Produção da Vitela de Lafões aumenta em Vouzela

Município paga a certificação da vitela desde fevereiro

A produção da Vitela de Lafões tem aumentado em Vouzela. Como explica Rui Ladeira, “Tem havido neste último ano alguns indicadores que consideramos positivos: por exemplo, o número de animais certificados aumentou. Neste momento a produção de vitela certificada no concelho já ronda uma quota de 30 % de toda a região, quando há um ou dois anos atrás era de 22%”

vacas (2)

Para isso, muito tem contribuído a medida do Município que desde fevereiro paga a certificação da vitela, até 30€ por animal. Aos produtores vão ser entregues, no próximo sábado, durante o festival, diplomas de produção e certificação dos animais.

“Com esta medida, estamos a aliviar o produtor de encargos É um fator motivacional acrescido. Importa referir que esta medida não é isolada, pois ao longo de décadas a fio temos apoiado a produção e a manutenção destas raças no concelho, apoiando os três concursos pecuários que dinamizamos durante cada ano no concelho”, explica o Presidente da Câmara.

Exemplo disso é a rota da vitela de Lafões que o Município promoveu pela primeira vez em 2014. “Temos trabalhado em parceria com a Cooperativa 3 Serras de Lafões, entidade gestora da IGP vitela de Lafões, fomos o primeiro município a assumir os encargos da certificação dos animais, vamos continuar a trabalhar numa estratégia articulada. Vamos também continuar a trabalhar com a Cooperativa Agrícola de Vouzela e a AEL que têm um papel muito importante na produção e na iniciativa empresarial. E ainda com outras entidades que nos ajudam na promoção como a Escola Profissional de Vouzela, a Confraria dos Gastrónomos de Lafões e o Turismo do Centro. Por exemplo, iniciámos a primeira rota da vitela pelos nossos restaurantes, por todo o concelho de Vouzela e é uma projeto para aprofundar em 2015”, conclui o autarca.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *