Património Natural, cartão de visita da região

Festival Serranias passou por S. Pedro do Sul

No passado fim de semana, dia 22 de novembro, S. Pedro do Sul foi o palco do 1º Festival Serranias. A beleza da região foi o ingrediente principal desta iniciativa que quis promover o território através da natureza e dos recursos naturais e divulgar a Rota da Água e da Pedra.

burrosA Serra da Arada foi o palco desta iniciativa que contou com cerca de 100 participantes, que puderam usufruir de passeios de burro, desfrutando das magníficas paisagens que a serra proporciona. Esta rota pelos caminhos do São Macário incluiu apanha de cogumelos, interpretação geológica e paragem para um almoço típico com a famosa sopa de São Macário. Já no próximo domingo, o festival passa por Sever do Vouga, na freguesia de Talhadas, no dia 30 de novembro e por Castro Daire no dia 29.

Recorde-se que no âmbito da estratégia de desenvolvimento turístico sustentável deste território, a ADRIMAG -Associação de Desenvolvimento Rural e Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, entidade gestora do projeto, leva a cabo um conjunto de iniciativas, definidas em candidatura através do respetivo Programa de Ação, e de acordo com os princípios de sustentabilidade enunciados na Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas.

Exemplo disso é a Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, uma rota turística destinada a promover a visita a alguns dos melhores locais de interesse natural e cultural do território, ligados à temática da água e da pedra: rios, cascatas, poços, lagoas, levadas, albufeiras, turfeiras, geossítios (sítios de interesse geológico), moinhos de água, pontes, gravuras rupestres de arte atlântica, entre outros.Redação Gazeta da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.