“O pequeno país dos frutos” pré-lançamento para os mais novos

O pré-lançamento do livro “O pequeno país dos frutos”, que João Pedro Mésseder dedica a Sever do Vouga, Capital do Mirtilo, reuniu mais de 450 crianças que frequentam o 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico de Sever do Vouga. A sessão, exclusiva para os pequenos severenses, decorreu no Agrupamento de Escolas, no dia 5 de Junho. O livro, editado pela Caminho/Leya, com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga, será apresentado oficialmente no dia 28 de Junho, pelas 15h00, durante a Feira do Livro que decorre em simultâneo com a Feira Nacional do Mirtilo.

“Com a magia da escrita, o professor João Pedro Mésseder transformou a “Capital do Mirtilo” no “O pequeno país dos frutos”. Através dos seus poemas e das ilustrações de Paul Hardman, acreditamos que este livro será um contributo para que todos conheçam melhor a nossa terra”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal Almeida e Costa, sublinhando “a importância de reforçar a ligação afetiva com o território desde tenra idade” – o que explica um pré-lançamento dedicado em exclusivo aos mais novos.

Dividido em duas sessões (10h00 e 15h00), o pré-lançamento contou com a presença dos autores João Pedro Mésseder e Paul Hardman (ilustração) que ouviram alguns dos poemas musicados por alunas do ensino articulado de música, da JOBRA, e pelo grupo Cantos e Cordas, da USR-Universidade Sénior do Rotary Club.

Perante uma plateia bastante interessada, João Pedro Mésseder contou como surgiram os primeiros versos do livro, durante a visita que fez a Sever do Vouga, no ano passado. Como é hábito, o autor registou-os no pequeno caderno que carrega sempre consigo do lado esquerdo do peito, lugar onde também se guardam os afetos. O curto tempo que João Pedro Mésseder passou no concelho, foi suficiente para enamorar-se. “Era como se Sever do Vouga fosse um país à parte, capital de tudo aquilo que é fresco e bom e soa bem aos nossos ouvidos”, disse o autor. No final da apresentação, todas as crianças e docentes receberam um exemplar do livro, oferta da Câmara Municipal de Sever do Vouga, sendo assim os primeiros leitores da obra.

A iniciativa enquadra-se num conjunto de ações pedagógicas que pretende contribuir para a consolidação da marca “Sever do Vouga, Capital do Mirtilo”. Em abril, o tema “O país dos pequenos frutos” começou a ser trabalhado nas escolas, de forma a despertar a curiosidade dos mais novos para o livro, sensibilizando-os para as potencialidades do território. O 1.º e o 2.º CEB ilustraram alguns dos poemas, em exposição na Biblioteca Escolar, e os Jardins-de-infância construíram mirtilos para adornar as árvores do concelho. Durante o mês de junho, a população sénior também será envolvida através das atuações do grupo Cantos e Cordas, da USR, que irá visitar todas as IPSS’s do concelho para apresentar os poemas musicados. É possível também apreciar as ilustrações originais de Paul Hardman, uma exposição patente até julho na Biblioteca Municipal.

Ainda no seio da comunidade escolar, está a ser definido um plano de atividades para o ano letivo 2018/2019 que contempla: a seleção do livro para o Concurso Intermunicipal de Leitura; formação acreditada de docentes com  o autor do livro; integração do livro nas planificações do 1.º e 2.º CEB; workshops de ilustração com Paul Hardman para Ensino Secundário e uma performance teatral com alunos do Clube de Teatro, que será concebida sob a direção artística, encenação e formação de um grupo profissional de teatro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *