XIX Concurso Pecuário da Giesteira premiou criadores de gado do concelho de Vouzela

Integrado no programa da Feira da Vitela de Lafões

Realizou-se no dia 17 de junho, no recinto de exposições da Giesteira, o Concurso Pecuário integrado no programa da XIX Feira da Vitela de Lafões, que decorreu naquela localidade da freguesia de Queirã entre os dias 16 e 18.

A iniciativa foi promovida pelo Município de Vouzela e pela Junta de Freguesia de Queirã, contando com a colaboração da Cooperativa Agrícola de Vouzela e da Direção Geral Veterinária.

Na edição deste ano participaram 26 produtores, mais dois que em 2016, tendo apresentado a concurso um total de 50 bovinos de raça mirandesa e arouquesa, mais 15 do que no ano passado, e 33 caprinos e 28 ovinos, o mesmo número da edição passada.

Os prémios para a classe dos bovinos variaram entre os 40 e os 100 euros e para a classe dos caprinos e ovinos entre os 15 e 30 euros, tendo sido atribuído um total de 1.735 euros em prémios.

O Concurso Pecuário da Giesteira tem como objetivo promover e incentivar a criação de gado no concelho, em especial as raças de bovinos autóctones que dão a afamada Vitela de Lafões, assim como os pequenos ruminantes, que mantêm a economia das pequenas explorações e previnem incêndios florestais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *