Figueiredo de Alva SPS

Crónica de Maria Emídia R. Oliveira

DEmidia-FigueiredoAlva

Figueiredo de Alva (Maria Emídia R. Oliveira)

Edição 803 (15/04/2021)

A Páscoa

No dia 4 de Abril foi a Páscoa mas nedm lembra, foi diferente dos outros anos, nem se juntaram as famílias. Não há alegria como os anos atrás. Não vieram os emigrantes como era de sempre em Figueiredo de Alva. Nem o mordomo do Senhor Ressuscitado e assim se passou o dia. Esperamos que para o próximo ano seja melhor.

 

O tempo

O mês de Março deu muito calor que puxou muito na agricultura. Está tudo muito lindo, mas agora o mês de Abril vai dar muita chuva. Esperamos que nada se estrague. A Primavera está muito linda e esperamos um ano de fartura de tudo. É bom para todos.

 

Falecimento

Faleceu a Sra. D. Maria Rosa Pinto com 81 anos de idade, natural de Mões, Castro Daire e residente que foi na Rua do Paço, Figueiredo de Alva. Viúva de Álvaro Rodrigues e mãe de António Jorge Pinto, Maria da Luz Pinto Rodrigues Pereira, Manuel Alfredo Pinto Rodrigues, Maria de Fátima Pinto Rodrigues e José Carlos Pinto Rodrigues. Sogra de Manuel Pereira, Luis Ferreira, Lurdes Carmes e Nilza Rodrigues. Avó de Marisa, Sandra, Cláudia, Juliana, Mike, Hélder, Carlos, Alexandre, Rafael, Dani, Rui, Jorge e Daniel. O seu funeral realizou-se dia 24 de Março no cemitério de Figueiredo de Alva com uma breve oração pelo padre Leitão, e seus familiares e amigos que acompanharam. Cumpriram-se as regras e limitações como mada a lei. Desde já a família agradece a todas as pessoas amigas que participaram nu funeral do nosso ente querido. Para todos os familiares sentidas condolências.



Edição 802 (25/03/2021)

Dia da mulher

No dia 8 de Março foi o Dia da Mulher. Todos os anos fazia-se uma festa cheia de alegria, mas este ano não se fez nada, derivado ao vírus. Esperamos que para o próximo ano esteja tudo bem e que já possamos festejar, se Deus quiser.

 

Operado

  • O meu filho Carlos Manuel Oliveira Figueiredo esteve internado no hospital de Delamon (Suiça) onde foi operado à garganta, passados alguns dias foi para casa e já se encontra em repouso. Desejo que tudo corra bem e rápidas melhoras.
  • No mesmo hospital também foi operado o meu neto Rafael Pereira Figueiredo, a um braço, está tudo a correr bem. Desejo rápidas melhoras.

 

As feiras

As feiras e os mercados fazem falta para comprar roupa, calçado e outras coisas, mas esperamos que abram brevemente.

 

Os saneamentos

Em Figueiredo de Alva as obras já acabaram. As ruas muito bonitas, mas o mais importante e que mais falta deixa é do saneamento e a água, até quando? Peço aos Senhor Presidente e Engenheiros de todas as classes, que tenham consciência da freguesia de Figueiredo de Alva que vai continuar esquecida, porque há mais de 30 anos a prometer os saneamentos e ainda não vai ser desta vez que se vai atualizar esta obra. Façam um milagre por favor.

 

ADAFA

No dia 15 de Março a ADAFA festejou 25 anos que começaram as obras com missa celebrada pelo Sr. Padre Leitão e cantada por alguns jovens à porta fechada, mas vimos no facebook. Estão de parabéns. Mais um ano se passou. Esperamos que venha a funcionar o que era bom para a freguesia de Figueiredo de Alva.

 



Edição 800 (25/02/2021)

Aniversário

No dia 3 de Fevereiro o meu genro Nuno Castanheira e o seu filho Miguel Figueiredo Castanheira festejaram o aniversário. São emigrantes na Alemanha e assinantes deste jornal. No mesmo dia também festejou o Tiago Emanuel Camões Figueiredo emigrante na Suiça e também assinante neste jornal.

Desejo muitas felicidades e muitos anos de vida. Beijinhos e um abraço cheio de amor e carinho para todos vós.

 

O tempo

O tempo não vai nada bom, muito frio e muito triste, não se vê ninguém na rua. Andam todos com medo do vírus. Estamos no Carnaval que alegrava toda a gente, mas este ano ninguém sai à rua. Rezamos ao Senhor para que nos acuda e que tenha compaixão de nós e do mundo inteiro.

 

Falecimento

Faleceu a Sra. D. Idalina de Figueiredo com 89 anos de idade. Natural e residente que foi na Rua Principal, Figueiredo de Alva. São Pedro do Sul. Era viúva de António Aristides Oliveira, mãe de José Figueiredo de Oliveira (falecido), Glória Figueiredo de Oliveira, Piedade Figueiredo de Oliveira, Fátima Figueiredo de Oliveira, Isabel Figueiredo de Oliveira, Luis Figueiredo de Oliveira, Arlindo Figueiredo de Oliveira, Lurdes Figueiredo de Oliveira e Lúcia Figueiredo de Oliveira, avó de 12 netos e bisavó de 6 bisnetos. Faleceu no Hospital de S. Teotónio em Viseu no dia 4 de Fevereiro de morte natural, não do vírus. Esteve em câmara ardente em sua casa e no dia 6 de Fevereiro às 11 horas foi o seu funeral em direção ao cemitério de Figueiredo de Alva onde teve a celebração da palavra pelo Sr. Padre Leitão. No final foi sepultada na campa de seu marido. A família desde já agradece a todas as pessoas que se manifestaram todo o carinho e apoio neste momento doloroso e as regras aplicadas se cumpriram como manda a lei. Para toda a família sentidos pêsames.


Edição 798 (24/01/2021)

Aniversários

Neste mês de Janeiro são muitos os que festejam anos da minha família, somos 4, dia 9 de Janeiro Carlos Figueiredo assinante deste jornal, dia 15 o meu marido Arlindo Figueiredo e meu filho Arlindo e no dia 26 faço eu. Tenho cunhados e sobrinhos que também fazem anos e outras pessoas amigas, só que não podemos festejar derivado a este maldito vírus. Estamos todos presos em casa e andamos todos com medo. Só Deus nos pode proteger. Para todos desejo muitos parabéns e felicidades, muitos anos de vida, muitos beijinhos e um abraço do tamanho do mundo. Saúde alegria e paz amor e carinho e muita esperança e confiança em Deus.

 

Internamento

Está internada no hospital da Cuf a Sra. D. Idalina Figueiredo por motivos de doença (mas não é Covide). Esperamos que os médicos cuidem bem dela e que ela recupere. Que tudo corra bem e desejo rápidas melhoras.

O Sr. António Pereira esteve internado numa clínica do Porto onde foi operado à coluna. Já há muito tempo que esperava por essa operação, mas sempre chegou o dia em que foi operado. Esperamos que tudo corra pelo melhor e desejo rápidas melhoras.

 

Falecimento

Faleceu a Sra. D. Maria da Glória Almeida Oliveira com 77 anos de idade, natural e residente que foi em Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul, casada com o Sr. Manuel David de Oliveira e era mãe de Fátima Oliveira e José Fernando Oliveira, sogra de Cândida Monteiro Márcia Cardoso e de Joaquim Rodrigues, avó de Cristiano Rodrigues, Emanuel Rodrigues, Leandro Rodrigues, Afonso Monteiro, Inês Monteiro, David Monteiro, Lucas Cardoso, Érica Cardoso e Débora Cardoso.

Faleceu no dia 8 de Janeiro e o funeral foi dia 12, no cemitério de Figueiredo de Alva pelas 4 da tarde com celebração da palavra com o Sr. Padre Leitão junto dos seus familiares e amigos. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.


Edição 796 (24/12/2020)

O Natal

O Natal este anofoi muito diferente dos mais anos atrás derivado ao vírus, mas apesar de tudo foi um dia de sol muito brilhante e muito calmo. Viram-se poucas pessoas na rua e ainda vieram alguns emigrantes, mas poucos. Esperamos que para o próximo ano seja melhor e que o ano novo que entrar em 2021 seja abençoado pelo Deus Menino e que renasça no nosso coração e no coração do mundo inteiro com saúde alegria e paz.

 

Falecimentos

* Faleceu o Sr. Valentim Pinto da Rocha com 95 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul. Era casado com a D. Maria Albertina de Almeida, pai de Deolinda Pinto Carmezim, sogro de Herminio Carmezim, avô de Fábio Pinto Carmezim e de Helena Pinto Carmezim. O seu funeral realizou-se no dia 28/12/2020 no cemitério de Figueiredo de Alva pelas 11 horas da manhã, onde teve uma celebração da palavra com a presença de seus familiares e amigos que desde já agradecem a todos aqueles que manifestaram todo o carinho e apoio neste momento doloroso. Para toda a família sentidos pêsames.

* Faleceu a Sra. D. Piedade Rodrigues de Paiva com 75 anos de idade, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul. Era casada com o Sr. Avelino Almeida Paiva, mãe de Maria Isabel Rodrigues de Paiva, Fernando Manuel Rodrigues Almeida (falecido). Aires Jorge Rodrigues Almeida e de Florbela Rodrigues Almeida, sogra de João Alberto Almeida Rodrigues, Susana Ribeiro. Tânia Almeida e José António Almeida Loureiro. Avó de João Manuel Rodrigues, Bruna Rodrigues, Gonçalo Rodrigues, Gabriel Loureiro, Matilde Loureiro, Rui Pedro Almeida e de Diogo Duarte. O seu funeral realizou-se no domingo dia 27/12 às 16 horas  no cemitério de Figueiredo de Alva, onde teve uma breve oração com a presença de seus familiares e amigos que desde já agradecem a todos aqueles que manifestaram todo o carinho e apoio neste momento doloroso. Para toda a família sentidos pêsames.

 


Edição 795 (17/12/2020)

O Natal

O Natal está próximo, a festa mais linda do ano. Por todos os lados luzinhas a piscar, os pinheirinhos enfeitados com o presépio ao lado. Está tudo muito lindo e as crianças gostam muito do Natal porque sabem que o Pai Natal lhes vai trazer prendinhas. Mas este ano o Natal vai ser mais triste derivado ao maldito vírus não se juntam as famílias. Os emigrantes são os que mais sofrem, mas o mais importante é que todos tenham saúde e alegria. Tudo há-de passar e Deus é grande. É preciso ter coragem e força.

 

Para os meus filhos

Para os meus filhos, netos, noras e genros que estão no estrangeiro (Alemanha e Suiça) desejo para todos um Santo e Feliz Natal cheio de amor, carinho, saúde, alegria e paz, é o mais importante. Beijinhos e um abraço grande de todos nós. Boas Festas.

 

Para os emigrantes

Para todos os emigrantes desejo um Santo e Feliz Natal cheio de coisas boas, amor e carinho, saúde, alegria e paz. Boas Festas.

 

Para os doentes

Para todos os doentes que estão acamados, nos lares e nos hospitais, a correspondente deste jornal deseja um Santo e Feliz Natal cheio de amor e carinho, coragem e força no vosso sofrimento. Boas Festas.

 

Obras

As obras em Figueiredo de Alva cá vão andando em bom andamento. Não se esqueçam do saneamento. É o que mais falta faz. Esperamos que seja o mais rápido possível.


Edição 793 (12/11/2020)

Dia de Todos os Santos

Este ano o Dia de Todos os Santos foi diferente, nunca lembra ver. As campas vazias com poucas pessoas porque todos têm medo do vírus. Estavam bem enfeitadas com flores muito lindas, só que as famílias não se juntaram. Todas respeitaram as regras de segurança. Vai um tempo muito triste. Até quando isto chega ou acaba, que será do mundo inteiro? Oh! Deus tem compaixão de nós.

 

Batizado

No passado dia 25 de Outubro na igreja de Figueiredo de Alva foi batizada a menina Ana Sofia Oliveira Pinto, filha de Sílvia Teresa Pinto e de Rogério Miguel Pinto, foram padrinhos José António Sargento e Elisa Pinto. Em seguida foi servido um almoço de família no restaurante “O Quim”, com as devidas medidas de segurança devido à situação que nos encontramos, mas correu tudo bem. Parabéns para a Sofia e que seja muito feliz pelos caminhos da vida para um futuro feliz.


Edição 792 (29/10/2020)

Cirurgia aos olhos

* Foi operada aos olhos no hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Deolinda da Conceição Martins. Está ma tudo a correr bem, esperamos pelo melhor e rápidas melhoras.

* Também no hospital da CUF em Viseu o Sr. Manuel da Rocha do Val foi operado aos olhos e está a correr bem, esperamos pelo melhor e rápidas melhoras.

 

Queixas

Há muitos utentes doentes no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul que pelo telefone não conseguem marcar consultas. Uma utente ligou 196 vezes, outra utente ligou 104, outra ligou 18 e outra ligou 14 vezes. Então o que se passa? O telefone está avariado? Os utentes vão de madrugada para apanhar consulta, chega a hora e a resposta é “não há vaga, telefone” mas pelo telefone ninguém atende. Já gozam com os doentes. Senhores médicos e médicas, não façam sofrer os doentes. Atendam os doentes com amor e carinho, não os assustem porque todos andam com medo do vírus. As gripes não são Covide, nesta altura na mudança de tempo me lembra as gripes. Portanto há que haver mais respeito e mais atenção. Somos todos humanos e não devem tratar alguns doentes como lixo.

 

Falecimento

Faleceu em Gondomar a Sra. D. Maria de Lourdes Ferraz Cardão com 79 anos de idade. Era esposa do Sr. Horácio Cardão e era mãe de 3 filhos. Foi sepultada no cemitério de Figueiredo de Alva em campa de família. Para o Sr. Horácio, filhos, netos e toda a família Cardão os sentidos pêsames.

 

 

 

 


Edição 791 (15/10/2020)

Sr. Padre Leitão

No dia 27 de Setembro foi a apresentação do novo pároco na nossa igreja. Seja bem- -vindo à nossa paróquia de Figueiredo de Alva, Sr. Padre Leitão e que venha com grande coragem e força para enfrentar os caminhos que o Senhor lhe destinou.

 

Bodas de ouro

No dia 27 de Setembro o Sr. Adelino Ferreira e sua esposa D. Emídia Oliveira, festejaram as suas bodas de ouro na igreja paroquial de Figueiredo de Alva com missa celebrada pelo Sr. Padre Leitão. Em seguida o almoço foi servido pelo Restaurante Arménio na residência dos noivos, com seus familiares e amigos. Tudo correu bem e desejo para o casal muita saúde e alegria e paz e que contem muitos mais anos. Parabéns pelos vossos 50 anos de casamento na companhia da vossa família e que tudo corra pelo melhor. Um grande abraço desta amiga que nunca vos esquece.

 

O tempo

O mês de Outubro deu uma entrada brava com muito vento forte. A chuva tem sido pouca mas a natureza é mesmo assim. Temos de aceitar o que vem.

 

As vindimas

As vindimas já estão prontas. Este ano há pouco vinho e estragou-se muito. O tempo não foi bom como devia ser mas não falte dinheiro. Há muito vinho nas adegas.


Edição 790 (24/09/2020)

Falecimentos

 Faleceu a Sra. D. Paula Cristina da Rocha Alves com 38 anos de idade, residente que foi no Bairro Casa do Povo, 3 em Pinheiro de Lafões, Oliveira de Frades e era natural da freguesia de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul. O corpo foi transladado do hospital S. Teutónio de Viseu para a capela de Figueiredo de Alva onde esteve em câmara ardente durante algumas horas. Às 18H00 formou o funeral em direção ao cemitério teve missa e no final teve orações no cemitério com a presença do Sr. Padre Carlos. Era filha de António Alves de Almeida (falecido) e de Cândida da Rocha Almeida. Era mãe do menino Dinis Alves Fernandes. Era irmã de Ana Maria da Rocha Alves Leitão e de Beatriz de Jesus Rocha Alves. Finalmente ficou sepultada na campa do pai. A todos os seus familiares sentidos pêsames.

 

 

 

 Faleceu o Sr. José de Almeida Figueiredo com 86 anos de idade, natural e residente em Ladreda, Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul, viúvo de D. Deolinda da Conceição de Almeida Cardão. Era pai de José Augusto de Almeida, Fernando Manuel de Almeida, Nelson de Almeida, Rosa Maria de Almeida, Anabela de Almeida, Afonso Rui de Almeida, Agostinho de Almeida e de Maria Lúcia de Almeida. O corpo esteve em câmara ardente na capela da Ladreda e em seguida às 18H00 formou o funeral em direção ao cemitério onde foram rezadas as orações e finalmente ficou sepultado na campa da sua esposa. Para todos os familiares sentidos pêsames.

 

 


Edição 789 (10/09/2020)

As festas

As festas em Figueiredo de Alva foram canceladas como em todos os lados. Que eram 5 dias de festa rija, mas o maldito vírus que atacou o mundo inteiro afastou tudo, mas mesmo assim o Bota a Poça não parou. Se festejou com muita alegria, cada um em sua casa e com um direto no Facebook e Rádio Lafões da banda folk que já nos anima desde o primeiro ano de festas.

 

 

 

 

 

 

 

Os emigrantes

Os emigrantes mesmo assim não tiveram medo do vírus. Vieram gozar as merecidas férias junto de seus familiares. Tudo correu bem e já todos regressaram aos seus empregos. Esperamos que para o Natal voltem outra vez.

 

Internamento

* Está internada na Casa de Saúde de Viseu a Sra. D. Maria Celeste Pereira que fez uma cirurgia. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

* Também está internado no Hospital Militar do Porto o Sr. António Patelas que foi operado a um olho. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

* Depois de um longo internamento no hospital de Viseu (quase dois meses) a Sra. D. Fátima Figueiredo já teve alta Graças a Deus. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

 

As colheitas

Estamos no tempo das colheitas e apesar do calor forte ainda há fartura de tudo. É muito bom colher para casa para se comer no inverno.

 

As obras

As obras em Figueiredo de Alva vão muito devagar. Senhores presidentes, os saneamentos estão a fazer muita falta. Vejo as obras paradas. Não se vê nada a desenvolver.


Ed. 787 (16/07/2020)

Acidente doméstico

A Sra. D. Marcília Rodrigues, teve uma queda e ao cair fraturou um braço no ombro e foi socorrida pelos bombeiros e levaram-na de ambulância para o hospital de Viseu, onde lhe fizeram um RX e a medicaram. Veio para casa e agora tem que ter repouso. Só o tempo para recuperar. Desejo rápidas melhoras.

 

Internamentos

Está internada no hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria de Fátima Figueiredo Oliveira que foi operada à barriga. Espero que os médicos cuidem bem dela para que fique tudo bem. Pedimos a Deus que esteja a sue lado e que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

No mesmo hospital está também internada a Sra. D. Lucília de Almeida, mais conhecida por “Lucília do Carriço”, por motivos de doença. Espero que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

 

O tempo

No dia 11 de Julho no final da tarde veio uma trovoada que meteu medo e deitou fogo em vários lugares, mas a chuva apesar de ser pouca conseguiu apagar os fogos. A natureza é mesmo assim, o Senhor assim destina tudo.

 

Emigrantes

Este ano os emigrantes estão com medo de vir de férias por causa do vírus. Isto não está famoso. Vai um ano muito triste. Não há alegria como noutros anos. Não há festas nem convívios. O ano de 2020 foi um ano muito mau e não tem explicação. Temos medo de sair de casa e está muita gente a passar fome. Muitas empresas foram à falência. As escolas fazem muita falta às crianças e elas ficam agressivas. Senhor tem pena e compaixão de nós e do mundo inteiro.


Ed. 786 (25/06/2020)

Acidente

O Sr. Manuel Oliveira do Toto-Conta estava a rachar lenha e entalou-se num pau grande e cortou-se e partiu o polegar (dedo grande da mão) direito. Foi tamanha a dor que ele desmaiou. Chamaram os bombeiros e o INEM para o socorrer. Foi para o hospital de São Peddro do Sul e depois mandaram-no para o hospital de Viseu para fazer uma pequena cirurgia e regressou a casa. Agora só o tempo é que cura, vai devagar. Desejo que tudo corra bem e rápidas melhoras.

 

O Verão

Já começou o verão. Entrou bem quente. Esperamos que o calor faça desaparecer o maldito virus que continua a atacar as pessoas pelo mundo inteiro. As pessoas andam com muito medo. Estamos num mundo triste. Não há festas, convivios, não se pode falar com ninguém, não há escola e as crianças ficam agressivas por não haver escola que deixa muita falta. Isto vai mesmo triste e dá para pensar e sismar. Que será de nós e do mundo. Deus tenha pena de nós.

 

As férias

Os emigrantes estão com medo de vir de férias, nem sabem o que fazer. Estão com receio de vir e depois apanharem o virus e perderem os empregos. Está um caso sério. Se vierem que tenham boa viagem e que tudo corra bem. Se não vierem que tenham muita saúde e nós também.


Ed. 785 (11/06/2020)

Nascimento

Na maternidade do hospital de Viseu, nasceu no dia 18 de Maio a menina Ana Sofia Pinto, filha de Sílvia Teresa Pinto e de Rogério Miguel Pinto, irmão de Ana Rita Pinto. Os pais estão de parabéns, são um casal novo feliz e com duas meninas. Peço ao Senhor que as abençoe pelos caminhos da vida para um futuro feliz. São naturais e residentes em Figueiredo de Alva.

 

O tempo

O mês de Maio deu tudo, frio, chuva, vento e calor fora do normal, mas deu um final de mês muito mau tempo. No dia 29 e 30 foi granizo e chuva que ainda deu muito prejuízo. Meteu medo mas a natureza é mesmo assim. O mês de Junho deu uma entrada calma mas muito fresco. Deus nos mande tempo conveniente para a nossa agricultura.

 

Falecimento

Faleceu a Sra. D. Maria Idalina Gomes com 90 anos de idade, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva. Era viúva do Sr. Manuel Aníbal Oliveira e mãe de Horácio Gomes Oliveira e de Maria Olinda Gomes Oliveira Fonte, sogra de Sérgio de Almeida Fonte e de Maria Fernanda Almeida Oliveira (falecida). Avó de Hélia Paulo de Almeida Oliveira, Marco Daniel de Almeida Oliveira, Joel Filipe de Almeida Oliveira e de Fábio Jorge de Almeida Oliveira. O corpo esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos.

No dia 1 de Junho saiu o funeral de Fermontelos em direção ao cemitério onde houve a celebração da palavra com a presença de seus familiares e amigos que desde já agradecem a todos aqueles que manifestaram todo o carinho e apoio neste momento doloroso. A família agradece desde já as manifestações de solidariedade e pesar o mais importante a compreensão por parte de todos os amigos e toda a comunidade devido às regras e limitações aplicadas na realização do funeral do seu ente querido que estão a ser exclusivamente restritas à família, a todos, muito obrigado.

Para todos os familiares sentidos pêsames.


Ed. 784 (28/05/2020)

Lâmpadas fundidas

Em Figueiredo de Alva há ruas às escuras, já quase há meio ano. Pedia aos senhores responsáveis que viessem colocar lâmpadas novas.

 

As obras

As obras em Figueiredo de Alva nunca mais têm fim. As pessoas andam revoltadas e pensam que é um acto de gozo. Já tinham feito calçada nova e agora tornaram a escangalhar tudo. Acabam por não compreender como é isso. Os Srs. Presidente e Engenheiros haviam de andar sobre as obras e vigiar e pensar que está muita coisa mal feita. As pessoas andam de orelha levantada e falam, mas com razões. Portanto Sr. Presidente veja bem como emprega o dinheiro porque estamos em tempos de poupar e não de estragar dinheiro.

 

Falecimento

Faleceu o nosso jovem Paulo Daniel Pereira Rocha com 47 anos de idade, naturale residente que foi em Figueiredo de Alva. Era filho de António da Rocha Patelas e Maria Celeste Pereira. Era irmão de Maria Angelina Rocha, Helena Rocha, António José Rocha e Américo Alexandre Rocha. O corpo foi transladado do Hospital de S. Teotónio, Viseu em direção à igreja de Figueiredo de Alva e direto ao cemitério onde houve a celebração da palavra. Findas as cerimónias ficou sepultado no cemitério local. O Paulo levou muita gente no seu funeral apesar da crise do virus. Todas as pessoas respeitaram as regras como manda a direção de saúde. Para tods os seus familiares sentidos pêsames.

 

 

 

 


Ed. 783 (14/05/2020)

Dia da Mãe

O primeiro domingo de Maio é dedicado a todas as mães do mundo inteiro, mas este ano foi diferente. A missa foi celebrada com a porta fechada, torna-se muito triste, essa crise que se está a passar, nem sequer se pode entrar na igreja. As pessoas andam todas com medo e tristes porque isto não tem explicação. Tanta gente que morre sem saberporquê por todo o mundo. A Mãe Maria Santissima e Seu filho Jesus Cristo tenha compaixão de nós pecadores e do mundo inteiro.

Para todas as mães do mundo inteiro envio um abraço cheio de amor e carinho. Para as mães que já partiram que Deus as tenha no eterno descanso entre o explendor da luz perpétua e que descansem em paz.

 

Falecimento

Faleceu o Sr. Horácio Pinto Gomes com 92 anos de idade natural de Vila Maior e residente que foi em Ladreda, Figueiredo de Alva. Era casado com a Sra. D. Maria da Encarnação Ferreira e pai de António Gomes, Otilia Gomes, Manuel Gomes, José Gomes, Nuno Gomes, Óscar Gomes e Florbela Gomes. Era sogro de Ana Moura, Helena Gomes, Isabel Pinho, Agostinho Fernandes e José Pinto (falecido). Era avô de Marco, Filipa, Rita, Diogo, Daniela, Mariana, Marta, Gonçalo, Pedro, Sofia, Rafaela, Guilherme, Pedrito e Alice e bisavô de Jonas e Gabriel. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda. No dia 30 de Abril às 11H00 relizou-se o seu funeral em direção ao cemitério de Figueiredo de Alva com a presença de seus familiares onde fizeram uma breve oração e finalmente foi sepultado na sua ultima morada. Para sempre os seus familiares desde já agradecem a todos aqueles que manifestaram todo o carinho e apoio neste momento doloroso. O Sr. Horácio merecia levar um funeral com muita gente e amigos porque ele paricipava em todos os funerais. Foi pena mas olhando ao maldito virus teve que ser assim. Que Deus lhe dê a paz à sua alma entre o explendor da luz perpétua e que descanse em paz. Para todos os familiares os meus sentidos pêsames.


Ed. 782 (30/04/2020)

A Páscoa

A Páscoa este ano foi diferente aos outros anos derivado do virus que anda espalhado pelo mundo fora. Foi triste mas ao mesmo tempo foi alegre e o mordomo do Senhor preparou a carrinha dele e andou pelas ruas da aldeia com a Cruz do Senhor e cada família enfeitou a porta e saudamos a Cruz, já que não se podia beijar. Esteve um dia bom. O Sr. Padre Carlos veio celebrar missa na capela e com aparelhagem sonora ligada e cada família ouvia em suas casas. Esperamos que para o próximo ano volte bovamente aos anos anteriores. Este ano não vieram os emigrantes porque fecharam as fronteiras todas derivado a este maldito virus. Pedimos com fé ao Senhor Ressuscitado que renasça no nosso coração e no coração do mundo inteiro para que acabe com essa pandemia porque está a afligir muitas famílias. Não há onde trabalhar. Fecharam todos os empregos. Senhor tem compaixão do mundo inteiro.

 

Nascimento

No dia 11 de Abril na maternidade em Viseu nasceu a menina Margarida Almeida Oliveira, filha de Cátia Almeida e de José Carlos Oliveira, naturais e residentes em Figueiredo de Alva. São pais de 3 filhos, uma menina e dois rapazes. Estão de parabéns, já têm uma família grande. Agora peço a Deus que os abençoe para uma boa sorte e que sejam felizes pelos caminhos da vida para um futuro feliz.


Ed. 780 (26/03/2020)

Dia da Mulher

  • O dia 8 de Março foi Dia da Mulher pelo mundo fora. Em Figueiredo de Alva um grupo de 122 mulheres festejaram o Dia da Mulher com grande emoção e alegria. Fomos servidas pelo Restaurante Arménio com boa qualidade de comida e tudo muito bem saboroso com fartura de tudo e ao toque de música de um conjunto até às 2 da madrugada. Foi na Associação de Amigos de Figueiredo de Alva. Os mordomos fizeram uma decoração muito bonita na sala e estava tudo muto bem arranjado. Tudo correu bem e estão de parabéns e para o próximo ano que seja igual.
  • Em Fermontelos também um grupo de 70 mulheres foram para o Restaurante da Carvalha na Carranqueira e festejaram ao toque de música com grande emoção e alegria. Foram bem servidas. Parabéns para todas as mulheres de Fermontelos e que para o próximo ano que façam igual.
  • Na Ladreda também festejaram o Dia da Mulher, mas só almoçaram e foi tudo à pressa porque não havia alegria, pois às 3 da tarde havia lá um funeral e não fizeram mais nada. Esperamos que para o próximo ano corra melhor. Parabéns às mulheres da Ladreda.

 

Quaresma

Estamos na Quaresma, tempo de oração e reconciliação. Pedimos ao Senhor perdão pelos pecados que fazemos contra Ele e que Ele nos perdoe todas as faltas que temos uns para com os outros, porque todos nós erramos. Perfeito só Deus e pedimos ao Senhor que nos afaste esse maldito vírus que nos está a atacar e assustar e logo nessa altura que se aproxima a Páscoa. Até custa a acreditar o que se está a passar. Mas será verdade ó Deus tem compaixão de nós do mundo inteiro, dos nossos jovens, as nossas crianças. Fecharam as escolas que deixa tanta falta ao comércio e empregos. Que vida será a nossa e do mundo. Perdão Senhor, perdão tem compaixão de nós Senhor.

 

Os ladrões

  • Os larápios roubaram 21 oliveiras ao Sr. Manuel Álvaro Rodrigues de Figueiredo de Alva no sítio, lugar das macieiras. É uma pouca vergonha, quem o fez não tem vergonha nenhuma nem bom porte. Essas pessoas só vivem à custa dos outros. Que pena não se saber quem foi. Mereciam um castigo bem forte, gente sem respeito nenhum.
  • Também roubaram oliveiras ao Sr. António Pereira no lugar das vinhas em Figueiredo de Alva e com casas à beira e não tiveram medo. Esses gatunos apoderam-se do trabalho dos pobres.

 

Falecimento

  • Faleceu o Sr. Herminio de Almeida Rodrigues com 74 anos de idade, natural e residente que foi na Ladreda, Figueiredo de Alva. Era casado com D. Miquelina dos Anjos Páscoa Rodrigues e pai de Rosa Maria Páscoa Rodrigues. O corpo foi transladado do Hospital de Viseu em direção ao Cruzeiro onde formou a Irmandade em direção à Igreja onde teve missa de corpo presente e findas as cerimónias foi sepultado no cemitério local. Para toda a família enlutada, sentidos pêsames.

 

 

  • Faleceu o Sr. Arlindo Pinto com 96 anos de idade, natural de Vila Maior e residente que foi na Ladreda, Figueiredo de Alva. Era viúvo da D. Ilda de Almeida e era pai de Gaspar de Almeida Figueiredo Pinto, Fernando de Almeida Figueiredo Pinto e de Maria Arlete de Almeida Pinto, sogro de António Domingos dos Santos Mendes e de Maria Elisa Oliveira Moreira Pinto, avô de Filipe Mendes, Sandra Mendes, Miguel Ângelo Pinto e Jorge Pinto, bisavô de Sofia Cardão, Diana Cardão, Lara Cardão, Guilherme Mendes e Joana Mendes. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda em seguida formou o seu funeral no Cruzeiro com os irmãos da irmandade em direção à igreja onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi sepultado em campa de família. Também teve acompanhamento dos irmãos da irmandade de Vila Maior (terra dele) que era irmão. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.


Ed. 778 (27/02/2020)

Dia das Comadres

Na quinta-feira foi dia das comadres e foram bem festejados na associação em Figueiredo de Alva. Cada uma trouxe a sua merenda e todas se divertiram ao toque de concertinas. Fizeram umas comadres de palha e os compadres andavam com lume a queimá-las e as comadres acudiam. É uma tradição antiga e também duas jovens que faziam anos no mesmo dia levaram bolos de aniversário e cantamos os parabéns. Foi uma noite de emoções e alegria para todos. Esperamos que para o próximo ano seja igual.

 

O Carnaval

Domingo em Figueiredo de Alva vão festejar o Carnaval. Quem se quiser divertir venha ter connosco. Não falta que comer e de beber. Cada um enfeita o seu trator com as suas brincadeiras e no arraial é que vamos ver quem ganha o prémio. Esperamos que tudo corra bem.

 

Falecimento

* Faleceu na sua residência a Sra. D. Maria do Céu Henriques, com 87 anos de idade, viúva de Amadeu da Rocha Oliveira, natural e residente que foi na Rua Direita, 12 no lugar de Fermontelos, freguesia de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul., esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e no dia seguinte a 18/02/2020 pelas 15H30 formou a irmandade dos Irmãos do Divino Espirito Santo em direção á igreja paroquial onde houve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Findas as cerimónias foi sepultada no cemitério local. Era mãe de Alice Henriques de Oliveira e de Anabela Henriques de Oliveira Cunha. Para todos os familiares sentidos pêsames.

 

 

 


Ed. 777 (13/02/2020)

Festa religiosa

No dia 26 de Janeiro foi a festa em honra de S. Sebastião e de Santa Bárbara com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo grupo coral dos jovens da paróquia de Figueiredo de Alva. No final da missa teve procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas. Os mordomos estão de parabéns e para o ano que façam igual.

 

Falecimento

* Faleceu a Sra. D. Maria das Dores Paiva de 89 anos de idade, narural e residente que foi em Fermontelos, Figueiredo de Alva. Era viúva de Angelo José Loureiro e mãe de Adélio Loureiro Rocha, Fernando Paiva Loureiro e Manuela Paiva Loureiro Rocha, sogra de Maria Isabel Paiva Rocha, Rosa Maria Ferreira Miranda Loureiro e José Ferreira da Rocha.

O corpo esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e em seguida saiu o funeral em direção à igreja paroquial onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Findas as cerimónias foi sepultada na campa de família. Teve acompanhamento dos irmãos da irmandade do Divino Salvador. Para todos os familiares sentidos pêsames.

 

 

* Faleceu em Lisboa a Sra. D. Maria Celeste Martins Lourenço, residente que foi na Serra da Silveira, casada com o Sr. Acácio Almeida Lourenço. Era mãe de Carla Martins Lourenço Neves e Rui Martins Lourenço e avó de dois netos. Esteve em câmara ardente na capela mortuária de Pero Pinheiro no dia 1 de Fevereiro e no dia 2 saiu pela 08H00 da manhã em direção à capela de Figueiredo de Alva onde permaneceu algumas horas e às 3 da tarde formou a irmandade do Divino Salvador em direção à igreja paroquial onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Findas as cerimónias foi sepultada em campa de família. Para todos os familiares sentidos pêsames.

 

 

 


Ed. 776 (30/01/2020)

Aniversariantes

Neste mês de Janeiro são muitos os que festejam aniversário, só da minha família somos muitos e outras pessoas amigas. Desejo a todos que os festejem com alegria e saúde e que para o próximo ano cá estejamos todos. Contar um de cada vez é bom sinal. Eu como correspondente mando um abraço do tamanho do mundo para todos vós.

 

Internamento

Esteve internado no hospital de Viseu o Sr. José da Rocha do Val com problemas de saúde mas já teve alta e está em repouso na sua residência. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

No mesmo hospital de Viseu está internado o nosso jovem Carlos Gomes do Várzea por motivos de doença. Pedimos a Deus por ele para que os médicos lhe consigam curar os problemas dele. Esperamos que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

No mesmo hospital em Viseu também está o Sr. Valentim Pinto por motivos de doença. Pedimos a Deus que tudo corra bem e desejo rápidas melhoras.


Ed. 775 (16/01/2020)

Ano Novo 2020

Esperamos que o ano de 2020 seja abençoado por Deus e cheio de coisas boas principalmente, saúde, alegria, paz, amor, carinho e esperança. Tudo pelo melhor.

 

As ruas

Em Figueiredo de Alva temos ruas com valados muito grandes. Só se passa a pé e mal, estando péssimo. Pedimos aos senhores presidentes que mandem os calceteiros compor urgentemente. Obrigado.

 

Os emigrantes

Foram muitos os emigrantes que vieram passar o Natal e o Ano Novo com as famílias, mas já tudo regressou. As aldeias encheram-se mas as aldeias já ficaram todas vazias. As férias foram curtas mas para o verão cá estarão outra vez se Deus quiser.

 

Internamento

Esteve internado no hospital de Santo António no Porto o Sr. António Pereira de Coura, que foi operado a uma perna. Está tudo a correr bem e já teve alta. Agora já se encontra em casa em repouso. Desejo que tudo corra bem e rápidas melhoras.

 

Falecimento

Dia 29 de Dezembro faleceu o jovem Nuno Miguel Ribeiro de Figueiredo com 35 anos de idade, natural e residente na Ladreda, Figueiredo de Alva. Era filho de Manuel Ribeiro de Carvalho e de Joaquina Páscoa de Figueiredo Carvalho, já falecidos. O corpo foi transladado do hospital de Viseu para a igreja paroquial de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. No final foi sepultado no cemitério local e teve acompanhamento dos irmãos da Irmandade do Divino Salvador. O Nuno Miguel tinha muitos amigos que vieram acompanhar até à última morada. Levou um funeral com muita gente. Tiveste muito respeito e todos sentiram tristeza e dor. Agora só nos resta é que Deus te dê a pas à tua alma entre o esplendor da luz perpétua e que descanses em paz. Para todos os familiares sentidos pêsames.


Ed. 774 (26/12/2019)

Natal

Estamos no Natal e é a festa mais linda do ano, é a festa da família. Por todo o mundo fora se vem presépios com luzinhas a piscar. Há muita alegria para algumas famílias, mas também há muita tristeza pelo mundo fora, mas a vida é mesmo assim. Pedimos ao Deus Menino que nos dê muita coragem e forças para enfrentar a vida como permite. Pedimos que este Natal renasça no coração de todos nós e do mundo inteiro e que nos deixe recordações amorosas e carinhosas para todas as famílias do mundo inteiro. Desejo a toda a minha família um Santo e Feliz Natal e a todas as pessoas amigas que estão gravadas no meu coração. Para todos os jovens e crianças para que o Deus Menino os abençoe e os guarde da violência e também para todos os doentes lhes dê muita coragem, força, alívio amor e carinho no vosso sofrimento. A correspondente deste jornal envia para todas as famílias do mundo inteiro um Santo e Feliz Natal cheio de coisas boas, saúde, alegria e paz.

 

Emigrantes

São muitos os emigrantes que agora veem passar o Natal com as famílias à terra. Desejo a todos que tenham boa viajem, que o Deus Menino vos acompanhe e que tudo corra bem e tenham um bom regresso.

 

Inverno

O Inverno veio cedo e forte. Já houve em vários lugares inundações e árvores caídas. Parece que vamos ter o Natal com muita chuva. Deus tenha pena de nós.

 

Falecimento

Faleceu no dia 12 de Dezembro no hospital da Universidade de Coimbra o Sr. Adélio Amadeu de Oliveira com 79 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva na Rua Principal, 65. No dia 14 de Dezembro o corpo foi transladado para a capela de S. João em Figueiredo de Alva onde permaneceu algumas horas. Às 11 horas seguiu em direção à igreja paroquial, acompanhado da irmandade do Divino Salvador. Teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos e no final foi sepultado em campa de família. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 

 

 


Ed. 772 (28/11/2019)

Colheita da azeitona

O tempo não vai muito famoso para a acolheita da azeitona. Está a cair toda podre ao chão. O tempo vai muto húmido e a chuva é pouca mas não saímos da humidade. Não dá para varejar as oliveira. Deus tenha pena de nós.

 

Aniversário dos 100 anos

No dia 3 de Novembro o Sr. José de Loureiro do lugar de Fermontelos festejou 100 anos de vida. Uma linda data do mais conhecido por o tio José da Barroca.

A família fez-lhe uma grande festa que começou por missa em ação de graças ao Santíssimo Sacramento, celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo Grupo Coral da Paróquia de Figueiredo de Alva. As leituras foram lidas por uma neta e uma bisneta e refrão foi cantado pela sua filha Dos Anjos. No final da festa religiosa seguiram para o restaurante “O Carneiro” onde foi servido um grande almoço com muita emoção e alegria ao toque das concertinas tocadas pelos seus bisnetos pelas suas bisnetas e neto. O Sr. José também tocou umas cantigas na concertina. Ele tocou muitos anos no Rancho Folclórico de Fermontelos e era muito divertido e também dançou com a sua médica de família Dra. Isabel Rodrigues.

O Sr. José é pai de 7 filhos, avô de 19 netos e Bisavô de 17 bisnetos, ainda as noras e genros. É uma família muito grande e ainda sobrinhos e amigos que participaram na festa. Cerca de 100 pessoas. O Sr. José passou um dia muito feliz e com boa disposição e no final ainda foi à Associação de Fermontelos marcar a sua presença na atuação do Rancho Folclórico de Fermontelos. Fizeram-lhe uma homenagem pela pessoa que é sempre alegre e respeitadora que sempre foi e continua a ser. Parabéns Sr. José pelo seu lindo e feliz aniversário.

A sua filha Dos Anjos dedicou-lhe estas duas cantigas,

Vou cantar uma cantiga

Ela agora aqui vai,

Quero dar um grande abraço

Aqui ao meu querido pai

 

Aqui ao meu querido pai

Quero muito agradecer

Pelo pai que sempre foi

E continua a ser.

Obrigado meu pai


Ed. 771 (14/11/2019)

Falecimentos

No dia 18 de Outubro faleceu a Sra. D. Maria dos Anjos Oliveira Rocha com 89 anos de idade, natural da Ladreda, Figueiredo de Alva e residente na Brandoa, Amadora. Era viúva de Armando da Rocha. Mãe de Maria Fernanda Oliveira da Rocha e de João António Oliveira da Rocha. O corpo esteve em câmara ardente na igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus da Brandoa onde teve missa de corpo presente. No dia seguinte foi transladada para a igreja de Figueiredo de Alva onde esteve algumas horas. Chegada a hora do funeral teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos e finda foi sepultada no cemitério local e teve acompanhamento dos irmãos da irmandade. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 

 

 

No dia 25 de Outubro faleceu o Sr. Manuel de Almeida com 90 anos de idade, residente que foi na Rua da Seixeira, Figueiredo de Alva. Era marido da Sra. D. Maria Amália de Almeida. Pai de Maria Adelaide de Almeida, Glória de Almeida, José Manuel de Almeida, António José de Almeida, Adelino de Almeida, Horácio Alexandre de Almeida, Alzira de Almeida (já falecida) e de Fernando de Almeida (já falecido). O corpo esteve em câmara ardente na sua residência. Teve acompanhamento dos irmãos da irmandade em direção à igreja de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Findas as cerimónias foi sepultado no cemitério local. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 

 

 


Ed. 770 (24/10/2019)

Durante o mês de Outubro rezamos o terço na capela da Nossa Senhora pedindo ajuda para todos nós e para o mundo inteiro, que por interseção de Nosso Senhor Jesus Cristo dê paz ao mundo inteiro e àqueles que mais necessitam e que acabem com a violência.

 

As colheitas

As colheitas já estão a findar. Apesar do ano ser como foi ainda houve fartura de tudo. Esperamos que para o próximo ano seja melhor.

 

Falecimento

No dia 28 de Setembro faleceu na sua residência o Sr. António de Paiva Loureiro, com 82 anos de idade, casado com a Sra. D. Maria Alice de Paiva, natural e residente na Rua da Lage, 23 no lugar de Fermontelos, freguesia de Figueiredo de Alva concelho de São Pedro do Sul. Esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e no dia seguinte formou o funeral em direção à igreja paroquial de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Finalmente foi sepultado no cemitério local. Era pai de Manuel Paiva Loureiro, Fernando Paiva Loureiro e Antero Luís Paiva Loureiro. Era sogro de Maria Laurentina Almeida Loureiro e Susete Alexandra Costa. Para toda a família enlutada, sentidos pêsames.

 

 

 

Festa religiosa

No dia 13 de Outubro em Figueiredo de Alva celebrou-se a festa em honra da Nossa Senhora de Fátima, com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo grupo coral da paróquia. Há noite rezou-se o terço e fez-se a procissão das velas, com o andor enfeitado com flores muito lindas. Tudo correu bem. Os mordomos estão de parabéns e para o próximo ano que seja igual.

 

As abelhas bravas

No dia 16 de Outubro por volta das 10 horas da manhã a Sra. D. Marcilia Rodrigues do Val foi prender as ovelhas num terreno perto de casa, mas nem deu tempo de ela as prender. De repente foi cercada por muitas abelhas bravas que foi toda picada pelo corpo todo, porque havia um enxame delas no local onde levou as ovelhas. O corpo começou a inchar e tiveram que vir os bombeiros e INEM para lhe acudir. Ela sofreu um susto muito forte. Foi logo medicada no local e depois levaram-na para o Centro de Saúde e então lá, continuou a ser medicada. À tarde já regressou a sua casa.

 

Alerta

No dia 11 de Outubro uma senhora telefonou para minha casa, o meu marido atendeu, a perguntar se tínhamos algum poço de água para analisar e que era gratuito e eu perguntei ao meu marido de onde eram e disse que não disseram mais nada. À hora marcada apareceram, mas eu fiquei logo de orelha levantada. Tranquei as portas e fui para a rua porque a água é canalizada na banca da cozinha com água a ferver. Quando chegaram eu perguntei de onde são mandados e qual a empresa. Não disseram e pedia identificação e nada. O senhor disse, a senhora está muito esquisita. Estou sim porque gato escaldado de água fria tem medo. Já enganaram muita vez o meu marido e agora temos que abrir os olhos. Só há vigaristas por todos os lados para enganar os pobres. Vão enganar os ricos e o senhor era muito agressivo. Lá se foram embora aborrecidos. Eles não falavam bem português. Portanto deixo aqui um aviso para todas as pessoas terem cuidado com gente desconhecida. Querem enganar as pessoas de alguma maneira e depois roubam, matam e fazem coisas mal feitas. Então temos de ter cuidado com empresas falsas.

—————————————————————————-

Ed. 768 (26/09/2019)

Festas religiosas

No primeiro domingo de Setembro foi em Fermontelos festa em honra da Nossa Senhora da Libração com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pela música de Moçâmedes. No final fez-se a procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas e os seus guiões e a música a tocar. Fizeram umas lindas passadeiras. Os mordomos estão de parabéns e esperamos que para o próximo ano seja igual.

 

No segundo domingo foi na Ladreda festa em honra da Nossa Senhora da Ajuda com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pela música de Vilharigues. No final fez-se a procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas e os seus guiões e a música a tocar. Fizeram uma linda passadeira. À tarde para a animação do povo tiveram um rancho folclórico e um conjunto que animou toda a gente até de madrugada. Correu tudo bem e os mordomos estão de parabéns. Para o próximo ano que seja igual.

 

No terceiro domingo festa em honra da Nossa Senhora das Dores com saída a procissão da Igreja Paroquial com os andores enfeitados com flores muito lindas e com os seus guiões e a música em direção à capela de Figueiredo de Alva onde foi celebrada missa em sua honra, celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pela música. À tarde teve atuação do Rancho Folclórico de Figueiredo de Alva e à noite atuaram “Os Vouguinhas” até às tantas da madrugada, que animaram todo o povo. Os mordomos estão de parabéns, esperamos até ao próximo ano que seja igual se Deus quiser.


Ed. 767 (12/09/2019)

Acidente doméstico

No dia 12 de Julho a Sra. D. Francelina da Rocha Oliveira caiu abaixo de uma escada e fraturou a coluna. Não conseguiu levantar-se e teve que gritar por ajuda que prontamente apareceram os vizinhos que queriam levar para hospital só que como reside em Aveiro ela pediu ao filho para a levar para o hospital de Aveiro onde lhe fizeram exames e acusou a coluna fraturada, mas muito mal, acabou por ficar algum tempo internada e agora já se encontra em sua casa em Aveiro, em repouso e anda comk um colete para andar direita. Passados dois meses já veio visitar a sua casa em Figueiredo de Alva onde caiu e diz a Sra. Francelina, pensei que morria mas agora louvo ao Senhor que ainda estou viva Graças a Deus. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

Queda

O Sr. Bernardino Figueiredo teve uma queda e fraturou o ombro direito, pisou-se na cabeça, os olhos, o nariz e a cara. Foi socorrido pelos bombeiros de São Pedro do Sul e levaram-no para o hospital de Viseu onde lhe fizeram exames e veio para casa com o braço ao peito. Agora está em repouso a sarar. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

Festa religiosa

No dia 15 de Agosto foi a festa em honra da Nossa Senhora das Necessidades em Fermontelos com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pela música de Vouzela. No final fizeram a procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas e os seus guiões, a música a tocar e fizeram umas lindas passadeiras. Os mordomos estão de parabéns. Para o próximo ano que façam igual.

Os emigrantes

No mês de Julho e Agosto os emigrantes enchem as aldeias. Era uma emoção de alegria por todos os lados. Agora que já tudo regressou aos seus trabalhos ficaram as aldeias vazias. Muitas casas novas só abrem uma vez por ano mas a vida é assim premita. Espero que o próximo ano cá estejam todos outra vez com saúde e alegria.

De férias

Esteve de férias da Alemanha 15 dias o nosso assinante deste jornal António Martins Figueiredo com sua esposa e filhos. Correu tudo bem e já regressaram aos seus empregos na Alemanha. Esperemos que tenham muita saúde e alegria e que para o próximo ano cá estejam outra vez se Deus quiser.

As obras

Em Figueiredo de Alva as obras não têm mais fim. Há muitas ruas que estão péssimas, só buracos e pedras, ervas e silvas. As obras andam muito lentas. Os senhores presidentes haviam de vez em quando vir ver e dar umas picadinhas para andarem mais rápido.


Ed. 766 (25/07/2019)

Festa religiosa

No dia 28 de Junho realizou-se a festa em honra do Sagrado Coração de Jesus com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo grupo coral da paróquia de Figueiredo de Alva. No final da missa fez-se a procissão com o andor enfeitado com flores muito lindas. Correu tudo bem, os mordomos estão de parabéns e para o próximo ano que seja igual.

 

As férias

São muitos os emigrantes que agora vêm passar as férias de verão. Desejo a todos que tenham boa viagem, que tudo corra bem e quando voltarem que tenham bom regresso e que Deus vos proteja.

 

As festas do povo

As festas do povo vão começar com o Bota a Poça. Quem se quiser divertir, venham a Figueiredo de Alva e tragam amigos. Não há festa mais alegre que não seja o Bota a Poça. Não se esqueçam, este ano o programa da festa está muito bem organizado. Esperemos que tudo corra bem.

 

O verão

Este ano o verão vai muito fresco, nem dá para ir à praia. As batatas e cebolas já lhes deu arejo, pois as noites vão muito frias e os renovos não desenvolvem como deve ser, mas a natureza é mesmo assim.

 

O saneamento

As pessoas da freguesia de Figueiredo de Alva andam revoltadas porque não fazem o saneamento em todas as ruas, está o povo dividido. Então as pessoas todas têm os mesmos direitos, somos todos humanos. Porque não fazem tudo por igual? O sol quando nasce é para todos, porque fazem as coisas mal feitas? Oh! Sr. Presidente e Engenheiros tenham consciência do que fazem, não faça, sofrer o povo pois somos todos iguais.

 

Santo António

Em Figueiredo de Alva realizou-se a festa em honra de Santo António com missa celebrada pelo senhora padre Carlos e cantada pelo grupo coral da paróquia e no final houve procissão com o andor enfeitado com flores muito lindas. Os mordomos estão de parabéns e para o próximo ano façam igual.

 

S. João Batista

Em Figueiredo de Alva festejou-se a festa do nosso padroeiro, S. João Batista. Às 10H30 saiu a procissão da igreja paroquial com os andores enfeitados com flores muito lindas com os seus guiões e a música a tocar em direção à capela de Figueiredo de Alva, onde houve missa celebrada pelo senhor padre Carlos e cantada com a música de Moçâmedes e fizeram uma passadeira muito linda. À tarde teve animação do Rancho Folclórico de Figueiredo de Alva. Dançaram muito bem e estão de parabéns porque organizaram um grande rancho com mutos pares. Estão com muita fama para chegarem bem longe. Podem ter muitas saídas porque estão bem formados. Finalmente esteve um conjunto que brilhou a festa até de madrugada. Tudo correu bem e os mordomos estão de parabéns e para o próximo ano cá estaremos se Deus quiser, que façam igual.

 

ASSOL

A ASSOL festeja 30 anos em São Pedro do Sul a criar boas memórias, no dia 27 de Junho no Cine Teatro Jaime Gralheiro apresentaram um espetáculo. Foi preparado em conjunto pelas pessoas apoiadas, colaboradores e voluntários do centro de São Pedro do Sul, onde apresentaram esta música da ASSOL que me tocou muito.

É à ASSOL que venho a ca dia

È a ASSOL, que está sempre a brilhar

È a ASSOL que nos alegra a vida

E n’ASSOL amigos vamos encontrar

 

Azul é cor do céu

Verde é de esperança

Amarelo é luz

Vermelho amor lembrança.

 

Nasceu por raízes

E cresceu uma planta

Aquece o coração

E seus males espanta

 

Aqui há gente boa

Há escolas e oficinas

Caminhadas, natureza

Amizade e harmonia.

 

Falecimento

Faleceu o Sr. Ernesto Ferreira da Rocha com 71 anos de idade, natural de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul e residente em Viana do Castelo. Era pai de Sandra Natália de Almeida Rocha e Tony Horácio de Almeida Rocha, sogro de Herculano Aguieiras, avô de Benjamim Rocha, Sara Rocha e Angelina Rocha.

O Sr. Ernesto teve uma morte muito triste. Foi de acidente na linha de comboio em Barcelos, morreu ele, uma senhora e a neta. Iam todos no carro só que o comboio matou-os a todos. Foi um choque para os familiares de Figueiredo de Alva como para os familiares da outra família, mas o destino já estava ali marcado. Essas desgraças estão sempre a acontecer por este mundo fora. O Sr. Ernesto era de uma família de 11 irmãos onde 5 já falecidos e restam 6. Esperamos que ainda vivam muitos anos. O Sr. Ernesto esteve no Hospital em Braga e depois foi transladado para a igreja de Figueiredo de Alva e às 5 horas da tarde teve missa de corpo presente com a irmandade do Divino Salvador e no final foi sepultado em campa de seus pais. O Sr. Ernesto deixou muitas saudades na nossa terra. Ainda era muito novo mas o destino é assim mesmo. Assim para toda a família enlutada sentidas condolências.


Ed. 763 (13/06/2019)

Acidente doméstico

* A Sra. D. Maria Lúcia Rocha Oliveira caiu em sua casa e partiu um pé. Teve de ser assistida pelos Bombeiros de São Pedro do Sul e foi para o Hospital de Viseu onde lhe fizeram exames. Tinha o pé partido, colocaram gesso e veio para sua casa e agora está em repouso. Só o tempo é que cura. De vez em quando vai aos tratamentos, mas volta novamente para casa. Desejo que tudo corra bem e rápidas melhoras.

* A Sra. D. Ana Conceição Pereira Rocha de Coura, partiu uma perna logo de manhã ao levantar-se da cama. Caiu  da cama e fez um grande ferimento na testa que teve de ser cozida. Diz a Sra. Conceição que nem sabe explicar bem o que aconteceu. Depois o marido levou-a ao Hospital de Viseu onde lhe fizeram exames. Aí é que lhe disseram que tinha uma perna partida mas num lugar que nem pode ser operada nem levar gesso. Só com repouso é que tem de cicatrizar e isso vai levar três a quatro meses. Ela está um pouco desanimada, mas ninguém pode sofrer por ela. Só Deus lhe poderá dar coragem e força para enfrentar o sofrimento. Desejo que tudo corra bem e rápidas melhoras.

O mês de Maio

Em Figueiredo de Alva durante o mês de Maio rezou-se o terço em honra da Nossa Senhora de Fátima, pedindo que nos ajudasse em todas as dificuldades da vida de todas as famílias e pela paz no mundo, porque vai uma miséria e tristezas por esse mundo fora. Portanto o mundo precisa da nossa oração diária para que haja saúde, alegria e paz.

A catequese

O Sr. Padre Carlos, as catequistas e os pais estão de parabéns porque as crianças já fizeram as festas da catequese, desde o primeiro ano até ao décimo. Foram muitas crianças. Tudo correu bem ao longo do ano e pedimos a Deus que abençoe essas crianças pelos caminhos da vida para um futuro feliz.

Internamento

Está internada no Hospital São Teotónio em Viseu a Sra. D. Celeste da Cruz do Arado por motivos de uma queda. Portanto esperamos que ela recupere e rápidas melhoras.

O tempo

O mês de Maio deu muito frio e muito calor. Está tudo muito bonito. Se assim for vai haver muito vinho, azeitona e a agricultura está a desenvolver-se bem. Deus nos proteja em tudo porque as pessoas passam muito sacrifício para ter as suas coisas para comer. Deus tenha pena do mundo e dos pecadores.

O Buraco do Vale

Excelentíssimos senhores Presidente, Engenheiros e responsáveis pelo buraco do vale. Há tanto tempo que o buraco está aberto e não resolvem a situação, há dias caiu lá um jovem de bicicleta e apanhou uns ferimentos ligeiros. Se os ferimentos fossem graves ou se morresse, quem seriam os responsáveis?

Deixo aqui um alerta antes que aconteça alguma desgraça. Venham tapar o buraco porque já está a dar muita confusão.


Ed. 761 (09/05/2019)

Dia das Mães

“Nenhum esforço é em vão, a sua luta será sempre a minha grande inspiração – Feliz Dia das Mães”

O primeiro domingo de Maio foi dedicado a todas as mães do mundo inteiro. O Sr. Padre Carlos foi celebrar missa à capela da Ladreda em honra de S. José Operário e de todas as mães. Ofereceram um ramo de flores a todas as mães que estiveram presentes e no final da missa fizeram a procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas. Foi um dia muito especial para todas as mães. Que não falte alegria e paz, é o mais importante. Para as que já partiram para o Céu que Deus lhes dê o eterno descanso entre o esplendor da Luz Perpétua e que descansem em paz.

Falecimento

 Faleceu a Sra. D. Maria Adélia de Oliveira Figueiredo de 78 anos de idade, no Carqueijo, Barrô, Águeda e era casada com o Sr. José da Costa Figueiredo, mãe de Adélio José de Oliveira Figueiredo, Carlos Aurélio Oliveira Figueiredo e de Lúcia da Conceição Oliveira Figueiredo. Esteve em câmara ardente na casa mortuária de Barrô. Esta família é natural de Figueiredo de Alva, só que viveram muitos anos no Carqueijo onde tinham o seu trabalho para viver. A Sra. D. Adélia acabou por falecer e veio para a sua terra natal. Foi sepultada em campa de família. O seu funeral formou no Cruzeiro, foi acompanhada com a irmandade do Divino Salvador e teve missa de corpo presente na paróquia de Figueiredo de Alva celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 Faleceu a Sra. D. Maria Laurinda de Almeida com 97 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva. Casada com o Sr. António da Silva Ferreira de Almeida Figueiredo, mãe de Manuel Almeida da Silva e José Almeida Ferreira. O corpo esteve em câmara ardente na capela de Figueiredo de Alva em seguida formou a irmandade do Divino Salvador em direção à igreja onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos em seguida foi sepultada em campa de família. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 Faleceu em Lisboa a Sra. D. Erminda de Almeida Fernandes com 68 anos de idade, natural de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul, mas residia em Lisboa. Era casada com o Sr. Adelino da Rocha Rodrigues, era mãe de Manuel António de Almeida Rodrigues, José Carlos de Almeida Rodrigues e Paula Cristina de Almeida Rodrigues, sogra de Pedro Almeida, Teresa Rodrigues e Catarina Praça, avó de Patrícia, Cláudia, Gonçalo, Diogo e Tiago Rodrigues. O corpo esteve em câmara ardente na capela de Figueiredo de Alva em seguida formou a irmandade do Divino Salvador em direção à igreja onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Finalmente foi sepultada no cemitério local. Para toda a família enlutada sentidos pêsames

 


Ed. 760 (25/04/2019)

A Quaresma

Na quaresma um grupo de homens, mulheres e jovens andaram a cantar Às Almas Benditas. Fizeram grande sacrifício e fizeram vários encontros com outros grupos. Tudo correu bem até ao final. Não deixem perder a tradição, são os meus votos.

A Páscoa

Dia de Páscoa é a Ressurreição do Senhor. Esteve um dia bom mas durante a noite choveu. Esperamos que o Senhor ressuscitado renasça no nosso coração e no coração do mundo inteiro com muita saúde, alegria e paz. Que é o mais importante da vida. FELIZ PÁSCOA

Férias

Esteve de férias da Alemanha Cristina Figueiredo com seu marido Nuno Castanheira e seu filho Miguel que é assinante deste jornal Gazeta da Beira. Tudo correu bem e esperamos que tenham um bom regresso.

Também esteve o António Martins Figueiredo. Esposa e filhos da Alemanha que é assinante deste jornal. Esperamos que tenham gozado bem as férias e que tenham um bom regresso.

Emigração

Foram muitos os emigrantes que vieram passar a Páscoa à terra junto dos seus familiares. Desejo que tudo tenha corrido pelo melhor e que tenham um bom regresso.

Agricultura

O tempo não vai nada bom para a agricultura. O mês de Fevereiro e Março deram muito calor e as pessoas começaram a semear tudo. Pensavam que já era a altura certa para semear, mas o pior foi o mês de Abril que está a dar o que devia ter sido em Fevereiro e Março. Havia batatais já grandes, feijão, milho e as videiras que a geada e o frio queimaram tudo. Isto foi chocante para o agricultor. Deu muito prejuízo e atrazo, porque tem que ser novamente semeado. Mas não se pode discutir com ninguém. Quem manda tudo pode e a Deus nada é impossível.


Ed. 758 (28/03/2019)

O Carnaval

O carnaval foi festejado em muitos lados do país. É uma festa muito divertida que todas as pessoas gostam de ver. Apesar de o tempo estar chuvoso não tiveram medo e saíram à rua. Em Figueiredo de Alva saíram-se muito bem, ainda foram muitos tractores bem preparados. Cada um com as suas brincadeiras fizeram rir todas as pessoas que estavam no arraial. Tudo correu bem e esperamos que para o próximo ano seja igual.

A ASSOL também festejou o carnaval em São Pedro do Sul. O meu filho António Figueiredo como anda na ASSOL pediu-me para colocar a notícia no jornal e eu tive de lhe fazer a vontade. Agradeço à Gazeta da Beira por esta notícia para alegrar as pessoas especiais e seus instrutores. Foi um carnaval muito divertido onde cada um se preparou da maneira que quiseram. Parabéns a toda a equipa que trabalha na ASSOL e que deram uma imensa alegria a todos os doentes e deficientes e com a animação todos ficaram contentes. Esperamos que para o próximo ano façam igual.

 

Dia da Mulher

O dia 8 de Março é o Dia da Mulher e em Figueiredo de Alva foi bem festejado.

Primeiro em Fermontelos dia 8, um grupo de 90 mulheres festejaram na sua Associação um jantar servido pelo Restaurante Sr. Arménio. Foram bem servidos com variedades de comida, tudo de bom. Viveram o momento com grande emoção e alegria ao toque de música, tudo correu bem e esperamos que para o próximo ano façam igual. Para todas as mulheres de Fermontelos.

Em seguida foi na Ladreda também na Associação deles e o jantar foi servido a cerca de 90 mulheres pelo Restaurante o Lancheirão de Viseu. Foram muito bem servidas com boa qualidade e quantidade de comida. Tudo de bom. Também viveram o momento de grande emoção e alegria ao toque de música. Tudo correu bem e esperamos que para o próximo ano façam igual. Parabéns a todas as mulheres da Ladreda.

 

Figueiredo de Alva

No dia 9 de Março em Figueiredo de Alva na nossa Associação foi servido um jantar a cerca de 130 mulheres pelo Restaurante Sr. Arménio e sua esposa que também nos serviu com boa qualidade de comida, tudo bem feito e fartura de tudo. Vivemos um momento com muita emoção e alegria ao toque de música. Esperamos que essa alegria nos acompanhe no nosso dia a dia com coragem e força. Tudo correu bem e esperamos que para o próximo ano façam igual. Parabéns a todas as mulheres de Figueiredo de Alva e também a todas as mulheres do mundo inteiro e acabem com a violência doméstica.

A mulher é um ser humano que tem de ser bem estimada e respeitada pelo mundo além.


Ed. 756 (28/02/2019)

Teatro

No dia 17 de Fevereiro um grupo de jovens de Mosteirô, Castro Daire vieram a Figueiredo de Alva apresentar uma peça de teatro na Associação dos Amigos de Figueiredo de Alva- foram muito divertidos e, portaram-se muito bem. Juntou-se muita gente e foram muito elogiados. Estão de parabéns e continuem com as vossas brincadeiras que fazem rir toda a gente.

 

Falecimento

Faleceu a Sra.D. Maria Gomes com 96 anos de idade, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva. Era viúva do Sr. Henrique de Almeida Sebastião. Era mãe de Maria do Carmo Gomes Sebastião e Francelina Almeida Oliveira, sogra de Afonso Almeida Ferreira e de Amadeu Oliveira Cepa (falecido) e era avó de João Paulo Ferreira, Sónia Silva, Lúcia Morgado, Sony Cepa e Elizabeth Cepa. Esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e no dia 6 de Fevereiro às 04:00 da tarde formou-se a Irmandade do Divino Salvador e saiu da capela para a igreja paroquial de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi a sepultar no cemitério local. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

Faleceu a Sra. D. Laurentina Costa Boucinha Rodrigues. Com 82 anos de idade, natural de Vila Cova, Barcelos e residente na Ucha de Lá, Figueiredo de Alva. Era viúva do Sr. Henrique Rodrigues e mãe de Vera Lúcia Costa Rodrigues Moreira, Célia Costa Rodrigues, Sérgio Costa Rodrigues e de David Costa Rodrigues. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda, Figueiredo de Alva e no dia 12 de Fevereiro pelas 15 horas saiu o funeral da capela em direção à igreja paroquial, mas a Irmandade do Divino Salvador formou no cruzeiro de onde seguiram em direção à igreja onde houve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi sepultada na campa de seu marido. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 

Falecimento

Faleceu a Sra.D. Alcide Ferreira de Almeida com 88 anos de idade, natural e residente na Ladreda, Figueiredo de Alva. Era viúva do Sr. José Moita de Almeida. Era mãe de Alzira de Almeida Martins e Marcelino Ferreira Moita, sogra de Alberto Paiva Martins e era avó de Marco Filipe de Almeida Martins e de Vitor Hugo Almeida Martins. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda e no dia 19 de Fevereiro às 10:30 horas saiu da capela para a igreja paroquial de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente, mas a Irmandade do Divino Salvador formou no Cruzeiro em direção à igreja. Findas as cerimónias foi sepultada no cemitério local. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 

Internamento

Está internada no Hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Susana de Oliveira por motivos de doença. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.


Ed. 752 (20/12/2018)

Internamento

Esteve internada no Hospital São Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria Fernanda de Almeida Rocha por motivos de doença. Já teve alta e agora está em casa em repouso. Espero que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

Acidente

No dia 30 de Novembro pelas 14H30 o meu marido Arlindo Figueiredo teve um acidente. Andava em cima de uma oliveira a deitar azeitona e escorregou caindo abaixo. Qual não foi o meu susto. Gritei logo para socorrerem o meu marido. Foi num ligar muito mau e pessoas amigas me ouviram gritar e acorreram logo, chamando o 112. foi muito bem atendido e socorrido pelos Bombeiros de São Pedro do Sul e foi logo directo para o Hospital de Viseu onde lhe fizeram vários exames e os médicos lhe disseram que tinha fracturado a coluna e que tinha umas férias para 3 meses. Anda com um colete para auxiliar. Esteve internado alguns dias e agora já se encontra em casa em repouso. Agora só o tempo é que cura.

Agradeço  muito a todas as pessoas que ajudaram a levar o meu marido do local até à ambulância que ainda era uma distância longe, um obrigado do fundo do coração e que nunca aconteça a mais ninguém e que o Senhor nos proteja e a todas as nossas familias.

O Natal

O Natal está a aproximar-se, é uma festa mais linda do ano por todos os lados do mundo inteiro. Vêem-se luzinhas a piscar por todas as nações. É uma festa de muito progresso, gastam-se milhões e milhões de euros. É tudo muito lindo, mas o Natal mais verdadeiro é o que vai no nosso coração. Devemos olhar para os mais pobres, para os que mais necessitam. Há muita alegria mas também há muita tristeza pelo mundo fora.

Pedimos ao Deus Menino que nos traga boas noticias, principalmente saude, alegria e paz e que o Ano Novo dê boas entradas.

A correspondente de Figueiredo de Alva deseja a todas as familias do miundo inteiro um Santo e Feliz Natal cheio de amor e carinho. Para todos os doentes que estão nos Hospitais e nos Lares que o Deus Menino vos dê muita coragem no vosso sofrimento.

Os emigrantes

São muitos os emigrantes que vêm passar o Natal com os familiares à terra. Desejo que tenham boa viagem, que tudo corra bem e que o Deus Menino venha na vossa companhia.


Ed. 750 (22/11/2018)

Dia de todos os Santos

O dia 1 de Novembro é um dia muito importante. É dia de todos os Santos, é o dia em que se vai ao cemitério, visitar os nossos familiares falecidos. Todas as campas estavam enfeitadas com flores muito lindas. O Sr. Padre Carlos celebrou missa e fez procissão ao cemitério e rezamos por todos os que lá estão sepultados. Pedimos a Senhor que os tenhas em bom lugar no eterno descanso e que descansem em paz.

Dia de São Martinho (11 de Novembro)

Dia 11 de Novembro é dia de São Martinho e é dia de magustos. Os cantares dos amigos de Figueiredo de Alva juntos com ADAFA vão fazer uma grande festa na Associação dos Amigos de Figueiredo de Alva e convidam todas as pessoas para comparecer que há muito que comer e beber para toda a gente que queira participar à festa para se divertirem.

A colheita da fruta

Este ano houve muita falha de fruta há pouca e é bichoza e muito cara. Vinho não houve nada, castanhas há pouca e fraca. Tudo deixa falta.

O Inverno

O Inverno chegou muito frio mas as nascentes ainda não rebentaram. Esperamos que venha mais chuva. Deus nos mande tempo conveniente e tenha compaixão do mundo inteiro.

 


Ed. 748 (25/10/2018)

Nascimento

No dia 3 de Outubro, na maternidade do hospital S. Teotónio em Viseu nasceu a menina Tatiana Maria Almeida Oliveira, filha de Cátia Susana Ribeiro Almeida e de José Carlos Morais Oliveira. A mãe é natural de Sacados, São Pedro do Sul ew o pai é natural de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul. Já tinham um menino e agora veio a menina. O José Leandro Almeida Oliveira sente-se muito feliz por ter uma irmã. É muito linda e desejo as maiores felicidades para este casal. Que sejam muito felizes pelos caminhos da vida para um futuro feliz. Boa sorte.

 

O Terço

Durante o mês de Outubro rezamos o terço à Nossa Senhora na capela, pedindo auxilios para todos nós e para o mundo inteiro. Por todos aqueles que mais precisam, pelos doentes, pelos jovens, crianças e pelos velhinhos. Que interceda por todos aqueles que mais precisam e pela paz no mundo.

 

A tempestade

No dia 13 e 14 de Outubro foi um susto muito grande para Portugal. O furacão por onde passou fez muitos prejuizos. Destruiu muitas coisas e muitas pessoas diziam que isto era o fim do mundo. Andavamos assustados, mas Graças a Deus podia ser pior. Ninguém pode discutir porque a natureza é mesmo assim. São coisas que Deus nos mostra para nos mentalizarmos que a todo o memento não somos ninguém.

————————————————————————————————————————————–

Ed. 746 (27/09/2018)

Festas Religiosas

No primeiro domingo de Setembro foi em Fermontelos a Festa em honra da Nossa Senhora da Livração com missa cantada e celebrada pelo  Sr. Padre Carlos. No final da missa houve procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas e os seus guiões e com a música a tocar. Deram a volta à povoação. Tudo correu bem. Os mordomos estão de parabéns e esperamos que para o próximo ano seja igual.

No segundo domingo de Setembro foi na Ladreda, festa em honra da Nossa Senhora da Ajuda com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pela música. No final houve procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas e os seus guiões e com a música a tocar. Deram a volta à povoação e no final tiveram uma tarde com muita animação com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Manhouce e um conjunto que animou todas as pessoas até de madrugada. Tudo correu bem. Os mordomos estão de parabéns e esperamos que para o próximo ano façam igual.

No terceiro domingo de Setembro foi Figueiredo de Alva, com procissão a sair da Igreja Paroquial, com os andores enfeitados com flores muito lindas e os seus guiões e com a música a tocar em direcção à capela de S. João e da Nossa Senhora das Dores onde teve missa em honra da Nossa Senhora das Dores,  celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelos jovens da paróquia. No final para animação do povo dançou o Rancho Folclórico da terra e à noite teve também um conjunto cá da terra. Foi tudo divertido e tudo correu bem. Para o próximo ano que seja igual. Os mordomos estão de parabéns.

 

Internamento

Está internada no Hospital de Viseu a Sra. D. Susana de Oliveira por motivos de doença. Esperamos que tudo corra bem e desejo rápidas melhoras.


Ed. 745 (13/09/2018)

As férias

As férias já acabaram. Durante o mês de Julho e Agosto as aldeias estavam cheias de emigrantes. Por sodos os lados se vê gente. Agora que já tudo regressou, as aldeias ficaram vazias. Sentimos um vazio muito grande, mas cada um tem de governar a vida onde trabalha, seja em que país for. Desejo a todos muita saúde, coragem e força para enfrentar a vida e para o Natal cá estaremos outra vez se Deus quiser.

 

As colheitas

Já chegou a altura das colheitas. Este ano foi muito fraco derivado ao tempo andar descontrolado. Ainda houve muita batata e cebolas, mas há pessoas que não tiveram. Quem semeou tarde não deu resultado porque deu-lhe o arejo e queimou. As vindimas também estão feitas. Não há uvas nenhumas. Há pouca fruta e tudo deixa falta, mas não se pode discutir com ninguém, a natureza é mesmo assim. Esperamos que para o próximo ano seja mais farto em tudo.

 

O javali

O javali é um hóspede que anda a comer e a destruir o milho que o agricultor trabalha. Mesmo perto das casas, não tem vergonha nenhuma. O agricultor é obrigado a deixar as terras a monte porque anda a trabalhar só para o javali. É triste trabalhar tanto e não colher nada.

 

As ruas às escuras

Em Figueiredo de Alva estão várias ruas às escuras. Estão muitas lâmpadas fundidas, portanto pede-se aos responsáveis da electricidade que as venham colocar.

 

Incêndio

No dia 5 de Setembro deflagrou um incêndio no aviário do Sr. Miguel na Ladreda. Foram alertados pelo alarme. Foi um susto grande mas graças a Deus apesar de terem prejuizo, podia ter sido pior. Essa vá e outra não venha. Há que ter cuidado.

 

Trovoada

No dia 8 de Setembro por volta das 3 horas da tarde, veio uma trovoada tão forte que nos assustou, com granizo e chuvas torrenciais. Ainda deu alguns prejuizos. A natureza é mesmo assim.

 

Falecimento

Faleceu a Sra. D. Maria da Graça Almeida de 83 anos de idade, natural da Ladreda, Figueiredo de Alva. Estava já há muitos anos no Lar da Misericórdia de Santo António de S. Pedro do Sul. Era viúva do Sr. Henrique da Costa Figueiredo e era mãe do Sr. Manuel de Almeida Costa e do Sr. José Carlos de Almeida Costa.

O corpo foi transladado do Hospital de Viseu para a capela da Ladreda onde permaneceu em câmara ardente, até ao dia seguinte 31 de Agosto. Pelas 10 horas da manhã saiu da capela em direção à igreja paroquial de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente e teve acompanhamento dos irmãos da Irmandade do Divino Salvador que formaram no Cruzeiro em direção à igreja. Findas as cerimónias foi a sepultar na campa de seu marido. Também foi acompanhada com a bandeira do Lar da Misericórdia e colegas e amigos. Para seus familiares envio sentidos pêsames.


Ed. 744 (26/07/2018)

De férias

São muitos os emigrantes que vêm de férias nesta altura do ano. Desejo a todos que as gozem bem de saúde na companhia dos familiares e amigos. Quando regressarem que tenham boa viagem, que tudo corra bem e que Deus vos proteja.

As ruas cheias de erva

Em Figueiredo de Alva as ruas estão cheias de erva e silvas. Será que não há alguém responsável pela limpeza das ruas? Está péssimo e já muitos anos que não se vê tal coisa, principalmente a rua da Carreira, do Arado e do Cancelo. Até as cobras se criam nos meio da erva tão grande. Deixo aqui um apelo aos responsáveis pela limpeza das ruas.

As festas de Figueiredo de Alva

As festas de Figueiredo de Alva estão próximas, são no último fim de semana de Julho e começam com o “Bota a Poça”. Não se esqueçam , venham ver e assistir aos “Bota a Poça” que é muito importante e tragam a família e amigos para se divertirem. Esperemos que tudo corra bem.

Passeio da Junta

No dia 12 de Julho a Junta de Freguesia de Figueiredo de Alva organizou um passieo para as pessoas da terceira idade com o itenerário por Castro Daire, Régua, Tunel do Marão, S. Gonçalo e Santa Quitéria onde foi o almoço. Em seguida passamos por várias terras e fomos à praia da Vagueira só que o mar estava bravo e ninguém foi à água. Finalmente fomos lanchar para um belo parque. Foram dois autocarros, um de Figueiredo de Alva e outro com as pessoas de Fermontelos, Ladreda e Ucha. Foi também o nosso pastor Sr. Padre Carlos. Um agradecimento ao nosso motorista Sr. António Manuel Seiceira que também nos estimou. Também um agradecimento a todos os membros da Junta de Freguesia de Figueiredo de Alva. Tudo correu bem e passou-se um dia alegre e de convívio. Esperamos que para o próximo ano seja igual.

———————————————————————————————————

Ed. 743 (12/07/2018)

ASSOL

No dia 28 de Junho a ASSOL organizou uma festa convívio no Cine Teatro com todas as pessoas que trabalham naquela instituição. O meu filho António Figueiredo também participou, gostei muito de ver, portaram-se muito bem e foram muito elogiados com palmas.

A ASSOL está de parabéns pelo carinho que fazem e mostram aos deficientes. Durante todo o ano fazem muitas festas e vão passear onde eles gostam mais. Vê-se mesmo que lhes dão muito apoio, carinho e é do que eles mais precisam. É preciso ter muita força e coragem para enfrentar a vida por aqueles que mais sofrem e precisam.

Parabéns a todas as pessoas que trabalham na ASSOL.

As marchas populares

O povo de Figueiredo de Alva andou a treinar as marchas para se apresentarem na cidade em S. Pedro do Sul, no dia 29 de Junho, dia de S. Pedro. Tudo correu muito bem, foi uma marcha com muita gente e fizeram uma apresentação maravilhosa. Esperamos que para o próximo ano que façam o mesmo e que seja igual. Parabéns à comissão que organizou.

O tempo

O tempo este ano não vai nada famoso. Vai ser um ano de muita crise. Não vai haver fruta nenhuma, nem vinho, azeite e as batatas e as cebolas apodrecem muito derivado à chuva e ao frio. Mas não se pode discutir com ninguém. A natureza tudo faz, só Deus nos pode acudir.

———————————————————————————————

Ed. 742 (28/06/2018)

O tempo

No dia 20 de Junho por volta das 5horas da tarde veio uma trovoada tão forte que nos assustou, mas Graças a Deus não houve muitos prejuízos mas houve terras que sofreram.

 

São João

No dia 24 de Junho festejamos a festa em honra de São João Baptista em Figueiredo de Alva com a procissão a sair da igreja paroquial co, os andores enfeitados e os seus guiões acompanhada com a música de Moçamedes em direção à capela de São João onde vai ser celebrada a missa em sua honra.

Àtarde vai haver animação no arraial com o Rancho e Cantares de Figueiredo de Alva. Esperamos que esteja tempo bom e boa animação. Parabéns aos mordomos e que corra tudo bem.

 

Falecimento

No dia 7 de Junho faleceu no Centro de Saúde de São Pedro do Sul a Sra. D. Piedade Rodrigues Oliveira, viúva de Manuel Rodrigues Almeida, com 82 anos de idade residente e natural de Figueiredo de Alva e era mãe de Maria Lucialina e Maria dos Anjos Almeida. Esteve em câmara ardente algumas horas na igreja paroquial de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi acompanhada com a irmandade do Divino Salvador ao cemitério onde ficou sepultada na campa do seu marido. Para toda a família sentidos pêsames.

 

 

———————————————————————————————————————–

Ed. 741 (14/06/2018)

Festas da catequese

A paróquia de Figueiredo de Alva está de parabéns. O Sr. Padre Carlos e os catequistas prepararam as crianças e os jovens para as festas da catequese. Estavam muito bem instruídos, cantavam muito bem. Desde a primeira comunhão até ao crisma foram 3 domingos de festa. Que Deus agradeça o sacrifício que tiveram ao longo do ano todo e que essas crianças e jovens nunca se esqueçam do que aprenderam. Que Deus os encaminhe sempre pelos caminhos da vida para um futuro feliz.

 

Falecimentos

• Faleceu a Sra. D. Emídia Rodrigues de Oliveira com 93 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul e era mãe de José Félix de Oliveira e de Ermelinda Rodrigues Pinto, sogra de Maria de Fátima Fernandes e de Manuel Amadeu Ferreira Pinto, avó de Cláudia Fernandes, Sílvia Pinto, Elisa Pinto e Diogo Pinto e bisavó de Bernardo Mota, Afonso Rocha, Lara Rocha e Ana Rita Pinto. O corpo esteve em câmara ardente na capela de Figueiredo de Alva no dia 26 de Maio e pelas 10H00 formou a Irmandade do Divino Salvador em direção à igreja onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi sepultada no cemitério local. Para toda a família enlutada os meus sentidos pêsames.

Adeus querida madrinha. Que Deus te dê Paz à tua alma pelo sofrimento que tiveste na terra e obrigado por tudo quanto fizeste por mim. Gozei-me de ti 65 anos e agora chegou a hora da tua partiida. Me despeço de ti Adeus e até um dia da tua afilhada Maria Emídia Rodrigues Oliveira.

 

• Faleceu a Sra. D. Maria da Rocha Rodrigues com 77 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul, era casada com, o Sr. Manuel Álvaro Rodrigues Coelho, era mãe de Teresa de Fátima Rodrigues, sogra de Carlos Santos e avó de Carlos Miguel Santos e de Carla Beatriz Santos. O seu corpo foi transladado do Hospital de Tondela para a capela de Figueiredo de Alva no dia 1 de Junho e pelas 16H00 formou a Irmandade do Divino Salvador em direção à igreja onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi sepultada no cemitério local. Para toda a família enlutada os meus sentidos pêsames.

Adeus querida vizinha e amiga. 44 anos que viveste à minha beira, fomos sempre amigas, conversamos muitas vezes e agora olho para a tua casa e sinto um vazio muito grande. Lembro-me muito dos bons momentos que falávamos e agora tudo acabou. Ainda deixaste muita falta mas Deus assim permitiu e já tinhas a tua missão cumprida. Deus te dê Paz à tua alma pelo sofrimento que tiveste na terra. Adeus e até um dia.

————————————————————————————————————————

Ed. 740 (24/05/2018)

Festa religiosa

No dia 6 de Maio na Ladreda foi a festa em honra de S. José Operário, com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo grupo coral dos jovens de Figueiredo de Alva que cantaram muito bem. No final da missa fizeram a procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas e também foi festejado o dia da mãe. Duas jovens ofereceram uma flor a cada mãe que tina estas palavras escritas “Que cada amanhecer seja para você um convite para sonhar, um apelo para viver e uma oportunidade para amar. Feliz Dia da Mãe.”

Tudo correu bem e para o próximo ano que seja igual.

 

Falecimento

Faleceu no Cacém (Lisboa) o Sr. Francisco Fernando da Conceição Fontinha, natural de Lisboa, com 64 anos de idade. Era casado com a D. Glória Figueiredo Oliveira, natural de Figueiredo de Alva. Era pai de Sandra Fontinha e Pedro Fontinha e Patricia Fontinha. Era dono de uma oficina “Auto Fontinha” muito forte. Só reboques tinha 7 e tinha muitos empregados a trabalhar com ele na oficina. Deixou muita falta, mas as doenças aparecem quando nós não contamos. Temos que estar preparados para tudo quando as doenças aparecem. Agora que Deus o tenha no Céu pelo sofrimento que teve e que peça por nós e que a família consiga continuar com a a mesma empresa com coragem e força.

Para todos os familiares os meus sentimentos.

 

 

Faleceu a Sra. D. Joaquina Páscoa de Figueiredo com 72 anos de idade, natural e residente que foi na Ladreda, Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul. Era viúva de Manuel Ribeiro Figueiredo e mãe de Nuno Miguel Ribeiro Figueiredo. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda no domingo, dia 29 de Abril e ás três horas da tarde saiu da referida capela para a igreja de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi sepultada no cemitério local. Para seu filho e restantes familiares os meus sentidos pêsames.

 

 

 

 

Faleceu dia 10 de Maio o Sr. Bertino de Almeida Gomes com 73 anos de idade, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva. Era casado com D. Benilde Oliveira de Almeida e pai de Paulo Jorge de Almeida Gomes e de Carla Mafalda de Almeida Gomes Duarte. Sogro de Norberto Oliveira Gomes Duarte e Laura Maria Leitão Santos e avô de Pedro Rafael Santos Gomes. Esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos. No dia 11 de Maio às 5 horas da tarde formou o seu funeral em direção à igrela onde houve missa de corpo presente e findas as cerimónias foi sepultado no cemitério local. Para todos os familiares sentidos pêsames.

 

 

 

 

 

Internamento

Está internada no Hospital São Teotónio em Viseu a Sra. D. Maria da Rocha Rodrigues, mais conhecida por “Maria do Tanelo”, por motivos de doença. Pedimos a Deus por ela para que ela recupere e que tudo corra bem e desejo rápidas melhoras.

 

Esteve internada no Hospital S. Teotónio em Viseu a Sra. D. Susana de Oliveira que foi operada de urgência ao estomago. Está tudo a correr bem e desejo rápidas melhoras.

 

O tempo

O tempo anda descontrolado. Primeiro não se podia trabalhar com a chuva, depois veio um tempo de calor. Tudo se agarrou a trabalhar na agricultura. Agora virou de chuva e frio outra vez. Vai estragar o que as pessoasd semearam. Deus tenha pena de nós.

———————————————————————————————

Ed. 738 (26/04/2018)

A Páscoa

No dia de Páscoa esteve um dia muito maravilhoso. Esteve o tempo bom para os mordomos do Senhor andarem a dar as Boas Festas de casa em casa do Senhor Ressuscitado. Dar a Cruz a beijar e saudarem as famílias Tudo correu bem e esperamos que para o próximo ano, se Deus quiser seja igual.

 

O Tempo

O tempo não vai nada famoso, queremos trabalhar na agricultura mas não se pode com tanta água e frio. Que será de nós. Temos que pedir com fé a Deus que nis mande tempo conveniente para que consigamos ter as nossas coisas para comer.

 

Falecimento

Faleceu no Cacém (Lisboa) o Sr. Francisco Fernando da Conceição Fontinha, natural de Lisboa, com 64 anos de idade. Era casado com a D. Glória Figueiredo Oliveira, natural de Figueiredo de Alva. Era pai de Sandra Fontinha e Pedro Fontinha. Era dono de uma oficina “Auto Fontinha” muito forte. Só reboques tinha 7 e tinha muitos empregados a trabalhar com ele na oficina. Deixou muita falta, mas as doenças aparecem quando nós não contamos. Temos que estar preparados para tudo quando as doenças aparecem. Agora que Deus o tenha no Céu pelo sofrimento que teve e que peça por nós e que a família consiga continuar com a a mesma empresa com coragem e força.

Para todos os familiares os meus sentimentos.

 

 

 


Ed. 736 (22/03/2018)

Feliz Dia da Mulher

Que sejas sempre lembrada, não apenas por um dia, mas no dia a dia.

Que sejas festejada, não por convenção, mas pelo teu valor, pela tua força e pelo teu coração.

Que sejas respeitada com todo o carinho e com todo o amor… Hoje e sempre!

A correspondente deste jornal envia a todas as mulheres do mundo inteiro um grande abraço do tamanho do mundo.

 

Festa do dia da Mulher

  • Na freguesia de Figueiredo de Alva festejou-se o dia da mulher. Primeiro foi em Formontelos e festejaram no dia 8 de Março. Na Associação de Formontelos um grupo de 60 mulheres foram muito berm servidas pelo Restaurante Laranjeira de São Pedro do Sul e para animação tiveram um conjunto que as divertiu até de madrugada. Tudo correu bem, com muita emoção e alegria e esperamos até ao próximo ano se Deus quiser e que seja igual.
  • Na Ladreda festejaram no dia 10 de Março na Associação da Ladreda. Foi a primeira vez que lá fizeram. Era um grupo de 100 mulheres e foram muito bem servidas pelo Restaurante Lancheirão de Viseu e para animação tiveram um conjunto que animou até de madrugada. Tudo correu bem, agora esperamos que para o próximo ano seja igual.
  • Em Figueiredo de Alva foi no dia 10 de Março na Associação dos Amigos de Figueiredo de Alva e estiveram presentes um grupo de 130 mulheres, foram muito bem servidas pelo Restaurante Arménio e estava tudo muito bom. Para a animação tinha um conjunto que animou todas as mulheres até de madrugada. Tudo correu bem, esperamos que para o próximo ano seja igual.
  • O Sr. Padre Carlos celebrou missa nas três povoações em honra de todas as mulheres.

 

Dia do Pai

O dia dos homens também vai ser festejado como foi o das mulheres, pelo Restaurante Arménio. Esperamos que tudo corra bem e que haja muita alegria e animação.

 

O tempo

O tempo tem ido muito mau. A chuva é precisa mas assim muito seguida também estraga. Tem havido muitos prejuísos por este mundo além, mas a natureza é mesmo assim. Deus é que determina e ninguém discute. O tempo é um segredo quer só Deus sabe.

 

Batizado

No dia 4 de Março foi o batizado da menina Lara Pinto Rocha, filha de D. Elisa Pinto e do Sr. Pedro Jorge Rocha, foram padrinhos o Sr. Diogo Pinto e a Dª. Ana Preciosa Sargento. A missa foi celebrada pelo Sr. Padre Carlos na paróquia de Figueiredo de Alva. No final foi servido o almoço do Restaurante Pizzaria Rocha em Castro Daire. Tudo correu bem. Parabéns a todos os familiares e para a menina Lara que Deus a abençoe pelos caminhos da vida para um futuro feliz.

—————————————————————————————————————–

Ed. 735 (08/03/2018)

A Quaresma

Agora que estamos na Quaresma, é um tempo de silêncio e oração para nos prepararmos para a Páscoa que é a Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Falecimento

Faleceu a Sra. D. Maria Eufrásia de Almeida com 94 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva. Era viúva de Manuel de Almeida Rocha e era mãe de António de Almeida Rocha, Fernando de Almeida Rocha, Armando de Almeida Rocha, Alzira de Almeida Rocha e josé de Almeida Rocha (falecido). Esteve em câmara ardente na sua residência em Figueiredo de Alva e às 14H30 saiu o funeral em direção à igreja paroquial onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi sepultada na campa de seu marido. Para toda a famélia sentidas condolências.

(esta crónica foi recebida em 21 de Fevereiro)

———————————————————————————————————————

Ed. 733 (22/02/2018)

O carnaval

O carnaval é uma tradição que se faz e festeja em todo o mundo. Nunca acaba, é uma festa divertida. Todas as pessoas gostam de jogar ao carnaval e de presenciar as brincadeiras que cada um faz, até os velhinhos gostam de ver encostados nas suas bengalas a presenciar os “caretos” de caras feias e é bonito lembrarem os tempos antigos.

No dia 9 de Fevereiro em Figueiredo de Alva as crianças da escola festejaram o carnaval deram a volta à povoação com um desfile. Os professores prepararam bem as crianças e iam todos  divertidos e alegres. Esperamos para o próximo ano se Deus quiser que seja igual.

 

Os caminhos

Os caminhos em mau estado. Peço aos Srs. Presidentes responsáveis pelos caminhos, que mandem alguém compor o caminho que vai da eira do Rocha Barroca dos burros na direcção ao maninho e alto da serra, pois está péssimo. Ainda no dia 3 de Fevereiro, eu, o meu marido e meu filho apanhamos um grande susto porque o trator ia virando por cima de nós. Já aconteceu a outros tratoristas, portanto deixo aqui um aviso ou alerta, antes que haja algum acidente grave. É bom que resolvam a situação, por favor obrigado.

 

Internamento

  • Está internado no Hospital S. Teotónio em Viseu, o Sr. António de Almeida, mais conhecido por António Surico, que foi operado aos intestinos. Esperamos que tudo corra bem e desejo rápidas melhoras.
  • No mesmo hospital está também internada a Sra. D. Laurinda do Cardão que apanhou uma queda e fraturou uma perna. Teve de ser operada. Esperamos que tudo corra bem e desejo rápidas melhoras.

——————————————————————————————————————–

Ed. 732 (25/01/2018)

Internamento

O Sr. Arlindo Ferreira da Rocha esteve internado no Hospital S. Teotónio em Viseu para efetuar uma cirurgia. Já teve alta e encontra-se na sua residência a recuperar, está tudo a correr bem e desejo rápidas melhoras.

Falecimentos

• Faleceu no dia 5 de Janeiro, no Algarve o Sr. Fernando Ferreira da Rocha, mais conhecido por Fernando do viúvo, com 67 anos de idade, era natural de Figueiredo de Alva e deixa viúva a Sra. D. Maria Deolinda Almeida Rocha, também natural de Figueiredo de Alva. Era pai de Diogo Alexandre Almeida Rocha e de Maria Alexandra Almeida Rocha e têm residência em Lagos. Foi a sepultar no cemitério da Luz em gaveta nº. 52. agora resta-nos desejar paz à sua alma. Para sua esposa, filhos, irmãos e restantes familiares sentidos pêsames.

 

 

• Faleceu a Sra. D. Adosinda da Conceção Rodrigues com 95 anos de idade, solteira, natural e residente na Ladreda, Figueiredo de Alva e era mãe de Calos Veríssimo Rodrigues e Augusto Rodrigues, sogra de Arlinda Rodrigues Almeida e Deolinda Rodrigues, avó de Carla, Sónia, Goreti, Nuno, Adelina, Carlos, Avelino e Marlene Rodrigues. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda, em seguida formou a irmandade em direcção à igreja paroquial onde teve missa de corpo presente celebrada pelo padre Carlos. Findas as cerimónias foi sepultada no cemitério local. Para todos os familiares sentidas condolências.

——————————————————————————————-

Ed. 731 (11/01/2018)

Feliz Ano Novo

Pedimos ao Deus Menino que nos traga um ano de 2018 cheio de coisas boas, boas notícias e que haja muita saúde, alegria e paz (é o mais importante da vida) e que haja muitos empregos para se ganhar dinheiro, porque as despesas são muitas.

Aniversários

São muitos os que festejam anos este mês de Janeiro. Desejo a todos que os festejem com muita alegria e saúde e muitas felicidades e muitos anos de vida, são os votos sinceros desta correspondente e um abraço do tamanho do mundo para todos vós.

Falecimento

Faleceu no dia 30 a Sra. D. Maria Madalena de Almeida com 89 anos de idade, natural e residente de Figueiredo de Alva. Era casada com Virgílio Ferreira Rodrigues e era mãe de Adelino, Abílio, Henrique, José de Almeida Ferreira (falecido), Emídia, Maria da Glória, Quina e Helena Ferreira. Esteve em câmara ardente na capela de Figueiredo de Alva e no dia 31 às 3 horas da tarde formou o funeral, saindo da referida capela em direcção à igreja paroquial onde teve missa de corpo presente, celebrada pelo padre Carlos. No final foi a sepultar no cemitério na campa do seu filho José. Para toda a família enlutada sentidos pêsames.

 

 

 

———————————————————————————-

Ed. 730 (21/12/2017)

O tempo

No dia 11 de Dezembro esteve um dia muito bravo, com o mau tempo, muita chuva e o vento era muito forte que deu muitos prejuízos, por vários lugares com árvores partidas e arrancadas, chapas pelo ar e os telhados também partidos. Mas não se pode discutir com ninguém, é a natureza e é mesmo assim. É um segredo do Divino que ninguém consegue descobrir.

 

Os emigrantes

São muitos os emigrantes que vem passar o Natal com as famílias. Desejo a todos que tenham boa viagem e que tudo corra bem e que quando regressarem que tudo corra pelo melhor. Bom Novo Ano muito feliz com muita saúde, alegria e paz.

 

O Natal

O Natal, a festa mais linda do ano. Por todos os lados se vem luzinhas a piscar, é sinal que Jesus vai renascer no nosso coração e no coração do mundo inteiro, em todas as nações e em todas as famílias, principalmente nas famílias mais tristes e mais doentes. Que o Deus Menino no traga um Natal Feliz com muitas coisas boas e muita saúde, alegria e paz.

 

Para a ASSOL

O meu filho António Figueiredo anda na ASSOL e ele deseja a todos os colegas e amigos um Natal muito feliz e um Ano Novo cheio de amor e carinho, não esquecendo a D. Lucinda, D. Cristina, D. Olga, D. Ana Bela, D. Otília, Dra. Lurdes, Dr. Mário, Sr. Armando, Sr. Celso, Sr. José Manuel, Sr. Cardoso, D. Rosa, D. Eugénia, é em quem ele fala mais, mas eu em nome dele envio para todos os que trabalham na ASSOL um Natal Feliz e um Ano Novo cheio de amor e carinho para toda a vossa família e um abraço do tamanho do mundo.

A correspondente deste jornal de Figueiredo de Alva deseja a todos os que recebem este jornal um Santo e Feliz Natal cheio de amor e carinho. Para os meus filhos, netinhos, noras e genros desejo um Natal muito feliz, cheio de amor e carinho. Um abraço para todos vós e que o Ano Novo seja melhor que este ano que nos trouxe muitas tragédias por este mundo além. Esperemos que o próximo seja melhor e mais famoso.


Ed. 729 (07/12/2017)

Magusto

No dia 19 de Novembro em Figueiredo de Alva, no largo do arraial houve magusto para todas as pessoas que quiseram participar, com muita comida, bebidas e musica gravada para se divertirem. Esta festa foi organizada pelos amigos e cantares de Figueiredo de Alva e associação ADAFA dos amigos de Figueiredo de Alva. Foi tudo muito animado e alegre. Correu bem e esperamos que para o ano façam igual.

 

Os jovens

No dia 26 de Novembro os jovens de Figueiredo de Alva também fizeram um magusto no lugar da igreja onde participou muita gente a dar apoio aos jovens e ao Sr. Padre Carlos. Foi tudo muito animado e correu bem e esperamos que para o ano façam igual.

 

O Natal

O Natal está perto e esperamos que seja bem vindo com muita saúde, alegria e paz para todas as famílias do mundo inteiro. Que as bençãos de Deus nos ilumine o nosso coração e todos os caminhos da vida pelo mundo fora.

 

O tempo

O tempo não vai muito famoso, a chuva foi pouca, as nascentes ainda não rebentaram e o frio já está a apertar. Com gelo forte só apetece estar à lareira. Os animais são os que mais sofrem porque os montes ainda pouco rebentam, mas ninguém tem culpa, só Deus nos pode dar tudo.

 

Errata

No jornal anterior o nosso colaborador que dactilografa os textos enviados pela D. Emídia, ao colocar a notícia do aniversário da D. Emídia Rodrigues, indicou ser o aniversário de 03 anos quando são 93 anos de idade. Pelo lapso pedimos imensa desculpa.

———————————————————————————————————————————–

Ed. 728 (23/11/2017)

A azeitona

Este ano há muita azeitona e rende bem em azeite. Nunca me lembra apanhar azeitona tão cedo como este ano. O verão foi e continua a ser grande e puxou tudo antes do tempo, porque os antigos diziam que quem apanhasse a azeitona antes do Natal, deixava o azeite no olival. Este ano começamos em Outubro, foi muito cedo, andam os tempos trocados. A chuva está a fazer muita falta. Deus tenha pena de nós.

 

Férias

Está de férias a nossa assinante da Alemanha, Cristina Figueiredo com seu marido Nuno Castanheira e seu filho Miguel. Desejo que as goze bem de saúde na companhia da família e quando regressar que tenham boa viagem, que tudo corra bem e que tenham muita saúde e boa disposição e até ao próximo ano se Deus quiser.

 

Aniversário

Está no Lar de Torredeita a minha madrinha Emídia Rodrigues Oliveira que festejou no dia 8 deste mês, 03 anos de idade. Fizeram-lhe uma grande festa e a família foi assistir. Cantaram-lhe os parabéns e ela ficou muito contente. Desejo muitas felicidades e muitos anos de vida e boa recuperação.

 

São Martinho

O São Martinho é festejado em muitos lados do país, com castanhas e vinho bom, fêveras grelhadas e cantares ao desafio ao toque de concertinas. É um santo alegre muito devoto. Não devemos esquecer dele.

 

Acidente

A Sra. Alice Rodrigues da Cumeada e seu marido Manuel tiveram um acidente na estrada de Arcas onde um carro bateu na traseira da moto e caíram. Sofreram graves ferimentos, o Sr. Manuel partiu a perna e a sua esposa partiu 3 costelas e ficou muito pisada. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

 


Ed. 726 (26/10/2017)

Fogos

Em Figueiredo de Alva por 3 vezes tentaram incendiar os pinhais no principio de Agosto. Foi na Ladreda perto das bombas, agora foi no Carvalho da Banda e no marco de Alva, perto um do outro, só que a aviação e todo o povo correu logo e não se agravou. Não esquecendo o Sr. Amadeu Pinto, o Sr. João Rocha, o Sr. Miguel e outros com as suas cisternas que trabalharam muito, como no fogo da Cobertinha. Andaram lá toda a noite. Foi muito sacrifício. Esperamos que não volte a acontecer. Para susto já chega.

 

As colheitas

Já acabaram e só falta a castanha e azeitona, apesar de ser um ano seco houve fartura de tudo, Graças a Deus. Só foi pena o fogo destruir muitas famílias por essas vilas e aldeias que sofreram as maiores tragédias do mundo. Perderam tudo quanto tinham trabalhado. Quem será o culpado disso tudo? Seriam as mãos criminosas ou será a própria natureza? Dá para pensar.

 

O alcatrão

As ruas já andam a ser alcatroadas. Está tudo em bom andamento. Esperamos que tudo corra bem até final. Quem cá dera a água que é coisa que mais falta faz.

 

Falecimento

Faleceu a Sra. D. Maria do Céu Almeida com 96 anos de idade, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul. Era viúva de Henrique de Carvalho e era mãe de Luís, Celestino, Manuel, Horácio, José (falecido), Maria, Adelaide, Silvina, Adília e Lucinda de Almeida Carvalho. Esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e no dia 12 de Outubro pelas 15H30 saiu o funeral da capela em direcção à igreja paroquial onde teve missa de corpo presente. Findas a cerimónias foi sepultada em campa de família. Teve acompanhamento da irmandade do Divino Salvador. Para toda a família enlutada, sentidos pêsames.

———————————————————————————-

Ed. 725 (12/10/2017)

O Calor

O Outono vai muito quente e seco, as colheitas estão quase feitas, a azeitona já está quase madura e a secar com falta de chuva. Vai uma seca tremenda, Deus tenha pena de nós e dos animais. Pedimos a Deus que nos faça cair o dom da chuva em favor do seu povo e tenha compaixão dos pecadores.

 

As eleições

Em Figueiredo de Alva tudo correu bem e tudo calmo, voltaram a vencer os mesmos do PS, Victor Figueiredo pela maioria e também pela câmara Victor Figueiredo ganhou pela maioria na nossa freguesia. Agora não parem as obras por favor. Há que romper sempre, nós esperamos a água ao domicílio e o saneamento como quem espera para se salvar, portanto não cruzem os braços. Parabéns a todos e esperamos que nestes quatro anos consigam fazer aquilo que prometeram e nós confiamos nas vossas palavras e conversas.

 

Falecimento

Faleceu o Sr. Adriano de Almeida Ribeiro com 82 anos de idade, solteiro, natural e residente na Ucha de Cá, Figueiredo de Alva. Era irmão de Elisa de Almeida Ribeiro. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda e no dia seguinte às 3 horas da tarde foi o seu funeral que formou no cruzeiro com os irmãos da irmandade em direcção à igreja paroquial de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi a sepultar no cemitério local. Para a família sentidos pêsames.

——————————————————————————————————————-

Ed. 724 (28/09/2017)

Festas religiosas

No primeiro domingo de Setembro foi em Fermontelos, festa em honra da Nossa Senhora das Necessidades com missa e procissão.

No segundo domingo foi na Ladreda festa em honra da Nossa Senhora da Ajuda com missa e procissão e à tarde foi animada com rancho folclórico e conjuntos.

No terceiro domingo foi em Figueiredo de Alva em honra da Nossa Senhora das Dores com procissão que saiu da igreja paroquial com andores enfeitados com flores muito lindas e com os guiões em direcção à capela de S. João e da Senhora das Dores, onde foi celebrada missa. A tarde era para haver uma grande animação mas como faleceu um grande amigo da terra e no final da cerimónia religiosa os mordomos deram tudo por encerrado.

 

Falecimento

No dia 17 faleceu um grande amigo da terra, o Sr. António Aristides de Oliveira, mais comnhecido por António do Faustino, com 85 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva, casado com D. Idalina Figueiredo e era pai de 9 filhos, Glória Figueiredo Oliveira, Piedade Figueiredo Oliveira, Maria de Fátima Figueiredo Oliveira, Maria Isabel Figueiredo Oliveira, Luis Manuel Figueiredo Oliveira, Arlindo Figueiredo Oliveira, Maria de Lurdes Figueiredo Oliveira, Maria Lúcia Figueiredo Oliveira e José Figueiredo Oliveira (falecido). Esteve me câmara ardente na sua residência. No dia 18.09.2017 pelas 17Horas saiu o funeral da sua residência em direcção à igreja onde teve missa de corpo presente. Findas as cerimónias foi sepultado no cemitério local. Foi acompanhado pelos irmãos da Irmandade do Divino Salvador. Tinha muita gente, vindas de longe que assistiram ao último adeus. Em nome de toda a família um grande agradecimento a todas as pessoas que participaram no funeral. Bem hajam a todos.

 

——————————————————————————————————–

Ed. 723 (14/09/2017)

Festas do Povo

As festas do povo em Figueiredo de Alva são 5 dias. Este ano foram mais fortes e com grande movimento, com gentes vindas de muitos lados. Quinta e sexta-feira foi organizado pela ADAFA e no sábado, domingo e segunda-feira foi pela comissão de festas. Foi uma animação muito forte com emoções e alegria, teve muita fama este ano. Correu tudo muito bem, os mordomos estão de parabéns e para o próximo ano que seja ainda melhor e que não falte ninguém. Até ao próximo ano se Deus quiser.

 

Acidente

A D. Adilia do Bento teve um acidente. Ficou entalada no seu trator e fez um grande corte numa perna. Foi socorrida pelos vizinhos e chamaram os bombeiros porque o ferimento era grande. Foi transportada ao Hospital de Viseu onde lhe fizeram exames. Ficou muito pisada mas não partiu nada e voltou para casa onde se encontra em repouso. Desejo que se recupere pelo melhor e rápidas melhoras.

 

BOTA A POÇA FEST

A “Bota Poça Fest” teve o seu inicio apenas há 4 anos. Desde então a esta parte o êxito e a adesão tem sido sempre em crescendo. Este ano foi de facto de “arromba”.

Nos últimos dois anos tem sido uma originalidade com um jantar ao ar livre, com a particularidade de se realizar numa rua da aldeia. O ano passado realizou-se na Rua da Fonte do Paço a que aderiram cerca de 200 pessoas. Este ano realizou-se na Rua do Enxopral, com uma vista magnífica sobre a nossa aldeia, em que participaram cerca de 300 pessoas, onde pontificavam os nossos emigrantes. Muito embora as inscrições estivessem limitadas a 200 pessoa por motivos da logística. A verdade é que esse número foi largamente ultrapassado, visto que as inscrições também se poderiam fazer via internet, logo difícil de cancelar em tempo real. Mesmo assim foram canceladas 2 dias antes do previsto.

O evento teve início no dia 27, quinta-feira, pelas 21H30, com os cantares à capela pelo grupo de cantares dos amigos de Figueiredo de Alva. Seguiram-se os grupos de música tradicional “Manta de Ourelos” e “Os sai de gatas”, a que assistiram centenas de pessoas, em que o povo e os nossos emigrantes davam largas à sua alegria.

Na sexta-feira após o jantar comunitário, iniciou-se a já celebre arruada com o grupo de Bombos S. Martinho de Alva, Castro Daire, a abrir o desfile, seguindo-se a multidão e a uma distância considerável o grupo de concertinas e cantares da ADAFA, acompanhados pelas gentes da terra, novos e velhos, com as saias antigas, canastras, cestos, gigos, de enxadas ao ombro ou seitoiras, fazendo lembrar os trajes das ceifas, dos sanchos, dos trabalhos do linho, ou até do “botar” as poças.

Chegados ao Arraial de S. João, o recinto já estava repleto de gtente. De facto nunca uma festa nesta terra assustiu a tamanha enchente de gente.

Finda a arruada, seguiram-se os grupos tradicionais “Cabra Cega” e “Banda Polk”. Este último grupo já cá vem desde o primeiro ano. Foi uma noite de encanto e de magia.

A ADAFA está de parabéns pela excelente organização,

nos dias seguintes, seguiram-se as festas populares também com muito público e muita animação.

Parabéns à organização.

————————————————————————————-

Ed. 722 (27/07/2017)

Agricultura

Este ano apesar do tempo andar descontrolado, às vezes frio outras vezes calor, está tudo muito bom e com abundância de tudo. A chuva foi pouca mas há muita batata, cebolas e abundância de mirtilos. O Sr. Amadeu Pinto traz um grupo de pessoas diárias a apanhar os frutos. Este ano tem muita produção. O mirtilo é muito bom para a saúde. Também o Sr. Bernardino Figueiredo criou no seu terreno muita cebola com um quilo e outras com 900 gramas, são muito grandes. Também há bons milhos. Quando há fartura de tudo, as coisas são mais baratas. Já não se vende nada, os anos não são iguais.

Acidente sem motorista

O Sr. Arlindo Figueiredo tinha o seu carro estacionado na estrada, à porta de casa. Depois de 2 horas o carro andou de traseira sozinho sem que ninguém lhe tocasse. Mas como é que pode se tinha pouca descida, a estrada é quase plana, batendo no muro do0 lado esquerdo e depois desandou para o lado direito. Os vizinhos viram o que aconteceu e depois foram chamar o motorista. Ficamos surpreendidos com o que se passou. Teve prejuízo mas podia ter sido pior. Os motoristas têm de ter muito cuidado e travarem bem os automóveis.

As obras

As obras estão em bom andamento em Figueiredo de Alva. Quem cá dera o mais rápido possível a água ao domicílio que está a fazer muita falta. Veja Sr. Presidente da Câmara, nós esperamos esta obra como se alguém está para se salvar. Já que começou veja se faz um grande milagre porque Figueiredo de Alva tem estado esquecido há mais de 30 anos. Todos prometiam mas cumprir ninguém cumpriu.

Internamento na Suíça

Esteve internado o Sr. Arlindo Figueiredo Oliveira no Hospital de Delemont onde foi operado à sinusite. Tudo correu bem e já se encontra em casa. Esperamos que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

Os emigrantes

Estão a chegar as férias dos emigrantes. Desejo a todos que tenham boa viagem, que tudo corra bem e venham devagar para chegarem ao local e que as gozem bem de saúde na companhia de familiares com muita alegria e animação. Para todos boa viagem e que o Senhor venha na vossa companhia.

————————————————————————————————————-

Ed. 721 (13/07/2017)

Festas religiosas

No dia 23 de Junho foi celebrada a festa em honra do Sagrado Coração de Jesus com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo grupo coral da Paróquia de Figueiredo de Alva. No final teve procissão com o andor do Sagrado Coração de Jesus enfeitado com flores muito lindas. Tudo correu bem e esperamos para o próximo ano que seja igual.

João Baptista

No dia 24 de Junho foi a festa em honra de S. João Baptista com saída da procissão da Igreja Matriz com os andores enfeitados com flores muito lindas e com os seus guiões e a Banda Filarmónica de Moçâmedes a tocar em direcção à capela de S. João, onde houve missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos em honra de S. João Baptista e cantada pela Banda Filarmónica de Moçâmedes. À tarde teve a actuação do Rancho Folclórico dos amigos de Figueiredo de Alva. À noite actuou um conjunto que animou todo o povo até de madrugada. Tudo correu bem e esperamos que para o ano seja igual.

Poste em perigo

No cruzamento do Val um poste levou uma pancada que ficou danificado. Está lá um perigo pois o mesmo está mal seguro e pode matar alguém. Pede-se aos responsáveis que venham colocar um poste novo

————————————————————————————————–

Ed. 719 (08/06/2017)

Falecimentos

  • Faleceu a Sra D. Maria da Luz Almeida com 82 anos de idade, natural e residente em Fermontelos – Figueiredo de Alva – São Pedro do Sul. Era casada com o Sr. Ângelo Homem Loureiro, mãe de Manuel Homem Almeida Loureiro, Maria Almeida Loureiro Silva, Ília Almeida Loureiro Figueiredo e Ester Almeida Loureiro Paiva. O corpo esteve em câmara ardente na Capela de Fermontelos, Figueiredo de Alva. Às 3 da tarde formou a irmandade em direcção à igreja onde houve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. No final foi sepultada no cemitério local. Para toda a família sentidos pêsames.

 

  • Faleceu em Lisboa a Sra. D. Alzira de Oliveira Rodrigues, com 80 anos de idade, viúva de Orlando Rodrigues de Almeida, residente que foi no Areeiro, Lisboa e natural da freguesia de Alva, concelho de Castro Daire, também tinham residência em Figueiredo de Alva, só para férias. Era mãe de Manuel Oliveira Rodrigues, Maria Lucillia Oliveira de Almeida, José Oliveira de Almeida, Idalina Maria Oliveira de Almeida e António Pedro Oliveira de Almeida. O corpo foi transladado de Lisboa para a igreja de Figueiredo de Alva onde esteve algumas horas em câmara ardente e teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Carlos. No final formou a irmandade para o cemitério local onde ficou sepultada em campa de seu marido. Para toda a família sentidos pêsames.

 

  • Faleceu o Sr. Armando da Rocha Figueiredo com 65 anos de idade natural e residente na Ladreda, Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul. Era casado com a Sra. D. Lucinda de Almeida Ferreira e era pai de Paulo Jorge Almeida Figueiredo, Pedro Miguel Almeida Figueiredo, e Paula Cristina Almeida Figueiredo, era sogro de Paulo Jorge Almeida Fonseca, Liliana Carneiro e Célia Ramalho, era avô de Paulo Ricardo Figueiredo, Diana Fonseca e David Carneiro Figueiredo. O corpo esteve em câmara ardente na capela da Ladreda, Figueiredo de Alva. Às 6 horas da tarde formou a irmandade no Cruzeiro em direcção à igreja onde teve missa de corpo presente, celebrada pelo Sr. Padre Carlos. Nofinal foi sepultado no cemitério local. Para toda a família sentidos pêsames.

 

————————————————————————————————-

Ed. 718 (25/05/2017)

Dia da Mãe

No primeiro domingo de Maio é dedicado a todas as Mães do mundo inteiro. Desejo para todas as Mãe, muita saúde, alegria e paz.

No mesmo domingo foi a festa de S. José operário na Ladreda com missa celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo Grupo de Jovens da Paróquia de Figueiredo de Alva, que cantaram muito bem. Eles estão todos de parabéns e estão muito bem treinados.

 

Dia 13 de Maio

O dia 13 de Maio foi muito importante para Portugal. Foi emocionante para todos os portugueses a vinda do Papa. A canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta foi um momento muito caloroso. O Papa deixou-nos uma mensagem de muita esperança, carinho e amor e principalmente para todos os pobres, doentes, desempregados e para os jovens e crianças. O Papa foi muito bem recebido e levou o coração. Ele pediu muito que rezassem por ele que é nosso dever.

O Benfica foi campeão o Salvador venceu o Festival da Canção. Portugal recebeu muitas graças no dia 13 de Maio. Foi mesmo um dia alegre e caloroso. Esperamos que tudo continue a correr tudo bem, não faltando saúde, alegria , esperança e paz para todos nós e para o mundo inteiro.

 

Falecimento

No dia 9 de Maio faleceu a Sra. D. Deolinda da Conceição com 80 anos de idade, natural e residente na Ladreda, Figueiredo de Alva, casada com o Sr. José de Almeida Figueiredo e era mãe de, José Augusto, Fernando Manuel, Nelson, Rosa Maria, Anabela, Rui, Agostinho e Maria Lúcia de Almeida Figueiredo. Esteve em câmara ardente na capela da Ladreda e em seguida formou a Irmandade no lugar do Cruzeiro e se dirigiu para a igreja paroquial onde teve missa de corpo presente e finalmente foi a sepultar no cemitério local. A toda a família sentidos pêsames.

 

 

No dia 12 de Maio faleceu o Sr. Manuel de Paiva Almeida, com 87 anos de idade, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva, casado com a D. Laura de Paiva Almeida e era pai de, Maria Idalina de Paiva Almeida, Acácio Silva Almeida, Luis de Almeida Paiva, José de Almeida Paiva, Manuel Fernando de Almeida Paiva e de Manuel de Almeida Paiva. Esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e em seguida formou a Irmandade e se dirigiu para a igreja paroquial onde teve missa de corpo presente e finalmente foi a sepultar no cemitério local. A toda a família sentidos pêsames.

—————————————————————————-

Ed. 717 (11/05/2017)

Falecimento

Faleceu em França o Sr. António de Almeida Carvalho, natural de Figueiredo de Alva, mas residente em França. Tinha 67 anos, era viúvo e pai de 3 filhos, António Agostinho, Paulo Renato e Carlos Manuel. Veio para Portugal e esteve em câmara ardente no salão Paroquial da Igreja de Alva, teve missa de corpo presente na Igreja de Alva e finalmente foi a sepultar no cemitério de Alva. Para toda a família sentidos pêsames.

Foi transladado de França para Portugal pela Agência Funerária Amadeu Andrade e Filhos de Castro Daire.

 

O saneamento e água ao domicilio

Em Figueiredo de Alva já começaram as obras para o saneamento  e água ao domicilio. Vai tudo em bom ritmo e o nosso desejo é que isto fosse até ao final, mas tudo leva tempo.

 

Acidente em casa

A Sra. Celeste da Cruz Loureiro partiu uma perna e foi para o hospital onde puseram gesso. Agora está em casa da sua filha Maria em repouso. Agora só o tempo. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

 

Acidente

O Sr. Arlindo Figueiredo andava a cortar erva e teve um pequeno descuido. O disco da máquina fez um grande corte no braço e teve de ir ao hospital  onde foi cozido com 8 pontos. Agora está em repouso. Desejo as rápidas melhoras.

 

Internamento

Está internada no Hospital de Aveiro a minha madrinha Emidia Rodrigues Oliveira, mais conhecida por Emidia do Félix. Por motivos de um AVC que lhe paralisou o lado esquerdo. Pedimos a Deus que a recupere e lhe dê alivio no sofrimento e que tudo corra pelo melhor.

 

As placas do Cruzeiro

Que pouca vergonha com as placas do Cruzeiro. Primeiro pintavam-nas, faziam só asneiras. Agora por fim tiraram-nas para onde? Agora Figueiredo de Alva não tem sinalização. Será que os responsáveis das estradas não podem por mão a isto? Esperemos que tudo se resolva.

 

O Tempo

O tempo anda descontrolado, uns dias vem com muito calor outros vem com muito frio. A nossa agricultura até agora está muito lindo, mas de repente estamos sujeitos a prejuízos como aconteceu em outras terras, esperemos que não aconteça. Pedimos a Deus que nos mande tempo conveniente.

——————————————————————————————————

Ed. 715 (13/04/2017)

Percurso da Pedra das Bocas

No dia 2 de Abril, houve um percurso da Pedra das Bocas em Figueiredo de Alva, com um grande grupo de pessoas vindas de vários lugares e daqui da terra. A concentração foi feita na ADAFA (Associação dos Amigos de Figueiredo de Alva) com acompanhamento técnico, reforço alimentar e seguro, por trilhos e caminhos rurais com a distância de 11 km em 3 horas. Tudo correu bem e é bom que façam mais vezes. Foi organizado pelo Município de São Pedro do Sul e com a colaboração da Junta de Freguesia de Figueiredo de Alva e da ADAFA.

 

Cantar as Almas

Em Figueiredo de Alva anda um grupo grande de pessoas, homens mulheres e muitos jovens a cantar às almas nesta altura da Páscoa. Já é uma tradição muito antiga e é bom não deixarem acabar.

 

Bodas de ouro

No dia 2 de Abril o Sr. Bernardino Figueiredo e a Sra. Deolinda da Luz Martins Figueiredo festejaram 50 anos de matrimónio. Foi uma emoção de alegria para toda a família, com missa em acção de graças celebrada pelo Sr. Padre Carlos e cantada pelo grupo coral da paróquia.

No final da cerimónia foi servido um almoço no restaurante em Parada de Ester. Foi tudo muito bom. Estão de parabéns. Desejo muita saúde alegria e paz para toda a família pelos caminhos da vida para um futuro feliz.

 

A Páscoa

Está a aproximar-se a Páscoa, dia da ressurreição do Senhor. Pedimos que ressuscitem no coração de todos nós e do mundo inteiro e a saúde, alegria e a paz não falte a ninguém.

Páscoa Feliz de 2017

 

Falecimento

Faleceu em França o Sr. António de Almeida Carvalho, mais conhecido por António Bombeiro. Para seus filhos, irmãos e restante família envio sentidos pêsames.

———————————————————————————————————————-

Ed. 714 (23/03/2017)

Dia da Mulher

No passado dia 11  de Março realizou-se em Figueiredo de Alva o jantar do “Dia da Mulher”.

O jantar contou com a participação de ao certo 142 mulheres, crianças e adultas. É um evento que já se tornou tradição em Figueiredo de Alva e que é organizado pelas mordomas do dia da mulher, que são nomeadas de ano para ano.

Este ano, o jantar foi realizado numa tenda, disponibilizada pela Câmara Municipal de S. Pedro do Sul (a quem agradecemos), devido ao elevado número de participantes. Antes de tudo houve missa em honra das mulheres que depois se dirigiram para o local onde se realizaria o jantar.

O jantar foi servido pelo Restaurante Arménio e estava muito bom.

Estava tudo muito bonito, com uma decoração amorosa, nos tons de branco e rosa. Cada mulher teve direito a uma flor e a uma vela, que mais tarde a contar em louvor a todas as mulheres do mundo. As mulheres tiveram ainda direito a fogo de artificio, durante no minimo de 10 minutos e contaram ainda com a presença de música ao vivo.

Por fim, fazer o agradecimento à ADAFA (Associação dos Amigos de Figueiredo de Alva) por toda a ajuda prestada, À Câmara Municipal pela disponibilização e montagem da tenda, ao Restaurante Arménio pelo jantar e por fim às mordomas que se esforçaram para que tudo corresse bem, pois sem elas nada disso seria possível.

 

Bota a sopa fest

No passado domingo, dia 12 de Março, como foi largamente noticiado, a festa das sopas, numa organização conjunta da ADAFA (Associação dos Amigos de Figueiredo de Alva), Câmara Municipal de S. Pedro do Sul e com o apoio da Confraria dos Gastrónomos de Lafões.

Ao contrário de outros eventos do género, aqui não participaram os restaurantes da região. As sopas foram confecionadas pelas cozinheiras da aldeia. Foi de facto impressionante ver tanta gente, novos e mais idosos envolvidos para que a festa fosse um êxito. Mas com o entusiasmo das mais novas e a experiência e saber das mais idosas, foi um êxito total.

Às 15H30, tal como estava programado, as cozinheiras saíram em cortejo da sede da ADAFA transportando aos pares as panelas das sopas e ao toque do grupo de concertinas em direção à tenda gigante que tinha sido instalada para o efeito e onde já se encontravam largas centenas de pessoas. Foi realmente uma entrada bonita e triunfante.

A partir daí as largas centenas de pessoas puderam saborear uma grande variedade de sopas, tais como, sopa da pedra, sopa de feijão, sopa de grão, sopa de peixe, sopa de cebola, caldo de farinha, caldo verde, sopa de castanhas, sopa de creme de ervilhas e a Confraria dos Gastrónomos de Lafões também não se esqueceram de trazer a sua sopinha. Por isso o nosso obrigado. Provavelmente não me lembro de outras e por isso peço perdão.

Para além das sopas, havia também as fêveras na brasa e o churrasco, a boa broa caseira e a pinga da boa.

Enquanto as pessoas comiam as sopas, o grupo de concertinas “Os amigos de concertinas e cantares de Figueiredo de Alva”, sempre bem dispostos, animavam o ambiente com as suas cantigas tradicionais e suas desgarradas.

Parabéns às cozinheiras de Figueiredo de Alva, parabéns à organização e o nosso muito obrigado ao Presidente da Câmara Sr. Victor Figueiredo e à Vereadora do Pelouro da Cultura Drª. Teresa Sobrinho, pela vossa presença.

 

Dia do Pai

O dia 19 de Março é dia de S. José e é festejado como Dia do Pai, é um dia muito importante. Em Figueiredo de Alva um grupo de 80 homens ou pais fizeram um encontro no Restaurante do Sr. Arménio com um jantar de alegria e satisfação. Foi um convívio com muita emoção, foram bem servidos e para grande surpresa tiveram os cantores de concertinas dos amigos de Figueiredo de Alva, tudo correu bem e esperamos para o próximo ano se Deus quiser. Parabéns para todos os pais do mundo inteiro.

——————————————————————————————-

Ed. 713 (09/03/2017)

Carnaval

As crianças da escola primária e do jardim de infância de Figueiredo de Alvba sairam à rua com um grande desfile de carnaval pelas ruas da povoação e convidaram os bombeiros que com um jipe os acompanharam num combate a incendios. As crianças iamn com a farda dos bombeiros e com uma mangueira comprida para apagar o fogo. Portanto já andam a praticar e se algum dia for preciso aqui na nossa freguesia há uma grande equipa de bombeiros, só nos falta o melhor, é não termos quartel nem auto-tanque. Para o combater temos de recorrer aos particulares.

 

Assalto

No dia 25 de Fevereiro os ladrões assaltaram a casa do Sr. Acácio das Vinhas e levaram um telemovel (que lhe faz bastante falta) e 90 euros e não levaram mais porque o Sr. Acácio chegou na hora e ainda os viu a sairem de casa, mas nunca pensou que tivesse sido roubado. Ainda discutiu com eles, que não tinham nada que entrar na casa dele e foi quando entrou e viu o que lhe faltava. Ainda foi atrás deles. Só que não os viu mais. Chamou a guarda para averiguar o caso. Eram 3 homens e duas mulheres. As mulheres trazem meias e uma colcha para vender, mas isso é a fingir porque eles já fazem assim para iludir as pessoas e os homens fazem os assaltos. Temos de ter cuidado porque isso já tem acontecido várias vezes.

 

Os compadres e as comadres

No dia 25 de Fevereiro os compadres e as comadres fizeram uma arruada pelas ruas da povoação com canastras e cestas com comida à cabeça e fizeram um baile no arraial. Foi uma festança, tocaram e cantaram muito bem naquela noite e não faltava nada, bom presunto, salpicão e chouriças e muito mais variedades.

 

Carnaval

No dia 28 de Fevereiro o Carnaval em Figueiredo de Alva também saiu à rua apesar de estar o tempo de chuva, não tiveram medo e romperam na mesma pelas ruas da povoação com uma arruada de bombos e caretos. À noite fizeram um baile no arraial e assim finalizoiu tudo com alegria. Esperamos até ao próximo ano de Deus quiser.

 

Lígia Ferreira é Figueiredense e está na Final do “Miss & Mister Francophone” a decorrer na Suiça

Desde pequena a sonhar com as luzes, câmara e ação, Lígia Ferreira, de 21 anos inscreveu-se no concurso “Miss Friburgo”, do qual saiu vencedora! Uma vez vencedora, teve passagem direta para as finalistas do concurso do qual é participante – miss francophone – que decorre na suiça a 17 de junho e também irá representar a suiça num concurso internacional de Misses no mês de novembro. A jovem de 21 anos é natural de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul, mas reside em Gletterens na Suiça. Fiel às suas origens, a jovem estudante adora a sua aldeia que acaba por visitar várias vezes no ano. A Lígia, que apesar de gostar de desfilar, também nos encanta com a sua bela voz pois adora cantar e neste momento a continuar os estudos pois o seu objetivo é concluir o seu curso de assistente social e obviamente ganhar o concurso claro. Os votos dos conterrâneos ajudaram com que a Lígia chegasse mais perto da coroa de Miss Friburgo, o que pedimos a mesma colaboração para a conquista da coroa de Miss Suisse Francophone, votando no Facebook ou no site oficial www.misssuissefrancophone.ch .

Parabéns Ligia e e espero que consigas o que mais desejas para a tua carreira e pelos caminhos da vida para um futuro feliz.

———————————————————————————

Ed. 712 (23/02/2017)

O tempo

O tempo no mês de Fevereiro deu uma entrada com temporal muito forte e deu estragos pelo mundo fora, mas não se pode discutir com ningiém. A natureza é mesmo assim, tudo vem no seu tempo.

 

A fábrica da resina

Então a fábrica da resina vais ser renovada para continuar a trabalhar? Esperamos que assim seja. São honras e elogios para a Freguesia de Figueiredo de Alva e assim podem lá empregar muita gente.

 

Obras

A junta de Freguesia de Figueiredo de Alva, já colocou uma cobertura nova nos lavadouros, no lugar do Arado e no lugar de Paçô. As lavadeiras agradecem essa benfeitorias. Obrigado.

 

As placas do Cruzeiro

As placas de sinalização onde se indica Figueiredo de Alva andam sempre a serem danificadas. Isto é mal feito. São prejuizos que causam. Os responsáveis deviam lá colocar uma câmara de filmar para apanhar os malandros que fazem estas maldades.

 

Roubo

O Sr. Manuel Álvaro Rodrigues de Figueiredo de Alva tinha uma plantação de oliveiras no sitio, lugar de Val de Lobos. Os larápios foram lá e roubaram-nas todas já plantadas há um ano. É triste as pessoas com tanto sacrificio fazerem pela vida e os malandros a gozarem daquilo que não lhes pertence. A que ponto nós chegamos. É uma vergonha. Outras pessoas também se queixaram que lhes roubaram eucaliptos. Aos ladróes tudo lhes agrada. Era bom que os descobrissem e fazer repôr tudo, ou então colocá-los na prisão. Estamo no mundo da pouca vergonha. Não há respeito nenhum pelas pessoas.

 

Falecimento

Faleceu o Sr. José Martins Rodrigues com 53 anos de idade, natural de Figueiredo de Alva e residente na RuaSanta Eufémia, Ponte Nova em São Pedro do Sul. Era filho de Àlvaro Rodrigues e de Palmira Martins (falecida). Era casado com Maria Albertina Pereira dos Santos Martins, pai de Daniela Martins, irmão de Adriano Martins Rodrigues e Antóni Martins Rodrigues (falecido). Esteve em câmara ardente na capela de S. Bartolomeu, Bairro da Ponte onde teve missa de corpo presente e no final foi sepultado no cemitério da Pedreira de São Pedro d Sul. A toda a afamília enlutada sentidos pesâmes.

———————————————————————————————-

Ed. 710 (26/01/2017)

Festa religiosa

No dia 22 de Janeiro foi celebrada a festa em honra de S. Sebastião e de Sta. Bárbara pelo Sr. Padre Carlos, com missa cantada pelo grupo coral da paróquia de Figueiredo de Alva. No final da missa teve procissão com os andores enfeitados com flores muito lindas. Os mordomos estão de parabéns e para o próximo ano façam igual.

 

O tempo

O tempo vai muito seco e frio. Os animais estão a passar crise e também adoecem, vai um pouco triste. Deus tenha pena de nós, as gripes não nos largam. Não vai nada famoso mas a natureza é mesmo assim e não se pode discutir.

 

Falecimento

Faleceu o Sr. Fradique Loureiro Páscoa com 83 anos de idade, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva. Era viúvo de Maria da Anuinciação de Paiva, pai de Cristiano Manuel de Paiva Páscoa e Herminio de Paiva Páscoa. Esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e em seguida realizou-se o funeral em direcção à Igreja Paroquial onde teve missa de corpo presente. Finalmente seguiu para o cemitério e foi sepultado em campa de família. Para toda a família sentidos pêsames.

—————————————————————————————————

Ed. 709 (12/01/2017)

O Natal

Este Natal que passou foi muto importante. Nasceu com uma luz tão luminosa que parecia sol de verão. Esteve um dia maravilhoso e alegre para todas as famílias do mundo inteiro. Pedimos ao Deus Menino que não falte saúde, alegria e paz em todo o mundo.

 

Ano Novo

O Ano Novo de 2017 também entrou com uma luz brilhante, mas ao longo do dia começaram a aparecer nuvens e à noite já choveu. Mas também se passou um dia alegre. Esparamos que seja um ano abençoado com fartura de tudo e que nos dê muitos rendimentos nas nossas culturas. Feliz Ano Novo.

 

Emigrantes

Foram muitos os emigrantes que vieram passar op Natal à terra. Deus permita que quando regressarem tudo corra bem e que para o verão voltem outra vez.

 

Lugar do Arado

As lavadeiras do Arado andam fartas de comentar sobre os ferros que estão tortos às coisas mal feitas, portanto deixo aqui um apelo aos senhores responsáveis da Junta de Freguesia que venham compor, porque isso até se torna vergonhoso, porque já falaram muitas vezes.

 

Aniversários

Neste mês de Janeiro são muitos os que fazem anos. Só da minha familia são quatro e outras pessoas amigas também. Desejo para todos muitas felicidades e muitos anos de vida. Para quem faz no dia 9, 15 e 26 um abraço do tamanho do mundo.

—————————————————————————————–

Ed. 707 (08/12/2016)

O Natal

O Natal está próximo e é um tempo de muita alegria ou tristeza. O Natal a Boa Nova está a chegar, nasceu Jesus. Há luz em todo o universo, não pode haver mais ódio, rancor nem inveja, mas sim paz e justiça. Não à guerra, sim ao amor. Vem dar as mãos, a Boa Nova do amor, da fraternidade e da verdade. Há ternura e alegria em toda a terra, que brilhe sempre a verdadeira luz. Com a Boa Nova que está a chegar, o homem tem de ver seu semelhante um irmão. Não há limites nem fronteiras a separá-los. O mundo inteiro vai viver em comunhão. A Boa Nova está a chegar porque ser cristão é seguir Jesus que nos trouxe o amor do Pai e plantou em cada coração, o amor, a justiça e a caridade para partilharmos com o próximo porque a Boa Nova é para todos os homens e é Jesus Cristo no Natal de 2016.

Magusto – Convívio

No passado domingo, dia 27 de Novembro, realizou-se o tradicional magusto-convivio, promovido pelo grupo das concertinas e cantares dos amigos de Figueiredo de Alva, em parceria com a ADAFA.

O evento foi aberto a toda a comunidade da freguesia e, sem dúvida, que a derência dos figueiredenses ultrapassou agrdavelmente as melhores espectativas. O arraial de S. João já fazia lembrar as festas anuais, com o arraial repleto de gente. Também estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara, os membros da Junta de Freguesia e o nosso padre Carlos. Obrigado pela vossa presença.

Foi realmente uma tarde cheia de animação com o grupo de concertinas e cantares dos Amigos de Figuieiredo de Alva, a exibirem-se ao seu melhor nivel.

Para além das castanhas assadas, as bolas de sardinha, de torresmos e de chouriça caseira, foram de facto rainhas, confeccionadas à moda antiga no forno de lenha e preparadas pelas senhoras Emídia Ascenção e sua filha Dina. Por isso os nossos sinceros parabéns. Não faltaram também bolos de variadas espécies e, por fim, o caldinho verde.

O bailarico duroui noite dentro. Parabéns à organização, principalmente ao griupo de concertinas e cantares dos amigos de Figueiredo de Alva e às “formiguinhas” que são incansáveis, sempre disponíveis para trabalhar e dar cor e alegria à festa.

Internamento

Está internado no Hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. Manuel do Gastão lugar da Igreja por motivos de doença. Pedimos a Deus que o recupere e desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

No mesmo hospital também está a Sra. Maria dos Pombos por motivos de doença. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras.

Falecimento

707_funll_joseloureiroFaleceu o Sr. José Loureiro com 90 anos de idade, natural e residente em Fermontelos de Figueiredo de Alva. Era viúvo de Maria dos Anjos Paiva, pai de João de Paiva Loureiro e Marcelino de Paiva Loureiro. Esteve em câmara ardente na Capela de Fermontelos e em seguida formou o funeral em direcção `Igreja de Figueiredo de Alva onde teve missa de corpo presente e no final foi sepultado no cemitério local. A toda a família enlutada sentidos pêsames.

 

 

 

A correspondente

707_natal_figueiredoalvaDesejo a todas as famílias do mundo inteiro um Santo e Feliz Natal cheio de amor, carinho, saúde, alegria e paz. Que este Natal nos traga muitas coisas boas, principalmente para os mais pobres  e também para os doentes, que o Deus menino lhes dê muita coragem e força e força no sofrimento. Também para todos os emigrantes que nesta altura do ano regressam à sua terra natal e que tudo corra pelo melhor. Para os meus filhos, netinhos, noras e genros, um Feliz Natal e um abraço do tamanho do mundo.

 

 

 

———————————————————————————————————

Ed. 705 (10/11/2016)

Festa religiosa

No mês de Outubro fez-se a festa da Nossa Senhora de Fátima com missa, terço e procissão de velas e ao longo do mês todo rezou-se o terço nas capelas e na igreja na freguesia de Figueiredo de Alva. Esperamos que a Nossa Senhora nos acolha através das nossas orações e passados sacrifícios ao longo da nossa vida. Que nos ajude, nas maiores dificuldades por intermédio do Seu Filho Jesus Cristo, nas nossas famílias e do mundo inteiro, principalmente nos jovens e nas crianças que sofrem maus tratos.

O tempo

O tempo vai bom, foi muito calor e já choveu. Já se vê tudo verde e agora já chegou a geada.

Vai muito frio de noite e de dia vai algum calor. Temos de aceitar tudo o que Deus manda.

São Martinho

Chegou o tempo das castanhas para se fazer o magustinho, comer o porquinho e provar o vinho novo. É um tempo alegre para se fazer convívios.

De férias

Está de férias, vindos da Alemanha, a nossa assinante Cristina Figueiredo, com seu marido Nuno Castanheira e filho Miguel. Desejo que gozem as férias com saúde e bem estar e quando regressarem que tenham uma boa viagem e que tudo corra bem.

—————————————————————————————–

Ed. 704 (20/10/2016)

Um grupo alargado de proprietários florestais desta freguesia apresentou um projecto denominado, “Verde Pinho”, no âmbito do eufemisticamente chamado “orçamento participativo”, para aquisição de uma cisterna para combate a incêndios.

A Câmara entendeu por bem não aceitar para votação o dito projecto, rejeitando-o liminarmente, demonstrando uma insensibilidade incompreensível nessa decisão que vem ao arrepio da disponibilidade, da coragem e espírito de solidariedade deste povo ainda recentemente demonstrada no grande incêndio, quando fomos em auxilio das povoações de S. Martinho e Sul e, a seguir no incêndio no lugar da Igreja que, quando os bombeiros chegaram e até foram rápidos, o incêndio já estava apagado, pois o povo acorreu como sempre em grande número ao toque do sino e da sineta, utizando as costernas que 3 proprietários sempre disponibilizaram, mas que foram pagas pelo seu bolso. O sentimento de revolta, de ingratidão, tristeza e frustração desta gente é patente e mais não digo…

As colheitas

As colheitas este ano já estão no final. Foi muito calor e tudo se colheu com bom tempo. Houve muito milho e feijão mas pouco vinho. As vindimas este ano de pouca produção mas ainda dá para provar o vinho novo. As frutas também não foi muita, agora os figos é que foi bastante abundância. Esperemos que o próximo ano seja melhor.

O tempo

O tempo continua seco, os animais estão a passar uma crise muito grande. Não há ervas nenhumas para os animais. Pedimos a Deus que nos mande chuva para que tudo rebente. Não é fácil para quem tem rebanhos grandes, mas Deus não faz ferida que não cure e se Deus quiser vai-nos mandar a chuva.

A catequese

No domingo passado, dia 9 de Outubro, o senhor Padre Carlos reuniu os grupos de catequese, desde o primeiro ano até ao décimo junto com as catequistas. São muitas crianças e jovens, esperamos que tudo corra bem ao longo do ano todo, até ao verão.

Os javalis

Os javalis foram a um terreno do senhor João Rocha Cardão e destruiram 3 tractores de milho. Não trouxe uma espiga. Se é proibido caçar javalis, agora quem paga o prejuizo. É triste e custa a crer, trabalhar tanto e nada colher, que vida vai ser a nossa. Temos que deixar as terras a monte porque assim, a trabalhar só para o hóspede não vale a pena e há muita gente a quexar-se. Isto é que vai uma crise…

—————————————————————————————————–

Ed. 703 (29/09/2016)

Festas Religiosas

No primeiro domingo de Setembro foi em Fermontelos em honra da Nossa Senhora das Necessidades com missa celebrada pelo Senhor Padre Ricardo e cantada pelo grupo de música de Vouzela. No final houve procissão com os andores e os guiões enfeitados com flores muito lindas. Tudo correu bem, os mordomos estão de parabéns. Para o próximo que façam igual.

No segundo domingo de Setembro foi na Ladreda em honra da Nossa Senhora da Ajuda com missa celebrada pelo Senhor Padre Carlos de Torredeita e cantada pela música de S. Pedro do Sul. No final houve procissão com os andores e os guiões enfeitados com lindas flores. Os mordomos estão de parabéns. No final da tarde tiveram musica e conjuntos para se divertirem. Tudo correu bem e esperamos que para o próximo seja igual.

No terceiro domingo de Setembro foi em Figueiredo de Alva, festa em honra da Nossa Senhora das Dores. Foi um dia muito importante que o Senhor Bispo de Viseu veio apresentar o novo pároco para a Freguesia de Figueiredo de Alva. O Senhor Bispo D. Ilídio de Viseu apresentou o novo padre na Igreja Paroquial a toda a gente antes da saída da procissão. Ao fundo da igreja um grupo de jovens da freguesia leu um texto de boas vindas ao novo pároco e ofereceram-lhe um ramo de flores e uma T’shirt com o logotipo do grupo. O Padre Carlos agradeceu a calorosa recepção e prometeu usar como membro do grupo. Para terminar a música de Moçâmedes tocou uma música de agradecimento e depois deu-se inicio à procissão a sair da igreja em direcção à capela de Figueiredo com os andores enfeitados e os guiões enfeitados com flores muito lindas acompanhada com a música e o senhor bispo, o senhor padre Carlos e o padre Nuno. A missa foi campal no largo do arraial e foi celebrada pelos representantes da igreja e o senhor padre Carlos foi novamente apresentado onde assinou a posse da Paróquia de Figueiredo de Alva. Correu tudo bem e os mordomos estão de parabéns e esperamos que para o ano seja igual ou melhor.

Acidente

O Senhor Adelino Ferreira teve uma queda que o levou ao Hospital de São Pedro do Sul e depois para Viseu fazer exames. Caiu de costas e rachou 3 vertebras e fez outros ferimentos. Desejamos rápidas melhoras.

Baptizado

703_demidia_batizado-neta-1

No dia 24 de Julho foi o baptizado da menina Taís Maria Camões Figueiredo na Igreja Paroquial de Figueiredo de Alva com missa celebrada pelo Senhor Padre Ricardo e cantada pelo grupo coral da paróquia. A menina Taís é filha de Liliana Sandra Camões e de Carlos Manuel Figueiredo e foram padrinhos Isabel Figueiredo e Mário Camões. A boda foi servida pelo Restaurante Arménio na residência do Carlos e Liliana em Figueiredo de Alva. Eram mais de 80 convidados, foram muito bem servidos e foi muito animado. Já regressaram à Suíça onde trabalham. Tudo correu bem e desejo muitas felicidades para a Taís e para toda a família que a menina seja feliz pelos caminhos da vida para um futuro risonho. Foi fotografado pelo Senhor Manuel Oliveira da Fotoconta de Castro Daire.

703_demidia-figalva_senhora-das-dores

Peço desculpa aos pais e padrinhos da Taís pela troca dos nomes dos padrinhos, porque foi erro meu. Confundi pelos padrinhos de outro netinho. Como somos uma família grande, isso acontece. Beijinhos para todos vós.

Falecimento

Faleceu no Hospital S. Teotónio em Viseu a Senhora D. Maria da Conceição Pinto com 86 anos de idade, casada com o Senhor Delmarde Oliveira Ventura de Fermontelos. Era mãe de José Pinto, Manuel Pinto, João Pinto, Maria Lúcia Pinto, Maria de Fátima Pinto, Maria Trindade Pinto, Joaquim Pinto e Luís Pinto (já falecido). Esteve em câmara ardente na capela de Fermontelos e o seu funeral seguiu para a Igreja onde houve missa de corpo presente e depois foi sepultada no cemitério local. A toda a família sentidos pêsames.

703_funll_amadeufigueiredo

Faleceu o Senhor Amadeu Ferreira de Sousa Figueiredo com 68 anos de idade, natural de Lamas, Ferreira de Aves, Satão e residente na Ucha de Sá, Figueiredo de Alva. Era casado com Senhora D. Maria da Glória Rodrigues Pinto. Era pai Alexandre Manuel Rodrigues Pinto, Lúcia Maria Ferreira de Sousa e de Bruno José Pinto. Esteve em câmara ardente na sua residência e o seu funeral seguiu para a Igreja de Lamas, Ferreira de Aves onde teve missa de corpo presente e finalmente a sepultar no cemitério de Lamas. A toda a família sentidos pêsames.

 

 

 

——————————————————————————————————————–

Ed. 702 (15/09/2016)

As festas de Figueiredo de Alva

No último fim de semana de Julho foram realizadas as festas de Figueiredo de Alva, foram muito animadas e alegres, 5 dias de festa. Quinta e sexta foram animados pelo Bota a Poça, no sábado, domingo e segunda-feira foi pela comissão de festas e teve dois ranchos folclóricos e tres conjuntos e houve um jogo de futebol. Foi tudo muito animado, tudo correu bem, os mordomos estão de parabéns e agora esperemos para o próximo ano que seja igual.

 

De Férias

Foram muitos os emigrantes que vieram de férias mas já tudo regressou aos seus empregos. Desejo a todos muita saúde e que para o próximo ano cá voltem se Deus quiser.

 

Internamento

Está internado no Hospital S. Teotónio em Viseu o Senhor Aurélio da Rocha que foi operado aos intestinos. Desejo que tudo corra bem e rápidas melhoras.

 

Lâmpadas fundidas

Em Figueiredo de Alva há várias ruas com lâmpadas fundidas. Pede-se aos responsáveis que as venham substituir.

 

Baptizado

702_sps_batizado_figueiredoalva

Taís Maria Camões Figueiredo

No dia 24 de Julho foi o baptizado da menina Taís Maria Camões Figueiredo na Igreja Paroquial de Figueiredo de Alva com missa celebrada pelo Senhor Padre Ricardo e cantada pelo grupo coral da paróquia. A menia Taís é filha de Liliana Sandra Camões e de Carlos Manuel Figueiredo e foram padrinhos Daniela Oliveira Vilela e Arlindo Oliveira Figueiredo. A boda foi servida pelo Restaurante Arménio na residência do Carlos e Liliana em Figueiredo de Alva. Eram mais de 80 convidados, foram muito bem servidos e foi muito animado. Já regressaram à Suiça onde trabalham. Tudo correu bem e desejo muitas felicidades para a Taís e para toda a família que a menina seja feliz pelos caminhos da vida para um futuro risonho. Foi fotografado pelo Senhor Manuel Oliveira da Fotoconta de Castro Daire.

————————————————————————————————————————-

Ed. 700 (14/07/2016)

Festa de S. João

No dia 24 de Junho em Figueiredo de Alva, festejou-se a festa em honra de S. João com procissão a sair da Igreja Paroquial em direcção à Capela de Figueiredo com seus andores enfeitados com flores muito lindas e com os seus guiões e musica de Moçamedes a tocar. Em seguida teve missa cantada pela musica e celebrada pelo Sr. Padre Ricardo. Tudo correu bem, os mordomos estão de parabéns. À tarde teve animação de um grupo de amigos que cantavam e dançavam muito bem. À noite teve um cojunto musical que animou toda a gente até de madrugada. Parabéns a todos.

 

Passeio da Junta de Freguesia

O  Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Figueredo de Alva ofereceu um passeio aos idosos pelos lugares mais importantes em direcção a Guimarães, Sameiro e Bom Jesus de Braga. Passamos no túnel do Marão e Régua e por lugares lindos muito importantes, gostamos muito do passeio. Foram dois autocarros e as pessoas ficaram muito animadas. Foi um convivio com muita animação e contamos com a presença do nosso pastor Sr. Padre Ricardo que muito nos animou. Esperamos até ao final do ano se Deus quiser que seja igual.

 

O tempo

No dia 7 de Julho veio uma trovoada tão forte que deu muitos estragos e meteu medo com muita chuva vento e granizo. O calor tem sido muito forte, temos que aceitar o que Deus nos destina.

 

No lugar da Macieiras

No lugar da Macieiras, num terreno da Senhora Alcina do Várzea tinha lá um butelhal forte já com abóboras grandes. As pessoas que por lá passavam admiravam-se que não havia igual. De um dia para o outro apareceram todas queimadas. Agora o que seria? Algum arejo, calor ou seria erbicida? Isso já faz desconfiar ao dono, porque já o ano passado foram lá e roubaram as abóboras. Isto é algum criminoso. Isto não se faz porque a vida custa a todos e à que alertar.

 

Falecimentos

700_FunLL_AntonioAlmeidaFaleceu o Sr. António de Almeida com 79 anos de idade, natural e residente em Vale da Nogueira, Figueiredo de Alçva, viúvo de Estela de Almeida, era pai de José Augusto, Maria da Glória, Maria da Luz e de Fernando Martins de Almeida. O seu corpo esteve em camara ardente na capela de Figueiredo de Alva, em seguida formou a Irmandade em direcção à Igreja onde houve missa de corpo presente celebrada pelo senhor Padre Ricardo da paróquia de Alva. No final foi sepultado na campa da sua esposa. A toda a familia enlutada sentidos pêsames.

 

 

700_FunLL_JoaquimRodriguesAlmeidaTambém faleceu o Sr. Joaquim Rodrigues de Almeida com 98 anos de idade, natural de Figueiredo de Alva mas há 10 anos que estava em casa da sua filha São em Nespereira Alta. Era casado com Isaura de Almeida e pai de Maria da Conceição Almeida Pinto, José de Almeida, António de Almeida e de Luis de Almeida. O seu corpo esteve em camara ardente na capela de Figueiredo de Alva. Em seguida formou a Irmandade em direcção à Igreja onde houve missa de corpo presente celebrada pelo S. Padre Ricardo da nossa paróquia. No final foi sepultado no cemitério de Figueiredo de Alva. Para todos os familiares sentidos pêsames.

 

 

A resina

O Sr. Professor Nuno Sargento organizou os trabalhos sobre a resina onde vieram 3 carrinhas da Câmara com turistas das Tarmas de S. Pedro do Sul para verem o que se trabalhava sobre a resina. Apresentaram desde a desencarrasca, a picação, a renova, o colher a resina para as latas e finalmente a raspa. Não esquecendo as cozinheiras que levaram o jantar à moda antiga, caldo de farinha feito em panelas de barro, batatas cozidas com a casca, sardinha frita, boa pinga, castanhas e figos. Tudo comeu e bebeu. Todos ficaram saciados com a comida à moda antiga. No final os da associação puseram uma mesa na Ribeira à beira do rio com comida e frutas com fartura. Os turistas ficaram contentes e agradeceram muito o convivio e alegria que tiveram com todos. Esperamos a repetição mais anos. Obrigado a todos.

 

A Selecção de Portugal

Parabéns à Selecção de Portugal que desde o principio jogaram bem até ao final com muito sacrificio mas conseguiram o que mais desejavam. Não há palavras que escrevam à alegria a força dos portugueses. Parabéns Portugal, foi pena terem aleijado o Ronaldo, se não mais golos havia.

…………………………………………………………………………………………………………………………………

Ed. 699 (30/06/2016)

Falecimentos 699_FigueiredoAlva_Falec-TiolindaFaleceu a Srª. Maria Tiolinda de Almeida Soares com 90 anos de idade, natural de Ladreda, Figueiredo de Alva e residente no Lar Santa Catarina Labouré, Lisboa. Era viúva de Maximiano Soares Figueiredo, irmã de Casimiro e Armando Rocha Sá (falecidos) e de Eufrásia da Rocha. Esteve em camara ardente na capela da Ladreda em seguida o seu funeral formou no Cruzeiro com os irmãos da irmandade em direcção à Igreja onde houve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Ricardo. Finalmente ficou sepultada no cemitério de Figueiredo de Alva. A toda a família sentidos pêsames.

 

699_FigueiredoAlva_Falec-PalmiraMartinsFaleceu a Srª. PALMIRA Martins com 83 anos de idade, natural da Ucha, Figueiredo de Alva, casada com Àlvaro Rodrigues, mãe de José Martins Rodrigues, Adriano Martins Rodrigues e de António Martins Rodrigues (já falecido). Esteve em camara ardente na capela da Ladreda, em seguida o seu funeral formou no Cruzeiro com os irmãos da irmandade em direcção à Igreja onde houve missa de corpo presente celebrada pelo senhor Padre Ricardo, finalmente ficou sepultada no cemitério de Figueiredo de Alva. A toda a família sentidos pêsames.

 

 

Festas religiosas O Sr. Padre Ricardo celebrou missa do Sagrado Coração de Jesus cantada com o grupo coral da paróquia de Figueiredo de Alva. No final houve procissão com o andor enfeitado com flores muito lindas. Os mordomos estão de parabéns. Santo António também foi festejado com missa celebrada pelo Sr. Padre Ricardo e cantada com o grupo coral da paróquia e em seguida houve procissão com o andor enfeitado com flores muito lindas. Os mordomos estão de parabéns e até ao próximo ano se Deus quiser.

Lampadas fundidas Em Figueiredo de Alva há várias ruas com lampadas fundidas, pede-se aos responsáveis que as venham mudar.

 

———————————————————————————————————————-

Ed. 698 (09/06/2016)

Nota da redação Por lapso do secretariado não foi publicado este artigo da autoria da D. Emídia Oliveira, de Figueiredo de Alva na Edição 697, por isso, com as nossas desculpas, aqui vai o texto. Falecimento

698-FigueiredoAlva_MariaJoseRocha

Maria José Rodrigues da Rocha

Faleceu a Srª. D. Maria José Rodrigues da Rocha com 103 anos de idade, natural e residente na Ladreda, Figueiredo de Alva, viúva de Ramiro de Oliveira, mãe de Herminio Rodrigues de Oliveira Sequeira e Ilia Rodrigues de Oliveira. Esteve em câmara ardente na Capela da Ladreda, em seguida formou a Irmandade do Divino Salvador no lugar do Cruzeiro, seguindo para a Igreja onde teve missa de corpo presente celebrada pelo Sr. Padre Ricardo. No final foi sepultada na campa de seu marido. Para toda a afamília sentidos pêsames.         O tempo O tempo não vai nada famoso, vem uns dias bons mas de repente vem chuva e frio. Assim nada se cria e está tudo arreganhado. Nada cresce, Deus tenha compaixão de nós. O javali O javali andou nas vinhas do senhor Manuel Viúvo a estragar batatas e feijão. Daqueles vizinhos do lado andou à beira das casas. Não basta o tempo que não ajuda nada senão esse malandro que destroi tudo. O Benfica O Benfica é campeão. Os benfiquistas de Figueiredo de Alva festejaram a vitória com uma descarga de foguetes e uma grande emoção de alegria para todos os benfiquistas. Estão todos de parabéns. Falecimento

698-FigueiredoAlva_Deolinda-Falecimento

Deolinda de Jesus Rodrigues

Faleceu a senhora Deolinda de Jesus Rodrigues com 91 anos de idade, natural e residente na vila de Figueiredo de Alva, São Pedro do Sul, viúva de José Pinto Capela mãe de Virgilio Augusto, Manuel, Maria Adilia, José, Maria da Glória, António, Arlindo, Sérgio e José Carlos. Esteve em câmara ardente na residência da sua filha Maria Adilia na Ucha, em seguida formou a irmandade do Divino Salvador no Cruzeiro em direcção à Igreja Paroquial onde teve missa de corpo presente. No final foi sepultada na campa do seu marido. Para todos os familiares sentidos pêsames.     Roubo O senhor Manuel Amadeu Pinto, proprietário do café, tem sido muitas vezes assaltado pelos larápios. Desta vez roubaram 50 mirtilos no sitio lugar da Lapa que ainda os tnha plantado há poucos meses. Quem lá foi roubar não teve consciência porque o senhor Amadeu para lá ter os mirtilos pagou-os e trabalha muito e ainda paga às pessoas que lá trabalham. Agora há que haver um alerta e dizer que roubar é crime, cuidado. Os benfiquistas Em Figueiredo de Alva os benfiquistas festejaram a vitória do Benfica com porco assado no espeto para todas as pessoas que quiseram participar. Tudo correu muito bem e esperemos este convivio mais vezes e mais anos. Festas da Catequese No dia 29 de Maio um grupo de crianças fizeram a primeira comunhão, outro grupo fez a profissão de fé com missa cantada pelo Grupo Coral da Paróquia de Figueiredo de Alva e celebrada pelo senhor Padre Ricardo. Correu tudo bem e desejo que essas crianças sejam felizes pelos caminhos da vida para um futuro feliz. —————————————————————————————————————

Ed. 684 (15/10/2015)

Festa religiosa

Ed684_FigAlva_NSraDasDores0001No dia 20 de Setembro festa em honra da Nª. Srª. das Dores com procissão a sair da Igreja Paroquial com os guiões e os andores enfeitados com flores muito lindas e a música de Moçâmedes a tocar na procissão em direção à capela de Figueiredo de Alva onde foi celebrada a missa pelo Sº Padre João e cantada pela música. À tarde teve um conjunto familiar que animou todas as pessoas, a seguir atuou o Rancho Folclórico da freguesia de Figueiredo de Alva que dançou muito bem. À noite teve um conjunto que animou toda a gente. Foi um dia muito brilhante com muita alegria e animação. A Lígia que era mordoma também cantou dois fados, e as pessoas ficaram admiradas pela voz dela, parecia uma cantora da televisão. Parabéns Lígia, desejo que a tua voz e a tua fama tenha futuro pela vida fora. Tudo correu bem, os mordomos estão de parabéns, esperamos que para o próximo ano seja igual.

O javali

O javali é um animal muito esperto, de dia dorme e à noite vai comer e estragar a cultura que o pobre agricultor trabalhou. O javali destruiu muitos campos de milho, as pessoas desanimam e depois deixam as terras de monte, daqui a pouco eles entram pela porta da casa dentro. Andam mesmo à beira das casas. Agora que é proibido matá- los, os responsáveis, deviam pagar os prejuízos ao agricultor.

O Bairro das Devezes

O Bairro novo das Devezes são 14 moradores, mais de 40 eleitores e ninguém foi votar. Porque estão revoltados. Já fizeram muitas reclamações e abaixo assinados e até agora ainda não houve ninguém que se opusesse ao caso porque o carteiro não leva o correio às casas. O piso é bom, está tudo alcatroado até às casas todas, portanto de quem será a culpa, é dos correios, é da Câmara, é do Governo ou do Presidente da Junta? Enquanto não resolverem o caso, não há votos para ninguém, somos seres humanos como os outros.

Figueiredo de Alva já tem um novo padre

Depois de um ano emprestado com grande sacrifício, no dia 4 de outubro, o Sº Padre Ricardo assumiu a responsabilidade pela Paróquia de Figueiredo de Alva, por alguns anos os paroquianos da freguesia de Figueiredo de Alva ficaram contentes e receberam com muita alegria e carinho. Esperamos que a força do Senhor lhe dê muita saúde, coragem e força porque ele é da Paróquia de Sº Martinho perto do Sº Macário, fica muito longe. É muito sacrifício, mas a força e alegria que ele tem ajuda- o. Os acólitos da Paróquia juntaram- se e no fim da missa ofereceram- lhe um ramo de flores muito lindas. Ele ficou muito contente e animado. Seja bem vindo à nossa Paróquia Sº Padre Ricardo, obrigada.

Falecimento

Ed684-FigAlva_AntonioPintoOliveiraFaleceu no Hospital de Viseu, António Pinto de Oliveira, com 89 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva – São Pedro do Sul, casado com a Srª. Dª. Maria da Glória de Almeida. O seu funeral realizou-se dia 29-09-2015, pelas 9 horas, saindo da Capela de Figueiredo de Alva onde se encontrava em camara ardente para a Igreja onde se celebrou missa de corpo presente seguindo para o cemitério local. Teve a presença dos Irmãos da Irmandade Divino Salvador de Figueiredo de Alva.   ————————————————————————————————————————————————

Ed. 683 (24/09/2015)

Festas religiosas

No 1º domingo de Setembro foi em Fermontelos, festa em honra da Srª. das Necessidades, com missa cantada, celebrada pelo Sr. Padre Ricardo. No final fizeram a procissão com andores enfeitados com flores muito lindas e com música. À tarde actuou o Rancho  Folclórico da Freguesia de Figueiredo de Alva, para animar toda a gente. Correu tudo bem e esperamos que para o próximo ano seja igual. No 2º domingo, foi a festa da Ladreda, em honra da Srª.  da Ajuda, com missa cantada e celebrada pelo Sr. Padre Ricardo, e com música. Não poderam fazer a procissão porque chovia muito. À tarde como já não choveu, actuou o Rancho da Freguesia de Figueiredo de Alva que animou todas as pessoas. À noite houve um conjunto que animou toda a gente até de madrugada. Tudo correu bem, parabéns aos mordomos. No 3º domingo, celebrou-se a festa em honra sa Srª. das Dores, com procissão a sair da Igreja Paroquial em direcção à Capela de Figueirdo, onde se celebrou a missa em honra da senhora das Dores, no próximo jornal darei mais notícias sobre esta festa.

Internamento

Esteve internado no Hospital de Viseu o Sr. Manuel Ferreira do Lugar de Paço, por motivos de doença mas já se encontra na sua residência em repouso. Esperamos que recupere rapidamente. Também de encontra no Lar de Vila Cova à Coelheira, a Srª. Albertina Vaz Rodrigues, lugar do Bacelo de Figueiredo de Alva por motivos de problemas de saúde, desejo que ela recupere e tudo de melhor.

O tempo

O dia 15 de Setembro amanheceu como um dia de Inverno, com vento forte. Foi muito bom porque agora já tudo rebenta, não havia erva nem couves, estava tudo a secar. Agora tudo verdeja, Deus não faz ferida que não cure.

 Falecimento

Faleceu no Brasil a Srª Judite, esposa do Sr. António Cardão, natural de Figueiredo de Alva e que  é Presidente do Rancho Folclórico do Brasil da Casa de Viseu. O Sr. Cardão é muito conhecido por causa do Rancho Folclórico, que percorre muitos lugares no Brasil. O Sr. António Cardão e sua  (falecida) esposa Judite visitavam frequentemente a sua terra nata. Para o Sr. António Cardão, suas filhas, genro e netas, sentidos pêsames. ———————————————————————————————————-

Ed. 682 (10/09/2015)

Casamento

Ed682_FigueiredoAlva_CasamentoNo dia 1 de Agosto de 2015, foi celebrado o casamento de Cátia e de Carlos Gomes na Igreja de Parada, Carregal do Sal, a noiva é natural de Carregal do Sal, filha de António Fernando Borges e de Elsa Mamêde Borges, o noivo é filho de Manuel da Costa Gomes e de Piedade Almeida Carvalho, naturais de Figueiredo de Alva. A boda foi servida a 180 pessoas na Quinta da Memória em Vimieiro, Santa Comba Dão. Tudo correu bem, desejo muitas felicidades para os noivos e familiares para um futuro feliz. Foi fotografado por Foto Conta de Manuel Oliveira de Castro D’Aire (trabalham em França).

Nascimento

No 6 de Agosto de 2015, nasceu na Suiça a menina Taís Maria Camões Figueiredo, filha de Liliana Camões e Carlos figueiredo, naturais de Figueiredo de Alva, mas trabalham na Suiça. Desejo muitas felicidades, muita saúde e boa sorte.   No dia 25 de Agosto, na maternidade de Viseu, nasceu a menina Matilde Almeida, filha de Sandra Cristina Pinto Almeida e de José Fernando Rodrigues Almeida a mãe é natural de Carvalhais e o pai é natural de Figueiredo de Alva, correu tudo bem, desejo muitas felicidades e boa sorte para a menina Matilde

Internamento

Está internado nos cuidados de saúde em Castro D’Aire, o Sr. António do Vale da Nogueira, por motivos de doença, desejos que tudo corra bem e rápidas melhoras.

De férias

Esteve de férias da Alemanha o nosso assinante deste jornal António Martins esposa e filhos.  Já regressaram desejo que tenham tido boa viagem e que qualquer dia voltem outra vez com saúde.

Emigrantes

Este ano estiveram muitos emigrantes na nossa freguesia a gozar férias, mas já tudo regressou, desejo que para o próximo ano voltem outra vez e que tudo corra bem ao longo do ano com muita saúde.

Falecimento

Ed682-FigueiredoAlva_LuisAOliveiraFaleceu no Hospital de Viseu, com 87 anos o Sr. Luís de Almeida Oliveira, natural e residente em Fermontelos, Figueiredo de Alva, S. Pedro do Sul, viúvo de Joaquina Cordália Loureiro. Pai de Maria Faustina de Oliveira, Ermelinda dos Anjos Oliveira Loureiro e Manuel Ferreira de Oliveira. O seu funeral realizou-se dia 25/0/2015, saindo da Capela de Fermontelos onde se encontrava em câmra ardente, para a Igreja de Figueiredo de Alva onde se celebrou missa de corpo presente seguindo para o cemitério local. Teve a presença da Irmandade Divino Salvador de Figueiredo de Alva.       ——————————————————————————————————————– Ed. 659 (31/07) As Festas As Festas do povo estão à porta esperamos que tudo corra bem esperamos que não falte a saúde a ninguém e alegria e muita animação, no próximo jornal escrevo como se passou. Os Emigrantes São muitos os emigrantes que estão a chegar do estrangeiro esperamos que tenham boa viagem que tudo corra bem e que gozem umas férias felizes na companhia dos familiares e amigos. Os Buracos Quero agradecer aos responsáveis da estrada por terem vindo tapar os buracos agora já está melhor por algum tempo. A Agricultura Este ano a nossa agricultura não pode estar melhor à muita fartura de batata, cebola, feijão, milho esperamos que também haja muita fruta. Acidente na Suíça O nosso jovem Alexandre que teve o acidente de mota na Suíça já se encontra melhor já fez várias operações, já fala, já estamos com grandes esperanças que daqui por algum tempo nos venha visitar a Portugal. Continuamos a pedir a Deus pelas melhoras dele. Ele tem 23 anos não 19 como eu tinha escrito no ultimo jornal peço desculpa. ————————————————————————————— Ed. 658 (17/07) Festa de S. João No dia 24 de Junho, foi festejada a festa em honra de S. João em Figueiredo de Alva só que na hora em que a procissão havia de sair veio uma trovoada forte e muita chuva e já estragou muito então celebrou-se a missa em honra de S. João na Igreja paroquial de Figueiredo de Alva e no final da missa a chuva parou e então sempre se fez a procissão em direção à capela de S. João a missa foi celebrada pelo Sr. Padre João e cantada pela música de Moçâmedes que acompanhou a procissão, à tarde teve os cantares atuação do grupo de cantares de Farminhão de Viseu à noite atuou o conjunto do Filipe e Bruno Rua tudo correu bem foi uma tarde muito animada parabéns aos mordomos e até ao próximo ano se Deus quiser! Nascimento No dia 23 de Junho, na Maternidade do Hospital S. Teotónio, em Viseu nasceu o menino André Filipe Almeida Ferreira, filho de Deolinda Cristina Almeida e de Miguel Almeida Ferreira naturais de Figueiredo de Alva, tudo correu bem desejo muitas felicidades, muita saúde, alegria e paz para toda a família e boa sorte para o menino André Filipe! No mesmo hospital, no dia 24 de Junho, na maternidade nasceu o menino Martim Cruz da Rocha do Loureiro, filho da doutora Paula Alexandre Martins da Rocha e do doutor Carlos da Cruz Loureiro naturais de Figueiredo de Alva, mas residem em Viseu, tudo correu bem, desejo muitas felicidades, muita saúde, alegria e paz para toda a família e boa sorte para o menino Martim que nasceu no dia d padroeiro da nossa terra que é S. João Batista. De férias Esteve de férias a nossa assinante deste jornal. Cristina Figueiredo com seu filho Miguel emigrante na Alemanha. As férias só duraram 18 dias, já regressou. Para Novembro voltará, se Deus quiser. Tudo correu bem, graças a Deus. Um abraço e beijinhos de todos nós: dos teus pais e mano tonito. Acidente na Suíça No dia 3 de Junho, o nosso jovem Alexandre, filho do Manuel do Requinta, teve um acidente de mota. Para quem ler esta notícia, peço que rezem por ele para que Deus o recupere, porque é um desgosto muito grande para a família, é muito jovem, só tem 19 anos! Desejo rápidas melhoras! Passeio No dia 3 de Julho, o Sr. Presidente da Junta da freguesia de Figueiredo de Alva organizou um passeio para os idosos, a partir dos 62 anos. A iniciativa foi muito importante, passou-se pela Régua, ~em direção a S. Gonçalo de Amarantes e, em seguida, para o santuário de Sta. Quitéria onde foi o almoço. Depois passou-se pelo Porto e Leixões e pela praia e St. Maria Adelaide. Regressando a casa, tudo correu bem graças a Deus, esperamos que para o próximo seja igual! ————————————————————————————————— Ed. 657 (26/06) Internamento Está internado no hospital São Teotónio em Viseu o nosso jovem José Pedro Figueiredo que foi operado ao fígado, está tudo a correr bem, desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras. Os Buracos Os buracos na estrada é só pedras pela estrada adiante há dias à minha porta eu ia a passar e um carro passou de repente e levei com uma pedra numa perna eu fiquei chateada portanto isso torna-se vergonhoso porque já tem havido muitos comentários agradecia que os responsáveis viessem tapar os buracos. Aniversário No dia 13 de junho o meu filho António José Figueiredo festejou 40 anos de idade, fizemos uma festa bonita juntou 48 convidados foi uma satisfação para ele muito grande as minhas filhas vieram do estrangeiro Isabel e Cristina e meu neto Miguel foram elas que lhe fizeram a festa o resto da família não poderam vir mas respeitaram-no com muito carinho todos lhe telefonaram a dar os parabéns eu nunca vi o meu filho com tanta alegria como naquele dia recebeu muitas prendas e eu também me senti feliz por o meu filho festejar os seus 40 anos porque ele é doente desde a idade de 15 meses eu nunca pensei que ele chegasse a essa idade de maneira que ele sofria temos lutado muito pela saúde dele mas graças a Deus louvo muito ao Senhor por ele estar na nossa companhia tenho 5 filhos 4 estão no estrangeiro todos casados tenho 4 netinhos sinto-me feliz pela família que tenho desejo boa sorte para todos e também quero agradecer a todos os convidados que participaram na festa do meu filho com um obrigado do fundo do meu coração pelo carinho que tiveram com o meu filho obrigada.   ————————————————————————- 12/06/2014 Internamento Esteve internada no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, a Sra. Maria Madalena de Martins, do lugar do Cabo. Esta foi operada a um joelho e já se encontra na sua residência em repouso. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras! No mesmo Hospital, está internado o Sr. António de Almeida, do lugar de Vale da Nogueira, com problemas de saúde. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras! O Crisma No dia 10 de Junho, o Sr. Bispo de Viseu. D. Ilídio, veio realizar a cerimónia do Crisma, aos jovens da paróquia de Figueiredo de Alva. Desejo a todos os crismados que a força do Espírito Santo seja um dom de felicidade no vosso futuro. Desejo, também, muita sorte pelos caminhos da vida! Parabéns para todos e que tudo corra bem! O tempo O Tempo anda descontrolado, as nossas agriculturas estão a sofrer bastante. Deus, tenha compaixão de nós, porque passamos tanto sacrifício para ter alguma coisa! Não se vê a desenvolver nada, está tudo “arreganhado” com o frio. ——————————————————————————————————– 15/05/2014 Falecimento Ed654_FigueiroAlva_Falec-FeFaleceu em Oliveira de Frades, tendo vivido em Arcozelo das Maias, o Sr. Fernando Manuel Rodrigues de Almeida, aos 40 anos de idade. Era natural de Figueiredo de Alva, lugar de Fermontelos e casou em Arcozelo das Maias onde residia com sua esposa e filhos. Foi pena porque ainda era muito jovem, mas o destino já estava traçado. Para sua esposa, filhos, seus pais, irmãos e restante família desejo muita coragem, força e sentidos pêsames.   Internamento Ainda continua internado, sem visitas, no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, o Sr. Carlos Jorge Rocha de Coura, devido a um violento acidente em que bateu num poste de electricidade e caiu por uma ribançeira de mais de 20 metros. de altura. Pedimos a Deus pelas  suas melhoras e que recupere o mais rápido possível. Bodas de Ouro Ed654_BodasOuro_FigAlvaNo primeiro sábado de Abril, o Sr. António Fernandes Almeida e sua esposa Madalena de Almeida, festejaram 50 anos de casados. Os filhos fizeram uma grande surpresa combinaram todos e organizaram a festa; os pais só souberam na hora certa; na missa que foi celebrada na Capela de Figueiredo de Alva, pelo Sr. Padre João. No final, foram para o restaurante do Sr. Arménio em Figueiredo de Alva, com toda a família e pessoas amigas. Havia muitos convidados, foi uma grande emoção e alegria para todos. Desejo muitas felicidades, saúde, alegria, paz. Parabéns  e muitos anos de vida. Buracos Pede-se aos Srs. responsáveis da estrada que venham tapar os buracos, que são muitos. Isto até pode dar origem a algum acidente. Portanto, fica aqui um alerta, não se esqueçam. Dia da Mãe No primeiro domingo de maio foi dia das Mães,.Desejo a todas as mães do mundo inteiro muitas felicidades e muita alegria junto dos seus filhos e para aquelas que já partiram, para junto de Deus, que tenham um eterno descanso. Falecimento Ed654_FaLECIMENTO_FernandoAFaleceu no hospital dos Capuchos, em Lisboa, o Sr. Fernando de Almeida, natural de Figueiredo de Alva, casado. A sua esposa, natural de Mosteirô e trabalhavam em Lisboa e tinham residência em Mosteirô. A sua doença não tinha cura e faleceu com 52 anos. Esteve em câmara ardente na sua residência em Mosteirô. Depois seguiu o funeral para a Igreja, em Pepim, onde teve missa de corpo presente e ficou sepultado no cemitério de Pepim. Para sua esposa, seus pais, irmãos, cunhados, sobrinhos e restante familiares, sentidos pêsames. O funeral foi a cargo da Agência Fun. Amadeu Andrade e Filhos, Lda. de Castro Daire. Festa da ASSOL Ed654_Assol_FigAlvaNo dia 24 de abril, a ASSOL de S. Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Vouzela e Castro Daire, organizou a festa de verão da ASSOL, onde convidaram todos os familiares dos deficientes que lá andam. Eu ,como também tenho lá um filho, junto com o meu marido, fomos e gostámos muito. Realizou-se no quartel dos Bombeiros, em Vouzela. Um carro de rally deu voltas com todos os deficientes e eles gostaram muito. Não esquecendo o menino Rodrigo de 9 anos  que foi espectacular com a sua moto quatro e que foi muito aplaudido e elogiadopor todas as pessoas que se encontravam na festa. Da minha parte parabéns Rodrigo! gostei muito de te ver, força no teu futuro. A seguir houve um lanche com bifanas e caldo verde. Para terminar, havia um conjunto que animou toda a gente. Correu tudo muito bem. Esperamos que para o próximo ano, se Deus quiser, seja igual. Parabéns, ASSOL! —————————————————————————————————– 24/04/2014 Bodas de Ouro No dia 5 de Abril, o Sr. António Fernandes de Almeida e sua esposa Maria Madalena Almeida festejaram as bodas de ouro na capela de Figueiredo de Alva com missa celebrada pelo Sr. Padre João. No final da cerimónia, foram para o restaurante com muitos familiares e pessoas amigas, foram os filhos que fizeram essa surpresa aos pais, porque eles não sabiam de nada, só souberam na hora em que foi celebrada a missa. Foi uma alegria para todos e emoções. O jantar foi servido pelo restaurante do Sr. Arménio em Figueiredo de Alva. Parabéns e muitas felicidades para o casal e seus filhos, genros, nora e netos, e que se prolongue por muitos e longos anos de vida com saúde, alegria e paz. A Páscoa A nossa tradição da Páscoa, os mordomos do Senhor, no Domingo de Páscoa andam de casa em casa a dar as boas festas com a cruz a dar a beijar a todas as pessoas. Significa Jesus Cristo Ressuscitado e cada um dá uma oferta como puder. Prepara-se a mesa com bolos e amêndoas e bebidas para quem quiser. Esperamos um bom ano, cheio de saúde e paz para o mundo inteiro. Cantar às Almas Em Figueiredo de Alva anda um grupo de homens e mulheres a cantar às Almas Santas. À noite, reúnem-se nos lugares mais altos para todas as pessoas ouvirem. Nunca deixem acabar essa tradição, que é muito importante. Acidente No dia 15 de Abril, o Sr. Carlos Rocha de Coura teve um acidente na fábrica da resina em Figueiredo de Alva: bateu num poste de electricidade e depois ainda foi aos tombos por uma ribançeira abaixo, mais de 20 metros de altura. Muitas pessoas deram conta e tudo acorreu ao local para prestar socorro. Ficou gravemente ferido. A equipa médica do INEM prestou no local os primeiros socorros e depois foi para o Hospital de S. Teotónio em Viseu, onde foi logo operado de urgência. Agora só nos resta pedir a Deus por ele. Que recupere e que volte para sua casa junto da sua esposa e filhos com saúde. Que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras. De férias Está de férias da Alemanha o nosso assinante deste jornal António Martins com sua esposa e filhos. Desejo que as goze de saúde junto de toda a família e que tenha  um bom regresso.   27/03/2014 Dia do pai No dia 19 de março é dia de S. José, dia do Pai é um dia muito especial para todos os pais do mundo inteiro em. Figueiredo de Alva, um grupo de pais fez um jantar de convívio no restaurante do Sr. Arménio, foram muito bem servidos, foi uma animação enorme e para o próximo ano cá estarão outra vez se Deus quiser. Internamento Está internado no Hospital de Viseu o Sr. Adélio Amadeu Martins Oliveira por motivos de doença, esperamos que tudo corra pelo melhor e desejo rápidas melhoras. Também no mesmo hospital esteve a Sra. Maria da Glória Paiva Oliveira que agora já se encontra em casa, desejo que tudo corra pelo melhor e desejo, rápidas melhoras. A Primavera A Primavera é a estação mais linda do ano, tem flores lindas por todo o mundo, todas são lindas mas não são iguais, de qual delas as mais belas e lindas. Só que virou para frio e isso não é nada bom mas Deus é quem manda. A Primavera vai e volta sempre. A mocidade vai mas não volta mais. ———————————————————————————————————– 13/03/2014 Carnaval Este ano não houve Carnaval, estava o dia chuvoso e frio e também anda muita gente de luto. Não se fez nada, fica para o próximo ano, se Deus quiser. O tempo Damos graças a Deus que o tempo já virou para Sol, sempre ouvi dizer que Deus não faz ferida que não cure. Foi muito tempo de chuva, mas agora o tempo já dá para trabalhar na agricultura, não falte é saúde, força e coragem para trabalhar. Os estradões Os estradões para os pinhais estão péssimos, derivado ao Inverno que foi muito forte. Agora pedia ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Figueiredo de Alva e ao Sr. Presidente da Câmara de S. Pedro do Sul para nos mandar uma máquina para compôr os caminhos, porque não se pode passar com os tratores, há valas muito fundas. É urgente, porque temos de ir ao estrume e à lenha; portanto, não se esqueçam. Dia da Mulher Ed650_FigueiredoAlva_Jantar-8Marco_PICT0007 Ed650_FigueiredoAlva_Jantar-8Marco_PICT0010O dia 8 de Março é dedicado à mulher. Um grupo de 51 mulheres fizeram um jantar convívio no restaurante do Sr. Arménio, em Figueiredo de Alva. Fomos muito bem servidas, as mulheres merecem ser bem estimadas. São como flores de um jardim, belas e formosas. Tudo correu bem e esperamos que no próximo ano, tudo corra igual. Para a animação esteve o conjunto de Adelino Ferreira, com sua equipa. Foi uma animação muito grande, esperamos que essa alegria nunca venha a acabar. Parabéns a todas as mulheres de Figueiredo de Alva. Também um grupo de 49 mulheres de Fermontelos foram festejar num jantar convívio no Carvalhal. Correu tudo bem, parabéns para as mulheres de Fermontelose que para o próximo ano façam igual. A correspondente de Figueiredo de Alva manda um grande abraço e beijinhos para todas as mulheres do mundo inteiro, com grande amor e carinho. Falecimento Ed650_DeolindaAlmeidaFaleceu, no hospital de Viseu, a Srª. Dª. Deolinda de Almeida de 84 anos, natural e residente na Ucha, Figueiredo de Alva, viúva do Sr. António Rodrigues de Almeida, mãe de Maria Alice de Almeida e de Manuel Almeida Rodrigues. O seu funeral realizou-se dia 23/02/2014, saindo da Capela da Ladreda, onde se encontrava em câmara ardente, para a Igreja de Figueiredo de Alva, onde houve missa de corpo presente, seguindo para o cemitério local. Teve acompanhamento da irmandade.     —————————————————————————————————————– 27/02/2013 Aniversário Ed649_FigueiredoAlva_101anos_DSC_0432No dia 13 de Fevereiro, a Srª. Maria José Rodrigues da Rocha, festejou 101 anos de idade, linda data! Já passa de um século, é maravilhoso haver na nossa freguesia uma pessoa com uma idade dessas, é raro chegar a uma idade tão avançada! Um grupo de pessoas foi a casa dela, cantar os parabéns. Ela ficou muito contente com a surpresa que lhe fizemos. Ainda fala bem e conta histórias antigas e ainda está com boa memória. A Srª. Maria José é mãe do Sr.  Hermínio Rodrigues Oliveira Sequeira, casado e da Srª Ilia Rodrigues Oliveira, solteira. O Sr. Hermínio reside no Porto com a sua esposa e filhos, a sua irmã Ilia cuida da mãe, que está muito bem estimada. Pedimos a Deus que para o próximo ano lá voltemos novamente. Para a Srª. Maria José muita saúde, alegria e coragem, um abraço e um beijinho com muito amor e carinho. Nascimento No dia 4 de Fevereiro no hospital de S. Teotónio, na maternidade de Viseu, nasceu o menino Carlos Miguel Rodrigues Santos, filho de Teresa de Fátima Rodrigues e de Carlos Alexandre Correia dos Santos. A mãe é natural de Figueiredo de Alva e o pai é natural de Pinho. Desejo para esta família muitas felicidades, muitos parabéns, que essa alegria se prolongue por muitos anos e que tenham muita saúde. Alegria, paz e boa sorte, para o menino Carlos Miguel. Internamento Esteve internado no Hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. Bernardino Figueiredo de Figueiredo de Alva, por motivos de doença, mas já se encontra na sua residência em repouso. Desejo que tudo corra pelo melhor e rápidas melhoras. ——————————————————————————————————————————- 13/02/2014 Internamento Está internado no Hospital S. Teotónio em Viseu o Sr. Manuel Rodrigues do Paço que caiu e fraturou uma perna e agora vai estar muito tempo em repouso sempre na mesma posição para cicatrizar. É um grande sacrifício para o Sr. Manuel mas tem de ter paciência esperamos que ele recupere bem e desejo rápidas melhoras. Falecimento

Ed648_FigueiredoAlva_Faleci

Daniel Silva Mendes

Faleceu no dia 29/01/2014 o Sr. Daniel Silva Mendes no Algarve e deixa viúva a Srª. Albertina Rocha Mendes. O Sr. Daniel tinha 69 anos e era natural deo Algarve e a sua esposa Albertina era natural de Figueiredo de Alva. Andaram muitos anos em França e agora que estavam a gozar a vida a doença atacou o Sr. Daniel que tanto trabalhou e não gozou de nada, mas não se pode desanimar a vida é mesmo assim, temos de nos conformar com  o que nos aparece pela porta, todos nós temos um destino a cumprir. A correspondente de Figueiredo de Alva deseja para a sua esposa e filhos e restante familiares sentidos pêsames. As podas A Câmara de São Pedro do Sul mandou ou podadores podar as árvores do arraial em Figueiredo de Alva. Era mesmo uma necessidade porque já estavam muito altas e agora parece melhor ficaram mesmo bem podadas, parabéns aos podadores. O tempo O tempo continua de chuva, já andamos aborrecidos com tanta água, será que Deus não tem pena de nós? Tem havido grandes prejuízos por este mundo além e isso é de temer e ainda não se sabe o que está para vir esta chuva havia de ser tenteada pelo Verão adiante, isso é que era bom, mas quem manda pode! Falta de lâmpadas Em Figueiredo de Alva há muitas lâmpadas fundidas, agradecia que os autores da electricidade viesse pôr as lâmpadas. Obrigada. ——————————————————————————————— 30/01/2014 Festa religiosa No dia 19 de Janeiro o Sr. Padre João celebrou a festa em honra de S. Sebastião e Santa Bárbara com missa cantada pelo grupo coral da Paróquia de Figueiredo de Alva, no final houve procissão com os andores enfeitados com cravos e vedura. Estavam mesmo lindos. Osmordomos estão de parabéns. Esperamos que para o próximo ano que seja igual. O tempo Continua de chuva e frio, está tudo mudado. No mês de Janeiro costumava haver grada, frio e sol, não chuva como tem vindo a atacar muitas zonas do país. Mas esse tempo é por todo o mundo, em todos os lados há queixas, mas a natureza é mesmo assim, não há ninguém no mundo que possa controlar, só Deus é que pode fazer milagres. Falecimento Faleceu no Hospital de Viseu, o Sr. António Rodrigues Vaz de 74 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva, solteiro, tio do Sr. José Ferreira Figueiredo e da Srª. Maria Fernanda Ferreira Figueiredo Silva. O seu funeral realizou-se dia 19/01/2014, saindo da Capela de Figueiredo de Alva onde se encontrava em câmara ardente para Igreja onde se celebrou missa de corpo presente, seguindo para o Cemitério local.   Correcção

A Gazeta da Beira pede desculpa pela incorrecção no nome da Exmaª. Srª. Bela Figueiredo, que apareceu como Beta Figueiredo, na notícia relativa ao falecimento do Sr. António Joaquim da Rocha.
——————————————————————————————————
16/01/2014

Falecimento no dia 21/12/2013 646_FigueiredoAlva_falecimentoFaleceu de acidente o nosso amigo António Joaquim da Rocha, natural de Figueiredo de Alva, filho de Maria dos Anjos da Rocha e de José Joaquim da Rocha. Os pais são naturais de Figueiredo de Alva, mas residem em Santa Eufémia, Leiria, onde trabalhavam e acabaram de criar os filhos e lá estudaram. Mais tarde casaram e estão todos a governar a vida na zona de Leiria. O António casou na Chamusca e vivia na zona industrial da Chamusca, Carregueira, com a esposa e três filhos, uma com 17 anos, o segundo com 13 anos e a mais nova com 10 anos, todos menores. O António foi arrastado por um camião e teve morte imediata. Foi um grande choque para a sua esposa, filhos, seus pais e irmãos, também cunhados e sobrinhos e restantes familiares, era uma família muito grande e com muitos amigos. O António tinha 38 anos, era mito jovem, foi uma pena essa triste sorte estar guardada para ele que era um bom rapaz. Vai fazer muita falta à sua esposa e filhos, mas há que ter corageme forças para enfrentar a vida que Deus nos destina. A correspondente de Figueiredo de Alva envia a seus pais, irmãos, cunhados, sobrinhos, esposa e filhos os seus sentidos pêsames. Os Reis A comissão de festas de Figueiredo de Alva andaram de porta em porta a cantar os Reis para granjear dinheiro para as festas anuais de Figueiredo, que se realizam no último Domingo de Julho, esperamos que tudo corra bem e que trabalhem com força para fazer uma festa rija. O tempo O ano de 2014 deu uma entrada muito brava, com temporal que deixou muitas famílias desalojadas, o mau tempo destruiu muita coisa, é pena e triste, mas não se pode ralhar com ninguém, porque a natureza é mesmo assim, é mais forte que nós. Temos de pedir a Deus que nos mande tempo bom, já chega de chuva por algum tempo. Aniversários São muitos os que fazem anos em Janeiro e alguns são da minha família, para quem faz dia 6, 9, 15, 17, 21 e 26 desejo muitos parabéns a todos, muitas felicidades e muitos anos de vida. Beijinhos para todos e um abraço do tamanho do mundo. Baptizado 646_FigueiredoAlva_baptizado02No dia 22 de Dezembro de 2013 foram baptizados dois irmãos com pouca diferença de idade um do outro e por essa razão os pais pensaram fazer o baptizado dos filhos juntos. Oleandro Rafael Ribeiro Teixeira e a irmã Yara Rafaela Ribeiro Teixeira, são filhos de Helena Patrícia Nascimento Ribeiro e de Nuno Tiago de Sousa Magalhães , nasceram na Suiça e foram baptizados na Igreja paroquial de Figueiredo de Alva. A cerimónia foi celebrada pelo Sr. Padre João. A mãe é natural de Figueiredo de Alva e o pai é natural dos lados do Porto e trabalham e residem na Suiça.. Foram padrinhos do Leandro, Verónica Teixeira e Marco Daniel Nascimento Ribeiro e da Yara foram padrinhos Ana Filipa Nascimento Ribeiro e Sérgio Pinto Ribeiro, no final da cerimónia foi servida a boda no Restaurante Arménio em Figueiredo de Alva. Esta família está de parabéns, desejo muita saúde e alegria e muitas felicidades e boa sorte para este casalinho Leandro e Yara.

——————————————————————————————————————————————————————-
26/12/2013

Baptizado No dia 8 de Dezembro foi o baptizado do menino Francisco Almeida Amaral filho de Ana Maria Almeida e de Armindo Sousa Amaral, foram padrinhos Diana Isabel Soares Almeida e Luís Filipe Sousa Amaral, a cerimónia foi feita pelo Sr. Padre João e no final foi servida a boda no Restaurante Arménio em Figueiredo de Alva. Esta família está toda de parabéns, desejo muitas felicidades para toda a família e boa sorte para o menino Francisco. O Natal É a festa mais linda do ano. Por todos os lados se veêm luzinhas a piscar e isso quer dizer que há grande alegria, que Deus Menino vai renascer no coração de todos nós e do mundo inteiro, só que é preciso haver compreensão, amor e carinho, alegria saúde e paz e não haver ódio nem vinganças, queremos o bem estar de todas as pessoas no mundo inteiro. Desejo a todas as pessoas que são assinantes deste jornal e para todos os que o lerem um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo cheio de boas notícias do Norte a Sul do País, são os votos sinceros da correspondente de Figueiredo de Alva. Boas Festas e Feliz Ano Novo Ano Novo Pedimos a Deus Menino que o ano de 2014 que entre com o pé direito que seja um ano abençoado, que nos venha proteger em tudo que nós precisamos e que o governo não ponham mais leis novas e aumentos porque já chega de sacrifícios, ponham a mão na consciencia olhem para os mais pobres porque é muita miséria por este mundo além principalmente as crianças são as que mais precisão portanto à que os apoiar Feliz Ano Novo 2014.

—————————————————————————————————————————–
12/12/2013

O tempo O tempo vai um autêntico verão, de noite frio e de dia vai calor, vai o tempo bom para apanhar a azeitona que este ano é muita fortuna por todos os lados ainda é bom que haja bastante azeite porque é o melhor para a saúde. O Natal O Natal está perto ou próximo a festa mais linda do ano que lembra a família mas nem todas as famílias se podem juntar porque vivem no estrangeiro mas o mais importante é que não falta a saúde. alegria e Paz, pedimos par que o Deus Menino nos traga muitas coisas boas principalmente par4a os mais pobres. Para os meus Filhos Para os meus filhos que estão no estrangeiro, netinhos, genros, e noras desejo um Santo Natal muito feliz e que o Deus Menino vos traga muitas coisas boas e que não falte saúde a ninguém que tenham amor, carinho, saúde, alegria e Paz são os votos de um feliz Natal e um abraço do tamanho do mundo Boas- Festas Para os doentes A correspondente de Figueiredo de Alva deseja a todos os doentes que estão nos hospitais e acamados em suas casas um Santo e Feliz Natal cheio de coisas boas, coragem e forças no vosso sofrimento vamos pedir ao Menino Jesus que interceda por todos vós para que recuperem melhoras Boas- Festas e Feliz Natal. Imigrantes São muitos os imigrantes que agora vêm passar o Natal com as família pois desejo a todos que tenham boa viagem que tudo corra bem e quando voltarem que tenham um bom regresso Boas- Festas e Feliz Natal. ———————————————————————————————————————

28/11/2013

A colheita da azeitona Chegou a altura da colheita da azeitona, este ano há muita, só que ainda está muito verde, as pessoas já andam a deitar a mais mdura, mas parte dela ainda está muito verde, só lá para Janeiro é que se deve acabar de deitar.   O frio O frio já chegou, só se está bem à lareira. Já chegou a geada, agora, daqui para  a frente é que são elas. O Verão é melhor de passar do que o frio do Inverno, mas temos de aguentar e ter paciência, o mais importante é que não falte saúde, alegria e paz.   O magusto O Rancho Folclórico de Figueiredo de Alva, no dia 24 de Novembro festejou mais um aniversário com castanhas e caldo verde e outros extras. Correu tudo muito bem e com grande animação. Esperamos que para o próximo ano façam igual.   De férias Está de férias da Alemanha, a nossa assinante Cristina Figueiredo com o seu marido Nuno Castanheira e seu filho Miguel, desejo que as goze bem de saúde junto de toda a família e quando voltar que tenham um bom regresso.

———————————————————–
14/11/2013

Nascimento No dia 20 de outubro nasceu o menino Francisco Almeida Amaral na maternidade do Hospital S. Teotónio em Viseu. Filho de Ana Maria Almeida e de Armindo Sousa Amaral, a mãe é natural de Figueiredo de Alva e o pai é natural de Boa- Aldeia mas residem em Figueiredo de Alva. Estão de parabéns desejo muitas felicidades e muita saúde e boa sorte para o menino Francisco.   Dia de todos os Santos Antigamente o dia de todos os Santos era um dia muito especial. mas os tempos trocaram, anda tudo ao contrário. A que pontos nós chegamos daqui por mais uns anos não dá vontade de viver neste mundo estão a trocar e a virar as coisas todas de patas para o ar então os dias santos mais importantes como se fosse um domingo afastaram- nos e porquê? As pessoas antigas já diziam que havíamos de chegar a pontos que não se entendiam uns com os outros e está tudo à vista, agora já não há respeito nem educação nem vergonha como era antigamente. Deus já não aguenta tanta coisa mas mesmo assim o senhor Padre João celebrou missa no dia de todos os santos e no segundo dia foi a procissão ao cemitério. O dia estava de muita chuva, mas as famílias vindas de longe vieram na mesma visitar os seus antequeridos. O cemitério estava lindo com tantas flores lindas assim as almas estejam em paz e alegres como as flores que há estavam Deus lhes dê o eterno descanso entre o esplendor da luz perpétua e que descansem em paz.   Falecimento Faleceu na sua residência a Sr.ª D.ª Maria da Luz de Oliveira de 79 anos de idade, natural e residente em Fermontelos – Figueiredo de Alva, viúva do Sr. Manuel de Almeida Martinho. Mãe do Sr. Silvino Oliveira de Almeida e da Sr.ª D.ª Florinda Oliveira de Almeida Lages. O seu funeral realizou-se dia 22/10/2013, saindo da Capela de Fermontelos onde se encontrava em câmara ardente, para a Igreja de Figueiredo de Alva onde se celebrou missa de corpo presente seguindo para o Cemitério local.

————————————————————————————————————
24/10/2013

Baptizado No dia 6 de Outubro foi o baptizado da menina Ana Rita Pinto, filha de Silvia Pinto e de Rogério Pinto. Padrinhos foram Diogo Pinto e Catarina Pinto ambos da família. A mãe é natural de Figueiredo de Alva e o pai é natural de Pinho. A cerimónia foi celebrada pelo Sr. Padre João. Em seguida foi servido o almoço no Restaurante em S. Félix, no Retiro da Fonte.Desejo muita saúde e felicidade para toda a família Pinto e boa sorte para a menina Ana Rita. Festa religiosa No dia 13 de Outubro foi a festa religiosa em honra de Nª Srª. de Fátima, com missa cantada pelo grupo paroquial de Figueiredo de Alva e celebrada pelo Sr. Padre João, à noite houve a procissão das velas com o andor da Nossa Senhora de Fátima enfeitado com flores muito lindas. Parabéns aos mordomos. Junta de freguesia No dia 18 de Outubro tomou posse a nova junta de Freguesia de Figueiredo de Alva, esperamos que nos próximos quatro anos façam muitas obras e aquilo que prometeram . Que tudo corra pelo melhor. Parabéns. Falecimento

Sr. Manuel Rocha Martins

Faleceu no Hospital de Viseu, o Sr. Manuel Rocha Martins de 87 anos de idade, era natural e residente na Cigana, Figueiredo de Alva. Viúvo da Srª. Dª. Glória de Fátima Figueiredo e pai da Srª. Dª. Adelaide Figueiredo Martins Lourenço. O funeral realizou-se no dia 14/10/2013 pelas 16 horas, saindo da Capela da Ladreda onde se encontrava em câmara ardente, para a Igreja de Figueiredo de Alva onde se celebrou missa de Corpo presente, seguindo depois para o cemitério local.

————————————————————————————————————————————————————————

10/10/2013

O tempo

O Verão foi muito quente, mas graças a deus ainda houve fartura de tudo, só que o Outono deu de Inverno e as colheitas ainda estão só a meio, estão por acabar de fazer e da maneira que vai o Inverno forte, vai estragar tudo, mas não vamos desanimar deus não faz ferida que não cura, temos que ter calma.

O javali

O javali este ano destruiu grandes terrenos de milho a muitos agricultores, estão todos desanimados porque passaram tanto sacrifício para terem os seus bens e esse malandro destruiu tudo, agora quem paga esse prejuízo? Mal de quem fica sem as suas coisas.

Eleições

Em Figueiredo de Alva as eleições correram desta maneira: Assembleia Municipal PSD – 180 votos; CDU – 11 votos; PS – 368 votos; Bloco de Esquerda – 17 votos.   Câmara PSD – 160 votos; A Nossa Terra II – 31 votos; PS – 378 votos; CDU – 5 votos; Bloco de Esquerda – 4 votos.   Assembleia da Nossa Freguesia PS – 323 votos; PSD – 236 votos; CDU – 20 votos. O vencedor foi o Sr. Vitor Loureiro Junta de Freguesia de Figueiredo de Alva com maioria, esperemos que seja um bom presidente. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

26/09/2013

Falecimento Faleceu no Hospital de Viseu, de 95 anos de idade, natural e residente em Figueiredo de Alva, viúva de António de Oliveira Cardão, Mãe de Horácio de Oliveira Cardão, Manuel de Oliveira Cardão e António de Almeida Cardão e de Carminda de Oliveira Carvalho e Deolinda Paiva de Oliveira Cruz. O seu funeral realizou-se dia 06/09/2013, saindo da residência onde se encontrava em câmara ardente para a Igreja de Figueiredo de Alva onde foi celebrada missa de corpo presente seguindo para o Cemitério local.   Festas religiosas No primeiro Domingo de Setembro foi em Fermontelos a festa em honra da Nª. Srª. da Libração, com missa cantada com o grupo coral da Paróquia de Figueiredo de Alva e celebrada pelo Sr. Padre João, no final teve procissão com música e os andores enfeitados com flores muito lindase com os seus guiões. A tarde teve festa para toda a gente se divertir, os mordomos estão de parabéns, para o próximo ano que façam igual. No segundo Domingo de Setembro, foi na Ladreda em honra de Nª. Srª. da Ajuda,  com missa celebrada pelo Sr. Padre João e cantada pelo grupo da Paróquia de Figueiredo de Alva, no final teve procissão com os andores enfeitados com flores e os seus guiões. À tarde teve o conjunto Arte Pública e em seguida teve os Amigos da Encosta de S. Macário em último foi o conjunto Arte Nova. Correu tudo muito bem, parabéns aos mordomos e para o próximo ano que seja igual. No terceiro Domingo de Setembro foi em Figueiredo de Alva festa em honra da Nª. Srª. das Dores, com procissão saindo da Igreja Paroquial, com os seus andores enfeitados com flores muito lindas e com os seus giões, em direcção à Capela do S. João e da Srª. das Dores, foi acompanhada pela música de Moçâmedes, onde teve missa celebrada pelo Sr. Padre Nuno do Sátão e cantada pelo grupo da Paróquia. à tarde teve o conjuntoArte Pública e o Rancho de Folclore da terra, foi uma animação forte para todas as pessoas que quiseram participar. Parabéns aos mordomos.

Em memória da minha avó (Maria da Piedade de Paiva e Oliveira) por Ana Lúcia

Na semana passada a nossa família ficou mais pobre. Perdemos a nossa Matriarca! Já em 2003 foi brutal a nossa perda, com a morte do meu avô, António Cardão. Homem respeitado, admirado, amado! O seu feitio e personalidade não correspondiam, sem sombra de dúvida, à geração à qual pertencia. Novos e menos novos, todos gostavam dele. Em Figueiredo de Alva, todos sempre o respeitaram. É a melhor memória que tenho da minha infância, em Figueiredo de Alva. A forma como todas as pessoas a nós se referiam, a mim e à minha irmã, como sendo as netas do Sr. Cardão. Foram também nossos pais, os nossos avós. E nós fomos suas filhas! Fomos a sua companhia durante os longos meses de férias de verão quando, afastadas dos nossos pais, a saudade própria de qualquer criança nem chegava a pesar tal era o gosto que tínhamos em passar aqueles dias todos em Figueiredo. Era também a nossa terra. E, quando as férias terminavam e tínhamos que voltar a Santarém, as lágrimas começavam a cair no Carapito, e só paravam uns 150 km mais à frente. E os avós também ficavam tristes, porque eramos a sua companhia. Mas, hoje, Figueiredo faz ainda menos sentido para mim. Ficam apenas as boas lembranças, as recordações de momentos muito felizes. A minha avó era muito vaidosa! Ela havia de gostar de saber que escrevi este artigo para o jornal da sua terra, falando sobre ela. E eu não podia deixar de o fazer. Ela gostava de se destacar. Na Missa, cantava mais alto, para se ouvir a sua voz e todos dizerem que cantava bem. E cantava! Adorava que alguém lhe dissesse que o seu vestido era bonito, ou que lhe fizessem qualquer outro elogio. É assim que a recordamos. E, quando o fazemos, sorrimos. E isso é bom! Era conhecida como tendo um feitio muito difícil “Só um santo a poderia aturar”, deve ter dito muita gente. E a verdade é que ela encontrou a pessoa perfeita para partilhar a sua vida. Nem todos têm essa sorte! Mas, apesar do seu feitio difícil, todos sabem que a minha avó era uma mulher muito generosa. Ajudava sempre que pudesse, todos os que lhe pediam ajuda e mesmo os que não pediam. Na sua carteira; havia sempre uma moeda, uma nota, destinada a agradecer e a reconhecer a todos os que também a ajudavam. E, durante muitos e muitos anos, quem em Figueiredo de Alva não conhecia a “Ti Piedade do Outeiro”? Nos últimos anos, a sua casa já não era em Figueiredo. Desde 2007 viveu com excelentes condições no Lar da Misericórdia de Santo António, em São Pedro do Sul, onde foi sempre muito bem tratada e acarinhada. Ultimamente, já nem conhecia a maior parte das pessoas que a visitavam. Os seus 95 anos já não lhe permitiam esse discernimento. Por isso, gostaria de aproveitar a oportunidade, para agradecer a todas as pessoas que visitaram a minha avó no Lar. Sabemos que foram muitas! E, algumas, mais que uma vez. A todas essas pessoas, em nome de toda a família: MUITO OBRIGADA! Finalmente, agradeço, ainda, em nome da família, mas em particular, um agradecimento muito especial, de coração, em nome da minha mãe, Deolinda, e dos meus tios Horácio, Manuel, Carminda e António, a todas as pessoas que prestaram a última homenagem à D. Piedade Oliveira, quer através da sua presença, quer por mensagens e telefonemas. Onde quer que ela esteja, que descanse em paz, orgulhosa da presença de tanta, tanta gente, tantas flores, tantas mensagens bonitas na sua despedida. Muito obrigada a todos. Gondomar, 12.09.2013 Ana Lúcia :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::