Região promove Gastronomia além fronteiras

Dão Lafões vai marcar presença em feira internacional

Ed647_Xantar--Durante cinco dias a região vai divulgar a sua gastronomia, os seus produtos e promover a terra além fronteiras. Lafões vai marcar presença no Xantar, uma reconhecida Feira Internacional que vai já na décima quinta edição. O evento vai realizar em Ourense, na Galiza, entre os dias 5 e 9 de Fevereiro e conta pela segunda vez com a Região Dão-Lafões.  Esta iniciativa partiu de uma parceria conjunta da AEL e da Escola Profissional de Vouzela e conseguiu unir os três municípios: Vouzela, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades.

Na apresentação do 15º Salão Internacional de Gastronomia e Turismo, que ocorreu no passado 28 de Janeiro, em Vouzela, António Garcia representante da Feira defendeu que esta é uma grande oportunidade de promoção. Como referiu “a Gastronomia Portuguesa ainda não entra muito no território Espanhol, não é porque o espanhol não quer, mas porque, em muitos dos casos a informação não lhes chega e esta é assim uma boa oportunidade”.

Enchidos, Vitela de Lafões de Manhouce, Bife à Vouzela, Cabidela de Frango à Oliveira de Frades, Doce de Ovo à São Cristóvão, Tarte de Laranja de Valadares , Pasteis de Vouzela… São só alguns exemplos dos petiscos regionais que vão ser promovidos na feira, a qual, vai ter um dia dedicado à região.

A escola de Vouzela em ação

Para além de promover a Gastronomia da Região, esta é também uma oportunidade de promover a Escola de Vouzela e permitir novas experiências aos seus alunos que vão poder por em prática os seus conhecimentos. Da escola de Vouzela, como explica o Diretor José Lino, vão partir rumo a Ourense, 12 alunos de cozinha e 8 alunos de restaurante bar, os quais vão ter a oportunidade de confecionar e servir na Feira Internacional.

• Patrícia Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *