Vouzela comemora os 500 anos do Foral de Lafões

Edição do Foral vai ser reeditada

 

RL_fO Foral de Lafões comemora 500 anos. Uma data simbólica que Vouzela não quis deixar em branco. As comemorações arrancaram ontem, com o lançamento de um selo comemorativo e culminam a 15 de dezembro.

No ano em que se assinalam os 500 anos do Foral de Lafões, Vouzela preparou uma série de atividades para ilustrar a efeméride. O livro do Foral de Lafões vai ser reeditado, uma edição que pode chegar às duas centenas de exemplares e que vai estar disponível em dezembro.

As festividades já começaram. Ontem, dia 15, foi lançado, em parceria com os CTT uma edição do selo comemorativo dos 500 anos do foral. Mas há muito mais, já no mês de novembro, também no dia 15, destaque para a recriação de uma feira quinhentista, integrada na feira mensal, que espera contar com centenas de figurantes. A iniciativa culmina a 15 de dezembro, dia do seminário: “Lafões um património com futuro”, que junta à mesma mesa inúmeros especialistas.

Rui Ladeira, em conferência de imprensa, destacou a importância do documento para Vouzela e para a região. O autarca fala de um programa que visa “proporcionar um melhor conhecimento da nossa história, da nossa identidade cultural e da nossa vida coletiva, estimulando também a população escolar a participar nesta (re)descoberta de Vouzela e da Região”.

O Município tem como parceiros o Agrupamento de Escolas de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, a Escola Profissional e a Associação D. Duarte de Almeida. Há 500 anos Lafões albergava outros concelhos, nomeadamente, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul. Vouzela, contudo decidiu avançar sozinho.

 

As comemorações continuam 

15 novembro

Recriação de Feira Quinhentista, integrada na Feira Mensal, com tasquinhas, venda de produtos da terra, desfile de personagens representando a época, animação, encenação de um casamento de monarca, danças da época, malabaristas, dramatização de personagens da época (Camões, Gil Vicente)

15 dezembro

Seminário “Lafões um património com futuro”. Participação das escolas e da universidade sénior na dinamização de momentos culturais, música, danças, teatro

Descerramento de placa alusiva da efeméride no edifício da Biblioteca Municipal.

 Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *