São Pedro do Sul foi escolhido para o oitavo encontro da Toyota

Com esta iniciativa o município procura atrair novos turistas no futuro

Cerca de 200 convidados da Toyota, vieram, um pouco de todo o país, para participar nesta iniciativa

A cidade de São Pedro do Sul acolheu no passado sábado, dia 7 de Dezembro, o 8.º Encontro de Clientes Híbridos Interpares. Uma iniciativa que contou com o estrito apoio do município que vê, neste evento, uma oportunidade de divulgar o melhor de São Pedro do Sul. Nesta que é também, uma iniciativa ecológica, Um Toyota, uma árvore, várias árvores foram plantadas na Serra de São Macário.

Uma oportunidade de promoção

Cerca de 200 convidados da Toyota, vieram, um pouco de todo o país, para participar nesta iniciativa. Uma oportunidade única de o município dar a conhecer São Pedro do Sul. Como explica, o vereador, Pedro Mouro, “Esta iniciativa tem um duplo significado para nós, por um lado, traz uma dinamização do ponto de vista ambiental, porque, estas boas práticas ambientais são uma condição essencial para o nosso concelho, uma vez que valorizam a nossas floresta e valorizam todo o nosso turismo da serra. Por outro, é uma mais-valia, na medida em que permite que todos os clientes da Toyota que estão aqui hoje presentes, possam conhecer não só a nossa serra, as nossas florestas, mas, também, as nossas Termas e possam, mais tarde, voltar e usufruir de tudo o que São Pedro do Sul tem para dar”.

Ciente da oportunidade, o Município aliou-se ao evento, sem contudo, como acrescenta o vereador, “ter qualquer custo financeiro directo”. O envolvimento do Município passou, essencialmente, pelo apoio logístico, pela disponibilização de alguns recursos humanos, assim como, os espaços da Câmara, nomeadamente os claustros.

Um evento com cariz solidário

Um dos pontos altos desta iniciativa foi a plantação de várias árvores na serra de São Macário. Como explica Paula Arriscado, Directora de Marketing e de Comunicação da Toyota Caetano, Portugal, a Toyota tem uma vertente de responsabilidade social muito vincada e uma das áreas principais de intervenção são as questões ambientais. Neste sentido, por forma a minimizar o impacto negativos do automóveis no meio ambiente, por cada carro vendido, a Toyota planta uma árvore. Como explica Paula Arriscado “a plantação de árvores vem em resposta a um sector que é conotado por ter a sua vertente poluidora, portanto, nós, por cada carro que vendemos, plantamos uma árvore. Começamos, em 2004 e estamos a comemorar um momento histórico para nós, a plantação da árvore 100”.

A escolha e o evento

São Pedro do Sul foi a cidade escolhida para acolher o 8.º Encontro de Clientes Híbridos Interpares. Segundo, Paula Arriscado, na hora de decidir pesaram os factos de São Pedro do Sul ter uma bela Serra para se poder fazer a plantação, a ruralidade do espaço, a qualidade da gastronomia e a espontaneidade dos seus habitantes, mas também, a competitividade dos preços.

Este tipo de iniciativas é já uma “tradição na marca Toyota” que procura “homenagear os seus clientes, os quais, optam por uma tecnologia nova e completamente inovadora”. Como explica Paula Arriscado, a energia híbrida é o resultado de 40 anos de investigação da marca, que conseguiu criar um carro amigo do ambiente, o qual, através de dois motores, um a gasolina e outro eléctrico tem consumos de combustível muito reduzidos.

Para além da já referida plantação de árvores, a iniciativa contou com muitas outras actividades. O dia começou com um pequeno-almoço reforçado, oferecido pela Toyota aos clientes que chegavam de todo o país. Na Serra de São Macário, por sua vez, os participantes visitaram as duas capelas que aí se encontram. Já da parte da tarde, depois do almoço que complementava a Vitela de Lafões e doçaria típica, os participantes visitaram as Termas e foram animados pelo espectáculo de uma tuna local.

• Patrícia Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *