Segunda campanha de escavações arqueológicas na Anta da Lapa da Meruje decorre até 21 de julho

Equipa das universidades já está no terreno

“Dia Aberto” nas escavações da Lapa da Meruje

No âmbito das escavações arqueológicas em curso na Anta da Lapa da Meruje, vai realizar-se no próximo dia 15 de julho (sábado), entre as 9h e as 16h, um “Dia Aberto”, que permitirá dar a conhecer ao público em geral os trabalhos que estão a ser feitos neste local.

O responsável pela escavação estará disponível para apresentar o sítio arqueológico, os trabalhos em curso e os resultados esperados, a quem se dirigir à Anta da Lapa da Meruje naquele horário, sem necessidade de marcação prévia, utilizando para o efeito o passadiço em madeira existente no local.

 

——

De 3 e 21 de julho irá ter lugar a segunda campanha de escavações arqueológicas na Lapa da Meruje, na freguesia de Cambra e Carvalhal de Vermilhas.

Para além de concluir a escavação da câmara funerária e da mamoa, realizada durante a primeira campanha, que ocorreu em julho de 2016, esta segunda edição pretende dar início à escavação do átrio do monumento, bem como proceder ao levantamento tridimensional através de fotogrametria, uma recolha fotográfica da área estudada que no futuro dará a oportunidade ao visitante de realizar uma viagem virtual ao local.

As escavações deste ano contam com a participação de oito elementos da Universidade do Algarve, da Universidade Nova de Lisboa e das universidades espanholas de Cádis e Valência.

Estes trabalhos de escavação inserem-se no projeto de investigação sobre o património histórico-arqueológico do concelho de Vouzela, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural (Ministério da Cultura) para o quadriénio de 2016-2019. Promovido por iniciativa da Câmara Municipal de Vouzela, este projeto resulta de protocolos de colaboração firmados em 2015 com as universidades do Algarve e Nova de Lisboa e tem em vista a inventariação, estudo e valorização do património vouzelense.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *