Atualidade (Ed. 651)

Lafões celebra a floresta

Lafões celebra a floresta

• Patrícia Fernandes

Ed651_02-FlorestaOs três municípios de Lafões, Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul uniram-se em prol da floresta. Entre os dias 19 e 23 de março, foram muitas e diversas as atividades que passaram pelos três concelhos. Uma semana diferente que quis sensibilizar, alertar para os problemas e colocar o assunto das florestas na ordem do dia.

A floresta representa a maior porção dos três concelhos, uma realidade que não é ignorada.  A prova é o conjunto de ações promovidas no âmbito da semana da floresta, uma forma de, como garante Paulo Antunes, vereador do Município de Oliveira de Frades, colocar o “assunto na ordem do dia,  no topo das  prioridades de cada um de nós” isto porque, como acrescenta, “é o empenho de cada um que vai fazer uma floresta de vontades e de ações na procura de uma região melhor”. Um conjunto de ações que, como acrescenta Vítor Figueiredo, o Presidente da Câmara de São Pedro do Sul, procura sensibilizar as pessoas para a importância de cuidarem da floresta, já que “mais importante que combater os fogos florestais é a prevenção”. Seminários, jogos, concertos, exposições, campanhas de sensibilização, caminhadas e plantação de árvores…foram várias as iniciativas que marcaram a semana dedicada à Floresta. Um programa variado que, segundo Carla Maia, vereadora do Município de Vouzela,  “é pensado para todos os gostos e idades”.

Municípios querem lutar pela floresta

Na conferência de abertura da Semana Florestal, ocorrida no passado dia 19, no Balneário Rainha D. Amélia, os três município foram unânimes: a Floresta é uma prioridade na política de cada concelho.

Como referiu Paulo Antunes, “a floresta sempre foi um vetor determinante em qualquer crescimento e desenvolvimento que se projete”, nesta lógica, como adiantou, Oliveira de Frades só vai estar satisfeita quando conseguir valorizar plenamente este recurso que ocupa cerca de 60% do território. Como referiu o vereador, “só  estaremos satisfeitos quando a floresta contribuir de forma efetiva para a fixação de pessoas e bens no nosso território, quando a sustentabilidade económica e ambiental dos nosso territórios assentar num ecossistema  que,  além de aproveitar os recursos das nossas florestas, consiga evitar a proliferação de fogos como no ano passado no Caramulo”.

Vítor Figueiredo, Presidente do Município de São Pedro do Sul, também garantiu que as florestas vão ser uma prioridade deste novo executivo. Como defendeu, “O novo executivo vai dar um especial enfoque às nossas matas florestais. Eu próprio, enquanto cidadão, tenho matas florestais e, portanto, tenho uma certa sensibilidade para o assunto”.

Do município de Vouzela, a mesma resposta, a vereadora Carla Maia garante que “a floresta foi, é e sempre será uma prioridade”, sendo que, como referiu, cerca de 10%  do orçamento da autarquia, ou seja, cerca de 1 milhão de euros, vai se usado neste âmbito.

————————————————————————————————————————-

Mais artigos:

Rota da Vitela e da Lampreia
O estado vai reter mais de um milhão de euros ao Município
Novo mapa judiciário prejudica duramente a região
Bloco de Esquerda quer soluções para a Água de São Pedro do Sul
Primeiro concurso aproximou sampedrenses e superou expectativas
aGim vê aprovada candidatura para criação do Cluster dos Pequenos Frutos
• “Os Verdes” pedem respostas à Assembleia da República
• BE diz que orçamento do estado para 2014 vai penalizar a região
• A prevenção uma importante arma contra o Cancro da Mama
• NOVAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS ENTRAM EM FUNÇÕES
• Última Assembleia Municipal do Mandato em S. Pedro do Sul

Redação Gazeta da Beira