São Pedro mais próxima de Villeneuve-le-Roi

Vítor Figueiredo faz balanço da viagem à cidade francesa

p12_Geminacao-DSC00832A comitiva sampedrense constituída por Vítor Figueiredo e Teresa Sobrinho, em representação do município,Victor Leal, em representação da Termalistur e Joaquim Cardoso, em representação da Associação dos Hoteleiros das Termas, já regressou de Villeneuve-le-Roi. O protocolo de geminação já foi assinado, numa viagem que, segundo o Presidente da Câmara, teve um balanço muito positivo.

Entre os dias 16 e 19 de Janeiro a comitiva sampedrense foi protagonista na cidade francesa. A quando da cerimónia protocolar, Vítor Figueiredo teve oportunidade de discursar em francês, perante as mais de 1200 pessoas que estiveram presentes. Um discurso centrado no potencial turístico de São Pedro do Sul, ao qual, os franceses foram muito recetivos. Como referiu o autarca à Gazeta da Beira, “o discurso tinha como objetivo principal “vender as nossas Termas”, atrair novos clientes para o nosso polo termal, convidar as pessoas que lá estavam a vir fazer tratamentos as Termas, mas também, convidá-las a conhecer outras potencialidades de São Pedro do Sul, tais como, a nossa serra e a nossa gastronomia”.

Para o Presidente da Câmara, esta iniciativa também ficou marcada pelo caloroso acolhimento dos muitos emigrantes sampedrenses, que viram na viagem desta comitiva uma forma de matar saudades da sua terra Natal. Como relata Vítor Figueiredo, “muitos dos emigrantes fizeram deslocações de 100, 150km, como o objetivo de ficar com as pessoas do nosso concelho, o relacionamento que tivemos com os nossos emigrantes foi muito importante. Houve pais, inclusive, que fizeram questão de trazer os filhos perto de nós,  uma forma, de certo modo, de os ligar a Portugal e a São Pedro do Sul”.

• Patrícia Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *