“Os Verdes” pedem respostas à Assembleia da República

Actualidade

Ed644_EscOlivFrades_IMG_9224As obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades devem ser retomadas em breve. Esta foi a garantia do Presidente do Município de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, que na passada reunião de câmara, do passado dia 28 de Novembro, disse que as obras de requalificação da Escola devem estar prontas, no início do próximo ano lectivo. A Gazeta da Beira também contactou a escola. A directora, Jorgina Rolo, continua a aguardar uma resposta concreta de todas as entidades responsáveis pela obra, contudo, como declarou, pelo menos, “a escola já começou  a receber mobiliário”.

O assunto foi  trazido à última reunião de Câmara, depois de “Os Verdes” terem dirigido um comunicado à Presidente da Assembleia, no qual, o partido pedia que Assunção Esteves dirigisse ao ministério de Nuno Crato uma série de questões relativas à obra que está parada há nove meses.

Dois anos e meio depois, as obras continuam por concluir

Desde de Março deste ano, que as obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades estão paradas. A intervenção, no âmbito da Parque Escolar, começou em 2011 e, segundo o comunicado que “Os Verdes” entregaram à presidente da Assembleia, deveria estar concluída no prazo de 18 meses. Quando questionada pelos motivos da suspensão das obras, a diretora diz acreditar que os motivos têm que ver com “o contrato de fiscalização que não foi renovado”, impossibilitando, deste modo, como atesta a lei, a continuação da requalificação.

A situação continua por resolver, os constrangimentos para a comunidade escolar, nestas condições há mais de dois anos e meio, continuam. Como refere, Jorgina Rolo: “ Nós temos muita falta de espaço, os alunos não têm lugares apropriados para libertarem as suas energias, têm aulas em salas provisórias e em monoblocos”.

O comunicado de “Os Verdes”

Em comunicado, “Os Verdes” dizem que este foi um “investimento excêntrico , face às condições que o equipamento escolar (construído em 1986) apresentava no início da intervenção”. Segundo os dados que apresentam, esta requalificação, praticamente de raiz, é “uma das mais caras do país”, a qual, tem um custo previsto, como indicam, de 18,5 milhões de euros.

Perante este cenário, que, segundo “Os Verdes”, “tem causado diversos constrangimentos aos alunos e profissionais de educação deste estabelecimento de ensino”, o deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”,  José Luís Ferreira, quer que o Ministério da Educação e Ciência responda, o porquê  das obras estarem paradas; quando é que esta obra vai estar pronta; qual a verba prevista para a conclusão; em que condições estão instalados os alunos e qual é o custo dos contentores. Perguntas ainda sem reposta, perguntas estas, que a generalidade dos oliveirenses quer, também, ver respondidas.

• Patrícia Fernandes