Vila de Vouzela pintada em telas

Já começou a 6ª Bienal Internacional de Arte Jovem

Já começou a 6ª Bienal Internacional de Arte Jovem, durante uma semana e até à próximo sexta-feira, dia 26 de setembro, Vouzela vai servir de pano de fundo a 16 alunos. Durante uma semana vão ser realizados vários ateliers abertos na área da pintura. O objetivo passa por colocar em quadros as impressões que os jovens artistas vão recolhendo dos lugares mais emblemáticos do concelho.

p13_02Esta 6ª Bienal Internacional de Arte Jovem conta com 7 professores vindos do mundo: Hungria, Índia, Roménia, Rússia e Ucrânia, diferentes talentos e experiências conjugam-se nesta iniciativa. No evento participam 14 alunos estrangeiros, à comitiva juntam-se duas alunas e dois professores do Agrupamento de Escolas de Vouzela. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vouzela e que conta com o apoio da Galeria de Arte de Évora – Teoartis.

Os objetivos

A pintura vai estar em destaque, os objetivos passam por, como explica o município, “estimular a aproximação entre culturas, o diálogo, a dinamização cultural da vila de Vouzela e o despertar e desenvolvimento das capacidades artísticas dos jovens”.

Rui Ladeira, Presidente do Município valoriza a iniciativa, “Este é um evento que constitui um acontecimento cultural e artístico de grande importância para o concelho e do qual têm resultado trabalhos impressionantes e de grande qualidade. A nossa expectativa é que esta edição seja mais um enorme sucesso”, aspira o autarca.

Os ateliers abertos

As paisagens de Vouzela e Cambra vão servir de inspiração aos jovens artistas. O desafio passa por transpor para uma tela, o que os olhos registam. Como explica o município: “O momento alto desta bienal será os ateliers abertos, onde os jovens, entre os 12 e os 19 anos, espalhados por Vouzela e Cambra, colocarão nas telas as impressões que vão recolhendo dos lugares mais emblemáticos do concelho”.

No último dia da iniciativa, o dia 26, os trabalhos vão estar em exposição. No mesmo dia, realiza-se, ainda, a cerimónia de entrega de prémios.

Primeiro balanço

Em declarações à Gazeta da Beira a vereadora da Cultura, Carla Maia, faz um balanço muito positivo dos primeiros dias da iniciativa. Como explica, “os alunos estão muito entusiasmados com o concelho de Vouzela, um lugar com um património e paisagens únicas que conseguem inspirar qualquer artista”. No dia de fecho do jornal (terça dia 23 de setembro), como conta a autarca, os alunos estiveram nos locais de maior relevo da vila. A Ponte de Romana de Vouzela; o rio Zela, o viaduto, a Alameda D. Duarte de Almeida, o Largo Morais Carvalho…foram alguns dos espaços que passaram para as telas. Depois de concluído o trabalho no Centro da vila, os alunos vão ter, ainda, oportunidade de pintar os locais mais emblemáticos da freguesia de Cambra.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *