Destaque (Ed. 666)

Todos os anos, o município de Vouzela aposta um milhão no ambiente

“Queremos desmistificar a má imagem que os parques naturais têm pelo país”

Como a Gazeta da Beira adiantou na última edição, Vouzela prepara-se para ser o primeiro município em Portugal a gerir um parque natural local, o que deve acontecer já no primeiro trimestre de 2015. Em entrevista, Rui Ladeira fala-nos da importância do Parque Natural Vouga / Caramulo para a promoção turística do concelho e para a valorização agropecuária.

Rui-Ladeira

“Queremos promover turisticamente aquilo que temos de diferenciador no território”. Este é o principal objetivo do parque natural que em breve vai surgir em Vouzela. Uma aposta na conservação do ambiente que consiga, também, “atrair mais turistas, mais economia local mais promoção do território, não só na vila, mas também nas aldeias e a todos os negócios associados”, explica o Presidente da Câmara.

Em simultâneo, o autarca acredita que o sector primário também vai sair beneficiado, “através da criação de micro empresas que possam criar riqueza local e postos de trabalho”.

Cerca de 10% do orçamento anual do município é dedicado à área ambiente. A criação deste parque veio reforçar a aposta de Vouzela nos seus recursos naturais “temos uma biodiversidade incrível e temos que a saber aproveitar”, explica. Este projeto surge depois de um estudo que resultou num inventário do património natural do concelho: “concluímos que há muitos habitats, há muitas manchas, há muitos exemplares que devem ser dados a conhecer e ser promovidos turisticamente”, explica o Presidente de Câmara.

Gestão do poder local pode fazer a diferença

Em termos legais, o parque deve estar pronto já no primeiro trimestre de 2015. Segue-se muito trabalho. Como garantiu à Gazeta da Beira, Ladeira quer que em poucos anos “o Parque Natural Vouga/Caramulo seja uma referência a nível nacional”. O autarca sublinhou que vai seguir os bons exemplos e esforçar-se para “desmistificar a má imagem que os parques naturais têm pelo país”. Para isso, como defende, é essencial uma gestão de proximidade. “Uma gestão pelos interlocutores locais vai fazer toda a diferença. Se houver um problema, nós estamos cá para resolver”.

O Parque Natural Vouga/Caramulo vai ser o primeiro no país a ser gerido pelo município, o qual vai assumir o papel de regulador através de uma gestão e monotorização permanente. Rui Ladeira garante que este projeto vai ter um “fator agregador, positivo e criador de riqueza”. Para isso, todas as entidades do sector estão representadas no conselho consultivo. “Queremos que todos sejam nossos parceiros, vamos todos trabalhar em sintonia”.

Plantação de eucaliptos não pode ser indiscriminada

O Presidente da Câmara reconhece a “importância dos eucaliptos para a economia local de Vouzela e do país” e diz, por isso, que esta espécie “é bem-vinda”. O autarca, contudo, defende que esta cultura não pode ser plantada em todos os locais e sem regras, já que pode ser prejudicial para a agricultura e perigosa em caso de incêndio. Como explica, “Esta cultura deve ficar afastada das captações e das linhas de água; afastada dos terrenos agrícolas; afastadas de infraestruturas e de aglomerados populacionais, já que, em caso de incêndio, são espécies muito infamáveis e temos que ter muita cutela, ainda temos todos bem presentes o incêndio do Caramulo, não podemos deixar que os incêndios ponham em causa todo o património, os bens, os animais e as pessoas”.

—————————————————————————————————————————-

Mais artigos:

Ataques na Serra do Montemuro reabrem o debate
Produzir vinho certificado de Lafões é um serviço público”
Nasce a Rota do Pastel de Vouzella
• Nasce um novo projeto de Teatro em Lafões
CLDS+ apresenta principais linhas de intervenção
Advogado faleceu no passado dia 20, com 83 anos
Vinho Chão do Vale conta com 24 mil litros e quer aumentar a produção
A gastronomia: história, autenticidade e progresso
A Rainha de Valadares
Projeto universitário aproximou a arte dos reclusos
• O homem atrás da câmara
Vitela certificada, uma aposta na qualidade
Pastel de Vouzela – Vouzelenses querem salvaguardar as origens dos seus produtos
Cantigas com alma
Bolsa de terras um exemplo de sucesso
Um retrato de Sever do Vouga
Centro de Emprego Dão Lafões têm novo director adjunto
Concerto de Natal memorável, muito aplaudido pela população

Redação Gazeta da Beira