Oliveira de Frades assinalou o dia do idoso

Idosos são uma prioridade do Município

Patrícia Fernandes

À semelhança de anos anteriores o município de Oliveira de Frades não esqueceu os mais velhos e promoveu um convívio, no passado dia 27 de outubro, para assinalar o dia internacional do idoso

À semelhança de anos anteriores o município de Oliveira de Frades não esqueceu os mais velhos e promoveu um convívio, no passado dia 27 de outubro, para assinalar o dia internacional do idoso. Esta iniciativa juntou mais de 700 pessoas, naturais de todas as freguesias do município.

A alegria e a boa disposição foram constantes ao longo de um dia que procurou animar as vidas dos idosos e multiplicar sorrisos. Para Elisa Oliveira, vereadora com o pelouro da Acção Social, apesar da crise, a política social continua a ser uma prioridade para o município. Como explica a autarca, em conversa com a Gazeta da Beira: “O município tem plena consciência que, em muitos casos, os idosos estão sozinhos e sem apoio. Este convívio é muito importante, no sentido de lhes proporcionar momentos divertidos e, simultaneamente, ajudar a combater o isolamento e a exclusão social.”

Esta iniciativa contou, ainda, com a parceria da GNR que ministrou uma acção de sensibilização, cujo tema central foi a burla a idosos. Nesta palestra, as autoridades deram alguns exemplos práticos de crimes deste género já praticados e apresentaram os principais procedimentos de segurança a adoptar para que os mais velhos consigam proteger-se eficazmente das burlas. As novas notas de 5€, que já motivaram burlas a idosos um pouco por todo o país, também mereceram uma especial atenção, sendo que, foram, neste sentido, esmiuçadas, as suas principais características

Todas as despesas foram asseguradas pelo município. Aos idosos foi oferecido, transporte, almoço, e um dia diferente marcado por inúmeras actividades. Primeiro, os participantes assistiram a uma missa na Igreja Nossa Sr.ª da Conceição, já da parte da tarde, no Pavilhão Desportivo Municipal, para além da já referida palestra protagonizada pela GNR, a festa foi animada pelas participações dos Ranchos Folclóricos da ACRENE, de São João da Serra e Danças e Vozes D’ Aldeia.

FicActivo prestes a arrancar

Durante o ano, como explica Elisa Oliveira, os idosos continuarão a ser uma preocupação central. O projecto FicActivo, promovido pelo município e criado para os oliveirenses com mais de 55 anos, promete dinamizar as rotinas dos mais velhos e protagonizar várias actividades lúdicas. As inscrições para este projecto gratuito já estão abertas, e podem ser efectuadas nas Piscinas Municipais de Oliveira de Frades ou nas respectivas juntas de freguesia. Os mais velhos têm assim uma oportunidade de praticar duas modalidades: Ginástica de Manutenção/Recreação e Hidroginástica. Sendo que, estão ainda, planeadas, entre outras actividades, aulas de informática, caminhadas e festas temáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *