“Vouzela – Um Ano Depois”
![](http://gazetadabeira.pt/wp-content/uploads/2018/10/748_VZL_VisitaPR-01.jpg)
14 outubro
O Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, deslocou-se no passado dia 14 de outubro, ao concelho para participar das iniciativas integradas no programa “Vouzela – Um Ano Depois”.
Depois do descerramento da placa de homenagem aos Bombeiros de Vouzela, o Bispo presidiu à Eucaristia que decorreu no Instituto Missionário Marista e à qual se associou o executivo da autarquia, presidentes de junta, coletividades locais e muitas centenas de vouzelenses que recordaram com tristeza os trágicos acontecimentos do ano passado, mas que também se uniram na vontade de continuar a reconstruir este território.
15 outubro
Um ano depois do trágico incêndio de 15 de outubro de 2107, o concelho de Vouzela assinalou a data com um programa evocativo.
![](http://gazetadabeira.pt/wp-content/uploads/2018/10/748_VZL_VisitaPR-02.jpg)
“Vouzela – Um Ano Depois” foi o nome da iniciativa que pretendeu homenagear todos aqueles que foram atingidos pela tragédia e mostrar que, um ano depois, o concelho está a reerguer-se e a recuperar da grande destruição que sofreu em 2017.
Pelas 9h, junto à central de camionagem de Vouzela, foi inaugurado o monumento de homenagem às oito vítimas mortais, uma obra da autoria de João Marques e de Margarete Silva, cerimónia à qual se juntou o executivo da Câmara Municipal de Vouzela, presidentes de junta e demais entidades locais. O monumento foi benzido pelo pároco de Vouzela, Ricardo Oliveira.
Ainda de manhã e em virtude do cancelamento da atividade de reflorestação e limpeza prevista para a Reserva Botânica de Cambarinho, foi antecipada a visita a algumas explorações agrícolas reconstruídas.
Às 14h, na presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, foi entregue mais uma habitação, desta vez na localidade de Confulcos, na União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas.
A comitiva seguiu para o cemitério paroquial de Ventosa onde foram colocadas coroas de flores nos túmulos das cinco vítimas mortais que ocorreram naquela freguesia, tendo sido igualmente depositada outra coroa de flores na campa da vítima de Queirã. Nesta freguesia foi entregue aos proprietários a chave da oitava habitação reconstruída.
Para o final do dia ficou ainda uma visita surpresa do Presidente da República a Ventosa.
Marcelo Rebelo de Sousa tinha decidido adiar a iniciativa na mata do Castelo para a manhã de 16 de outubro, mas na sua deslocação para Viseu decidiu fazer um desvio a Vila Nova e Ventosa para cumprimentar a população daquela que foi a freguesia mais afetada no concelho de Vouzela.
16 de outubro
O Presidente da República deslocou-se, dia 16 de outubro ao concelho de Vouzela.
![](http://gazetadabeira.pt/wp-content/uploads/2018/10/748_VZL_VisitaPR-03.jpg)
No âmbito do programa evocativo do grande incêndio de 15 de outubro de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa participou numa iniciativa de plantação e controlo de invasoras no Monte da Srª do Castelo.
Na sua deslocação, o Chefe de Estado chamou a atenção para o problema da eucaliptização da floresta e em particular do concelho de Vouzela.
Em sintonia, o Presidente da República e o Presidente da Câmara pedem medidas urgentes para preservar a floresta autóctone e a agricultura.
Comentários recentes