Oficina das Artes e Saberes quer criar laços na freguesia de Arcozelo das Maias

Projeto Candidato ao programa “Todos queremos um bairro melhor”

“A Oficina das Artes e Saberes” é, para já, um sonho, mas, em breve, pode tornar-se uma realidade. Isilda Silva é a promotora deste projeto, candidato ao programa “Todos queremos um bairro melhor”. O objetivo passa por criar um espaço intergeracional que promova o convívio e a aprendizagem. A Gazeta da Beira dá-lhe a conhecer o projeto que quer ser uma mais-valia para a freguesia de Arcozelo das Maias. Só vencem os 10 mais votados, todos podem votar, saiba como ajudar.

DSC00977

Isilda Silva tem 70 anos, muito dinamismo e vontade de agarrar novos desafios. “A Oficina das Artes e Saberes” é um dos seus mais recentes projetos. O objetivo passa por criar um espaço que ao mesmo tempo que transfere saberes, estimula o convívio e a boa disposição. Como explica, “com esta iniciativa pretende-se aproximar as pessoas, estimular o diálogo e a troca de saberes”. Uma equação aberta a quem queira participar e em que todos saem a ganhar. “Os mais velhos podem transmitir as suas experiências de vida e saberes antigos, já os mais novos podem ajudar com as novas tecnologias de informação, por exemplo. É portanto um projeto interativo aberto a toda a comunidade, independentemente da idade, sexo, ou extrato social, mesmo não sendo da freguesia de Arcozelo das Maias, todos são bem-vindos.”

A oficina está assente dentre de quatro pilares: Desporto, Educação, Cultural e Social. Ideias não faltam: “Uma sala de leitura, ginástica, formações, artesanato, pintura, recuperação de tradições antigas”, são só alguns exemplos, garante Isilda Silva.

Uma esperança para o Interior

“A Oficina das Artes e Saberes” assume assim o papel de rumar contra a maré. “Numa altura em que vemos o Interior cada vez mais longe dos serviços, dos transportes públicos queremos com este projeto quebrar o isolamento a que estamos votados nos dias de hoje. Atualmente creio que o Interior está esquecido e estes projetos são importantes para conseguir reverter esta situação, trazendo mais vida, mais alegrias às pessoas que deste modo vão sentir-se mais valorizada”.

Do sonho à realidade

Isilda Silva decidiu aceitar o desafio lançado pela Comunidade EDP e concorrer à iniciativa: “Todos queremos um bairro melhor”. Muitas ideias surgiram para potenciar Arcozelo de Maias, depois de muito “escrever, riscar e voltar a escrever”, a “A Oficina das Artes e Saberes” foi a ideia que lhe pareceu mais acertada.

A concurso estão mais de 200 projetos em todo o país. Só os dez mais votados serão apoiados. Um contributo que pode chegar aos 5 mil euros. “Seria uma ajuda muito importante para lançarmos este projeto, espaço, à partida, penso que conseguiríamos, mas, depois, precisamos de alguns materiais para podermos arrancar com o mínimo de condições”.

“A Oficina das Artes e Saberes” é um projeto que quer vingar no futuro, garante. Para isso, será preciso criar uma rede de voluntariado. “Isto só é possível concretizar-se se houver a participação da comunidade não só para votar, mas, no caso de se conseguir ganhar, disponibilizarem-se para ajudar a concretizar-se e a participar em todas as atividades”, refere Isilda Silva.

Mesmo que o projeto não receba o apoio do concurso, a promotora promete lutar pela sua realização e procurar apoios nas autarquias locais, até porque, “este é um projeto muito interessante que poderia fazer a diferença”, reforça.

 

Como votar

A votação decorre online até ao próximo dia 10 de abril. Os resultados vão ser divulgados no dia 17 do mesmo mês. Para votar basta aceder ao link: <http://comunidadeedp.pt/todosqueremosumbairromelhor/>, fazer o seu registo e depois votar.

“Todos queremos um bairro melhor” é um programa promovido pela Comunidade EDP e a Revista Visão e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Visa “dar uma nova energia aos bairros de Portugal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *