Trinta mil euros para os cidadãos investirem na sua cidade

Orçamento participativo vai à Assembleia em abril

O orçamento participativo vai a votos na próxima Assembleia Municipal, em abril. Um projeto pioneiro em S. Pedro do Sul que quer aproximar os cidadãos da autarquia. Neste primeiro ano, o município destina cerca de 30 mil euros, valor que pode aumentar nos anos seguintes.

Ed648_SPedro-EstatuaEm breve, os sampedrenses vão poder sugerir projetos para o concelho. Os melhores vão ser incluídos no plano de atividades e respetivo orçamento e vão ser executados já em 2016. “A Câmara Municipal dá aos munícipes a possibilidade de sugerirem ações concretas no âmbito de educação, da ação social ou no ornamento do território”, explica Pedro Mouro. Os objetivos, como acrescenta, passam por “aproximar os eleitos dos eleitores e estimular uma participação cívica mais evidente na ação executiva da Câmara Municipal”.

Neste primeiro ano, está definido um valor máximo de 30 mil euros, o qual pode vir a aumentar nos anos seguintes. “Como este é o ano piloto, no fundo um ano experimental, estabelecemos este valor. Contudo, se virmos a participação é elevada, comprometemo-nos, no próximo ano a elevar o valor”, justifica.

Para já, estão a ser ultimados os últimos pormenores, a proposta vai a aprovação na próxima Assembleia Municipal. “Está a ser criada a comissão técnica que vai depois avaliar as propostas, estamos, também, neste momento, a preparar uma ficha, para que, depois as pessoas possam concorrer”.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *