Prémio já está nas mãos do município

Sever do Vouga é melhor município para viver

melhor municípioComo a Gazeta da Beira já noticiou na última edição, o município de Sever do Vouga foi distinguido como um dos melhores para viver em Portugal, tendo arrecadado o primeiro lugar na categoria “Ambiente”, numa iniciativa promovida pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 12, no Instituto Politécnico de Tomar, sendo o galardão entregue ao presidente da autarquia, António Coutinho, que, na ocasião, fez a apresentação das linhas orientadoras do projeto vencedor: “Feira Nacional do Mirtilo”.

“É, sem dúvida, um prémio muito importante para o município de Sever do Vouga, principalmente porque demonstra a preocupação com as pessoas e com a sustentabilidade do território”, sublinha António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga. Para o autarca severense, esta distinção de melhor município para viver, no domínio Ambiente, “enche-nos de orgulho até porque ajuda a promover o concelho e a valorizar e consolidar as marcas ‘Verde e água’ e ‘Sever do Vouga Capital do Mirtilo’”.

Como pontos-chave, António Coutinho referiu a introdução de um novo produto agrícola e sua disseminação, dadas as condições edafoclimáticas; as propriedades medicinais e gastronómicas do fruto mirtilo; o aproveitamento de campos abandonados, a alteração da paisagem e ordenamento do território; a introdução da agricultura sustentável; a criação de emprego; o aumento das receitas familiares; a melhoria da economia local; e a projeção turística e da marca “Capital do Mirtilo”.Redação Gazeta da Beira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *