Vouzela empenhado em fixar população jovem no concelho

Quinze famílias já usufruem do arrendamento habitacional

Na última reunião de Câmara o executivo vouzelense aprovou por unanimidade a abertura do concurso para a venda de terrenos no loteamento do Medorno, em Cambra. No total, o loteamento tem 36 lotes, sendo 18 propriedade do Município. Entretanto, a Autarquia está já a trabalhar na criação de mais zonas habitacionais. Ainda, com o objetivo de fixar mais população, em janeiro, a Autarquia aprovou um regulamento habitacional que prevê uma série de benefícios para quem queira viver em Vouzela. Cerca de meio ano depois o balanço é positivo.

Na próxima reunião de câmara pública, a 7 de agosto os lotes do Medorno, em Cambra, serão vendidos em hasta-pública, sendo que o valor médio por metro quadrado, em termos médios, ronda os 10 e os 11 euros. Rui Ladeira fala de “valores muito convidativos, dentro dos equilíbrios que são necessários, procuramos apresentar preços compatíveis com o estado da economia do país e da região”, clarifica

Município quer criar mais zonas habitacionais

Segundo o Presidente da Câmara, entretanto, como o mesmo objetivo de “aumentar a oferta habitacional, procurando fixar jovens e sobretudo criar maior concentração de população”, o Município diz que têm esta mesma “estratégia para o resto do território”, estando já a trabalhar no loteamento de Sampaio, em Vouzela, assim como no desenvolvimento de mais dois espaços, um na Quinta da Regada, junto à Escola Secundária, outro em Fataunços.

Quinze famílias aderiram ao Arrendamento Habitacional

No terreno desde janeiro, atualmente, o arrendamento habitacional em Vouzela apoia cerca de quinze famílias Números que Rui Ladeira considera positivos. “Segundo indicações dos nossos serviços, neste momento, estamos a apoiar cerca de dezena e meia de famílias. O balanço é positivo, estamos a falar de um produto único e que nunca foi usado, sobretudo, em concelhos do Interior do país. É algo que não é de um dia para o outro, temos que continuar a passar a palavra. As pessoas quando tomam conhecimento mostram-se interessados e muitas vezes sabem de um familiar que possa estar interessado”, refere.

O apoio ao arrendamento visa apoiar a renda mensal de quem quiser residir em Vouzela e cujos rendimentos per capita, não excedam os mil euros. Os apoiam variam entre 20 e 40%.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *