REGULAMENTO

Palavras de SeVer-Concurso Literário

Concurso Literário:

Palavras de SeVer

REGULAMENTO

Preâmbulo de apresentação

Considerando que a leitura e a escrita são competências e ferramentas fundamentais para o bem-estar das pessoas, para a preservação da memória dos povos, para a difusão de ideias e de conhecimentos, bem como, para o desenvolvimento do espírito crítico, fundamental à cidadania e à plena participação das pessoas no desenvolvimento das suas terras;

Considerando que Sever do Vouga tem uma enorme riqueza histórica, cultural e patrimonial que merece ser preservada, recriada e divulgada;

Considerando a importância de envolver os jovens na preservação, promoção e divulgação do património e da cultura da sua região;

Considerando que a comunicação social local tem o dever de contribuir para a promoção da leitura e da escrita, para além do seu dever de informar;

Propõe-se a realização de um concurso literário, como forma de estimular o gosto pela escrita e pela leitura nos jovens e nas famílias.

 

SECÇÃO I

Introdução

 

A Jovouga, em parceria com a Câmara Municipal de Sever do Vouga, através da Biblioteca Municipal, a Gazeta da Beira e a Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga organiza um Concurso Literário com duas categorias: A e B. A categoria A destina-se a promover a produção literária nos jovens do ensino secundário do concelho, a categoria B é aberta à comunidade. Na categoria A podem participar todos os alunos do Ensino Secundário da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga (cursos científicos ou profissionais). Já na categoria B podem participar todas as pessoas com idade superior a 18 anos. Cada categoria desdobra-se em duas modalidades (Ver Secção II, subsecção III, 5º).

 

SECÇÃO II

Disposições gerais

 

Subsecção I

Objetivos

 

São objetivos deste concurso:

a)   Criar e/ou consolidar hábitos de leitura;

b)  Criar e/ou consolidar hábitos de escrita;

c)   Promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária;

d)  Divulgar autores portugueses e aspetos relativos à cultura literária;

e)   Valorizar a cultura e o património do concelho de Sever do Vouga

 

Subsecção II

Entidade promotora

 

A entidade promotora é a Jovouga, em parceria com a Câmara Municipal de Sever do Vouga, através da Biblioteca Municipal, a Gazeta da Beira e a Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga. A identificação dos parceiros deve constar de todos os documentos produzidos no decorrer do concurso.

 

Subsecção III

Objeto

Este concurso destina-se a promover e a consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa, assim como, incentivar o interesse pelas potencialidades de Sever do Vouga.

Serão admitidos a concurso textos dentro de duas modalidades: Texto Lírico e Texto Narrativo. Dentro da primeira modalidade vão ser admitidos poemas, já na segunda modalidade vão ser admitidos: Contos e Trabalhos Jornalísticos nomeadamente, Reportagem, Crónica e Entrevista.

 

Subsecção IV

 

O participante assumirá o compromisso de conhecer e cumprir este Regulamento e acatar as decisões adotadas pela organização, entidades envolvidas na parceria responsável pelo planeamento, coordenação e direção do concurso.

 

Subsecção V

 Prémios

O valor monetário do Concurso Literário é de 1.000 euros, distribuído da seguinte forma:

  • Categoria A) Vencedor  da Modalidade Texto Lírico – 250 euros
  • Categoria A) Vencedor da Modalidade Texto Narrativo – 250 euros
  • Categoria B) Vencedor  da Modalidade Texto Lírico – 250 euros
  • Categoria B) Vencedor da  Modalidade Texto Narrativo – 250 euros

 

A organização reserva-se o direito de não atribuir os prémios caso entenda que nenhuma das obras apresentadas satisfaz os níveis de qualidade e/ou adequação às finalidades e natureza que a presente iniciativa literária pretende distinguir.

A divulgação dos vencedores e a cerimónia de entrega dos prémios serão feitas no mês de setembro de 2015.

Os prémios serão entregues aos vencedores que estiverem presentes na cerimónia de entrega dos mesmos, não estando prevista outra forma de entrega.

O nome dos vencedores será publicado no portal da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, no dia útil, imediatamente a seguir à cerimónia de entrega dos prémios e na edição seguinte da Gazeta da Beira. Apenas os premiados serão notificados por ofício.

 

SECÇÃO III

Disposições específicas

 

Subsecção I

Entrega dos trabalhos

10º Os trabalhos a concurso devem ser entregues até às 17h00m do dia 5 de junho de 2015 no caso da Categoria A, e até às 17h00m do dia 5 julho de 2015, no caso da Categoria B.

a)    Presencialmente: na Biblioteca Municipal ou na Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga ao professor responsável, esta segunda hipótese apenas válida na Categoria A (nestes casos, ter em conta o último dia útil antes da data acima referida)

b)   Via correio: através de carta registada com aviso de receção para: Gazeta da Beira,

Rua Bombeiros Voluntários 37, 3660-502 S. Pedro do Sul (neste caso, ter em conta o último dia útil antes da data acima referida

c)Por e-mail para jovouga@hotmail.com. Esta modalidade de entrega só será válida após receção de confirmação de entrega

11º Os trabalhos deverão ser enviados ou entregues em envelope fechado, com a inscrição do nome e endereço completo no espaço destinado ao remetente – ver artigo 17º, alínea b).

12º Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite.

 

Subsecção II

Receção dos trabalhos

 

13º Todos os trabalhos entregues presencialmente nos locais acima indicados serão numerados por ordem de entrega, à frente do concorrente.

Os trabalhos rececionados por email ou por correio serão numerados pelo Presidente do

Júri.

14º Serão publicados na Gazeta da Beira os 5 melhores trabalhos de cada modalidade, por cada categoria.

 

Subsecção III

 Sobre o trabalho:

15º Podem ser apresentados trabalhos coletivos.

16º Cada candidato só pode apresentar um trabalho.

17º As imposições técnicas são as seguintes:

a)  O texto deverá ter um mínimo de páginas com espaçamento duplo entre linhas, com tipo de letra “Times New Roman”, tamanho 12 (doze), de acordo com cada uma das modalidades, a saber:

 

1-Texto Lírico:

  • Poema: mínimo de 1 página;

2- Texto Narrativo:

  • Conto: mínimo de 2 páginas
  • Reportagem, entrevista, crónica: de 2 páginas

 

b)  Os textos deverão ser entregues em envelope, contendo no interior 2 envelopes. Num deverá constar o texto original em papel com 6 cópias, e no outro um CD, contendo o texto em formato Microsoft Word for Windows e as indicações pessoais (nome, morada, profissão, número de telefone e data de nascimento) do(s) candidato(s) numa folha de papel e no CD.

 

Subsecção IV

Preparação para a apreciação dos trabalhos

18º Os envelopes com a identificação do concorrente serão guardados em instalações de uso exclusivo ao secretariado do concurso.

 

Subsecção V

Critérios de apreciação

19º Os critérios de apreciação serão os seguintes:

a) Criatividade;

b)  Organização;

c)   Coerência e coesão do texto;

d)  Obediência às características do género em questão.

20º Todos os textos têm como condição obrigatória conter uma alusão a aspetos culturais, patrimoniais ou históricos da região. Esta alusão poderá ser de várias naturezas e ficará ao critério do autor do texto.

 

Subsecção VI

Júri

21º A pré – seleção dos trabalhos rececionados será feita pelo Júri, que de acordo com os critérios previamente definidos, decidirá sobre a inclusão ou exclusão dos trabalhos no concurso.

22º Caberá ao júri decidir sobre os casos omissos neste Regulamento.

23º Das decisões do júri não haverá recurso.

24º O júri será constituído por cinco pessoas de reconhecido mérito cultural, literário ou de ensino do português, a serem indicados pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, pela Jovouga, pela Gazeta da Beira e pela Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga.Redação Gazeta da Beira