Vouzela com novos projectos nas suas escolas

Agrupamento de Escolas de Vouzela associa-se ao Projeto internacional “Weather Station for Schools”

699_VZL-WeatherStation

A Oracle Academy e a Raspberry Pi Foundation (Fundação Britânica) criaram o “Oracle Raspberry Pi Weather Station for Schools”, um projeto focado em reunir milhares de escolas em torno de uma experiência científica por todo o mundo.

O Agrupamento de Escolas de Vouzela – mais propriamente a sua Escola Sede, sob a coordenação do Professor Paulo Ribeiro – foi uma das primeiras 1000 escolas candidatas a receber gratuitamente um kit de equipamento “Raspberry Pi” para permitir aos alunos a construção e manipulação da sua própria estação meteorológica. Os kits foram financiados através de uma doação da Oracle Giving (em conjunto com a Oracle Academy).

O Projeto visa contribuir para a criação de competências na computação em rede e bases de dados. Desta forma, os fabricantes esperam que os alunos ganhem e desenvolvam competências em três áreas distintas, mas interligadas: computação, meteorologia e geografia. Depois de construída a estação meteorológica, serão recolhidos e partilhados dados climatéricos, nomeadamente velocidade do vento, direção, temperatura, pressão atmosférica e humidade.

 

Jogo “A Reconquista do Lince” ganha 1.º Prémio Nacional

699_Vzl-ProjectoLince

<—— Projecto Lince – siga o link —->

No âmbito da participação no concurso “Nós pelo Lince e o Lince por Nós”, promovido pelo Jardim Zoológico, a IBERLINX, ABAE/Eco-Escolas e a Direção Geral de Educação, o Agrupamento de Escolas de Vouzela ganhou o 1.º prémio nacional, no escalão do 2.º Ciclo.

O objetivo do concurso visava a importância da preservação do lince-ibérico, espécie atualmente em vias de extinção, existindo apenas cerca de 400 indivíduos em toda a Península Ibérica. O desafio foi lançado pelo professor Paulo Ribeiro, juntando-se ao projeto os alunos João Santos e Bernardo Ribeiro (ambos do 5.º ano) para a criação de um jogo informático sobre o tema em questão. Combinando os saberes das aulas de Ciências Naturais e de programação da Oficina de TIC, a funcionar este ano como oferta de escola, o projeto seguiu em frente e conseguiu superar as expetativas das entidades promotoras do concurso.

No passado dia 5 de junho, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios, no auditório do Jardim Zoológico de Lisboa, com a presença dos responsáveis das várias entidades envolvidas, seguindo-se uma visita guiada pelo Jardim Zoológico e, claro está, terminando com a observação dos dois exemplares de lince-ibérico que não se intimidaram com a presença curiosa dos presentes.

Os vencedores irão visitar a Reserva Natural da Serra da Malcata, em regime de alojamento de dois dias com acompanhamento dos responsáveis da reserva, conhecida por ser o único local do território nacional com a presença do lince-ibérico em estado selvagem.

Os vencedores agradecem todo o apoio da comunidade educativa, ao Município de Vouzela e à União de Freguesia Vouzela/Paços de Vilharigues pela cedência de ofertas para o Centro Pedagógico do Jardim Zoológico.

O jogo pode ser experimentado na versão online em www.aevouzela.net/lince; brevemente estarão disponíveis as versões para instalação em PC, smartphone e tablet.

O Professor responsável

Paulo RibeiroRedação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *