Atualidade (Ed. 660)

Festival Romano “Aquae Sulis” levou S. Pedro do Sul ao mundo

Depois do Festival centenas marcaram visita às Termas, diz organização

Festival Romano “Aquae Sulis” levou S. Pedro do Sul ao mundo

Ed659_festivalRomanoNos passados dias 19 e 20 de julho, as Termas de S. Pedro do Sul estiveram em festa, realizou-se o Festival Romano “Aquae Sulis”, uma iniciativa que quis mostrar as potencialidades das Termas, ao mesmo tempo que contava a sua história na época Romana. Esta iniciativa, segundo a organização, trouxe centenas de pessoas às Termas e levou o seu nome aos quatro cantos do mundo, através do programa da RTP, “Aqui Portugal” que integrou o festival. Em jeito de balanço, Victor Leal avança à Gazeta da Beira que depois do “Aqui Portugal” a Termalistur já recebeu centenas de marcações de vários países.

Segundo Victor Leal, depois do programa “Aqui Portugal”, que chegou a inúmeros países através da RTPInternacional, multiplicaram-se as marcações. “Tivemos nos dias imediatos centenas de telefonemas de vários países, de emigrantes nossos, a proceder à marcação de consultas médicas”. Um balanço bastante positivo. Como defende o Administrador da Termalistur, “o fim de semana de 19 e 20 de julho constituiu mais uma etapa importante na afirmação do destino Termas de S. Pedro do Sul e de todas as suas potencialidades. O programa da RTP “Aqui Portugal” levou o nome das nossas termas aos quatro cantos do mundo”.

Esta iniciativa teve um custo a rondar os 10 mil euros. Uma aposta ganha e que justifica o investimento, garante o Vice-Presidente do Município, Pedro Mouro: “foi uma iniciativa com um balanço bastante positivo, através da qual conseguimos dar a conhecer as Termas, mas também o concelho como um todo”. Através de vários pontos de reportagem, S. Pedro do Sul pôde divulgar, também, a serra, a gastronomia, o mercado tradicional… Uma forma de, como acrescenta o vereador, “a Comunidade Sampedrense espalhada pelo mundo reviver a sua terra e as suas origens e, também, dar a conhecer as nossas terras, por forma a conseguirmos criar um ponto de atração para todas as pessoas”.

Recriação histórica

Ed659_termasNo âmbito do Festival Romano, destaque, ainda, para a recriação histórica. Tendo como o pano de fundo as ruínas romanas e todo o espaço envolvente aos Balneários D. Afonso Henriques e Rainha D. Amélia, S. Pedro do Sul recuou no tempo e voltou à época da romanização. Gladiadores, soldados, sacerdotes, costumes, tradições chegaram à cidade Termal e, através de diferentes iniciativas fizeram “história da história”.

O Festival “Aqua Sulis” encerra com a promessa de voltar. Como refere Victor Leal. “o espólio histórico existente, e bem patente nas ruínas romanos, é demasiado importante para não estar a ser aproveitado. Daí que todos os anos este festival irá acontecer e esperamos cada ano com mais força e pujança de modo a levar o nome das termas e do que melhor aí acontece a todos os Portugueses”.

Além desta iniciativa, durante o ano estão previstas outras para “projetar e afirmar o destino das Termas de S. Pedro do Sul”. Como explica Victor Leal, “o Festival Romano “Aquae Sulis” é uma ação integrada no plano de animação geral das Termas. Procuramos identificar dois ou três grandes momentos de afirmação deste plano com eventos diferenciadores e que potenciem as nossas termas”.

————————————————————————————————————————-

Mais artigos:

Frango do Campo o ex libris de Oliveira de Frades

Mirtilo continua a ser completamente escoado

Vouzela e São Pedro do Sul querem uma nova ETAR
1.º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões está a chegar
Manhouce uma aldeia viva
Conferências que deixam saudades
Bombeiros revelam-se preocupados com a falta de meios para combater incêndios
Lafões celebra a floresta
Rota da Vitela e da Lampreia
O estado vai reter mais de um milhão de euros ao Município
Novo mapa judiciário prejudica duramente a região
Bloco de Esquerda quer soluções para a Água de São Pedro do Sul
Primeiro concurso aproximou sampedrenses e superou expectativas
aGim vê aprovada candidatura para criação do Cluster dos Pequenos Frutos
• “Os Verdes” pedem respostas à Assembleia da República
• BE diz que orçamento do estado para 2014 vai penalizar a região
• A prevenção uma importante arma contra o Cancro da Mama
• NOVAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS ENTRAM EM FUNÇÕES
• Última Assembleia Municipal do Mandato em S. Pedro do Sul

Redação Gazeta da Beira