Sobrelotação do Estabelecimento Prisional de Viseu

• Texto de Fernando Morgado

Um Grupo Parlamentar perguntou ao Governo o que pensa fazer sobre a requalificação e urgente do Estabelecimento Prisional do Campo em Viseu e também do Estabelecimento Prisional da cidade, que poderá ser encerrado e os reclusos transferidos para o Campo. Tudo isto, por terem tido conhecimento do problema de sobrelotação do E. P. de Viseu através de uma moção aprovada na Assembleia Municipal de Viseu.

Num comunicado o Grupo Parlamentar do PCP refere que teve um contacto com a Delegação da Ordem dos Advogados de Viseu e recebeu a informação do sobrelotamento do Estabelecimento Prisional de Viseu e refere ainda a necessidade de uma requalificação urgente e adianta que este edifício está classificado pela Direcção Geral de Reinserção dos Sistemas Prisionais como um E. P. de alta segurança.

Inicialmente a lotação era para 54 reclusos, mas, actualmente ultrapassa em muito este número, constituindo um grave problema de segurança no plano nacional, Viseu é considerado uma das cinco cadeias regionais mais sobrelotadas do País, conjuntamente com Aveiro e Setúbal, o que causa o aumento de conflitos e de tensão, que são geradores de problemas de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.