Pedro do Sul com feriado municipal e homenagem aos Bombeiros

 

• Fernando Morgado

No dia do feriado municipal de S. Pedro do Sul, 29 de junho passado, a Câmara homenageou todos os Bombeiros do concelho e a proposta de homenagear os soldados da paz foi aprovada em reunião de Câmara a 27 de Setembro do ano de 2016, pela forma voluntária como os bombeiros dão parte do seu tempo em defesa das florestas e das pessoas em especial e pela participação nos fogos que assolaram o concelho no verão de 2016, quando o concelho foi vítima de um dos piores incêndios da época no País.

A homenagem teve lugar no Cine Teatro Jaime Gralheiro com uma sessão solene, seguida da inauguração de uma estátua alusiva ao tema, junto à antiga cadeia de S. Pedro do Sul de autoria do escultor natural de S. Pedro do Sul, João Marques.

Foram igualmente homenageados os funcionários municipais com 25 anos de serviço, assim como as nove empresas distinguidas com os prémios PME-Excelência e PME Lider. À noite houve Marchas Populares na Avª da Liberdade, com a participação das seguintes freguesias: Junta de Freguesia de Pindelo dos Milagres, com o tema “

A Resina”, Junta de Freguesia de Vila Maior, com o tema Vila Maior “Ó que linda”, Junta de Freguesia de Serrazes, com o tema “Serrazes ao Luar”, União das Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões, com o tema “Negrelos Bairrista”, Junta de Freguesia de Manhouce, com o tema “As Asseadeiras”, Junta de Freguesia de Sul, com o tema “Freguesia de Sul”, União de Freguesias de Carvalhais e Candal, com o tema “O Mel”, Junta de Freguesia de Figueiredo de Alva, com o tema “S. Pedro” e União das Freguesias de Santa Cruz da Trapa e S. Cristovão de Lafões, com o tema “Padroeiros em Festa – Santos da Nossa Terra”.

As festas encerraram com 3 grandes concertos dos GNR e a participação especial de Isabel Silvestre, concerto jovem de David Carreira e o encerramento no domingo com a actuação da Tuna da Universidade Sénior de S. Pedro do Sul e concerto de Maria Lisboa.

As Festas da Cidade de S. Pedro do Sul foram um sucesso. Dezenas de milhares de pessoas passaram pela cidade tendo aderido a este evento e o balanço não poderia ter sido melhor.

Salientamos que todos os dias houve concertos, a restauração, animação de rua e barraquinhas com a venda de produtos tradicionais, também fizeram parte dos 5 dias do evento e é já uma forte marca, não apenas no concelho, mas também na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.