Prémio Margarida e Jaime Gralheiro ajuda sampedrenses a ingressar no Ensino Superior

Em homenagem aos seus pais, família Gralheiro lança prémio

Em homenagem ao legado deixado pelos pais, Conceição, Manuela e João Carlos Gralheiro criam o Prémio Margarida e Jaime Gralheiro- Aplauso para a formação e conhecimento. A apresentação foi no passado sábado, dia 20 de junho, no Balneário Rainha D. Amélia, exatamente um ano após o falecimento do advogado e dramaturgo sampedrense. Este galardão vem premiar jovens desfavorecidos que queiram ingressar no ensino superior.

unnamed

Como explicou Conceição Gralheiro na apresentação, “decidimos instituir este prémio não para domar a saudade, mas no intuito de honrar como os nosso pais defenderam a cidadania, a formação e as aprendizagens enquanto agentes estimulante de autonomia intelectual. Defendendo a Escola como infraestrutura da sociedade e como espaço promotor das dinâmicas transformadoras.”

 

A escola pública foi sempre uma das batalhas travadas pelo casal Gralheiro. Agora, os filhos com a instituição deste prémio vêm, assim, lutar pela mesma causa. “A educação, o conhecimento e a cultura foram sempre as meninas dos seus olhos, o acesso à educação em escola pública de qualidade assumiu primordial importância nos seus combates políticos, por ser a melhor via para a promoção da justiça social e da igualdade de oportunidades”, salientou a filha.

Conceição Gralheiro sublinhou que o prémio “nada tem de caritativo, é, antes, um instrumento para despertar consciências. Como referiu, “Este é um gesto simbólico, de apoio solidário que não substitui a obrigação do Estado a assegurar o acesso ao Ensino Superior a todos os jovens portugueses que almejam obter uma licenciatura”.

Conceição Gralheiro aproveitou, ainda para tecer críticas às “políticas privatizantes e neoliberais que os sucessivos governos nos têm imposto.”

Prémio arranca já este ano

Esta é uma parceria com o Agrupamento de Escolas e com o Município de S. Pedro do Sul e entra em vigor já este ano. O prazo de candidaturas abre imediatamente depois à publicação das notas do 12ªano. Todos os anos, o Prémio Margarida e Jaime Gralheiro vai entregar ao aluno do escalão A que terminar o 12º ano com melhor resultado um apoio monetário corresponde ao valor anual das propinas, até ao máximo de 1200 euros. A análise das candidaturas ficará ao cargo da Autarquia e do Agrupamento de Escolas.

A primeira tranche será entregue mediante comprovativo de ingresso no Ensino Superior. O restante valor no final do ano, sendo para isso necessário apresentar documento que comprove que o premiado realizou com êxitos todas as cadeiras do primeiro ano.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *