S. Pedro do Sul
OCUPAI! – Festival Ibérico de Arte e Ação e outros (Ed. 712, 713, e 714)
25 anos… 25 personalidades é mote para celebração da Escola Profissional de Carvalhais
Encontro do bispo de Viseu – D. Ilídio Leandro – com a comunicação social
Inscrições abertas para Bolsas de Estudo do Ensino Superior
Atualidade em S. Pedro do Sul (Outubro 2016)
Vindimas na Quinta da Moitinha em Vila Maior
Lançamento do Livro “A Grande Guerra” de 1914 a 1918, de António Ferreira Gomes
“SINFONIA DE AMORES” – Lançamento do livro em Vouzela
Apresentação do Programa Festival da Água nas Termas de S. Pedro Do Sul
ADRIMAG assina protocolos para implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local
Exercício de Simulacro na ERPI
Município de Vouzela investe na recuperação de áreas ardidas na serra do Caramulo
• Seminário “Recomeços” abordou Tema da Habitação Social
XII Encontro Cultural de S. Cristóvão de Lafões
Vouzela quer recuperar potencialidades históricas e arqueológicas que o tempo apagou
Agrupamento dos Bombeiros volta a estar em cima da mesa
• Serafim Soares pede mais acordos à Segurança Social
•Ministério Público pede pena máxima para os  acusados de incendiar o Caramulo
Empresa municipal este ano estava obrigada a obter lucro
* Incêndio do Caramulo está a ser julgado em Vouzela
Centro Escolar de S. Pedro Sul inaugura a 12 de setembro
Festival Romano “Aquae Sulis” levou S. Pedro do Sul ao mundo
Frango do Campo o ex libris de Oliveira de Frades

Mirtilo continua a ser completamente escoado

Vouzela e São Pedro do Sul querem uma nova ETAR
1.º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões está a chegar
Manhouce uma aldeia viva
Conferências que deixam saudades
Bombeiros revelam-se preocupados com a falta de meios para combater incêndios
Lafões celebra a floresta
Rota da Vitela e da Lampreia
O estado vai reter mais de um milhão de euros ao Município
Novo mapa judiciário prejudica duramente a região
Bloco de Esquerda quer soluções para a Água de São Pedro do Sul
Primeiro concurso aproximou sampedrenses e superou expectativas
aGim vê aprovada candidatura para criação do Cluster dos Pequenos Frutos
• “Os Verdes” pedem respostas à Assembleia da República
• BE diz que orçamento do estado para 2014 vai penalizar a região
• A prevenção uma importante arma contra o Cancro da Mama
• NOVAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS ENTRAM EM FUNÇÕES
• Última Assembleia Municipal do Mandato em S. Pedro do Sul