Vítor Figueiredo vai fazer uma auditoria às contas do município

Vítor Figueiredo vai fazer uma auditoria às contas do município

Uma  auditoria em prol da transparência de São Pedro do Sul

Patrícia Fernandes

Vítor Figueiredo vai fazer uma auditoria às contas do município. Em início de mandato, o presidente, como explica, deparou-se com uma casa com muitas dívidas, algumas das quais, não estão devidamente contabilizadas. O anterior presidente,António Figueiredo, por sua vez, considera que este é um procedimento normal e que não há nenhuma irregularidade nos mandato que dirigiu.

Como explica Vítor Figueiredo, em exclusivo à Gazeta da Beira, esta auditoria é uma medida importante que, “para além de conseguir controlar melhor os stocks, é essencial para garantir a imagem de transparência do município”.  Como explicou o presidente da Câmara, “numa casa como esta, com tantas dívidas que nos aparecem todos os dias é importante procedermos a uma auditoria”. Uma medida preventiva, até porque, como acrescenta, “é importante ter a opinião de técnicos credenciados, baseada numa análise objectiva”.

 As dívidas herdadas de executivos anteriores

Relativamente às contas herdadas de mandatos anteriores, foram, como explica Vítor Figueiredo “encontradas dívidas com mais de dez anos, algumas das quais, não estão contabilizadas”.

António Figueiredo, também foi ouvido. O anterior presidente da Câmara, disse que a auditoria não passa de um procedimento “normal quando se muda de executivo, importante para fazer uma avaliação  do aprovisionamento, mas também, o levantamento da parte financeira e da funcionalidade dos serviços administrativos”. Acrescentado, ainda, que o próprio, enquanto presidente, também fez algumas auditorias.

Relativamente às dividas não contabilizadas, para António Figueiredo, o actual executivo só se pode estar a referir a uma situação, a qual, como explica, não se trata de uma dívida não contabilizada, antes, a reivindicação de um valor referente à compra de terrenos que ainda não foi convenientemente averiguada.

Como esclarece à Gazeta da Beira: “Essa situação tem que ver com a compra dos terrenos para a construção do Estádio da Pedreira. Há uma proprietária que vem reivindicar que foram ocupados mais metros do que aqueles que foram vendidos”. Em causa, estão cerca de 600 metros o que, segundo António Figueiredo, corresponde a um valor que está entre os cinco e os seis mil euros. Neste sentido, como acrescenta, o antigo Presidente da Câmara, é preciso efectuar um levantamento tipográfico para perceber se há ou não um lapso na ocupação dos terrenos adquiridos”.

—————————-

 Nomeação da IPSS beneficiária de apoio à Segurança Social gera polémica

Vítor Figueiredo revoga decisão de Adriano Azevedo

Patrícia Fernandes

Ed642_ManhouceAdriano Azevedo já tinha nomeado o Centro Social de Carvalhais para ser a IPSS a beneficiar dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), contudo, quando Vítor Figueiredo tomou posse, revogou esta decisão. O Centro Social de Manhouce vai ser a nova instituição a ser beneficiada. Para o novo presidente da câmara, Adriano Azevedo não tinha legitimidade para tomar esta decisão.

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) são apoios dados pela Segurança Social, em parceria com o município, os quais rondam os trezentos mil euros. Até então, o Centro Social de Carvalhais foi a entidade beneficiada e, mais uma vez, foi a escolha do então vereador cessante, Adriano Azevedo. Vítor Figueiredo não concordou com a escolha e fez uma nova nomeação. Como refere à Gazeta da Beira “A decisão era urgente, mas não era tão urgente, podia-se ter aguardado até ao final do mês, depois de tomarmos posse, além disso, esta é uma decisão que tem que ser tomada pelo Presidente da Câmara e não por um vereador”.

O novo presidente vai mais longe nas críticas, tendo em conta que Adriano Azevedo é também o Director do Centro Social de Carvalhais. Como defende o autarca: “Eu também sou director de duas IPSS’s e, pelo simples facto de também ser parte interessada, não nomeei nenhuma delas para ser beneficiária deste apoio”.

Os motivos que levaram Vítor Figueiredo a revogar esta decisão são simples. Como explica, Carvalhais já tinha sido beneficiado e, tendo em conta que o município prima pela “transparência e abertura, é natural que haja uma rotatividade”. Além do que, como acrescenta o Presidente da Câmara, Manhouce é uma localidade isolada que precisa de ser apoiada, aliás, como também reconheceu Adriano Azevedo, enquanto candidato à presidência da Câmara de São Pedro do Sul. Como conta Vítor Figueiredo à Gazeta da Beira,  aquando da sua campanha eleitoral, Adriano Azevedo visitou Manhouce, acompanhado do Secretário de Estado da Segurança Social, e “foi prometido à população  apoio domiciliário, mas, até então, nada”. Com esta escolha, Vítor Figueiredo, como explica,  procura colmatar, de certo modo, a promessa deste ministério em tempos eleitorais.

A Gazeta da Beira entrou em contacto com Adriano Azevedo, contudo, o ex-vereador preferiu não dar qualquer declaração ao jornal, uma vez que, como referiu, esta situação já foi resolvida em reunião de câmara.

—————————–

 Arranca 3.º ano “lectivo” da Universidade sénior arranca

Oitenta jovens com mais de cinquenta e cinco anos aderem ao projecto

• Patrícia Fernandes

As eleições autárquicas atrasaram o processo, mas, feita a transição de poderes, a universidade sénior está pronta para o início de mais um ano.  No passado dia 6 de novembro, no cineteatro de São Pedro do Sul, realizou-se a apresentação do novo ano que conta com mais inscritos, mais actividades e muito mais dinamismo.

Vítor Figueiredo marcou presença e deu as boas vindas aos alunos “menos novos”, como prefere chamá-los. O Presidente da Câmara Municipal de São Pedro, desejou que “os participantes se sintam bem” e apelou para que também eles façam as suas sugestões. O autarca aproveitou ainda para anunciar um novo projecto: as oficinas domiciliárias, cujo objectivo é ir ao encontro dos idosos, nas suas habitações e ajudá-los a resolver algumas situações do seu quotidiano.

“Mais dinamismo, mais confraternização, mais intercâmbios com outras associações”. Estes são alguns dos objetivos, segundo a vereadora Teresa Sobrinho, para este novo ano que vai contar com novas atividades. Os alunos da universidade Sénior podem, agora, frequentar aulas de Ioga e a oficina de Culinária.  Duas escolhas que, como refere a vereadora, são “justificadas pelo interesse demonstrado dos formandos nestas áreas”.

Em conversa com a Gazeta da Beira,  a vereadora reforçou a importância desta iniciativa para a comunidade sénior de São Pedro do Sul. Como refere: “É uma forma de, depois de saírem do mercado de trabalho, continuarem activos, e também, é uma forma de, através das confraternizações que Universidade Sénior proporciona, contrariar o isolamento social”. Para este terceiro ano, já estão inscritos oitenta seniores número que, como explica Teresa Sobreiro, tem aumentado positivamente ao longo dos anos. Como confere a autarca, “o número de inscritos tem crescido, anualmente, entre os dez e os vinte por cento, sensivelmente”.

Para além das já referidas novas actividades, a universidade sénior tem uma série de iniciativas, capazes de agradar todos os gostos e interesses: Hidroginática, Teatro, Inglês, Jardinagem, Artes Decorativas, TIC, Música e Artes Decorativas, são algumas actividades que prometem preencher o dia dos,  nas palavras do Presidente Vítor Figueiredo “menos jovens”.

A voz dos alunos

 Anália Pedro

64 anos

3.º ano na Universidade Sénior

“ Proporciona-nos uma dinâmica diferente do quotidiano. Com a aposentação as pessoas têm tendência a isolar-se e, neste sentido, esta iniciativas que nos permitem uma intercomunicação constante são benéficas”.

 

José Santos

62 anos

1.º ano na Universidade Sénior

“ A própria médica de família aconselhou-me. É uma forma de manter os meus tempos livres ocupados através de uma oferta muito diversificada”.

 

Clotilde Ferreira

67 anos

2º ano na Universidade Sénior

“ É uma forma de convivermos, ter oportunidade de fazer actividades diferentes daquelas das que fazemos nas nossas aldeias”.

 

Luís Rocha

56 anos

2º ano na Universidade Sénior

“Frequento o inglês uma língua com dimensão mundial na actualidade. Conseguimos não esquecer os conhecimentos já adquiridos, como também, conseguimos evoluir”.

—————————–

 Agenda do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul

11/11

Magustos no AE: Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo e Escola Básica nº 2 de SPS

13/11

Olimpíadas de Matemática (2º ciclo, 3º ciclo e Secundário)

15/11

Visita de estudo 10ºE  e 11F – Ovar (Alcobre) e Santa Maria da Feira (Visionarium)Reunião do Conselho Geral Transitório, 17:00h

Reunião Geral dos Pais e Encarregados de Educação do AE, polivalente da E. Secundária, 21:00h

19/11

Planetário Portátil, atividade na Escola Básica nº 2 SPS, para as turmas do 7º ano (org. Gr 510)

22/11

Erasmus/Juventude em ação/Youth on the move (atividade dirigida aos alunos do Ensino Secundário – no auditório da ES)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *