S. Pedro do Sul cria Gabinete de Apoio ao Associativismo

Encontro de Associações juntou coletividades de todo o concelho

O I Encontro de associações, em S. Pedro do Sul ocorreu no passado domingo, dia 21 de junho, na sede da Associação Desportiva e Cultural de Sá, em Carvalhais e juntou coletividades de todo o concelho. Esta foi a ocasião para o município apresentar o Gabinete de Apoio ao Associativismo que quer unir as associações sampedrenses.

unnamed (3)

O Município de S. Pedro do Sul tem, agora, um gabinete ao serviço das associações do concelho que vai funcionar no Pavilhão Municipal. O anúncio foi feito no passado domingo, aquando do I Encontro de Associações do concelho. Como explica Teresa Sobrinho esta iniciativa surgiu “da necessidade que existe, há já algum tempo, de haver um elemento que agregasse todas as associações e que apoiasse as coletividades no terreno por forma a anular alguns problemas”.

A grande missão do gabinete, como explica a vereadora, é “unir as associações e criar parcerias para que possam vigar no futuro”. Para isso o Município está a fazer um levantamento do material existente, assim como a triagem das associações que estão disponíveis a participar na criação de um banco de recursos partilhados. A autarquia surge assim com o papel de “gestora dessa troca de recursos, para facilitar e organizar essas trocas”. Como explica Sobrinho, “A ideia é que as associações possam partilhar os recursos que têm, temos que aproveitar da melhor forma os nossos recursos, o tempo em que eram dados subsídios para tudo já passou e agora, mais do que nunca, temos que saber rentabilizar o que temos. Nós temos conhecimentos que há muitos recursos desaproveitados”, salienta.

Mais proximidade

Com o Gabinete de Apoio ao Associativismo, a Autarquia aposta numa maior proximidade com as associações, que assim podem ver os seus assuntos resolvidos mais rapidamente. Como explica o técnico responsável, Luís Santos, o gabinete vai, também, dar às associações apoio administrativo e informático, ajudando-as em possíveis candidaturas.

O site do Município vai passar a ter um separador dedicado às associações, no facebook será ainda criado um grupo fechado, onde as diferentes associações poderão trocar ideias.

Em cima da mesa está também a criação de um arquivo audiovisual do concelho, a partir da recolha do material de cada associação.

Associativismo em queda

São Pedro do Sul já chegou a ter 100 associações no concelho, hoje, estão apenas 30 ativas. Este gabinete que quer estimular parcerias tem como objetivo claro contrariar esta tendência.

Das trinta associações ativas há, contudo, algumas em situação irregular o que pode condicionar apoios. “Nem todas as associações têm a sua situação regularizada, não têm Corpos dirigente e devidamente eleitos. Por uma questão de equidade e de justiça o Município não pode apoiar estas coletividades enquanto esta estejam nesta situação” alerta Teresa Sobrinho.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *