Vestido “As Mãos” criação da oliveirense Manuela Moreira em exposição no átrio do edifício dos Paços do Concelho

Encontra-se patente no átrio do edifício dos Paços do Concelho o vestido: “As Mãos”, elaborado pela criadora oliveirense, Manuela Moreira, que conta a história do concelho de Oliveira de Frades, podendo ser visitado.

De referir que este vestido esteve também em exposição no passado dia 23 de julho, último domingo do Festival Frango do Campo – Festas do Concelho, indo ao encontro do tema do evento.

Esta obra evidencia a simbologia das mãos em representação da força e determinação em fazer acontecer. A saia está dividida em três momentos onde são retratados o principal símbolo da região, a indústria e a natureza, através de diversos materiais, cores e sentimentos. A incrustação de penas do frango do campo em tecelagem manual e redes desconstruídas tornando-o num hino. No segundo momento a simbologia das mãos, em diferentes materiais em representação do seu ofício num sentido figurativo. Por fim a tipicidade e envolvência da natureza existente nas nossas matas a nível das cores, como símbolo do “momento” da exaustão e o renascer destas.

27/07/2023


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *