Vilar recebeu simulacro no âmbito do programa “Aldeia Segura”

No âmbito do programa “Aldeia Segura”, a localidade de Vilar, em São Miguel do Mato, foi a primeira do distrito a realizar o simulacro de fogo florestal, uma iniciativa que se realizou ontem, dia 16 de maio, durante a manhã.

O programa “Aldeia Segura” foi criado na sequência dos grandes incêndios florestais de 2017 e tem como principal objetivo testar a operacionalidade da proteção civil municipal e da comunidade.

A iniciativa contou com a presença da GNR local, dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, do Serviço de Proteção Civil Municipal e do Comando Distrital de Socorro (CODIS) de Viseu.

Para Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, “esta experiência, com o que correu bem ou menos bem, é fundamental para podermos ser mais competentes e sabermos o que é preciso fazer para o futuro”, adiantou.

Opinião partilhada pelo Comandante Distrital, Miguel Ângelo David que deu os parabéns à comunidade pela forma como correu o exercício. “Quando estamos perante a iminência do problema, a operacionalidade será melhor se as pessoas tiverem práticas habituais de exercícios e souberem como é dado alerta e os locais de refúgio onde podem concentrar-se”, concluiu.

Aos populares foram ainda transmitidas algumas recomendações que podem ser importantes em cenários reais, nomeadamente o fecho da porta depois de toda a população estar reunida no abrigo, a desobstrução de janelas para que as autoridades possam verificar o interior do edifício, a existência de um rádio a pilhas para a comunidade ouvir as notícias, lanternas para o caso de faltar eletricidade e mantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *