S. Martinho das Moitas SPS

 

 

 

 

 

S. Martinho das Moitas (Arlindo Dias Coelho)

Edição 736 – 22/03/2018

Lembrança triste de um incêndio

Em 8 de Agosto de 2016 começou um fogo em Arouca, avançou sem controlo e em 12 do mesmo mês chegou a São Martinho das Moitas, continuou a destruir, a queimar sem qualquer controlo.

Na tarde do dia 13 tinha consumido mais de metade da área verde da freguesia. Na área verde que foi queimada, havia milhares de toneladas de árvores com valor comercial, que tiveram de ser vendidas por ¼ do valor real caso fossem vendidas no seu estado verde, um autêntico desastre económico para os habitantes de São Martinho das Moitas. Só que o fogo não foi só o desastre económico, foi também emocional ao matar o pinheiro manso que existia próximo da igreja.

Árvore imponente, grande, linda, com centenas de anos, era um símbolo, uma referência da freguesia.

Contemplada e admirada por muitas dezenas de gerações. Foi cortada para lenha no dia 23 de Fevereiro de 2018. Pasme-se, o seu tronco na base media 1,60m.

Estivemos lá. Fotografamos e tivemos de utilizar o lenço para limpar umas lágrimas de tristeza que nos começaram a aparecer nos olhos.

Nota final, houve ainda dezenas de casas destruídas, principalmente na aldeia do Souto, sobre o assunto, prometemos escrever logo que possível.


 

BernardinoAFerreira_SMartin

S. Martinho das Moitas (Bernardino Aidos Ferreira)

15/05/2014

Páscoa

Este ano, as cerimónias religiosas da Semana Santa, tiveram lugar na igreja do Gafanhão. Em contrapartida, a Missa da Ressurreição teve lugar em S. Martinho, onde estiveram presentes as Cruzes (grupos) que fizeram o compasso e visitaram as famílias que nesta data festiva se juntaram para o efeito nas suas casas ou de familiares. E a igreja estava cheiinha, até porque também foi festivo este dia por, pelo batismo, se lhe ter juntado o Leandro, rapaz que julgo ser originário das Margens do Paiva. Parabéns para o Leandro e seus familiares e… felicidades.

Doente

Por andar mal de saúde, precisou de internamento hospitalar, D. Silvina Soares Martins, a residir na Rompecilha e a quem foi removido um peito. Já teve alta e deseja-se-lhe boa recuperação.

Falecimentos

Ed654_MM_falec-NatividadeEm 27 de março, com 87 anos de idade, faleceu no Hospital de S. Teotónio, em Viseu D. Natividade Gomes, natural de Santo Estêvão. Transportada em auto fúnebre, foi colocada em câmara ardente na igreja de S. Martinho, onde, na manhã do dia 29 foi celebrada missa de corpo presente, a que se seguiu o seu sepultamento em campa de família. A extinta era viúva de David Fernandes da Costa há mais de 30 anos.

 

Ed654_SMM_falec-MPrazeresEm 4 de abril, com 86 anos de idade, faleceu no Hospital de S. Teotónio, em viseu, D. Maria dos Prazeres Duarte Figueiredo, que pelo casamento, residiu muitos anos em Santo Estêvão. Por questões de logística, foi colocada em câmara ardente na Igreja do Gafanhão, onde, no dia 6, domingo, foi celebrada a missa dominical associada às exéquias da defunta, a que se seguiu cortejo fúnebre rumo ao cemitério paroquial de S. Martinho, onde foi sepultada em campa de família. A extinta era viúva de Eduardo Pereira há mais de 19 anos.

Ed654_SMM_falec-ArgentinoEm 5 de Abril, na sequência de certas mazelas e com 84 anos de idade, faleceu no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, Argentino Soares Martins, oriundo de Sá. Foi colocado em câmara ardente na igreja de S. Martinho, onde, no dia seguinte foi celebrada missa de corpo presente a que se seguiu o seu sepultamento no cemitério ali ao lado em campa de família. O extinto deixa viúva D. Idalina Fernandes Martins.

Ed654_SMM_falec-ArmindaEm 26 de abril, faleceu com 88 anos de idade, D. Arminda de Almeida Dias, oriunda de S.Martinho. Foi colocada em câmara ardente na igreja paroquial desta localidade, onde, a cerca da meia tarde do dia seguinte foi celebrada missa de corpo presente e de seguida, sepultada no cemitério ali ao lado em.campa de família. A extinta era viúva de Manuel da Costa Pascoal há cerca de 25 anos.

 

————————————————————————————–

27/02/2014
Ed649_AntonioJoseDFigueiredo

António José Duarte Figueiredo

Em 10 de Fevereiro, com apenas 41 anos de idade, faleceu no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, António José Duarte Figueiredo, oriundo da Rompecilha. Cumpridas as formalidades legais, foi colocado em câmara ardente na Capela de Rompecilha, onde, no dia seguinte foi celebrada missa de corpo presente a que se seguiu cortejo fúnebre rumo a S. Martinho, onde foi sepultado no cemitério paroquial. O extinto de3ixa viúva D. Maria dos Anjos Ferreira de Almeida Figueiredo.

 

 

 

 

 

 

———————————————————————————————————————————————————-

30/01/2014

Falecimento
Ed647-SMartMoitas_FalecimenEm 23 de Janeiro, com 77 anos de idade, faleceu em Vila Franca de Xira, Dª. Custódia de Almeida, oriunda da Ameixiosa. Cumpridas as formalidades legais e transportada em auto fúnebre, foi colocada em câmara ardente na capela da terra da sua naturalidade (Ameixiosa), onde, à meia tarde do dia 25 de janeiro foi celebrada missa de corpo presente e de seguida spultada no cemitério local.
A extinta que há cerca de um ano havia perdido o seu único filho, deixa viúvo Justino de Almeida Duarte, a precisar de cuidados de terceiros há alguns anos.

————————————————————————————————————————————–

16/01/2013

Falecimento

646_SMMoitas_Falec_ManuelMartinsEm 26 de dezembro, com 95 anos de idade, faleceu na Rompecilha, de onde era natural, Manuel Martins. Foi colocado em câmara ardente na capela daquela localidade, onde, no dia seguinte, pelas dez horas, foi celebrada missa de corpo presente e de seguida, após cortejo fúnebre, foi a sepultar no cemitério paroquial, em S. Martinho, em campa de família.

A extinto era viúvo de Dª. Maria Gomes Martins há 34 anos. Era Pai de Zulmira Gomes Martins, Benilde Gomes Martins e Maria do Carmo Dias (já falecidas)

 

 

—————————————————————————————————————————-
14/11/2013

S. Martinho

Este ano, o S.Martinho, padroeiro da paróquia, foi festejadm em l0 do corrente mês. Constou de missa solenizada e procissão com o Santo em andor devidamente enfeitado e as cantorias a cargo do grupo paroquial. No final da parte religiosa, houve magusto convívio.

 

Falecimento

Em 4 de novembro, com 84 anos de idade, faleceu na sua residência, em Covelinhas, Virgílio Teixeira. Foi colocado em câmara ardente na igreja paroquial de S.Martinho, onde, no dia seguinte, foi celebrada missa de corpo presente e de seguida sepultado no cemitério ali ao lado.

Deixa viúva Dª. Armandina de Almeida Teixeira.

————————————————————————————————————
10/10/2013

Eleições

Também na União das Freguesias de Covas do Rio e S. Martinho das Moitas, se realizaram as eleições autárquicas em 29 de Setembro, em duas secções de voto, uma secção em cada uma das localidades acima referidas.

Ganhou o P S, que tinha uma “lista” mais equilibrada. Parabéns. Entretanto, em S.Martinho, ganhou o P S D, mas como se tratava de uma união, acabou por perder. Já tinha perdido o equilíbrio quando da elaboração da lista. Conformem-se… é o que posso dizer.

 

Festa

Em S.Martinho, em 6 de Outubro, também se fez festa religiosa. Desta vez, em honra de Nossa Senhora. Constou de missa solenizada com cânticos apropriados a cargo do grupo paroquial e procissão com a “Senhora” no seu andor devidamente enfeitado. Parabéns.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

26/09/2013

Posse

Em 22 de Setembro, na igreja paroquial de S. Martinho das Moitas, foi dada posse pelo senhor Bispo ao seu novo pároco, senhor padre Adelino Ricardo Correia Lopes Pires, a quem foram dadas, em momento pr6prio, as boas vindas, por elemento do Conselho Económico Paroquial. Subscrevo, excepto na referência feita ao mau estado dos caminhos (vias de comunicação) que o senhor padre vai ter que trilhar.

Vieram acompanhar o sr. padre Adelino, um grupo onde este sr. padre estivera a estagiar e mais dois senhores padres, um dos quais elaborou e leu a ata de posse.

Benvindo sr. padre, bons serviços e boa estadia.

 

Almoço

Em 15 de Setembro, organizado pelo Centro Social Paroquial, efetuou-se almoço convívio com utentes e direção deste serviço para assinalar a cessação de funções do seu presidente por também deixar de ser pároco de S.Martinho, o senhor padre Carlos Alberto Ramos de Sousa.

Serviu ainda este almoço convívio para realçar as virtualidades do serviço prestado, do bom entendimento entre os elementos da direção, as suas trabalhadoras e os utentes.

Boa continuação com o novo presidente, já empossado, senhor padre Adelino.

 

Falecimento

Oriunda de Posmil, faleceu em Lisboa, em 11 de Setembro, com 82 anos de idade D. Isaura Duarte Almeida.

Cumpridas as formalidades legais e transportada em auto fúnebre, foi colocada em câmara ardente na igreja de S. Martinho, onde, na tarde do dia seguinte foi celebrada missa de corpo presente e de seguida sepultada no cemitério paroquial, ali ao lado, em campa de família.

A extinta era viúva há dez anos, de Jaime Rodrigues Duarte.