DESTAQUE (Ed. 714)

7.º aniversário do Agrupamento das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul

Edição 714 (23/03/2017)

Decorreu, dia 12 de março passado, no Salão Nobre da Câmara Municipal a sessão solene do 7.º aniversário do Agrupamento das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul.

Pelas 11 horas celebrou-se a recepção ao Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. Jorge Gomes que foi recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara, Vitor Figueiredo, vereadores, Bombeiros em parada e respectivos Comandantes, elementos da ANPC – Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Operacional Distrital – Federação dos Bombeiros distrito de Viseu e Forças de Segurança-GNR.

Teve lugar uma Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara e o Presidente Vitor Figueiredo agradeceu a todos os Bombeiros o esforço que fizeram nos incêndios do passado verão de 2016 e não abdica do seu trabalho e toda a responsabilidade no concelho da Associação Nacional de Protecção Civil, cujo trabalho foi elogiado pelo Secretário de Estado.

Na Quinta do Paço em Bordonhos, teve lugar um almoço convívio entre entidades e Bombeiros, um lugar lindo onde se cantou os parabéns ao Agrupamento pelos seus 7 anos de vida.

Secretário de Estado da Administração Interna no 7.º aniversário do Agrupamento de Bombeiros de S. Pedro do Sul

Na mesa de honra, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, estavam presentes o Presidente da Assembleia Municipal, Vitor Barros, o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Figueiredo, o Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Coronel Joaquim Leitão, o representante do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros, Comandante José Requeijo, o Comandante Operacional Distrital, Comandante Miguel Ângelo, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, José Amaro, o Presidente da Mesa do Plenário do Agrupamento, Adriano Pereira e o Presidente da Direção do Agrupamento, António Casais.

Durante a sessão solene foi realizada a apresentação do projeto do novo quartel do Agrupamento, da autoria do Arquiteto Paulo Loureiro, tendo o Secretário de Estado informado de que iria criar uma portaria para regulamentar a operacionalização dos agrupamentos de bombeiros, fazendo do novo quartel de S. Pedro do Sul um projeto-piloto que sirva de exemplo para todo o País.

Durante o seu discurso, o Secretário de Estado elogiou a atitude do Presidente da Câmara Municipal durante o incêndio de 2016 que fustigou o concelho de S. Pedro do Sul, revelando que o autarca coloca o interesse da população acima de qualquer outro interesse.

Seguiu-se uma visita às instalações dos dois Corpos de Bombeiros e também ao local onde vai ser construído o novo Quartel do Agrupamento.

Após a sessão solene a comitiva visitou as instalações das duas corporações do agrupamento e o terreno cedido pelo Município para a construção do novo quartel, um sítio espectacular, junto ao Estádio da Pedreira e a ver toda a cidade daquele local, onde vai nascer um Quartel lindíssimo para S. Pedro do Sul.

Autarca deixou aviso ao CODIS

O presidente da Clamara deixou um alerta ao novo Comandante Operacional Distrital de Viseu (CODIS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Miguel Ângelo, para que este ano não volte a acontecer o que aconteceu no ano passado, em que pediu “apoio à estrutura distrital [da Protecção Civil, devido ao grande incêndio que passou de Arouca para S. Pedro do Sul] e só depois de ligar ao senhor secretário de Estado da Administração Interna é que vieram aviões para ajudar S. Pedro do Sul naqueles dias fatídicos”.

O secretário de Estado lembrou esses dias e revelou que Vítor Figueiredo foi “a primeira pessoa a afrontar o seu Governo, não olhando a partidos e pondo o seu povo acima de qualquer outro interesse”. “Isso só se deve a uma pessoa que está comprometida com o seu povo”, elogiou.

Homenagens e Dia Distrital do Bombeiro em S. Pedro Sul

Vítor Figueiredo revelou que, no próximo feriado municipal, a 29 de Junho, todos os bombeiros do concelho de S. Pedro do Sul serão homenageados. A participação nos fogos do ano passado e o facto de abdicarem de horas de descanso, de tempo com a família e dos afazeres pessoais e profissionais fizeram com que o executivo decidisse prestar esta homenagem. Por sua vez, o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, José Amaro, adiantou que o Dia Distrital do Bombeiro será comemorado este ano em S. Pedro do Sul (14 de Maio) e que a Federação propôs à Liga dos Bombeiros Portugueses atribuir uma medalha ao sub-chefe José Santos, do Corpo Voluntário de Salvação Pública, que faleceu subitamente aos 62 anos, no passado dia 19 de Fevereiro.


Mais artigos:

Carnaval em Negrelos (S. Pedro do Sul) e outros artigos

Ex-Autarcas acusados de recebimentos indevidos de verbas

Territórios do interior querem regionalização e investimento público
Destaques – Edição 707
Aprovado Orçamento e grandes opções do Plano para 2017
Abertura de loja com produtos de Lafões em Alfama
Lafões.Cult.Lab é o novo espaço cultural de Vouzela

Marchas Populares desfilaram na cidade de S. Pedro do Sul

Internacionalizar as Montanhas Mágicas®
Baldios foram tema de debate
HABILITAR OS APLICADORES DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS
Vítor Figueiredo será recandidato às próxima autárquicas

• Ekaterina, a poeta russa que escreve em língua portuguesa

• EDP Barragens Solidárias apoia dois projetos em Lafões

 ARS Nova

Vouzela e S. Pedro do Sul já candidataram a nova ETAR a fundos comunitários
•VougaPark faz balanço do primeiro ano
Todos os anos, o município de Vouzela aposta um milhão no ambiente
Do sonho a um negócio de sucesso, 19 anos de lutas
Ataques na Serra do Montemuro reabrem o debate
Produzir vinho certificado de Lafões é um serviço público”
Nasce a Rota do Pastel de Vouzella
• Nasce um novo projeto de Teatro em Lafões
CLDS+ apresenta principais linhas de intervenção
Advogado faleceu no passado dia 20, com 83 anos
Vinho Chão do Vale conta com 24 mil litros e quer aumentar a produção
A gastronomia: história, autenticidade e progresso
A Rainha de Valadares
Projeto universitário aproximou a arte dos reclusos
• O homem atrás da câmara
Vitela certificada, uma aposta na qualidade
Pastel de Vouzela – Vouzelenses querem salvaguardar as origens dos seus produtos
Cantigas com alma
Bolsa de terras um exemplo de sucesso
Um retrato de Sever do Vouga
Centro de Emprego Dão Lafões têm novo director adjunto
Concerto de Natal memorável, muito aplaudido pela população