Voto de pesar aprovado na Assembleia Municipal

Morreu Girão Pereira

José Girão Pereira, natural de Vouzela, faleceu, no passado dia 23 de abril, em Aveiro. Tinha 77 anos. Personalidade a nível nacional, nunca esqueceu as raízes e sempre trabalhou em prol do concelho que o viu nascer: Vouzela. O acontecimento não foi alheio aos deputados municipais que aprovaram por unanimidade um voto de pesar.

A Assembleia Municipal de Vouzela, no passado dia 24 de abril, aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo desaparecimento de José Girão Pereira. Telmo Antunes recordou “uma pessoa ligada à terra que estava a recuperar a sua antiga casa e a liderar um grupo para desenvolver um seminário sobre o passado, o presente e o futuro da freguesia. Foi um homem notável, um servidor de causas públicas que desenvolveu ao longo da sua vida um trabalho solidário e ativo.”

Rui Ladeira destacou a sua obra em prol do “serviço público, tudo aquilo que foi o seu percurso de vida, ligado à sua terra: à sua freguesia, Cambra e ao concelho de Vouzela”. O autarca recordou Girão Pereira como um homem que “sabia pensar, planear e que amava a sua terra”.

José Girão, um homem que marcou a história de Vouzela e do País

José Girão partiu, mas gravou o seu nome na história. Presidente da Câmara do Município de Aveiro, durante 18 anos, foi o primeiro eleito democraticamente, após o 25 de Abril, nas eleições de 1976. Foi, ainda, Deputado na Assembleia da República entre 1993 e 1995 e Deputado do Parlamento Europeu 1994-1999, feitos que lhe granjearam a condecoração com a ordem de mérito, pelas mãos do Presidente da República, Cavaco Silva, em fevereiro de 2010. Nunca esqueceu Vouzela, terra que o viu nascer e a qual escolheu para, agora, descansar. Era Presidente da Mesa do Centro Social de Cambra, cargo que exerceu até ao seu falecimento.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *