Valadares revindica uma novo acesso entre a EN333-3 e a Rua do Barreiro

Na sequência da construção da barragem de Ribeiradio

10/10/2013
• Patrícia Fernandes

Valadares é uma das muitas freguesias que vai ser afectada pela albufeira da Barragem de Ribeiradio. A ponte Luís Bandeira que liga os concelhos de São Pedro do Sul e Oliveira de Frades vai ficar submersa, sendo que, foram iniciadas as obras para a construção de uma nova ponte, mais alta que substituirá esta ponte secular. Valadares, contudo, revindica também, uma nova abertura entre a EN333-3 e a Rua do Barreiro que, com a construção da nova ponte, passa a ter uma localização estratégica. Como refere Pedro Soares, “é importante pensar o futuro e esta nova acessibilidade iria valorizar o potencial económico e social da freguesia”.

Esta proposta consta no relatório técnico, elaborado em 2011, pela comissão municipal, que visava avaliar o impacto da construção da Barragem, porém, atualmente, esta acessibilidade não está prevista no projecto. Desde então, foram tentados vários contactos com a EDP Produção, contudo, como explica o autarca: “ Recebemos respostas muito genéricas, somos atendidos por técnicos que, naturalmente, não têm o poder de decisão”.

Para o presidente da junta era fundamental que o futuro da região fosse pensado em conjunto com a população, o que, segundo o autarca, não tem acontecido. Com salienta:“ Não fomos nós que pedimos a construção da barragem. Já que teremos que lidar com o impacto negativo que esta obra terá, pelo menos, que possa haver, também, algum benefício para a população”, Pedro Soares defende que a obra não tem um custo muito elevado, isto, porque, como refere, bastaria beneficiar o pavimento em terra batida, já existente.

Contactada pelo jornal Gazeta da Beira, a EDP diz ter analisado a proposta da Junta da Freguesia “tendo-se concluído que não eram exequíveis, em resultado da topografia muito acidentada do terreno onde se pretende implantá-las e tendo em atenção os percursos alternativos existentes”. A EDP acrescentou ainda que, na Declaração de Impacte Ambiental que especifica todas as medidas de minimização e de compensação e programas de monitorização a realizar pelo promotor do empreendimento “não foi identificado qualquer caminho ou estrada relevante para os habitantes da freguesia de Valadares que seja afectado pela albufeira de Ribeiradio, para além do troço da EN333-3, que inclui a ponte Luís Bandeira.”

Pedro Soares, assim como, a generalidade de população de Valadares, prometem continuar a lutar pelo futuro da freguesia. Para o efeito, Pedro Soares quer apresentar o caso à Estradas de Portugal, da qual espera uma resposta positiva. Até lá, procura mobilizar toda a região para a situação. Na última reunião da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul, realizada no passado dia 30 de setembro, o assunto esteve em cima da mesa. O autarca alertou toda a assembleia para a situação e pediu a sua colaboração futura para esta obra. Como adiantou, é importante que todos “trabalhem juntos e unidos por algo que pode vir a beneficiar a freguesia e o concelho.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *