Orçamento Participativo Jovem 2019
IPDJ (instituto Português do Desporto e Juventude
Foi aprovada a resolução do Conselho de Ministros que regula o funcionamento e os critérios de análise técnica para validação das propostas a ser votadas na edição de 2019 do Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP).
Tal como previsto na Lei do Orçamento do Estado para 2019, o OPJP tem um montante de 500 mil euros para aplicação em propostas apresentadas por cidadãos com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos.
Os projetos admitidos nesta 3.ª edição abrangem as áreas dos temas-chave do Plano Nacional para a Juventude:
– Educação Formal e Não Formal, Emprego, Habitação, Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Participação e Igualdade e Inclusão Social.
O Orçamento Participativo Jovem Portugal tem como objetivos:
– o reforço da qualidade da democracia e
– o maior envolvimento de jovens nos processos de decisão, promovendo a sua participação na definição de políticas públicas adequadas às suas necessidades e ao interesse do país.
O Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP) é, como referido, um processo de participação democrática em que os cidadãos jovens dos 14 aos 30 anos, inclusive, apresentam e votam projetos de investimento público.
Nas duas edições anteriores foram apresentadas mais de 800 propostas que foram votadas por mais de 13 mil cidadãos jovens.
Apresentação de propostas
A fase de apresentação de propostas da terceira edição (2019) decorre de 25 de março a 29 de abril.
As propostas podem ser apresentadas através da plataforma do Programa
https://opjovem.gov.pt ou presencialmente nos encontros de participação.
Mais informação em
https://opjovem.gov.pt
Comentários recentes