Vouzela é “Vila de Excelência”

Galardão foi entregue pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade,

• Texto Fernando Morgado

Vouzela faz parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, um grupo do qual atualmente apenas fazem parte 36 cidades ou vilas a nível nacional.

A bandeira foi entregue ontem, dia 8 de março, numa cerimónia pública que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que contou com a presença do executivo municipal e de várias entidades concelhias.

A atribuição deste galardão resultou do grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Vouzela aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila Turística”.

“A melhoria da mobilidade, com a requalificação de espaços públicos permitindo o acesso a todos a serviços e comércio, um parque de campismo inclusivo, mas também a promoção da atratividade turística com a criação do Centro de BTT e da futura ecopista, foram os argumentos apresentados por Vouzela e os quais nos permitem ter um território diferenciador e de referência”, referiu, durante a sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira.

Dentro do contexto da mobilidade ciclável, assume importância relevante o Centro de BTT de Vouzela, inaugurado recentemente, sendo este o primeiro centro homologado àquela modalidade no distrito de Viseu e conta já com uma rede de 200 quilómetros de trilhos, devidamente sinalizados, diversos níveis e atravessa todas as freguesias do concelho de Vouzela.

Destacamos e no tocante ao Turismo a remodelação do Parque de Campismo de Vouzela e nas obras efectuadas destacamos que o mesmo pode ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida e por pessoas com limitações visuais.

Também contribuiu para este reconhecimento o evento Cinclus, um festival de imagem de natureza e o Festival das 4 Estações que decorreu no Parque Natural Local Vouga Caramulo-Vouzela, com a degustação de produtos endógenos.

A atribuição desta bandeira é uma “responsabilidade acrescida sobre o que é preciso fazer, com qualidade, com determinação e com vontade de manter os níveis de excelência”, adiantou Rui Ladeira.

“Queremos partilhar este galardão com todos os parceiros locais, que todos os dias constroem aquilo que somos e aquilo que temos, começando pelos colaboradores do município, juntas de freguesias, associações, escolas, bombeiros e todas as instituições em geral”, sublinhou Rui Ladeira.

A bandeira “Cidade ou Vila de Excelência – Nível II” foi entregue por Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e Pedro da Silva coordenador da Rede Cidades e Vilas de Excelência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.