Quatro distinções, quatro percursos marcantes para o concelho

Homenagens marcam dia de S. Frei Gil com tradição

Vouzela cumpriu a tradição. Mais uma vez, o feriado municipal foi marcado por homenagens. Este ano, no passado dia 14 de maio, dia de S. Frei Gil, no salão nobre da autarquia, foram distinguidos a Sociedade Musical Vouzelense, a empresa Brintons -Indústria de Alcatifas, José Pinho de Lopes Almeida e João Martins Ribeiro.

DSC02116

A sessão solene foi presidida por Carlos Lobo que valorizou este cerimónia anual que considerou, “um dos momentos altos das comemorações deste feriado, pois é um momento que inspira a celebrar a nossa comunidade e a homenagear, quem de uma ou outra forma, se tem distinguido nas mais diversas áreas”. Para o vice-presidente é prioritário evidenciar “o nosso diverso território, as nossas instituições, as nossas empresas, no fundo, o bom que por cá temos e que por cá se faz.”

 

Banda de Vouzela, há 143 anos a promover a música e concelho

Com 143 anos de vida, a mais antiga do concelho, a Sociedade Musical Vouzelense foi uma das distinguidas. Paulo Carvalho considerou que esta é uma justa homenagem. “Pelo papel que a nossa coletividade tem prestado através da sua escola e da sua banda de música na preservação divulgação e formação musical dos jovens e menos jovens, mas também, por ser um importante centro social local e inter-relacional, constituído um capital social valiosíssimo, com substancial impacto e influência na vida da nossa terra”, justificou. O Presidente da Direção, salientou todos os que, ao longo da sua história, estiveram ligados à Banda de Vouzela, “sem nada exigir em troca, com o único propósito de elevar bem alto o nome da sua banda, e para que o nosso concelho se distinga também pela excelência da sua música.”

Município volta a distinguir tecido económico de Vouzela

A maior empregadora do concelho de Vouzela também foi distinguida. O diretor financeiro da Brintons mostrou-se satisfeito com o reconhecimento que considera extensivo a todos os colaboradores e recordou a história da empresa. “Em 1990 o Município atribuiu um lote terreno onde foi constituída a Brintons. 25 anos depois, atribuiu o reconhecimento de uma empresa de referência no concelho

José Almeida, um dois impulsionadores do Centro Social de Cambra

José Pinheiro Lopes de Almeida, Presidente da Direção do Centro Social de Cambra, foi o terceiro homenageado. “Avesso a protagonismo”, como o próprio se intitula, disse não ter como se “esquivar” a esta homenagem, isto porque considera que a distinção se deve “a um conjunto de ações realizadas em Cambra desde 1997, no âmbito do Centro Social, onde eu sou somente um dos protagonistas. Essa instituição da nossa terra, com as mulheres e os homens que a popularizam e dinamizam, a verdadeira e legítima titular desta medalha de mérito municipal”, reforçou.

João Ribeiro, homem que dedicou todos os dias Vouzela

A última homenagem, a título póstumo, foi a João Ribeiro, recebida pelas mãos do seu filho Pedro Ribeiro. Este sublinhou, “Aos vouzelenses poderá por mim ser dada uma certeza, a de que o Município de Vouzela ao prestar hoje a sua homenagem a João Ribeiro, relembra e perpetua a memória de um homem que sempre viveu em função de Vouzela e que a Vouzela foi incondicionalmente dedicado, todos os dias da sua vida.”Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.