São Pedro do Sul vai ter ambulância INEM

• Texto de Fernando Morgado

O concelho de São Pedro do Sul, vai passar a dispor de uma ambulância do INEM, instalada no município. A viatura será colocada no Corpo Voluntário de Salvação Publica e nada tem a ver, com a viatura SIV – Suporte Imediato de Vida, anunciada em 2015 e que será instalada no SUB – Serviço de Urgência Básica.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assina hoje, na Golegã, 17 protocolos para constituição de novos Postos de Emergência Médica (PEM). Nesta data atinge-se um marco histórico e há muito ambicionado na emergência médica pré-hospitalar: todos os concelhos de Portugal Continental vão passar a ter uma Ambulância do INEM.

As Ambulâncias de Socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde. A tripulação – que será disponibilizada pelos Corpos de Bombeiros – e os equipamentos destas Ambulâncias permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Para a concretização da rede de Ambulâncias PEM, o INEM vai investir 850 mil euros para subsidiar a aquisição e o equipamento das Ambulâncias, a que se juntam cerca de 500 mil euros anuais para funcionamento destes 17 Postos de Emergência Médica. O Instituto pagará ainda um prémio de saída aos Corpos de Bombeiros por cada vez que estas Ambulâncias forem acionadas para acudir a situações de emergência médica.

Através do Número Europeu de Emergência – 112, os cidadãos  que se encontrem em Portugal Continental podem aceder a uma resposta na área da emergência médica que é de qualidade e que pode fazer a diferença. Recorde-se que em caso de emergência médica os cidadãos devem ligar 112 e colaborar com os serviços de emergência, respondendo às questões que lhe são colocadas.

A cerimónia de assinatura dos protocolos tem lugar hoje, às 15h00, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Golegã. É presidida pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

No distrito de Viseu, são três os concelhos, que não possuíam ambulância INEM e que hoje assinam protocolos, através das corporações de bombeiros, são eles: Penedono, Vila Nova de Paiva e São Pedro do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.