Agricultura (Ed. 681)

Os otiorrincos

16/07/2015 (Ed. 680)
Texto e fotos de • Jorge Sofia*

Os otiorrincos

Ed680_DSC06804Este ano na minha horta os morangueiros foram reis! Isto até alguns me começarem a secar de repente. Levantei-os para ver se estariam podres, mas não! No entanto as raízes estavam roídas. Depressa dei com a razão: – larvas de escaravelhos, muito possivelmente de Otiorhynchus! Disse bem – ó tio ó rincus! Mais um nome feio, mas a minha vida anda cheia deles. Este gorgulho ou carocha no dizer da malta mais antiga é um destruídos de inúmeras plantas, mas tem sem dúvida uma especial preferência por plantas de morangueiro, sendo naturalmente as mais novas aquelas que mais sofre. Os adultos (as carochas) são insetos redondinhos de cerca de seis milímetros de comprimento e de cor castanho-escuro a preto. Sendo encontrados com frequência nas folhas das plantas que infestam (neste caso os meus morangueiros). Estes insetos não têm a capacidade de voar, desenvolvendo comportamentos curiosos quando se sentem ameaçados, como deixarem-se cair ou fazerem-se de mortos (estão a ver, tocam-lhes com o dedo e eles nada! Assim que desviamos o olhar, pernas para que vos quero). Já as larvas constituem o verdadeiro problema – Em forma de C, brancas, sem pernas, de grande tamanho (às vezes um centímetro) e cabeça preta, encontram-se enterradas junto das raízes, que pastam, daí o problema dos meus viçosos morangueiros.

Como é que a larva chega ao solo? Há que explicar que esta raça é tão ruim que não tem machos (digamos que é desequilibrada). As fêmeas são partenogenéticas (vá ver ao dicionário ou à web, que eu não tenho tempo para tudo) pondo ovos não fertilizados no solo, dos quais saem larvas que irão dar novas fêmeas, o que leva a uma reprodução do mau feitio das mães. E sem sogras para as contrariar…Estas larvas alimentar-se-ão das raízes das plantas destruindo-as. As larvas passarão o inverno enterrada no solo, pupando (outro palavrão), na primavera, nas camadas superficiais do solo e destas pupas (casulos), no princípio do verão, sairão adultos que se irão juntar aos (às) que sobraram do ano anterior (e que estavam escondidas debaixo das pedras) e o ciclo repete-se. Foi nesta altura que dei com elas a banquetearem-se nos meus morangos.

As plantas atacadas não crescem, ficando as folhas avermelhadas, acabando por secar as raízes pastadeiras são destruídas, sendo com facilidade as plantas arrancadas do solo. Como os adultos não voam os sintomas da praga vão alastrando em torno do foco inicial, aumentando de ano para ano, se não se controlar a praga. Pra esta finalidade não há inseticidas autorizados, sendo a melhor forma de a controlar a profilaxia, nomeadamente a rotação de culturas, evitar levar plantas infestadas ou com solo infestado de uma parcela para outra e movimentar o solo de campos infestados, no outono, de modo a expor insetos e larvas aos pássaros e inverno. Um método utilizado desde o tempo da outra senhora, consiste em apanhar todos os “otiorrincos” vivos que puder e passá-los a mortos…

—————————————————————————————————————

Outros artigos

Profilaxia das doenças do lenho da videira
Mais uma praga, isto já parece o Egipto!
A Lei 26 para o uso racional dos pesticidas
Os ácaros
O pedrado da maçã
• A escoriose da videira

Os cavalos também se abatem e os eucaliptos não ficam atrás

As plantas afinal reagem, ou como o último a rir é o que ri melhor
Os vírus vegetais
Tratamento de Inverno
O Enigma da esfinge
• Antracnose do castanheiro
E agora?
Podridão cinzenta do Kiwi
A flavescência dourada
O bichado da noz
A cigarrinha verde
O chumbo dos pessegueiros e afins
Ser agricultor também requer lápis e papel!
Paletes de problemas…
Vespa das galhas do castanheiro
Às vezes o mal remedeia-se: A mineira-das-folhas-dos-citrinos
O olho de pavão
Hoje toca ao mirtilo
O xiléboro das fruteiras
O mistério das cenouras antropomórficas
O míldio ou águado dos citrinos
A Estrela-de-Natal e o seu alegre companheiro
A Gafa da azeitona
O Escaravelho das palmeiras
Os balaninos
Cancro do castanheiro causado por Cryphonectria parasitica (Murr) Barr.
A tinta do Castanheiro
O Bichado da maçã

Redação Gazeta da Beira