Um livro onde os “sampedrenses são protagonistas”

“Revisitação” é a obra de Moniz Palme

“Revisitação” é uma obra da autoria de António Moniz Palme. O lançamento foi no passado dia 12, no Balneário Rainha D. Amélia e contou com uma boa adesão. O livro é um regresso ao passado que conta inúmeras histórias; viaja por diferentes locais e relata diferentes vivências. Um dos palcos principais da ação é S. Pedro do Sul.

10628205_10203131540428058_7465574380918586632_n“Revistação” é um regresso ao passado. Uma história que mistura o real e a ficção e em que ação do livro se mistura com as experiências do próprio autor. Ao longo da narração são vários os locais da ação: Lisboa; Aldeia Viçosa, Espanha, Coimbra, Porto, Cuba e claro, a região de Lafões, nomeadamente S. Pedro do Sul. Locais por onde o autor passou durante a sua vida, registando, costumes, pessoas, tradições e histórias.

Na apresentação, António Bica fala de “um livro de leitura obrigatória”, uma obra “que regressa ao passado, com grande relevo para Lafões, onde passou a sua infância e juventude”. António Bica fez referência aos episódios mais marcantes do livro. Um retrato do passado que esmiúça de forma pertinente o quotidiano. Peripécias que, agora, com o “Revisitação” prometem não ficar esquecidas.

António Moniz Palme sublinhou o quão para ele é importante lançar este livro em Lafões. O autor não esconde as raízes fortes que tem a S. Pedro do Sul: “Faz parte da minha meninice, é aqui que tenho muitos amigos, aqui está muito daquilo que aprendi”.

Relativamente à obra “Revisitação”. António Moniz Palme diz que que “os autores principais são os sampedrenses”. Como referiu, “A minha história é a história de S. Pedro do Sul, é a história dos meus amigos, dos comerciantes, da guarda republicana que guardava esta terra, é a história dos bêbados, dos engraxadores, dos cafés …”.

Já o Presidente da Câmara, Vítor Figueiredo, sublinhou a sensibilidade artística do autor, que considera um “verdadeiro artista”. Destaca, ainda a boa afluência dos “naturais de S. Pedro do Sul e de Lafões à iniciativa”, e diz que é com enorme orgulho que está presente nesta homenagem a um dos “distintos filhos de S. Pedro do Sul”.

O livro “Revisitação” pode ser adquirido na Gazeta da Beira e na Papelaria Vouga, em S. Pedro do Sul.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *