Vouzela dedica dia a empresários

Zona industrial de Queirã foi inaugurada e quadro comunitário esteve em destaque

A Zona Industrial de Vasconha-Queirã foi inaugurada no passado dia 27 de março. Um investimento superior a um milhão e duzentos mil euros. A infraestrutura tem 28 lotes, Rui Ladeira garante que a ocupação da Zona Industrial já se situa entre os 70 e os 80%. No mesmo dia, em Campia, 200 empresários da região reuniram-se para debater o Novo Quadro Comunitário. Uma iniciativa que contou com a presença de Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

1510427_814696605274688_466079857747855496_n

Dezoito dos 28 lotes da Zona Industrial Vasconha-Queirã já estão contratualizados. Como anunciou o Presidente da Câmara de Vouzela, em breve vão já ser instaladas oito empresas. A curto e médio prazo este polo quer criar largas dezenas de postos de trabalho. Na inauguração Rui Ladeira mostrou-se otimista no sucesso desta nova Zona Industrial que considera um investimento estruturante para a região capaz de gerar emprego, riqueza e fixação da população.

Já Ana Abrunhosa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) que inaugurou a obra reforçou a importância do investimento privado para a criação de emprego.

Novo Quadro Comunitário em destaque

Também no mesmo dia, em Campia, mais de 200 empresários da região participaram num jantar conferência em Campia. Em debate esteve as oportunidades do Novo Quadro Comunitário. Os empresários ficaram a saber quais são os incentivos às empresas e ao emprego. A Presidente da CCDR, Ana Abrunhosa apresentou os vários programas operacionais dos Fundos Europeus para 2014-2020.

Na sessão participou ainda Castro Almeida que defendeu que o Novo Quadro Comunitário pode ser a oportunidade de ouro para o país. O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural anunciou que em Portugal vão ser investidos mais de 26 milhões de euros, sendo que a maior tranche será aplicada no empreendedorismo e no investimento privado.

Esta foi uma iniciativa do Município de Vouzela e da Associação Empresarial de Lafões, e que contou com o apoio CCDRC.

Críticas da oposição

António Menezes considera que no jantar conferência, promovido pela Câmara Municipal houve “segregação” de alguns empresários. Isto porque, nem todos receberam convite. Rui Ladeira diz que “ninguém foi excluído”. Assume que possa ter havido uma falha dos serviços técnicos, mas defende: “quem não recebeu a carta devia ter ligado”. Relativamente à inauguração da Zona Industrial de Queirã António Menezes defendeu, ainda, que a Presidente de Junta, Susana Outeiro, deveria ter tido mais destaque, assim como Paulo Amaral Figueiredo, Joaquim Mendes e Telmo Antunes que considera os três maiores nomes deste projeto e que no seu entender deveriam ter sido referidos na inauguração. Em resposta, Rui Ladeira diz que “fica triste” com o que considere de “mexeriquices” e garantiu que Susana Outeiro, eleita pelo PS, foi tratada com “consideração e respeito” uma vez que foi convidada para o descerramento da placa de inauguração.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *