Os fantasmas estão de volta e há uma estreia que vai contar com participação da comunidade

Severi Theatrum Festival dias 25, 26 e 27 de Maio

 

O Severi Theatrum Festival está a chegar, com três dias dedicados ao teatro. Trata-se de mais uma iniciativa da associação juvenil Severi que se irá realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de Maio. Para além da apresentação da peça de teatro, “Há Fantasmas na BelaVista”, este ciclo de teatro irá contar com a estreia da nova criação da Severi: “Dou Mais Tempo à Vida”, que vai levar 23 severenses a palco e da peça “Segredos no Confessionário”, do GOTA- Grupo Oliveirense de Teatro Amador que terá entrada gratuita.

Há Fantasmas na BelaVista dispensa apresentações. Depois ter sido vista por mais de 700 pessoas e ter esgotado a lotação nas duas apresentações anteriores, a peça volta a subir ao palco do Centro das Artes e do Espetáculos de Sever do Vouga, pela última vez no concelho. Será no sábado, 26 de Maio, pelas 21h30.

A peça que traz a palco onze severenses é encenada por Helena Briga Nogueira.

A grande novidade deste festival é a estreia do Dou Mais Tempo à Vida, no dia 25 de Maio, às 21h30.

Uma criação da Severi. A peça de teatro conta uma história inspiradora de quem luta contra o cancro e pretende mostrar a importância da prevenção nos dias de hoje. Ao grupo de teatro da Severi, juntam-se 13 elementos da comunidade que irão ter também um papel de destaque nesta iniciativa. “Envolver e trabalhar de mãos dadas com a comunidade e com o território sempre foi o nosso objetivo e decidimos que este era o projeto e a altura certa para deixar o repto à comunidade”, destacou a direção da coletividade que se mostra muito feliz com a adesão dos severenses. “As inscrições esgotaram em poucos dias, o que prova que os severenses tem vontade de participar e gostam de se envolver nestas atividades culturais”, remata a Severi.

Este espetáculo tem, ainda, um ingrediente extra: uma causa solidária. As receitas deste espetáculo revertem na íntegra para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Esta criação surge inserida no projeto “Dou Mais Tempo à Vida”, um projecto comunitário que a Liga Portuguesa Contra o Cancro está a dinamizar em Sever do Vouga, e que deu nome a esta peça. As receitas reverterão, portanto, para esta causa, mas, mais importante do que o valor angariado, será, sem sobra de dúvida, a mensagem que queremos passar à comunidade. De facto, através de uma história, que no fundo é a de tantos severenses, queremos alertar, sensibilizar, mudar hábitos e, assim, termos um papel ativo nesta luta, já que, a prevenção pode mesmo fazer a diferença”, sublinhou a direção.

“Esta peça de teatro relata a história de Lúcia que descobriu que tem cancro de mama”, antecipa a Severi. Os rastreios e a prevenção são fundamentais para salvar vidas; O cancro deve ser encarado com normalidade, já que é cada vez mais frequente; A importância do suporte familiar e do doente na cura; são algumas das mensagem que a Severi quer passar aos severenses. A iniciativa quer, ainda, promover o papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro no apoio ao doente oncológico. A Severi volta, assim a apostar em produções originais, numa peça que, mais uma vez, junta pessoas de todas as freguesias e é “100% made in Sever do Vouga”.

O Severi Theatrum Festival promete terminar em grande com a apresentação da peça Segredos no Confessionário”, do GOTA – Grupo Oliveirense de Teatro Amador que terá entrada gratuita. Trata-se de uma peça premiada da autoria de Óscar Amorim. Este espetáculo será uma oferta da Severi, já que a entrada é gratuita. “É uma forma de convidarmos todas as pessoas a vir ao teatro, mas, sobretudo, agradecer a todos os que têm caminhado connosco”, adiantou a Severi. O espetáculo está marcado para as 14h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.